Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220070002&lang=en vol. 20 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Citar para ser citado</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Impressions and feelings of pregnant women concerning obstetric ultrasound in the context of fetal normality</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desta pesquisa foi investigar as impressões e sentimentos das gestantes sobre a ultra-sonografia obstétrica, no contexto de normalidade fetal. Participaram do estudo 11 gestantes primíparas, com idades entre 18 e 35 anos e idades gestacional entre 11 e 24 semanas, que estavam sendo submetidas pela primeira vez à ultra-sonografia. Elas responderam a uma entrevista semi-estruturada, antes, logo depois e três semanas depois do exame. Análise de conteúdo qualitativa das entrevistas revelou a satisfação e a intensidade vivenciadas no exame; a sua importância ao permitir conhecer o bebê antes do nascimento; por promover um sentimento de concretização da gravidez e do bebê; e, por informar sobre a saúde do bebê, possibilitando intervenções precoces. Repercussões do exame envolveram, ainda, maior aproximação e cuidado dos familiares para com a gestante. A ultra-sonografia parece ser um momento notório no transcorrer da gravidez, merecendo atenção dos familiares e, especialmente, dos profissionais de saúde envolvidos.<hr/>The aim of this study was to investigate the impressions and feelings of pregnant women concerning obstetric ultrasound in the context of fetal normality. Eleven primiparous pregnant women, ages 18 to 35 and with 11 to 24 weeks of gestation, who were undergoing ultrasound examinations for the first time, took part in the study. Semi-structured interviews were conducted before, during and three weeks after the examination. Qualitative content analysis of the interviews revealed that the examination rendered an experience of satisfaction and intensity; is important as it allows for the baby to be known before birth; promotes the feeling of concreteness of both the pregnancy and the baby; informs about the baby's health, enabling early interventions. Repercussions of the examination also involved greater contact and care of the pregnant women from relatives. Obstetric ultrasound seems to be a remarkable moment during pregnancy, deserving attention from relatives and, especially, from the health professionals involved. <![CDATA[<B>Violent social norms</B>: <B>a study on the symbolic elaboration of violence in adolescents</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho buscou abordar a violência a partir dos adolescentes, explorando o campo consensual da representação social e identificando alguns elementos que atuam como orientadores e justificadores da ação violenta. A noção de violência remete a um abuso, um excesso que se verifica no interior das relações de poder. Atualmente este fenômeno é marcado por uma "tendência à banalização" e pelo grande envolvimento de jovens. Nesse sentido, o estudo foi realizado com adolescentes estudantes de escolas públicas de Goiânia através de entrevistas semi-diretivas submetidas a uma análise utilizando-se o software Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE). Esses dados reforçam a hipótese de uma tendência a banalização da violência e apresenta um discurso em que esta é reconhecida em situações marcadas pela agressão física. A violência é vista como algo "comum", sendo até mesmo "esperada" em certos contextos como parte de uma norma social.<hr/>The present work approaches teenage violence, exploring the consensual field of social representation and identifying some elements that act as guiders and justifiers of violent action. The notion of violence leads to an abuse or an excess that is verified in the relations of power. Currently this phenomenon is characterized by a certain "trend to banalize" and by an ample involvement of youngsters. The study was thus carried out with adolescent students from public schools in Goiânia by means of half-directive interviews that were submitted to an analysis using the software Analyse Lexicale par Contexte d'un Ensemble de Segments de Texte (ALCESTE). The data strengthens the hypothesis of the "trend to banalize" violence and presents a discourse in which this is recognized in situations of physical aggression. Violence is seen as something ordinary and even expected in certain contexts as part of a social norm. <![CDATA[<B>Distributive justice in children from 5 to 10 years of age</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal desta pesquisa foi investigar os tipos de princípios de justiça distributiva utilizados por crianças de diferentes faixas etárias. Participaram deste estudo 120 crianças, com idades variando entre 5 e 10 anos, de ambos os sexos. Suas concepções sobre justiça distributiva foram avaliadas através de um dilema constituído por quatro histórias, nas quais duas crianças tinham que decidir dar ou não mais blocos de brinquedo a uma outra criança que chegava atrasada à escola. Os resultados mostraram que (a) uma tendência ao igualitarismo absoluto caracteriza, sobretudo, as crianças de 5 a 6 anos; (b) a utilização de julgamentos eqüitativos torna-se cada vez maior à medida que a idade das crianças avança; (c) os julgamentos que levavam em consideração a importância da cooperação e do respeito mútuo foram identificados mesmo em crianças de 5 a 6 anos. Enfim, estes resultados são discutidos no contexto da pesquisa sobre o desenvolvimento moral infantil e a justiça distributiva.<hr/>The main aim of this research was to investigate the types of principles of distributive justice. A sample of 120 children, whose ages ranged from 5 to 10 years, of both sexes, took part in the investigation. Their conceptions about distributive justice were evaluated through a dilemma constituted by four stories, in which two children had to decide whether or not to give more toy blocks to another child that arrived late at school. The results showed that (a) a tendency to absolute equality characterizes children of 5 to 6 years old; (b) the use of equity judgments increase with age; (c) the judgments that considered the importance of cooperation and mutual respect were present even in children 5 to 6 years old. Finally, these results are discussed in the context of research on child moral development and distributive justice. <![CDATA[<B>Change and continuity</B>: <B>the jamesian formulation of thought as a stream</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute o projeto de psicologia apresentado por William James no final do século XIX. A exposição tem como pano de fundo o debate que James estabelece com outras teorias psicológicas, particularmente o associacionismo, e destaca suas divergências em relação a elas. As diferenças entre a psicologia jamesiana e o associacionismo são apresentadas através da oposição da noção de pensamento, entendido como um fluxo, e a concepção associacionista do estado mental como composição de elementos independentes. O produto da análise é a crítica ao associacionismo com base na tese da unidade intrínseca de cada pensamento e a indicação das conseqüências teóricas e metodológicas dessa nova formulação.<hr/>This article discusses the project for psychology presented by William James at the end of the nineteenth century. The exposition is concentrated on James' debate with other psychological theories, notably associationism, and points out his criticism to them. The differences between Jamesian psychology and associationism are shown through the opposition of the concept of thought as a stream and associationist comprehension of mental state as a compound of independent elements. The product of this analysis is the criticism of associationism based on the intrinsic unity of each thought and the indication of the methodological and theoretical implications of this new conception. <![CDATA[<B>Temporal variation in memory tests performance in cerebral vascular disease patients</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Buscando adequar a avaliação neuropsicológica à organização temporal do organismo humano, avaliou-se o desempenho em testes de memória em 12 pacientes pós Doença Vascular Cerebral e 12 indivíduos controle, de ambos os sexos, com idade de 45 a 65 anos. Foram aplicados dois testes de memória com estímulos visuais (figuras) e dois com estímulos verbais (palavras), em 3 dias consecutivos por semana, às 08:00, 10:00 e 12:00 h na primeira semana e às 14:00 e 16:00 h na seguinte. Os pacientes apresentaram menor número de acertos do que os indivíduos controle em todos os testes aplicados (p<0,05). A sensibilidade foi maior às 14h00min para o teste de evocação livre e às 16h00min para os testes de reconhecimento. Diante dos resultados, conclui-se que a avaliação neuropsicológica deva ser realizada preferencialmente à tarde, tanto na avaliação inicial quanto nas reavaliações.<hr/>This study intended to investigate the performance in memory tests in order to adequate the neuropsychological evaluation to the temporal order of the human organism. Twelve cerebral vascular accident patients and 12 controls, of both sexes and 45-65 years old were studied. Two memory tests with visual stimuli (pictures) and two with verbal stimuli (words) were applied three times a day (08:00, 10:00 and 12:00 h) during the first week and twice a day (14:00 and 16:00 h) in the second week, during three consecutive days in two consecutive weeks. The patients showed lower scores than control subjects in all applied tests (p<0,05). The greater test sensitivity was at 14:00 h for the free recall test and at 16:00 h for recognition tests. According to these results, it is concluded that neuropsychological evaluations should be conducted preferably in the afternoon, as well for the first evaluation as for the re-evaluations. <![CDATA[<B>Evaluation of reading and writing of words in 2<SUP>nd</SUP> grade children</B>: <B>neuropsychological cognitive approach</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A leitura e a escrita são atividades complexas, compostas por múltiplos processos. No Brasil, não há consenso sobre os desempenhos em leitura e escrita esperados para cada série escolar, além da diversidade de formas de avaliação destas habilidades. Este estudo visa analisar, em uma abordagem neuropsicológica cognitiva, a precisão no uso das rotas de leitura em voz alta e escrita de palavras isoladas de 109 crianças de segunda série de escolas estaduais. Os resultados evidenciaram maior precisão no uso da rota fonológica de leitura e de escrita, em função do melhor desempenho nas pseudopalavras do que nas palavras irregulares, dos fortes efeitos de regularidade e extensão e dos erros de neologismos e regularizações. Porém, houve indícios de que a rota lexical também é usada. Conclui-se que as crianças de 2ª série de escolas públicas usam ambas as rotas de leitura e de escrita de palavras isoladas, mas preferencialmente a rota fonológica.<hr/>Reading and writing are complex activities, made up of multiple processes. In Brazil there is no consensus regarding the expected performance for reading and writing for each year of schooling, besides there being a diversity of evaluation forms for these abilities. This study aims to analyze, in a neuropsychological cognitive approach, the precision in the use of routes of oral reading and writing of isolated words in 109 children attending the 2nd grade in state schools. The results showed a greater precision in the use of the phonological reading and writing route, due to the better performance in the use of pseudo-words than in the use of irregular words, high effect of regularity and extension and, the mistakes in neologisms and regularizations. However, there were signs that the lexical route is also used. It can be concluded, that children of the 2nd grade of state schools, use both routes of reading and writing of isolated words, but preferably the phonological route. <![CDATA[<B>Quality of life, social support and depression of the elderly</B>: <B>relation with social abilities</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos atuais apontam que a capacidade de interagir socialmente é fundamental para o idoso, a fim de que este possa conquistar e manter apoio social e garantir melhor qualidade de vida. O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais, o apoio social, a qualidade de vida e a depressão de idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ), de contextos familiares e de asilos. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: o Inventário de Habilidades Sociais; a Medida de Apoio Social; o WHOQOL-ABREVIADO e a Escala de Depressão em Geriatria-15. A partir dos dados obtidos, observou-se que os idosos do asilo apresentaram um menor repertório de habilidades sociais, uma menor rede de apoio social e uma pior qualidade de vida. Essa pesquisa fornece subsídios para a implantação de Programas de Treinamentos de Habilidades Sociais específicos para terceira idade, contribuindo assim para que os idosos obtenham apoio social e uma melhor qualidade de vida.<hr/>Current studies suggest that the capacity to socially interact is basic for the elderly in order to reach out and keep social support, and to guarantee a better quality of life. The present study aimed to investigate the social abilities, social support, quality of life and depression of the elderly from Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ), in the contexts of family and asylums. For this research the following tools were used: Social Skills Inventory, Social Support Measurement, WHOQOL-BRIEF and Geriatric Depression Scale-15. Analysis of the data obtained from the instruments above, show that the elderly that live in asylums present a reduced repertoire of social abilities, a diminished social support network and an impaired quality of life. This research offers subsidies for the implantation of Social Skills Training Programs directed for the elderly, enhancing their ability to get social support and, therefore, a better quality of life. <![CDATA[<B>Rat's time estimation under conditional discrimination procedure</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Num procedimento de discriminação condicional (DC) de característica positiva, um mesmo estímulo alvo A não é seguido de reforço quando apresentado sozinho, mas é seguido de reforço quando precedido de um estímulo X. Na DC de característica negativa, um mesmo estímulo alvo B é seguido de reforço quando apresentado sozinho, mas nunca quando precedido do estímulo Y. Nesta pesquisa, procurou-se examinar se uma informação amodal relativa a atributos básicos de estímulos, como a duração, tem capacidade de adquirir propriedades condicionais em animais. Ratos foram submetidos a procedimentos de DC positiva e negativa com estímulos X e Y de mesma modalidade física, uma luz, mas com durações diferentes: X= 15-seg e Y= 5-seg; as durações dos estímulos alvo foram A= 5-seg e B= 15-seg. Os resultados mostraram que os animais discriminaram as propriedades condicionais excitatórias (X) e inibitórias (Y) relativas, respectivamente, a duas durações diferentes de um mesmo estímulo, sustentando a hipótese de que a duração, um componente amodal de estímulo, pode ser associada a propriedades condicionais, em ratos.<hr/>In a feature positive conditional discrimination procedure, a stimulus A is not followed by reinforcement when presented alone, but it is always followed by reinforcement when it is preceded by stimulus X. In the negative conditional discrimination procedure, a stimulus B is always followed by reinforcement when presented alone, but it is not followed by reinforcement when preceded by stimulus Y. This research examined if amodal information dealing with basic attributes, as duration, has the capability to acquire conditional properties in animals. Rats were submitted to positive or negative conditional discrimination procedures with stimulus X and Y, which were of the same physical modality, a light, but with different durations: X= 15 seg e Y= 5 seg (and A=5 seg, B=15 seg). The results showed that the animals discriminated excitatory and inhibitory properties related, respectively, to two different durations of the same stimulus, supporting the hypothesis that the duration, as an amodal stimulus component, can be associated to conditional properties, in rats. <![CDATA[<B>Self-concept of obese and non-obese children</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A preocupação e interesse pela obesidade infantil e aspectos psicológicos associados conduziram ao presente estudo. Este estudo, transversal, teve como objectivo comparar o auto-conceito em crianças obesas e não obesas. Administraram-se um questionário sócio-demográfico e clínico e o Perfil de Auto-Percepção da versão Portuguesa de Martins, Peixoto, Mata e Monteiro (1995) do Self-Perception Profile for Children de Harter (1986) a uma amostra de 100 crianças (n=58 do género feminino), entre os 8 e os 12 anos (M=10,19; DP=1,26), maioritariamente residentes em meio urbano (n=54) e com NSE médio (n=78), das quais 45 eram obesas. Verificou-se que os sujeitos não obesos apresentavam valores médios significativamente mais elevados nas subescalas Competência Atlética e Aparência Física, enquanto que os sujeitos obesos apresentavam valores médios significativamente mais elevados na subescala Atitude Comportamental. Os resultados corroboram parcialmente a literatura revista, sublinhando a necessidade de replicação e ampliação futura do presente estudo.<hr/>The present study was motivated by the concern and interest for childhood obesity and the psychological aspects associated with it. This transversal study aimed to compare the self-concept of obese and non-obese children. A socio-demographic and clinical questionnaire and the Portuguese version by Martins, Peixoto, Mata and Monteiro (1995) of the Self-Perception Profile of Harter's Self-Perception Profile for Children (1986) were administered to a sample of 100 children (n=58 female), between 8 and 12 years of age (M=10,19; SD=1,26), mainly living in a urban context (n=54) and of median Socio-Economical Level (n=78), 45 of which were obese. Non-obese children had significantly higher mean scores in the subscales Athletic Competence and Physical Appearance. Obese children had significantly higher mean scores in the subscale Behavioural Attitude. The results partially support the literature, emphasizing the need to replicate this study with a bigger sample. <![CDATA[<B>Measuring the relatedness of equivalent stimuli</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo apresenta um procedimento para verificar a existência de "graus de relacionamento" diferentes entre estímulos equivalentes por meio de uma medida quantitativa de compartilhamento de funções. Dois grupos de estudantes universitários participaram do estudo. Os participantes do grupo experimental estabeleceram classes de equivalência entre figuras abstratas e fotografias de faces expressando alegria, raiva e nojo. Em seguida, avaliaram algumas das figuras abstratas usando um instrumento de diferencial semântico. O mesmo instrumento foi utilizado na avaliação das faces e figuras pelos participantes do grupo controle, não treinados a estabelecer relações entre esses estímulos. Esses últimos participantes avaliaram as figuras como neutras e as avaliações que fizeram das faces corresponderam às avaliações das figuras equivalentes a elas feitas pelos participantes do grupo experimental. A comparação entre os valores atribuídos às faces e às figuras dá uma medida quantitativa do grau de relacionamento entre esses estímulos e essa medida pode ser usada no estudo de parâmetros da formação de classes como o número de nódulos.<hr/>There are methodological difficulties to quantify the relatedness of equivalent stimuli. The purpose of this study was to create an instrument that could be helpful in this process. Two groups of college students took part in this study. The experimental group established equivalence classes comprised of abstract pictures and pictures of faces expressing anger, happiness and disgust. They then evaluated some of these pictures with a semantic differential. The control group used the same instrument in evaluating faces and figures, untrained in establishing relations between those stimuli. The control group assessed the figures as neutral and their assessment of the faces corresponded to that carried out by the participants of the experimental group - to them, the figures were equivalents to the faces. The comparison between the values attributed to the faces and figures provides a quantitative measurement of the degree of relatedness between those stimuli and that may be used to study parameters such as the number of nodes. <![CDATA[<B>Adaptation process to Brazilian Portuguese of the Montreal communication evaluation battery</B>: <B>MAC battery</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo tem por objetivo apresentar a adaptação do "Protocole Montréal d'Évaluation de la Communication - Protocole MEC" (Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação - Bateria MAC) ao Português Brasileiro. Esta bateria canadense foi construída para avaliar quatro processamentos comunicativos de ativação do hemisfério direito: discursivo, pragmático-inferencial, léxico-semântico e prosódico. Participaram do estudo seis tradutores, três juízes especialistas, 54 juízes não-especialistas e 16 participantes dos estudos piloto. Os procedimentos gerais promovidos foram tradução, análise de critérios psicolingüísticos por juízes e aplicação do instrumento em estudos piloto. As tarefas Interpretação de metáforas, Discurso narrativo e Julgamento semântico exigiram um processo de adaptação mais complexo e rigoroso. Com base em critérios psicolingüísticos, realizaram-se algumas mudanças nos estímulos, com a finalidade principal de manutenção do objetivo de cada tarefa do instrumento original. Este instrumento neuropsicológico pode ser uma ferramenta de avaliação da comunicação de indivíduos com lesão de hemisfério direito, lesão frontal, traumatismo crânio-encefálico e demência.<hr/>This research aims to present the adaptation of the "Protocole Montréal d'Évaluation de la Communication - Protocole MEC" (Montreal Communication Evaluation Battery - MAC Battery) to Brazilian Portuguese, in accordance with psycholinguistics criteria. MAC Battery is a Canadian instrument constructed to evaluate right hemisphere communicative and linguistic abilities, considering four processing domains: discoursive, pragmatic-inferential, lexical-semantic and prosodic. The participants were six translators, three specialist judges, 54 non-specialist judges and 16 subjects from pilot studies. Adaptation procedures included translation, judge analysis of psycholinguistics criteria and two pilot tests. Some tasks required a harder stimulus adaptation process - Metaphor interpretation, Narrative discourse and Semantic judgement - focusing a main finality: to keep each task's objective as idealized in the original instrument. This neuropsychological test can be used to evaluate communication abilities of patients with right brail damage, frontal lesion, traumatic brain injury and dementia. <![CDATA[<B>The motivation of adolescents in relation to the perspectives of the future</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente trabalho foi verificar se adolescentes (N=206) percebem os estudos atuais como meios para atingirem metas profissionais futuras. Os dados foram levantados por meio de um questionário em escala Likert. Inicialmente, identificaram-se dois grupos, dos já definidos e daqueles que ainda não se definiram quanto à profissão futura, e que foram comparados em relação à motivação, ao uso de estratégias de estudos (gerenciamento de tempo) e à percepção de instrumentalidade dos estudos atuais. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os dois grupos. E, entre os já definidos, a perspectiva de tempo futuro apareceu mais associada à motivação e ao uso de estratégias e com valor preditivo da percepção de instrumentalidade. Os resultados foram discutidos à luz de teorias motivacionais, com implicações para o trabalho dos professores em relação à motivação de adolescentes.<hr/>The aim of the present study was to verify if adolescents (N=206) perceive their current academic tasks as means to accomplish their professional goals in the future. Data were collected through a Likert scale questionnaire. Initially, two groups were identified, those with a defined future professional goal and those that have not yet decided. Both groups were compared regarding motivation, study strategies (time management) and perception of present schooling as instrumental to attaining their future goals. Results showed some significant differences between groups. Among those with a defined future goal, their perspectives on the future were more associated to motivation, the use of strategies and perception of instrumentality. Regression analysis showed some important predictive values. Results were discussed in the light of modern motivational theories, with implications leading to the work of teachers in relation to the motivation of adolescents. <![CDATA[<B>Conceptualizing a developmental approach of the process of aging</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apresenta-se um conjunto de perspectivas teóricas que encaram o desenvolvimento psicológico como uma sucessão coerente de mudanças sistemáticas e organizadas ao nível do funcionamento e do comportamento individuais, implicando uma adaptação constante dos indivíduos face a transformações ocorridas a nível interno e externo. Inspiradas por uma compreensão contextualista do desenvolvimento, comparam-se os principais aspectos de quatro teorias que procuram explicar o modo como o desenvolvimento se faz no decurso da vida humana: abordagem ecológica, contextualismo desenvolvimental, teoria da acção e do controle, perspectiva desenvolvimental do ciclo de vida. Algumas implicações dos aspectos comuns a estas teorias são finalmente concretizadas em termos do estudo do processo de envelhecimento, salientando a importância cada vez maior de que se reveste o estudo das diferenças inter-individuais em tal processo a partir da análise de percursos individuais de desenvolvimento.<hr/>Some theoretical approaches that look into human development as a coherent movement of systematic and organized changes in individual functioning and behavior are presented. These changes will demand a constant individual adaptation coping with transformations occurring in internal and external levels. Inspired by a contextualist paradigm of human development, the main aspects of four theories that try to explain the way how development occurs throughout human life are compared: ecological approach, developmental contextualism, theory of action and control, life-span developmental perspective. Some implications of common features of these theories are applied in what concerns the study of the process of aging, focusing the growing importance of the study of inter-individual differences in such process from the analysis of individual developmental pathways. <![CDATA[<B>On the study field of social memory</B>: <B>a psychosocial perspective</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo propõe uma circunscrição conceitual do campo da memória social segundo uma perspectiva psicossocial. Em primeiro lugar, definem-se cinco princípios unificadores básicos do campo da memória social na forma como se propõe que o psicólogo social o veja. Em segundo lugar, reforça-se tal unidade, tomando-se a expressão "memória social" para designar o inteiro conjunto de fenômenos psicossociais da "memória na sociedade". Em terceiro lugar, proporciona-se um mapeamento do campo nas sete instâncias da memória social com as quais se acredita que caiba ao psicólogo social lidar.<hr/>The article proposes a conceptual circumscription of the field of social memory according to a psychosocial perspective. Firstly, one defined five basic unifying principles of the field of social memory in the manner that a social psychologist is proposed to see it. Secondly, such an unity is reinforced, by taking the expression "social memory" to designate the whole set of psychosocial phenomena of "memory in society". Thirdly, it is provided a mapping of the field in the seven instances of social memory with which it is believed that a social psychologist should deal. <![CDATA[<B>The process evaluation of an occupational stress management program</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve metas intermediárias alcançadas e atitudes dos participantes frente a um programa de manejo de estresse ocupacional. Participaram 74 funcionários de uma universidade, dos quais 42 foram designados para uma intervenção multimodal de manejo de estresse e 32 para um treinamento em habilidades sociais. Os resultados, coletados por medidas observacionais, evidenciaram que as metas intermediárias foram alcançadas de modo similar entre as intervenções e que os participantes de ambas as intervenções perceberam benefícios obtidos no programa, classificados em mudanças em aspectos cognitivos e comportamentais, experiências relativas à interação com o grupo ou circunscritas à sessão e apreciação positiva da intervenção com foco inespecífico. Recomenda-se que estudos futuros incluam outros indicadores de processo.<hr/>This paper describes intermediate goals reached and participants' attitudes toward an occupational stress management program. The participants were 74 employees from a university. Forty-two employees attended a multi-modal stress management intervention program and 32 attended a social skills training program. Data were collected by observational measures during the sessions. The results revealed that intermediate goals were similarly reached in both interventions. Additionally, participants from both interventions perceived several benefits in the program, classified in change in cognitive and behavioral features, experiences related to group interaction or circumscribed to the session and positive appraisal toward the intervention with non-specific focus. Further studies should include new process indicators. <![CDATA[<B>Alcohol, tobacco and other drugs used by students of health services from a University in Curitiba</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve por objetivo investigar o uso de álcool, tabaco e drogas por alunos da área de saúde de uma universidade particular da cidade de Curitiba. A amostra foi composta por 538 estudantes, de 18 a 54 anos, dos Cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Empregou-se para a coleta de dados o "Questionário para o levantamento do uso de álcool, drogas e condições de saúde". Os resultados apontam para um elevado consumo de álcool e tabaco, principalmente nos Cursos de Educação Física e Psicologia, que também se destacam no consumo de outras substâncias. Observa-se um consumo mais elevado de anabolizantes pelos alunos de Educação Física, e de anfetaminas no Curso de Nutrição e Fisioterapia. Quanto à história de consumo, amigos ou conhecidos são apontados para a introdução no uso e como companhia freqüente para o consumo; como motivo de uso pela primeira vez destacam-se a busca de diversão ou prazer, e como motivos para manter o consumo, a quebra da rotina, para curtir os efeitos e para reduzir a ansiedade/estresse. Cerca de 30% dos alunos consumiram uma ou mais substâncias anteriormente à universidade.<hr/>The aim of this research was to investigate the consumption of alcohol, tobacco and other drugs by students of health services from a private university in Curitiba, the state capital of Paraná, Brazil. The sample was composed of 538 students between 18 and 54 years old, taking major degrees in Physical Education, Physiotherapy, Nutrition and Psychology. An anonymous self-completed questionnaire has been used to collect socio-demographic data and to identify patterns of non-medical use of psychoactive drugs, as well as getting information about the history of use of these substances. The results have shown an elevated consumption of alcohol and tobacco, mostly from Physical Education and Psychology majors, which have also stood out as consumers of others substances. An elevated consumption of anabolic steroids by the students of Physical Education and a high consumption of amphetamines in Nutrition and Physiotherapy majors was detected. Concerning the history of consumption, friends and acquaintances have been pointed out as the main inductors for these kinds of substances and as regular company when consuming the drugs, recreation and pleasure have been highlighted as the motives for using the drugs for the first time, and breaking up routines, to enjoy the effects and to reduce anxiety/stress are highlighted as motives to maintain consumption. Around 30% of the students have used one or more substances before attending university. <![CDATA[<B>The impact of infant temperament, responsiveness and maternal childrearing practices on children externalizing behavior problems and social competence</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo investigou o impacto do temperamento infantil, da responsividade materna e das práticas educativas maternas, nos problemas de externalização e na competência social de crianças. Participaram 23 díades mãe-criança de diferentes níveis socioeconômicos. No 3º mês de vida do bebê avaliou-se o temperamento da criança e a responsividade materna. No 30º mês de vida da criança foram investigadas as práticas educativas maternas, os problemas de externalização e a competência social das crianças. Análise de regressão linear múltipla revelou que somente as práticas educativas foram fatores significativos para explicar a variância nos problemas de externalização e na competência social. Discute-se a relevância das práticas parentais e as limitações da avaliação do temperamento e responsividade materna como preditores para a compreensão do desenvolvimento social.<hr/>The study aimed at investigating the impact of children temperament, maternal responsiveness and maternal childrearing practices on children externalizing behavior problems and social competence. The study involved 23 child-mother dyads from different socio-economical backgrounds. In the baby's third month after birth, child temperament and maternal responsiveness were evaluated. In the child's thirteenth month after birth, maternal childrearing practices, externalizing behavior problems and child social competence were investigated. Multiple regression analysis revealed that only maternal childrearing practices were significant to explain the variance in the externalizing behaviors and social competence. The work discusses the relevance of parental practices and the limitations of the evaluation of temperament and maternal responsiveness as predictors for the comprehension of social development. <![CDATA[<B>Context and cognitive development</B>: <B>attendance to day care center and evolution of mental development</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou avaliar efeitos da experiência de creche no desenvolvimento cognitivo de crianças freqüentando creche, em comparação com crianças que permaneciam em casa, todas de um bairro pobre de Salvador e condições sócio econômicas eqüivalentes. Dois grupos de crianças (18 em creche e 19 em casa), juntamente com suas mães, participaram do estudo. As Escalas Bayley ou WPPSI-R (dependendo da idade da criança) foram aplicadas quatro vezes em 26 meses; subsidiariamente, as mães foram entrevistadas para fornecer uma avaliação do desempenho da criança a partir de seu ponto de vista. Os resultados mostraram que o desenvolvimento cognitivo foi afetado pela renda das famílias e, parcialmente, pela escolaridade materna. Freqüentar a creche não produziu resultados significativos em desempenho cognitivo, enquanto a avaliação materna indicou algumas diferenças entre os dois grupos na primeira avaliação, que desapareceram, na maior parte, na última. Os resultados são parcialmente compatíveis com a literatura, e suas implicações são discutidas.<hr/>This study aimed to assess effects of the day care center experience on the cognitive development of pre-school children. Two groups of children, 18 from day care centers and 19 who were cared for at their homes were studied, including their mothers, took part in this study. Both groups had equivalent socioeconomic status and lived in a very poor neighborhood. Bayley Scales or WPPSI-R Scale (according to age) were used four times in a 26 month period; as an auxiliary research instrument, the mothers were interviewed for providing a child assessment from their own point of view. The results show that family income and, to some extent, the mother's school level affected cognitive development. Attendance to a day care center did not produce significant differences in cognitive development; maternal assessments suggested some differences between groups in the first evaluation, which disappeared, most of them, in the last one. These results are compatible partially with international literature and their implications are discussed. <![CDATA[<B>Evidences of validity of bender</B>: <B>gradual scoring system (B-SPG)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse estudo objetivou buscar evidências de validade para o teste de Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), por meio da investigação das mudanças desenvolvimentais, expressas pela relação entre os escores com a idade. Fizeram parte do estudo 1052 crianças de oito escolas públicas estaduais e municipais de Campinas e região, de pré-escola à 4ª série do ensino fundamental. As idades variaram entre 6 e 10 anos, com uma média de 8,35 anos. Os achados revelaram que conforme aumentou a idade, diminuiu a pontuação obtida pelo B-SPG, indicando que com o aumento da idade, as distorções da cópia progressivamente diminuem. Embora outros estudos sejam recomendados, os resultados aqui apresentados estão em consonância com trabalhos que buscaram a constatação de que é possível encontrar um caráter maturacional nas figuras do teste.<hr/>This study aimed to gather evidences of validity for the Bender test - Gradual Scoring System (B-SPG), investigating developmental changes based on the relationships between its scores and the ages of the children. The study investigated 1052 children attending from pre-school to fourth grade of eight municipal and state public schools of Campinas (a city in the state of São Paulo, Brazil) and the surrounding region. Ages ranged from six to ten years old, with an average of 8,35. The findings indicated that according to the increase of age, the B-SPG scores diminished, suggesting that the distortions progressively diminish as the children become older. Although other studies are suggested, the results presented here are consonant with researches that sought to establish that it is possible too find a maturational character among the figures of the test. <![CDATA[<B>Exclusion responding by 2 to 3 year-old children in a play setting</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O responder por "exclusão', que se supõe ser um dos mecanismos pelos quais crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos, tem sido amplamente replicado em situação de laboratório. O presente estudo, conduzido com seis crianças, teve por objetivo investigar o responder por exclusão em um contexto de brincadeira, com estímulos manipuláveis, e verificar se este contexto favorece a aprendizagem da relação nome - objeto, após uma única tentativa de exclusão. Em cada tentativa o experimentador falava o nome de um brinquedo conhecido e a tarefa da criança era pegá-lo e jogá-lo dentro de uma caixa grande, disposta à frente da criança. Em meio a essas tentativas, eram introduzidas três sondas de exclusão (o nome falado era novo e havia um brinquedo novo exposto no ambiente); três outras sondas verificavam se a relação entre o nome e o brinquedo havia sido aprendida. Todas as crianças responderam por exclusão, mas somente uma mostrou aprendizagem após uma única tentativa.<hr/>Laboratory studies have repeatedly replicated the phenomenon of exclusion responding, which has been assumed as one of the mechanisms by which children learn to relate novel words to objects or events. The present study, conducted with six children, aimed to investigate exclusion responding in a play setting, with stimuli that could be manipulated, and to verify whether the play setting would favor learning of the relationships between names and objects after a single exclusion trial. In several trials the experimenter spoke the name of a familiar toy and the child's task was to pick this toy up and throw it into a box, placed in front of the child. Three exclusion probes were interspersed among these trials (the spoken name was novel and there was a novel toy available); three other probes verified whether the relationships between the novel name and the toy had been learned. All children responded by exclusion but only one of them demonstrated learning the relationships in a single trial.