Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220040003&lang=en vol. 17 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Editorial</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Initial mother-infant interactions</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo visou a analisar características das interações iniciais mãe-bebê em um contexto urbano brasileiro; as relações entre características de interações, atividades maternas e a concepção acerca das competências dos bebês; e as relações entre características destas atividades e o estado de vigília dos bebês. A amostra foi constituída por 30 díades. Os bebês tinham idade média de 29 dias. Registrou-se em vídeo as atividades da díade durante 20 minutos. Foi aplicado um questionário às mães. Os dados foram analisados em termos da percentagem de ocorrências das atividades da díade e de interação. Os episódios de interação identificados foram de curta duração, predominantemente face-a-face, têm contextos específicos de troca e se caracterizam principalmente por atividades sociais. Os bebês foram avaliados como ativos, participantes das trocas sociais. Os resultados contribuem com elementos importantes para discussão da natureza dos primeiros processos interacionais.<hr/>This study aimed at analyzing the characteristics of initial mother-baby interactions in a Brazilian urban environment; the relationship between the interaction characteristics, mother's activities and their conception about the baby's competences; and the relationship between the characteristic of those activities and the baby's awareness state. A sample of 30 mother-baby dyads was observed. The dyads consisted of mothers and her babies who were, on average, 29-days old. The dyads were videotaped for 20 minutes and the mothers were asked to answer a questionnaire. The data were analyzed in terms of the percentage of the occurrences of the dyad's activities and interaction. The episodes of interaction observed were short-term, mainly face-to-face, having a specific context and mostly distinguished as social activities. The babies were evaluated as active and participant in the social exchange. The results contribute with important elements for the discussion of the nature of the first interactional processes. <![CDATA[<B>Father's involvement during the gestation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O período de gestação da companheira exige uma série de adaptações por parte do pai, que precisa se preparar para os novos papéis que deverá assumir frente ao bebê e à sua nova família. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o envolvimento paterno durante o 3º trimestre de gestação. Participaram deste estudo 35 pais que esperavam seu primeiro filho, com idades entre 21 e 40 anos. Os pais foram entrevistados individualmente e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos pais estiveram envolvidos de diversas maneiras durante a gestação de suas companheiras, mostrando-se emocionalmente conectados à gestante e ao bebê. No entanto, alguns pais ainda encontravam dificuldades quanto ao envolvimento com seu filho, parecendo não percebê-lo como real e apresentando uma baixa ligação emocional com a gestação. Estes dados apontam para indícios de uma modificação quanto à paternidade já no período da gestação, a qual se encontra cada vez menos restrita ao universo feminino.<hr/>The gestational period requires a series of adaptations from the father's side, who needs to prepare himself for the new role he will assume vis-à-vis the baby and his/her new family. The present study aimed at investigating father's involvement during the third trimester of gestation. Thirty-five fathers, aged 21 to 40, who were expecting their first child, took part in the study. The fathers were interviewed individually and their answers were examined through content analysis. Results indicated that many fathers were involved in different ways during their partner's pregnancy, being emotionally connected with the baby and their partner. However, some fathers still found difficulties concerning involvement with their child, seeming not to perceive him/her as real and showing low emotional connection with pregnancy. These data point to signs of change concerning fatherhood during pregnancy, which is increasingly less restricted to the feminine domain. <![CDATA[<b>Maternal responsiveness and attachment theory</b>: <b>a critical discussion of the role of cross-cultural studies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A responsividade materna tem sido considerada como um elemento central para a compreensão do desenvolvimento infantil e este conceito tem sido articulado com a teoria do apego. Este artigo tem como objetivo discutir criticamente o papel de estudos transculturais sobre responsividade materna, à luz da teoria do apego, a partir da revisão da literatura recente sobre o tema. Considerando a teoria do apego um referencial valioso para investigações sobre interações mãe-bebê e responsividade materna, as conclusões apontam, basicamente, para três questões: 1) a teoria do apego precisa ser investigada em diferentes contextos socioculturais e receber validação transcultural; 2) pesquisas sobre responsividade materna devem considerar a discussão sobre a teoria do apego e diferenças culturais; 3) a inclusão do estudo da responsividade materna em referenciais teóricos que levem em conta variáveis socioculturais é necessária.<hr/>Maternal responsiveness has been considered as an important concept for the understanding of different aspects of infant development, and this concept has been articulated with attachment theory. The objective of this article is to discuss critically the role of transcultural studies about maternal responsiveness, based on attachment theory, and to review of the recent literature about this subject. Considering attachment a valuable theoretical basis for investigations on mother-infant interactions and maternal responsiveness, the conclusions basically point to three issues: 1) the attachment theory needs to be investigated in different socio-cultural contexts, to be tested in its limits and to receive a transcultural validation; 2) research on maternal responsiveness should take into account the discussion on attachment theory and cultural differences; 3) the inclusion of the study of maternal responsiveness in a theoretical framework that takes into account socio-cultural variables is necessary. <![CDATA[<B>Parenting style</B>: <B>perceptions of children and their parents</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A fim de explorar os estilos parentais entre famílias brasileiras, 239 crianças (de 9 a 12 anos, de duas escolas municipais de Curitiba) e seus respectivos pais responderam a duas escalas de responsividade e exigência parental. Estas escalas, que categorizam quatro estilos parentais, foram adaptadas de adolescentes para crianças e apresentaram índices de consistência interna adequados (alpha entre 0,58 e 0,76). Os pais foram classificados como: 45,4% negligentes, 32,8% autoritativos, 11,8% permissivos e 10,1% autoritários. Embora os pais tenham se percebido como mais responsivos e exigentes do que seus filhos perceberam, a correlação entre as respostas dadas pelas crianças e por seus pais foi significativa e positiva. Além disso, a percepção das crianças, de suas mães, foi correlacionada com a percepção delas de seus pais. As diferenças de percepção dos estilos parentais foram discutidas e as pesquisadoras chamam a atenção para o número muito alto de famílias negligentes observado.<hr/>In order to explore parenting styles among Brazilian families, 239 children (9-12 yrs old), from two public schools in Curitiba, and their parents answered two scales of parental responsiveness and demandingness. These scales, which categorize four parenting styles, were adapted for use with children (they were originally developed to be anwered by adolescents) and showed satisfactory reliability coefficients (alpha between 0,65 and 0,76). Parents were classified as: negligent (45,4%), authoritative (32,8%), indulgent (11,8%) and authoritarian (10,1%). Although parents have perceived themselves as being more responsive and demanding when compared to the opinions of their children, the correlation between the answers of parents and children was significant and positive. Additionally, the childrens' perceptions of their mothers correlated with that of their fathers. These differences in perception of parenting styles are discussed and the researchers call attention to the high number of negligent families observed. <![CDATA[<B>Children's interactional processes and the production of knowledge and subjectivity</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo propõe uma discussão teórica acerca dos processos interacionais infantis concebidos como mediadores para a construção de conhecimento e subjetividade. Tem como pressuposto a compreensão da atividade discursiva como processo que integra ação e linguagem e que se define como atividade mediada semioticamente, constituindo-se espaço de construção de conhecimento compartilhado. Os referenciais que embasam esta discussão estão pautados na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na teoria da linguagem de Bakhtin, focalizando 3 categorias conceituais específicas: mediação semiótica, zona de desenvolvimento proximal e dialogia. O foco central da discussão volta-se para a temática da linguagem e dos processos de desenvolvimento cognitivo e subjetividade. A linguagem é abordada como inter-ação, dentro do enfoque da teoria da enunciação, e o desenvolvimento cognitivo e a construção da subjetividade compreendidos como resultantes dos intercâmbios da criança no seu contexto histórico-cultural, ou seja, linguagem, desenvolvimento e subjetivação como construções sociais.<hr/>This paper discusses children's interactional processes in terms of their mediation in the production of knowledge and subjectivity. Discoursive activity is conceived as a semiotically mediated process which integrates action and language, constituting a space of construction of shared knowledge. This discussion is based on Vygotsky sociohistorical theory and Bakhtin's theory of language, particularly on three specific concepts: semiotic mediation, zone of proximal development and dialogism. The argument focuses on themes of language and the processes of cognitive development and subjectivity. Language is understood on terms of the nature of interaction as presented in the theory of enunciation. Cognitive development and subjectivity production are viewed as a result of children's interchanges within their historical and cultural environment, that is, language, development and production of subjectivity are conceived as social constructions. <![CDATA[<B>Social skills of Psychology undergraduates</B>: <B>a multicentered study</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Habilidades sociais que ocorrem com alta freqüência e pouca variabilidade podem ser consideradas como padrões, sugerindo características da cultura ou subcultura que são importantes na seleção de instrumentos de avaliação e no planejamento de intervenções. Este trabalho buscou caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Psicologia com base em amostras de 4 localidades: São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), verificando diferenças entre elas, inclusive em termos da influência do sexo e idade. Quinhentos e sessenta e quatro estudantes responderam 1 inventário de auto-relato IHS- Del-Prette & A. Del Prette, 2001, cujos itens agrupavam-se em 5 fatores: F1) enfrentamento e auto-afirmação; F2) expressão de afeto positivo; F3) conversação e desenvoltura social; F4) auto-exposição a desconhecidos e situações novas; e F5) autocontrole da agressividade. Com base no escore geral (EG) e escores fatoriais (F1, F2, Fe, F4 e F5), foram efetuadas análises comparativas por localidade e, em cada uma delas, por sexo e idade (ANOVA seguida de teste t ou Scheffé). Os resultados indicaram que: a) os estudantes de Psicologia apresentaram escores mais altos que os da amostra normativa no EG, F1, F3 e F4 e inferiores no F2 e F5, mas as diferenças de sexo seguiram os padrões normativos; b) houve influência da localidade, sexo e idade sobre os escores, com interação local-sexo e local-idade; c) as amostra de MG, BA, RJ e SP apresentaram perfil semelhante para F3 e F4, mas RJ apresentou escores mais altos no F1, MG e SP no F2 e F5; d) houve mais diferenças de gênero na BA e menos no RJ; e) as diferenças de idade ocorreram no F4 (favoráveis aos mais novos para SP) e no F5 (favoráveis aos mais velhos para BA e RJ). Discute-se as diferenças e semelhanças encontradas, levantando-se hipóteses e questões para pesquisa adicionais.<hr/>Social skills occurring in a high frequency and low variability can be taken as patterns, suggesting cultural or sub-cultural features which are important when selecting instruments for evaluation and planning interventions. This research aimed to characterize the social skills repertoire among Psychology students from 4 Brazilian places: São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG)e Rio de Janeiro (RJ), also examining their differences and the influence of sex and age on their patterns. Five hundred sixty four Psychology undergraduates completed a self-report inventory (IHS-del-Prette) with a structure of 5 factors: F1) coping and assertion; F2) expressing positive affection; F3) talking and self-confidence; F4) dealing with unknown people and new situations; F5) aggressiveness self-control. The samples were compared considering general (GS) and factorial (F1, F2, F3, F4 e F5) scores as well as sex and age influence in each one (ANOVA, followed by t or Scheffé test). The results showed that: a) Psychology students presented higher scores than normative sample in the GS, F1, F3 and F4 and lower in the F2 and F5, but sex differences were similar to the normative pattern; b) place, sex and age significantly affected the scores, with place-sex and place-age interactions; c) samples from MG, BA, RJ and SP presented similar profiles, with higher values for RJ in the F1 and for MG and SP in the F2 and F5; d) students from BA presented the highest sex differences and from RJ the lowest ones; e) age differences occurred in the F4 (favorable to younger students for SP) and in the F5 (favorable to older ones for BA and RJ). The meaning of these differences and similarities are discussed as well as some explanatory hypotheses and questions for further studies. <![CDATA[<b>Depression and school achievement of institutionalized children and adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram investigadas as variáveis depressão e desempenho escolar em 215 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, de escolas públicas da periferia de Porto Alegre e Viamão, divididas em 2 grupos. Um grupo de participantes (n=105) estava abrigado em instituições governamentais de proteção especial e o outro (n=110) morava com a família e freqüentava as mesmas escolas. Os participantes responderam individualmente o Children's Depression Inventory (CDI) e o Raven. As professoras preencheram uma Escala de Avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados do CDI indicaram uma média mais alta entre as meninas e no grupo institucionalizado. Foi encontrada uma correlação negativa entre o CDI e o desempenho escolar. As meninas apresentaram uma média mais alta no desempenho escolar e as crianças institucionalizadas uma média mais baixa. Estes resultados indicam a necessidade de estratégias de atendimento específicas para crianças e adolescentes institucionalizados para melhorar seu desempenho escolar e prevenir depressão entre as meninas.<hr/>The present study investigated depression and school achievement of 215 children and adolescents of both sexes, 7 to 15 years-old, who were attending public schools in poor regions of Porto Alegre and Viamão, Brazil. About half the participants (n=105) were living in public institutions. The others (n=110) lived with their families and attended the same schools. The participants completed the Children's Depression Inventory (CDI) and the Raven test. An evaluation scale to assess school achievement was completed by teachers. The CDI scores showed significant differences between the groups. Females living in institutions presented significantly higher scores. A negative correlation was found between the CDI scores and school achievement. Females presented higher school achievement than males but institutionalized children had lower school achievement. These results point to the need of developing specific strategies to deal with institutionalized children and adolescents to improve school performance and to prevent depression, specially among females. <![CDATA[<b>The educational and professional development of low income students</b>: <b>evaluation of a Brazilian program</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa de avaliação de programa analisou a escolarização e a profissionalização de 629 jovens da região de Curitiba, em 2001, para detectar o efeito do programa social PBA - Programa Bom Aluno. Verificou-se a evolução da escolaridade sem interrupção nos estudos, a freqüência e o tipo de instituição formal de ensino, se pública ou privada, o exercício e o tipo de trabalho nos grupos experimental e controle. O efeito positivo do programa foi identificado no nível superior de ensino (c²=34,164; p<0,0001), onde se encontrou que havia 3 vezes mais participantes do grupo controle do que do experimental que não freqüentavam a universidade. Foram identificados 62,9% de alunos do PBA, do nível superior, que trabalhavam e estudavam em comparação com apenas 37,9% (c²=8,672; p=0,003) do grupo controle. Concluiu-se que as ações do PBA foram efetivas quanto a alcançar, manter o estudo, e exercer o trabalho no nível superior de ensino.<hr/>This research that was carried out in order to evaluate the effect of the Program Bom Aluno, PBA, taking into consideration the educational and professional development of 629 students from Curitiba and surroundings in the year of 2001. The evolution of the schooling without interruption in the process, the attendance to classes and the kind of institution itself, private or public, and the practice and kind of work in both the control and the experimental groups were assessed. Positive effect of the Program was verified at university (c² = 34,164; p<0,0001), where there were three times more participants from the control group that did not go to college than from the experimental group. It was found that 62,9% of the students from PBA at college level, worked and studied whereas only 37,9 % (c² = 8,672; p=0,003) of the students from the control group did so. It was concluded that PBA was effective in helping the students to reach college, continuing the studies, and start working. <![CDATA[<B>Interpersonal conflict solving</B>: <B>interactions among cognition and emotion in culture</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram realizados 2 estudos para esclarecer aspectos envolvidos na violência interpessoal e algumas inter-relações entre cognição e afetividade no funcionamento psicológico. No primeiro estudo, a Escala Children's Action Tendency Scale (CATS) foi aplicada em uma amostra de 779 alunos de 2ª a 7ª série. As tendências de resolução de conflito encontradas, assertividade, submissão e agressividade coincidiram com as encontradas por Deluty na amostra americana. Porém, foram encontradas diferenças significativas nas médias de submissão e assertividade entre as duas amostras. No segundo estudo foi usada a versão abreviada com uma amostra de 320 alunos de 5ª à 7ª série. Foram encontradas diferenças entre os 2 estudos nas tendências predominantes de resolução de conflitos, pois no segundo, submissão e agressividade sobrepujaram a assertividade, que ficou em último lugar. Tais resultados são discutidos como fruto de inter-relações entre contexto de pesquisa, idade, gênero e cultura.<hr/>Two studies were conducted in order to assess some issues involved into interpersonal violence, and also to achieve more understanding about the cognitive and affective interrelationships on psychological functioning. In Study 1, the complete version of The Children's Action Tendency Scale (CATS) was used to assess conflict resolution tendencies in a sample of 779 2nd to 7th grade students. The main tendencies of conflict resolution, assertiveness, submissiveness and aggression found among Brazilian students were the same found for the American sample, but some significant differences regarding submissiveness and assertiveness were also found. In Study 2, the short version of the scale was administered to a sample of 320 5th to 7th graders, in which the main tendencies identified in this study were submissiveness, aggressiveness and assertiveness, as well as a mixture of the first two tendencies. These results are discussed as being influenced by interrelations of research context, age, sex, and culture. <![CDATA[<B>Assisted assessment of cognitive abilities in children with visual impairment and learning difficulties</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo visa a discutir uma proposta de avaliação do "nível de desenvolvimento potencial", conforme a concepção de Vygotsky, em crianças com deficiência visual (baixa visão ou cegueira) e dificuldades de aprendizagem. São relatados 2 estudos, em que a avaliação constou de aplicação do teste WISC verbal, avaliação do desempenho escolar em grupo e avaliação assistida individual, sendo selecionadas para análise as crianças com baixos valores de QI. No segundo estudo, o procedimento foi acrescido da observação de "espertezas", ou seja, de atuações que indicam capacidades cognitivas, fora da situação formal de avaliação. Os resultados indicaram evidências de aquisições na situação de avaliação assistida e de competências cognitivas variadas na análise das "espertezas". A discussão sobre modalidades de avaliação indicou possíveis fontes de dificuldade na obtenção de resultados indicadores do correto "nível de desenvolvimento potencial" em crianças com dificuldades de aprendizagem.<hr/>This investigation aims at discussing a procedure of assessment of the "potential developmental level", according to the Vygostky's conception, in children with visual impairment (low vision or blindness) and with learning difficulties. In the 2 studies that are reported, the assessment procedure consisted of Verbal WISC administration, group assessment of school abilities and individual assisted assessment. The analysis was focused on the children with the lower IQ values. In the second study, the procedure also comprised the search for episodes of "smartness", indicating cognitive abilities, out of the formal assessment procedure. The discussion about modalities of assessment indicated possible sources of difficulty for the search of a reliable "potential developmental level" in children with learning difficulties. <![CDATA[<B>Investigation of rule control by controlling the effetcts of reinforcement history on human behavior</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências.<hr/>This study investigated the role of experimental history and of relative density of reinforcement on rule following behavior. Sixteen undergraduate students participated. Under a matching-to-sample procedure, with 3 comparison stimuli, the participants were asked to point the comparisons in sequence, according to their dimension, Color, Thickness or Form, in common to the sample. At the beginning of Phases 1, 2, 3 and 4, participants were exposed, respectively, to minimal instructions, a discrepant rule (specifying a non reinforced sequence), a corresponding rule (specifying a TFC sequence) and a repeated discrepant rule. Only the CTF sequence was reinforced in all phases. In Phase 3, two sequences, TFC and CTF, were concurrently reinforced (Concurrent FR 2 FR6 and FR2 FR6). Control by rules and by reinforcement history were both observed, under specific conditions. These findings have implications for drawing a distinction between behaviors controlled by rules and those shaped by contingencies. <![CDATA[<B>An analysis of the effects of history of behavioral variation on rule-following behavior</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investigando a sensibilidade do seguir instruções à mudança (sinalizada) nas contingências, 14 crianças, entre 8 e 9 anos de idade, foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar 1 dos 2 estímulos de comparação na presença de 1 estímulo contextual. O experimento consistia de 3 fases; as contingências em vigor na Fase 1 eram revertidas na Fase 2 e restabelecidas na Fase 3. Transições de uma fase para outra eram sinalizadas. Os participantes foram atribuídos a 2 condições, que diferiam quanto ao número de instruções, correspondentes às contingências, apresentadas na Fase 1: era apresentada 1 única instrução na Condição UI e 3 diferentes instruções na Condição MI. Observou-se que 1 dos 6 participantes da Condição UI e 4 dos 8 da Condição MI deixaram de seguir instruções. Sugere-se que a interação entre a história de variação comportamental, gerada por diferentes instruções, e a sinalização da mudança nas contingências, pode tornar o comportamento instruído sensível a tal mudança.<hr/>In a study concerning the sensitivity of instruction-following to signaled changes in contingencies, 14 children in the 8-to-9 age range were exposed to a matching-to-sample procedure. On this task, 1 of 2 comparison stimuli were touched in the presence of a contextual stimuli. There were 3 phases in the experiment. Those contingencies in effect in Phase 1 were reversed in Phase 2, and reestablished in Phase 3. The transition from one phase to another was cued by a signal. The participants were subjected to 2 conditions that differed in the number of instructions corresponding to the contingencies presented in Phase 1: Only 1 instruction was given in Condition UI, and 3 different instructions were given in Condition MI. One of the 6 participants in Condition UI and 4 of the 8 in Condition MI ceased following instructions. These results suggest that the presence of an interaction between history of behavioral variation produced by different instructions and signalling contingency shifts may render the instructed behavior susceptible to contingency shifts. <![CDATA[<B>Skinner's ethical system and consequences for behavior analysts' practice</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa, a partir de uma análise crítica do sistema ético skinneriano, a apontar algumas das conseqüências deste sistema para a prática dos analistas do comportamento. Utiliza-se como fonte privilegiada de argumentação o próprio texto skinneriano e suas categorias conceituais. O texto delineia, inicialmente, a relação entre o sistema ético skinneriano e o modelo de seleção por conseqüências, analisando, em seguida, os aspectos descritivo e prescritivo daquele sistema. Por fim, as implicações dessas considerações para o exercício profissional da análise do comportamento são abordadas. Destaca-se o papel do analista enquanto agente político, e a necessidade de desenvolver práticas colaborativas para lidar com possíveis tensões entre o sistema ético do behaviorismo radical e os valores daqueles com quem o analista trabalha.<hr/>Starting with a critical analysis of Skinner's ethical system, this paper points to some consequences out of this system for the practice of behavior analysis. Skinner's writings and its conceptual categories are the main source of the arguments presented. Initially, the paper draws an outline of the relation between Skinner's ethical system and selection by consequences as a causal model, proceeding, then, to the analysis of both the descriptive and prescriptive aspects of that system. The paper finishes discussing the implications of these precedent considerations for the professional exercise of behavior analysis. This last part of the paper gives special attention to the role of the behavior analyst as a political agent, and to the need to develop collaborative practices in order to deal with possible tensions between the radical behaviorist ethical system and the values of the people with which the analyst works. <![CDATA[<B>Assesment of the training and development system in medium and large companies from the state of São Paulo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Atualmente a aprendizagem no trabalho vem sendo cada vez mais relevante, fato que leva ao investimento em treinamento. O presente trabalho objetivou avaliar este sistema e para tanto participaram 300 empresas do Estado de São Paulo com mais de 100 funcionários. Os instrumentos, enviados por correio, foram devolvidos em até 60 dias. Os resultados indicam pouco controle dos gastos em Treinamento, visto que 44,67% das empresas não têm conhecimento do valor investido nesta área. 70,33% das organizações relatam analisar sistematicamente as necessidades de Treinamento, enquanto 73,67% controlam a eficiência do mesmo. A maneira de controle mais utilizada é o feedback informal (50,33%). As futuras necessidades de Treinamento se encontram nas áreas de administração de negócios e estratégia (12,22%) e de gerenciamento de pessoal e supervisão (11,78%). Apesar de muitas empresas detectarem a necessidade da aprendizagem de novas habilidades, os recursos investidos em Treinamento ainda são pouco sistematizados e requerem maior atenção.<hr/>Nowadays work learning is becoming more and more relevant, a fact that leads to training investiments. This research aimed to evaluate this system and to do so 300 companies from Sao Paulo state with more than 100 employees were investigated. The questionnaires have been sent by mail and returned in 60 days, the maximum. The results show little control in training expenses, since 44,67% of the companies do not know the amount spent in training; 70,33% of the companies confirm that they systematically analyze the training needs, while 73,67% control the efficiency of training. The most used way of controlling training is informal feedback (50,33%). Future needs of training are located in the business administration and strategy areas, (12,22%), personnel management and supervision (11,78%). Although many companies have recognized the need of learning new abilities, the resources invested in training are not enough systematized enough, then requesting more attention. <![CDATA[<B>Merleau-Ponty's phenomenological method as a critical tool to the research on psychopathology</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na medida em que existem várias e não uma única fenomenologia, a metodologia fenomenológica de pesquisa em psicologia e psicopatologia sofre variações, de acordo com o pensamento filosófico que a sustenta. Este artigo descreve sucintamente a re-leitura que Merleau-Ponty realiza do pensamento de Husserl, apontando para seu potencial enquanto ferramenta crítica na pesquisa em psicopatologia. Propõe um enquadre a partir da perspectiva de múltiplos contornos, onde os pressupostos metodológicos incluem um instrumento que priorize a experiência, a utilização de variáveis descritivas e a hipótese como desconfiança, compreendendo esta metodologia como intimista, prestando-se, portanto, ao uso de vinhetas ou trechos das falas. Descreve uma análise fenomenológica mundana, de base merleau-pontyana onde, em vez de se buscar a essência, busca-se o significado da experiência vivida. Propõe, finalmente, o sair dos parênteses como última etapa de análise, onde o pesquisador deixa de praticar a redução fenomenológica para assumir sua posição mundana, evitando o pensamento de sobrevôo na forma de uma suposta neutralidade científica.<hr/>Having in mind that many, rather than only one phenomenology exist, the phenomenological methodology in the research in both psychology and psychopathology varies according to the philosophical thought by which it is sustained. This article describes briefly the re-reading that Merleau-Ponty does of Husserl's thought, pointing to its potential as a critical tool in the research in psychology and psychopathology. It proposes a perspective of multiple contours as a framework, which includes a methodology that uses descriptive variable and hypothesis as suspicion. It understands itself as an intimate methodology, which can make proper use of vignettes or part of the talks. It describes a worldly phenomenological analysis, based on a merleau-pontyan foundation, where rather than the essence, the meaning of the lived experience is searched. It finally proposes leaving the brackets as the last step of the analysis, where the researcher stops doing the phenomenological reduction. The researcher then assumes his or her worldly position, thus avoiding the over flight thought in the form of a pretended scientific neutrality.