Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220080003&lang=en vol. 21 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Research and clinical practice</b>: <b>constructing theoretical links</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste texto, apresentado na Aula Inaugural, proferida no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 10/03/08, discutem-se as articulações construídas pela autora a partir de sua inserção na academia e na prática clínica. A história de um percurso de 36 anos, como docente-pesquisadora e como psicóloga clínica, é relatada, ressaltando o modo indissociável de conceber tais funções. Neste relato, são explicitadas e discutidas as possibilidades de articular diferentes enfoques teórico-técnicos na clínica. Uma tríplice chave de leitura, que considere o intra-psíquico, o interacional e o social, é proposta no atendimento a famílias e casais.<hr/>In this text, which was presented at the Inaugural Lecture from the Graduate Program of Developmental Psychology at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) on March 03, 2008, are discussed the links constructed by this author in the academic work as well as in the clinical practice. The history of a 36-year journey as both a professor-researcher and also as a clinical psychologist is reported here, with emphasis on the inseparable way of conceiving such functions. In this account it is explained and discussed the possibilities of articulating different theoretical-technical approaches in the clinic. The proposal for family and couple psychological assistance is a tripartite key of reading which takes into consideration the intra-psychological, the interactional and the social aspects of the aforementioned ones. <![CDATA[<b>Exploring the construction of meanings in children's play</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma investigação acerca dos aspectos constitutivos da construção de significados, no âmbito da brincadeira infantil. Tematizamos esta questão numa perspectiva histórico-cultural, a partir da qual oferecemos exemplos e critérios de análise da dinâmica própria à construção de significados. Sete aspectos interdependentes da dinâmica de construção de significados são propostos: (a) motivação exploratória; (b) materialidade; (c) narrabilidade; (d) dialogicidade; (e) orquestração; (f) abreviação; e (g) alter-regulação. Exemplos destes aspectos e considerações acerca de sua emergência em diferentes tipos de interação e circunstâncias são apresentados.<hr/>This article presents an investigation of the constitutive aspects of meaning making, with a focus on children's play. We conceptualized this question from a cultural-historical perspective, based on which we offer examples and criteria for analyzing the dynamics of meaning making. Seven interdependent aspects of the process of meaning making are discussed: (a) exploratory motivation; (b) materiality; (c) narrativity; (d) dialogicality; (e) orchestration; (f) abbreviation; and (g) alter-regulation. Examples of these aspects and considerations about their emergence in different circumstances and types of interaction are presented. <![CDATA[<b>Characterization of schoolchildren's types of play</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa teve como objetivo investigar os tipos de brincadeiras utilizadas por crianças de 6 a 10 anos de idade que cursam o ensino fundamental e as diferenças de gênero existentes nas brincadeiras. A amostra constituiu-se de 213 crianças matriculadas no ensino fundamental (1ª à 4ª séries) de uma escola da rede privada. O método utilizado foi a entrevista com as crianças em suas salas de aula e a observação direta nos horários de recreio. Os resultados obtidos apontaram que alguns tipos de brincadeiras foram verificados em todas as idades pesquisadas, como por exemplo, as que exigem coordenação motora ampla, os jogos eletrônicos e os jogos de faz de conta. As brincadeiras estereotipadas foram mais pronunciadas entre os meninos de 6 a 8 anos de idade. A diversidade de brincadeiras e a freqüência de eventos observados diminuem entre as crianças de 9 e 10 anos de idade, principalmente entre as meninas. Conclui-se, portanto, que as crianças, mesmo estando em idade escolar, ainda apresentam motivação para brincar e algumas diferenças são encontradas nas brincadeiras no que se refere ao gênero e a idade.<hr/>This study investigated the different types of plays engaged by 6 to 10 year-old-schoolchildren and their gender differences. The representative sample consisted of 213 children enrolled in a private elementary school (from grade 1 to grade 4). The method utilized was based on interviewing the children in the classrooms and observing them directly outside the classroom during class breaks. The results showed that some types of plays (e.g., electronic and pretending games), which require ample motor functions, were performed by all children. Stereotyped plays were more observed among 6 to 8-year-old-boys. The diversity of games and the frequency of the observed events decreased among 9 to 10-year-old-children, mainly with the girls. It is therefore concluded that children even at school age demonstrate motivations to play, and some differences are found in some plays regarding gender and age. <![CDATA[<b>The context of riverine children plays on Combu Island</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo descreve o contexto das brincadeiras de pré-escolares da Ilha do Combu, em Belém-Pará, destacando aspectos do ambiente físico e social, as principais atividades dos adultos e peculiaridades das brincadeiras. Participaram da pesquisa treze crianças de uma turma de educação infantil, onze meninos e duas meninas, entre quatro e cinco anos de idade. As crianças e seus familiares foram entrevistados. As crianças foram observadas brincando em suas casas. Foram analisados os temas, os parceiros, os locais, os objetos e os significados produzidos nas brincadeiras. Apesar de estarem em contato com o contexto urbano, as crianças mostraram-se vinculadas, principalmente, ao contexto ribeirinho.<hr/>This study describes the context of plays among preschoolers on Combu Island, near Belém, PA, focusing on aspects of physical and social environment as well as the main activities of adults and the peculiarities of the make-believe play. Thirteen children (11 boys and 2 girls,) aged between four and five years old participated in the research. The children and their relatives were interviewed, and the group was observed while playing at their homes. The play was analyzed with reference to the themes, their peer group, the location, the objects involved, and the implicit meaning in each activity. Although the children were in close contact with an urban setting, they showed a strong affinity with their riverine environment. <![CDATA[<b>Interaction among children with special needs in free-play situations</b>: <b>possibilities of development</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho discute o papel dos parceiros, em contexto lúdico, no processo de desenvolvimento da criança com necessidades especiais. Foram observadas, em situação de brincadeira, as interações entre crianças de 4-12 anos, com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão ou cegueira), muitas com problemas orgânicos adicionais e dificuldades de aprendizagem. Foram selecionados episódios representativos das capacidades dessas crianças, e estes permitiram a identificação de dois grupos de categorias: (a) modos de brincar (individual ou em grupo); (b) modos de se relacionar (amistoso ou agonístico) das crianças. A análise dos dados indicou a importância da interação entre pares no processo de desenvolvimento das crianças com necessidades especiais e revelou a situação de brincadeira como espaço favorável para a construção dessas interações.<hr/>The present study discussed the role of peer interaction, in a free-play situation, to the development of children with special needs. The interactions between visually impaired children (low vision or blindness), most of them with additional organic problems and/or learning difficulties, were observed in a free-play situation. The investigation of episodes which were representative of different abilities of the children lead to the identification of two categories: (a) ways of playing (individually or in group), and (b) kinds of relationships between peers (friendly or agonistic). The analysis pointed to peer interaction as an important contributing factor to the development of children with special needs and suggested that free-play situations can constitute favorable settings for the construction of those interactions. <![CDATA[<b>Contributions of Brazilian psychology to the study of deafness</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta as contribuições da psicologia brasileira para o estudo da surdez. Realizou-se uma revisão em periódicos nacionais qualis A, B e C, sendo que um total de 34 artigos foi selecionado e analisado segundo o conceito de surdez, a temática central e o tipo de publicação. Os principais resultados, referentes a publicações entre 1995 e 2005, indicam que: (a) o conceito socioantropológico de surdez prevalece entre os pesquisadores brasileiros; (b) as temáticas de maior interesse são a linguagem e a língua, o desenvolvimento cognitivo e relações familiares; (c) foram encontrados 15 artigos de revisão de literatura, 16 de relatos de pesquisa empírica e 3 de relato de experiência. Discute-se a necessidade de ampliar a produção científica na área.<hr/>This article presents the contributions of Brazilian Psychology to the study of deafness. National journals, categories A, B, and C were reviewed and 34 articles were selected and analyzed considering the concept of deafness, the core issue and the kind of publication. The main results, concerning the publications made between 1995 and 2005 show that: (a) the socio-anthropologic concept of deafness prevails among Brazilian researchers; (b) the issues of main interest are language, cognitive development and family relations; (c) 15 of the articles found were literature reviews, 16 were empirical research reports and 3 were reports of practical experiences. This article discusses the need of increasing the scientific production in this area of study. <![CDATA[<b>Mothers' beliefs and practices about child development in rural and urban contexts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa teve como objetivo investigar a correlação entre as crenças e práticas de cuidado materno em diferentes contextos no município de Itajaí. Participaram da pesquisa setenta e sete mães que responderam a um questionário. Através da análise dos dados constatou-se que: mães da zona urbana, com escolaridade superior, valorizaram mais o fator Estimulação, enquanto mães da zona urbana, com baixa escolaridade, se destacaram em relação ao fator Disciplina; o tempo que as mães passavam com os filhos na zona rural foi significativamente maior em comparação com mães dos outros grupos; e mães da zona urbana com baixa escolaridade relataram que seus filhos brincavam significativamente mais com outras crianças. Portanto, concluise que crenças e práticas de cuidado materno apresentam configurações diferentes em função do contexto em que as mães residem.<hr/>The purpose of this study was to investigate the correlation of the beliefs and practices of maternal care in rural and urban contexts in the city of Itajaí, SC. Seventy-seven mothers were asked to participate in the study by filling in a questionnaire. The following points were observed through the analysis of the results: Urban mothers with high educational level attributed significantly more value to the factor of stimulation, whereas urban mothers with a lower educational level gave more importance to the factor of discipline. The amount of time that mothers spent with their children in the countryside was significantly greater in relation to mothers in the other group. Urban mothers of lower educational level said that their children played significantly more with other children. Therefore, it was concluded that practical beliefs and maternal care practices show different configurations regarding the contexts the mothers dwelling. <![CDATA[<b>Stress and self-concept in parents of children with fragile X-syndrome</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A síndrome do x-frágil é a principal causa de deficiência mental herdada, suplantada apenas pela síndrome de Down, sendo a mulher a principal transmissora. Indivíduos com a síndrome do X-frágil apresentam um conjunto de características que pode causar um impacto no sistema familiar. Este estudo investiga o estresse e o autoconceito em 15 pais e mães de meninos com a síndrome do X-frágil, 15 de meninos com Síndrome de Down e 15 de meninos com desenvolvimento típico, baseado no modelo biopsicossocial de Bradford. Os resultados revelaram uma diferença significativa no autoconceito (self pessoal) entre as mães de crianças com a Síndrome do X-frágil e as mães de crianças com desenvolvimento típico, mas não entre aquelas e o grupo S. de Down, sugerindo que o fator da transmissão por si só não explica as diferenças no autoconceito. Não houve diferença entre os grupos na medida de estresse.<hr/>The Fragile X Syndrome is the major inherited intellectual disability, superseded only by Down Syndrome, and it is transmitted mostly by females. Patients with Fragile X Syndrome show a set of physical, clinical, behavioral and cognitive features that may impact the family structures, especially the parental figures. This study investigates the stress and self-concept of 15 parents of boys with Fragile X Syndrome, 15 parents of boys with Down syndrome and 15 with typical development accordingly to the biopsychosocial model of Bradford. The results showed a significant difference of self-concept between mothers of children with Fragile X Syndrome and typical developmental groups, but not in those with Down Syndrome, suggesting that the transmission factor solely does not explain differences in self-concept. <![CDATA[<b>Effects of stimuli organization on identity matching-to-sample performances of persons with autism</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo avaliou o desempenho de 20 pessoas com autismo em uma tarefa de emparelhamento por identidade sob dois procedimentos que diferiram quanto à forma de apresentação dos estímulos e à resposta de escolha. No procedimento de matching típico cada tentativa apresentava um estímulo modelo e três de comparação; no matching adaptado três modelos e três estímulos de comparação eram apresentados simultaneamente. O procedimento foi conduzido em três blocos: 10 tentativas de matching adaptado, 10 de matching típico e 20 tentativas com os dois arranjos misturados. A média de acertos foi significativamente maior no matching adaptado, mas ocorreu acentuada variabilidade inter-individual e esse arranjo favoreceu principalmente o desempenho de participantes com escores menores. A história prévia de aprendizagem dos participantes, entre outros fatores, pode ter influenciado nesses resultados, o que requer melhor avaliação, com outros controles experimentais.<hr/>This study assessed the performance of 20 persons with autism in an identity matching-to-sample task, using two procedures with different stimuli arrangements and different response requirements. The typical matching procedure presented one sample stimulus and three comparison stimuli; the adapted matching displayed three sample stimuli and three comparison stimuli simultaneously. Three consecutive sets of trials were conducted: a 10-trial set of adapted matching, a 10-trial set of typical matching, and a 20-trial set intermixing both trial types in an unsystematic order. The average score of correct performance was significantly higher under the adapted matching than under the typical matching, but the inter-individual variability was large and the adapted arrangement favored mainly the performance of participants with lower scores. The participants' previous history in learning may have played a role in the way they solved the present task, but further investigation, with experimental controls additional will be necessary to evaluate this possibility. <![CDATA[<b>Evaluation of the effects of the social skills training method to children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo descreve os efeitos de uma intervenção em habilidades sociais sobre comportamentos pró-sociais, autoconceito e aceitação pelos pares, em três crianças: P.1, comportamento agressivo e dificuldade de aprendizagem, gênero feminino, 9 anos; P.2, agressividade, gênero masculino, 7 anos; P.3, timidez excessiva, dificuldade de aprendizagem, gênero masculino, 13 anos. O programa foi baseado em técnicas cognitivo-comportamentais e foi feito em grupo, em 20 sessões. A avaliação de resultados, feita a partir do relato das crianças, de seus pais e pares, evidenciou um aumento em comportamentos pró-sociais e mudanças positivas no autoconceito e no julgamento dos pares. Recomenda-se que programas futuros voltados para crianças com dificuldades de aprendizagem estendam o treinamento em habilidades sociais para o contexto escolar.<hr/>This article describes the effects of a social skills training on prosocial behavior, self concept, and peers acceptance, in three children: P.1, female, 9 years old, aggressive behavior and difficulty of learning; P.2, male, 7 years old, aggressive behavior; P.3, male, 13 years old, extremely shy, difficulty in learning, The program was cognitive behavioral based and was conducted in group, in 20 sessions. The evaluation of the results done through children, peers and parents' reports showed an increase in prosocial behavior and positive changes in self concept and peers judgment. Future programs to children with learning difficulties should expand the social skills training to the school environment. <![CDATA[<b>Theory of mind and first- and second-order mental states</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta investigação visou aprofundar o conhecimento acerca da compreensão dos estados mentais de primeira e segunda ordem, verificando a influência de distintas expressões lingüísticas no desempenho das crianças. Participaram 113 crianças de NSE baixo de ambos os sexos divididos em quatro grupos de acordo com a condição de apresentação da tarefa. Cada grupo abrangeu 2 subgrupos por idade, um de 5 e outro de 6 anos de idade. Contava-se uma história envolvendo dois personagens inanimados e realizavam-se questionamentos sobre os estados mentais. Cada grupo foi entrevistado em uma das quatro condições que apresentavam expressões verbais distintas, assim como variavam em termos do questionamento ser de primeira ou segunda ordem. Assim, tivemos para a condição 1 (C1) - procurar em primeiro lugar, para condição 2 (C2) - procurar, para condição 3 (C3) - pensar e para condição 4 (C4) - espera encontrar. Análises das questões de crença falsa revelaram um efeito significativo para Idade e para Tipo de Questão. As médias de acertos nos três tipos de questões de crença falsa ao serem comparadas indicaram que a questão de Crença falsa de primeira ordem (37,80%) era mais fácil do que dois tipos de questões de segunda ordem (25,20% e 22,50%). Discutem-se os aspectos convergentes e divergentes com outros achados na literatura, tanto no que concerne a influência da idade, quanto do tipo de estado mental e expressões lingüísticas envolvidas.<hr/>This investigation aimed at studying the knowledge about the comprehension of first- and second-order mental states taking into account the influence of different linguistic expressions in the judgments produced by 113 children from low-socioeconomic background divided into four groups. Each group was controlled by gender and age (5- and 6-year-old) and took part in one of four conditions which involved two inanimate subjects (dolls) and answering a series of questions about mental and emotional states. Each condition consisted of four different verbal expressions involving first- and second-order types of questions: (C1) "search in the first place"; (C2) "search"; (C3) "think"; (C4) "hope to find". Analyses of the false belief questions revealed a main effect on age and type of question. The means of correct answers in the three types of false belief questions when compared indicated that the first-order false belief questions (37.80%) were easier than the two kinds of second-order type of questions (25.20% and 22.50%). These results are discussed in light of the previous results found in the literature, both concerning the influence of age, and the type of mental state and verbal expression involved. <![CDATA[<b>Children and adolescents' commercial sexual exploitation</b>: <b>comparing truck drivers clients and non-clients of sexual "services"</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desse estudo foi analisar comparativamente dois grupos de caminhoneiros, classificados respectivamente como "clientes" e "não clientes" da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas (ESCA) sobre seu envolvimento com esta atividade. Entrevistou-se 239 caminhoneiros em diferentes regiões brasileiras. As respostas foram categorizadas e os dados passaram por tratamento estatístico descritivo e inferencial. Aqueles que se auto-declararam como clientes (n = 85) da ESCA diferem do outro grupo (n = 154), porque informam passar mais tempo esperando a carga, costumar sair com prostitutas adultas mais que os não-clientes e ter menos conhecimentos sobre os direitos das crianças. No entanto, o perfil dos dois grupos para as variáveis demográficas e sobre a profissão são bastante semelhantes. O estudo destaca o caráter circunstancial do envolvimento destes caminhoneiros com a ESCA e a necessidade de se considerar as variáveis relacionadas ao comportamento sexual e ao conhecimento dos direitos da criança e do adolescente nas ações de enfrentamento da ESCA.<hr/>This study aims at comparing two groups of truck drivers, clients and non-clients of children and adolescents' commercial sexual exploitation (ESCA). Interviews were conducted with 239 truck drivers in different areas of Brazil. The data were analyzed statistically by inferential and descriptive analyses. The comparison between the groups showed that those who said they were clients of ESCA (n = 85) use to have a higher loading time than the ones in the other group (n = 154). Moreover, the clients use to utilize more prostitutes' services and have less knowledge of children's rights. However, the profiles of both groups were very similar, according to demographic and professional data. This study highlighted the circumstantial feature of the relationship between the truck drivers and the children and adolescents' commercial sexual exploitation. <![CDATA[<b>Between the abortion and research</b>: <b>the embryo in the Brazilian press</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Brasil aprovou a pesquisa com embriões em 2005 após inúmeros debates na esfera pública. Entretanto, a polêmica sobre a manipulação do embrião continua no centro de uma agenda social, suscitando controvérsias que pertencem a sistemas vastos de valores e pensamentos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção social do objeto embrião humano via comunicação social à luz da teoria das representações sociais. Foram analisados com ajuda do software ALCESTE, 447 artigos publicados em 2005 em dois jornais brasileiros: Folha de São Paulo e Folha de Pernambuco. As diferentes tomadas de posição parecem se ancorar em um campo de representações ligado à questão do direito à vida. Os dados não indicam diferenças de abordagem entre as duas publicações.<hr/>After many debates in the public sphere, in 2005 Brazil approved embryo research. However, the polemic on the handling of the embryo remains in the center of a social agenda and causes controversies anchored in vast systems of values and thoughts. This work aims to analyze the social construction of the embryo object via social communication in the light of the theory of the social representations. 447 articles published in two Brazilian newspapers published in 2005 were analyzed by the software ALCESTE. The various standpoints seem to be anchored in a field of representations related to the question of the right to life. The data do not show a difference in approach between the two publications. <![CDATA[<b>Job-related affective well-being scale (Jaws)</b>: <b>evidences of factor validity and reliability</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi adaptar uma medida de bem-estar afetivo no trabalho para o contexto brasileiro. Especificamente, pretendeu-se conhecer evidências de validade fatorial e consistência interna da Job-Related Affective Well-Being Scale (JAWS), avaliando se as pontuações nos seus fatores diferem em função do gênero e da idade dos participantes. Participaram 298 trabalhadores de centros comerciais de pequeno e médio porte da cidade de João Pessoa (PB). A maioria destes era do sexo feminino (76,8%), com idade média de 26 anos (DP = 6,87). Através de uma análise dos componentes principais (rotação promax) foram identificados dois fatores que explicaram conjuntamente 48,1% da variância total: afetos positivos (α = 0,94; 14 itens) e afetos negativos (α = 0,87; 13 itens); um fator geral de bem-estar afetivo no trabalho foi também computado (α = 0,95; 27 itens). As pontuações dos participantes nestes fatores não foram influenciadas pelas variáveis gênero e idade. Estes resultados são discutidos à luz do que tem sido escrito sobre os parâmetros desta escala e da relação dos afetos com estas variáveis demográficas.<hr/>This study aimed at adapting a measure of job-related affective well-being for the Brazilian milieu. Specifically, it was proposed to know evidences of factor validity and reliability of the Job-Related Affective Well-Being Scale (JAWS), assessing if its scores are influenced by participants' gender and age. The participants were 298 individuals employed in small or middle shopping malls in the city of João Pessoa, PB; most of them were female (76.8%), with a mean age of 26 years old (SD = 6.87). A main component analysis (with promax rotation) was performed, revealing two components that jointly accounted for 48.1% of the total variance. They were named as positive affect (α = .94; 14 items) and negative affect (α = .87; 13 items). A general factor of affective well-being was also identified (α = .95; 27 items). Participants' scores on these factors were not influenced by their gender or age. These findings are discussed based on literature that describes the psychometric parameters of the JAWS as well as the correlation of affects with demographic variables. <![CDATA[<b>Differential items functioning to assess aggressiveness in college students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesta pesquisa buscou-se evidência de validade de construto relacionada ao funcionamento dos itens para diferenciar sexos em um instrumento de agressividade. Participaram 445 universitários, de ambos os sexos, dos cursos de Engenharia, Computação e Psicologia. A escala de agressividade composta por 81 itens foi aplicada coletivamente, em sala de aula, nos estudantes que consentiram em participar do estudo. Os itens do instrumento foram analisados por meio do modelo Rasch. Vinte e oito itens apresentaram funcionamento diferencial, sendo 15 condutas mais características de pessoas do sexo feminino e outras 13 mais características do masculino. Os índices de precisão foram de 0,99 para os itens e 0,86 para as pessoas. Conclui-se que a agressividade pode ser medida separadamente em razão do sexo.<hr/>In this research evidences of construct validity were searched analyzing the differential functioning items related to aggressiveness. The participants were 445 college students of both genders, attending the courses of Engineering, Computing and Psychology. The scale of aggressiveness composed by 81 items was collectively applied, in the classroom, to the students who consented to participate in the study. The items of the instrument were studied by means of the Rasch model. Twenty-eight items presented differential functioning item, 15 were characterized as typical for females and 13 for males. The reliability coefficients were 0.99 to the items and 0.86 to the persons. It was concluded that the aggressiveness can be measured separately on the basis of gender. <![CDATA[<b>Leadership, cohesion and satisfaction in sporting teams</b>: <b>a study with Portuguese football and futsal athletes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho foi realizado com 200 atletas de duas modalidades (futebol e futsal) incluídos em vários escalões desportivos e analisa a liderança dos treinadores e a coesão e satisfação dos praticantes. Para tal, utilizámos um protocolo de avaliação, com instrumentos de avaliação da liderança (Escala Multidimensional de Liderança, que avalia seis dimensões), da coesão (Questionário de Coesão em Equipas Desportivas, que avalia quatro dimensões) e da satisfação (Escala de Satisfação, que avalia três dimensões). Os dados de fidelidade e validade dos instrumentos foram muito aceitáveis. Os resultados demonstraram que os homens e as mulheres avaliam e preferem comportamentos distintos nos seus treinadores, observando-se níveis superiores de coesão social nas atletas do sexo feminino. Do mesmo modo, existem variações de acordo com a idade dos atletas na percepção da liderança dos treinadores, sendo também de destacar o facto dos mais novos representarem um grupo com menor coesão. Duas conclusões fundamentais devem ser referidas. Por um lado, o facto das acções dos treinadores produzirem um impacto significativo na experiência desportiva dos atletas e, por outro lado, a necessidade dos técnicos adaptarem os seus comportamentos em função da idade e tipo de atletas que orientam para assim aumentarem a sua eficácia junto das equipas.<hr/>This work was done with 200 athletes from 2 types of sports (soccer and futsal) in several competitive levels and it analyzed coaches' leadership styles and athletes' cohesion and satisfaction levels. Evaluation instruments on leadership (Multidimensional Leadership Scale in Sports which assesses six different dimensions), cohesion (Group Environment Questionnaire which assesses four different dimensions) and satisfaction (Satisfaction Scale which assesses three different dimensions) were applied and received good validity and reliability levels. The results showed that men and women evaluated and preferred different coaches' behaviors, and female athletes assumed higher levels of social cohesion. Likewise, variations were found concerning athletes' age on the perceptions of coach leadership; the youngest group presented lower cohesion levels. Two main conclusions must be stated. On one hand, the significant impact of coaches' behaviors in athletes' sport experience and, on the other hand, the need of coaches' leadership adaptation concerning athletes' gender and age in order to enhance their efficacy while working with the teams. <![CDATA[<b>Social representations of the depression in young university students with and without symptoms to develop the depression</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa objetivou apreender as representações sociais da depressão nos estudantes do curso de Psicologia de uma universidade na cidade de João Pessoa-PB. Fizeram parte da amostra 56 universitários de ambos os sexos, com idades de 18 a 26 anos. Como instrumentos, foram utilizados o Beck Depression Inventory para screening da amostra e o Teste de Associação Livre de Palavras. Os dados foram processados pelo software Tri-Deux-Mots e analisados através da Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes objetivaram suas representações da depressão na melancolia e desilusão, num vínculo de apoio e necessidade de ajuda. A carência afetiva foi apontada como desencadeante depressivo e os fatores associados à percepção de si mesmos são elaborados com a realidade social do contexto em que vivem, mostrando que as associações semânticas trazidas pelos universitários resultam dos problemas que circundam seu posicionamento na sociedade, assim como a informação da doença.<hr/>The objective of this research was to understand the social representations of depression in the students of the Psychology Course from a university in the city of João Pessoa, PB. A number of 56 university students participated of the research, from both genders, aged between 18 and 26 years old. As instruments, the Beck Depression Inventory for the screening of the sample and the Test of Free Association of Words were used. Data were processed by Tri-Deux-Mots software (version 2.2) and were analyzed through the Factorial Analysis of Correspondence. The results obtained showed that the students objectified their representations of depression in the melancholy and disillusion, in a bond of support and necessity of care. Lack of affection was also pointed as a depressive fact, and the factors associated to the perception of themselves are elaborated with the social reality of the context in which they live, showing that the semantic associations brought by the university students are a result of the problems that surround their position in the society, as well as the information they gave about the illness. <![CDATA[<b>Cognitive polyphasia and the iconic structure of the social representation of death</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo investigou o eixo imagético da representação da morte e suas lógicas constitutivas em equipes multiprofissionais de saúde. Um questionário com questões abertas e fechadas sobre a morte e o morrer cobrindo aspectos simbólico-discursivos e icônicos foi distribuído a 80 profissionais (médicos, psicólogos e enfermeiros), sendo 54 de sexo feminino e 26 de sexo masculino. Os dados foram analisados por técnicas de análise de conteúdo e submetidos depois à Análise de Estrutura de Similaridade e do método de "variáveis externas enquanto pontos", sendo os resultados comparados com uma Simbólica da Morte levantada em estudos anteriores por Nascimento (2001b) e Nascimento e Roazzi (2007). Encontrou-se indícios consistentes de dificuldades na figuração da morte e de falha na produção de consenso, além de uma organização lógica dos elementos imagéticos que apontam para um estado de polifasia cognitiva na representação deste objeto.<hr/>The present study investigated the image structure of the social representation of death in healthcare professionals. A questionnaire with both open and closed-end questions was used to assess the symbolic and iconic components of the representation of death in a group of 49 physicians, 13 psychologists, and 18 nurses (54 female and 26 male). The data produced was analyzed through a non-metric multidimensional procedure - the SSA - and an "external variables as points" method. Finally, it was compared with the symbolism of death explored in previous studies (Nascimento, 2001b; Nascimento & Roazzi, 2007) and interpreted in the light of the theory of social representations and facet theory. Consistent indications of difficulties in the represen-tation of death and failures in the production of consensus were found, as well as a logical organization of imagistic elements which point out for a state of cognitive polyphasia in the representation of this object. <![CDATA[<b>Description of the surface behaviour of marine tucuxi, Sotalia guianensis, at Pipa Beach - RN</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo do comportamento animal é uma área de pesquisa consolidada, que cresceu e se diversificou em vários países e que deu origem a disciplinas e abordagens de investigação, como a Etologia, a Ecologia Comportamental, a Neuroecologia, a Psicologia e a Psicologia evolucionista. No estudo do comportamento animal, o etograma é a base para estudos comportamentais de espécies pouco conhecidas, como também para comparar comportamentos de populações distintas de uma mesma espécie. Tradicionalmente, um etograma descreve de forma detalhada eventos comportamentais realizados por indivíduos de uma espécie. O presente estudo apresenta um etograma dos eventos comportamentais realizados na superfície por uma espécie de golfinho costeiro, boto cinza, na praia de Pipa - RN.<hr/>Research in animal behavior is a consolidated area whose development and diversification in several countries have originated some subjects and investigation approaches, such as Ethology, Behavior Ecology, Neuroecology, Psychology and Evolutionist Psychology. In the study of animal behavior, the ethogram is the foundation for studies on behavior patterns of distinct populations of the same species. An ethogram traditionally describes behavioral events performed by individuals of the same species in detail. This study presents an ethogram of behavioral events performed on surface by a costal dolphin known as the gray dolphin (Marine Tucuxi Dolphin), at Pipa Beach, RN. <![CDATA[<b>"PERCEP" software for experiment control of temporal judgment research with humans</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um programa de computador, o "PERCEP", foi desenvolvido para a realização dos procedimentos experimentais de estimativa verbal, produção e reprodução temporal em seres humanos. Além da coleta de dados, o programa permite ao experimentador manipular diferentes parâmetros das tarefas e avaliar o impacto dessas manipulações sobre sua aquisição e desempenho. Uma vez que a configuração do programa "PERCEP" é definida pelo próprio experimentador, pode-se realizar uma ampla gama de experimentos acerca dos processos subjacentes ao julgamento temporal. O objetivo do presente trabalho é descrever este programa.<hr/>A computer program - "PERCEP" - was developed for accomplishing the experimental procedures of verbal estimation, time production and reproduction in human beings. Besides the collection of data, the program allows the researcher to manipulate different parameters of tasks and to evaluate the impact of those manipulations on acquisition and performance. Once the configuration of the "PERCEP" program is defined by the researcher, a wide range of experiments concerning time judgment processing can take place. The aim of the present work is to describe this program. <![CDATA[<b>Piaget and the theories of organic evolution</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000300022&lng=en&nrm=iso&tlng=en As teorias da evolução orgânica, principalmente a de Darwin, tiveram enorme impacto nas ciências humanas, notadamente na psicologia. Piaget importou da biologia diversas formulações teóricas que fundamentaram as suas teorias sobre o desenvolvimento ontogenético humano. A sua tese central estabelece a existência de uma correspondência de funções e isomorfismos parciais de estruturas entre a biologia evolutiva e as funções cognitivas dos sujeitos. Entretanto, suas idéias sobre a evolução dos seres vivos, com ênfase no papel do comportamento na evolução, pouca influência tiveram na biologia dominante de sua época. Não obstante, as teorias epigenéticas contemporâneas da evolução, em confronto teórico com o paradigma neodarwinista, reproduzem e atualizam as idéias piagetianas sobre a evolução e desenvolvimento dos seres vivos. Nesse sentido, defende-se aqui a idéia segundo a qual Piaget formula plataforma teórica que estabelece bases comuns para a psicogênese e a evolução orgânica.<hr/>Theories of organic evolution, mainly those proposed by Darwin, have strongly influenced human sciences in general, and psychology in particular. Piaget has brought from biology several theoretical proposals which gave support to his formulations concerning human ontogenetic development. The theoretical link between biological and psychological formulations was based on the proposition of correspondences and partial isomorphism between evolutionary biology and cognitive development. However, Piaget's ideas about phylogenetic evolution of live organisms have had little influence over current biology. Nevertheless, epigenetic contemporary theories of biological evolution make use of Piaget's propositions, in theoretical opposition to the neo-Darwinist views. Because of that, it is proposed in this paper the crucial contribution of Piaget in terms of the proposition of a common theoretical ground for psychogenesis and organic evolution.