Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797219980003&lang=en vol. 11 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<STRONG>Editorial</STRONG>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Editorial iniciação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Drugs and adolescence</b>: <b>analysis of the ideology presented in the mass media</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente, o uso e abuso de substâncias psicoativas entre adolescentes é um tópico freqüente em debates. Na mídia, por exemplo, encontram-se diversas reportagens referindo-se ao tema "drogas". Analisamos quatro textos sobre drogas encontrados em revistas direcionadas a adolescentes, baseados na Teoria da Análise do Discurso. Procuramos encontrar que ideologias estão embutidas nas entrelinhas desses textos e que efeitos podem causar no leitor, tendo em vista o poder de persuasão da mídia. Os resultados mostram, dentro dos textos, a figura de um jovem carente de informações sobre esse tema e incapaz de formular um julgamento crítico. Relatam-se efeitos assustadores causados pelas drogas, através de um tom assertivo. Encontra-se um caráter moralista, que define a ideologia da prevenção ao uso de drogas. A partir do conhecimento do tipo de informação e de como ela está sendo consumida pelo jovem, os profissionais podem lidar de maneira mais adequada com as questões sobre drogas.<hr/>Nowadays, drug use and abuse is an usual topic of debate. In the media, for example, there are several reports about this theme. We analyzed, based on the Theory of Discourse Analysis, four texts about drugs found in magazines directed to adolescents. We tried to find which ideologies are implied by those texts and which effects they can cause on the reader, considering the media’s power of persuasion. The results showed that teenagers did not have enough information about drugs and were unable to make critical judgements about using them. The texts attempt to show scaring consequences of drug use through an imperative tone. A moralist character that defines the ideology of prevention of drug use was also identified. The knowledge of what kind of information is being made available to adolescents may help professionals to deal better with drug issues. <![CDATA[<b>The experience of assuming pregnancy during adolescence</b>: <b>a phenomenological study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa propõe-se a descrever a experiência de ser mãe adolescente vivida por jovens que participaram de um programa de assistência pré-natal. Foram obtidos, por uma entrevista semi-estruturada, depoimentos de seis adolescentes, com idades entre 17 e 20 anos, cuja vivência da maternidade se dava há mais de um ano. Os dados foram analisados através da descrição, redução e interpretação fenomenológicas, revelando dez categorias temáticas: o engravidar, o impacto da gravidez, a gestação e o parto, participação em um pré-natal para adolescentes, o ser gestante versus o ser adolescente, a auto-imagem, o grupo de interação mãe-bebê para adolescentes, a adolescente e suas relações, o bebê em relação e a maternidade. Para as informantes, a orientação de uma equipe multidisciplinar, a oportunidade de esclarecer dúvidas e o convívio com outras adolescentes grávidas foram fundamentais ao desenvolvimento da gravidez e do parto sem complicações orgânicas, bem como ao estabelecimento da identidade materna.<hr/>The objective of the present study was to describe the experience of being a teenage mother. Six teenage mothers, 17 to 20 years old, answered a semi-structured interview. They had all taken part of a pre-birth assistance program as well as experienced motherhood for more than one year. The data were analyzed in accordance with the phenomenological description, reduction and interpretation, which showed ten theme categories: being pregnant, impact of pregnancy, pregnancy and childbirth, taking part in a pre-birth program for teenagers, being pregnant versus being a teenager, self-image, attachment group for teenagers, teenage and its relationships, relation with the baby and motherhood. Subjects considered that having an opportunity to socialize with other pregnant teenagers, to find answers to their questions, and to have support from a multidisciplinary team was important to avoid problems during pregnancy and childbirth, as well as for establishing maternal identity. <![CDATA[<b>Street children in Porto Alegre</b>: <b>a descriptive study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem por objetivo descrever uma população de crianças em situação de rua do centro da cidade de Porto Alegre. Para tanto, foi utilizada uma entrevista estruturada, aplicada a uma amostra de vinte crianças (20) - doze meninos e oito meninas, com idades entre seis e doze anos. Através da entrevista, buscou-se investigar as relações da criança com a família, com o trabalho, com a escola e com a forma como ocupa seu tempo. Os autores enfatizam a importância de estudos descritivos, que priorizem caracterizar esta população, a fim de que programas interventivos tenham como base aspectos fidedignos da mesma, tornando-se, assim, mais eficazes.<hr/>The present paper presents a description of a sample of street children from a central area of Porto Alegre, Brazil. Twenty children, twelve boys and eight girls, aged six to 12 years were interviewed. The interview was structured to investigate the relationships between the children and their family, work and school activities, and the way they spent their time. The results emphasize the importance of descriptive studies. Such studies allow a better understanding of this population, which is essential to provide adequate information to intervention programs. <![CDATA[<b>Repetition and style on Almodovar’s movies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A trajetória teórica de Freud o leva a considerar a repetição como um elemento estrutural do sujeito. Sendo a repetição inevitável, porque constituinte do ser humano, interessa-nos entender como esse fenômeno pode ser identificado e interpretado através de uma produção artística. A nossa tentativa, portanto, é de buscar o sujeito dentro do discurso do texto cinematográfico. Para tanto, analisaremos três filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar, identificando o que se repete dentro de cada obra e de uma obra para outra. A partir desse levantamento, acreditamos poder identificar o que se constitui no estilo do autor, conforme essa noção é entendida por Foucault. As obras analisadas serão Matador (1985), De Salto Alto (1991) e A Flor do meu Segredo (1995).<hr/>Freud through his theory considers repetition as a structural element of a person. Repetition is unavoidable, because it is a part of the human being, so we intent to understand how this phenomenon can be identified and interpreted from an artistic viewpoint. Our attempt is to find the subject into the film text. We will analyze three Pedro Almodovar’s films, identifying which elements are repeated in each movie and in all of them. In this way, we believe it is possible to identify the style of an author, according to Foucault’s conception. The three films analized are Matador (1985), Tacones Lejanos (1991) and La Flor de mi Secreto (1995). <![CDATA[<b>Children’s orthographic knowledge through hangman game</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo examinar o conhecimento ortográfico utilizado pela criança em contexto lúdico. Sessenta crianças entre a 2ª e a 4ª séries do Ensino Fundamental foram convidadas a jogar forca com as pesquisadoras em entrevistas individuais. Os resultados mostraram que, em relação ao número médio de jogadas para concluir o jogo com sucesso, não houve diferença significativa no desempenho das crianças de diferentes níveis de escolaridade. No entanto, as respostas das crianças foram influenciadas pelo tipo de palavra apresentada. A maioria das crianças foi capaz de utilizar os conhecimentos lingüísticos que possui no nível ortográfico apesar das dificuldades encontradas em justificar seu raciocínio.<hr/>The present study investigated children’s orthographic knowledge in the context of a game. Sixty children (2nd to 4th grade) were asked to play hangman with the researchers in individual sessions. The unit of analysis was the number of trials required to finish the game. The results suggested that children’s answers varied significantly according to the type of word presented rather than schooling. Most children were able to make an appropriate use of their orthographic knowledge although they found difficulties in explaining their reasoning. <![CDATA[<b>Correlation between WISC and school performance in public and private schools</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho compara resultados do WISC com rendimento escolar , no sentido de correlacionar medidas psicométricas de inteligência com critérios de rendimento escolar, a fim de aperfeiçoar a capacidade diagnóstica e preditiva do teste. Participaram 20 alunos (10 de escola pública e 10 de escola particular), de 5ª a 8ª séries, com idade entre 8,7 a 13,2 anos, do grupo considerado com um bom desempenho. Não houve correlação significativa entre resultados do WISC e rendimento escolar. Comparando escolas, os alunos da rede particular tiveram pontuações significativamente melhores em Compreensão [t(2,18)= 2,78; p<0,05]; Vocabulário [t(2,18)= 4,46; p<0,05]; e Código [t(2,18)= 2,7; p<00,05]; mas, no que se refere ao rendimento escolar (notas), não houve diferença significativa, o que pode ser explicado pelas peculiaridades dos programas escolares. O estudo discute o prejuízo dos alunos da rede pública submetidos ao WISC, especialmente na área verbal, mais suscetível à influência de variáveis sócio-culturais, o que é coerente com estudos anteriores.<hr/>This study compared performance on the WISC with school grades in na attempt to improve the diagnostic and predictive capacity of the test in Brazil. Twenty students (10 from a public school and 10 from a private school), attending the fifth through the eighth grade, 8.7 to 13.2 years old, from a group classified as having high performance participated in the study. There was no significant correlation between the WISC results and school performance. Comparing the schools, the students from the private school network obtained scores significantly higher in Comprehension, Vocabulary, and Coding. However, no significant difference was found with respect to grades. This finding was explained based on the peculiarities of school programs. <![CDATA[<b>Human rights and the representation of justice</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho objetivou identificar elementos constituintes das representações sociais que estudantes universitários possuem sobre vários aspectos relacionados à aplicação da justiça. Aplicou-se uma escala contendo 50 afirmações relacionadas a estes aspectos, em três grupos: G1 e G2, formados por alunos do curso de direito, ingressantes e concluintes respectivamente, e G3, constituído por alunos ingressantes de outros cursos da UFES. Os resultados indicaram que predominaram nos três grupos representações progressistas em relação a Punição, Criminoso e Direito, e ambivalentes relacionadas a Crime. No que se refere à Justiça, predominaram as representações progressistas nos grupos G1 e G2, e as ambivalentes no grupo G3. A concepção de que os direitos devem ser garantidos de forma plena, associada à rejeição de formas paralelas de justiça, parece indicar mudanças qualitativas importantes nas concepções de futuros administradores da justiça, contribuindo para a construção de práticas judiciárias com maior significado social.<hr/>The aim of the present paper was to identify the elements that constitute the social representations of university students concerning various aspects of the application of justice. A scale of 50 statements about such aspects was employed with three groups: formed by Samples of freshmen and senior Law students participated in groups 1 and 2 , respectivelly. The third group was formed by freshmen from other courses at Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil. The results revealed liberal representations towards Punishment, Offender, and Law, and ambivalent representations to Crime. Justice elicited liberal representations by groups 1 and 2, whereas group 3 showed more ambivalence. The idea that rights must be fully guaranteed, together with the rejection of parallel forms of justice, seems to indicate important qualitative changes in the mindset of future judicial administrators, contributing to the construction of judicial practices with greater social meaning. <![CDATA[<b>The struggle for citzenship by children from the National Movement of Street Children</b>: <b>a reconstructive ideology </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa discorre sobre a relação da ideologia do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) com as práticas e ações de um grupo de meninos a ele vinculado. Analisaram-se 20 entrevistas com meninos de 12 a 17 anos, vinculados ao MNMMR da cidade de Campina Grande (PB) e documentos produzidos pelo próprio MNMMR. A análise aponta que existe uma assimilação da ideologia dominante, uma vez que os meninos condicionam a melhoria de suas vidas ao estudo e ao trabalho. Porém, eles também assimilam a ideologia do MNMMR, valorizando a educação como forma da conquista de direitos de cidadão. Conclui-se que a tomada de consciência da realidade e as ações dela decorrentes propiciam, aos meninos do MNMMR, uma constante luta por seus direitos, o que implica uma "ideologia reconstrutora".<hr/>This research investigated the relationship between the ideology of the National Movement of Street Children (NMSC) and the experiences and actions of a group of children linked with it. documents produced from the NMSC and twenty interviews conducted with children between the ages of 12 and 17 years who belonged to the National Movement of Street Children from Campina Grande, Brazil, were analyzed. The analysis showed that there was an understanding of the dominant ideology, since those children relate life improvement to studying and working. Nevertheless, they also understand the NMSC ideology, which considers education as an achievement of the citizen’s rights. At last, it concluded that the act of acquiring knowledge about reality and the action resulting from it provide the children from the NMSC with a continuous struggle for their rights, which implies a ‘reconstructive ideology’. <![CDATA[<b>Intergernerational links</b>: <b>the old, the young and power</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho discute a problemática da comunicação na família à luz das relações vinculares entre filhos, pais e avós, fundamentando-se nos tópicos: interação e poder. Usou-se como base a metodologia da observação participante e da análise dos discursos dos sujeitos (20 mulheres idosas e 10 jovens) ao relatarem, pela comunicação verbal, não verbal e escrita suas trajetórias de vida. Foram abordados elementos vinculados à identidade de gênero e de poder, a partir de pressupostos teóricos e na forma como o gênero se articula no contexto e nos espaços de poder da família, representados como o terreno simbólico do masculino. São evidentes os conflitos entre os papéis tradicionalmente atribuídos à mulher idosa e os novos papéis a ela impostos, na interação com os jovens. Ficou demonstrado que há na prática do cotidiano, a intenção de, incorporando novos saberes, modificar atitudes comunicacionais, buscando a compreensão de papéis e valores conflitantes, através da construção de parcerias entre as gerações mais jovens e as mais velhas.<hr/>The present study discusses the problem of communication in the family, focusing on the relationship between children, parents, and grandparents, especially in issues of interaction and power. The methodology used was participant observation and discourse analysis of the life history of 20 elderly and 10 young women, reported either in written, verbal or non-verbal form. Gender identity and power space represented as the male symbolic domain was of major interest. Conflicts between the roles traditionally attributed to women, associated to prejudices regarding elderly women and the new roles imposed on them, in the interaction with the young generation, were evident. It was demonstrated that, in their daily lives, there is the intention, by incorporating new knowledge, to modify communicational attitudes and try and understand the conflicting roles and values, through the construction of partnership between older and younger generations. <![CDATA[<b>Mother-in-law and daughter-in-law</b>: <b>how is the relationship between these two women?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Devido à importância do relacionamento e ao estereótipo social sobre a "sogra", este estudo descreve a relação sogra-nora, nos seus aspectos favorecedores e dificultadores, segundo a ótica das noras. A amostra foi composta de 10 noras, com idade entre 27 e 44 anos, casadas no mínimo há 4 anos, com sogras vivas. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com três eixos temáticos: relação sogra-nora, aspectos favorecedores e aspectos dificultadores do relacionamento. Analisou-se o conteúdo das respostas, elaborando-se categorias por temas afins. Fez-se uma análise quantitativa/descritiva com freqüências e porcentagens das respostas. Verificou-se que com maior freqüência de respostas as noras referem ter um relacionamento "negativo/ruim/distante" com suas sogras. Também existiram mais aspectos dificultadores do que favorecedores. As noras atribuíram às sogras a culpa pelo relacionamento não satisfatório. Quanto aos aspectos dificultadores, destacaram-se o ciúme e as implicâncias por parte da sogra. Nos aspectos favorecedores, destacaram-se o amadurecimento e a experiência de ambas. Os resultados confirmam o estereótipo social atribuído às sogras por suas noras.<hr/>The present research describes favorable and unfavorable aspects concerning the relationship of mothers-in-law with their daughters-in-law, under the latter’s viewpoint The participants were 10 daughters-in-law whose age range was between 27 and 44 years, who have been married for at least four-years, and whose mothers-in-law were alive. The data were collected using a semi-structured interview with three main themes: mothers-in-law and daughters-in-law relationships, favorable aspects of the relationship, and unfavorable aspects. The data analysis was categorical and descriptive. The findings showed that most daughters-in-law describe their relationship with their mothers-in-law in such way as to suggest negative involvement, unpleasant and distant relationships. Moreover, daughters-in-law consider their mothers-in-law responsible for the difficulties in the relationship. The aspects that contribute for that perception are mothers-in-law’s jealousy and teasing behavior. Among the favorable aspects are maturation and life experience from both sides. The results seemed to give some support to stereotypical social beliefs that daughters-in-law hold about their mothers-in-law. <![CDATA[<b>Comparative study between the process of writing acquisition in children and adults</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve por objetivo verificar se existem diferenças significativas na decodificação para a linguagem escrita de um ditado de 10 palavras por crianças e adultos. A amostra foi constituída por 32 sujeitos, divididos em dois grupos: 16 crianças e 16 adultos, sendo que todos os sujeitos se encontravam no segundo ano de alfabetização. Para o levantamento e avaliação dos resultados, observou-se as possibilidades de erros ortográficos de cada palavra e suas relações fonema-grafema (som-letra). Os resultados obtidos foram submetidos ao teste estatístico "t de Student", e indicaram que o grupo dos adultos teve um índice significativamente maior de erros, obtendo-se P = 0,00065 , o que leva a concluir que estes tiveram maior dificuldade do que as crianças na tarefa proposta.<hr/>This study has aimed to verify if there are significant differences in the decoding of written language using a 10-word dictation with children and adults. The sample was constituted by 32 subjects, divided in two groups: 16 children and 16 adults. They were all in the second grade level of literacy. To analyze the data, the spelling mistakes probabilities and their relationships to sound-letter were observed. The results showed that the adult group had the highest mistake rate, which implies that adults had more difficulty than children to solve the proposed task. <![CDATA[<B>Children victims of sexual abuse</B>: <B>some aspects observed in their development</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O abuso sexual de crianças é um dos tipos de maus-tratos mais freqüentes, apresentando implicações médicas, legais e psicossociais. Essa revisão da literatura aponta para algumas conseqüências do abuso sexual infantil, com o objetivo de entender o seu impacto no desenvolvimento da criança. Os efeitos prejudiciais do abuso sexual, a reação negativa da família e o despreparo dos profissionais constituem um potencial gerador de danos psicológicos para a criança. Devido a esses fatores, as crianças vitimizadas encontram-se em situação de risco. Portanto, faz-se necessária uma capacitação dos profissionais que trabalham com essas crianças e com suas famílias, de modo que se possa obter a versão real dos casos, bem como conduzir uma intervenção adequada.<hr/>Child sexual abuse is one of the most frequent form of maltreatment, which has medical, legal, and psychosocial implications. This review of the literature points out to some consequences of child sexual abuse, aiming to the understanding of its impact on the child’s development. The adverse effects of sexual abuse, the negative reaction of the family, and the unpreparedness of professionals represent potencial source of psychological damage to the child. Due to these factors, the children who are victimized are at risk. For this reason, it is necessary to professionalize the people who work with these children and their families to allow them to do proper diagnosis and to carry out proper interventions. <![CDATA[<b>The concept of death in children </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A maioria das pesquisas que estuda como as crianças elaboram o conceito de morte relacionam-no com o desenvolvimento cognitivo. No entanto, as experiências individuais da criança (Fávero e Salim, 1995) bem como a cultura, que coloca a sua disposição os aspectos formais que representam os eventos de cada sociedade (Bruner, 1990) e, portanto, também o evento da morte, têm sido reconhecidas como influências importantes na elaboração deste conceito. Com a finalidade de observar se essas influências estão presentes na elaboração da representação mental da morte, examinaram-se seis crianças pré-escolares, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas. Também, seguindo a proposta de Fávero e Salim (1995), que entendem o desenho como uma atividade simbólica capaz de representar conteúdos mentais, pediu-se às crianças que desenhassem o que pensavam da morte. Os resultados do estudo mostram que, tanto a experiência da criança com relação à morte quanto as representações formais à disposição na cultura, estão presentes na elaboração conceitual que as crianças fazem da morte.<hr/>Children’s concept of death has been related to cognitive development in the majority of studies dealing with this subject. However, children’s individual experiences (Fávero e Salim, 1995) as well as culture which formalizes events of each particular society (Bruner, 1990), among others the event of death, have been increasingly considered as important elements in the elaboration of children’s concept of death. Aiming at observing whether these influences are present in the elaboration of the mental representation of death, six preschoolers were examined using semi-structured interviews and drawings, following Fávero and Salim’s (1995) proposal of using drawings to represent mental contents. Children were asked to draw what they thought about death. Results showed that both the children’s experience and their formal representations given by culture are present in their elaboration of the concept of death. <![CDATA[<b>Teacher social skills in classroom</b>: <b>a case study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta um estudo de caso sobre os resultados de uma análise de filmagens do desempenho de uma professora antes e depois de sua participação em um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional. O objetivo do programa - promover a habilidade do professor em estruturar interações sociais educativas - serviu também de base para a organização de uma tipologia de classes e subclasses de desempenho em sala de aula. Com base na frequência dessas classes e subclasses, foi feita a comparação entre o desempenho pré e pós-intervenção. Os resultados indicam importantes mudanças no desempenho da professora em direção aos objetivos da intervenção e sugerem a potencialidade do procedimento de análise para a avaliação da efetividade desse tipo de intervenção. Discute-se algumas questões sobre procedimentos de análise do desempenho do professor em sala de aula.<hr/>This paper presents a case study concerning the results of a teacher videotaped performance analysis, before and after her participation in an Interpersonal Professional Development Program. The intervention goal - to promote teacher’s competence in structuring educative social interactions - also served as a basis for classifying teacher behaviors in categories and subcategories of a classroom performance typology. A comparison of teacher’s performance before and after intervention was made. The results showed prominent changes in the teacher performance - related to the intervention goals - and suggested the usefulness of the procedure for evaluating the effectiveness of this kind of intervention. Some questions concerning procedures for evaluating teachers’ performance were also made. <![CDATA[<b>The role of the psychologist in programs of primary care with adolescents</b>: <b>an experience in Salvador, Brazil </b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Buscou-se relatar uma experiência de estágio curricular em Psicologia, no qual foram discutidos os novos contextos e demandas que surgem para a Psicologia, neste momento em que se encontra o processo de globalização e as influências neo-liberais. A inserção dos estagiários numa perspectiva multidisciplinar com profissionais de saúde foi concretizada a partir do desenvolvimento de grupos de adolescentes em um centro de saúde de um bairro de baixa-renda. Foram acompanhados três grupos, semanalmente, durante um semestre letivo, por dois estagiários de Psicologia. Buscou-se desenvolver estratégias de prevenção a partir da discussão de temas (AIDS, família, sexualidade) e demandas em geral trazidas pelos adolescentes, estimulando-os a problematizar, planejar e programar ações a longo prazo, além de ter sido incentivado o desenvolvimento da autonomia na escolha de estilos de vida. Observou-se que os adolescentes passaram a demonstrar comportamentos que predizem a formação de suporte social e comportamentos assertivos. No encerramento das atividades foi proposto pelos adolescentes a confecção de um vídeo, uma peça teatral e uma reportagem.<hr/>New contexts, social demands and economic perspectives of the current Brazilian reality in which the process of globalization and neoliberal influences were observed and discussed in an internship at the Department of Psychology of the Federal University of Bahia. Two trainees conducted a weekly meeting of a group of adolescents at a Primary Health Care Unit in a low income district. The group’s goals were the development of prevention strategies based on the discussion of issues (AIDS, family, sexuality) and of autonomy to choose their lifestyles. The teenagers were encouraged to discuss these issues and to plan long-term actions. It could be seen that the adolescents started to present assertive behavior and developed new social support networks. At the end of the school term they were willing to make a video, produce a play, and write a report about the issues they discussed. <![CDATA[<b>Child psychoterapy</b>: <b>the importance of attachment with the mother for the development of the child</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho tem por objetivo promover uma reflexão a respeito da importância da figura materna nas etapas iniciais e estruturantes da vida mental da criança. Para tanto, ilustra-se com um caso clínico de atendimento individual (psicoterapia breve) de uma criança de 8 anos de idade, cujos sintomas apresentados denunciam a possibilidade de Transtorno de Déficit de Atenção por Hiperatividade. Este atendimento foi realizado no Ambulatório de Psicologia Infantil do Hospital São Lucas da PUCRS.<hr/>The objective of the presente study was to discuss the importance of the mother´s presence on the child´s mental health development. As na illustration, we present a case study of an eight-year-old child submited to individual counseling. The child had clinical symptoms that suggested the possibility of na attention deficit and hyperactive disorder.