Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220090001&lang=en vol. 22 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Emotional intelligence: theory, research, measurement, applications, and controversies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Inteligência Emocional (IE) constitui um construto psicológico recente, e um dos aspectos da inteligência mais discutidos na atualidade. Ela reflete, sobretudo, o estudo das interações entre emoção e inteligência, o que nos permite inferir a complexidade do campo conceitual, bem como as dificuldades metodológicas daí decorrentes. Este artigo visa informar ao leitor o corrente status da IE do ponto de vista científico, apresentando-se os modelos teóricos correntes desta forma de inteligência, bem como suas principais características, qualidades, falhas, críticas à teoria, aplicações e correlações com outros construtos psicológicos. Além disso, apresenta-se uma discussão acerca dos tipos de instrumentos de medida da IE que têm sido utilizados, incluindo aspectos e pesquisas relacionadas à capacidade destas escalas de predizer comportamentos, de forma independente das medidas psicométricas existentes. Embora sejam notáveis a ampliação do campo e os progressos no desenvolvimento da teoria da IE, bem como dos testes que se propõem medi-la, ainda há problemas a serem sanados e melhor investigados (como os referentes à validade de construto e aos tipos de escalas de IE existentes). Estes e outros aspectos serão relatados e problematizados ao longo do artigo.<hr/>Emotional Intelligence (EI) is a recent psychological construct, and also one of the most discussed aspects regarding intelligence. Moreover, it reflects the study of the interrelations between emotion and intelligence, which allows us to infer the complexity of its conceptual field, as well as its methodological difficulties. This article aims to inform the reader of the current status of EI from a scientific point of view. Therefore, it comprises the current EI theoretical models, as well as its main characteristics, qualities, pitfalls, critics, applications and correlations with other psychological constructs. Additionally, it will be discussed the types of instruments that have been used to assess EI, including aspects and researches related to the capacity of these scales to predict behavior, independently of the existing psychometric measures. Although the progress in the development of the EI theory is noticeable, as well as the tests that are devised to measure it, there are still problems remaining unsolved which ought to be better investigated like those related to construct validity and the types of existent scales. These and other aspects will be reported and discussed throughout the article. <![CDATA[<b>Psychological evaluation of grade III obese patients before and after Bariatric Surgery</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Avalia depressão, ansiedade, sintomas psicopatológicos, alexitimia e estilo defensivo de obesos grau III, antes e depois de cirurgia bariátrica. O estudo seguiu delineamento quase-experimental, de tipo cross-sectional. Contou com grupo pré-cirúrgico (Gr1, N=32) e pós-cirúrgico (Gr2, N=33), entre seis e 33 meses após a cirurgia. Instrumentos: Inventário de Depressão de Beck (BDI), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Escala de Avaliação de Sintomas (EAS-40), Versão em Português da Escala de Alexitimia de Toronto (TAS-26) e Versão em Português do Defense Style Questionnaire (DSQ-40). Os dois grupos apresentaram baixos níveis de depressão, ansiedade, sintomas psicopatológicos e alexitimia. No entanto, os níveis do Gr 2 foram significantemente inferiores (p<0,05). Em relação ao estilo defensivo, o Gr1 apresentou mais defesas imaturas (p<0,02) do que o Gr 2.<hr/>This study evaluates depression, anxiety, psychopathologic symptoms, alexithymia and defensive style of grade III obese patients, before and after bariatric surgery. The study followed a cross-sectional design, with a group of surgical candidates (Gr1, N=32) and one of postoperative patients (Gr2, N=33) between 6 and 33 months after the surgery. Instruments: Beck Depression Inventory (BDI), Beck Anxiety Inventory (BAI), Symptom Assessment Scale (EAS-40), Toronto Alexithymia Scale (TAS-26) and Defensive Style Questionnaire (DSQ-40). The results pointed to low levels of depression, anxiety, psychopathological symptoms and alexithymia in both groups, although those of Gr2 were significantly lower than those of Gr1 (p<0.05). Concerning the defensive style, Gr1 showed more immature defense (p<0. 02) than Gr2. <![CDATA[<b>Antisocial and delictive behaviors questionnaire</b>: <b>psychometric evidences of a briefed version</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo conhecer os parâmetros psicométricos do Questionário de Condutas Anti-sociais e Delitivas (CAD). Especificamente, procurou-se reunir evidências de sua validade fatorial e consistência interna no contexto paraibano, assim como conhecer a adequação de uma versão reduzida desta medida. Efetuaram-se dois estudos específicos. No primeiro participaram 480 estudantes do ensino médio, cuja idade média foi de 16,2 anos (DP = 1,60), sendo a maioria do sexo feminino (55,1%). No segundo contou-se com uma amostra de 1.463 estudantes de ensino fundamental, médio e superior, com idades variando de 10 a 36 anos (m = 16; DP = 4,41), a maioria do sexo feminino (59,9%). Os participantes responderam o Questionário de Condutas Anti-sociais e Delitivas e perguntas demográficas. Os resultados apoiaram a adequação psicométrica deste instrumento, que apresentou a estrutura bi-dimensional teorizada. Além disso, a proposta de uma versão reduzida do CAD se mostrou adequada, reunindo evidências de validade e consistência interna equiparáveis à versão original. Estes resultados foram discutidos à luz da literatura e pesquisas futuras foram sugeridas.<hr/>This study aimed at knowing the psychometric parameters of the Antisocial and Delictive Behaviors Questionnaire (ADQ). Specifically, it tried to join evidences of its factor validity and reliability in the milieu of Paraíba-Brazil, as well as to know the adequacy of a briefed version of this measure. Two studies were accomplished. In Study 1, the participants were 480 students from high school, with a mean age of 16.2 years old (SD = 1.60), most of them were women (55.1%). In Study 2, 1,463 students of elementary school, high school, and university; with ages ranging from 10 to 36 years old (m = 16; SD = 4.41) participated in research, 59.9% were female. They answered the Antisocial and Delictive Behaviors Questionnaire and to demographic questions. Results supported the psychometric adequacy of this measure, which showed the theorized bi-factor structure. Moreover, the purpose of the ADQ briefed version revealed itself adequate, jointing evidences of factor validity and reliability similar to those of the original version. These findings were discussed based on literature and future researches are suggested as well. <![CDATA[<b>Attitudes toward alcohol, marijuana and other drugs use</b>: <b>verifying relations of prediction and mediation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar as relações entre atitudes frente ao uso de álcool, maconha e drogas. Contou-se com uma amostra não-probabilística de 276 universitários, com idade média de 21 anos (DP = 3,40), de diversos cursos de universidade pública (94,2%) e particular (5,8%) da cidade de João Pessoa - PB. Estes estudantes responderam às escalas de atitudes frente ao uso de álcool, maconha e drogas. De acordo com as principais análises, pode-se verificar que as atitudes frente ao uso de álcool predizem as atitudes frente ao uso de maconha e drogas, e as atitudes frente ao uso de maconha mediam e moderam a relação entre atitudes frente ao uso de álcool e drogas, independente do sexo e da idade.<hr/>The goal of this research consisted in verifying the relations between attitudes towards the use of alcohol, marijuana and other drugs. The study counted with a non-probabilistic sample of 276 academic students, with average age of 21 years old (SD = 3.40), from different courses from public (94.2%) and private (5.8%) universities in the city of João Pessoa - PB. Those students answered attitude scales toward the use of alcohol, marijuana and drugs. According to the main analysis, it was verified that the attitudes toward drug use predict the attitudes related to marijuana and drug use, and that the attitudes toward marijuana use mediate and moderate the relations between the attitudes related to the use of alcohol and drugs, apart from gender and age. <![CDATA[<b>Use of online interviews in the underlying discourse unveiling method (UDUM)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tradicionalmente, tal como outros métodos qualitativos que usam entrevistas, a coleta de dados do MEDS é realizada em encontros presenciais que têm como modelo as conversas cotidianas em contextos informais. Com o advento da Internet, grande parte dessas conversas migrou para os ambientes de troca instantânea de mensagens on-line, que se popularizaram rapidamente. O argumento central deste trabalho é o de que, desde então, a coleta de dados por meio de entrevistas on-line, baseadas no modelo das conversas cotidianas informais que também ocorrem on-line, se tornou um procedimento de pesquisa sério e viável. São, portanto, discutidas as especificidades, requisitos, vantagens e desvantagens desta nova forma de entrevista. São, ainda, revelados o histórico, os raciocínios e as necessidades que a legitimam.<hr/>Traditionally, as in other qualitative methods that use interviews, data collection in UDUM is done in face-to-face encounters based on the model of daily conversations in informal contexts. With the advent of the Internet, a large part of such conversations migrated to online environments of instant message exchanges, which soon became widely popular. The main argument of this paper is that, since then, data collection through informal online interviews, which have equally informal online daily conversations as a model, has become a serious and viable research procedure. Specificities, requisites, advantages and disadvantages of this new form of interview are, therefore, discussed. The history, reasoning and needs that legitimate it are also revealed. <![CDATA[<b>Evaluation of Brazilian family farming program</b>: <b>a study on the intention of repaingy the agricultural credit</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta publicação faz parte de um estudo maior (Tese). Nela analisou-se a intenção de pagamento do crédito no contexto da avaliação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na Paraíba. A pesquisa foi executada com base na opinião dos beneficiários do Grupo A (Assentados) e B (Agricultores familiares) em duas etapas: (a) preliminar, para o levantamento de crenças e informações e (b) principal, para a medição dessas crenças. Para avaliar a intenção de pagamento, foi empregado o modelo Teórico da Ação Planejada de Ajzen (1991). Com base nesse modelo, a Atitude, a Crença normativa (componente da norma subjetiva) e a Norma Subjetiva foram, para o Grupo A, as variáveis preditoras que explicaram a Intenção de pagamento de crédito. Para o Grupo B, as dimensões Atitude, Crença comportamental (componente da atitude), Crença normativa (componente da norma subjetiva) e a crença de controle (componente da percepção de controle) influenciaram a Intenção do pagamento de crédito. A Percepção de controle não influenciou diretamente a Intenção comportamental, mas indiretamente essa variável é preditora do Comportamento-alvo.<hr/>This publication is part of a major study (Thesis). In that thesis it was analyzed the intention of Pronaf's beneficiaries to repay the credit they have received. The Pronaf is a line of credit for small farmers implemented by the Brazilian Federal Government in 1996. Ajzen's Theory of Planned Behavior (1991) was used to evaluate the beneficiaries' intention in paying what they owned. In order to accomplish this evaluation, two studies were conducted. The first one (Preliminary Study) focused on the small farmer's beliefs about the program operation. The second (Main Study) focused on the measurement of these beliefs. Two beneficiary groups participated of the studies: Group A (agrarian reform settlers) and Group B (small farmers). According to Ajzen's model, for the participants of the Group A, the Attitude, the Normative belief (subjective norm component) and the Subjective Norm were positive significant predictors of the Intention to repay the credit. For the Group B, the Attitude, Behavioral belief (attitude component), Normative belief (subjective norm component) and Control belief (perceived behavioral control component) were positive significant predictors of the Intention to repay the credit. The Perceived behavioral control did not influence directly the behavioral Intention, but this variable indirectly predicts the target behavior. <![CDATA[<b>Rats performance in a DRL scheme under different food deprivation levels</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O esquema de reforçamento diferencial de baixas taxas (DRL) é amplamente utilizado em estudos de comportamentos relacionados à discriminação temporal. Porém, não está claro quais são os efeitos de diferentes níveis de privação em esquemas temporais, especialmente em DRL. O presente estudo testou a hipótese de que privações mais severas prejudicariam o desempenho de sujeitos sob controle do DRL, comparado com os submetidos a privações mais brandas. Três grupos de ratos submetidos inicialmente a três diferentes níveis de privação alimentar (80, 90 e 100% do peso ad lib) foram treinados em DRL-20 s. Após o treino, realizou-se uma manipulação intra-grupos em duas condições sucessivas de teste: o grupo de privação 80% passou para 100% e o de 100% passou para 80%; o grupo 90% permaneceu nessa condição ao longo de todo o experimento como grupo-controle. Os animais apresentaram um pior desempenho na tarefa quando a transição da privação foi de 100% para 80% do peso ad lib e uma melhora de desempenho quando a transição foi de 80% para 100% ad lib. Não houve alteração de desempenho quando a transição foi de 90% para 100% ou para 80% ad lib. Os resultados indicam que o desempenho de ratos em uma tarefa de DRL é influenciado não só pelo estado gerado por um nível de privação alimentar específico, mas também por experiências de estados fisiológicos e cognitivos adquiridos em situações anteriores.<hr/>The scheme of differential reinforcement of low response rates (DRL) is largely employed in behavioral studies of temporal discrimination. However, it is not clear what the behavioral effects of different deprivation levels on the behavior under the control of temporal schemes of reinforcement are, especially the DRL. The present study tested the hypothesis that more severe deprivation disrupts the subjects' performance under DRL control, compared to that of subjects exposed lower levels of deprivation. Three groups of rats initially submitted to three different food deprivation levels (80, 90 and 100% ad lib) were trained under a DRL-20 s scheme. After the training, deprivation was manipulated intra-group, in two consecutive testing conditions: the deprivation of the 80% group was changed to 100% ad lib and deprivation of the 100% group was changed to 80% ad lib; the 90% deprived group was kept under this level of deprivation across all experimental sessions as a control-group. The animals showed a worse performance in the DRL task when the deprivation transition went from 100% to 80% ad lib and a better performance when the transition was from 80% to 100% ad lib. There were no systematic changes in performance under the transitions from 90% to 100% or from 90% to 80% ad lib. The results indicate that the rats performance in a DRL is affected not only by the state generated by a specific level of food deprivation, but also by physiological and cognitive states acquired in preceding situations. <![CDATA[<b>Biological evidences of the stress management training in patients with hypertension</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo objetivou avaliar o efeito do treino de controle de stress (TCS) em um grupo de pacientes hipertensas. Utilizou-se como critério para avaliação alterações na via L-arginina-óxido nítrico (NO). Participaram do estudo mulheres hipertensas (n=44) e normotensas (n=25), sendo que o TCS em grupo foi administrado em 14 hipertensas, observando-se as mudanças no nível de stress e no transporte da L-arginina. Em hipertensão, o transporte de L-arginina, através do sistema y+L, mostrou-se reduzido, assim como o transporte de L-arginina pelos sistemas y+L e y+ em pacientes hipertensas estressadas quando comparadas com normotensas estressadas. A redução do stress pelo TCS em hipertensas estressadas, restaurou o transporte de L-arginina através do sistema y+ em níveis observados em pacientes hipertensas não-estressadas.<hr/>The objective of the present study was to evaluate the effect of stress management training in a group of hypertensive patients. Alterations of L-arginine-nitric oxide (NO) pathway were used as an evaluation criterion. Hypertensive (n=44) and normotensive (n=25) women participated in this study, and the stress management training was performed with a group of 14 hypertensive patients, observing the changes in the stress level and in L-arginine transport. In hypertension, the transport of L-arginine, via system y+, was reduced. Moreover, stressed hypertensive patients had a reduction of L-arginine transport by both systems, y+ and y+L, compared to stressed normotensive patients. The reduction of stress with stress management training in stressed hypertensive patients restored the transport of L-arginine via system y+ to the same levels of non-stressed hypertensive patients. <![CDATA[<b>Rules constitution and the moral development in the theory of piaget</b>: <b>a Kantian keflection</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os jogos de regras possuem complexos sistemas de regras expressos em relações sócio-culturais, favorecendo, segundo Piaget, o estudo da autonomia versus heteronomia, uma das dimensões do desenvolvimento moral. Nosso objetivo foi analisar a importância da constituição das regras para Piaget, examinando apropriações que ele faz de termos kantianos, proporcionando uma reflexão sobre termos que têm sido empregados diferentemente dos seus significados filosóficos originais. Observamos que a diferenciação entre duas morais, e a concepção de respeito, fundamental para o entendimento desta diferenciação, são pressupostos kantianos utilizados por Piaget. Concluímos que o entendimento do desenvolvimento moral na teoria piagetiana se evidencia quando precisamos alguns termos nos escritos kantianos.<hr/>The games of rules have complex systems of rules expressed in socio-cultural relations favoring, according to Piaget, the study of autonomy versus heteronomy - a dimension of the moral development. Our aim was to analyze the importance of the rules' constitution for Piaget, examining his appropriations of Kantian terms, providing a reflection on terms that have been differently used from their original philosophical meanings. We observed that the differentiation between the two moral systems and the conception of respect are Kantian presuppositions used by Piaget. We concluded that the understanding of the moral development in the Piagetian theory became evident when terms in the Kantian writings are specified. <![CDATA[<b>Behavior development of preterm infants in the first year of life</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma investigação do comportamento de 21 bebês prematuros (de 33 a 36 semanas de gestação), de 1 a 12 meses, realizada no Hospital da Universidade de São Paulo, Brasil, utilizando a Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança - EDCC. Os resultados mostraram que os prematuros, a partir do 3º mês apresentaram uma recuperação importante no rítmo de desenvolvimento do comportamento, reduzindo de modo estatisticamente significante a frequência de comportamentos com indicadores patológicos, mas mantendo um fator de risco de 23% de comportamentos não-normalizados aos 12 meses incompletos. Este estudo contribui com elementos que podem favorecer o acompanhamento do processo de desenvolvimento do comportamento destas crianças e na detecção precoce de atrasos ou possíveis distúrbios neste processo<hr/>This article presents a research about the behavior development of 21 preterm babies (between 33 and 36 weeks of pregnancy), from 1 to 12 months old, at the Hospital of the University of São Paulo, in Brazil, using the Child Behavior Development Scale - CBDS. The results showed that the preterm infants had an important improvement in the behavior development rhythm after the 3rd month of age, reducing in a statistically significant way the behaviors with pathological signs, but maintaining risk factors in 23% of non-normalized behaviors at 12 months of age. This study provides elements that can help the follow-up of the behavior development process of these children and the early detection of delays or possible disorders in that process. <![CDATA[<b>Human development and gender violence</b>: <b>a bioecological integration</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo da presente pesquisa foi compreender a etiologia da violência de gênero usando a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. A abordagem bioecológica concebe a violência de gênero como um fenômeno multidimensional embasado em uma interação de diversos fatores. Assim, neste artigo emprega-se o modelo bioecológico como uma ferramenta heurística para organizar esses fatores em quatro níveis: pessoal, que compreende as características biológicas e psicológicas da pessoa; processual, que envolve as interações interpessoais; contextual, que inclui os aspectos da rede de apoio social, da comunidade, da cultura da pessoa; e temporal, que corresponde à intrageracionalidade, intergeracionalidade e transgeracionalidade. Os autores sugerem que o modelo proposto é um instrumento útil para guiar futuras investigações científicas e intervenções.<hr/>The purpose of the present study was to examine the etiology of gender violence using the Bioecological Theory of Human Development. Such approach considers gender violence as a multidimensional phenomenon grounded in an interrelationship among several factors. Thus, this model is an heuristic tool that organizes several factors into four levels: personal (biological and psychological characteristics), processing (interpersonal interaction), contextual (social support network, community, and culture), and temporal (intra-, inter-, and trans-generational). The authors suggest that the proposed model is a useful tool for guiding future research studies and interventions. <![CDATA[<b>Daily hassles in the first-grade transition</b>: <b>student perception and association with school achievement and adjustment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta uma pesquisa conduzida em escolas públicas, com o objetivo de avaliar a intensidade do estresse percebido, associado ao cotidiano escolar na transição da 1ª série, bem como investigar associações entre desempenho, ajustamento e estresse em domínios específicos da vida escolar. Participaram 171 alunos da 1ª série, com idade entre 6 e 8 anos. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Estressores Escolares, Teste de Desempenho Escolar, Avaliação do Desempenho e do Ajustamento pelo Professor. Nos resultados, as crianças apontaram como mais estressantes os domínios de relacionamento com os companheiros e demandas do novo contexto. O estresse no domínio acadêmico foi negativamente associado a desempenho. A freqüência à educação infantil contribuiu para minimizar o estresse.<hr/>This article describes a study conducted in public schools aiming at evaluating how much upset children feel about school daily hassles during the first grade transition. The relationships between daily hassles in different domains of school life and measures of achievement and adjustment were also investigated. One hundred and seventy-one (171) first grade students participated in the study. The instruments used were the School Hassles Inventory, the School Achievement Test, and the items for the assessment of children's achievement and adjustment from the Teacher Report Form. The results showed that: children rated hassles with peers and nonacademic school demands as the most stressful domains during first grade whereas academic concerns correlated negatively to achievement. Prior kindergarten attendance was associated with lower levels of daily stress. <![CDATA[<b>Social representations centrality index from evocations (INCEV)</b>: <b>an example of application on the study of the social representation on aging</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo propõe uma técnica para caracterizar a estrutura de representações sociais a partir de dados de evocações livres, o INCEV, um índice que avalia a centralidade de elementos representacionais levando em consideração sua freqüência, incondicionalidade e importância. Um estudo empírico foi realizado acerca da representação social do envelhecimento, comparando os resultados do INCEV com o das técnicas de análise prototípica de Vergès e questionamento (MEC). A coleta de dados principal ocorreu com uma amostra de 218 estudantes universitários, que responderam a um questionário de evocações sobre o termo envelhecimento e caracterizaram cada resposta acerca da importância e possibilidade do objeto manter sua identidade prescindindo-se da palavra fornecida. Os resultados do INCEV mostraram-se mais próximos do MEC que os derivados da análise prototípica. Conclui-se que o INCEV apresenta indícios de validade e pertinência, tendo como vantagem a incorporação de princípios da teoria do núcleo central no levantamento inicial da representação.<hr/>The article proposes a technique to describe social representations structure from free evocation data, the INCEV, an index which evaluates representational element centralities taking into account their frequencies, unconditionality and importance. An empiric study was carried out concerning the social representation on aging, comparing INCEV results to those of Vergès' prototypical analysis and questioning (MEC) techniques. The main data collection took place with a sample of 218 undergraduate students, who answered to an evocation questionnaire about the word aging and evaluated each response concerning importance and the possibility of the object keeping his/her identity without the provided word. INCEV results were closer to MEC's than those derived from prototypical analysis. It is concluded that the INCEV presents evidences of validity and pertinence, having as an advantage the inclusion of central core theory principles on the first representation description. <![CDATA[<b>Family foster care</b>: <b>a protective alternative for children and adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O acolhimento de crianças e adolescentes que vivenciam violação de direitos tem sido discutido no âmbito do desenvolvimento de políticas públicas e no meio acadêmico. Tais discussões visam elaborar diretrizes que garantam o direito à convivência familiar e comunitária e evidenciam um campo em reordenamento. Este artigo contextualiza o acolhimento familiar no cenário nacional, considerando-o como uma medida de proteção possível para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Discute-se também o reflexo de algumas perspectivas teóricas que abordam as relações de vínculo afetivo em situações de acolhimento. Argumenta-se que ao fomentar uma nova cultura de acolhimento são necessárias mudanças nas concepções de infância e juventude, nas significações de vinculação afetiva e nas políticas de assistência à infância e juventude.<hr/>Foster care of children and adolescents who have had their rights violated is being discussed both in the scientific literature and in agencies involved in the development of public policies. Such discussions, which aim to define some guidelines to guarantee the right to family and community inclusion, expose a field under change. This paper focuses on foster care in the Brazilian context and presents it as one of the possible alternatives for children and adolescents in risk situations. The (mis)leading influences of some theoretical perspectives that deal with affective bonds in foster care are also discussed. It is argued that a new foster culture requires changes in the conceptions of infancy and youth, in the meanings of affectionate bonds, and in welfare policies for children and adolescents. <![CDATA[<b>The composition of narratives by the therapist-patient dyad</b>: <b>an analysis of their organization and sequence of actions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en As narrativas são construídas para dar sentido à experiência humana e organizá-la temporalmente. É o ato de narrar que permite ao sujeito interpretar sua vida e criar uma significação pessoal para os eventos vivenciados. Nessa pesquisa, investigamos se o discurso elaborado pela díade estagiário-terapeuta/paciente, em uma situação de psicoterapia psicanalítica, organizou-se narrativamente. Posteriormente, analisamos qual a lógica da seqüência de ações presente nas narrativas compostas pela dupla terapêutica. A análise das transcrições das sessões de psicoterapia demonstrou que esse discurso está estruturado de forma narrativa porque apresenta os dois princípios necessários a sua organização: a sucessão e a transformação. Verificou-se também que a seqüência narrativa constituída nesse processo é regida pela lógica de causalidade semântica, a qual se impõe ao narrador ao longo do tecer da intriga, e não pela lógica de cronologia linear.<hr/>Narratives are constructed in order to give sense to human experience and organize it. It is the act of narration that allows the individual to interpret his/her life and to create a personal signification for the experienced events. This study investigates whether the discourse elaborated by the trainee-therapist/patient dyad, in a psychoanalytic psychotherapy situation, was organized in a narrative manner. Afterwards, the logic of the sequence of actions showed in the narratives composed by the therapeutic dyad was analyzed. The analysis of the transcriptions of the psychotherapeutic sessions evinced that this discourse is structured in narrative manner since it presents the two principles necessary for its organization: succession and transformation. It was also verified that the narrative sequence constituted in this process is governed by the logic of semantic causality, which is imposed to the narrator in the course of the emplotment, and not by the logic of linear chronology. <![CDATA[<b>Synaptic plasticity</b>: <b>nature and nurture shaping the self</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O cérebro em desenvolvimento segue inicialmente um plano genético, estabelecido pela história evolutiva da espécie humana, porém é muito sensível ao ambiente. Estímulos ambientais modificam a estrutura dos circuitos neurais, refinando e tornando as sinapses, alvo de ação dos neurotransmissores, mais eficientes por meio de atividade elétrica e mensageiros químicos. O objetivo desse estudo é discutir teoricamente como a plasticidade e a especificação prévia de sistemas cerebrais coexistem no cérebro. Conclui-se destacando a importância de integrar aspectos de aprendizagem social e da biologia na construção e refinamento das variadas habilidades humanas.<hr/>The developing brain requires a genetic plan, established by the evolutionary history of human species, but it is also very sensitive to the surrounding environment. Environmental stimuli can modify the structure of neural circuits, refining and making synapses, which are the target of neurotransmitters, more efficient by electrical activity and chemical messengers. The aim of the present study is to discuss theoretically how both plasticity and previous specification of brain systems coexist in the brain. The conclusion shows the importance to integrate aspects of social learning and biology in building and refining the various humane skills. <![CDATA[<b>Social skills training for adolescents</b>: <b>an experience in the program of comprehensive attention to the family</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros.<hr/>This paper presents a process evaluation of a social skills program for adolescents from the Comprehensive Attention to the Family Program. The intervention consisted of 11 psychoeducational group sessions, with cognitive behavioral techniques. The results revealed satisfaction toward the intervention, mainly about the freedom to self-expression and the positive effects of the intervention. The most frequent adherence indicators to the group were to report problems, to report feelings, to explain the causes of their own behavior and to offer support to their colleagues. The data indicate that the intervention had a successful process, which results and impact may be verified in future studies. <![CDATA[<b>Self-regulation processes in the life-course</b>: <b>primary and secondary control</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute conceitos relevantes à perspectiva do curso de vida, porém pouco difundidos no Brasil: controle primário e controle secundário. O primeiro se refere aos esforços que o indivíduo empreende para adaptar o ambiente às suas necessidades; o segundo, para se adaptar ao ambiente. Apresenta-se a formulação original dos conceitos como modelo de dois processos de controle, em oposição a modelos de processo único, como o do desamparo aprendido. Em seguida, discute-se revisão conceitual que trouxe modificação e ampliação para estes construtos, concebendo-os em um modelo bidimensional que articula controle primário e secundário com os conceitos de seleção e compensação. Nesse processo, apresentam-se contribuições no intuito de estimular a reflexão e expandir a discussão teórico-conceitual que envolve estes construtos.<hr/>This article discusses relevant concepts of life course perspective which are not very much diffused in Brazil: primary and secondary control. The former refers to efforts to change the environment so that it fits individual's needs. The latter involves efforts to fit in with the environment. The original definitions are presented as a two-process model of control in contrast to one-process models such as learned helplessness. Furthermore, it discusses a conceptual revision, which modified and expanded these constructs as a bi-dimensional model that relates primary and secondary control to the concepts of selection and compensation. In process of arguing about those, suggestions are presented for thinking and expanding the theoretical and conceptual discussion of these constructs. <![CDATA[<b>Psychosocial analysis of violence against elders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi apreender as representações sociais de idosos de Fernando de Noronha-PE acerca da violência na velhice. A amostra foi não-probabilística, intencional e acidental, constituída por 50 idosos, de ambos os sexos (60% feminino e 40% masculino), com média de idade de 64 anos, que responderam à Entrevista Semi-Estruturada e ao Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados apreendidos pelo TALP foram analisados pelo software Tri-Deux-Mots, através da análise fatorial de correspondência, enquanto os dados da entrevista foram submetidos à Análise de Conteúdo Temático de Bardin (2002). Observou-se que a violência contra idosos foi objetivada em expressões como abandono, negligência, agressão física e desrespeito. As medidas preventivas contra a violência na velhice foram representadas pelas expressões denúncia, punição, políticas públicas e cuidados.<hr/>The purpose of this study was to understand social representations of the elders from Fernando de Noronha-PE-Brazil about violence in old age. The sample was non-probabilistic, intentional and accidental, composed by 50 elderly subjects from both genders (60% female and 40% male), mean age about 64 years old, who answered the Semi-Structured Interview and the Free Word Association Test. Data obtained by TFAW were analyzed by the software Tri-Deux-Mots through factor analysis of correspondence, and the interview was analyzed by the Analysis of the Content of Bardin (2002). It was observed that violence against elderly people has been recorded in terms of abandonment, neglect, physical aggression and disrespect. Preventive measures against violence in old age were represented by complaint, punishment, public policy and care. <![CDATA[<b>Culturas da infância</b>: <b>a contribuição de Heidi Keller</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi apreender as representações sociais de idosos de Fernando de Noronha-PE acerca da violência na velhice. A amostra foi não-probabilística, intencional e acidental, constituída por 50 idosos, de ambos os sexos (60% feminino e 40% masculino), com média de idade de 64 anos, que responderam à Entrevista Semi-Estruturada e ao Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados apreendidos pelo TALP foram analisados pelo software Tri-Deux-Mots, através da análise fatorial de correspondência, enquanto os dados da entrevista foram submetidos à Análise de Conteúdo Temático de Bardin (2002). Observou-se que a violência contra idosos foi objetivada em expressões como abandono, negligência, agressão física e desrespeito. As medidas preventivas contra a violência na velhice foram representadas pelas expressões denúncia, punição, políticas públicas e cuidados.<hr/>The purpose of this study was to understand social representations of the elders from Fernando de Noronha-PE-Brazil about violence in old age. The sample was non-probabilistic, intentional and accidental, composed by 50 elderly subjects from both genders (60% female and 40% male), mean age about 64 years old, who answered the Semi-Structured Interview and the Free Word Association Test. Data obtained by TFAW were analyzed by the software Tri-Deux-Mots through factor analysis of correspondence, and the interview was analyzed by the Analysis of the Content of Bardin (2002). It was observed that violence against elderly people has been recorded in terms of abandonment, neglect, physical aggression and disrespect. Preventive measures against violence in old age were represented by complaint, punishment, public policy and care.