Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220060003&lang=en vol. 19 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B><I>Psicologia</B></I>: <B><I>reflexão e crítica</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Hypnosis and clinical psychology</B>: <B>bringing back the untold history</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo aponta várias relações entre a psicologia clínica e a hipnose, destacando que boa parte destas permaneceram e ainda se encontram pouco conhecidas da grande maioria dos psicólogos clínicos. Por um lado, visa destacar acontecimentos históricos dessa relação que, apesar da pertinência, foram marginalizados e esquecidos, o que remete, sobretudo, às práticas institucionais vigentes neste ramo da psicologia. Ao mesmo tempo, o artigo busca destacar brevemente que a reflexão sobre a hipnose pode levar a psicologia clínica a reformulações epistemológicas, institucionais e práticas da mais alta relevância, principalmente em termos de colocá-la em sintonia com importantes discussões atuais do panorama científico. Por fim, ressalta que, pelas próprias características da hipnose enquanto tema de reflexão e estudo, ela incita radicalmente a uma tomada de rumo na direção da construção de um conhecimento onde seja possível o auto-conhecimento, rompendo com as tradições modernas do pensamento científico.<hr/>The present article points out various relations between clinic psychology and hypnosis, highlighting that a great part of both has remained well unknown by the great majority of clinic psychologists. On one hand, this article aims at historical outcomes of this relation, which despite having been put aside and forgotten, takes us back to the institutional practices taking place in this field of psychology. On the other hand, it intends to briefly bring about that the reflection over hypnosis might present clinic psychology with epistemological, institutional and practical reforms of the highest relevance, especially in terms of making hypnosis function in sync with important present discussions on the scientific scenery. Finally, this article states that for its own characteristics as a subject of study and reflection, hypnosis radically incites the building up of some knowledge where self-actualization is made possible, which breaks up with the modern tradition of scientific thinking. <![CDATA[<B>Person-centered psychotherapy and the impact of the experiencing concept</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo trata das contribuições conceituais de Eugene T. Gendlin ao desenvolvimento da teoria da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl R. Rogers, com especial destaque à experienciação. Uma breve biografia do primeiro autor é apresentada ao leitor de língua portuguesa bem como dos desdobramentos da sua Filosofia do Implícito, que atualmente se constitui em uma abordagem específica. Os benefícios que uma compreensão experiencial pode oferecer aos profissionais centrados no cliente também são analisados.<hr/>The article discusses the conceptual contributions of Eugene T. Gendlin to the development of the Person-Centered Approach theory, from Carl R. Rogers, with a special distinction to Experiencing. A brief biography of the first author is presented to the Portuguese reader as well as the developments of his Philosophy of the Implicit, a specific approach nowadays. The benefits that an experiential comprehension is able to offer to the Person-Centered Professionals are also analyzed. <![CDATA[<B>Police work and mental health</B>: <B>a research with Military Police Captains</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo traz relato de pesquisa na qual foram abordadas as relações entre o trabalho dos Capitães da Polícia Militar e sua saúde mental, a partir dos aspectos deste ofício que geram prazer e sofrimento. Como estratégias metodológicas foram adotados três procedimentos: pesquisa documental, acompanhamento do cotidiano de trabalho e realização de entrevistas. Os resultados apontam que apesar da excessiva carga de trabalho administrativo e dos perigos inerentes à profissão, o prazer no trabalho está relacionado ao exercício de atividades de gestão, as quais proporcionam espaços de criação no trabalho. Porém, as pressões impostas pelos mecanismos disciplinares de vigilância e de controle, característicos da organização do trabalho policial militar, não deixam de constituir-se como fonte de sofrimento, pois engendram a divisão dos trabalhadores e colocam barreiras para a criação dos vínculos de confiança e cooperação, aspectos de suma importância se considerarmos a própria natureza do trabalho, permeada por riscos.<hr/>This article conveys a research report in which the relations between the work of Military Police Captains and their mental health were approached, arising from the aspects of this profession that generate pleasure and suffering. Three procedures were adopted as methodological strategies: Documental research, observation of daily work and interviews. The results show that in spite of the excessive administrative working load and perils inherent to the profession, the pleasure in work is related to management activities, which provide spaces for creating in the workplace. However, the pressures imposed by the disciplinary mechanism of vigilance and control, characteristics of the organization of military police work, constitute in itself a source of suffering. Since they engender the division of workers and impose barriers where bonds of cooperation and confidence are needed, aspects that are of great importance considering the nature of this type of work, permeated by risks. <![CDATA[<B>Stress and social support in childhood and adolescence related with depression symptoms in the elderly</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando o envelhecimento como período ligado às influências sócio-históricas e experiências ocorridas durante o desenvolvimento, torna-se importante investigar variáveis de outros períodos do curso da vida que possam estar implicadas na saúde dos idosos. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre características do suporte social e estresse na infância/adolescência com sintomas depressivos na velhice. Utilizou-se a escala CES-D (Radloff, 1977) e a escala de suporte social e estresse na infância/adolescência do Davis Longitudinal Study on Aging (Aldwin, Sutton, Chiara, & Spiro, III, 1996). A amostra consistiu de 956 idosos com idade entre 60 e 103 anos (M= 72,4; DP= 8,2). Foram encontradas relações significativas entre estressores e disciplina recompensatória com sintomas depressivos, o que se atribui a características não-normativas destas variáveis para esta coorte.<hr/>Considering the process of aging as a period connected to social and historical influences, and life experiences that occur during development, it's significant to investigate the variables of other periods from the course of life, which could be implicated in the health of elders. The purpose of this study, however, was to assess the relation amongst social support characteristics and stress during the childhood/adolescence period, and depression symptoms of the elderly. The CES-D scale (Radloff, 1977) and the social support and stress in childhood/adolescence scale from Davis Longitudinal Study on Aging (Aldwin, Sutton, Chiara, & Spiro, III, 1996) were used. The sample consisted of 956 elderly between 60 and 103 years old (M= 72,4; SD= 8,2). Significant connections had been found between stressors and compensatory discipline with depression symptoms, which has been attributed to non-normative characteristics of such variables for the present cohort. <![CDATA[<B>Risk and protective factors in the resource network for children and adolescences victims of sexual violence</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública, caracterizado por uma dinâmica complexa, que envolve aspectos psicológicos, sociais e legais, exigindo a intervenção coordenada de diferentes instituições. Este estudo apresenta o mapeamento de fatores de risco e de proteção na rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual identificados nos processos jurídicos do Ministério Público do Rio Grande do Sul/Brasil por violência sexual, no período entre 1992 e 1998. A análise de 71 expedientes apresenta as intervenções realizadas pelas instituições que compuseram a rede. Os resultados apontaram a dificuldade dos órgãos de proteção intervirem efetivamente nos casos. Verificou-se a falta de comunicação entre as instituições para articular as medidas de proteção necessárias e acompanhar seu cumprimento. Estes resultados sugerem a necessidade de capacitar a rede de atendimento, visando a compreensão real dos casos, bem como a condução de intervenções adequadas.<hr/>Sexual violence against children and adolescences is a public health concern, characterized by a complex dynamics, which involves psychological, social and legal aspects, demanding the coordinated intervention of different institutions. This study presents the mapping of risk and protective factors in resource network for children and adolescences victims of sexual violence, who were identified in the 1992-1998 judicial processes of the Ministério Público (District Attorney's Office) of the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The analysis of 71 files present the interventions that were performed by the institutions that composed the network. The results pointed out the difficulty of the protection services to intervene in the cases. The lack of communication among the institutions to articulate the necessary protection measures and to follow-up on their implementation was verified. These results suggest the need to qualify the services of the network, seeking the real understanding of the cases, as well as performing appropriate interventions. <![CDATA[<B>Speaking about the mind</B>: <B>some thoughts on the relation between language and theory of mind</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa sobre a aquisição da teoria da mente tem obtido grandes avanços nas últimas décadas, mas ainda há muito a ser desvendado, principalmente no que concerne os mecanismos subjacentes ao desenvolvimento desta teoria. Pesquisas recentes têm investigado a possível relação entre linguagem e teoria da mente e vários estudos têm sido conduzidos em diversas comunidades lingüísticas. O presente trabalho visa apresentar, portanto, as diferentes posições sobre a relação entre linguagem e teoria da mente assim como destacar a importância da realização de estudos transculturais. Além disso, pretende-se apontar caminhos interessantes para a pesquisa em teoria da mente no Brasil.<hr/>Research on theory of mind development has made important advances in the last two decades, however, there is much to be unveiled, particularly regarding the mechanisms underlying this aspect of development. Recent research has investigated a possible relationship between language and theory of mind and several studies have been conducted in different linguistic communities. The work presented here is aimed, therefore, at presenting different theoretical accounts of the relationship between language and theory of mind and reinforcing the importance of cross-linguistic studies. Moreover, this work is aimed at pointing to interesting directions for research on theory of mind in Brazil. <![CDATA[<B>The concept of family from a woman-mother victim of incest</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi o de investigar os discursos patriarcais inscritos nas concepões de família que têm sido mantidos ainda na atualidade. A participante do estudo foi uma mulher-mãe, vítima de violência na infância e na vida adulta, cujas filhas foram vítimas de incesto. O delineamento utilizado foi o estudo de caso, baseado em entrevistas semidirigidas. Os dados coletados foram submetidos à análise e discurso. Evidenciou-se a correspondência dos ditames patriarcais na concepção de família da participante. Mesmo não sendo o modelo efetivamente vivido, a concepção de família revelou a idealização do modelo hegemônico em nossa sociedade de família nuclear, monogâmica, patriarcal e burguesa. Uma vez que os dados foram coletados a partir de apenas um único caso, novas investigações são recomendadas. A investigação propõe-se a problematizar a hegemonia do modelo familiar patriarcal ainda prevalente em nossa sociedade, cujos ditames estão associados à dinâmica das famílias violentas e incestuosas.<hr/>The aim of this study was to explore the patriarchal discourses that are still presently registered in the concepts of family. The participant was a woman-mother, victim of violence during her childhood and adult life, whose daughters were victims of incest. The case study was based on semi-structured interviews. Discursive Analysis showed that patriarchal values correspond to the participant's concept of family. Her concept of family revealed to be an idealized nuclear, monogamy, patriarchal and bourgeois model of family, even though this model has not effectively been experienced by her. Since the data was obtained from only one case, new investigations are recommended. We intend to question the hegemonic patriarchal model of family that still endures in our society, whose imperatives have been associated to the dynamics of violent and incestuous families. <![CDATA[<B>Training parent social skills for families of children with behavior problems</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela.<hr/>This paper describes a Parental Social Skills Program aimed to reduce children behavior problems. The program, lasting 11 weeks, was implemented by means of weekly sequential steps starting with behavior analysis principles for parents to practice a non-coercitive discipline and to learn, models of parental social skills. Parents received weekly home assignments to observe the children's behavior, to establish favorable learning conditions for children to behave in desirable ways (empathy, compliance, independence etc.) and to adequately express emotions. Thirty-two mothers and two fathers participated in the program. Self-report questionnaires and open interviews in the pre-and post-intervention phases were used to assess the program's efficacy. Results showed significant reduction in the frequency and severity of disruptive and/or noncompliant behavior, as assessed by the parents. In conclusion, the approach of educational social abilities for parents may contribute positively to the development of non-coercitive disciplinary practices. <![CDATA[<B>The effects of age on visual perception of sine-wave gratings at low luminance</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi investigar a função de sensibilidade ao contraste (FSC) de adultos e idosos (20-23, 30-39, 40-49, 50-59, 60-69 anos) para grades senoidais de 0,25 a 2 cpg em luminância baixa. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Foram estimados limiares de contraste para 30 participantes (seis em cada faixa etária) utilizando o método psicofísico da escolha forçada. Neste método, os participantes tinham que escolher um estímulo contendo uma freqüência de teste (grade senoidal) em baixo contraste ou um estímulo neutro com luminância média de 0,7 cd/m². Os resultados mostraram que os grupos de 50-59 e 60-69 anos apresentaram prejuízos significativos na FSC nas freqüências espaciais de 1 e 2 cpg comparados ao grupo de 20-23 anos. Estes resultados sugerem alterações relacionadas à idade na FSC de freqüências espaciais em níveis baixos de luminância.<hr/>The aim of this work was to investigate the contrast sensitivity function for sine-wave gratings in the range between 0.25-2 cpd in young and older adults (20-23, 30-39, 40-49, 50-59, 60-69 years old) using low luminance. All subjects were free from identifiable ocular disease and had normal acuity. We measured the contrast thresholds for 30 participants (six volunteers in each age) using the psychophysical forced-choice staircase method. In this method the volunteers had to choose the stimulus containing a test frequency at low contrast (e.g., a sine-wave grating), or another neutral stimulus at mean luminance (0.7 cd/m²). The results showed significant changes of CSF for sine-wave gratings at 1 and 2 cpd for the adults 50-59 and 60-69 years old compared to the adults of 20-23 years old. These results suggest age-related changes in the CSF for sine-wave grating at low luminance levels. <![CDATA[<B>Value correlates of the motivations to respond without prejudice</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo principal conhecer em que medida as motivações interna e externa para responder sem preconceito frente aos negros se correlacionam com os valores humanos. Para tanto, contou-se com a participação de 308 pessoas da cidade de João Pessoa (PB), distribuídas entre estudantes do ensino médio e universitário, bem como pessoas da população geral. Estes responderam, além de questões demográficas, o Questionário dos Valores Básicos, Escala de Desejabilidade Social e a Escala de Motivação Interna e Externa para Responder sem Preconceito. De acordo com os resultados, a motivação interna se correlacionou de modo positivo principalmente com os valores suprapessoais, como maturidade, beleza e conhecimento. No caso da motivação externa, esta o fez unicamente com os valores de realização, destacando-se entre eles prestígio e privacidade. Estes resultados são coerentes com aqueles apresentados na literatura, que indicam a oposição entre os valores de igualitarismo (suprapessoais) vs. ética protestante (realização) para explicar o preconceito e as motivações para não apresentar este tipo de atitude.<hr/>The current study aimed at establishing to what extent both internal and external motivations to respond without prejudice towards Blacks would correlate with human values. As many as 308 subjects from João Pessoa - comprising high school and university students as well as individuals from the community as a whole - were considered. The Basic Values Questionnaire, the Impression Management Scale and the Scale of Internal and External Motivation to Respond without Prejudice, and also demographic questions were applied. Results showed that the internal motivation was positively correlated with the suprapersonal values, specifically maturity, beauty and knowledge. Moreover, the external motivation did correlate, predominantly, with the achievement values, specifically those of prestige and privacy. Such results are in line with those found in the literature, which indicate the opposition between egalitarianism (suprapersonal) vs. protestant ethic (achievement) values so as to explicate the prejudice and the motivations that would prevent such attitude. <![CDATA[<B>Parental Practices Scales (PPS)</B>: <B>evaluating dimensions of parental practices towards adolescents</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi elaborar um instrumento de auto-relato para avaliar dimensões de práticas educativas parentais em relação a adolescentes. Participaram do estudo 409 adolescentes (57,9%, com média de idade de 16,52 anos), dos quais 298 forneceram protocolos completos. Foram gerados inicialmente 62 itens para avaliar diversas dimensões de práticas parentais. A estrutura subjacente ao conjunto dos itens foi avaliada através de análises de componentes principais. Sucessivas análises permitiram chegar a uma solução interpretável de 6 componentes para um conjunto de 27 itens, onde cada item apresentou carga superior a 0,35 em apenas um componente. Os componentes identificados foram (e respectivos alpha de Cronbach das escalas correspondentes): controle punitivo (0,73), supervisão do comportamento (0,77), cobrança de responsabilidade (0,70), intrusividade (0,67), apoio emocional (0,89) e incentivo à autonomia (0,76). Os resultados mostram, portanto, que é possível distinguir empiricamente dimensões de práticas educativas parentais mais específicas que as dimensões de responsividade e exigência tipicamente mencionadas na literatura. Além disso, as escalas mostraram padrões de correlações diferenciados com alguns indicadores de desenvolvimento psicossocial na adolescência, sugerindo que seus efeitos sobre o desenvolvimento também são distintos.<hr/>The aim of this study was to elaborate a self-report instrument to evaluate dimensions of parental educational practices concerning adolescents. The sample was composed of 409 adolescents (57,9% women, with an average age of 16,52 years old), from which 298 provided complete protocols. Initially, 62 items were generated to evaluate different dimensions of parental practices. The underlying structure present in the set of items was evaluated using principal components analysis. Repeated analysis allowed an interpretable solution of 6 components for a set of 27 items, considering items with factor loadings greater than 0.35 in just one component. The identified components are listed below, together with the respective Cronbach alpha value of the correspondent scales: punitive control (0.73), behavioral supervision (0.77), responsibility demandingness (0.70), intrusiveness (0.67), emotional support (0.89) and autonomy granting (0.76). Therefore, the results show that it is possible to empirically distinguish more specific parental educational practices than the responsiveness and demandingness dimensions that are tipically mentioned in the literature. Moreover, the scales show different correlational patterns when some psychosocial development indicators are considered, suggesting that the effects over the development are also distinct. <![CDATA[<B>Decision-making capacity of young adults and older adults as measured by the <I>Iowa Gambling Task</I> (IGT)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve por objetivo investigar a tomada de decisão em jovens e idosos. O instrumento utilizado foi a Iowa Gambling Task, a qual foi adaptada para o Português Brasileiro no presente estudo. Participaram do estudo 82 indivíduos, 42 jovens de 20 a 35 anos e 40 idosos de 61 a 78 anos. Os resultados demonstraram que não houve diferença entre os grupos quanto às escolhas de cartas de cada baralho. Ambos os grupos selecionaram mais cartas dos baralhos "A" e "C" e menos cartas dos baralhos "B" e "D". Não houve diferença entre os grupos, no que se refere ao aprendizado desenvolvido ao longo da tarefa. Jovens e idosos foram gradualmente adquirindo uma predileção pelos baralhos "C" e "D", a qual culminou no quarto bloco, porém não se manteve no último. Peculiaridades na aplicação do instrumento podem responder pela não manutenção do aprendizado.<hr/>The study aimed to analyze the decision-making capacity of young adults and older adults. The Iowa Gambling Task, which was adapted for the Brazilian Portuguese in the present study, was used to measure decision-making. The sample consisted of 82 healthy persons divided in two groups: Group 1 - 42 young adults and Group 2 - 40 elders. The results showed older adults no differences between the groups regarding the choices in the cards. Both groups showed a preference for decks "B" and "D". Regarding the learning process acquired during the test, there were also no differences between the two groups. All the subjects gradually developed a predilection for the cards of decks "C" and "D", preference that culminated in the fourth block, although not sustained up to the last one. This lack of maintenance of the learning process could perhaps be explained by some particular existing peculiarities in the application of the instrument. <![CDATA[<B>Morality and homicide</B>: <B>a study on the motivation of the transgressor</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investigamos os juízos de representação da realidade (JRR) e de valor moral (JVM) de 20 homens homicidas (30 a 49 anos), acerca da razão do crime, à época do homicídio e no momento atual. Realizamos entrevistas individuais e verificamos que: o JRR mais apontado, no presente e no passado, foi a agressão física sofrida, justificada no presente principalmente pelo fato de o agressor ter-se sentido humilhado e, no passado, pelo fato de ter querido vingar-se e pelas características próprias, dele ou da vítima; o JVM mais mencionado no passado foi o de que as razões estavam certas, devido a características dos entrevistados ou das vítimas, pelas humilhações sofridas ou porque precisavam defender uma vida, ao passo que no presente o juízo mais citado pelos entrevistados foi o de que estavam errados os motivos, em face das conseqüências negativas do crime para eles e dos argumentos religiosos.<hr/>We investigated the judgment of representation of reality (JRR), and the judgment of moral value (JVM) of 20 homicidal subjects (30 to 49) as to the reasons of the crime, at the time of the homicide and at the present moment. Individual interviews were carried out. We verified that the most indicated JRR, in the present and in the past, was the physical aggression suffered by the aggressor, justified in the present because the aggressor felt humiliated and, in the past, for having wished to take revenge due to his or the victim's characteristics; the most mentioned JVM in the past was that that their reasons were right due to the characteristics of the interviewees or those of the victims, for the humiliations suffered or because they needed to defend a life, whereas in the present, the most cited judgment was that their motives were wrong, in face of the negative consequences, and religious arguments. <![CDATA[<B>Preschooler's social skills and behavior problems</B>: <B>comparison between mother and teacher assessments</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo comparou avaliações de mães e professoras, sobre habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças, identificadas pelas professoras, como tendo problemas de comportamento. Participaram mães e professoras de 24 crianças com problemas de comportamento e 24 crianças indicadas como sendo socialmente habilidosas. Foram utilizados o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados e a Escala Comportamental Infantil, versões para pais e professores. Os principais resultados foram: (a) mães e professoras de crianças sem problemas não diferiram na avaliação das habilidades sociais, mas diferiram quanto aos problemas, percebidos em nível mais alto pelas mães; (b) mães e professoras de crianças com problemas diferiram na avaliação dos problemas de comportamento e das habilidades sociais; as mães perceberam mais habilidades e menos problemas; (c) diferenças de gênero foram encontradas apenas para problemas de comportamento das crianças com problemas. Os resultados indicam a necessidade de ter diferentes informantes, em diferentes contextos, na avaliação do comportamento de crianças.<hr/>This work compared assessments carried out by mothers and teachers about the social skills and behavior problems of children identified by their teachers as having behavior problems. Participants were mothers and teachers of 24 preschool children presenting behavior problems, and 24 preschool children with high levels of social skills. The instruments used were the Socially Desired Behavior Questionnaire and the Rutter Child Behavior Scale: versions for parents and teachers. The main results were: (a) mothers and teachers of children without behavior problems scored similar social skills, but different behavior problems, in which mothers perceived more behavior problems than teachers; (b) mothers and teachers of children presenting behavior problems scored both social skills and behavior problems differently, in which mothers perceived higher levels of social skills and less behavior problems; (c) gender differences were found only for behavior problems of the children presenting behavior problems. Results point to the need to have different informants, in different settings, in the assessment of child behavior. <![CDATA[<B>Memory training in healthy elders</B>: <B>outcomes and possible mechanisms of improvement</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en INTRODUÇÃO: Pesquisas documentam declínio na memória ao longo do envelhecimento, entretanto, estudos apontam que o treino gera um aumento significativo no desempenho de idosos. OBJETIVO: Replicar resultados internacionais referentes a treino de memória com uma amostra brasileira de idosos saudáveis e investigar mecanismos, como o uso de estratégias, que possam explicar seus benefícios. MÉTODO: 69 idosos saudáveis, sub-divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), receberam quatro sessões de treino de memória (GC recebeu o treino após o pós-teste). O treino ofereceu informações sobre memória e envelhecimento, instrução e prática em organização de listas de supermercado e grifo de idéias principais em textos. RESULTADOS: No pós-teste o GE apresentou melhor desempenho na recordação de texto e maior uso de estratégias (organização da lista e uso de grifo). Os dois grupos relataram menor número de queixas (medidas através do MAC-Q) e processamento de informações mais rápido (símbolos do WAIS-R) no pós-teste. CONCLUSÕES: Após o treino, os idosos fazem uso mais intenso de estratégias de memória, mas este fato não garante melhor desempenho (não houve aumento na memorização da lista). Os achados para a lista sugerem a presença da deficiência da utilização: os idosos usaram a estratégia, mas não se beneficiaram dela.<hr/>INTRODUCTION: Studies document a change in memory during the process of aging. However, studies report the possibility of improvement after training. OBJECTIVE: To replicate international findings regarding the effects of memory training with a sample of Brazilian elders and to investigate mechanisms, such as the use of strategies, that can explain its benefits. METHODS: 69 healthy Brazilian elders were randomly divided into an experimental group (EG) and a control group (CG), and received four sessions of training (CG received training after pos-test). Training included information on memory and the process of aging, instruction and practice in organizing grocery lists and the underlining of main ideas in short texts. RESULTS: There was superior improvement for prose recall and greater use of strategies (organizing lists and underlining texts) for the EG at post-test. Both groups reported fewer memory complaints (assessed with the MAC-Q) and faster information processing (WAIS-R Digit Symbols sub-test). CONCLUSIONS: After training, elders intensify the use of strategies, however, this fact does not guarantee a better performance (there was no significant improvement in list recalls). List recall results suggest the presence of the utilization deficiency: elders used the strategy but failed to benefit from it. <![CDATA[<B>The debate on homosexuality mediated by social representations</B>: <B>homosexual and heterosexual perspectives</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi estudar as representações sociais da homossexualidade entre estudantes universitários, segundo orientação sexual e sexo. Foram aplicadas uma questão de associação livre sobre a palavra homossexualidade e outra sobre as possíveis causas da mesma, sendo os dados analisados segundo os princípios da análise de conteúdo. Houve diferenças significativas entre os grupos, possibilitando-nos encontrar diferentes maneiras de se compreender/lidar com a homossexualidade e enfrentar preconceitos/discriminações. Os homens homossexuais, procuraram justificar/legitimar publicamente (direitos, liberdade) a homossexualidade com o argumento/representação de que ela é incontrolável/natural, enquanto as mulheres homossexuais preferiram construir e aperfeiçoar contratos de interação no plano interpessoal (família, namoro) para obter reconhecimento social. Já os homens e mulheres heterossexuais, referindo-se muito à normatização e outros conteúdos que reforçam as convenções sociais indicaram menos possibilidade de reconhecimento da homossexualidade.<hr/>The objective of this work was to study the social representations of homosexuality among college students, according to sexual orientation and sex. One free association question about the word homosexuality and another about is possible causes were answered. The data was analyzed according to the principles of content analysis. There were significant differences among the groups, allowing us to find out different ways of understanding/dealing with homosexuality and facing prejudice/discrimination. The homosexual men publicly justified/legitimated (rights, freedom) homosexuality with the argument/representation that it is uncontrollable/natural, while the homosexual women preferred to build and improve interaction agreements on the interpersonal level (family, love affair) to obtain social recognition. Yet the heterosexual men and women, with many references to normality and others contents that reinforce the social conventions, pointed out less possibility of recognition towards homosexuality. <![CDATA[<B>The hypothesis of conceptual accessibility for typicality and linguistic production</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo estende a hipótese da acessibilidade conceitual proposta por Janczura e Nelson (1999) para a tarefa de produção lingüística e propõe um procedimento alternativo para avaliar a participação dos atributos dos conceitos em julgamentos de tipicidade. Os resultados evidenciaram que diferentes graus de tipicidade não estão relacionados à probabilidade de um atributo ser considerado como presente em um membro de uma categoria, mas podem ser previstos pela força associativa do membro em relação à categoria que pertence. Demonstrou-se, também, que a produção lingüística pode ser determinada em termos da acessibilidade dos membros de categorias na memória e que este resultado é paralelo à tarefa de julgamentos de tipicidade. Ou seja, membros de categorias mais acessíveis na memória são considerados como melhor representantes do que menos acessíveis. Sugere-se que julgamentos de tipicidade são apoiados na memória para a informação categórica. Quanto maior for o acesso ao conhecimento que o indivíduo tiver sobre o membro ou suas características, maior será a percepção de sua representatividade. Propõe-se que, para categorias conhecidas, a tipicidade deveria ser reinterpretada como uma medida de acessibilidade ao invés de representatividade conceitual.<hr/>This paper extends the accessibility hypotheses proposed by Janczura and Nelson (1999) to linguistic production and presents a procedure for evaluating the participation of attributes in typicality judgments. The results show that different degrees of typicality are not related to the probability of an attribute being considered a part of an exemplar but can be predicted by the strength of association between an instance and its category. It also demonstrates that accuracy in a linguistic production task can be explained in terms of the accessibility of category members in memory. These results parallel typicality judgments. That is, more accessible members in memory are considered better category exemplars. It suggests that memory for category information may underlie typicality judgments. The more a subject knows a category exemplar or its features, the better it is perceived as representing the category. This paper proposes that, for known categories, typicality should be re-interpreted as a measure of category accessibility rather than category representativeness. <![CDATA[<B>The home environment resources scale</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é descrever o desenvolvimento do RAF - Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Baseado na concepção ecológica do desenvolvimento, o RAF avalia recursos do ambiente familiar que podem contribuir para o aprendizado acadêmico nos anos do ensino fundamental, em três domínios: recursos que promovem processos proximais; atividades que sinalizam estabilidade na vida familiar; práticas parentais que promovem a ligação família-escola. Uma revisão de pesquisas que utilizaram o RAF indica índices aceitáveis de consistência interna, bem como associação entre escores no RAF e indicadores de desempenho escolar e ajustamento. Passeios, brinquedos e livros, bem como oportunidades de interação com os pais em casa, foram recursos relacionados a indicadores de bom desempenho escolar e ajustamento. Embora ainda sejam necessários estudos de validação e fidedignidade, o inventário tem sido uma ferramenta útil para pesquisadores e pode ser usado por profissionais que trabalham em contexto clínico ou educacional.<hr/>The aim of this article is to describe the development of the HERS - Home Environment Resources Scale. The HERS is based on an ecological view of development. It assesses support resources available to the child at home, which can contribute for school achievement. These resources relate to three domains: resources that promote proximal processes; activities that signal stability in family processes; parental practices that promote a home-school linkage. Previous research using the HERS has indicated acceptable indexes of internal consistency, as well as significant associations between HERS scores and measures of academic achievement and adjustment. Leisure activities, toys, books, and opportunities for the child to interact with parents at home were all related to child achievement and adjustment. Although further studies are needed to secure its reliability and validity, the instrument has proven to be a useful tool for researchers, being used by professionals who work in clinical and educational contexts. <![CDATA[<B>Access and success in higher education in Portugal</B>: <B>issues of gender, sociocultural origin and students' academic path</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Analisa-se o impacto do sexo e da origem sócio-cultural na nota de candidatura e nos cursos escolhidos no Ensino Superior, assim como nas dificuldades antecipadas e no rendimento académico no final do 1º ano de frequência universitária. O estudo tomou 1407 estudantes da Universidade do Minho. Os resultados apontam que o sexo, a par do nível sócio-cultural das famílias, influencia a escolha de cursos (mais estudantes do sexo feminino e das classes mais desfavorecidas frequentam cursos de ciências sociais, ao passo que mais estudantes do sexo masculino e das classes mais favorecidas o fazem em cursos de engenharia). Verifica-se ainda que os estudantes do sexo feminino e mais favorecidos socialmente apresentam notas mais elevadas de candidatura ao Ensino Superior e na média no final do 1º ano. Em relação às dificuldades antecipadas, os estudantes do sexo feminino e dos cursos de ciências sociais e económicas antecipam mais dificuldades interpessoais, enquanto os alunos do sexo masculino e a frequentar cursos de engenharia e de ciências económicas o revelam em relação à aprendizagem e à organização das tarefas diárias. A antecipação de dificuldades de aprendizagem relaciona-se ainda de forma negativa e estatisticamente significativa tanto com a nota de ingresso como com a média no final do 1º ano.<hr/>We analyse the impact of gender and sociocultural origin of freshmen from their college entrance exam scores and chosen undergraduate courses, as well the anticipation of difficulties in academic adaptation, and in academic success, at the end of their first year in college. The study's sample consists of 1407 freshman students from the Universidade do Minho. Results show that gender and sociocultural family background influence the courses that are chosen (most female students and students from less advantaged social class origins attended Social Science courses, whereas most male students and students from more advantaged social class origins attended Engineering courses). Higher sociocultural status and female students presented higher entrance exam scores and averaged better academic achievement at the end of their first year in college. Concerning anticipated difficulties, female students and students from Social and Economic Science courses anticipated more inter-personal difficulties, while male students and students from Engineering and Economic Science courses anticipated more difficulties in relation to learning and organizing daily activities. The anticipation of learning difficulties was associated in a negative and statistical way with entrance exam scores and academic achievement. <![CDATA[<B>The representation of economic inequality in children and adolescents of different social economical status</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Existe uma controvérsia na literatura relativa ao desenvolvimento da representação da desigualdade econômica. A questão levantada por estas investigações é: Os atributos do conhecimento desta noção de desigualdade econômica são coletivos ou individuais? Uma investigação foi planejada com uma amostra de 85 participantes de origem sócio-econômica diferenciada: 30 adolescentes oriundos de famílias de NSE médio e 55 adolescentes oriundos de famílias de NSE baixo (30 morando com os pais e 25 morando na rua). Foram utilizados desenhos de pessoas representando ocupações que os participantes deviam ordenar em função de remuneração, atribuir salário e avaliar a satisfação. Os resultados apontam para a existência de uma relação entre pertencer a um determinado grupo sócio-cultural e aspectos cognitivos da forma de representação das desigualdades econômicas em nossa sociedade. De fato, as recompensas de salários associados com ocupações em diferentes posições na estratificação, são representadas diferentemente em função do nível sócio-econômico e experiência sociocultural do participante. Assim, é possível considerar que a estrutura do sistema de atividades sobre-individuais na qual a criança está inserida desempenha um papel crucial no desenvolvimento de formas específicas de representação da desigualdade social. Estes resultados e suas implicações para a compreensão do processo de socialização são discutidos.<hr/>There is a controversy in the literature concerning the development of children's representations of economic inequality. The issue is whether the attributes of children's concept of economic inequality are fundamentally collective or individual? An investigation was planned with a sample of 85 subject of different social economical status (SES): 30 adolescents from high SES families and 55 from low SES families (30 living with their parents and 25 living in the street). Pictures of people representing different professions were used, which participants had to put in order according to remuneration, attributing wages and evaluating satisfaction. The results point out the existence of a relationship between belonging to a certain social-cultural group and cognitive aspects of how economic inequalities are represented in our society. In fact, remunerations associated with different types of occupations were represented differently depending of social economical status and cultural experience of the participant. Thus, it's possible to consider that the structure of the system of super-individual activities in which the child is inserted plays a crucial part in the development of specific forms of social inequality representation. These results and its implications for an understanding of the socialization process are discussed.