Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220080002&lang=en vol. 21 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>: PRC no ISI]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The concept of anxiety in behavior analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O conceito de ansiedade tem sido empregado na Análise do Comportamento sob controle de diferentes eventos ou relações. Neste artigo, oferecemos uma revisão dos modos como a análise do comportamento tem concebido teórica e conceitualmente o fenômeno da ansiedade e das relações que são colocadas em destaque nessas elaborações. Iniciamos com uma descrição dos usos correntes do conceito de ansiedade, assinalando que variam quanto ao papel atribuído às alterações fisiológicas, à definição das relações respondentes e operantes, verbais e não verbais, e às implicações para a terapia verbal. Discutimos, em seguida, essas variações, salientando que representam visões complementares de um fenômeno complexo, em que eventos adquirem diferentes funções a partir de processos de condicionamento direto e indireto. Finalmente, caracterizamos alguns aspectos definidores da ansiedade à luz do enfoque analítico-comportamental e argumentamos que as elaborações revisadas sugerem que a ansiedade, como problema clínico, pode guardar relação com repertórios de autocontrole.<hr/>The concept of anxiety has been used in Behavior Analysis under the control of different events or relations. In this article, we offer a theoretical and conceptual review of behavior-analytic approaches for anxiety, and of the behavioral relations that are highlighted in the literature. We start with a description of the current usages of the concept of anxiety. We point out that such usages vary from the role assigned to physiological changes, to the definition of respondent and operant relations (verbal and non-verbal) and to the implications for verbal therapy. We, then, discuss such variations as complementary explanations for a complex phenomenon, in which events acquire several functions, through processes of direct and indirect conditioning. Finally, we summarize some defining characteristics of anxiety from a behavior-analytic standpoint, and we argue that, as a clinical disorder, anxiety may be related to self-control. <![CDATA[<b>The influence of documentary videos on the scientific diffusion of knowledge about Aids</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi medir e comparar o impacto sobre o conhecimento científico dos alunos que visualizaram diferentes tipos de vídeo documentário sobre o HIV/Aids - um com abordagem mais científica e outro mais popularizada. Participaram 141 alunos do ensino médio de Florianópolis, divididos em 3 grupos: controle (sem a visualização de vídeo), grupo 1 (vídeo mais científico) e grupo 2 (vídeo mais popularizado). Antes e depois da apresentação dos vídeos foi aplicado o Teste de Conhecimento Científico sobre o HIV/Aids (TCCHA). Os resultados mostraram um aumento no escore médio no TCCHA do grupo 1, nenhuma mudança significativa no grupo 2 e diminuição no grupo controle. Concluiu-se que a forma científica implicou em maior aumento de conhecimento sobre o HIV/Aids.<hr/>The study aimed to measure and to compare the impact on scientific knowledge of students visualizing different kinds of documentary videos about HIV/Aids - one with a more scientific approach and another with a more popularized one. One hundred and forty one (141) high school students from the city of Florianópolis participated in the study. They were divided in 3 groups: control group (without visualization), group 1 (scientific video) and group 2 (popularized video). Before and after the showing the videos, the Scientific Knowledge Test about HIV/Aids was applied. The results showed an increment in the medium score of the mentioned test in group 1, no significant change in group 2 and a decrease in the control group. It was concluded that the scientific form of presentation resulted in an increase of knowledge concerning HIV/Aids. <![CDATA[<b>Dopamine, nitric oxide and their interactions in models for the study of schizophrenia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Modelos experimentais baseados no aumento da neurotransmissão dopaminérgica mimetizam aspectos comportamentais e neuroquímicos característicos da esquizofrenia. Psicoestimulantes, como a anfetamina, são utilizados com esta finalidade, pois aumentam os níveis de dopamina extracelular nas vias mesocorticolímbica e mesoestriatal. As limitações da manipulação direta do sistema dopaminérgico nos modelos animais incentivam abordagens complementares. O óxido nítrico (NO), um neurotransmissor atípico que inibe a recaptação de dopamina e estimula sua liberação, parece modular comportamentos controlados pelo sistema dopaminérgico. O teste de inibição pré-pulso revela uma deficiência no filtro sensório-motor, verificada em esquizofrênicos ou após tratamentos com psicotomiméticos, podendo ser prevenida pela inibição do NO. Esta revisão apresenta evidências da interação do NO com o sistema dopaminérgico em modelos para o estudo da esquizofrenia como uma nova ferramenta de investigação desta patologia.<hr/>Experimental models based on the increase of dopaminergic neurotransmission mimic behavioral and neurochemical schizophrenia-like aspects. Psychostimulants, as amphetamine, are used with this purpose because they increase extracellular dopamine levels in mesocorticolimbic and mesostriatal pathways. The limitations of direct manipulation uniquely based on the dopamine system in animal models have encouraged the use of new approaches. Nitric oxide (NO), an atypical neurotransmitter which inhibits dopamine reuptake and stimulates its release, seems to modulate dopamine-controlled behaviors. The prepulse inhibition test reveals deficits on the sensorimotor filter found in schizophrenics or after psichotomimetic treatments. This review presents evidences for the interaction between NO and DA systems on schizophrenia models as a new tool for the investigation of this pathology. <![CDATA[<b>Children and the world of words</b>: <b>remarks on lexical development research</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento no Brasil tem realizado importantes avanços nos últimos anos, no entanto, um processo básico ainda se encontra ausente das discussões entre os pesquisadores brasileiros na área: o desenvolvimento lexical. O presente artigo tem como objetivo fornecer uma revisão da literatura, demonstrando como estudos sobre o aprendizado inicial de palavras podem contribuir para a nossa compreensão atual do desenvolvimento infantil. Os principais avanços da pesquisa sobre desenvolvimento lexical são discutidos, assim como os principais desafios encontrados pelos pesquisadores dedicados ao tema. Espera-se também que este artigo possa servir como ponto de partida para pesquisadores brasileiros interessados em investigar esse processo em crianças falantes do português.<hr/>Developmental Psychology research in Brazil has made substantial progress in recent years, however, a basic process remains absent in discussions among Brazilian researchers in the area lexical development. The present paper is aimed at providing a literature review and showing how studies on word learning can contribute to our current understanding of child development. The main findings on lexical development are discussed as well as the main challenges found by researchers who are dedicated to the topic. It is also hoped that this paper can serve as a starting point for Brazilian researchers interested in investigating the process among Portuguese-speaking children. <![CDATA[<b>Analysis of causal attributions of success and failure in competitions regarding Portuguese soccer players' competition level</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tendo como referência o modelo atribuicional da motivação e emoção de Weiner (1979), pretendeu-se avaliar as atribuições causais, em situações de sucesso e insucesso desportivo, em função da influência dos diferentes níveis competitivos dos futebolistas portugueses. Analisando uma amostra que integrou 125 futebolistas, que participaram em três níveis competitivos do futebol português (II Divisão; III Divisão; I Divisão Distrital), este estudo apresenta resultados quanto aos mecanismos de perceção de causalidade revelados pelos atletas em função dos diferentes níveis competitivos onde estão inseridos. Os resultados evidenciaram diferenças significativas, nomeadamente no que concerne às dimensões causais referente ao locus de causalidade e controle externo (em situações de sucesso) e locus de causalidade e nível de estabilidade (no caso dos insucessos).<hr/>Having as a reference Weiner's attributional model of motivation and emotion (1979), this work intended to evaluate the causal attributions, in sport situations of success and failure, in relation to Portuguese soccer players' competitive levels. Studying a sample of 125 soccer players, who compete in three competitive levels (II League; III League; I District League), this study presents results about the mechanisms of causality perception, revealed by the athletes in these 3 different competitive levels. The results had evidenced significant differences between the causal dimensions of locus of causality and external control (success situations) and the locus of causality and level of stability (failure situations). <![CDATA[<b>"Mum, I want to stay with you..."</b>: <b>firstborn's dependence behaviours in the context of a sibling's gestation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo investigou os comportamentos de dependência do primogênito no contexto de gestação de um segundo filho. Participaram cinco primogênitos em idade pré-escolar e suas respectivas mães, no terceiro trimestre de gestação. Foi aplicado Teste das Fábulas nas crianças e realizadas entrevistas semi-dirigidas com as mães. Os resultados revelaram tendência de comportamento de dependência do primogênito. Observaram-se também comportamentos de independência, indicando ambivalência. Os resultados sugerem que a gestação do irmão constitui-se momento especial para a criança que tem que deixar de ser filho único e aprender a compartilhar os cuidados maternos. A investigação acerca das mudanças nas relações familiares e suas implicações para cada um dos membros são de fundamental importância para a compreensão do desenvolvimento humano. Este artigo contribui para a literatura existente que não tem contemplado especificamente em que medida o comportamento do primogênito é afetado pela existência de um irmão durante a gestação.<hr/>The study investigated the firstborn's dependence behaviors in the context of a second child's pregnancy. Five preschool firstborns and their respective mothers, in the third trimester of pregnancy, took part in the study. The Fables Test was used in order to assess children's perceptions, and a semi-structured interview in order to investigate mothers' perceptions. The results revealed a dependence behavior tendency in the firstborn. There were also independence behaviors suggesting ambivalence. The results indicate that a second child's pregnancy is a special moment for the firstborn who is no longer an only child and has to learn to share maternal care. The investigation concerning changes in family relationships and their implications for each family member are of fundamental importance for understanding human development. This article represents a contribution to the literature which has not studied the extent to which the firstborn's behavior is affected by the presence of a sibling already during pregnancy. <![CDATA[<b>Cultural and gender differences in preschool children's conflicts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo compara episódios de conflitos entre crianças de quatro a cinco anos de idade, pertencentes a dois grupos culturais: um de uma grande metrópole (São Paulo) e outro de uma pequena comunidade praiana do estado de São Paulo (Ubatuba). Foram observadas 39 crianças (20 meninas e 19 meninos). Analisaram-se os motivos, as estratégias de oposição, as reações à oposição e o desenlace de conflitos. Nos dois grupos e gêneros, o motivo mais freqüente para os conflitos foi a disputa por brinquedos e as estratégias de resolução pró-sociais mesclaram-se com as coercitivas. Algumas diferenças comportamentais de gênero encontradas nas crianças de São Paulo, diferentemente do que se observou em Ubatuba, assemelharam-se às verificadas em estudos europeus e norte-americanos: os meninos se mostraram mais agressivos e as meninas, mais conciliadoras. As crianças paulistanas apresentaram maior número de táticas verbais, enquanto as estratégias diretas e proximais predominaram entre as ubatubanas. O estudo evidencia a importância de considerar as influências culturais na resolução de conflitos entre crianças.<hr/>The study compares conflict episodes of four- to five-year-old children of two cultural groups: one from a big city (São Paulo), and another from a small seashore community in the State of São Paulo (Ubatuba). 20 girls and 19 boys were observed in their free preschool activities. Motives, strategies of opposition, reactions to opposition, and conflicts outcomes were analyzed. The most frequent motive for conflicts was the dispute for toys and other objects. Pro-social and coercive strategies were found in children from both genders and groups. Behavioral differences between genders in the children from São Paulo, differently from what occurred with the children from Ubatuba, were similar to those found in European an North American studies: boys used more aggressive tactics, while girls tended to be more conciliatory. São Paulo's children showed greater number of verbal tactics, while direct and proximal strategies prevailed among Ubatuba's children. The study evidences the importance of considering cultural influences on children's conflict resolution. <![CDATA[<b>Effects of class size on the maintenance of equivalent relations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O número de estímulos a serem relacionados em classes equivalentes foi manipulado para avaliar o efeito do tamanho da classe na sua emergência e manutenção. Quarenta universitários distribuídos em quatro grupos foram ensinados, por meio do procedimento de escolha de acordo com o modelo, a selecionar estímulos arbitrários para formar relações em três classes equivalentes. As classes tinham três, quatro, cinco ou seis membros de acordo com o grupo. Testes das relações emergentes foram aplicados logo após os treinos e após um período de seis semanas. Os resultados demonstraram que o tamanho das classes não afetou a possibilidade de formação das relações de equivalência. No entanto, a probabilidade de manutenção e de recuperação de relações enfraquecidas no período esteve relacionada ao tamanho das classes. Conclui-se que a manutenção e a recuperação das classes foram facilitadas quando estas tinham um maior número de membros.<hr/>The number of stimuli to be related in equivalent classes was manipulated to evaluate the effect of class size on its occurrence and maintenance. Forty undergraduate students distributed in four groups were taught, by the matching-to-sample procedure, to select arbitrary stimuli to set up relationships in three equivalent classes. The classes had three, four, five or six members, according to the group. Equivalence relations tests were applied immediately after the trainings and after a period of six weeks. The results showed that the class size did not affect the likelihood of equivalence class establishment. However, the probability of maintenance and reestablishment of relations weakened during the period, was related to the class size. It was concluded that the maintenance and reestablishment of the classes were facilitated when they had a larger number of members. <![CDATA[<b>Survival or collapse? </b><b>B. F. Skinner, J. M. Diamond and the fate of cultures</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um dos aspectos mais interessantes e polêmicos da obra de B. F. Skinner é sua interpretação sobre a evolução das culturas. De acordo com o autor, as conseqüências de práticas culturais retroagem sobre as culturas, no sentido de aumentar ou diminuir suas chances de sobrevivência. O livro "Colapso", do biólogo e geógrafo norte-americano Jared Diamond, apresenta semelhanças marcantes com a teoria de Skinner, evidenciando que as conseqüências de práticas culturais têm influência decisiva sobre o destino das culturas. Este artigo busca detalhar tais semelhanças, argumentando que o livro de Diamond serve como complemento à teoria skinneriana, pois ilustra com exemplos concretos as afirmações gerais de Skinner sobre a evolução das culturas e, com isso, confere-lhes maior clareza e credibilidade.<hr/>One of the most interesting and polemic features of B. F. Skinner's work is his interpretation about cultural evolution. According to that author, the consequences of cultural practices have a retroactive effect over the cultures, increasing or decreasing their chances of survival. The book "Collapse" - written by the north-American biologist and geographer Jared Diamond - shows remarkable resemblances with Skinner's theory making clear that the consequences of cultural practices have a decisive influence over the fate of cultures. This paper aims to detail such resemblances, considering that Diamond's book serves as a complement to Skinner's theory, because it illustrates with concrete examples the general statements made by Skinner about cultural evolution and, by doing so, makes these statements clearer and more credible. <![CDATA[<b>Motivational interview with alcoholics</b>: <b>a longitudinal study abstract</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este foi um estudo de seguimento com pacientes alcoolistas que participaram de um ensaio clínico em que foi empregada Entrevista Motivacional. A amostra constituiu-se de 152 sujeitos alocados randomicamente em dois grupos: grupo de intervenção submetido à Entrevista Motivacional (GI), e um grupo controle submetido a tratamento padrão (GC). Os instrumentos utilizados foram: entrevista estruturada e o FORM-90. Na avaliação inicial (T1), realizada entre os anos de 1999 e 2001, foram avaliados 152 sujeitos; para o follow-up 1, na segunda avaliação (T2), foram avaliados 89 sujeitos, dos quais 59 permaneciam abstinentes (37GI e 22GC) e 30 haviam recaído (13GE e 17GC); já para o follow-up 2, na avaliação final (T3 - entre os anos de 2003 e 2005), regressaram 46 sujeitos, dos quais 29 mantinham-se abstinentes (20GI e 10GC) e 17 recaíram (13GI e 4GC). Esses dados demonstram que os sujeitos submetidos à Entrevista Motivacional tiveram mais êxito na manutenção da abstinência e compareceram em maior número aos follow-up, demonstrando melhores resultados comparados com o grupo controle.<hr/>This was a follow up study with alcoholic patients participating in a clinical trial with the use of Motivational Interviewing. 152 subjects were randomly allocated into two groups: the intervention group (IG), which was submitted to Motivational Interviewing, and the control group (CG), submitted to standard treatment. Data were collected with a structured interview and FORM-90. 152 subjects were assessed at the first evaluation (T1), approximately 4 years ago. From 89 subjects who were assessed at follow-up 1 (T2), 59 remained abstinent (37 IG and 22 CG) and 30 had relapsed (13 IG and CG). 46 subjects returned for the final evaluation, at follow-up 2 (T3). 29 of them had remained abstinent (20 IG and 10 CG) and 17 had relapsed (13 IG and 4CG). Data show that subjects submitted to Motivational Interviewing had better outcomes than the control group in both abstinence maintenance and follow-up attendance. <![CDATA[<b>Studies and researches about intersexuality</b>: <b>a systematic analysis of specialized literature</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apesar de abarcar estudos e intervenções ao longo de mais de cinco décadas, a temática da intersexualidade continua a impor desafios epistemológicos, metodológicos, clínicos e éticos. Visando, portanto, contribuir para uma fundamentação criteriosa e abrangente que subsidie reflexões críticas e ações coerentes, realizou-se uma revisão sistemática dos estudos nacionais e internacionais publicados nas duas últimas décadas. Os textos foram selecionados por meio da busca bibliográfica efetuada em bancos de dados eletrônicos. Para a classificação das publicações, adotou-se um protocolo de organização. Em seguida, empregou-se a análise de recorrência para classificar os trabalhos de acordo com os delineamentos metodológicos, as variáveis estudadas e os instrumentos adotados. Conclui-se pela necessidade de pesquisas longitudinais apoiadas nos avanços teórico-metodológicos das diversas subáreas da Psicologia.<hr/>In spite of embracing studies and interventions along more than five decades, the thematic of intersexuality continues to impose epistemological, methodological, clinical and ethical challenges. In addition, to contribute for an including base that subsidizes critical reflections and coherent actions, a systematic revision of national and international studies published in the last two decades has been done. The articles were selected through a bibliographical search made in electronic databases. For classifying the publications, an organization protocol was adopted. Soon after, the recurrence analysis was used to classify the works in agreement with the methodological outline, the studied variables and the adopted instruments. It is concluded that there is still the need of the accomplishment of longitudinal researches supported by theoretical-methodological progresses in several Psychology sub areas. <![CDATA[<b>Distributive jstice and empathy in adolescents from Northeastern Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal deste trabalho foi investigar se a empatia exercia influência significativa sobre os raciocínios distributivos de 120 adolescentes, de ambos os sexos e de escolas públicas e particulares. Para tanto, utilizou-se uma situação-problema na qual os respondentes tinham que decidir a maneira mais justa de distribuir dinheiro entre seis personagens que haviam trabalhado junto e que diferiam no que diz respeito à naturalidade, produtividade e necessidade. Além disto, utilizou-se o IRI de Davis para avaliar o nível de empatia dos participantes. Nos resultados, observou-se que as dimensões de tomada de perspectiva e de personal distress, além das variáveis sexo e tipo de escola exerceram influência significativa sobre as quantidades de dinheiro distribuídas entre os personagens. Estes resultados são discutidos à luz da teoria de Hoffman e de pesquisas empíricas no campo da moralidade e da justiça distributiva.<hr/>The main aim of this research was to investigate whether empathy influenced the distributive reasoning of adolescents. A sample of 120 teenagers, controlled by sex and type of school (public or private), took part in the investigation. Distributive justice was evaluated through a dilemma in which the participants had to decide the fairest way to share money among six workers who had worked together but were different terms of productivity, necessity and place of birth. Empathy was measured with IRI (Davis). The results show that role-taking, personal distress, sex and type of school influenced the amounts of money distributed. These results are discussed in the context of Hoffman's theory and empirical research on morality and distributive justice. <![CDATA[<b>The subtractive fight</b>: <b>the spirituality of the empty hands method as the north of the body philosophy in Karate-Do</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O karate é uma técnica de combate sem armas que, sustentada por uma antiga tradição, tem como seu principal objetivo a formação do caráter do praticante. A compreensão da visão de mundo na qual o karate nasceu e se desenvolveu é debitária de uma dinâmica espiritual e psicológica singular cujo conhecimento é imprescindível para apreendê-la. O objetivo desta pesquisa é analisar o karate por meio de sua espiritualidade, já que, junto aos textos fundamentais de sua tradição recente, ela é tida como a essência presente em todas as dimensões da expressão da arte. Para tanto, vale-se de uma metodologia historiográfica de perspectiva fenomenológica. Karate-do veicula a espiritualidade do esvaziamento como norte de sua filosofia corporal. Temas com linhas fronteiriças tênues entre si são analisados pela perspectiva de tal espiritualidade. A abrangência desta dinâmica corresponde a um combate subtrativo visando uma apreensão fluida e intutitiva da realidade.<hr/>Karate is a fight practice that does not make use of weapons. It is based on old traditions and its main aim is to develop a sense of personality in the practitioner. Karate originated from unique spiritual and psychological dynamics, which are of utmost importance for the full understanding of this practice. The objective of this research is to analyze karate-do by means of its spirituality. This is because, together with the fundamental texts about the recent tradition of this fight, spirituality is considered to be the essence present in all dimensions of the artistic expression of karate. To this end, the historiographical methodology of phenomenological perspective was employed in this study. Karate-do has the spirituality of the empty hands method as the north of its body philosophy. Themes with blurred borders are analyzed from this spiritual point of view herein. This dynamics includes the subtractive fight, aiming at the fluid and intuitive understanding of reality. <![CDATA[<b>Characteristics of the personality of incestuous fathers through Rorschach Method according to the Comprehensive System</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Adotando-se os critérios legais de estupro (artigo 213 do Código Penal Brasileiro) como delimitações para essa conduta ou sintoma interpessoal, a finalidade desse estudo foi a de investigar características da personalidade de indivíduos responsabilizados criminalmente por estupros incestuosos. Participaram do estudo três adultos do sexo masculino, com semelhantes condições sociais, demográficas e educacionais, presos em uma penitenciária do estado de São Paulo pelos estupros das filhas biológicas. Os dados foram coletados por meio de entrevista e do Método de Rorschach, no Sistema Compreensivo de Exner (2003). Para a análise dos resultados foram selecionadas as seguintes variáveis: defensividade, autopercepção, capacidade de autocontrole, relacionamentos e percepção interpessoal, afeto e processos cognitivos aplicados na adaptação à realidade social. Ainda que estupradores não se constituam como um grupo homogêneo e que não haja um padrão de características universais que os represente, os principais resultados permitiram constatar a insuficiência de recursos subjetivos aplicados à percepção de si mesmos e à percepção do outro, dados que foram convergentes com os comumente retratados na literatura sobre psicologia de agressores sexuais.<hr/>Taking into consideration the legal criteria related to rape (Brazilian Penal Code) as guidelines for this kind of conduct or interpersonal symptom, the objective of this study was to investigate the personality characteristics of individuals criminally responsible for incestuous raping. Participants were three male inmates, with similar social, demographic and educational levels, imprisoned at a State correctional institution in São Paulo for raping their biological daughters. The data were gathered through interviews and Rorschach Method, as Exner's (2003) Comprehensive System. To the analysis of the results the following variables were selected: defensiveness, self-perception, capacity for self-control, relationships and interpersonal perception, affect, and cognitive processing applied to social reality adaptation. Even though rapists do not constitute a homogeneous group and there are no standard universal characteristics that represent them, the main results showed evidence of their limitation on subjective resources applied to self-perception and perception of the others. It was convergent with common data found in the literature regarding the psychology of sexual aggressors. <![CDATA[<b>Genogram use as a collect tool in qualitative research</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Genograma é uma representação gráfica da família e tem sido utilizado em diversos contextos. Este artigo visa destacar a relevância da utilização do genograma na pesquisa qualitativa e propor um procedimento de aplicação e análise do mesmo. As informações reunidas pelo genograma podem incluir aspectos genéticos, médicos, sociais, comportamentais, relacionais e culturais, que denotam a estrutura e configuração da família dando indícios de seu funcionamento e dinâmica. Propõe-se que os questionamentos, comentários e verbalizações realizados pelo pesquisador durante a aplicação do instrumento sejam classificados de acordo com o sistema de categorias pré-determinado, e que os dados obtidos sejam submetidos às análises gráfica, clínica e do discurso, com posterior encaminhamento para cálculo de acordo entre juízes.<hr/>The genogram is a graphical representation of a family and has been used in several contexts. This paper aims to highlight the genogram use relevance in qualitative research and to propose an application and analysis procedure. The information gathered by the genogram may include genetics, medical, social, behavioral, relational and cultural aspects that denote the family structure and its configuration giving indicia of its functioning and dynamics. It is proposed that the inquiries, comments and verbalizations held by the researcher during the application of the tool are classified, according to the pre-determined categories system and that the data obtained are submitted to graphical, clinical and discourse analysis for later calculus of judges' agreement. <![CDATA[<b>Does derivational morphology contribute to reading and spelling in Portuguese?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos realizados em língua inglesa mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras está associada ao sucesso no reconhecimento e compreensão de palavras, na leitura, e na escrita. O português é uma língua com uma ortografia bem mais transparente em termos das correspondências entre letra e som do que o inglês. Neste estudo investigamos se o processamento da morfologia derivacional contribui para leitura e escrita no português e se essa contribuição é independente da consciência fonológica. Os resultados mostram que a habilidade de refletir sobre os morfemas contribui tanto para leitura quanto para escrita, e que essa contribuição é até certo ponto independente do processamento fonológico.<hr/>Studies carried out in English orthography show that the ability to reflect upon the word's morphemes is related to the success in recognizing words, reading comprehension and spelling. Portuguese is a language with a more transparent letter-sound correspondence rule than English. This study investigated whether derivational morphology processing contributes to reading and spelling in Portuguese and whether this contribution is independent of phonological awareness. The results show that the ability to reflect upon the morpheme of the words contributes both to reading and spelling and this contribution is, to a certain extent, independent of phonological processing. <![CDATA[<b>Memories and social representations of Cuiabá along three generations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo analisa as memórias e as representações sociais construídas por três gerações acerca da cidade de Cuiabá, ao longo da segunda metade do século XX. A primeira viveu a juventude durante os anos de 1950 a 1967, quando o progresso da cidade foi vagaroso. A segunda presenciou o início da modernização - 1968 a 1986. A terceira coorte foi contemporânea ao mundo globalizado - 1987 a 2000. Os 150 sujeitos inquiridos compreenderam as seguintes faixas etárias: 65 a 75; 44 a 51; 26 a 33 anos. As evocações livres ao termo indutor "Cuiabá no seu tempo" foram processadas pelo software EVOC e submetidas à análise de similitude. Os resultados revelaram que as representações da cidade permaneceram inalteradas no período investigado.<hr/>This study analyzes the memories and the social representations constructed by three generations concerning the city of Cuiabá during the second half of the 20th century. The first generation lived the youth age during the years 1950 and 1967, when the progress of the city was slow. The second generation witnessed the beginning of modernization from 1968 through 1986. The third generation was contemporary to the globalized world - from 1987 through 2000. The 150 inquired subjects were included in the age bands: 65 through 75; 44 through 51; 26 through 33 years old. The free evocations expressions carried to the inductive term: "Cuiabá in its time". The findings were processed by the software EVOC and submitted to a similitude analysis. The results revealed that the representations of the city had remained unchanged in the investigated mentioned periods. <![CDATA[<b>Effect of encoding strategies on contextual memory in elders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos recentes mostram que a memória contextual parece ser especialmente suscetível aos efeitos negativos do envelhecimento sobre a cognição. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito do uso de estratégias de codificação no desempenho de idosos em uma tarefa de memória contextual. Vinte e quatro idosos e vinte e um jovens foram divididos em dois subgrupos para a realização da tarefa: um que recebeu orientação específica para estabelecimento do vínculo item-contexto e outro que não recebeu essa orientação na fase de codificação. Na fase de teste, os participantes foram submetidos às tarefas de reconhecimento do objeto e do contexto. Os resultados indicam que a estratégia de estabelecimento do vínculo item-contexto foi capaz de reverter os déficits de memória contextual dos idosos.<hr/>Previous researches suggest that contextual memory is especially susceptible to the negative effects of aging upon cognition. The purpose of this study was to evaluate the effects of memorization strategies on the performance of twenty-four elders and twenty-one young participants on contextual memory task. Within each of the age groups, the participants were divided into those that received or did not receive specific orientation to link objects to a context. At test session, participants were engaged in object and context recognition tests. Findings showed that the specific orientation to link object to context was able to revert the contextual memory deficits of the elders. <![CDATA[<b>The Draw-a-Person test as a valid measure of children's cognitive development</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Teste do Desenho da Figura Humana (DFH) é amplamente utilizado como uma técnica de avaliação do desenvolvimento cognitivo, porém, o reconhecimento da validade deste instrumento ainda hoje não está completo. No Brasil, o Sistema Wechsler de avaliação cognitiva do DFH já foi aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. No entanto, considerando a necessidade de periodicamente se reavaliar o instrumento, o objetivo deste estudo foi avaliar a validade convergente e concorrente do DFH-Sistema Cognitivo de Wechsler. Para validade convergente foi utilizado o teste das Matrizes Coloridas Progressivas de Raven, validado nacional e internacionalmente. Para validade concorrente, utilizou-se uma escala de desempenho escolar. Participaram 90 crianças, de 6 a 12 anos (M=8,99 e DP=1,79), 37 meninas e 53 meninos, oriundas de escolas públicas (pré-escola a 6ª série), que não realizavam atendimento psicológico e não tinham problemas de aprendizagem. Os resultados apontam a existência de correlações significativas moderadas entre o DFH, o Raven e a escala de desempenho escolar, confirmando que o DFHSistema Wechsler é válido como medida do desenvolvimento cognitivo. Sugere-se, então, que o DFH possa ser incluído em baterias de avaliação de crianças ou em triagens para futuras avaliações mais complexas.<hr/>Draw-a-Person Test (DAP) is widely used to assess cognitive development, although, the recognition of the validity of this instrument is not complete. In Brazil, the Wechsler system of evaluation of DAP has already been approved by the Federal Psychology Board. However, considering the need to periodically re-evaluate an instrument, this study attempted to test both convergent and concurrent validity of the DAP - Cognitive System according to Wechsler. Thus, Raven's Progressive Matrices, a nationally and internationally validated instrument, was used to analyze convergent validity and a school performance scale was used to analyze concurrent validity. Ninety children from 6 to 12 years old (M=8,99 and SD=1,79), 37 girls and 53 boys, from public schools (kindergarten to 6th grade), who did not engage in psychological treatment and did not have learning disabilities participated in this study. Results showed moderate positive correlations among the three instruments, confirming that DAP scored via Wechsler' system is a valid measure of cognitive development. Suggestions are made in the sense of including DAP in assessment batteries or using it as a brief assessment. <![CDATA[<b>Psychological assessment in sexual abuse cases in childhood and adolescence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação psicológica de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual é um desafio para os profissionais, devido à complexidade do fenômeno. O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um modelo de avaliação psicológica. O estudo foi realizado com 10 meninas com idade entre nove e 13 anos. As participantes foram clinicamente avaliadas em três encontros individuais. Os resultados apontaram que a maioria das meninas foi vítima de abuso sexual por pelo um ano até revelarem a situação a alguém. As meninas apresentaram sintomas de transtorno do estresse pós-traumático, depressão e ansiedade. O método de avaliação utilizado mostrou-se efetivo, possibilitando a formação de vínculo, o conhecimento da história do abuso sexual e a identificação dos sintomas psicológicos decorrentes.<hr/>Psychological assessment done with children and adolescents victims of sexual abuse is still a challenge for professionals due to the complexity of the phenomenon. This article aims to present the results of a psychological assessment method conducted with girls who were victims of sexual abuse. Ten girls with age raging from 9 to 13 years old were evaluated in three individual meetings. The results have shown that the sexual abuse lasted for, at least, one year before it was revealed. The girls presented symptoms of Post-Traumatic Stress Disorder (PTSD), depression and anxiety. The assessment method which was used showed to be efficient, favoring the creation of bonds, the knowledge of the sexual abuse history and the identification of related psychological symptoms. <![CDATA[<b>Resenha</b>: <b>del</b><b> ritmo al símbolo. </b><b>Los signos en el nacimiento de la inteligência. O novo livro de Cíntia Rodríguez</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en A avaliação psicológica de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual é um desafio para os profissionais, devido à complexidade do fenômeno. O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um modelo de avaliação psicológica. O estudo foi realizado com 10 meninas com idade entre nove e 13 anos. As participantes foram clinicamente avaliadas em três encontros individuais. Os resultados apontaram que a maioria das meninas foi vítima de abuso sexual por pelo um ano até revelarem a situação a alguém. As meninas apresentaram sintomas de transtorno do estresse pós-traumático, depressão e ansiedade. O método de avaliação utilizado mostrou-se efetivo, possibilitando a formação de vínculo, o conhecimento da história do abuso sexual e a identificação dos sintomas psicológicos decorrentes.<hr/>Psychological assessment done with children and adolescents victims of sexual abuse is still a challenge for professionals due to the complexity of the phenomenon. This article aims to present the results of a psychological assessment method conducted with girls who were victims of sexual abuse. Ten girls with age raging from 9 to 13 years old were evaluated in three individual meetings. The results have shown that the sexual abuse lasted for, at least, one year before it was revealed. The girls presented symptoms of Post-Traumatic Stress Disorder (PTSD), depression and anxiety. The assessment method which was used showed to be efficient, favoring the creation of bonds, the knowledge of the sexual abuse history and the identification of related psychological symptoms.