Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220070001&lang=en vol. 20 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B><I>Psicologia: Reflexão e Crítica</B></I>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Emotional and behavioral problems prevention programs for children and adolescents</B>: <B>lessons from three decades of research</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute algumas diretrizes para a implementação e avaliação de programas de prevenção a problemas emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes, visando a transformação da tecnologia de pesquisa em serviços comunitários. Abordar-se-á uma estrutura conceitual de intervenções preventivas em saúde mental, a fundamentação dos programas preventivos em teoria, a avaliação de necessidades e o envolvimento da comunidade durante o planejamento e implementação do programa, a replicação de programas preventivos cuja efetividade foi empiricamente verificada e a avaliação de processo e resultados destes programas. Como conclusão, será discutida uma agenda de pesquisa para o avanço da área no Brasil.<hr/>This paper presents some directives for implementing and evaluating emotional and behavioral problem programs for children and adolescents, aiming at the transformation of research technology into community services. The following are discussed: the conceptual framework of preventive interventions in mental healthcare, the theoretical bases of preventive programs, the assessment of needs and community participation during the planning and implementation of the program, the replication of preventive programs that were empirically supported, and the assessment of the process and long-term results of these programs. As a conclusion, a research agenda for the advancement of this field in Brazil is provided. <![CDATA[<B>Symbolic play and the narrative organization of the child's life experience</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho estuda a narrativa e a imagem como elementos da linguagem do brincar simbólico. Para isto, uma criança foi acompanhada em um processo de psicoterapia por um período aproximado de um ano. O brincar simbólico da criança na caixa de areia - sandplay - foi analisado em termos da organização narrativa e da construção de significado a partir da teoria e do método de Psicologia Analítica de C. G. Jung e da teoria narrativa de J. Bruner. Nosso estudo demonstra que o brincar simbólico é uma forma de linguagem e que através dele a criança constrói um texto o qual apresenta-se como uma narrativa ou como uma imagem; que este texto está repleto de elementos os quais aparecem como outras narrativas ou imagens que se interpõem às narrativas construídas pela criança. Mostra que a criança organiza a sua experiência do mundo e a sua experiência da vida através deste texto. Mostra também que as narrativas produzidas através do brincar simbólico da criança possuem uma relação com as narrativas produzidas ao longo da história cultural da humanidade. Finalmente, indica que o brincar simbólico tem uma função cognitiva de organizar a experiência de vida da criança.<hr/>The present work studies the narrative and the image as elements of the language of symbolic play. With this objective a child was observed during approximately one year while in a psychotherapeutic process. The child's symbolic play in the sandplay was analyzed concerning narrative organization and construction of meaning based on Jung's Analytical Psychology theory and method, and Bruner's narrative theory. The study shows that symbolic play is a form of language, and through it the child constructs a text that presents itself as a narrative or as an image; that this text is filled with cultural elements which show themselves as new narratives or images that mix with the ones the child had constructed. Also, it shows that the child organizes his/her life experience and that of the world by means of this text; that the narratives produced by symbolic play are similar to those produced by the cultural history of mankind; and, finally, that symbolic play has a cognitive function of organizing the child's life experience. <![CDATA[<B>Development and validation of an Agreeableness scale in the Big Five personality model</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo visou a construção e validação de construto de uma escala para a mensuração de Socialização no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. Neste Modelo, Socialização é uma dimensão da personalidade que agrupa traços como altruísmo, franqueza, confiança nas pessoas, bem como frieza, falta de empatia, comportamentos antisociais, etc. Os participantes deste estudo foram 1.100 pessoas de cinco estados brasileiros, de ambos os sexos, com nível de escolarização médio ou superior. Foram realizadas análises fatoriais para a verificação da dimensionalidade da EFS, sendo que a solução de três fatores foi considerada mais adequada. Os fatores extraídos foram denominados Amabilidade, Pró-sociabilidade e Confiança nas pessoas. A consistência interna dessas escalas (calculada por Alpha de Cronbach) foi de 0,91; 0,84 e 0,80 respectivamente, e da escala geral 0,92.<hr/>The present study was designed to develop and assess construct validity of an Agreeableness scale (Escala Fatorial de Socialização - EFS) in the Big Five model. In this model, Agreeableness is comprised by traits that describe altruism, straightforwardness, trust in people, as well as coldness, antisocial behaviors, among others. The participants were 1.100 individuals, from five States in Brazil, of both sexes, with high school or university level of education. Factor analyses were conducted to determine the EFS dimensions. A 3-factor solution was found to be more adequate. The factors found were named: Cordiality, Pro-sociability, and Trust in people. Internal consistency (Cronbach's alphas) for the factors were .91, .84, and .80 respectively, and .92 for the general scale. <![CDATA[<B>Visual contrast perception in human beings</B>: <B>psychophysical evidence for high angular frequency channels</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi mensurar curvas de resposta ao contraste para os filtros de freqüências angulares de banda estreita de 32, 48, 64 e 96 ciclos/360º. Foram estimadas nove curvas para cada filtro com o método psicofísico de somação de resposta de supralimiar aliado ao método da escolha forçada. Participaram deste experimento seis participantes adultos com acuidade visual normal ou corrigida. Os resultados demonstraram somações máximas de limiar de contraste na freqüência de teste dos filtros de 32, 48, 64 e 96 ciclos/360º circundadas por inibições nas freqüências vizinhas às freqüências angulares de teste de cada filtro. Estes resultados são consistentes com a existência de filtros de freqüências angulares de banda estreita no sistema visual humano através do processo de somação ou inibição na faixa de freqüência angular alta.<hr/>The aim of this study was to measure narrow-band frequency response curves for four angular frequency filters. The test frequencies were 32, 48, 64 and 96 cycles/360º. Six humans observers with normal or corrected visual acuity measured nine curves for each filter, with a supra-threshold response summation psychophysical method allied with a forced-choice method. The results showed maximum summation effects at test frequency for filter frequencies 32, 48, 64 and 96 cycles/360º, as well as a strong inhibition for neighboring frequencies. These results are consistent with the existence of narrow-band angular frequency filters in the human visual system either through summation or the inhibition of specific high angular frequency ranges. <![CDATA[<B>Texture gradients with perspective lines and horizon amplify the overestimation of relative size in pictorial spaces</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Comparações de tamanhos relativos em espaços representados pictoricamente foram investigadas sob influência de informações de profundidade. Quarenta participantes ajustaram, pelo método das escadas, os tamanhos de retângulos brancos no campo visual superior para serem percebidos como iguais aos tamanhos de cartas de baralho apresentadas no campo visual inferior. Durante a apresentação dos estímulos, informações pictóricas de profundidade eram disponibilizadas no fundo da tela do computador e os participantes foram solicitados a tipificar a estratégia utilizada para julgar os tamanhos percebidos. A linha do horizonte e o gradiente de linhas de perspectiva favoreceram a superestimação dos tamanhos percebidos em cerca de 8% e 12%, respectivamente, e as comparações de tamanho foram coerentes com a constância de tamanho.<hr/>Comparisons of relative size in pictorial spaces under the influence of depth cues were investigated. Using the staircase method, 40 participants adjusted the sizes of blank cards presented in the upper visual field to the size of playing cards presented in the lower visual field. During the presentation of the stimuli, pictorial depth cues were displayed in the computer screen and participants were asked to typify the strategy used to judge the perceived sizes. The horizon and the perspective line gradient contributed to the overestimation of the perceived size of blank cards in about 8 and 12%, respectively, and size comparisons were coherent with the constancy of size. <![CDATA[<B>Sexual liberalism / conservatism</B>: <B>proposal of a multi-factorial measurement</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetiva apresentar uma medida multi-fatorial de liberalismo / conservadorismo sexual. Partiu-se do Questionário de Atitudes Sexuais, sendo acrescentados novos itens. Para tanto, foram realizados dois estudos. No primeiro, os participantes responderam o Questionário de Atitudes Sexuais, dividido em duas sub-escalas (Self e Other), e questões demográficas. Os resultados das análises fatoriais exploratórias evidenciaram um fator geral de liberalismo / conservadorismo sexual. No segundo estudo os participantes responderam o Questionário de Liberalismo / Conservadorismo Sexual (QLCS), a Escala de Conservadorismo Moral, a Escala de Tradicionalismo Moral e questões demográficas. Mediante uma análise fatorial confirmatória, comprovou-se a estrutura multi-fatorial do QLCS, que revelou índices aceitáveis de bondade de ajuste. Os Alfas de Cronbach encontrados para os fatores de segunda ordem foram 0,88 (Self) e 0,90 (Other). Todos os fatores do liberalismo se correlacionaram entre si e com as escalas de conservadorismo e tradicionalismo moral, comprovando a validade convergente do instrumento psicométrico, que se mostrou adequado para utilização no contexto brasileiro.<hr/>This study aims at presenting a multi-factorial measurement of sexual liberalism/conservatism. New items were added to the Sexual Attitudes Questionnaire and two studies were developed. During the first study, the participants answered the Sexual Attitudes Questionnaire, divided in two sub-scales (Self and Other), and demographic questions. The results of the exploratory factor analysis showed a general factor of sexual liberalism/conservatism. In the second study, the participants answered the Sexual Liberalism/Conservatism Questionnaire (SLCQ), the Moral Conservatism Scale, the Moral Traditionalism Scale and demographic questions. By means of a confirmatory factorial analysis, the multi-factorial structure of the SLCQ was confirmed, revealing acceptable indexes of goodness-of-fit. The Cronbach's Alpha found to the second order factors were .88 (Self) and .90 (Other). All factors of liberalism correlated themselves with each other and with the conservatism and traditionalism scales, corroborating the convergent validity of the psychometric instrument, wich proved its adequacy for use in the Brazilian context. <![CDATA[<B>Social interaction in austim in learning virtual environment</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é discutir sobre o desenvolvimento da interação social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. A revisão de literatura baseia-se na Teoria Sócio-Histórica e em teóricos do Autismo. Para tanto, parte-se de uma discussão mais ampla sobre Interação Social e seu desenvolvimento, assim como as características apresentadas no autismo, considerando a intencionalidade de comunicação como um dos principais construtos teóricos para análise da interação social de pessoas com autismo em ambientes digitais. Finalmente, apresentamos e discutimos dados coletados num estudo de caso com quatro sujeitos com diferentes níveis da síndrome que foi realizado ao longo de dois anos de pesquisa utilizando ambientes digitais diversos, assim como os resultados alcançados no estudo.<hr/>The goal of this paper is to discuss the development of social interactions in virtual environments, specially considering the autism. The literature review is based on Sociohistorical Theory and main theoretical works about this condition. We start from a wide discussion about social interaction, its development and relation to autism characteristics, considering that the concept of intentional communication is fundamental to the analysis of social interaction of autistic subjects in virtual environments. Furthermore, we present and discuss the data obtained from a case of study carried out with four subjects that suffer from different levels of autism. The study was developed as a two years of research applying several virtual environments. We also discuss the main results of this research. <![CDATA[<B>The field of qualitative research and the Underlying Discourse Unveiling Method (UDUM)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Desde o final do século XX, uma "revolução" qualitativa vem ocorrendo nas ciências sociais e humanas. Impelidos pela necessidade de explorar a fundo novos fenômenos humanos e sociais, inúmeros pesquisadores abandonaram o positivismo e abraçaram metodologias qualitativas. O campo da pesquisa qualitativa passou a abranger uma variedade tão grande de métodos que a discussão das especificidades de qualquer um deles requer a identificação dos pontos em que o método em questão se aproxima ou se distancia dos outros métodos que compõem o campo. Neste trabalho, tal procedimento é usado para a discussão das especificidades do Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS).<hr/>Since the end of the 20th century, a qualitative "revolution" has been going on in the social and human sciences. Prompted by the need to attain deeper knowledge of new human and social phenomena, several researchers abandoned positivism and embraced qualitative methodologies. The field of qualitative research has become so vast that a discussion of the specificities of any particular method requires the identification of the similarities and differences that exist between such method and the various other methods in the field. In the present paper, this procedure is used for the discussion of the specificities of the Underlying Discourse Unveiling Method (UDUM). <![CDATA[<B>Professor's work</B>: <B>subjectivity, "superimplication" and pleasure</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa os efeitos dos novos processos de trabalho num campo específico: na docência e na produção universitária. Para tal, apresenta um breve percurso histórico do capitalismo, da tecnologia e do trabalho; analisa os impactos contemporâneos desses processos na vida universitária, destacando os efeitos de subjetivação advindos no contexto atual.<hr/>The article analyzes the effects of new work processes in a specific field: teaching and production in the academic context. To do so, it presents a brief history of capitalism, technology and work; analyzes the contemporary impacts of these processes in academic life, highlighting the effects of subjectiveness generated in the current context. <![CDATA[<B>Successful aging definition in a sample of older adults</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O envelhecimento é definido como um processo multidimensional (Baltes & Baltes, 1990). Rowe e Kahn (1998) apresentam três indicadores de envelhecimento saudável: baixo risco de doenças e de incapacidades funcionais; funcionamento mental e físico excelentes; e envolvimento ativo com a vida. Com base nesses pressupostos, o objetivo deste trabalho foi examinar a definição de envelhecimento saudável em uma amostra de idosos da comunidade buscando identificar as multidimensões percebidas pelos mesmos. A amostra foi de 501 idosos com idade entre 60 a 93 anos (M= 72,65; DP= 8,08). Foi realizada análise de conteúdo das respostas abertas sobre envelhecimento saudável. Identificou-se 29 categorias, sendo as mais citadas: saúde física; saúde social e saúde emocional e as menos citadas: envelhecimento como patológico e atividades específicas para idosos. Conclui-se que este estudo confirmou os pressupostos de heterogeneidade e multidimensionalidade do processo de envelhecimento, ao observar-se a variabilidade nas definições dos idosos.<hr/>The process of aging is defined as a multidimensional process (Baltes e Baltes, 1990). Rowe and Kahn (1998) present three indicators of successful aging: low risk of disease and disease-related disabilities; high level of mental and physical functions and an active life style. Based on these presumptions, this article presents a research that examined the definition of successful aging from a sample of older adults, seeking to identify the multiple dimensions perceived by them. The sample consisted of 501 older adults between 60 to 93 years old (M=72,65; SD= 8,08). Content analysis of their answers to what successful aging means identified 29 possible categories. The most cited definitions for successful aging were: physical health, social health and emotional health. On the other hand, the least cited answers were: a life of work; aging as a pathological process and specific activities for older adults. In conclusion, this study confirmed the presumptions of heterogeneity and multidimensionality of aging, by observing the various definitions from older adults. <![CDATA[<B>The EEA model</B>: <B>definitions, unit of analysis and possible applications</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresentamos as características empíricas do modelo EEA para o estudo do desenvolvimento do processo de comunicação mãe-bebê e da emergência do self. Introduzimos as definições, a unidade de análise e sugerimos algumas aplicações. Este modelo integra uma seqüência de três padrões de organização, denominados estabelecimento, extensão e abreviação (EEA). Expomos os conceitos básicos para a compreensão deste modelo (processo, tempo irreversível, historicidade, sistema de relações, indivíduo e "realidade virtual") e as perspectivas teórico-metodológicas que o fundamentam, Sistemas Dinâmicos e Dialogismo, sobretudo na perspectiva de Bakhtin.<hr/>We present the empirical characteristics of the EEA model, applied to study the development of the mother-infant communication process and the emergence of the self. We introduce the definitions, unit of analysis, and suggested applications. This model integrates three developmental patterns of organization of the mother-infant communication system: establishment, extension and abbreviation (EEA). We present the basic concepts (process, irreversible time, historicity, system of relationships, individual, and "virtual reality") and the two theoretical-methodological perspectives giving support to the model, Dynamic Systems and Dialogism, principally from Bakhtin's approach. <![CDATA[<B>Acquisition of a non-matching to place task by rats with neonatal hippocampal lesion induced by ionizing radiation</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Costa, Bueno e Xavier (2005) mostraram que ratos com lesão do giro denteado hipocampal produzida por colchicina apresentam prejuízo de desempenho em testes pós-operatórios em uma tarefa espacial de discriminação condicional (tarefa de non-matching-to-place, NMTP), embora o treino repetitivo promova recuperação do desempenho dos animais lesados. O objetivo do presente estudo foi avaliar o desempenho de ratos com danos seletivos no giro denteado, induzidos pela exposição neonatal a radiação ionizante, na tarefa de NMTP. O grupo irradiado apresentou prejuízo nas primeiras sessões de treino quando comparado ao grupo controle; porém, seu desempenho se igualou ao dos animais controles nas últimas sessões, replicando resultados anteriores. Os resultados são discutidos no contexto da teoria do mapa espacial cognitivo.<hr/>Costa, Bueno e Xavier (2005) showed that rats with hippocampus dentate gyrus lesions produced by colchicine have post-surgical tests deficits in spatial tasks involving conditional discrimination (non-matching-to-place, NMTP), although repetitive training does promote the recovery of the lamed subject's performance. The purpose of this experiment was to assess the performance of rats with selective lesions of dentate gyrus induced by neonatal ionizing radiation in the NMTP task. The irradiated group showed deficits in the first training sessions when compared to the control group. Nevertheless, the performance of lesion and control groups was similar at the end of the sessions, as previously reported. The results are discussed in light of the cognitive map theory. <![CDATA[<B>Stress and coping strategies of master's-level health sciences students</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa objetivou conhecer a ocorrência de estresse em 27 mestrandos em ciências da saúde da Universidade Federal de Sergipe, sendo 16 mulheres e 11 homens. Buscou-se também delinear as estratégias de enfrentamento utilizadas para lidar com o estresse e os estressores percebidos na pós-graduação. Utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas e um questionário sobre possíveis estressores. Os resultados mostraram que 40,7% dos sujeitos apresentaram estresse e houve associação entre estresse e sexo (p<0,05), estando as mulheres mais vulneráveis ao mesmo. Verificou-se a associação entre o sexo e as principais estratégias de enfrentamento utilizadas pelos participantes que não tiveram estresse (p<0,05), revelando a focalização no problema como uma estratégia mais freqüente para os homens. Acredita-se na importância de pesquisas que investiguem esta temática, pois o desempenho do mestrando pode ser influenciado pelo estresse experienciado na pós-graduação.<hr/>This research had the objective to examine the occurrence of stress among 27 master students of health sciences of the Universidade Federal de Sergipe [Federal University of Sergipe], of which 16 were women and 11 were men. And, it also sought to delineate the coping strategies used to deal with the stress and the stressors perceived by the graduate students. Lipp's Stress Symptoms for Adults Inventory, the Ways to Confront Problems Scale and a questionary about possible stressors were used. The results indicated that 40,7% of subjects had stress and that there was an association between stress and sex (p<0,05), showing that women were more vulnerable to stress. The association between sex and the main coping strategies used by the participants that didn't have stress (p<0,05) was verified, showing that focalizing on the problem was a more frequent strategy among men. We believe that more investigation on this topic is important, because the performance of master level students may be influenced by the stress during graduate education. <![CDATA[<B>Early acquisition of the verbal lexicon and semantic approximations in Portuguese</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O raciocínio analógico, que permite relacionar conceitos, possibilita a construção do sistema conceitual. Na fase inicial de aquisição do léxico, notadamente entre 2 e 4 anos de idade, observam-se produções lingüísticas decorrentes do raciocínio analógico, às vezes designadas metáforas. Segundo Duvignau (2002, 2003), tais emissões resultam da aproximação semântica por analogia, mecanismo que permite aproximar conceitos mais ou menos distantes do léxico disponível. O presente estudo dimensiona a importância das aproximações semânticas verbais para o desenvolvimento lexical inicial de crianças monolíngües da língua portuguesa e estuda o recurso aos itens genéricos versus específicos. Participaram deste estudo 80 crianças com idades entre 2 e 4 anos e 75 estudantes universitários monolíngües, que responderam à Tarefa de Nomeação e Reformulação de Ações. Os resultados permitiram concluir que a aproximação semântica por analogia é uma estratégia lingüística fundamental para o desenvolvimento do léxico e revela a flexibilidade cognitiva presente no desenvolvimento típico.<hr/>The analogical reasoning that allows relating concepts, permits the construction of the conceptual system. In the early phase of lexicon acquisition, mainly between 2 and 4 years of age, linguistic productions are observed resulting from the analogical reasoning, sometimes named metaphors. According to Duvignau (2002, 2003), these emissions result from the semantic approximation by analogy, a mechanism that allows approaching concepts more or less distant from the available lexicon. This study dimensions the importance of verbal semantic approximations for the early lexical development of monolingual children of the Portuguese language and studies the resource to generic versus specific items. Eighty monolingual children between 2 and 4 years old and 75 undergraduate students took part of this study, answering the Actions Naming and Reformulation Tasks. The results conclude that the semantic approximation by analogy is a fundamental linguistic strategy for lexicon development and reveals the cognitive flexibility which is present in typical development. <![CDATA[<B>Coping strategies of mothers of autistic children</B>: <B>dealing with behavioral problems and emotions</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos têm apontado evidências de estresse em famílias de portadores de autismo. Neste processo, deve-se considerar as estratégias de coping utilizadas pelos familiares frente às circunstâncias adversas. O objetivo deste estudo foi verificar as estratégias de coping maternas frente a dificuldades dos portadores de autismo, assim como as estratégias das mães para lidar com as próprias emoções desencadeadas pelo estresse. Participaram 30 mães, entre 30 a 56 anos, cujos filhos apresentam diagnóstico de autismo e freqüentam instituições de atendimento. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, a qual foi transcrita e analisada com base na Análise de Conteúdo. As principais dificuldades se referem ao comportamento do filho, frente às quais as mães utilizam predominantemente as estratégias de ação direta e de aceitação. Quanto às estratégias para lidar com as emoções, as categorias mais freqüentes foram distração, busca de apoio social/religioso, inação e evitação. Os resultados são discutidos considerando-se o estresse e a adaptação materna.<hr/>Many studies have shown evidence of high levels of stress in families with autistic children. Concerning this process, it is important to consider the coping strategies used by family members in face of the adverse circumstances. The purpose of this study is to investigate the coping strategies of mothers when dealing with their autistic children, as well as how they deal with their own emotions unleashed by the stress. Thirty mothers, between 30 and 56 years old participated in the study. Their children have met the criteria for autism and attended special education schools. The coping strategies were investigated using a semi-structured interview, which was transcribed and analyzed by content analysis. The main difficulties refer to the child's behavior. In relation to these difficulties, the strategy used by the mothers was predominantly direct action and acceptance. Concerning the strategies to deal with their own emotions, the most frequent categories were distraction, reaching out for social/religious support, lack of action and avoidance. Results are discussed in terms of stress and maternal adaptation model. <![CDATA[<B>Metaphor and transference</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem como fito apontar em que sentido a transferência, no processo analítico, pode ser compreendida como metáfora. Utilizando o esquema gráfico construído por Searle (1995) para explicitar o processo que ocorre nas metáforas mortas, construímos uma analogia para compreender a transferência como uma metáfora morta (ainda que viva, no sentido de Lakoff e Johnson), que pode ser trazida para o plano da fala no campo analítico, ali onde o analista deve manter-se na ressonância de sua neutralidade e o analisando entre a repetição e seu trabalho de perlaboração. Ao final, é apresentado um excerto de um caso clínico para ilustrar o tema abordado.<hr/>This article aims to point out the way that transference, in the psychoanalytical process, can be understood as a metaphor. We developed a graphic, in analogy of Searle's one, to understand transference as a dead metaphor (though yet alive, in the sense of Lakoff and Johnson) which can be brought to the dimension of speech in the analytical setting, where the analyst should maintain oneself in resonance with one's neutrality and the patient between repetition and working through work. To finalize, an excerpt of a clinical case is presented to illustrate the topics that are discussed. <![CDATA[<B>Word and image in 17<SUP>th</SUP> century preaching</B>: <B>a sermon of Antonio Vieira</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa analisa o uso de metáforas, alegorias, comparações e exemplos, recursos retóricos destinados aos sentidos, afetos e imaginação dos ouvintes, nos sermões vieirianos "As Cinco Pedras da Funda de Davi". As figuras promovem incitação do dinamismo psíquico dos ouvintes. Averiguou-se que as imagens utilizadas são coerentes com a liturgia quaresmal e com a leitura hermenêutica sacramental da realidade orientada teleologicamente. Constatou-se também que o uso pauta-se no saber fundado na retórica e na psicologia-filosófica aristotélico-tomista, em um conhecimento do homem entendido como totalidade e que o poder da palavra, figurativamente, proporciona elaboração da experiência e mudança comportamental.<hr/>The research analyzes the use of metaphors, allegories, comparisons and examples, rhetoric resources addressed to the senses, passions and imagination of listeners, in Vieira's sermons "As Cinco Pedras da Funda de Davi". The figures compel the incitation of the listener's psychic dynamism. It was found that the images used are coherent with the Lenten liturgy and the sacramental hermeneutic reading of reality oriented by teleology. It was also verified that the use is based on Aristotelian-Thomistic rhetoric and philosophic-psychology, a knowledge of understanding man as totality, and that the power of word, figuratively, provides the elaboration of experience and behavioral change. <![CDATA[<B>Semiotic mediation</B>: <B>a case study of a blind child with developmental alterations</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en É relatado o caso de uma criança cega congênita de quatro anos, com alterações no desenvolvimento, analisado de acordo com as concepções de linguagem constitutiva (Franchi, 1977/1992) e mediação semiótica (Rodríguez & Moro, 1999). Sete sessões de intervenção, compreendendo um intervalo de dois anos, foram transcritas e analisadas. A adaptação da metodologia utilizada por Rodríguez e Moro permitiu que se observassem as aquisições de uso de objetos (desde usos menos convencionais até usos mais convencionais), a participação em brincadeiras (ex: acompanhamento de cantigas infantis) e o surgimento de diferentes modos de comunicação. A análise deu significado a diferentes aspectos da interação entre a criança e adultos, expandindo a proposta das autoras, em relação ao papel da mediação semiótica. Discutem-se as implicações do estudo para a área de Educação Especial.<hr/>The case of a 4 year old congenitally blind child, with developmental alterations, was analyzed, according to assumptions of constitutive language (Franchi, 1977) and semiotic mediation (Rodríguez & Moro, 1999). Seven sessions of intervention were transcribed and analyzed, comprising a period of two years. The adaptation of the methodology of Rodríguez & Moro allowed the observation of the following aspects: the acquisition of use of objects (from less conventional uses to more conventional uses), the participation in play activities (eg: nursery rhymes) and the appearance of different modes of communication. Different aspects of the adult-child interaction were given significance, expanding the scope of the original proposition in relation to the role of semiotic mediation. The implications of the study to the area of Special Education were discussed. <![CDATA[<B>Implicit theory of organization and innovation patterns in the management process</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa explora o conceito do que é uma organização bem-sucedida segundo a percepção de atores organizacionais inseridos em empresas com diferentes padrões de adoção de novas práticas de gestão do trabalho e da produção. Para tanto, utilizou-se uma metodologia multicasos, totalizando 23 participantes distribuídos em sete empresas. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com ítens abertos e estruturados. A teoria implícita dos atores organizacionais não difere significativamente entre os quatro padrões de inovação estudados. Neste sentido, uma postura que combina pró-atividade com reatividade na relação da organização com o ambiente, uma estrutura organizacional com base nas características do modelo mecânico e orgânico e uma relação entre o indivíduo e a organização que combina características do modelo agency e community foram tomados como ideais. Por outro lado, a teoria implícita explorada por livre evocação indicou a existência de características compartilhadas, independente do contexto investigado.<hr/>The research explores the concept of what is a sucessfull organization according to the perception of organizational actors in companies with different adoption patterns of innovative work and production management practices. For this purpose, it adopted a multi-case methodology, with a total of 23 participants distributed among 7 companies. Data was obtained by means of interviews comprising of open and structured items. The organizational actors' implicit theory doesn't differ significantly among the four patterns of innovation studied. In that sense, an attitude combining pro-activity and reactivity in the relationship between organization and environment, an organizational structure based on the characteristics of the mechanical/organic models and a relationship between individual and organization that mixes characteristics of the agency and community models were taken as ideals. On the other hand, the implicit theory explored by free evocation indicated the existence of shared characteristics, independent from the context in which it was inserted. <![CDATA[<B>Parental socialization and values</B>: <B>a study with teenagers</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo buscou analisar as relações existentes entre a percepção das práticas parentais de socialização e os valores de adolescentes. Foram contatados 2.004 adolescentes, com idades entre 10 e 18 anos, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas e privadas, que responderam à Escala de Socialização Parental na Adolescência e ao Questionário de Valores Psicossociais. Em relação às práticas de socialização, os resultados demonstram que, ao contrário do esperado, a percepção dos adolescentes está organizada em três dimensões: aceitação, coerção e displicência. Os valores estão estruturados em quatro sistemas: materialista, pós-materialista, hedonista e religioso. Foram encontradas relações, tanto positivas como negativas, entre as práticas parentais de socialização e os valores de adolescentes, o que permite supor que a socialização no contexto familiar reflete no processo de construção de valores dos adolescentes.<hr/>This study investigates the relations between the perception of parental practices of socialization and the teenager's values. Two thousand and four (2.004) teenagers of both sexes, from public and private schools aged between 10 and 18 were contacted. Two questionnaires were used: the Teenage Parental Socialization Scale and the Questionnaire of Psychosocial Values. The results reveal that the teenagers' perceptions of parental socialization are organized in three dimensions: Acceptance, Control and Carelessness. They also show that the values are organized in four systems: Materialist, Post-materialist, Hedonic and Religious. Positive and negative relations were found among parental socialization practices and the teenager's values, which allow us to suppose that socialization in a family context reflects in the process of constructing the values of teenagers.