Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220080001&lang=en vol. 21 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Uses of the risk glossary in magazines</B>: <B>contrasting "time" and "public"</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo visa contribuir para a compreensão das maneiras de falar de risco na mídia, apoiando-se no referencial teórico da Psicologia Social discursiva. Duas estratégias complementares de investigação foram utilizadas: análise diacrônica de amostra de revista de interesse geral (210 exemplares da Veja) e sincrônica de revistas destinadas a públicos variados (101 revistas). A análise da Veja focalizou as temáticas das matérias e anos de sua publicação. Para a amostra sincrônica foram priorizadas as temáticas das revistas de modo a entender o endereçamento a públicos distintos. A análise "no tempo" sugere que os glossários do risco-perigo e risco-probabilidade já estão consolidados e seu uso traz ressonâncias dos contextos históricos em que essas tradições tomaram forma. No enquadre do risco-aventura, vimos surgir novos vocábulos para referir-se às emoções dos esportes radicais ou posicionar aqueles que optam por correr risco. Esses usos da linguagem do risco são mais bem apreendidos no fluxo da comunicação em que o público tem cara: as revistas segmentadas.<hr/>This paper is a contribution to the understanding of risk-talk in the media from a theoretical perspective of discursive Social Psychology. Two complementary strategies were used: diachronic analysis of a sample of a magazine of general interest (210 issues of Veja) and synchronic analysis of magazines directed to various types of people (101 magazines). For Veja, the analysis focused on article themes and date of publication. For the synchronic sample, priority was given to how risk is presented to different kinds of public. The analysis "over time" suggests that risk as danger and risk as probability glossaries are already well established and their use is a resonance of the historic contexts in which this tradition took shape. New repertoire emerges in the tradition of risk as adventure to refer to emotions associated with radical sports or to people who choose to take risks. This use of language is best seen in the flow of communication in which the public has a face, as in magazines directed to specific segments of the public. <![CDATA[<B>What's the profile of the biological, adopting families and adopted child as revealed by the judicial processes?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A adoção de crianças necessita ser estudada em seus aspectos legais, psicológicos, socioculturais. Este estudo tem o objetivo de caracterizar as crianças, as famílias adotantes e biológicas, envolvidas em processos de adoção em Ribeirão Preto-SP, de 1991 a 2000. Cento e dez processos judiciais foram analisados através de uma estatística descritiva. Constatou-se a prevalência das adoções "prontas", nas quais os adotantes requerem na Justiça a adoção de uma criança, que conheceram através de mediadores ou em instituições. Os adotantes pertencem às camadas médias e populares e apresentam diferentes motivações para a adoção, entre elas a infertilidade e o vínculo com a criança. As famílias biológicas provêm das camadas populares e fazem uso da rede de apoio para manter seus filhos; quando esta se esgota, entregam-nos em adoção. Este estudo mostra tanto a necessidade de compreender as adoções "prontas" como as motivações para a entrega de um filho para adoção.<hr/>The adoption of children needs to be studied in its legal, psychological, social and cultural aspects. The purpose of this study is to characterize the children, the birth and adopting families involved in adoption processes in Ribeirão Preto - SP, from 1991 to 2000. One-hundred ten judicial processes were analyzed through descriptive statistics. Most of the adoptions that prevailed were those of the "ready" type; in which the adopting ones go through the judicial system for the adoption of a child, who they met through mediators or institutions. The adopting families belong to middle and lower classes and have different motivations for the adoption, like infertility and bond established with the child. The biological families belong to the lower classes and make use their social network to support their children. When this help is worn out, they hand their children over for adoption. This study shows the need to understand of the "ready" adoptions as well as what motivates biological families to give a child up for adoption. <![CDATA[<B>Stimuli selection and analysis in the visual search task</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A capacidade de processar simultaneamente vários estágios cognitivos ainda é motivo de discordância entre os modelos que tentam compreender o processamento da informação visual. Muitos resultados experimentais apontam basicamente duas maneiras possíveis de fluxo da informação entre estágios de processamento: uma discreta e outra contínua. No presente estudo, dois experimentos foram delineados para investigar se a informação inicialmente descartada, em um estágio pré-atentivo, pode influenciar o processamento atentivo da informação selecionada em uma tarefa de busca visual. De maneira geral, os resultados observados nestes experimentos mostram que os estímulos inicialmente descartados em um processo automático de seleção não interferem no processamento atentivo dos estímulos na tarefa de busca visual. Este resultado apóia os modelos que predizem uma seleção precoce dos elementos relevantes para o processamento atentivo e uma transmissão discreta da informação entre os estágios cognitivos de processamento.<hr/>The capacity of processing several cognitive stages simultaneously still generates a considerable disagreement among models that try to understand the processing of visual information. Many experimental results suggest two main possibilities for the information flow between information processing stages: a discrete or a continuous flow. Two experiments have in the present study to investigate were designed attentional processing whether the information at first discarded in a pre-attentive state can influence the of selected information in a visual search task. The results show that the stimuli initially discarded in an automatic process of selection do not interfere in the attention all processing of stimuli in a visual search. The results support the models that predict an early selection of the relevant stimuli and a discrete transmission of the information between the cognitive processing stages. <![CDATA[<B>Radial frequency contrast sensitivity in children of 4 to 7 years old and adults</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi medir a sensibilidade ao contraste para freqüências radiais (FSCr) de 0,25 a 2 cpg em crianças (4 a 7 anos) e adultos. Foram estimados limiares de contraste para 25 participantes (vinte crianças e cinco adultos jovens), utilizando o método psicofísico da escolha forçada. Os participantes apresentavam acuidade visual normal. Os resultados mostraram que as curvas (FSCr) de crianças de 4 a 7 anos melhoraram de forma significativa com a idade. Os resultados mostraram ainda que a FSCr de crianças de 7 anos é mais baixa do que a de adultos jovens. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento da percepção visual de contraste para estímulos radiais ocorre gradualmente se prolongando além dos 7 anos.<hr/>The aim of this work was to measure contrast sensitivity for radial frequencies (rCSF) in the range between 0.25-2 cpd in children (4 to 7 years of age) and young adults. Contrast thresholds were estimated for 25 participants (twenty children and five adults) using the psychophysical forced-choice method at low luminance levels. All the cts participants had normal acuity. The results showed that the curves (rCSF) of the 4, 5, 6 and 7 years old improved significantly with age. The results also showed that the rCSF for 7 year old children was lower than in young adults. These results suggest that the development of contrast sensitivity for radial stimuli increases gradually even after turning 7 years old. <![CDATA[<B>Development of preterm infants and mothers' emotional indicators</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo longitudinal foi comparar o desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo, em dois grupos diferenciados quanto à presença (G1) ou ausência (G2) de sintomas de ansiedade e depressão materna no período neonatal do bebê. A amostra foi composta por 32 crianças nascidas pré-termo, atendidas em seguimento psicológico desde a internação na UTI Neonatal até o final do primeiro ano de vida, sendo 11 do G1 e 21 do G2. Foram aplicados o Teste de Denver-II e a Escala do Desenvolvimento do Comportamento da Criança com as crianças, e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e o Inventário de Depressão Beck com as mães. As crianças de ambos os grupos apresentaram indicadores de desenvolvimento no primeiro ano de vida classificados como Normal, independentemente da presença de ansiedade e depressão materna.<hr/>The aim of this longitudinal study was to compare the developmental outcomes of preterm infants allocated into two different groups taking into account the presence (G1) or lack (G2) of mothers' anxiety and depression symptoms during the neonatal period of the babies. The sample was based on 32 preterm infants who had a psychological follow up from the NICU internship period the end of first year of life. Group 1 included 11 infants and mothers with clinical anxiety and depression symptoms and Group 2 included 21 infants and mothers without clinical symptoms (control group). The infants were assessed by the Denver-II Test and Infant Scale of Development and Behavior and the mothers by the Inventory State- Trait Anxiety and Beck Depression Inventory. The children of both groups showed indicators of development on the first year of life classified as normal, regardless of the anxiety and depression symptoms of their mothers. <![CDATA[<B>Siblings' interaction</B>: <B>mental disability, age and family social support</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo foram: (a) caracterizar a interação entre díades de irmãos, divididas em dois grupos - G1, com o irmão deficiente mental pré-adolescente, e G2, com esse irmão adulto; (b) comparar os desempenhos dos grupos nas interações; e (c) avaliar diferenças entre os grupos nas interações, considerando o apoio social da família. Foram realizadas sessões de observação de interações, e aplicação de instrumentos de auto-relato; os cuidadores responderam escalas para avaliação do apoio social. Os resultados sugeriram diferença no comportamento de ajudante do irmão com desenvolvimento típico, com taxa de ocorrência maior para G1. Nas escalas, houve diferença estatisticamente significativa na Escala de Apoio à Maternidade/Paternidade, revelando-se menor apoio para G1. Especula-se que, como as famílias do G1 recebem menor apoio deste nível, há maior demanda de ajuda requerida pelo filho deficiente, que pode ser suprida pelos irmãos menores com desenvolvimento típico, que desempenham o papel de ajudante em maior escala que os adultos.<hr/>The purpose of the present study was: (a) To describe the relationship in sibling's dyads, separated in two groups - G1, with pre-adolescent mentally retarded sibling, and G2, with this adult sibling; (b) To compare the performance of both groups in the interactions; and (3) To evaluate differences in the relationships between the groups when family social support is taken into account. Sessions of sibling's interactions were videotaped, and self-report instruments were used. The caretakers answered scales of social support. Results suggested differences concerning the behavior of the helper of the sibling with characteristic development, with highest occurrence in G1. Scales' results indicated statistically significant difference for the Parenting Support from Family/Friends Scale, showing less support for G1. It is possible to suggest that because families from G1 have less support from this level from families and friends, a bigger demand of help is required from the disabled member, which can be compensated by the young siblings with typical development, who perform the helper's role in greater level than the adults. <![CDATA[<B>Memory development in children</B>: <B>what changes with age?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo é apresentada uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento da memória, organizada de acordo com a divisão dos diferentes armazenamentos ou sistemas existentes. O desenvolvimento das memórias sensorial, de trabalho, explícita e implícita é analisado desde o período pré-escolar. Embora ocorram mudanças significativas na memória de trabalho e explícita, parece não existir evolução da memória implícita perceptiva ao longo do desenvolvimento.<hr/>This article presents a review of the literature about memory development, organized according to the different storages or memory systems. The development in sensory memory, working memory, explicit memory and implicit memory is analysed from the preschool period on. Although significant changes take place in the working and explicit memory, the perceptual implicit memory remains invariant with age. <![CDATA[<B>Attachment behaviors in children with autism</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudou investigou evidências de comportamentos de apego em crianças com autismo. Participaram 10 meninos com autismo, 10 com síndrome de Down e 10 com desenvolvimento típico, equiparados pela idade, cuja média foi de, aproximadamente, 4 anos. Uma sessão de observação de brincadeira livre, com cinco episódios, foi utilizada para avaliar os comportamentos interativos da criança com a mãe e com uma pessoa não-familiar (o estranho). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos, quanto à maioria dos comportamentos de apego. Contudo, o grupo com autismo apresentou uma freqüência maior de comportamento de esquiva, do que os outros grupos, apenas no 1º episódio. As comparações intragrupos mostraram que as crianças com autismo interagiram mais com a mãe, do que com o estranho. Esses resultados demonstram a ocorrência de apego entre crianças com autismo e suas mães e as vantagens de se usar análises que considerem as peculiaridades desses comportamentos.<hr/>This study investigated the attachment behaviors in children with autism. Ten boys with autism, 10 boys with Down syndrome and 10 boys with typical development who were around 4 years old, participated in the study. A free-play session, which consisted of five episodes, was used to observe the interactive behaviors between the child and the mother, and also an unfamiliar person (the stranger). No significant differences were found among the three groups concerning most of the attachment behaviors. However, the children with autism presented a higher frequency of avoidant behavior, only in the first episode. The comparison of differences inside the group showed that children with autism interacted more with their mothers than with the stranger. These results show the attachment behavior among autistic children with their mothers and the advantages of using a coding system that takes into account the particularities of this behavior. <![CDATA[<B>Mother-infant (one and five months) interactions</B>: <B>affective aspects, complexity and predominant parental systems</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Interações iniciais parecem ser adaptativas, e conhecê-las é fundamental para compreender a ontogênese humana. Este estudo compara dados de observações de díades mãe-bebê, analisando os comportamentos dos parceiros, a complexidade das trocas e seu componente afetivo. Participaram 56 díades (28 com bebês de um mês e 28 com bebês de cinco meses), filmadas em suas casas em situações livres. Foram identificados e analisados episódios de interação. Os resultados indicaram efeito do fator tipo de díade (de bebês de um ou de cinco meses) em quatro variáveis dependentes que indicam complexidade das interações. Diferenças foram observadas nos dois grupos quanto à manifestação de afetividade recíproca dos parceiros. As interações mostram-se predominantemente de tipo face-a face quando os bebês têm um mês e de estimulação por objeto aos cinco meses, indicando assim uma tendência observada em grupos urbanos ocidentais. As manifestações afetivas e a presença de interações que envolvem o sistema de contato corporal levam a que se hipotetize um padrão de autonomia relacional. Os resultados confirmam a literatura quanto à possibilidade de trocas em etapas iniciais do desenvolvimento, e o estudo contribui para o conhecimento de suas características. É destacada a afetividade, e enfatizado seu papel constitutivo nas interações, de fundamental importância no desenvolvimento infantil.<hr/>Early interactions seem to be adaptive, it is fundamental to know them in order to understand human ontogenesis. This study compares data of observations of mother-baby dyads, analyzing the behavior of the partners, the complexity of the interchanges and their affective components. The participants were 56 dyads (28 with one-month old babies and 28 with five-month old babies), filmed in their homes in free situations. Interaction episodes were identified and analyzed. The results showed the effect of the factor type of dyad (one or five months-old babies) in four dependent variables that indicate complexity of the interactions. Differences in the manifestation of reciprocal affectivity of the partners were observed in the two groups. The interactions were predominantly face-to-face when the babies are one-month old, and the system of object stimulation is predominant when the babies are five-months old. This indicates a tendency observed in Western urban groups. The affective manifestations and the presence of interactions which are characterized by the system of body contact favor the formulation of a hypothesis of the presence of an autonomous relational pattern. The results confirm the literature about the possibility of interchanges in initial stages of the development, and the study contributes for the knowledge of its characteristics. The affective aspect is stressed, and its constitutive role in interactions is emphasized, assuming its importance in child development. <![CDATA[<B>Stressful events, coping strategies, self-efficacy and depressive symptoms among the elderly residing in the community</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram investigadas relações entre eventos de vida estressantes, estratégias de enfrentamento, auto-eficácia no enfrentamento e depressão em 544 participantes de um estudo sobre envelhecimento bem-sucedido com idosos residentes na comunidade (74,6% mulheres; idade = 72,11, + 8.29; 42,1% de 60 a 69 anos; 39%, de 70 a 79 e 18,9%, 80 a 99). Os eventos estressantes foram classificados nas categorias finitude, problemas dos filhos, cuidado, crise e bem-estar psicológico. As estratégias de enfrentamento geraram cinco fatores: emoções negativas, controle ambiental, religiosidade, esquiva, inibição das emoções. Auto-eficácia no enfrentamento foi avaliada como adequada x inadequada. Na CES-D, o escore médio foi 10.24 (+8.66), para nota de corte >11, e a prevalência 32%. Maior risco para depressão foi associado a emoções negativas, eventos incontroláveis, ter de 60 a 69 anos e avaliar a auto-eficácia como inadequada. Os eventos estressantes foram menos preditivos de depressão do que a avaliação cognitiva e o enfrentamento.<hr/>The relationship among stressful life events, coping strategies, self-efficacy in coping and depression in 544 participants of a study on successful aging involving elderly who reside in the community was assessed (74,6% women; age = 72.11; + 8.29; 42,1% age 60-69; 39% 70-79 and 18,9% 80-99). Stressful life events were classified into categories related to: finitude, problems concerning offspring, care, crisis and psychological well-being. Coping strategies generated five factors: negative emotions, environment control, religiosity, avoidance behaviors, and emotional inhibition. Self-efficacy of coping was evaluated between appropriate versus inappropriate. Mean score of depression assessed through CES-D was 10.24, + 8,66); prevalence was 32% to a cut-off score >11. Major risk for depression was associated with negative emotions, uncontrollable events, age 60-69 and inappropiate self-efficacy of coping. The stressful life events seemed less predictive of depression than the cognitive assessment and the coping did. <![CDATA[<B>Differences in children perceptions about real and ideal parental care when parents are married or separated</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar se os filhos cujos pais vivem juntos percebem diferenças no cuidado parental (real e ideal) em relação àqueles cujos pais são separados. Participaram do estudo 213 crianças, de duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, com faixa etária compreendida entre 10 e 11 anos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários, contendo perguntas fechadas. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativa entre a percepção que os filhos têm do pai real em relação ao ideal, quando os pais não vivem juntos. A percepção da mãe real está mais próxima da ideal nos dois casos: de crianças que vivem com pai e mãe e de crianças cujos pais são separados. Como conclusão geral, pode-se afirmar que as crianças percebem o pai real bastante afastado do ideal em aspectos referentes ao cuidado e à interação, principalmente quando os pais são separados.<hr/>The main objective of the present study is to identify if the children whose parents live together perceive differences concerning parental care (both real and ideal) in relation to those whose parents are separated. Two hundred and thirteen children altogether, regularly enrolled at municipal schools of Florianópolis, Brasil aged 10-11 years old, and participated of the study. Two questionnaires, which contained closed questions, were used. The results indicate significant statistic differences between the perception children have of the real father in relation to the ideal father when the parents do not live together. In relation to the mother, there was less significant difference. The mother is predominantly closer to the ideal model than the father in both the cases (when parents are married or separated). In conclusion, it can be stated that children perceive the real father quite distant from the ideal one regarding care and interaction, mainly when parents are separated. <![CDATA[<B>Women managers' teams</B>: <B>social representations about feminine management</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo apreender a maneira como as equipes que têm uma mulher como gerente estão construindo representações sociais sobre este gerenciar. Participaram 74 mulheres e 72 homens de equipes que trabalham com sete mulheres que atingiram o topo de carreira, ocupando cargos administrativos nos níveis DAS 5 e DAS 6 da Administração Pública Federal. Utilizou-se a associação livre de palavras, sendo as respostas analisadas pelo software EVOC. Os resultados indicam que os participantes identificam algumas características que as equipes atribuem ao gerenciamento feminino. Apontam para uma forma de gestão voltada para as relações pessoais, respeito pela pessoa, preocupação com a qualidade do trabalho. Um gerenciamento cujo estilo interativo se caracterizaria pela capacidade de promover a inclusão, característico das formas de redes planas de gestão.<hr/>The aim of this study was to apprehend the way teams that have a woman as amanager are building the social representation about this management. The participants were 74 women and 72 men whose teams work with seven women who have reached the top of their careers in administrative positions of DAS 5 and DAS 6 levels of the Public Federal Administration. A free association test was applied and analyzed through the EVOC software. The results showed that the participants identified some characteristics on women management that were considered a feminine form of leadership: interpersonal relationship, respect for individuality, concern with the quality of work. This kind of management carries an interactive style that is characterized by the capacity to promote inclusion, which is a characteristic of flat management nets. <![CDATA[<B>Neuropsychological heterogeneity in multiple sclerosis</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica progressiva e incapacitante, cujos sintomas afetam o funcionamento motor, sensorial e psicológico. Diversas variáveis clínicas e psicossociais influenciam o perfil neuropsicológico na EM, que é extremamente heterogêneo. O objetivo principal do presente estudo foi investigar a possibilidade de estratificar estatisticamente portadores de EM e controles a partir das dimensões neurológica, sócio-demográfica e neuropsicológica de funcionamento. A partir desse objetivo, foi conduzido um procedimento de análise de conglomerados utilizando cinco instrumentos neuropsicológicos, selecionados dentre uma gama de nove medidas, de acordo com a acurácia diagnóstica. A amostra foi constituída por 45 pessoas saudáveis e 35 portadores de EM com características sócio-demográficas semelhantes. Os resultados indicaram uma solução ideal com quatro conglomerados a partir de duas dimensões, funcionamento "cognitivo" e "psicossocial", que representam aspectos independentes, porém não disjuntivos, do funcionamento neuropsicológico na EM.<hr/>Multiple sclerosis (MS) is a progressively disabling neurological disease which symptoms affect sensory, motor and psychological functioning. Several clinical neurological and psychological variables influence the neuropsychological profile in MS, which is extremely heterogeneous. The main objective of the present study was to investigate if it is possible to statistically stratify control subjects and MS patients from neurological, socio-demographic and neuropsychological dimensions. With this purpose we applied cluster analysis procedures to five neuropsychological instruments selected according to diagnostic accuracy from a pool of 9 neuropsychological tests. The sample was composed of 45 healthy controls and 35 MS patients with similar socio-demographic characteristics. The results indicated an ideal solution with 4 different clusters according to two dimensions: "cognitive" and "psychosocial" functioning, which represent independent but non-disjunctive aspects of neuropsychological functioning in MS. <![CDATA[<B>Cross sectional practices of mental health clinic</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa investiga as mudanças nas práticas em psicologia clínica no Brasil, no campo da Saúde Mental a partir de um estudo de caso de um Distrito Sanitário de Belo Horizonte, onde foram entrevistadas seis profissionais que atuam na atenção básica no Programa de Saúde Mental. Desenvolve um panorama histórico, uma investigação conceitual e uma reflexão sobre a relação entre essas práticas e o espaço urbano. Os dados apresentam mudanças nas práticas clínicas na saúde mental, que emergiram a partir do encontro das políticas públicas com os serviços locais, levando os profissionais a lidarem com esse entrecruzamento menos como um atravessamento dificultador e mais como fator potencializador da clínica. A expressão "clínica ampliada" designa aí o manejo produtivo da tensão entre clínica e política.<hr/>The research investigates the changes in the practice of clinical psychology in Brazil, in the field of Mental Health by analyzing a case study of a Sanitary District in the city of Belo Horizonte, in which six professionals who work in primary health in the Mental Health Program were interviewed. It develops a historical panorama, a conceptual investigation and reflection about the connection between this sort of practice and the urban space. Data show changes in clinical practices in mental health which emerged from the confluence of public policies and local services, leading professionals to deal with these intersections not so much as a problem, but as an increase of the potential benefits of the clinic. The expression "extended clinic", in this context, designates the appropriate management of the tension between practice and politics. <![CDATA[<B>The relational dimension of the intervention of psychology services in schools</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en As transformações das sociedades nos últimos anos remetem para a necessidade de ajustamentos e novas dinâmicas de acção nos sistemas educativos e nas relações entre os seus agentes. À educação e formação de cidadãos têm-se vindo a associar novos profissionais, designadamente os psicólogos, de quem se espera um contributo para a eficácia dos sistemas educativos no cumprimento da sua missão. Defende-se, porém, que essa intervenção seja desenvolvida de um modo específico e marcada pela integração na comunidade educativa, pela colaboração e pela prevenção. Aborda-se, assim, a intervenção do psicólogo na escola, identificando algumas dinâmicas da sua intervenção e sugerindo alguns aspectos que a devem caracterizar.<hr/>The profound transformations of societies in the recent years address the necessity of adjustments and new dynamics in the educative systems and in the relationship among its agents. It is in this context that new professionals such as psychologists have been involved in the education and training process of citizens. It is expected from them to contribute to the educational system efficacy in it's mission delivery. It is expected, however, that this intervention is developed in a specific way and marked by the principles of prevention, collaboration and educative community integration. The intervention of psychologist is therefore approached in the text, in which the author identifies some dynamics of that intervention and suggests some aspects that should characterize it. <![CDATA[<B>Adolescent transgressors</B>: <B>social network and family functioning</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desse estudo é identificar as características da rede social dos internos da Fase-RS que cumprem medida de ICPAE (interno com possibilidade de atividade externa). Também caracterizar suas famílias, quanto aos aspectos sócio-bio-demográficos e à percepção do funcionamento familiar por esses adolescentes. Foram investigados cinco adolescentes que tiveram progressão para ICPAE, utilizando-se a metodologia de Estudo de Caso, através da confecção do mapa da rede social e da escala GARF (Global Assessment of Relational Functioning Scale) para avaliação do funcionamento familiar. Nenhum dos cinco adolescentes avaliados preencheu o quadrante trabalho/escola da rede social. Dos cinco adolescentes, três preencheram apenas os quadrantes família e amigos. O total de membros e instituições incluídas no mapa da rede social variou entre seis e doze. As notas de funcionamento familiar foram baixas.<hr/>The aim of this studys is to identify the characteristics of the adolescents as well as their familys social network, regarding socio-bio-demographic aspects and the interns' perception of their familys functioning. The participants were five adolescents in a State institution (FASE-RS) who were also allowed to have external activities. A case study method was used through the making of a social network map and the family's functioning was measured using the global assessment of relational functioning scale (GARF). None of the five adolescents assessed used the work/school quadrant of social network. Three of them only filled the family and friends' quadrants. The total members and institutions included in the social network map varied between six and twelve. The scores on family functioning were low. <![CDATA[<B>Parental and aloparental care received by children in public and private schools in Vitória, ES</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Investigamos a participação dos pais e de outros adultos no fornecimento de cuidados às crianças em dois contextos socioeconômicos. Encontramos predominância dos pais como cuidadores e participação de alocuidadores aparentados e não aparentados em todos os cuidados mensurados. Houve diferença em função dos contextos. Pais e mães de crianças matriculadas em escolas públicas compartilharam mais as tarefas de cuidado que os de crianças em escolas particulares. Os alocuidadores mais freqüentes das crianças de escolas públicas foram os parentes, enquanto os empregados prevaleceram como alocuidadores de crianças de escolas particulares. Nossos resultados indicam que os contextos socioeconômicos são fatores importantes de variação no fornecimento de cuidados às crianças, tanto por parte dos pais como por parte de outros cuidadores.<hr/>We investigated the participation of parents and other adults in the caretaking of children in two socio-economic contexts. We found the caretaking is predominant whith participation of related and non that parental related aloparents in all the caretaking tasks assessed. There were differences due to the contexts. Parents of children attending public schools shared more caretaking tasks than parents of children attending private schools. Related aloparents were more frequently responsible for the caretaking of children from public schools while employees were more frequently responsible for children from private schools. Our results show that the socio-economic context is an important factor in the variation of caretaking of children, both for parents and aloparents. <![CDATA[<B>Problem-solving mental flexibility in individuals who were convicted for murder</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo avaliar a flexibilidade mental na resolução de problemas em indivíduos que cumprem pena por homicídio qualificado em penitenciária de média segurança na região metropolitana de Porto Alegre. O estudo foi quantitativo de tipo transversal. A amostra (n=60) foi localizada por conveniência, contou com 30 indivíduos homicidas pareados quanto a sexo, idade, escolaridade e classe social com 30 sujeitos sem antecedentes criminais. Os instrumentos utilizados foram: Teste Wisconsin de Classificação de Cartas - WCST, Teste Stroop de Cores e Palavras, os subtestes Cubos, Códigos e Vocabulário do WAIS-III, a Mini-International Psychiatric Interview e uma ficha de dados sócio-demográficos. Nas categorias do WCST e no Teste Stroop o grupo de homicidas apresentou escores inferiores ao grupo controle com diferença estatisticamente significativa (p<0,05). Concluiu-se que os indivíduos que cumprem pena por homicídio qualificado apresentam uma menor flexibilidade na resolução de problemas quando comparados a sujeitos sem antecedentes criminais.<hr/>This study aimed at assessing problem-solving mental flexibility in individuals who were convicted for qualified murder, and confined in a medium-security prison within the Metropolitan Area of Porto Alegre, Brazil. The quantitative cross-research study had a convenience sample (n=60) including 30 homicides, paired by gender, age, schooling and social class to 30 individuals who had no criminal records. Assessment instruments used were Wisconsin Card Sorting Test; Stroop Color and Word Test, WAIS-III Block Design, Digit-Symbol Coding and Vocabulary subtests, a Mini-International Psychiatric Interview and a socio-demographic datasheet. In the WCST categories and in the Stroop Test, the group of homicides showed lower scores than the control group with a statistically significant difference (p<0,05). It is concluded that individuals convicted for qualified murder show lower problem-solving flexibility, than the individuals having no criminal records. <![CDATA[<B>The relationship between phonological processing and reading ability</B>: <B>evidence from Down syndrome and Williams syndrome</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta uma avaliação dos resultados de estudos que investigaram a relação entre o processamento fonológico e a habilidade de ler palavras em dois distúrbios do desenvolvimento: a síndrome de Down (SD) e a síndrome de Williams (SW). Os resultados sugerem que, como crianças sem transtornos do desenvolvimento, indivíduos com SD e indivíduos com SW aprendem a ler através do processamento e armazenamento de relações entre as letras e os sons nas palavras. É possível, no entanto, que processos não fonológicos desempenhem um papel mais importante na aprendizagem da leitura na SD e na SW do que entre crianças com desenvolvimento típico. Conforme é discutido no texto, há evidência de que variações em habilidades não verbais correlacionam-se mais fortemente com a habilidade de leitura entre indivíduos com SD e indivíduos com SW do que entre crianças com desenvolvimento típico da leitura.<hr/>The present article presents a review of studies which investigated the relationship between phonological processing skills and the ability to read words in two developmental disorders: Down syndrome (DS) and Williams syndrome (WS). Results suggest that, like children without developmental disorders, individuals with DS and individuals with WS learn to read by processing and remembering letter-sound relations in words. It is nonetheless possible that non-phonological processes play a more important role in reading skills among individuals with DS and WS than among typically developed children. As discussed in the text, there is evidence that variations in non-verbal abilities are more strongly correlated with reading ability in DS and WS than among children with typical reading development. <![CDATA[<B>Revisiting the ecological engagement</B>: <B>a proposal to systematization</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo descreve como os quatro conceitos-chave da Teoria Bioecológica do Desenvolvimeno Humano (processo, pessoa, contexto e tempo) se fazem presentes na metodologia denominada Inserção Ecológica. Tem o objetivo de proporcionar algumas linhas de ação que podem auxiliar equipes de pesquisa na utilização desta proposta em seus projetos de pesquisa. Para isso, foi realizada uma breve comparação entre a Inserção Ecológica e outras metodologias que valorizam o contexto da investigação, e que partem de referenciais teóricos diferentes. Além disso, são apresentados e discutidos estudos que utilizaram a Inserção Ecológia a fim de estabelecer alguns pontos em comum e definir aspectos que possam ser considerados características fundamentais a essa proposta metodológica.<hr/>This article describes how the four key concepts of the Bioecological Theory of Human Development (process, person, context and time) are present in the Ecological Engagement methodology. The goal is to provide some lines of action that may guide research teams to use this proposal in their projects. A brief comparison is performed between the Ecological Engagement and other methodologies, which value the concept of investigation and have distinct theoretical references. Moreover, other studies that used the Ecological Engagement are presented and discussed in order to establish some common points and to define aspects that may be considered as fundamental characteristics of this methodological proposal.