Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220090002&lang=en vol. 22 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>The effects of lexicality, frequency, and regularity in Brazilian portuguese speaking children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os efeitos de lexicalidade, freqüência, regularidade e a interação entre esses últimos foram investigados por meio de uma tarefa de leitura administrada em crianças brasileiras que cursavam o correspondente a 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Computou-se o TR e a porcentagem de erros na leitura em voz alta de palavras e de pseudopalavras isoladas. Observou-se o efeito de freqüência e de lexicalidade, mas não o de regularidade e nem a interação entre freqüência e regularidade. Com base nesses resultados e nos resultados de outros estudos, hipotetizou-se que o efeito de regularidade, no português brasileiro, se restringe às séries iniciais. Além disso, questionou-se também a adequação de uma classificação categórica de regularidade em contraposição a uma classificação contínua.<hr/>This study investigated the effects of lexicality, frequency, regularity, and the interaction of the two latter ones on a reading aloud task conducted with Portuguese-speaking children from 3rd and 4th grades. The reaction time (RT) and error percentage scores on reading aloud isolated words and pseudowords were computed. The data analysis revealed the effects of frequency and lexicality on reading aloud, but not the effect of regularity nor the frequency vs. regularity interaction effect. Based on these results and on results of other studies, it was hypothesized that the regularity effect exists only at first grades for Brazilian Portuguese-speaking children. In addition, it was questioned the adequacy of a categorical classification of regularity in the light of a continuum classification. <![CDATA[<b>Learning strategies and narrative text production</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a eficácia de uma intervenção em estratégias de aprendizagem na melhoria da qualidade da produção de textos de alunos. O estudo baseou-se num delineamento quase-experimental, realizado em 3 etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. A qualidade da produção textual foi avaliada por meio da comparação de dois textos narrativos (pré e pós-teste), quanto aos aspectos estruturais (presença de elementos básicos), ao nível de articulação de idéias (categorias hierárquicas), aos erros ortográficos e à quantidade de linhas escritas. Participaram do estudo 35 alunos da 6ª série de uma escola pública da cidade de Catalão, Goiás, que foram distribuídos aleatoriamente nos grupos experimental (N=18) e controle (N=17). Constatou-se que os alunos do grupo experimental produziram textos, no pós-teste, de melhor qualidade, caracterizados por uma estrutura narrativa adequada, idéias mais bem articuladas e maior quantidade de linhas escritas.<hr/>The purpose of this research was to evaluate the efficacy of a learning strategy intervention for the improvement of quality in narrative production. It was based on a quasi-experimental design with three stages: pre-test, intervention sessions, and post-test. The quality of text production was examined by comparing two narratives (pre and post-test) in relation to text structure (presence of basic elements), level of idea articulation (hierarchy categories), spelling mistakes and number of written lines. The sample consisted of 35 6th grade students from a public school in Catalão-GO who were randomly distributed to experimental (N=18) and control group (N=17). The results showed that experimental group students produced better narratives in post-test characterized by adequate structure, good articulation of ideas and more written lines. <![CDATA[<b>Contexts and the partners of children's narration in the preschool</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A narrativa é um aspecto prioritário do desenvolvimento a ser possibilitado na escola infantil, pois envolve a comunicação e a ludicidade, a socialização e a construção da identidade. Este trabalho investiga os contextos e a interlocução na construção de narrativas por crianças na rotina de uma turma de educação infantil. Participaram 14 crianças entre cinco e seis anos e seus educadores. Numa abordagem de tipo etnográfico, registraram-se as narrativas e seus contextos de produção. Verificou-se que as crianças narraram principalmente nos momentos informais, e menos nas oportunidades de fala eliciada e apoiada pela professora. Os resultados sugerem a necessidade de ampliar a escuta, o estímulo e a interlocução entre pares, para promover diferentes gêneros e estilos narrativos em todos os momentos da rotina escolar.<hr/>Engaging in narratives is an important aspect of young children's development and should be encouraged by the preschool, since it involves communication, playfulness, socialization, and the construction of identity. This study investigates the context of and the conversational exchanges in children's construction of narratives during routine activities in a preschool class. Fourteen five- to six-year-old children and their educators participated in the study, using an ethnographic design to code narratives and their contexts of production. The results showed that children narrated mainly during informal moments, and less in the speaking opportunities elicited and supported by the teacher. The results suggest the need to listen more to the children and to stimulate more conversation among peers, in order to promote different narrative genres and styles during all moments of the school day. <![CDATA[<b>Child-rearing practices and social development indicators in three-year-old children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre as práticas educativas maternas e indicadores dos problemas de externalização e da competência social em crianças aos 30 meses de vida. Participaram do estudo 23 díades mãe-criança. No 30º mês de vida da criança foi realizada uma observação da interação mãe-criança para a avaliação das práticas educativas maternas, dos problemas de externalização e da competência social das crianças. Os resultados apóiam a literatura que relaciona práticas de orientação, controle assertivo e envolvimento parental positivo à competência social, e práticas coercitivas e permissivas aos problemas de externalização. Discute-se a relevância das práticas educativas parentais para a compreensão do desenvolvimento social, enfatizando a importância de práticas menos referidas na literatura, como a autorização de autonomia, a intrusividade e o controle ambíguo.<hr/>The present work aimed at investigating relations between maternal child-rearing practices, externalizing behavior problems and social competence indicators of thirty-month-old children. The study involved 23 child-mother dyads. In the child's thirtieth month after birth, an observation of mother-child interaction was performed in order to evaluate maternal child-rearing practices, externalizing behavior problems and child social competence. The results support the literature about social development that relates child-rearing practices such as guidance, assertive control and positive parental involvement to social competence, and coercive and permissive practices to externalizing behavior problems. The work discusses the relevance of parental child-rearing practices for the comprehension of the social development, emphasizing the importance of child-rearing practices, such as autonomy authorization, intrusiveness and ambiguous control. <![CDATA[<b>A study on bullying victimization among peers in elementary and junior high school</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa, de natureza quali-quantitativa, teve como objetivo caracterizar o bullying em duas escolas públicas estaduais de Presidente Prudente-SP, através da aplicação de questionários semi-aberto, em duzentos e oitenta e três alunos de 5as e 8as séries, quanto à: freqüência, gênero, local e idades prevalecentes de acometimento do bullying, tipos, local de residência do aluno, efeitos sobre o comportamento e sentimentos do vitimizado, e opiniões dos participantes sobre o enfrentamento do problema. O questionário utilizado baseou-se em estudos de Elliott (1992) e Olweus (1991). Os resultados permitiram caracterizar as dimensões do bullying na realidade estudada, bem como constatar sua presença no ambiente escolar, o que requer mais atenção dos profissionais da educação para o enfrentamento do fenômeno.<hr/>This research, of quali-quantitative nature, had the aim of characterizing the phenomenon of bullying in two state public schools of Presidente Prudente-SP through the use of questionnaires applied to two hundred eighty-three students of 5th and 8th grades. It was taken into consideration frequency, gender, most common places and ages of bullying prevalence, students' place of living, effects on the behavior and the feelings of the victim, as well as the opinion of the participants about facing the problem. The questionnaire used was based on studies of Elliot (1992) and Olweus (1991). The results were likely to characterize the dimensions of bullying in the studied reality, what allowed us to confirm its presence in the school environment, requesting more attention from the education professionals concerning the phenomenon. <![CDATA[<b>Social competence and parental practices in adolescents with high and low academic achievement</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho investigou as relações entre competência social, práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em adolescentes. Participaram deste estudo 66 adolescentes divididos em dois grupos: alto e baixo rendimento acadêmico. Os instrumentos utilizados foram o CBCL e o YSR (Achenbach, 1991) e o IEP (Gomide, 2006). Os resultados mostraram que adolescentes de alto rendimento acadêmico são percebidos pelos pais como socialmente competentes e são criados com mais práticas educativas parentais positivas. Esses dados indicam que o rendimento acadêmico também é influenciado pela competência social e pelo modo como os adolescentes são educados pelos pais. Esses aspectos devem ser considerados em intervenções que pretendem promover a melhoria do rendimento acadêmico e o desenvolvimento de comportamentos ajustados ao contexto escolar.<hr/>This paper investigated the relations between social competence, parental practices and academic performance in adolescents. 66 adolescents took part in the study and they were divided in two groups: high and low academic performance. The tools used in this research were CBCL and YSR (Achenbach, 1991), and IEP (Gomide, 2006). The results showed that adolescents of high academic achievements are perceived by the parents as socially competent and are raised with more positive parental practices. The data indicated that academic performance is also influenced by the social competence and the way the adolescents are educated by the parents. Those aspects should be considered in interventions that aim at promoting the improvement of academic performance and development of a behavior adjusted to the school. <![CDATA[<b>Family transitions</b><b>: </b><b>from divorce to remarriage in the Brazilian context</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo fazer considerações teórico-metodológicas sobre o tema do divórcio e do recasamento, apresentando as metodologias utilizadas em pesquisas nesta área e identificando novas possibilidades de estudos e intervenções. Para tanto, descrevem-se o panorama do divórcio no Brasil e as pesquisas encontradas nesta área, examinando os fatores relacionados com o processo de separação, o impacto associado a essa transição nas famílias, assim como o período de pós-divórcio e de recasamento. Considera-se que existem lacunas a ser preenchidas com novos estudos, de modo que se sugere a realização de pesquisas envolvendo o processo de divórcio e recasamento nos diferentes momentos do ciclo vital da família, bem como sobre a fratria dos filhos de casais divorciados, sobre as variadas configurações familiares e sobre a rede de apoio a essas famílias.<hr/>This article aims at making theoretical and methodological considerations about divorce and remarriage, presenting used research methods and identifying new approaches for studies and intervention in the area. In doing so, the general view of divorce in Brazil is described, as well as studies found in the area, examining the factors that are related to the break-up process, family transition impacts, and post-divorce and remarriage periods. It is considered that there are still some gaps which need to be filled up with new findings. It is also suggested the accomplishment of new researches in different family life cycles involving the processes of divorce and remarriage as well as the brotherhood relationship of divorced parents, other family organizations, and the social networks of such families. <![CDATA[<b>The relationship between morphological awareness and contextual reading measured by the Cloze test</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta habilidade está associada à leitura e escrita e parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre a consciência morfológica e a compreensão de texto medida pelo Cloze. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda parte, averiguou-se a especificidade desta relação. Os resultados mostram que a consciência morfológica está associada à leitura contextual no português e que, até certo ponto, essa contribuição é independente do processamento fonológico.<hr/>Morphological awareness is the awareness of the morphemes of the words. This ability is related to spelling, reading and it seems to be particularly important for reading comprehension and contextual reading. In this kind of reading besides phonological information, syntactic-semantic information is required as well. This study intends to investigate the relationship between morphological awareness and reading comprehension measured by the Cloze Test. In the first part of the study the relationship between the Cloze test scores and morphological awareness are explored by simple correlations. In the second part, the specificity of this relationship is further explored. The results showed that to some extent this relationship is independent of phonological awareness. <![CDATA[<b>Contrast sensitivity of deaf and hearing children for sine-wave gratings in mesopic conditions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste trabalho foi comparar a sensibilidade ao contraste (FSC) de crianças surdas e crianças ouvintes para freqüências espaciais de 0,25 a 2,0 cpg (ciclos por grau de ângulo visual) em nível de luminância mesópica (0,7 cd/m²), utilizando o método psicofísico da escolha forçada. Vinte crianças (7-12 anos) participaram desta pesquisa, dez com surdez pré-lingual e dez ouvintes. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal ou corrigida. A ANOVA mostrou diferença significante entre os grupos [F(1, 238) = 15,487; p < 0,001], porém a análise com o teste post-hoc Tukey HSD não revelou diferença significante na comparação freqüência a freqüência entre os dois grupos (p > 0,05). Os resultados sugerem alterações na FSC para estímulos de grade senoidal das crianças surdas em níveis de luminância mesópica.<hr/>The aim of this study was to compare the contrast sensitivity (CSF) of deaf children and hearing children to spatial frequency of 0.25 to 2.0 cpd (cycles per degree of visual angle) at mesopic luminance level (0.7 cd/m²), using the psychophysical forced-choice method. Twenty children (7-12 years old) participated in this research, ten with prelingual deafness and ten with normal hearing. All participants had normal or corrected visual acuity. The ANOVA showed significant difference between the two groups [F(1, 238) = 15.487; p < 0.001], but the post-hoc Tukey HSD test analysis did not reveal significant difference in frequency to frequency comparison between the two groups (p > 0.05). The results suggest alterations in CSF to sine-wave gratings stimuli of deaf children at mesopic luminance level. <![CDATA[<b>The relation among variables of mental health and cognition in widowed elders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do estudo foi avaliar as habilidades cognitivas de idosos viúvos. O grupo total de 34 viúvos (com perda do companheiro nos últimos 12 meses) foi identificado entre os idosos de Veranópolis (RS), sendo que 30 aceitaram participar do estudo. Outros 30 participantes casados, pareados conforme sexo, idade e escolaridade, compuseram o grupo controle. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Medida de Queixas Subjetivas de Memória (Mac-Q); Fluência verbal, categoria animal; Mini-exame do estado mental (MEEM); Teste de evocação seletiva livre e com pistas de Buschke; subteste de Dígitos da escala WAIS; Escala de depressão geriátrica (GDS) e Questionário fenomenológico do luto (BPQ). Verificou-se que os viúvos tinham significativamente mais sintomas depressivos e mais pontos na escala de luto. Entretanto, não foi evidenciada diferença significativa entre as médias no desempenho cognitivo de idosos viúvos ou idosos casados. Discute-se que a escolha da viuvez censitária (ter o estado civil viúvo) e não do luto emocional (auto-referido) como critério de seleção pode ter influído na ausência de associação entre viuvez e disfunção cognitiva, entre outros.<hr/>To assess the cognitive abilities of widowed elders, a total sample of 34 elders (who have lost their spouses in the last 12 months) was identified among elders in Veranópolis-RS and 30 of them accepted to participate in the study. The control group was composed by 30 married subjects paired according to gender, age and level of education. The instruments used were: Measure Questionnaire of Memory Loss Complaints; Verbal Fluency - animal category; Mini-Mental State Examination (MMSE); Free and Cued Selective Reminding Test; Digit subtest; Geriatric Depression Scales and Bereavement Phenomenology Questionnaire. Widowed elders had significantly more depressive symptoms and more points on the bereavement scale. However, there was no significant difference between the means of cognitive performance of widowed or married elders. In the census, the choice of widowhood as a selection criterion instead of bereavement (self reported) might have influenced the lack of association between widowhood and cognitive dysfunction, among other aspects. <![CDATA[<b>Effects of seropositivity in reproductive choices of women living with HIV/Aids</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo investigou a percepção de mulheres vivendo com HIV/Aids quanto aos efeitos da soropositividade sobre suas escolhas reprodutivas. Optou-se pelo delineamento qualitativo com uso de entrevista individual semi-estruturada com trinta mulheres HIV positivas em idade reprodutiva. A maior parte delas (n=18) afirmou que a soropositividade modificou o desejo de ter filhos. As categorias de motivos mais freqüentes foram o receio do risco de transmissão do HIV para o bebê e soropositividade como sinônimo de morte. Os resultados sinalizam a necessidade de que os serviços atuem em consonância com os programas de atenção integral à saúde da mulher e os princípios do Sistema Único de Saúde, acolhendo e respeitando as decisões reprodutivas de mulheres soropositivas.<hr/>AIDS epidemiological profile indicates a feminine trend particularly among those in the reproductive age. The study investigated the HIV positive women perception of the seropositivity effects on their reproductive choices. It was chosen a qualitative research design with the use of semi-structured individual interviews with thirty HIV positive women in their reproductive age. As the most frequent categories of reasons, most women reported they did not wish to have children, showing the fear of HIV transmission to the baby and seropositivity as a synonym of death. The findings indicate the need for the services in HIV/AIDS to act in line with the programs of comprehensive health care of women and the principles of Brazilian Health System, respecting the reproductive decisions of seropositive women. <![CDATA[<b>Alcohol</b><b>: </b><b>gender and implications in the violence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O uso nocivo do álcool configura-se como um problema de saúde pública, associado ao aumento da violência, envolvendo ambos os sexos. Esse artigo tem por objetivo discutir sobre o impacto do uso do álcool em homens e mulheres do ponto de vista neurobiológico, enfatizando a ação psicoativa da substância e sua implicação no comportamento violento. Foi conduzida uma análise baseada em artigos selecionados nas fontes eletrônicas do Scielo, LILACS, MEDLINE, PubMed e Web of Science no período de 1996 a 2008. Do total de 420 artigos selecionados, 90 foram considerados relevantes para a análise. Verificou-se que o uso nocivo do álcool causa mudanças neuroquímicas e alterações nas funções cognitivas, podendo gerar comportamentos violentos em homens e mulheres, entretanto, evidenciou-se importantes diferenças entre os sexos quanto à ação psicoativa do álcool, assim como, no tipo de violência expressa. Estudos sobre a temática proposta ainda são escassos, sugerindo a necessidade de pesquisas futuras que possam contribuir para um melhor entendimento e para ações preventivas eficazes.<hr/>The abuse of alcohol can engender serious public health problems in certain people, particularly due to its link to violence involving both men and women. This article has the aim to discuss the impact of alcohol in men and women regarding neurobiological mechanisms, emphasizing its psychoactive effects as well as its implication for violent behavior. An analysis was conduct based on reviews and articles in electronic databases, selected from 1996 to 2008 at Scielo, Lilacs, MEDLINE, Pub Med and Web of Science. From a total of 420 selected articles 90 were considered relevant for this analysis. It was evident that the abuse of alcohol causes changes in neurochemistry and in cognitive functions, and some of those changes lead to violent behavior in men and women. However, there are important differences between both genders and the type of aggressive behavior expressed. Studies on this topic are still rare and more research is necessary in order to develop better diagnostic tools and favor relevant neurobiological mechanisms for more effective treatments. <![CDATA[<b>Prototypical faces from samples of the population of a Brazilian region</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo dessa pesquisa foi gerar, por meio de técnica de computação gráfica denominada morphing, faces prototípicas masculinas e femininas a partir de amostras de pessoas que se autodeclaram brancas, pardas e pretas na região de Ribeirão Preto (SP). A cada face prototípica foram utilizadas 64 imagens de faces de voluntários. As faces prototípicas e as faces que as compuseram tiveram a tipicidade de sua cor ou raça julgada por terceiros. Os julgamentos indicaram uma concordância entre a cor/raça-autodeclarada e a heteroatribuída o que indica que os protótipos são representativos de suas respectivas categorias de cor/raça. Discute-se como as faces prototípicas podem ser empregadas em pesquisas básicas e aplicadas em percepção e reconhecimento de faces.<hr/>The goal of this study was to generate male and female prototypical faces, by morphing technique, from faces of people who were self-declared as white, "mixed race" and black in Ribeirão Preto-SP. Each prototypical face was generated from 64 face images of volunteers. Another sample of volunteers judged the typicality of color/race of the prototypical faces and the faces that composed them. The results suggested a concordance between the self-declared color/race and the judgments, indicating that the prototypical faces are representative of their respective categories of color/race. Applications of the prototypical faces in studies of face perception and face recognition were discussed. <![CDATA[<b>Comparative study about preoperative stress on patients attended by the National Health System and private health care plans</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pesquisa comparou os índices de estresse em 60 pacientes internados para a realização da cirurgia de colecistectomia, sendo 30 do Sistema Único de Saúde (SUS) e 30 de convênios. Utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e dois questionários: um sociodemográfico e outro sobre variáveis clínicas relativas à cirurgia. Os resultados mostraram que mais pacientes do grupo SUS tiveram estresse (93,3%) em relação ao grupo dos conveniados (33,3%; p<0,05). Como variáveis que apresentaram diferença estatística em relação ao estresse, encontrou-se que: o sexo feminino, não ter realizado a consulta pré-anestésica e possuir escolaridade em nível fundamental foram fatores que estiveram relacionados ao estresse na amostra total (p<0,05), destacando-se que todos estes tiveram maior freqüência no grupo SUS (p<0,05).<hr/>This research compared the rates of stress in 60 patients interned for undergoing cholecystectomy surgery. 30 were treated by the National Health System (BR) and 30 by private health care plans. The instruments used for the research were the Lipp's Inventory of Stress Symptoms for Adults and two questionnaires: a social-demographic questionnaire and one on clinical variables related to the surgery. The results showed that more patients from the National Health System (BR) group were under stress (93.3%) in comparison to those from private health care plans (33.3%) (p<0.05). The variables which showed statistical differences in terms of stress were: being female, not having attended to preanesthetic evaluation and not having a basic school education level. Those factors had a relation to stress in the overall sample (p<0.05), highlighting the fact that all of those factors had a higher incidence in the National Health System (BR) group (p<0.05). <![CDATA[<b>Psychology and legal deliberation in Brazil</b>: <b>proposition for a research</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo propor uma agenda brasileira de pesquisa sobre a psicologia da deliberação legal e se justifica pela carência de pesquisas empíricas no Brasil sobre o tema. Considerando as peculiaridades do processo penal brasileiro, argumenta-se pela necessidade de criação de uma linha de investigação nacional sobre o tema, de forma a produzir conhecimento empírico consolidado em nossa tradição jurídico-processual. São sugeridos seis pontos de uma agenda para o desenvolvimento das atividades de pesquisa na área.<hr/>This paper has the purpose of proposing a Brazilian research agenda about the psychology of legal deliberation and it is justified by a low quantity of empirical investigations in Brazil. Considering the peculiarities of the Brazilian juridical processes we argument for the necessity of creating a national line of scientific investigation about the field. The aim is to produce theory about social psychology of Brazilian legal deliberation processes. We suggest six agenda themes to be investigated in the Brazilian context. <![CDATA[<b>Receptive reading</b>: <b>an experience of becoming aware</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho discute os efeitos de uma experiência de leitura silenciosa e solitária, de textos literários, sobre o leitor. Parte da noção de cognição ampliada, conforme comparece na abordagem da enação de Varela, e do conceito de cognição inventiva de Kastrup, e propõe a leitura como uma experiência de devir consciente. Recorre ainda às idéias de Chartier, sobre as práticas de leitura e de Larrosa quanto ao caráter transformador da leitura. Desenvolve a noção de que a leitura de literatura propicia um encontro consigo e com a alteridade, podendo propiciar uma abertura para o desconhecido e para a invenção de si.<hr/>This work discusses the experience of reading literature in silence and solitude, focusing its effects on the reader. The starting point is the enlargement of cognition as presented in Varela's enactive approach and the concept of inventive cognition as formulated by Kastrup. Then, it proposes the reading as an experience of becoming aware. The work is also based on Chartier's ideas about reading practices and uses the theory of Larrosa regarding the transformative aspect of reading as well. The idea that reading literature provides a meeting with otherness is developed. It may constitute an opening for the unknown and an opportunity of inventing oneself. <![CDATA[<b>Occupational stress in professionals of public security</b>: <b>a study with military agents of the Republican National Guard</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho analisa o "stress" ocupacional em 95 militares da Guarda Nacional Republicana Portuguesa. Para tal, utilizámos um protocolo de avaliação com medidas do "stress" global, "burnout", "coping" proactivo, comprometimento organizacional, satisfação com a vida e satisfação/realização profissional. Os indicadores de fidelidade e validade dos instrumentos foram muito aceitáveis. Os resultados de "burnout" por dimensão apontaram níveis apreciáveis de exaustão emocional (12%), seguidos do cinismo (10%) e da baixa eficácia profissional (8%) (mas nenhum participante registou valores de "burnout" nas três dimensões, em simultâneo), observando-se também variáveis distintas na predição destas três áreas. A análise discriminante entre subgrupos da amostra permitiu verificar dois aspectos principais: (a) menores níveis de comprometimento organizacional e maior utilização de "coping" proactivo nos militares mais novos e/ou inexperientes e (b) maior desejo de abandonar o emprego/trabalho bem como maior cinismo parecem identificar os profissionais mais velhos e/ou mais experientes. No final, os autores discutem a importância de a investigação futura analisar os efeitos da maior tendência para o cinismo com o aumento da idade dos participantes e os efeitos do menor comprometimento organizacional por parte dos mais novos em termos da sua eficácia profissional.<hr/>This work analyzes occupational stress in 95 Portuguese military agents of the Republican National Guard. We applied an evaluation protocol with measures of global stress, burnout, proactive coping, organizational commitment, satisfaction with life, and professional satisfaction/accomplishment. The fidelity and validity results of the instruments were very acceptable. The results of burnout pointed out a remarkable level of emotional exhaustion (12%) followed by cynicism (10%) and low professional effectiveness (8%) (but we have not found any participant with burnout values in the three dimensions simultaneously), and different variables were observed in the prediction of those three areas. The discriminant analysis among subgroups allowed us to verify two main aspects: (a) lower levels of organizational commitment and more use of proactive coping in younger and/or inexperienced military agents and (b) higher desire to leave the job/profession and cynicism in older and/or more experienced professionals. At the end, the authors discuss the importance of future research to analyze the effects of a higher tendency to use cynicism as their age increase and the consequences of a lower organizational commitment in terms of professional efficacy of the younger agents. <![CDATA[<b>Philosophical psychology in the 19<sup>th</sup> century</b>: <b>soul faculties and relations among intelligence, sensibility and will</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Situado no campo da História dos saberes psicológicos no Brasil, o presente artigo apresenta dois compêndios produzidos em Minas Gerais nos anos de 1847 e 1849, cujo tema é a descrição da estrutura e do funcionamento das faculdades da alma humana e da origem das idéias. As obras trazem uma sistematização sobre os conceitos de alma, inteligência, consciência, sensibilidade e vontade. A partir da descrição de tais conceitos é possível evidenciar a filiação destas obras às matrizes teóricas, principalmente francesas, tais como a ideologia e o espiritualismo eclético. Ao final comenta-se a relação entre autores, e o modo de apropriação de conhecimento textual, como evidenciado na escrita dos autores mineiros pela forma de se referenciar aos originais europeus.<hr/>Set in the field of the history of psychological knowledge, the present article presents two publications issued in the state of Minas Gerais in 1847 and 1849, approaching the description of the structure and performance of the faculties of the human soul and the genesis of the ideas. The works unveiled systematization over the concepts of the soul, intelligence, consciousness, sensibility and will. From the description of such concepts it is possible to bring into evidence the theoretical matrixes, mainly French ones, such as the ideology and the eclectic spiritualism. At the end, it is noted the relationship between the authors and the procedures to get property of the textual knowledge, as it is evidenced in the texts by the writers from Minas Gerais, based on the way Europeans original works are referred to. <![CDATA[<b>Psychotherapy, subjectivity and post modernity</b>: <b>an historical-cultural approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Situado no campo da História dos saberes psicológicos no Brasil, o presente artigo apresenta dois compêndios produzidos em Minas Gerais nos anos de 1847 e 1849, cujo tema é a descrição da estrutura e do funcionamento das faculdades da alma humana e da origem das idéias. As obras trazem uma sistematização sobre os conceitos de alma, inteligência, consciência, sensibilidade e vontade. A partir da descrição de tais conceitos é possível evidenciar a filiação destas obras às matrizes teóricas, principalmente francesas, tais como a ideologia e o espiritualismo eclético. Ao final comenta-se a relação entre autores, e o modo de apropriação de conhecimento textual, como evidenciado na escrita dos autores mineiros pela forma de se referenciar aos originais europeus.<hr/>Set in the field of the history of psychological knowledge, the present article presents two publications issued in the state of Minas Gerais in 1847 and 1849, approaching the description of the structure and performance of the faculties of the human soul and the genesis of the ideas. The works unveiled systematization over the concepts of the soul, intelligence, consciousness, sensibility and will. From the description of such concepts it is possible to bring into evidence the theoretical matrixes, mainly French ones, such as the ideology and the eclectic spiritualism. At the end, it is noted the relationship between the authors and the procedures to get property of the textual knowledge, as it is evidenced in the texts by the writers from Minas Gerais, based on the way Europeans original works are referred to. <![CDATA[<b>The human condition portrayed through art</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Situado no campo da História dos saberes psicológicos no Brasil, o presente artigo apresenta dois compêndios produzidos em Minas Gerais nos anos de 1847 e 1849, cujo tema é a descrição da estrutura e do funcionamento das faculdades da alma humana e da origem das idéias. As obras trazem uma sistematização sobre os conceitos de alma, inteligência, consciência, sensibilidade e vontade. A partir da descrição de tais conceitos é possível evidenciar a filiação destas obras às matrizes teóricas, principalmente francesas, tais como a ideologia e o espiritualismo eclético. Ao final comenta-se a relação entre autores, e o modo de apropriação de conhecimento textual, como evidenciado na escrita dos autores mineiros pela forma de se referenciar aos originais europeus.<hr/>Set in the field of the history of psychological knowledge, the present article presents two publications issued in the state of Minas Gerais in 1847 and 1849, approaching the description of the structure and performance of the faculties of the human soul and the genesis of the ideas. The works unveiled systematization over the concepts of the soul, intelligence, consciousness, sensibility and will. From the description of such concepts it is possible to bring into evidence the theoretical matrixes, mainly French ones, such as the ideology and the eclectic spiritualism. At the end, it is noted the relationship between the authors and the procedures to get property of the textual knowledge, as it is evidenced in the texts by the writers from Minas Gerais, based on the way Europeans original works are referred to.