Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220100002&lang=en vol. 23 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>The impact of pediatric liver transplantation on family relations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo buscou compreender o impacto do transplante hepático infantil (THI) na dinâmica familiar. Participaram da pesquisa seis mães de crianças transplantadas de fígado. O tempo pós-transplante variou entre um e seis anos. As mães foram entrevistadas a respeito do relacionamento familiar no contexto do THI. Análise de conteúdo qualitativa revelou que a relação genitores-criança doente foi permeada pelo medo da morte, levando a atitudes permissivas e superprotetoras, na tentativa de poupar o filho de mais sofrimentos, sendo que este padrão de relacionamento manteve-se presente mesmo após o transplante e a melhora do quadro de saúde dos filhos. A relação do casal tendeu a fortalecer-se e centrar-se nas preocupações a respeito da doença e do transplante, havendo mais diálogo e união. A relação com os filhos sadios passou para segundo plano, surgindo sentimentos de desamparo, ciúmes e rivalidade nas crianças. A família extensiva, por sua vez, tendeu a tornar-se mais próxima e apresentou um importante papel de apoio. Os resultados apontaram que toda a família foi afetada, havendo necessidade de reestruturação familiar, o que reforça a importância do acompanhamento psicológico precoce e sistemático às famílias, visando facilitar a adaptação à situação de doença, prevenindo o desenvolvimento de problemas emocionais.<hr/>This study attempts to understand the impact of pediatric liver transplantation on family relations. Six mothers of two-parent families whose children had been submitted to liver transplant within the last six years participated in the study. Mothers were interviewed about family relationships in the context of pediatric liver transplantation. Qualitative content analysis of the interviews revealed that parents-child relationship was marked by fear of death, leading to permissive and overprotective attitudes in order to reduce the child's suffering. It was noted that this pattern of behavior was maintained even after transplantation and patient's recovery. Parents' relationship tended to fortify and focus on the child's transplant and illness. Parents' relationship with their healthy children was affected. These children developed feelings of abandonment, competition and rivalry. Relatives tended to become closer and played an important supportive role. The results showed that all family members were affected and needed restructuring which reinforces the importance of early and systematic psychological assistance to the families aiming at a better adaptation to the child's condition, preventing the development of emotional problems. <![CDATA[<b>Gender and birth order as parenting moderators</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo avaliou o gênero e a ordem de nascimento como variáveis moderadoras das práticas educativas parentais e da percepção da preferência parental a partir do ponto de vista dos filhos. Participaram da pesquisa 322 adolescentes entre 13 e 17 anos. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados: Inventário de Estilos Parentais (IEP) e um questionário desenvolvido pelos autores. Os dados foram analisados através da estatística não-paramétrica (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). Através da análise dos resultados, constatou-se que: (a) o gênero dos filhos interfere significativamente nos índices de estilo parental; (b) as primogênitas apresentaram significativamente maior risco de sofrer com as práticas parentais negativas e (c) a percepção da preferência parental é influenciada pelo gênero e ordem de nascimento dos filhos.<hr/>This study aimed at assessing gender and birth order influence on parenting and perceived parental favoritism from the children perspective. The participants were 322 adolescents aged between 13 and 17 years old. Two instruments were used to collect data - Parenting Styles Inventory and a questionnaire developed by the authors. Non-parametrical statistics (Mann-Whitney and Kruskal-Wallis) were used to analyze the obtained data. Results have shown that: (a) child gender has significant influence on the score of parenting styles; (b) firstborn girls present significantly higher risk of suffering negative parental practices and, (c) the perceived parental favoritism is significantly modulated by both gender and birth order. <![CDATA[<b>Therapeutic itinerary done by mothers of children with autistic disorder</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo é examinar o itinerário percorrido por mães de crianças com transtorno autístico na busca do diagnóstico e tratamento, relacionando-o com a convivência com o filho acometido. As participantes foram 20 mães, vinculadas a duas instituições de atendimento. Realizou-se uma entrevista com roteiro semi-estruturado, complementada por questionário sociodemográfico. Foram encontrados quatro núcleos temáticos: trajetória materna para conhecer o problema da criança, marcada por um movimento de peregrinação por serviços de saúde; modos de lidar com as dificuldades da criança; sobrecarga emocional materna; desamparo quanto ao futuro da criança. Conhecer o itinerário terapêutico contribui para o planejamento de programas e serviços especializados.<hr/>This study aims at examining the itinerary done by mothers of children with autistic disorder in the search for diagnosis and treatment and their relationship with their child. The participants were twenty mothers, whose child was cared in two public institutions in different cities in the State of São Paulo. A semi-structured interview has been applied as well as a socio-demographic questionnaire. Four thematic nuclei had been found: (a) the family's pilgrimage to health services in order to diagnose their child's condition; (b) the ways to deal with the child's difficulties; (c) the mother's emotional burden; and (d) the parents' helplessness in what concerns future perspectives for the child. Acknowledging such itinerary contributes to improve the planning regarding more specialized programs and services. <![CDATA[<b>Development, psychopathology and attachment</b>: <b>an exploratory study with institutionalized children and their caregivers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo exploratório examinou o desenvolvimento mental e a qualidade do funcionamento sócio-emocional de 16 crianças entre os 3 e os 6 anos, institucionalizadas em Centros de Acolhimento Temporário, relacionando-os com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Foram utilizadas a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths, o Questionário de Comportamentos, as Narrativas sobre o Apego e o Attachment Q-Sort. Os resultados revelaram que o nível de desenvolvimento das crianças foi inferior aos valores normativos. Além disso, os valores apresentados ao nível da psicopatologia, em termos de sintomas de internalização e de externalização, aproximaram-se dos valores clínicos. Não obstante e, em contraste com o esperado, a maioria das crianças apresentou valores próximos da segurança (base segura), os quais não estão associados com a qualidade das narrativas sobre o apego das suas cuidadoras. Os resultados são discutidos com base no impacto da privação em meio institucional para o desenvolvimento na infância.<hr/>This exploratory study examined mental development and the quality of socio-emotional functioning of 16 institutionalized children, aged from 3 to 6 years old, relating them with the quality of their caregivers' attachment narratives. Griffiths Developmental Scales, Child Behavior Checklist, Attachment Script Representation and Attachment Q-Sort were used in the psychological assessment. Results showed that chidren's developmental level was placed below normative data. Furthermore, data regarding externalizing and internalizing psychopathology symptoms were close to the clinical population. Nevertheless, and in contrast to our hypothesis, most children presented almost mormative attachments scores (secure base), but this was not related to the quality of attachement narratives presented by their caregivers. The implications of these findings are discussed in light of the impact of institutional deprivation in child development. <![CDATA[<b>Children's labour as a risky pathways to resilience</b>: <b>children's growth in contexts of poor resources</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en In this paper we explore children's labor as a complex phenomenon encompassing risk factors on one hand and possible positive outcomes on the other. Based on the theory of resilience and on literature review that details children's own experiences of work, we show that children who are inserted in environments which are poor in social and physical resources may report labor as pathways to ensure their own resources to overcome adversity. Understanding children's subjective accounts of their experience permits us to see children's labor as a culturally-embedded construction. Though exploitation of children is not in the best interest of children, there is evidence that children use whatever opportunities are available, including labor, to search for the resources they need and negotiate for an identity as resilient. Implications for public policies and practices are discussed.<hr/>Nesse artigo, analisamos a questão do trabalho infantil como um fenômeno complexo, englobando fatores de risco por um lado e possíveis resultados positivos por outro. Baseados na teoria da resiliência e a partir de uma revisão de literatura, centrada em pesquisas que analisam a própria experiência de crianças sobre o trabalho desenvolvido, mostramos que quando inseridos em ecologias socialmente e fisicamente pobres em recursos, crianças associam sua experiência de trabalho como um caminho para assegurar recursos próprios para superação de adversidades. A compreensão de aspectos subjetivos da experiência de crianças trabalhadores nos permite considerar o trabalho como uma construção culturalmente embasada. Apesar da exploração de crianças não se configurar como o melhor para elas, há evidências de que elas usam quaisquer oportunidades disponíveis, incluindo o trabalho, para navegar em busca de recursos que necessitam e negociam por uma identidade associada à resiliência. Implicações para políticas públicas e intervenções também são discutidas. <![CDATA[<b>Chalenges of ethnograpy with street children</b>: <b>access</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Recentemente, a pesquisa com jovens em situação de rua tem dedicado mais atenção aos processos de socialização que estruturam seu cotidiano, aos sentidos de suas práticas sociais, levando à necessidade de novos métodos, dentre os quais a alternativa etnográfica. Relata-se aqui o processo de entrada em campo numa pesquisa etnográfica - realizada em Natal-RN, com grupo de pessoas em situação de rua (aproximadamente 11), jovens, a maioria com idade entre 16-18 anos -, para destacar a complexidade desse processo. Sua negociação determina muitos deslocamentos e exige flexibilidade do pesquisador, sob várias demandas de formas de participação e envolvimento junto ao grupo. Negociações de sentido, nessas situações, constituem desafio à pesquisa etnográfica com essa população; também novas possibilidades de invenção técnica e experiência ética.<hr/>Recently, researches with street children have dedicated more attention to the socialization processes which structure their daily lives and to the meaning of their social practices, leading to the need of new methods as the ethnographic alternative, for instance. This paper reports the field access process occurred in an ethnographic research - performed with a group of about 11 street children, aged between 16 and 18 years old - in order to emphasize the complexity of that process. The access negotiation determines many displacements and requires researcher's flexibility, under several demands concerning the form of participation and involvement with the group. Negotiations of meaning, in such situations, are a challenge for ethnographic researches done with the mentioned population, besides offering new opportunities for technical invention and ethics experience. <![CDATA[<b>Contexts of textual production and the construction of coherence in stories written by children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo examina a influência da escolaridade e do contexto de produção textual na escrita de histórias por crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental. Na primeira condição, as crianças produziram uma história inventada por elas. Na segunda, as crianças foram orientadas a reproduzirem por escrito um conto clássico infantil. As histórias foram classificadas segundo níveis distintos e crescentes de complexidade narrativa e de coerência. A escolaridade e as condições de produção influenciaram o estabelecimento da coerência textual, sendo que o efeito do contexto de produção sobre a escrita de história não foi o mesmo para todas as crianças. A sensibilidade ao contexto de produção estaria relacionada ao grau de domínio de um esquema narrativo de histórias apresentado pela criança.<hr/>This study examines the influence of schooling and the context of textual production on stories written by 1st and 2nd graders. In the first condition, children were asked to write original stories. In the second condition, they were asked to reproduce in writing a classical tale for children. The stories were classified according to the complexity and coherence of the narrative. Results indicate that schooling and condition of text production influenced the establishment of textual coherence. However, the effect of the contexts of textual production on children's writing was not the same for all children. Sensitivity to the contexts of text production seemed to have been related to children's awareness of narrative schema. <![CDATA[<b>In my gesture is your gesture</b>: <b>inclusion of disabled children in school</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se investigar a questão da corporeidade (inerente relação corpo-mente-outro-ambiente) de crianças com Paralisia Cerebral, em processos de inclusão, por meio de transcrições de videogravações em ambiente escolar. Com base na perspectiva da Rede de Significações, à análise microgenética das cenas de interação, a corporeidade revela-se por meio dos lugares onde essas crianças são colocadas, do modo como os adultos as tratam e como elas reagem, bem como das práticas discursivas sobre educação, inclusão e deficiência presentes. O olhar dos outros derivam das e simultaneamente orientam as práticas e concepções que são construídas contínua e mutuamente em situadas relações entre essas crianças e os outros, em função e a partir de seus corpos, produzindo significações, posições e identidades sociais de modo dinâmico.<hr/>The aim of this paper is to present a study regarding the embodiment issue (body-mind-other-context relationship), through the investigation of the inclusion of two children with cerebral palsy in school. Based on the Network of Meanings perspective, microgenetic analysis of video recording transcriptions revealed embodiment through the places where such children are put in, through the ways adults treat them and how they react as well as by the discourse practices regarding education, inclusion processes and deficiency. The others' perceptions and glances simultaneously derive from and give directions to the practices and conceptions used. They are continuously and mutually constructed in relations between children and others which are related to the children's and adults' bodies and conceptions; dynamically producing significations, positions and social identities. <![CDATA[<b>Meaning of life in adulthood and later life</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A busca incessante de um sentido para a vida faz parte dos questionamentos existências. Viktor Frankl foi pioneiro em abordar o tema na Psicologia. Posteriormente, a pesquisa fez uso de seus ensinamentos e ampliou a definição do construto. Estudos transculturais têm contribuído para uma melhor compreensão do tema, mas as pesquisas ainda precisam ser aprofundadas. Embora os instrumentos disponíveis ainda estejam sendo testados e aperfeiçoados, as informações já alcançadas representam uma contribuição de grande relevância para o estudo do desenvolvimento do adulto e da velhice. Este artigo objetiva mostrar a evolução do conceito e como as pesquisas vêm tratando o assunto na área do desenvolvimento do adulto e da velhice.<hr/>The unceasing search for meaning to life is part of the existential questioning. Viktor Frankl is a pioneer in this field. Later, researchers have used his lessons to expand the definition of the construct 'meaning of life'. Transcultural studies lead to a better understanding of this theme, but further research still needs to be done. The available instruments are being tested and improved; however, we already have relevant information on the theme, and it contributes largely to the study of the development of adulthood and later life. This article aims at showing the evolution of the concept 'meaning of life' and how researches have been dealing with the theme in the field of adulthood and later life development. <![CDATA[<b>The pathway for adolescent maternity</b>: <b>longitudinal study 10 years after child's birth</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta uma pesquisa longitudinal qualitativa sobre maternidade na adolescência em contextos de vulnerabilidade social, com objetivo de verificar indicadores psicossociais no seguir dos anos. Oito díades mães-crianças/primeiros filhos nascidos na adolescência foram investigadas quando as crianças tinham: menos de cinco meses, três anos e meio, e 10 anos. Entrevistas de discurso livre e escala para triagem de competência e condições psicológicas das crianças (CBCL) foram instrumentos aplicados nos próprios ambientes de moradia. Resultados são apresentados em eixos temáticos indicando valorização da maternidade, maior distanciamento de cenários violentos, instabilidade de moradia associada a prejuízos escolares/profissionais, crianças não apresentando maiores queixas quanto ao desenvolvimento. A maternidade na adolescência pode representar proteção frente a riscos ambientais associados a violência e drogas.<hr/>This article presents a longitudinal qualitative research about maternity in adolescence in a context of social vulnerability, seeking to check psychosocial indicators along the years of the study. Eight dyads of mothers in adolescence and their firstborns were interviewed when their children were less than five months old; three and a half years old and ten years old. The instruments used in their daily environment were free speech interviews and observation submitted to scales for screening the competence and psychological conditions of the children. The results are presented in thematic axis, indicating valorization of maternity, distance from violent scenarios and instability in residence associated to school/professional damages and, children who do not present developmental problems. Maternity in adolescence may represent protection for the mothers concerning environmental risks associated to violence and drugs. <![CDATA[<b>Parental involvement after separation/divorce</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Apoiados no modelo ecológico-contextual e no conceito de envolvimento parental, este artigo se propõe a discutir as práticas parentais de pais e mães separados/divorciados com seus filhos. Para tanto, foram pesquisados 234 sujeitos (117 pais/117 mães) com filhos em idade escolar, que responderam o Inventário de Práticas Parentais. Tal instrumento avaliou o envolvimento parental em 5 áreas: envolvimento afetivo, envolvimento didático, envolvimento social, envolvimento disciplinar e responsabilidade. Os resultados evidenciam maior envolvimento materno do que paterno com os filhos após o divórcio, tanto direto (cuidados, interação) quanto indireto (monitoramento, preocupação). A coabitação com a mãe mostrou ser uma variável significativa associada ao maior envolvimento dela em atividades no espaço privado/doméstico, enquanto os pais tiveram maior envolvimento no espaço público/social. Características contextuais (coabitação, freqüência de visitas) e características dos pais (ocupação, escolaridade, questões afetivo-conjugais) mostraram-se fortemente associadas ao envolvimento parental após o divórcio.<hr/>Based on the ecological-contextual model and on the concept of parental involvement, this article proposes to discuss the parental practices of separated/divorced fathers and mothers towards their children. In order to do so, 234 subjects (117 fathers/117 mothers) with children at school were interviewed via the Parental Practices Inventory. Such instrument evaluated the parental involvement in 5 areas: affective involvement, didactic involvement, social involvement, disciplinary involvement and, responsibility. The results showed greater maternal involvement with children after the divorce: direct (care, interaction) and indirect (monitoring, preoccupation). The cohabitation with the mother revealed itself as a significant variable associated to her greater involvement with activities in the private/domestic environment while fathers had greater involvement in the public/social space. Contextual characteristics (cohabitation, frequency of visits) and characteristics of the parents (occupation, education, affective and conjugal issues) showed to be strongly associated with the parental involvement after divorce. <![CDATA[<b>Childhood and family</b>: <b>child development from a talk-in-interaction perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo apresenta a Análise da Conversa e discute como essa abordagem teórico-metodológica pode contribuir para o objetivo central do estudo, qual seja, o de compreender de que maneira a significação de infância está vinculada ao processo de socialização da linguagem e, por conseguinte, de desenvolvimento infantil. Investigam-se dados naturalísticos do cotidiano de duas famílias brasileiras. Constata-se que os significados culturais de infância nas famílias estudadas acabam também por definir espaços distintos de desenvolvimento infantil. Enquanto que em uma família a infância é vista como fase de transição e crescimento, em que os adultos esperam a criança crescer para que ela possa participar plenamente das atividades organizadas por eles, na outra família a infância é concebida como espaço de franca atividade, sendo as atividades dos adultos organizadas em função da criança.<hr/>The current study presents the Conversation Analysis theoretical and methodological qualitative approach and discusses the ways through which it can contribute to the core goal of this study, which is, to understand how the signification of childhood is related to the process of language socialization and, thus, to child development. Naturally occurring data from two Brazilian families' daily routines are investigated. The cultural meanings related to childhood observed in the investigated families seem to define distinct spaces for child development. In one of the families, childhood is seen as a transitory stage in order to become a grown-up and, then, to be able to fully participate in the activities organized by adults. In the other family, childhood is understood as a stage in full development, in which adults' activities are organized regarding the child. <![CDATA[<b>Communicative strategies of persons with Alzheimer's disease</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi o de investigar estratégias compensatórias que ocorrem na comunicação de pessoas com doença de Alzheimer (DA). Na comparação entre os casos evidenciaram-se diferenças qualitativas. Predominaram estratégias de manejo do tema para o caso com declínio cognitivo moderado e estratégias de manejo do turno para o caso com declínio cognitivo moderado-grave. Concluiu-se que as habilidades de trocas de turnos em conversações mantiveram-se preservadas no caso que se encontrava no estágio moderado-grave, ainda que seus déficits discursivos fossem consideráveis. O paciente no estágio de declínio moderado pareceu permanecer consciente de suas habilidades discursivas e apresentou hiperativação de estratégias de manejo do tema.<hr/>The aim of this study was to investigate the communicative strategies present in the discourse of patients with dementia of the Alzheimer's type (DAT). No quantitative difference was found in the number of strategies used by the DAT case with moderate-severe cognitive decline and controls. The results also showed the use of turn-taking and theme management strategies. However, patients showed a pattern in which more turn-taking strategies were present. Theme management strategies were predominantly used by the DAT patients with mild to moderate cognitive decline, showing a pattern of hiperactivation of theme management strategies. <![CDATA[<b>Episodic memory training with emphasis on categorization for older adults without dementia and depression</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com o envelhecimento, podem ocorrer alterações cognitivas, especialmente, na memória. Ao mesmo tempo, as pesquisas apontam a possibilidade de melhorar a capacidade da memória por meio de treino cognitivo. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do treino de memória episódica com idosos saudáveis brasileiros. Cinqüenta e sete idosos recrutados foram divididos aleatoriamente em grupo controle (GCO= 26) e grupo experimental (GEX= 31). Os participantes do grupo GEX participaram do pré-teste, seguido de cinco sessões de treino de memória episódica, nas quais foram instruídos a categorizar listas de supermercado e figuras, e do pós-teste. Os resultados indicaram que o treino de memória episódica envolvendo a aprendizagem e a prática com a estratégia de categorização promoveu melhora significativa no desempenho em tarefa de memória episódica e um maior uso da estratégia treinada.<hr/>Aging may lead to cognitive changes, especially in memory. Yet, research suggests that older adults may improve memory performance after training. The present study aimed at evaluating the effects of episodic memory training offered to healthy Brazilian older adults. Fifty seven participants were randomly divided into control group (COG = 26) and experimental group (EXG = 31). The EXG participants completed a pre-test, five sessions of episodic memory training in which they were instructed to categorize grocery lists and pictures, and a post-test. Results indicated that episodic memory training involving learning and practice with categorization promoted significant improvement in episodic memory performance and in better using the trained strategy. <![CDATA[<b>Affectivity and family conflict and their relation with depression in children and adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presença de uma relação saudável da criança com seus pais é um fator importante na prevenção de psicopatologias como a depressão. O objetivo desta pesquisa foi investigar as propriedades psicométricas do Familiograma, associando os seus resultados de afetividade e conflito familiar com a intensidade da sintomatologia depressiva em crianças e adolescentes. Participaram do estudo 234 estudantes (133 do sexo feminino, 56,8%) com idades entre oito a 14 anos (Média=11,19, DP=1,76). Os participantes responderam o Familiograma e o Inventário de Depressão Infantil. O Familiograma apresentou propriedades psicométricas satisfatórias. A depressão correlacionou-se negativamente com a afetividade (r=-0,33) e positivamente com o conflito (r=0,32). Os resultados apontam para a associação entre relações familiares pouco afetivas e conflituosas com a intensidade dos sintomas depressivos.<hr/>The presence of a healthy relation between a child and his/her parents is an important factor for the prevention of psychopathologies as depression. The objective of this research was to investigate the psychometrics properties of the Familiogram, and the association of the results of affectivity and family conflict with the intensity of depressive symptoms in children and adolescents. Two hundred thirty four students participated of the study (133 female, 56.8%) and their ages ranged from 8 to 14 years old (Mean=11.19, SD=1.76). The participants answered the Familiogram and the Children Depression Inventory. The Familiogram presented satisfactory psychometrics properties. Depression correlated negatively with the affectivity (r=-0.33) and positively with the conflict (r=0.32). Results point to the association of little affective and problematic family relations with the intensity of the depressive symptoms. <![CDATA[<b>Preliminary efficacy evaluation of a group intervention program for divorced parents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da avaliação preliminar da eficácia do Pais por Inteiro (PApi), uma intervenção em grupo com pais divorciados, implementada com a finalidade de melhorar a adaptação ao divórcio, a coparentalidade e a binuclearidade familiar. Os participantes (n= 16) foram equitativamente distribuídos em um grupo experimental (sujeito a intervenção) e um grupo de controlo. Os grupos mostraram-se semelhantes nas medidas dependentes pré-intervenção. Os resultados evidenciaram uma melhoria entre o pré e pós-teste no ajustamento ao divórcio e na qualidade da coparentalidade no grupo experimental, e uma melhoria no pós-teste no ajustamento também no grupo experimental. Estas melhorias não existiram no grupo de controlo. Estes resultados sugerem a eficácia do PApi em termos do melhor ajustamento pósdivórcio e coparentalidade.<hr/>The article deals with the preliminary evaluation of the efficacy of a group intervention program composed by divorced parents, named Pais Por Inteiro (PApi), which was implemented with the aim of improving adjustment to divorce, coparenting relationship and family binuclearity. Participants (n = 16) were equally distributed in an experimental group (subject to intervention) and a control group. Groups were similar in pre-intervention dependent measures. The results showed an improvement between preand post-test in adjustment to divorce and coparental quality in the experimental group, and an improvement in post-test in adjustment in the experimental group. Those improvements did not exist in the control group. The results suggest the efficacy of PApi in terms of better post-divorce adjustment and coparental relations. <![CDATA[<b>Agreeableness scale</b>: <b>short version: item selection and psychometric properties</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desse estudo foi selecionar itens da Escala Fatorial de Socialização (EFS) para a obtenção de uma versão reduzida, que mantivesse propriedades psicométricas adequadas. Baseou-se em uma amostra de 1.100 sujeitos. Para a seleção de itens, realizou-se análise qualitativa, buscando aqueles sem conteúdo clínico explícito e uma análise quantitativa, pelo modelo de Rasch. Tais critérios permitiram reduzir a EFS de 70 para 28 itens. As características psicométricas da versão reduzida foram verificadas pela comparação entre versões por Rasch e pela reanálise dos dados de estudos de validade realizados com a EFS. A versão reduzida manteve características psicométricas adequadas, o que sugere a possibilidade de utilização dessa versão da EFS em situações de avaliação com tempo restrito.<hr/>This study aimed at selecting items from the Agreeableness Factor Scale for obtaining a short version of this test that could keep adequate psychometric properties. One thousand one hundred participants composed the sample. Items were selected using a qualitative strategy, which focused on item content that was not related to clinical descriptions and a quantitative analysis based on Rasch's model. The scale was reduced from 70 to 28 items, based on these criteria. In order to check the psychometric properties of the short version, both versions were compared by Rasch indices and by reanalyzing validity studies conducted with the original scale. The short version kept good psychometric properties, which suggests the possibility of using it when there is time restriction. <![CDATA[<b>Emotions on the streets</b>: <b>application of the Test of Emotions Comprehension in children working on the streets</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento da competência emocional em crianças encontradas realizando trabalho informal nas ruas de duas cidades do nordeste brasileiro. Foram entrevistadas sessenta e sete crianças, com idades compreendidas entre quatro e doze anos, de ambos os sexos. O instrumento utilizado foi o Teste de Compreensão das Emoções. A coleta realizou-se no espaço da rua. Os resultados revelaram que apesar das crianças mais velhas terem obtido resultados melhores do que as mais novas estas diferenças não foram significativas. Foi observado que o Teste de Compreensão das Emoções foi bem aceito pelas crianças investigadas e revela-se como um instrumento de fácil utilização e que atinge os seus objetivos, no entanto sugerem-se novas investigações em contextos como o investigado.<hr/>The goal of the current research was to examine the development of nine components of emotions. For this purpose, 67 children, between 4 and 12 years old, who were found informally working on the streets of two cities in the Northeast of Brazil were interviewed. Children were given a version of the Test of Emotion Comprehension (TEC) to assess their understanding of nine different aspects of emotions. The collection of data happened in the space of the street. The results revealed that the oldest children obtained better results than the youngest ones. But these differences were not significant. It was observed that the TEC was well accepted by the investigated children and it is revealed as an instrument of easy use that reaches its objectives. <![CDATA[<b>Psychology, cognition and school success</b>: <b>validation of the learning strategies program</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.<hr/>This article presents a Learning Strategies Program developed to provide academic success as well as personal well-being. Each content of learning is based on a strategy with 8 stages: Pre-test and Contract, Description, Modeling, Verbal Practice, Practice and Feedback Control, Advanced Practice and Feedback, Post-test and Contracts, and Generalization. This is a quasi-experimental design, with pre and post-test, an experimental group (n=110) and a control group (n=99). Its application was assessed on (a) reading and writing; (b) school achievement; (c) self-esteem and study methods; (c) school achievement causal attributions and, (e) opinion of the teachers. The EG improved significantly compared to the CG indicating that such Program can bring not only school performance benefits but also personal ones for Portuguese students. <![CDATA[<b>Feminist debates on heteronormative pornography</b>: <b>aesthetics and ideologies of sexualization</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo re-visita o debate feminista sobre pornografias heteronormativas e analisa a sua produção de discursos polarizados, em particular os que recorreram às ciências psicológicas como forma de legitimar as suas posições. Partindo da localização da indústria pornô nas mecânicas do capitalismo contemporâneo, propomos repensar os significados da pornografia para lá da psicologia social tradicional e do feminismo norte-americano mais conservador. O papel preponderante que a pornografia hoje assume nas indústrias do sexo é indissociável da proliferação tecnológica da mídia e da crescente sexualização dos seus mercados. Neste artigo - uma análise de textos e discursos - situamos a pornografia numa fenomenologia mais ampla e reflexiva, cruzando uma abordagem feminista-construcionista com a psicologia social crítica.<hr/>This paper revisits the feminist debate on heteronormative pornography and analyzes its production of polarized discourses, particularly those that have explored psychological sciences to legitimize their positions. Locating the porn industry within the mechanics of contemporary capitalism, we propose to rethink the meanings of pornography beyond the strict boundaries of the traditional social psychology and the conservative North American feminism. The paramount role played by pornography in the sex industries is nowadays inseparable from the technological proliferation of the media and the increasing sexualization of its markets. In this article - an analysis of texts and discourses - we situate pornography in a broader and more reflexive phenomenology, crossing a constructionist-feminist approach with critical social psychology. <![CDATA[<b>Bibliometric analysis of Selected multidisciplinary journals of psychology recently incorporated in the Web of Science (2008-2009)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se realiza un análisis bibliométrico de las revistas multidisciplinares de psicología recientemente incorporadas en la Web of Science (WoS) en los años 2008 y 2009. Se analizó un total de 448 "artículos" y "revisiones", donde se examinaron la nacionalidad de los autores, el índice de autoría y los contenidos de los trabajos. Los resultados muestran que Psicologia: Reflexão e Crítica es la revista que más artículos posee publicados. Existen diferencias en la diversidad y número de países colaboradores, siendo la revista Universitas Psychologica, la que posee una mayor representación de autores de países diferente al de origen de la revista. Predominan los artículos individuales (31,25%), seguidos de trabajos firmados por dos (28,57%) y tres autores (21,43%); la mayoría de los artículos se clasifican dentro de las áreas de Psicología Social (18,75%), seguidos de artículos de Psicología Clínica (16,74%) y trabajos relacionados con Psicología de la Educación (11,16%), matizando que la mayor aportación de trabajos clínicos proviene de la Revista Latinoamericana de Psicopatología Fundamental (con un 40,7% del total de sus publicaciones).<hr/>It was done a bibliometric analysis of the multidisciplinary journals of psychology recently incorporated in the Web of Science (WoS) in 2008 and 2009. A total of 448 "articles" and "revisions" was analyzed, where the nationality of the authors, the index of responsibility and the contents of the works were examined. The results show that Psicologia: Reflexão e Crítica is the journal that has more published articles. There are differences in the diversity and number of collaborating countries, being the journal Universitas Psychologica the one that has greater representation of authors from different countries from the origin of the journal. There are more individual articles (31.25%), followed by works signed by two (28.57%) and three authors (21.43%), respectively. The majority of articles is classified within the areas of Social Psychology (18.75%), followed by articles of Clinical Psychology (16.74%) and works related to Psychology of Education (11.16%), clarifying that the greater contribution of clinical works comes from the Revista Latinoamericana de Psicopatología Fundamental (with 40.7% of the total of its publications). <![CDATA[<b>Errata</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se realiza un análisis bibliométrico de las revistas multidisciplinares de psicología recientemente incorporadas en la Web of Science (WoS) en los años 2008 y 2009. Se analizó un total de 448 "artículos" y "revisiones", donde se examinaron la nacionalidad de los autores, el índice de autoría y los contenidos de los trabajos. Los resultados muestran que Psicologia: Reflexão e Crítica es la revista que más artículos posee publicados. Existen diferencias en la diversidad y número de países colaboradores, siendo la revista Universitas Psychologica, la que posee una mayor representación de autores de países diferente al de origen de la revista. Predominan los artículos individuales (31,25%), seguidos de trabajos firmados por dos (28,57%) y tres autores (21,43%); la mayoría de los artículos se clasifican dentro de las áreas de Psicología Social (18,75%), seguidos de artículos de Psicología Clínica (16,74%) y trabajos relacionados con Psicología de la Educación (11,16%), matizando que la mayor aportación de trabajos clínicos proviene de la Revista Latinoamericana de Psicopatología Fundamental (con un 40,7% del total de sus publicaciones).<hr/>It was done a bibliometric analysis of the multidisciplinary journals of psychology recently incorporated in the Web of Science (WoS) in 2008 and 2009. A total of 448 "articles" and "revisions" was analyzed, where the nationality of the authors, the index of responsibility and the contents of the works were examined. The results show that Psicologia: Reflexão e Crítica is the journal that has more published articles. There are differences in the diversity and number of collaborating countries, being the journal Universitas Psychologica the one that has greater representation of authors from different countries from the origin of the journal. There are more individual articles (31.25%), followed by works signed by two (28.57%) and three authors (21.43%), respectively. The majority of articles is classified within the areas of Social Psychology (18.75%), followed by articles of Clinical Psychology (16.74%) and works related to Psychology of Education (11.16%), clarifying that the greater contribution of clinical works comes from the Revista Latinoamericana de Psicopatología Fundamental (with 40.7% of the total of its publications).