Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220020003&lang=en vol. 15 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Stimuli sequencing during pecking responses build up</B>: <B>effects upon matching and oddity acquisitions</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo investigou o efeito da seqüência de apresentação de estímulos durante o fortalecimento da resposta (pré-treino) de bicar em pombos, sobre a aquisição do matching de identidade (IMTS) e oddity-from-sample (OFS) com 3 cores como estímulos e 2 escolhas. O problema se remete à disparidade no desempenho inicial em OFS em relação aos níveis do acaso, reiteradamente relatado na literatura. Durante o pré-treino, apenas uma cor era apresentada em qualquer uma de 3 chaves de resposta. O sorteio da seqüência de estímulos nas tentativas foi realizado com a restrição de que a probabilidade de 2 estímulos iguais serem apresentados em tentativas consecutivas foi semelhante à probabilidade de 2 estímulos diferentes serem apresentados em tentativas consecutivas. Em seguida, os sujeitos foram submetidos ou ao treino IMTS ou ao OFS. Os resultados replicaram aqueles descritos na literatura, indicando que o controle realizado sobre a seqüência de tentativas no pré-treino não teve efeito sobre a aquisição do IMTS e OFS.<hr/>This study was aimed to investigate the question why oddity-from-sample acquisition in animals always start at above chance level. A question was raised concerning the role of stimuli sequences and a possible bias introduced in responding. Thus, this study analyzed the effects of stimuli sequencing during response build up in the pigeon (pre-training) upon the acquisition of identity matching (IMTS) and oddity-from-sample (OFS) with three color stimuli and two comparisons. During pre-training one color was presented at the time in any one of three response key. Color presentation was randomized but for the restriction that the probability of two like colors being presented consecutively was the same as the probability of two non-like colors being presented consecutively. This controlled for any sequencing bias effects upon responding. Following, subjects were submitted either to IMTS or to OFS training. Results replicated those of the literature, indicating that stimuli sequencing control during pre-training has no effect upon matching and oddity acquisition. <![CDATA[<B>The role played by intervention on children's understanding of proportion</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisas anteriores mostraram que crianças usam espontaneamente a estratégia de 'metade' para fazer julgamentos proporcionais. O presente estudo examina a possibilidade de que crianças possam aprender sobre proporções, usando esta estratégia de maneira sistemática, transferindo sua aplicação para outras tarefas de proporção consideradas difíceis. Adotando-se um planejamento experimental envolvendo pré, pós-teste e uma intervenção, 180 crianças de 6 a 8 anos foram divididas em três grupos: um em que apenas realizavam uma tarefa de proporção, um grupo controle e um grupo experimental. O desempenho no pós-teste foi melhor do que no pré-teste apenas para as crianças que receberam a intervenção, as quais superavam as dificuldades iniciais; estas foram mais bem sucedidas no pós-teste do que as crianças dos demais grupos. Concluiu-se que crianças podem ser ensinadas a fazer julgamentos proporcionais, sendo a estratégia de 'metade' um referencial importante que auxilia a lidar com as quantidades e as relações cruciais ao raciocínio proporcional.<hr/>This study examines the possibility that children can learn how to make proportional judgements by using the 'half' strategy in a systematic way, and also to transfer its application to another proportional task which proved to be a difficult one. The experimental design consisted of a pre-test, a post-test, and a training procedure. One hundred and eighty children aged 6 to 8 years old were divided into three groups: task group, control group and training group. Only children who received the intervention did significantly better in the post-test than in the pre-test, and they were more successful in the post-test than children in the other groups. They were able to overcome their initial difficulties after training. The conclusion was that children can be taught how to make proportional judgements and that the 'half' strategy helps them to deal with the quantities and relations crucial to proportional reasoning. <![CDATA[<B>Sexual segregation in interaction of 8-9 years old children</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A segregação sexual é observada na interação entre crianças em diferentes culturas e grupos sociais. O presente trabalho investigou, sob uma perspectiva etológica, o papel das variáveis situacionais na regulação da segregação sexual durante as interações lúdicas. Registrou-se o comportamento, em vídeo, de um grupo de crianças de 8 e 9 anos, participantes do movimento bandeirante de Colatina/ES, Brasil. O número de componentes oscilou entre 9 e 18. Frente a esta variação, a análise incidiu sobre os comportamentos expressos nos diferentes contextos. Os meninos apresentaram um padrão de comportamento mais agitado que o das meninas. Estas se mostraram mais calmas entre si e mais agitadas em dadas interações com eles. Várias foram as aproximações entre meninos e meninas e as interações não-agonísticas entre ambos. As variáveis situacionais e os estilos de brincadeira mostraram-se importantes na análise das diferentes categorias comportamentais, bem como na determinação da segregação sexual.<hr/>Sexual segregation is a common phenomenon observed during the interaction between children in different cultures and social groups. The present work studied sexual segregation under an ethological view aiming to understand the role of situational variables over the regulation of that behavior during play interactions. A group of 8-9 years old children from the Scout movement of Colatina/ES, Brazil, had their behaviors registered in a video cassette. Due to the possible changes in the numbers of participants during data collecting period (among 9 and 18), the analysis focused on the expressed behaviors in different contexts. The results showed that boys had a more agitated behavior pattern than girls. Girls showed up calmer during the contact between themselves and more agitated in some interactions with boys. Despite the differences, many kinds of contexts in which a closer contact between boys and girls, such as maintenance of non-agonistic interactions between both, were observed. Situational variables are discussed in the analysis of different behavioral categories, showing the importance of play style in the determination of sexual segregation. <![CDATA[<B>The course of reforms</B>: <B>psychology teaching in Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensino de Psicologia no Brasil foi fundamentalmente modificado pelo reconhecimento da profissão de Psicólogo, em 1962, e pela reforma universitária que organizou as universidades em departamentos, na mesma década. Este trabalho narra a história do ensino de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da instalação do Departamento de Psicologia em 1971 ao reconhecimento do curso de graduação em 1979, com base em dados documentais e em depoimentos de personagens envolvidos nesses eventos. Embora o ensino de Psicologia na UFRGS remonte aos anos 1940, na antiga Faculdade de Filosofia, o curso de graduação foi criado 30 anos depois, em 1973. Entende-se que o histórico do ensino de Psicologia na UFRGS reflete as condições legais e burocráticas que pautaram o Departamento e seus órgãos. Nesse período, a introdução do modelo departamental que visava integrar ensino, pesquisa e extensão deu início a uma nova etapa no ciclo que tivera início na era das cátedras.<hr/>Psychology teaching in Brazil was substantially modified when the profession was officially regulated in 1962, and, in the same decade, when the reform of higher education reorganized universities in departments. Through the collection of both documented data and accounts from people who took part in the focused events, this study describes the history of Psychology teaching in UFRGS, from the installation of the Department of Psychology in 1971, to the legal admission of its undergraduate program, in 1979. The study of Psychology in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) started in the 1940's, within Philosophy courses. Nevertheless, an undergraduate career for psychologists in that university was not created until 1973. The history here reported reflects the legal and bureaucratic conditions that ruled the Department and its related organs, and the changes in the faculty which occurred in the period. Therefore, the cycle wich began in the cathedrae era had a new chapter, oriented by integration of research and teaching in Psychology. That set of conditions determined the history of Psychology in UFRGS, as well as in virtually all higher education establishments across the country. <![CDATA[<B>Causal attribution to success and failure in school</B>: <B>a transcultural study Brazil-Argentin-Mexico</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países.<hr/>The attributional mechanisms used by Brazilian, Argentinean and Mexican students to explain the academic success and failure were compared. The sample consisted of 1594 high school students of both sexes separated into either high or low achievement groups, attending either public or private institutions. They were asked to indicate the causes of their own performance, of their classmates, of students from a different kind of school and of students from another country. Effort was chosen by the majority of students from the three national groups as an explanation of either success or failure of their own, of other students from the same country and of students from different countries, albeit observed differences in attributional patterns as a function of nationality, sex and type of school. These results are discussed based both on the self-serving attributional bias and the fundamental attribution error theoretical framework, by taking into account the cultural peculiarities of the three countries which participated in the study. <![CDATA[<B>Visual processing of form</B>: <B>linear system analysis and some psychophysical paradigms</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho é discutir alguns aspectos conceituais básicos da análise de Fourier enquanto ferramenta que fundamenta a perspectiva de filtros ou canais múltiplos de freqüências espaciais no estudo do processamento visual da forma. Serão também discutidos alguns dos principais paradigmas psicofísicos utilizados para caracterizar a resposta do sistema visual humano para filtros de freqüências espaciais de banda estreita. A análise de sistema linear e alguns paradigmas psicofísicos têm contribuído para o desenvolvimento teórico da percepção e do processamento visual da forma.<hr/>The goal of this work is to discuss some basic aspects of Fourier analysis as a tool to be used in the approach of multiple channels of spatial frequencies on the study of visual processing of form. Some of the psychophysical paradigms more frequently used to characterize response of the human visual system to spatial frequency filter of narrow-band. The linear system analysis and some psychophysical paradigms have contributed to theoretical development of perception and of the visual processing of form. <![CDATA[<B>Stress and quality of life in judges who deal with labor relations</B>: <B>differences in gender</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O stress ocupacional é tema freqüente nas pesquisas atuais. Averiguou-se o stress ocupacional de Magistrados da Justiça do Trabalho, níveis de qualidade de vida, fontes de stress e estratégias de enfrentamento. Setenta e cinco juízes completaram cinco inventários, enviados através da associação de classe. O grupo avaliou seu stress ocupacional como nível 8 em uma escala de 0 a 10. Verificou-se que 71% dos juízes apresentavam sintomas de stress. Havia mais mulheres com stress do que homens. Qualidade de vida mostrou-se comprometida nas áreas social, afetiva, profissional e da saúde. Os estressores mais freqüentes foram sobrecarga de trabalho e interferência com a vida familiar. A estratégia mais mencionada foi conversar com o cônjuge. Resultados são discutidos em termos dos possíveis efeitos negativos para os indivíduos nesta classe ocupacional e no processo judicional.<hr/>Occupational stress is a frequent theme at present. Occupational stress in Brazilian judges in charge of labor -related cases, quality of life, work-related stressors and coping strategies were investigated. Seventy-five judges answered five instruments sent to them through the class association. They rated the perceived occupational stress level as 8 on a rating scale of 0 to 10. It was found that 71% of them and that more women had stress symptoms. Quality of life was deficient in social, professional, affective and health related areas. The most stressful aspects of work were backlog of cases and interference with family life. The most common coping strategy reported was to talk with spouse. Results are discussed in terms of possible adverse effects on the individuals in this occupational class and also on the judging process. <![CDATA[<B>The Cloze teste on the reading comprehension assessement</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investigou as propriedades psicométricas de um instrumento de avaliação da compreensão em leitura utilizando a técnica de Cloze. Participaram 612 estudantes ingressantes de quatro cursos de uma universidade particular, cuja tarefa era preencher a lacuna do texto com a palavra que julgassem mais apropriada. Observou-se um bom ajuste ao modelo de dois parâmetros da Teoria de Resposta ao Item, sendo que a escala formada pela soma do número de lacunas corretamente completadas provou possuir consistência interna alta (KR-20 = 0,84). Os itens formaram dois grupos em razão da dificuldade: um grupo com itens muito fáceis e outro com itens muito difíceis. Parte da variabilidade dos índices de dificuldade pôde ser explicada pela classe gramatical da palavra a ser descoberta (r=0,62, p <0,001). Do maior ao menor nível de complexidade foram observados: adjetivos, verbos, advérbios, substantivos, pronome, preposição e artigo. Analisando-se os processos cognitivos que poderiam explicar as diferenças de dificuldade correlacionadas com as classes gramaticais e aliando-se a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), discutiu-se o avanço das interpretações de proficiência em leitura referenciadas nos itens.<hr/>This research studied the psychometric properties of a reading comprehension test using the Cloze's technique. The participants were 612 freshmen undergraduate students whose task was to discover the omitted words. It was observed a good fit to a two parameter model of Item Response Theory. The total score composed by the sum of the correct completions achieved high level of reliability (KR-20 = .84). Considering the item complexities, two groups were formed: one composed of very easy items, and the other with very complex ones. A parcel of item complexity was explained by the grammatical category of the word to be discovered (r= 0.62, p < 0.001). From the highest to the lowest difficulty level: adjectives, verbs, adverbs, nouns, pronouns, prepositions, articles were observed. The cognitive processes that could explain the differences in the difficulties correlated with grammatical categories were analized. Trough this analysis and trough Item Response Theory (IRT) the advances of item referenced interpretation in describing reading comprehension proficiency were discussed. <![CDATA[<B>Science, religion, and psychology</B>: <B>knowledge and behavior</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Comparam-se as respostas ao Questionário de Leuba relativo à crença dos cientistas num Deus pessoal e na imortalidade pessoal, obtidas em 1916, 1933, 1996 e 1998, as quais não apresentam grande variedade estatística. Apresentam-se, a seguir, algumas tentativas recentes de entendimento mútuo entre ciência e religião, com destaque das posições de Barbour, Haught e Hefner, que propõem a superação do confronto e da indiferença pelo diálogo e pela integração. Finalmente, discute-se a relação do cientista com a religião do ponto de vista não mais epistemológico, mas psicológico, com base em pesquisa com pesquisadores universitários das áreas das ciências físicas, biológicas e humanas.<hr/>Answers given by scientists in 1916, 1933, 1996, and 1998 to Leuba's Questionnaire about their beliefs in God and personal immortality are compared. Some recent proposals of mutual acknowledgment between science and religion follow, with emphasis on Barbour's, Haught's, and Hefner's analyses, that suggest overcoming confrontation and indifference with dialogue and integration. Finally, scientists' personal relations to religion are discussed from a psychological, not epistemological, perspective based on an empirical study with Brazilian researchers in the areas of physical, biological and human sciences. <![CDATA[<B>Bärbel Inhelder tries to falsify the piagetian model; prior to Popper's theory (?)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, buscamos trazer à luz um dos aspectos desconhecidos do trabalho de uma das maiores psicólogas do século XX: Bärbel Inhelder. Até hoje apenas reconhecida como a maior colaboradora de Piaget, tem sido ignorada como a criadora de um método científico capaz de refutar (em vez de confirmar) um modelo hipotético-dedutivo na área da Psicologia, antes ou simultaneamente à idéia de Popper. Partiu do modelo matemático de Piaget, o agrupamento, e realizou seu estudo com oligofrênicos. Demonstra que quanto mais severo o comprometimento cerebral menor a presença de esboços dos agrupamentos subjacentes às ações e ao discurso das crianças e vice-versa.<hr/>In this article we search to bring to light one of the unknown aspects of the work of one of the 20th century's greatest psychologists: Bärbel Inhelder. Thus far recognized only as the most remarkable Piaget collaborators, she has been ignored as the creator of a scientific method apt to refute (instead of corroborating) a hypothetical-deductive model in the realm of Psychology, prior or simultaneously to Popper's idea. Based on Piaget's mathematical model, the grouping, she did her study on oligophrenics. She demonstrates that the more severe the brain lesions, the lesser the presence of the groupings' structural sketches underlying the children's actions and speech, and vice-versa. <![CDATA[<B>Continuity/discontinuity of involvement with crime</B>: <B>a critical discussion of developmental psychology literature</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto tem como objetivo analisar criticamente a literatura científica em Psicologia do Desenvolvimento sobre a prática infracional ao longo do ciclo vital. Questiona-se a relação linear de causa e efeito embutida nos estudos sobre o comportamento infracional. Além de levantar os diferentes fatores e suas associações em relação ao envolvimento com atos criminais, a partir da perspectiva utilizada, acredita-se que se faz necessário compreender as redes de significações que permeiam o movimento de continuação/rompimento com atos infracionais ao longo da vida de uma certa pessoa, em um contexto de desenvolvimento definido. Não são os fatores em si que contribuem para uma trajetória mas sim, o significado pessoal e coletivo que a eles são atribuídos. Propõe-se que continuidade e descontinuidade sejam conceitos compreendidos como partes integrantes do mesmo evento desenvolvimental.<hr/>The present paper aims to make a critical appraisal of the Developmental Psychology literature about the practice of criminal acts by individuals across their life span. The linear cause/effect relationship usually embodied in the studies on criminal behavior is questioned. Diverse factors and their association with the involvement in criminal acts are analyzed, The need to understand the network of meanings which permeates the movement of continuity or rupture with a criminal trajectory across the life span, in a specific developmental context, is pointed out. We argue that the factors, by themselves, do not contribute for the criminal/non-criminal trajectory, as much as the personal and collective meanings attributed to them. Continuity/discontinuity should thus be understood as constructs that comprise of the same developmental event. <![CDATA[<B>The purposes of reading tests over generalization in teaching of reading to children</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo, de aquisição de leitura e escrita e fundamentado nos estudos de equivalência de estímulos, foi realizado com 7 crianças entre 7 e 16 anos, em processo de alfabetização, visando a investigação dos efeitos de testes de leitura, apresentados durante as etapas de um procedimento de escolha de acordo com o modelo. Dois conjuntos de testes de leitura foram apresentados durante as etapas dos pré e pós-testes e da aprendizagem. Todos os participantes aprenderam as palavras ensinadas, porém, apenas 4 deles generalizaram. Os testes de leitura não produziram generalização diferencial entre os grupos. Tendo por referência uma análise funcional e estrutural das palavras utilizadas, os acertos são discutidos com base nos efeitos da recombinação silábica e da contigüidade temporal entre tentativas reforçadas e não reforçadas; os erros são atribuídos à natureza abstrata das palavras de generalização, propondo-se, para os testes, o uso de palavras do cotidiano dos participantes.<hr/>The present study aimed at investigating reading and writing acquisition, based on studies on stimulus equivalence. It was carried out with 7 children ranging from 7 to 16 years old, during literacy development, with the specific objective of investigating the effects of reading tests presented during the phases of a matching procedure. Two sets of reading tests were used during the phases of pre and post-tests and of learning. All participants involved in the research learned the taught words, although only 4 were able to generalize them. The reading tests did not produce differential generalization within the groups. Based on a functional and structural analysis of the words used, the successes are discussed taking into account the effects of the syllabic recombination and of the temporal contiguity with reinforced and non-reinforced attempts; the errors are attributed to the abstract nature of the generalization words, suggesting, for the tests, the use of words belonging to the participants' everyday vocabulary. <![CDATA[<B>WISC-III and WAIS-III</B>: <B>alterations in the current american original versions of the adaptations for use in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho apresenta alterações efetuadas entre as versões americanas dos testes WISC-III e WAIS-III e as adaptadas para uso no Brasil. As análises empíricas realizadas com base nas amostras de adaptação, validação e normatização do WISC-III (801 crianças residentes na zona urbana da cidade de Pelotas/RS) e do WAIS-III (788 participantes adolescentes e adultos residentes na região metropolitana de Belo Horizonte/MG) acarretaram em alterações nas versões originais dos testes, no que se refere: aos conteúdos de alguns ítens dos subtestes verbais; à ordem de apresentação dos itens; aos tempos limites e à concessão de bônus; aos critérios de início e suspensão da aplicação e; aos grupos etários para os quais foram estabelecidas normas. Os resultados reforçam a importância de se proceder amplos estudos com instrumentos criados em contextos diferentes daqueles em que serão utilizados.<hr/>This paper presents the main alterations that were made in the Brazilian versions of the tests WISC-III and WAIS-III. Empirical analyses were based on a sample of 801 children living in the urban area of Pelotas-RS and 788 adolescents and adults living the metropolitan area of Belo Horizonte-MG and they resulted in changes in the original versions of the tests, with respect to: the content of some items of the verbal scale; the order of presentation of the items of the scales; the time limit and bonus concession; the criteria to start and discontinue the application; the establishment of norms for age. In spite of the fact that each study was restricted to one urban area of the country, their results reinforce the importance of adaptation and validation studies of instruments that have been developed in a context that is different from those in which they will be used. <![CDATA[<B>Interviewing professionals as a desirable teaching-learning activity for psychology students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi o de refletir sobre possíveis interações de atividades de ensino-aprendizagem, especialmente entrevistas feitas com psicólogos sobre sua profissão, com concepções de alunos sobre sua futura profissão de psicólogo(a). Foram analisados questionários, respondidos pelos alunos no início e no final de seu contato com a disciplina, transcrições de entrevistas com psicólogos realizadas pelos alunos e comentários escritos que eles fizeram sobre as entrevistas. Procurou-se, a partir daí, delinear possíveis contribuições das entrevistas na construção de imagens dos alunos sobre a profissão. A análise do conjunto de informações indica que as entrevistas e a reflexão orientada sobre elas podem contribuir para a construção de uma imagem do psicólogo mais próxima de alguém que realiza ações profissionais significativas, ao mesmo tempo que propiciam aos alunos acesso a informações sobre possibilidades de atuação antes desconhecidas, constituindo-se em atividade relevante em sua formação.<hr/>This investigation led to reflections about the possible interactions of some teaching - learning activities (in particular, the student's activity of interviewing professionals working in different areas of application) with students' conceptions about their future profession as Psychologists. The analysis was based on questionnaires answered by the students at the beginning and at the end of the course, transcriptions of the interviews they made and their written comments on these interviews. An outline of the possible contributions of the interviews to the students' constructing of images about profession is presented. The interviews possibly contributed to the constructing of a conception about a professional, revealed at the end of the course, in which he/she is seen as someone who leads significant professional actions; they may also bring to the students a varied set of information regarding new possibilities of future professional actions and could be considered a relevant teaching - learning activity for psychologist's academic formation. <![CDATA[<B>Implications of physical chronic disease in childhood to family relationships</B>: <B>some theoretical questions</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo examina algumas questões teóricas e achados de estudos recentes acerca das implicações da doença orgânica crônica na infância. Analisam-se, em particular, as conseqüências emocionais da enfermidade precoce tanto para a criança como para sua família, especialmente no que se refere à relação mãe-criança. Além disso, discute-se as dificuldades enfrentadas pela família ao lidar com uma criança doente e os possíveis riscos de ajustamento aos quais ela pode estar exposta. Apesar dos avanços no tratamento de doenças crônicas orgânicas infantis e a melhora nas taxas de sobrevivência dessas crianças, poucas investigações são encontradas na literatura em relação às implicações emocionais e familiares da doença orgânica crônica na infância. Os estudos revisados sugerem que mudanças importantes nos relacionamentos familiares podem ocorrer quando há uma criança com doença crônica orgânica na família, em particular no que se refere ao estresse parental, isolamento social, comportamentos de superproteção com a criança e riscos aumentados para desajustes psicológicos tanto para a criança quanto para seus genitores e irmãos.<hr/>The present article examines some theoretical questions and reviews recent findings concerning the implications of physical chronic disease in childhood. The emotional consequences of the disease to the child and the child's family, in particular to the child-mother relationship are analyzed. Furthermore, family difficulties when dealing with an ill child and the possible risks to his/her adjustment are discussed. Despite the medical advances in the treatment of childhood physical chronic diseases and the increase on survival rates of these children, there are few studies on the emotional and family implications of a physical chronic disease in childhood. The reviewed studies suggest that important changes in family relationships may happen when a child has a physical chronic disease, such as parental stress, social isolation, overprotective behavior, and increased risk of psychological maladjustment to the child, his/her parents, as well as to his/her brothers and sisters. <![CDATA[<B>How the mind comes to be social to Barbara Rogoff? The question of the centrality of the person</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo de uma perspectiva sociocultural que fundamenta uma Psicologia Cultural na qual a mente é concebida como social desde o nascimento, este trabalho procura resgatar a autonomia do sujeito inserido na atividade sociocultural. Visando tal objetivo, elabora uma síntese entre a unidade de análise proposta por Barbara Rogoff (que inclui os sujeitos, as relações intersubjetivas e a comunidade/instituição na qual as atividades socioculturais têm lugar) e a perspectiva de Jaan Valsiner acerca da autonomia de um sujeito semiótico. São analisadas as contribuições de Rogoff, particularmente os conceitos de participação guiada e apropriação participatória, e as idéias de Valsiner acerca da separação inclusiva e do ato criativo do sujeito em um tempo irreversível. A síntese proposta delineia um sujeito imerso na atividade sociocultural, mas capaz de pensar sobre ela, mudá-la e aprimorá-la, resgatado, assim, em sua autonomia através da sua característica de sujeito semiótico.<hr/>This essay aims to ransom the autonomy of subject into sociocultural activity. It starts discussing the sociocultural perspective of Cultural Psychology where mind is conceived as a social entity developing in a social world. To achieve this objective we use the unity of analysis as sociocultural activity proposed by Barbara Rogoff, including the subjects, the relationship between them and the institutions and community in which this activity takes place. Here is highlighted her concepts of guided participation and participatory appropriation. In the same way, we make use of Jaan Valsiner's notion of inclusive separation to emphasize the semiotic capacity the subjects show in creative acts in a reversible time. The synthesis appears when this subject is not only approached as immersed in an activity, but as subject of that activity, emerging through the capacity to think about and change it, developing the autonomy through the semiotic capacity of human being. <![CDATA[<B>Health care, work, and the processes of subjectivization in schools</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo se discute o conceito de subjetividade utilizado nas práticas de saúde. Parte-se da tese de que a concepção de subjetividade predominante no pensamento dos trabalhadores no campo da saúde não está em sintonia com valores e pressupostos de renovação de conceitos e práticas, neste âmbito, na atualidade. Defende-se o caráter processual e coletivo dos processos de produção de subjetividade, contra o caráter individualista, apriorístico e objetificado prevalente nas práticas em psicologia e campos afins. Desdobra-se desta reflexão a defesa das transformações dessas práticas tendo como norte as articulações entre gestão no trabalho e processos de subjetivação, com base nos pressupostos teórico-filosóficos da obra de M. Foucault e na ergologia de linhagem francesa. Nessa direção de análise, afirma-se a importância de se pesquisar as articulações entre organização do trabalho, produção de saúde-doença e processos de subjetivação em curso. O foco das análises é a escola pública.<hr/>This article deals with the concept of subjectivity as related to health care practices. Its starting point is the hypothesis that the concept of subjectivity, which predominates in the view of health care workers, is not in accordance with the present and assumptions of renewal of concepts and practices. Its aim is to argue for the collective nature of the processes of production of subjectivity, and against the individualistic, objectified, a priori nature of practices of Psychology and related areas. A thorough defense of the transformations in these practices is proposed based on the interrelationship between work management and the processes of subjectivization following M. Foucault's philosophical premises and the French tradition ergology. In the light of the arguments, the importance of researching the interrelationship between work management, health care and the current processes of subjectivization can be confirmed. The subject of this analysis is the Brazilian public school system. <![CDATA[<B>Social integration of psychotics</B>: <B>global rating of assertive behavior in situations of making and receiving criticism</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Avaliou-se a assertividade de 35 pacientes psicóticos, comparativamente a 35 participantes de um grupo não-clínico, através de escala tipo Likert de 5 pontos ou cotas, em situações de fazer e receber críticas. Dois observadores avaliaram o comportamento dos participantes em desempenho de papéis gravados em vídeo. Para cada tipo de situação, variou-se o gênero do interlocutor. Os resultados mostraram um déficit significativo de assertividade global, verbal e não-verbal, dos pacientes comparativamente ao grupo não-clínico. As cotas globais e verbais dos dois grupos foram significativamente superiores nas situações de fazer crítica do que de receber crítica. O grupo não-clínico foi mais assertivo frente ao interlocutor masculino, mas os pacientes não variaram em função do gênero do interlocutor. O conteúdo verbal contribuiu mais para a impressão global de assertividade e, em segundo lugar, os componentes não-verbais. As cotas globais correlacionaram significativamente com comportamentos específicos verbais e não-verbais, medidos por observadores independentes.<hr/>The degree of assertiveness of 35 psychotics was evaluated compared to 35 subjects of a non-clinical group, in terms of 5-point Likert rating scales, in situations of making and receiving criticism. Two trained judges observed and rated the subject's behavior in four role-play videotaped situations. Types of situations and gender of partners were varied. The results showed that patients had a significant deficit in global, verbal and non-verbal ratings of assertiveness, compared to the non-clinical group. Both groups had significant better global and verbal ratings in situations where they were required to critize their partners, compared to situations were they were criticized. Non-clinical group was more assertive with male partners, but patients did not varied their assertiveness with variation in partners'gender. Verbal behavior contributed more than non-verbal behavior to the global impression of assertivenees. Global ratings had significant correlations with specific behavior components measured by independent observers. <![CDATA[<B>Psychical self-organization</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Sermos animados por um "a mais de tensão" difere o humano do não-humano na perspectiva psicanalítica, situação que cria um dinamismo no qual emerge a realidade psíquica. Ao tomar os estímulos corporais como pura dispersão, sem formarem de início um conjunto estruturado e ao enfatizar a existência de uma semântica mental apoiada na sexualidade, apontamos que Freud traçou um paralelo entre dois domínios diferentes: ciências mentais e ciências do cérebro, incorporando precocemente preceitos de complexidade às suas teorias. Neste artigo, tentamos mostrar que a articulação entre as noções de pulsão e de inconsciente, a qual coloca a gênese da significação em território não-controlável, possibilitando a compreensão da emergência do psiquismo como um processo de auto-organização de um cérebro sensível às condições iniciais. Perturbações pequenas são amplificadas na flutuação global e essa idéia pode contribuir para a compreensão das modernas perspectivas de estudo da mente.<hr/>Being animated by a little bit more tension differs the human from non-human, in a psychoanalytic perspective, creating a dynamics in which a new psychiatric reality emerges. Taking the body stimulus as dispersion, without providing a structured set and emphasizing a mental semantics based on sexuality, we point out that Freud traced a parallel between two different domains: mental sciences and brain sciences, setting the idea of complexity in his theories. In this paper, we try to show the connections between the concepts of drive and unconscious, putting the origins of the signifying in an uncontrollable territory, providing the of understanding of the emergence of psychical life as a self-organizing process of a brain sensitive to initial conditions. Small disturbances in the initial conditions are amplified in the global fluctuation and this idea could contribute towards the comprehension of the modern perspectives of the study of the mind. <![CDATA[<B>O Autismo e sua positividade</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Sermos animados por um "a mais de tensão" difere o humano do não-humano na perspectiva psicanalítica, situação que cria um dinamismo no qual emerge a realidade psíquica. Ao tomar os estímulos corporais como pura dispersão, sem formarem de início um conjunto estruturado e ao enfatizar a existência de uma semântica mental apoiada na sexualidade, apontamos que Freud traçou um paralelo entre dois domínios diferentes: ciências mentais e ciências do cérebro, incorporando precocemente preceitos de complexidade às suas teorias. Neste artigo, tentamos mostrar que a articulação entre as noções de pulsão e de inconsciente, a qual coloca a gênese da significação em território não-controlável, possibilitando a compreensão da emergência do psiquismo como um processo de auto-organização de um cérebro sensível às condições iniciais. Perturbações pequenas são amplificadas na flutuação global e essa idéia pode contribuir para a compreensão das modernas perspectivas de estudo da mente.<hr/>Being animated by a little bit more tension differs the human from non-human, in a psychoanalytic perspective, creating a dynamics in which a new psychiatric reality emerges. Taking the body stimulus as dispersion, without providing a structured set and emphasizing a mental semantics based on sexuality, we point out that Freud traced a parallel between two different domains: mental sciences and brain sciences, setting the idea of complexity in his theories. In this paper, we try to show the connections between the concepts of drive and unconscious, putting the origins of the signifying in an uncontrollable territory, providing the of understanding of the emergence of psychical life as a self-organizing process of a brain sensitive to initial conditions. Small disturbances in the initial conditions are amplified in the global fluctuation and this idea could contribute towards the comprehension of the modern perspectives of the study of the mind.