Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220000003&lang=en vol. 13 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Editorial</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Self-efficacy and behavioral aspects of children with learning difficulties</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo da pesquisa é avaliar as relações entre o desempenho acadêmico, o senso de auto-eficácia e os aspectos comportamentais, em 52 criançasde ambos os sexos, na faixa etária de oito anos a onze anos e onze meses, alunos de primeira a quarta série, com nível intelectual pelo menos médio inferior, divididas em: G1-26 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, encaminhadas a um Ambulatório de Psicologia vinculado a um Hospital Escola; e G2-26 crianças com bom desempenho acadêmico avaliado por teste de Desempenho Escolar. Os instrumentos utilizados foram: Roteiro de Avaliação de Auto-eficácia e Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter, além do teste de desempenho escolar. Observou-se que as crianças do G1 apresentaram uma avaliação significativamente mais baixa quanto ao senso de auto-eficácia e seus pais caracterizaram-nas com mais dificuldades comportamentais, comparativamente ao G2. O desempenho acadêmico mostrou-se relacionado ao senso de auto-eficácia e a indicadores de dificuldade comportamentais.<hr/>The aim of the present study was to assess the relationship among school performance, sense of self-efficacy, and behavioral aspects in 52 children of both sexes, aged from eight to 11 years and 11 months. The children were enrolled in the first to fourth grade and their intelligence level was assessed as of lower medium level at least. Subjects were divided in two groups: G1-26 children with learning difficulties referred to a Psychology Ambulatory of a School Hospital, and G2-26 children with good achievement, assessed by an academic performance test. The instruments used were: Self-Efficacy Assessment Form and Rutter Child Behavior Scale, as well as a school achievement test. G1 showed a significantly lower score for self-efficacy sense, compared to G2. A significant difference was also observed in the assessment made by parents, who characterized G1 children as having more behavioral difficulties. Academic performance was found to be related to self-efficacy sense and to indicators of behavioral problems. <![CDATA[<b>The effect of different situations on written stories</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo examinou o efeito de diferentes situações de produção na escrita de histórias. Oitenta crianças de primeira à quarta série do ensino fundamental escreveram histórias em quatro situações distintas: produção livre; produção oral/escrita; produção a partir de seqüência de gravuras; e reprodução de uma história ouvida. Inicialmente, 320 histórias foram classificadas em categorias hierárquicas de organização textual. Em um segundo momento, cada criança foi analisada ao longo das quatro condições. As condições experimentais tiveram um efeito sobre qualidade narrativa das histórias: as mais elaboradas eram aquelas produzidas a partir da seqüência de gravuras e a partir da história ouvida. Este efeito não foi observado entre as crianças das séries mais adiantadas, cujas histórias apresentavam uma estrutura narrativa elaborada em todas as condições. Identificou-se três níveis de desenvolvimento quanto à habilidade narrativa na escrita de histórias, desenvolvimento este que ocorre mesmo após a instrução formal da leitura e da escrita.<hr/>This study investigates the effect of experimental situations on written stories. Eighty first to fourth graders were asked to write stories under four different situations: free story production, oral/written story production from a sequence of pictures, and reproduction of a story read to the child. The 320 collected stories were hierarchically classified according to their textual organization. Also, each child had her/his performance analyzed across situations. The conditions had an effect on the stories produced: stories with a high level of narrative schema were those produced from both a sequence of pictures and a story read to the child. This effect was not observed among the third and fourth graders whose stories were of a higher level of narrative structure in all conditions. Each child was assigned to one of the three levels of narrative competence. Thus, the domain of narrative structure develops even after the formal instruction on reading and writing. <![CDATA[<B>Counterargument in children’s writing</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisas sobre a produção de textos argumentativos mostram que antecipar contra-argumentos e reagir a estes é uma das principais dificuldades na escrita deste tipo de texto. Este estudo investigou a habilidade de 157 crianças (segunda, quarta e sétima séries) gerarem contra-argumentos nos textos que produziam. Observou-se que, embora contra-argumentos apareçam ocasionalmente nos escritos da segunda série, só a partir da quarta essa presença se torna sistemática. Progressos relacionados à idade e escolaridade foram também registrados quanto ao número de contra-argumentos examinados num mesmo texto. A estrutura global dos textos produzidos (narrativo vs. opinativo) e o tema discutido não parecem ter afetado a produção de contra-argumentos pelas crianças, embora efeitos destes fatores tenham sido notados sobre o número de idéias usadas pelas mesmas para justificarem suas própria posições. Na discussão destes resultados examina-se o papel de fatores pragmáticos no desenvolvimento de contra-argumentos em textos escritos.<hr/>Studies on argumentative text writing have shown that anticipating counterargument and reacting to them is one of the hardest demands of argumentative writing. The present study focused on second, fourth, and seventh graders’ ability to generate counterarguments in their writings. The results showed that, although counterarguments appear in some of the second graders’ writings, it is only after the fourth grade that their presence is systematically observed in children’s writing. Age- and schooling-related effects were also noted on the number of counterarguments examined per text. The global structure of the texts produced (a narrative vs. an opinion text) did not affect the production of counterargument by children, although a main effect of such factors was noted on the number of ideas children used to justify their own views. The role of pragmatic factors in the development of counterargument in written texts was taken into account when discussing these findings. <![CDATA[<B>Differential maternal attitudes toward four- and five-year-old boys and girls</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram examinados os efeitos do sexo e da idade da criança pré-escolar sobre três atitudes maternas consideradas psicopatogênicas na literatura: irritabilidade, rejeição e intrusão. A amostra contou com 53 mães e suas crianças pré-escolares de 51 a 70 meses de idade, de níveis sócio-econômicos (NSE) médio e baixo. As mães preencheram uma versão em Português do Parent Attitude Research Instrument-PARI. Correlações de ordem zero e regressões múltiplas indicaram que as mães tendem a relatar menor irritabilidade e rejeição quanto maior for a idade da criança; contudo, o mesmo não ocorreu para a intrusão materna. Independentemente da idade da criança, as mães dos meninos relataram maior intrusão do que as mães das meninas. Esses resultados se mantiveram mesmo após a inclusão do NSE na equação de regressão. Análises bivariadas também mostraram uma tendência marginal para as mães dos meninos relatarem maior rejeição do que as mães das meninas. Os resultados são discutidos à luz da literatura vigente sobre a socialização da criança pré-escolar, ressaltando elementos cognitivos e interacionais.<hr/>This study examined the effects of the preschool child’s sex and age on three maternal attitudes regarded as pathogenic in the literature: Irritability, rejection, and intrusion. The sample had 53 mothers and their preschool children from 51 through 70 months of age, of both middle and low socioeconomic statuses (SES). The mothers filled out a Portuguese version of the Parent Attitude Research Instrument-PARI. Zero-order correlations and multiple regressions indicated that the older the child, the lower the levels of irritability and rejection reported by the mother; however, the same did not happen to maternal intrusion. Regardless of the child’s age, the mothers of boys reported higher intrusion than the mothers of girls. These results held even after introducing SES in the regression equation. Bivariate analyses also showed a marginal trend for the mothers of boys to report higher rejection than the mothers of girls. These results are discussed in light of the current literature on the preschool child’s socialization, stressing both cognitive and interactional elements. <![CDATA[<B>Child-becoming and contemporary cognition</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto compara duas concepções acerca das transformações temporais da cognição - aquela das teorias do desenvolvimento, entendida sob o signo da convergência e do fechamento, e aquela baseada nas idéias de Bergson, Deleuze e Guattari, pautada nas idéias de divergência e de diferenciação. Nas teorias do desenvolvimento cognitivo é destacado o conceito de tempo cronológico, o regime de filiação das estruturas e a idéia do ultrapassamento da forma de conhecimento da criança pela do adulto. A partir da concepção bergsoniana de coexistência dos tempos, é trabalhado o conceito de devir-criança de G. Deleuze e F. Guattari, que afirma a tendência inventiva que resta presente enquanto virtualidade em toda formação cognitiva, adulta ou infantil, e caracteriza a cognição contemporânea.<hr/>This paper compared two conceptions of time transformations - one related to theories of development, based on the notions of convergency and closure; and the other related to the theories of Bergson, Deleuze and Guattari, which are based on the ideas of divergency and differentiation. Analysing the theories of cognitive development we call attention to the concept of chronological time, the regimen of structure filiation, and the overcoming of the child’s form of knowledge by that of the adult. Guided by the Bergson’s idea of coexistence of times, Deleuze and Guattari’s concept of child-becoming, which states the inventive tendency that remains in the form of virtuality in every cognitive formation - in adults and children - and that characterizes contemporary cognition are discussed. <![CDATA[<B>Dominos as an interactive context for the construction of knowledge by preschool children</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Vários autores reconhecem a importância de jogar com regras para o desenvolvimento infantil. Poucos estudos têm analisado a construção de conhecimentos no contexto das interações sociais, em jogos específicos. O presente estudo documentou as mudanças no desempenho de crianças pré-escolares jogando dominó, considerando: o seguimento das regras do jogo, o domínio dos conceitos implícitos nelas e as interações entre os participantes. Ao longo de um ano, vinte pré-escolares jogaram quatro tipos de dominó com dificuldades conceituais crescentes. Apesar de não terem tido experiências prévias com este jogo, o percentual de erros por tipo de dominó foi sempre inferior a doze por cento das jogadas e foram corrigidos em proporção semelhante pelas crianças e pelo pesquisador. As interações propiciaram momentos de transmissão e de construção de conhecimentos compartilhados.<hr/>The importance of the play with rules for child development has been recognized by several authors. However, few studies have been carried out, to analyze the construction of knowledge within the context of social interactions, in specific games. The present study registered changes in preschool children’s performance while playing dominos, in particular: following game rules, the mastery of concepts, and interactions among participants. Over one year period, twenty preschool children played four types of dominos, each involving an increased level of conceptual difficulty. Although the children had no previous experience with that game, the error percentage for each type of domino was below twelve percent of the moves, and these errors were corrected by the children and the experimenter. The interactions provided opportunities for both the transmission and construction of shared knowledge. <![CDATA[<B>Difficulty with invalid inferences among adults</B>: <B>tentative of superation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos entre crianças e adultos demonstram que problemas silogísticos válidos (Modus Ponens e Modus Tollens) são de fácil solução, ao contrário daqueles que envolvem formas inválidas (Afirmação do Conseqüente e Negação do Antecedente), nos quais o desempenho dos sujeitos é muito baixo. No presente estudo, tentou-se minimizar o grande número de erros que ocorre nos silogismos inválidos utilizando inclusão de outra alternativa de resposta e contra-exemplo. Sujeitos universitários conseguiram grande número de acertos nessas formas, no entanto, o desempenho decaiu nas formas válidas. Já os adultos com pouca ou nenhuma escolarização parecem não ter sido influenciados pelas variáveis introduzidas, obtendo um melhor nível de desempenho nas formas válidas do que nas inválidas, como ocorreu em outros estudos.<hr/>Studies among children and adults showed that valid syllogistic problems (Modus Tollens and Modus Ponens) are easier to solve than invalid ones (Affirmation of Consequent and Negation of Antecedent) where subjects’ performance is very low. In this study we tried to diminish the great number of errors in the invalid problems using another alternative for the responses and counter-example. University subjects obtained a great number of correct responses in the invalid forms, however their performance was low in the valid forms. The adults with low education and the illiterates did not seem to be influenced by the control variables introduced, showing a better level of performance in the valid forms then in the invalid ones, as others studies had shown. <![CDATA[<B>The meaning and measurement of moral competence revisited</B>: <B>a dual-aspect model</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo enfoca as questões metodológicas envolvidas na mensuração da competência moral, conforme definida por Lawrence Kohlberg. Compara o Moral Judgment Test (MJT) com a entrevista de juízo moral elaborada por Kohlberg (MJI - Moral Judgment Interview) e com o DIT (Defining Issues Test) de James Rest. Os aspectos cognitivo e afetivo são contemplados no MJT de forma a não se confundirem, o que possibilita sua utilização na avaliação de processos de intervenção. Nestas situações pode-se verificar com maior clareza, através do MJT se as mudanças alcançadas referem-se a atitudes ou de fato ao aspecto da competência moral. O papel dos processos educacionais nas famílias, escolas e universidades é valorizado no desenvolvimento da competência moral.<hr/>This paper focused on the methodological aspects related to the measurement of the moral-competence concept as defined by Lawrence Kohlberg. The Moral Judgment Test (MJT) was compared to the Kohlberg’s Moral Judgment Interview (MJI) and Rest’s Defining Issues Test (DIT). The cognitive and affective aspects are contemplated in the MJT in such a way that they are not confounded. This procedure allows their use in the assessment of outcomes in the intervention processes. In these situations, it can be verified more clearly through MJT if the changes obtained refer to attitudes or indeed to the moral-competence aspect. Educational processes in families, schools, and universities are valued in the development of moral competence. <![CDATA[<B>Psychophysics functions for perceptive, inference, and memory area</B>: <B>the effect of age</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da idade no expoente da função-potência nas Condições experimentais Perceptiva, Memória e Inferência. Para cada Condição, as faixas etárias dos sujeitos variaram de 17 a 34 anos (I), 38 a 57 anos (II) e 58 a 77 anos de idade (III). Os sujeitos estimaram áreas dos Estados do Brasil, utilizando o método psicofísico de estimação de magnitude. Os resultados obtidos pelas três Faixas etárias não diferiram para cada Condição experimental, com exceção da Condição Memória (24 horas). A análise entre as Condições experimentais e Faixas etárias evidenciou uma diferença da Condição Perceptiva em relação às demais, não havendo diferenças entre as Condições Memória e Inferência. Os dados apresentados sugerem que no processo de relembrar, não há perda da informação em função da idade.<hr/>The purpose of the present work was to verify the effect of age on the exponent of power function in a Perceptive, Memory, and Inference experimental conditions. The age levels were: 17-34 years (I), 38-57 years (II) and 58-77 years (III). The observers estimated areas of Brazilian States using the psychophysic method of magnitude estimates. No significant differences were obtained among age levels for each experimental condition, except in the 24 hours-memory condition. The analysis among experimental conditions and ages showed a significant difference of Perceptual Conditions in comparison with the others. No significant difference between the Inference and Memory Conditions was found. The results indicated no loss of information due to age. <![CDATA[<B>Boundaries between behavior analysis and physiology</B>: <B>Skinner and the issue of private events</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo examinou referências de B. F. Skinner à fisiologia em textos sobre eventos privados, com o objetivo de identificar elementos para uma demarcação mais precisa das relações entre análise do comportamento e fisiologia. As contribuições de Skinner naquela direção foram categorizadas em seis temas: a) variáveis biológicas como constitutivas, mas não definidoras do fenômeno comportamental privado; b) autonomia do recorte analítico-comportamental diante dos fatos biológicos/fisiológicos; c) limites de controle do comportamento por eventos internos/fisiológicos; d) comportamento privado como comportamento do organismo como um todo; e) distinção entre contato privilegiado e conhecimento privilegiado; e f) preservação do recorte analítico-comportamental em situação de análise aplicada do comportamento. As proposições correspondentes às categorias descritas são apontadas como originais na definição do campo de uma ciência do comportamento e capazes de orientar coerentemente a demarcação das fronteiras entre análise do comportamento e fisiologia enquanto disciplinas independentes e complementares.<hr/>This study examines B. F. Skinner´s references to physiology in publications dealing with private events, in order to identify elements for a clearer definition of the relations between behavior analysis and physiology. Skinner´s contributions were analyzed with reference to six thematic categories: a) biological variables as constitutive, albeit non-defining properties of private behavioral phenomena; b) the autonomous nature of the behavioral-analytical approach in the face of biological/physiological facts; c) limits of behavior control by internal/physiological events; d) private behavior as behavior of the organism as a whole; e) a distinction between privileged access and privileged knowledge; f) retention of the behavioral-analytical approach in applied behavior analysis. Skinner´s propositions concerning the described categories are discussed as original in defining the field of a science of behavior and capable of providing a coherent guide for establishing clear-cut limits between behavior analysis and physiology as independent and complementary disciplines. <![CDATA[<B>A radical behaviorist analysis of the dreams</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Embora não haja um consenso acerca de questões sobre o que são os sonhos, porque sonhamos, etc., a maioria dos estudos sobre a natureza dos sonhos concorda que ela está relacionada a condições internas do organismo. Contrariamente, o behaviorismo radical analisa os sonhos como comportamentos privados, sendo produtos das histórias filogenética, ontogenética e cultural. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os sonhos a partir da perspectiva behaviorista radical, considerando-os como comportamentos perceptuais encobertos, argumentando-se que são aprendidos. Afirma-se que a interpretação dos sonhos é impossível se não se conhecem as contingências de reforço com as quais a pessoa está interagindo.<hr/>In spite of the fact that there is no consensus concerning questions about the nature and origin of dreams, the majority of the studies on the nature of the dreams agrees that they are related to internal conditions of the organism. As opposed to that notion, the radical behaviorism analyses the dreams as private behaviors and, thus, as products of philogenetical, ontogenetical, and cultural histories. In this sense, this paper aims to analyze the dreams from a radical behaviorism perspective, considering them as private events, perceptual behaviors, and arguing that they are learned processes. It is asserted that the dreams interpretation is impossible if the contingencies that control such activity are unknown. <![CDATA[<B>Development of a questionnaire of career decision-making difficulties</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresenta-se o desenvolvimento de um inventário baseado em um modelo da indecisão profissional que se apoia nas teorias da tomada de decisão. Aplicou-se o inventário em 227 alunos, 52,8% de uma escola estadual e 47,2% de uma escola particular, a maioria de 14 a 17 anos, freqüentando a oitava serie do Ensino Fundamental e segunda e terceira série do Ensino Médio. A análise fatorial indicou a presença de 17 fatores primários hierarquicamente agrupados em quatro fatores mais amplos: a) insegurança e falta de informação (Alfa 0,89); b) ênfase no busca de prestígio e retorno financeiro (Alfa 0,79); c) imaturidade para a escolha (Alfa 0,70); e, d) conflitos com pessoas significativas (Alfa 0,71). Uma ANOVA indicou que os alunos de escolas estaduais tendem a privilegiar o aspecto econômico e os alunos mais jovens apresentam um maior grau de imaturidade, atestando a validade do instrumento.<hr/>The development of a questionnaire of career decision-making difficulties based on a model of decision making process is presented. A sample of 227 Brazilian students, 52.8% from public and 47.2% from private schools, 69% with age ranging from 14 to 17 years old, attending the eighth to eleventh grades, answered the questionnaire. Factor analysis indicated 17 factors hierarchically organized in four broader secondary factors: a) indecisiveness and lack of information (Alpha .89); b) search for prestige and financial support (Alpha .79); c) immaturity (Alpha .70); and d) external conflicts with significant persons (Alpha .71). An ANOVA showed that the public school students tend to give higher importance to economical aspects and the eighth graders tend to be more immature than tenth and eleventh graders. <![CDATA[<b>Respondingness and demandingness</b>: <b>two scales to evaluate parenting styles</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar duas escalas que avaliam as dimensões de responsividade e exigência parentais com adolescentes, as quais permitem a classificação de quatro estilos parentais. As escalas foram aplicadas a 378 adolescentes, tendo apresentado índices de consistência interna adequados (alpha entre 0,70 e 0,83). Análises de variância revelaram que a exigência materna percebida foi maior do que a paterna entre adolescentes de ambos os sexos, mas as garotas perceberam níveis de exigência (materna e paterna) mais altos do que os garotos. A responsividade materna observada foi superior à paterna para ambos os sexos, porém as mulheres atribuíram escores de responsividade mais altos às suas mães do que os homens. Não houve diferenças entre os sexos quanto ao nível de responsividade paterna. A proporção de estilos parentais observada nesta amostra foi 13,3% (autoritário), 36,7% (autoritativo), 14,5% (indulgente) e 35,5% (negligente), sugerindo que nossa cultura não é tão permissiva quanto se supõe usualmente.<hr/>The aim of this study was to translate and adapt two scales of parental responsiveness and demandingness to Portuguese (Brazil). According to these scales levels, it is possible to categorize four parenting styles. The scales were administred to 378 adolescents of both sexes and showed satisfactory reliability coefficients (alpha between 0,70 and 0,83). Analysis of variance indicated that perceived mothers’ demandingness was greater than fathers’ for both sexes, but girls observed higher levels of parental demandingness than boys. Both males and females attributed higher scores of responsiveness to their mothers than to their fathers, but girls scored higher on mothers’ responsiveness than boys. No significant differences between sexes were found for fathers’ level of responsiveness. The frequency of parenting styles observed in this sample was 13,3% (authoritarian), 36,7% (authoritative), 14,5% (indulgent) and 35,5% (negligent), suggesting that, in this culture, parents migth not be as permissive as usually believed. <![CDATA[<strong>Differential items functioning (DIF)</strong>: <strong>study with analogies for measurement the verbal reasoning</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou determinar o funcionamento diferencial de 30 analogias destinadas à avaliação do raciocínio verbal, considerando a variável sexo. Utilizou-se uma amostra de 730 alunos do Ensino Médio, com idade média de 17,74 anos (dp= 3,12 anos). A maioria procedia de escolas públicas (58,5%) e era do sexo feminino (53,2%). Os grupos organizados para a investigação foram compostos por homens (n=342) e mulheres (n=388). Os parâmetros métricos dos itens foram determinados pelo modelo TRI de dois parâmetros logísticos. Para a verificação do DIF foram comparados os parâmetros métricos dos itens. Os resultados indicaram a presença de cinco itens com DIF.<hr/>This research aimed the determination of the differential item functioning (DIF) in 30 analogies used for the verbal reasoning assessment in students, taking into account the sex variable. A sample of 730 high school students, whose average age was 17,74 years (sd = 3,12 years) was used. The majority was composed by students from public schools (58,4%) and females (53,3%). The groups which participated in the study of DIF were composed by men (n= 342) and women (n= 388). The metric parameters of the items were determined according to the TRI model of two logistics parameters. For the determination of the DIF the method of comparation of the metric parameters of the items was used. The results indicated the presence of five items with DIF. <![CDATA[<b>Feminine sex-roles social construction</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta revisão é uma tentativa de produzir uma representação holística, mas não exaustiva, dos papéis sexuais femininos no Brasil. Começamos traçando o papel histórico-político das mulheres do Brasil Colonial até o movimento feminista moderno, enfocando três questões correntes: planejamento familiar, creches e violência contra a mulher. A seguir, examinamos as normas culturais do machismo e do marianismo. Finalmente, discutimos os avanços que as mulheres fizeram no Brasil na última década (desde a Constituição de 1988), chamando a atenção para uma questão que tem sido grandemente ignorada: o assédio sexual.<hr/>This review is an attempt to provide a holistic, but by no means exhaustive, picture of gender roles in Brazil. We begin by tracing the historical-political role of women from colonial Brazil through the modern women’s movement, highlighting three current issues: family planning, child care, and violence against women. Next, we examine the cultural norms of machismo and marianismo. Finally, we discuss the strides women have made in Brazil in the last decade (since the Consitution of 1988), calling attention to one issue that has been largely ignored: sexual harassment. <![CDATA[<B>Social Psychology and the study of justice at different levels of analysis</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando a ampla diversificação do campo de estudos da Psicologia e seu conseqüente desdobramento em várias psicologias sociais, este trabalho pretende discutir algumas questões centrais em torno de suas eventuais compatibilidades e divergências teóricas. Destacam-se as idéias de alguns psicólogos sociais a esse respeito, especialmente aquelas relacionadas à distinção de diferentes níveis de análise, usados pelos pesquisadores ao estudarem os fenômenos psicossociais, e à necessidade de articulação entre eles. Em segundo lugar, propõe-se a delinear um campo potencial de análise dessa questão, tomando o valor da justiça como foco, mas retendo como eixo central de discussão a fertilidade recíproca entre as perspectivas da macrojustiça e da microjustiça. À guisa de conclusão, são apresentadas algumas pesquisas brasileiras sobre justiça, localizando-as nos diferentes níveis de análise e destacando-se a necessidade de esforços na direção de uma integração teórica entre tais abordagens alternativas para uma melhor compreensão desse fenômeno.<hr/>Taking into account the wide diversification of the social psychology field and the development of different social psychologies, this paper intends to discuss some basic questions related to their theoretical compatibilities and divergences. The ideas of some social psychologists are presented, especially those related to the distinction among the different levels of analysis used by researchers for studying the sociopsychological phenomena, and the need of articulating them. It also emphasizes the study of justice as a potential field to analyze this question, but taking as the central focus the reciprocal fertility between the micro-justice and macro-justice perspectives. Finally, some Brazilian researches on justice are discussed and each one is located at one of these levels. Some additional considerations are presented regarding the need of making efforts towards a theoretical integration between these alternative approaches in order to obtain a richer understanding of this phenomenon. <![CDATA[<B>Adolescents’ homicide</B>: <B>thinking about some associated factors</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo é uma investigação de alguns fatores associados a homicídios praticados contra adolescentes, no município de Ribeirão Preto (SP), onde, no período de 1995 a 1998, foram assassinados 101 adolescentes. A coleta e a análise dos dados foram realizadas através da conjunção das seguintes técnicas: levantamento de dados sociográficos, através da análise dos processos judiciais instaurados no Ministério Público local; observação participante da instituição de internamento no município, destinada para adolescente autor de ato infracional; entrevistas com adolescentes internos pela prática de homicídio (n= 8). Como resultado, pode-se afirmar que as condições de vida que levaram à morte os adolescentes, são fruto de uma sincronização de fatores, onde, além da fragilidade institucional, observa-se como determinantes a disputa pela apropriação de bens materiais, o conflito de interesses financeiros, o tráfico de drogas, e, um modo de relacionamento interpessoal, cuja resolução de situações conflitivas se dá de forma não mediada e violenta.<hr/>This research is an investigation of some factors associated to homicides committed against adolescents, at the city of Ribeirão Preto (SP), in which, during the period of 1995-1998, 101 children and adolescents were killed. The collect and analysis of data were made throughout the association of the following methods: sociographics data enrollment, analysis of taken lawsuits in the local prosecuting counsel; participant observation of the local internment institution, destined to adolescents authors of infraction acts; interview with intern adolescents for homicide acts (n=8). As a result one may state that the life conditions that ends on death of adolescents are product of a synchronization of factors, where, besides the fragility of institutions, one may observe determinants the dispute for appropriation of goods, conflict of financial interests, drug traffic and, a mode of producing of interpersonal relationship, of which resolution of conflictive situation materializes in non mediate and violent ways. <![CDATA[<B>Surviving in the streets</B>: <B>social skills and values of children and adolescents</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en As crianças e adolescentes em situação de rua apresentam valores e expectativas que podem ou não ser coerentes com suas estratégias de sobrevivência. Estas estratégias, por sua vez, ocorrem usualmente via interações sociais, possivelmente requerendo um elaborado repertório de habilidades interpessoais. O presente estudo investiga os valores, crenças e habilidades interpessoais junto a vinte e oito meninos nas ruas da cidade de São Carlos (SP). As informações foram coletadas por meio de conversas informais, entrevistas estruturadas e aplicação de um inventário de habilidades sociais. No caso deste último, efetuou-se um levantamento de freqüência dos comportamentos que então apresentados em tabelas. Os demais dados foram submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que: a) a rua é utilizada como local de trabalho mais do que como moradia; b) as atividades realizadas pelas crianças requerem habilidades interpessoais, sendo mais freqüentes aquelas relacionadas à defesa de direitos, negociação e recusa; e, c) as crianças identificam valores e condutas socialmente valorizados, estabelecendo uma ética própria e apresentando desejos de ascensão social e de superação da situação em que se encontram. Discute-se a relação entre a realidade cotidiana dessa população, suas expectativas, valores e habilidades sociais para enfrentar essa realidade e os direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.<hr/>Children and adolescents living in the streets develop values and expectations that may or may not be coherent with their survival strategies. These strategies happen through social interactions, possibly requiring an elaborated repertoire of interpersonal skills. This paper investigated these aspects in a sample of twenty-eight boys living in the streets in an inner city of São Carlos (São Paulo - Brazil). Data were gathered by informal chats, structured interviews and the application of a social skills inventory which were subsequently (organized in both thematic categories of content and in frequency tables). The results showed that: a) the streets are used as place to work more than to live (as home); b) the activities performed by the children performed required interpersonal skills, being more frequent those related to rights defense, negotiation and refusal; c) the boys acknowledge socially accepted values and conducts, establishing their own ethics and presenting expectations of social ascension - mainly by school education - and of overcoming their living conditions. It is discussed the relations among these population’s daily reality, their expectations, values and social skills required for coping with these conditions and the rights listed on the Child and Adolescent Brazilian Statute are discussed. <![CDATA[<b>Roamers lives and Alcoholism</b>: <b>a social question</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O fenômeno da errância, impulsionado por motivos sócio-econômicos ou mesmo por razões pessoais, traz consigo profundas transformações no plano psicossocial. A presente pesquisa se propôs a investigar as razões que levam os "trecheiros" à ruptura com a vida sedentária e o papel que o alcoolismo exerce nesse processo de deserção. Foram entrevistados doze sujeitos que fazem uso de bebidas alcoólicas, albergados numa Instituição Assistencial da cidade de Assis, SP, sendo as entrevistas submetidas, posteriormente, a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a morte dos pais, os conflitos familiares e o desemprego têm sido um dos principais motivos para a ruptura com o sedentarismo. O uso do álcool, no "trecho", é atribuído pelos próprios sujeitos à necessidade de "esquecer problema", maior encorajamento e apaziguar conflitos remanescentes, em geral, conflitos afetivos que possuem como epicentro a infidelidade conjugal.<hr/>The roving phenomenon moved on by personal, social or even economical reasons brings along deep changes in the psychosocial plan. The purpose of this research was to investigate both the reasons that take the roamers to the rupture with the sedentary life and the function that the alcoholism has in this desertion process. Twelve people addicted in alcoholic beverages, lodged from an Assistential Institute in Assis, São Paulo State - Brazil, were interviewed. Afterwards, the interviews were submitted to a contend analysis. The results showed that the parents’ death, the familiar conflicts and the unemployment have been the main reasons for the rupture with the sedentarism. The use of alcohol in the trajectory has been attributed, by the subjects, to the need of forgetting problems, getting more courageous and pacifying remaining conflicts, usually affective conflicts which has the marital infidelity as the epicenter. <![CDATA[<b>Re-creating in (the) Bilro lace</b>: <b>analising the new weft woven</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Arte e criatividade são temas que têm suscitado o interesse de muitos pesquisadores de diferentes orientações teórico-metodológicas e áreas do conhecimento. Visando a contribuir com o debate, é objetivo deste trabalho analisar o processo de criação/inovação em uma atividade específica, o fazer renda de bilro. As análises aqui apresentadas versam sobre o movimento de inserção de um sujeito na atividade rendeira na Ilha de Santa Catarina e foram tecidas a partir de suas próprias palavras. À luz dos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, aspectos que singularizam tal sujeito constituíram-se como foco de análise, em especial aqueles relacionados ao movimento de criar nessa atividade.<hr/>Art and creativity are subjects that have risen the interest of many researchers from different theoretical and methodological approaches, as well as branches of knowledge ment. Aiming to contribute to this debate, the goal of this paper is to analyze the process of creation/innovation in a specific activity: weaving the Bilro lace. The analysis here presented points out to the insertion movement of a subject in the weaving activity at the Santa Catarina Island. This was possible to be made through the words of the researched individual. By studying the theoretical principles of the Sociocultural Psychology, some aspects that make the subject unique were the focused on the analysis, specially those related to the creative movement in the activity. <![CDATA[<STRONG>Paul Mussen</STRONG>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000300022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Arte e criatividade são temas que têm suscitado o interesse de muitos pesquisadores de diferentes orientações teórico-metodológicas e áreas do conhecimento. Visando a contribuir com o debate, é objetivo deste trabalho analisar o processo de criação/inovação em uma atividade específica, o fazer renda de bilro. As análises aqui apresentadas versam sobre o movimento de inserção de um sujeito na atividade rendeira na Ilha de Santa Catarina e foram tecidas a partir de suas próprias palavras. À luz dos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, aspectos que singularizam tal sujeito constituíram-se como foco de análise, em especial aqueles relacionados ao movimento de criar nessa atividade.<hr/>Art and creativity are subjects that have risen the interest of many researchers from different theoretical and methodological approaches, as well as branches of knowledge ment. Aiming to contribute to this debate, the goal of this paper is to analyze the process of creation/innovation in a specific activity: weaving the Bilro lace. The analysis here presented points out to the insertion movement of a subject in the weaving activity at the Santa Catarina Island. This was possible to be made through the words of the researched individual. By studying the theoretical principles of the Sociocultural Psychology, some aspects that make the subject unique were the focused on the analysis, specially those related to the creative movement in the activity.