Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220100004&lang=en vol. 23 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Internationalization of graduate programs in Psychology</b>: <b>profile and qualification goals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho examina a internacionalização como parte fundamental nos esforços para alargar o horizonte de interlocuções das pós-graduações no país e para a maior qualificação dos mesmos. Circunscreve a internacionalização no fenômeno indiscutível da globalização ao mesmo tempo em que aponta a necessidade de se manter uma visão crítica sobre suas consequências para o funcionamento das instituições. Analisa, a partir das categorias de formação e produção, dados relativos à internacionalização em 57 Programas de Pós-Graduação em Psicologia. Conclui apontando para a acentuada valorização da publicação em periódicos internacionais por parte das agências avaliadoras. Por outro lado, observa as inúmeras ações, que visando à internacionalização, apresentam-se de forma mais diversificada acompanhando a especificidade das subáreas que constituem a Psicologia.<hr/>Internationalization is examined as part of the efforts pursued by graduate courses in Brazil to enhance the possibilities of exchanges with courses abroad which may improve their qualification. Even encompassed by the indisputable phenomenon of globalization, a critical view must be kept over internationalization, especially on its consequences for institutional functioning. Data of 57 Psychology graduate programs regarding academic education and production are analyzed. Conclusions point to the accentuated valorization for publishing in international journals as far as evaluating agencies are concerned. On the other hand, aiming the internationalization, innumerable actions which are presented in a more diversified form in order to follow the sub-areas covered by Psychology in Brazil are observed. <![CDATA[<b>Gaps, goals and conditions for expanding graduate programs in psychology in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho visa discutir lacunas, metas e condições para a expansão da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil. Para tal, partiu-se de pressupostos de que é necessário levar em conta os objetivos a serem atingidos, consideradas as condições de exequibilidade previstas ou supostas. É inicialmente tratada a necessidade de expansão da Pós-Graduação na área da Psicologia. Concluindo afirmativamente, são traçadas as diversas metas e as condições necessárias para atingi-las: de caminhar para que todas as Unidades da Federação tenham Programas de Pós-Graduação na área e que, em cinco anos, já se observe mais cinco UF com novos programas; que todos que já têm mestrado passem a contar com doutorado; que nas UF que só têm programas em IES privadas sejam criados programas nas IES públicas; que em algumas UF de grande extensão territorial, sejam atendidas mais microrregiões. Para melhor equipar os Programas existentes com recursos humanos qualificados, propõe-se um crescimento anual de titulados na ordem de 10%. Analisando dados de levantamentos feitos, são discutidas dificuldades de proposição de metas com base em eventuais lacunas de subáreas, uma delas a falta de consenso sobre o que deve ser uma Área de Concentração ou Linha de Pesquisa. Tratou-se, então, dos objetivos da Pós-Graduação a serem atendidos com os tipos de expansão propostos, sendo discutida a questão dos mestrados profissionalizantes, sendo formulada a meta de induzir a proposição de Mestrados Profissionais, em Programas consolidados, até um limite inicial de 10% do sistema (da área), em um intervalo de dois anos. Sugere-se priorizar a qualificação/formação de gestores e profissionais no campo das políticas sociais (saúde, assistência). Metas são ainda propostas pensando a relação da pós e da graduação e das necessidades identificadas na formação. Novos estudos e levantamentos são necessários para atualizar os dados disponíveis para este trabalho e validar as propostas feitas.<hr/>This paper aims to discuss gaps, goals and conditions for the expansion of graduate studies in psychology in Brazil. To this end, based on the assumption that it is necessary to consider the objectives to be achieved, the conditions for predicted or supposed feasibility must be taken into account. It is initially approached the need for expanding graduate studies in psychology. Affirmatively concluding it, different goals and conditions necessary to achieve such expansion are drawn: (a) to proceed in the direction that every State in the country offers graduate programs in the area and that in five years, there are five States with new programs; (b) that the States which already have masters' programs start to have doctorate ones; (c) that the States that only have programs in private higher education institutions may also offer programs in public institutions; (d) that in some States with large territory more micro-regions might be contemplated. To better equip the existing programs with qualified human resources, it is proposed an annual growth of awarded degrees around 10%. Analyzing data from surveys, difficulties of proposing goals based on some gaps in subareas were discussed, one of them is the lack of consensus about what should be a Concentration Area or Line of Research. The goals of Graduate Programs to be met with the types of expansion proposed and the issue of professional master's degrees were discussed and it was proposed the induction of professional master's in existing consolidated programs, up to a limit of 10% of the system (area) in an interval of two years. It is suggested to prioritize the qualification / training of managers and professionals in the field of social policies (health care). Some goals have also been proposed considering the relation between graduate and undergraduate education and the needs indentified in the process of training such professionals. New studies and surveys are needed to update the available data and validate the proposals made in this work. <![CDATA[<b>Profile, evaluation and intellectual production goals of Graduate Programs in Psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta e discute diferentes aspectos da realidade da Pós-Graduação brasileira, relevantes para a discussão de sua produção intelectual. Também são descritas e discutidas as estratégias adotadas para a avaliação dessa produção.<hr/>The present paper presents and discusses different aspects of the reality of the Brazilian graduate programs in psychology that are relevant for the discussion of their intellectual production. The strategies adopted to evaluate such production are also described and analyzed. <![CDATA[<b>Challenges to graduate courses in Psychology in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com menos de cinco décadas de regulamentação, o sistema de pós-graduação no Brasil pode ser considerado bem sucedido do ponto de vista de suas realizações, embora inacabado quanto a algumas de suas feições fundamentais. Na área de Psicologia, o sistema compreende 64 Programas, 42 deles com o nível de Doutorado. Para responder de modo eficiente às demandas dirigidas à pós-graduação no Brasil, a área de Psicologia precisará enfrentar um conjunto de desafios, dentre os quais destacamos: a expansão da abrangência geográfica e temática, de modo a vencer assimetrias regionais e desequilíbrios na cobertura das subáreas e temas de pesquisa em Psicologia; o aperfeiçoamento do sistema de avaliação, a fim de contemplar a diversidade das estratégias de formação e da produção de conhecimento nas subáreas da Psicologia; a articulação dos diferentes resultados possíveis da pós-graduação em Psicologia, a partir do reconhecimento de que as bases para a produção de conhecimento na área variam quanto à imposição de demandas adicionais e à possibilidade de associar produção de conhecimento ao desenvolvimento de tecnologias de intervenção; e a formulação de políticas voltadas à qualificação do sistema, por exemplo, por meio do incremento das redes de pesquisa, da internacionalização dos grupos, da divulgação da produção científica e da formação metodológica mais sólida e ampla. Um diagnóstico mais cuidadoso desses e de outros desafios, em suas múltiplas dimensões, poderá conduzir a um aproveitamento mais eficiente das potencialidades dos grupos brasileiros de pesquisa em Psicologia, na formação de novos pesquisadores e na produção de conhecimento.<hr/>The regulation of Graduate Programs in Brazil is less than five decades old. Along this period, the system has been successful concerning its results, even though some of its essential features remain unfinished. In the field of Psychology, the system comprises 64 Programs and 42 of them offer Doctoral degrees. In order to efficiently cope the demands of the Brazilian Graduate System, the Psychology area will need to face challenges, some of which we highlight in this paper. They are: (a) the enlargement of geographical and thematic scope in order to overcome regional asymmetries and thematic gaps in psychological research; (b) the improvement of the evaluation system in order to comprise the diverse strategies in instructing new researchers and the knowledge production in every subarea of Psychology; (c) the necessity of a link among different areas of Graduate Programs in Psychology since the basis for knowledge production in this field may have additional demands related to the development of intervention technologies; and (d) the elaboration of policies which may qualify the system, improving the research networks, providing international exchange for the groups, promoting scientific publications, and extensive methodological learning, for instance. The diagnosis of these and other challenges, in their multiple dimensions, may lead to a more efficient use of the potentials of Brazilian research groups, towards the development of knowledge production and training new researchers. <![CDATA[<b>Anotações históricas e conceituais sobre o programa de pós-graduação em Psicologia da cUniversidade Federal do Rio Grande do Sul</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Instituições de Ensino Superior foram concebidas no Brasil no século XIX como centros de formação profissional, oferecendo cursos de graduação com pouca atenção à pesquisa. A formação em pesquisa começa a se desenvolver com a fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES) em 1951 e, especialmente, após sua reestruturação em 1964. Os programas de pós-graduação em psicologia implantados entre 1965 e 1980 enfrentaram dificuldades de inserção em suas instituições e de assumir um perfil coerente com a formação de pesquisadores e de docentes para o ensino superior. Mesmo assim contribuíram para na formação de doutores e para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. As características atuais foram se delineando na década de 1980, sendo incorporadas pelos novos programas, dentre eles, o Programa de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este artigo reúne anotações sobre as condições fundadoras e os fundamentos que estão associadas à trajetória bem sucedida do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, descrevendo a história de sua implantação, seus fundamentos, seus princípios básicos e sua forma de funcionamento.<hr/>Brazilian Institutions of Higher Education were conceived in Brazil in the 19th century as centers of professional training which offered undergraduate programs giving little attention to research. A systematic research training started in 1951 with the creation of CAPES, an agency of the Ministry of Education for the Improvement of Higher Education Personnel, and it improved when the agency was restructured in 1964. The Graduate Programs in Psychology implemented between 1965 and 1980 faced insertion difficulties in their institutions and had problems to present a profile which was consistent with the training of researchers and higher education faculty. Nevertheless, they made important contributions to doctorate training and research in Brazil. The current characteristics, designed in the 1980s, were incorporated by the new programs, among them, the Graduate Program in Psychology from the Federal University of Rio Grande Sul (UFRGS). This paper presents some considerations about the founding conditions and the fundamentals that are associated with the successful trajectory of the Graduate Program in Psychology from UFRGS and it describes the history of its foundation, its main principles and the way it is organized.