Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220110002&lang=en vol. 24 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Assessment of the social skills repertory of adolescents with Down's Syndrome</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se investigar, a partir da metodologia observacional direta (filmagens), o repertório de habilidades sociais de um grupo de dez adolescentes com síndrome de Down. A classe de desempenhos pró-sociais predominou no repertório dos sujeitos em relação à classe de respostas de enfrentamento exibidas, não havendo, portanto, uma associação significativa entre estas duas classes de habilidades. Este fato pode ser explicado por se tratar de comportamentos distintos adquiridos em contingências específicas de aprendizagem e pelo número maior de categorias que compuseram a primeira classe. A maioria dos sujeitos apresentou déficit de respostas de enfrentamento, o que poderia ser indicativo da necessidade de intervenções preventivas e educacionais que contribuam para um melhor desempenho em situações com essas demandas.<hr/>Direct observational methodology (video recordings) was used to investigate the social abilities of a group of ten adolescents with Down's syndrome. Pro-social performance prevailed in the repertory of the individuals as compared to the coping responses presented. Therefore, there was no significant relation between those two classes of abilities. This result can be explained by the fact that those are different behaviors which are acquired in specific learning contingencies, and by the larger number of categories that composed the first class. Most of the subjects showed deficit in the coping responses, suggesting the need of educational and preventive interventions which contribute to improve the performance in situations with such demands. <![CDATA[<b>Motivational interview with adolescent drug users who have an infringement</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A drogadição na adolescência é um problema de saúde publica com alto custo para a sociedade, e há uma relação direta entre este e o cometimento de ato infracional. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade da Entrevista Motivacional (EM) em adolescentes que cometeram ato infracional, usuários de drogas. Utilizou-se a Entrevista Motivacional no grupo experimental e no grupo controle a Psicoeducação. Participaram do estudo 48 adolescentes: 27 no grupo da EM e 21 no grupo da Psicoeducação. O grupo da EM diminuiu consumo de maconha e tabaco e o grupo da Psicoeducação diminuiu o consumo de maconha e álcool. Com relação aos estágios motivacionais, independente do grupo, observou-se redução na média da pré-contemplação. As técnicas apresentaram resultados positivos em relação à diminuição do consumo de drogas e da média de pré-contemplação, entretanto, não houve diferença significativa entre as duas.<hr/>Drug addiction in adolescence is a public health problem with high cost to the society, and there is a direct relationship between it and the commission of an infringement. The aim of this study was to evaluate the effectiveness of Motivational Interview (MS) in adolescent drug users who have committed an infringement. We used the Motivational Interview in the experimental group and the Psychoeducation in the control group. Forty eight adolescents participated of the study: 27 in the MS group and 21 in the group of Psychoeducation. The group of MS decreased consumption of marijuana and tobacco and the Psychoeducation group decreased the consumption of marijuana and alcohol. With respect to motivation, regardless of group settings, there was reduction in the average of pre-contemplation. The techniques presented positive results in terms of reducing drug use and the average of pre-contemplation. However, there was no significant difference between the two techniques. <![CDATA[<b>Studies in reliability and validation of the social skills questionnaire - parents version (SSQ-P)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Constata-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais de crianças da educação infantil, de modo a predizer problemas comportamentais e instrumentar ações preventivas, justificando a proposição de instrumentos. Objetivou-se testar propriedades psicométricas de validade e confiabilidade do Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para pais (QRSH-Pais). Foram avaliados por suas mães 131 pré-escolares, diferenciados em subgrupos com e sem problema de comportamento com base na Escala Comportamental Infantil (ECI-Pais e ECI-Professor). Procedeu-se aos estudos de validade discriminativa e concorrente e a verificação da consistência interna pelo alfa de Cronbach. Os resultados apontaram para indicadores positivos de consistência interna e validade discriminativa. Considera-se que o questionário está aferido para avaliação de habilidades sociais em pré-escolares, podendo ser utilizado em pesquisas de avaliação e de intervenção clínica controlada.<hr/>There is a lack of social skills evaluation instruments for preschoolers, which may work as useful tools by psychologists, to predict behavior problems and plan preventive actions. This lack justifies the elaboration and assessment of such instruments. The objective of this study was to assess the psychometric properties of reliability and validity of the Social Skills Questionnaire - Parents Version (SSQ-P). For that purpose, mothers of 131 preschoolers evaluated their children, in subgroups with or without behavioral problems, based on the Child Behavior Scale (CBS-Parents and CBS-Teacher). We assessed internal consistency by means of the Cronbach's alpha and conducted concurrent and discriminant validity analyses. The results pointed to positive indicators of internal consistency and discriminant validity. The questionnaire is considered to be gauged for the evaluation of preschool children social skills and is as well applicable in assessment surveys and controlled clinical interventions. <![CDATA[<b>Patient's perception on the treatment in mental Health services</b>: <b>validating the Perception of Change Scale - patient version</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na avaliação de serviços de saúde mental, tem-se destacado as escalas de medida que avaliam os resultados do tratamento relatados pelos próprios pacientes. O objetivo desta pesquisa foi validar a Escala de Mudança Percebida (EMP) pelos pacientes. Trezentos pacientes psiquiátricos, atendidos em serviços de saúde mental, participaram de entrevistas individuais estruturadas, com a escala. A escala possui 19 itens que avaliam mudanças percebidas, com alternativas de resposta em escala do tipo Likert de 3 pontos. Análise pelo método dos Componentes Principais resultou em estrutura de 3 fatores: a) Ocupação e saúde física; b) Aspectos psicológicos e sono; c) Relacionamentos e estabilidade emocional. A escala apresentou boa consistência interna (Alfa de Cronbach= 0,85), estabilidade temporal teste-reteste (r=0,93; p<0,05) e validade convergente com uma escala que avalia o construto teoricamente relacionado de satisfação com o serviço (r=0,37; p<0,05).<hr/>The evaluation of mental health services has stressed the use of patient-reported outcome scales. Thus, this research aimed at validating the Perception of Change Scale - Patient Version (PCS-P). Three hundred psychiatric patients, attending mental health services, participated in individual structured interviews which use the scale. The scale has 19 items which evaluate perceived changes and response alternatives disposed in a three-point Likert-type scale. Analysis using the Principal Components Method revealed a 3-factor structure: (a) occupation and physical health; (b) psychological aspects and sleeping condition; (c) relationships and emotional stability. The scale had good indices of internal consistency (Cronbach alpha = 0.85), test-retest temporal stability (r = 0.93; p<0.05) and convergent validity with another scale evaluating the related construct of service satisfaction (r = 0.37; p<0.05). <![CDATA[<b>Adaptation and applicability of the Adelaide activities profile for older adults of a community of Japanese origin</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O envelhecimento ativo está associado ao bem-estar e qualidade de vida. Este estudo de corte transversal teve o propósito de adaptar e analisar a aplicabilidade do questionário Perfil de Atividades de Adelaide (PAA), no Brasil e caracterizar a frequência e perfil de atividades de idosos pertencentes à cultura Japonesa. O questionário PAA foi traduzido e adaptado para o português do Brasil. A amostra foi composta por dois grupos: 30 praticantes do jogo mahjong e 30 praticantes do esporte gateball, de ambos os sexos. Observou-se que as mulheres foram mais ativas nos domínios serviço doméstico, serviço para outros, e lazer intelectual, os homens, em atividades sociais. O PAA pode ser útil para analisar o perfil da prática de atividades entre idosos e orientar a indicação de intervenções gerontológicas.<hr/>Active aging is associated with well-being and quality of life. The aim of this cross-sectional study was to adapt and analyze the applicability of the Adelaide Activities Profile (AAP) in Brazil, and characterize the frequency and type of activities carried out by older adults who belong to the Japanese community. The questionnaire was translated and adapted to Brazilian Portuguese. The sample was composed by two groups: 30 mahjong players and 30 gateball players, men and women. Women were more active in domestic chores, service to others, and intellectual leisure; men were more active in social activities. The AAP may be useful to analyze the activity profile of older adults and guide the indication of gerontological interventions. <![CDATA[<b>Adolescent's health</b>: <b>psychometric properties of health and illness profile (CHIP-AE) in chileans youths</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se evalúan las propiedades psicométricas de la versión adaptada para Chile del Child Health and Illness Profile - Adolescent Edition (CHIP-AE) en una muestra de 527 adolescentes escolarizados de instituciones públicas y privadas. Se analizó la consistencia interna como la estructura factorial de la escala, así como su capacidad para discriminar entre grupos. Los hallazgos confirman la estructura factorial de la versión original. La consistencia interna de las dimensiones osciló entre .83 y .89. El instrumento es capaz de discriminar entre rangos de edad y entre sujetos sanos y no sanos. La evidencia permite proponer al instrumento como una medida de evaluación fiable en salud pública para medir el estado de salud de la población adolescente en diversos dominios.<hr/>We evaluated the psychometric properties of the adapted version for Chile of Child Health and Illness Profile - Adolescent Edition (CHIP-AE) in a sample of 527 adolescents from public and private institutions. Internal consistency, seen as a factorial structure of the scale, and its ability to distinguish the groups were assessed. The findings confirmed the factorial structure of the original version. Internal consistency of the dimensions ranged between .83 and .89. The instrument is able to discriminate between age groups and between healthy and unhealthy individuals. Evidence allows proposing this instrument as a reliable measurement of public health assessment to measure adolescent's health in several domains. <![CDATA[<b>Impact of autologous hematopoietic stem cell transplantation on the quality of life of type 1 diabetes mellitus patients</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en The present study aimed at assessing the health-related quality of life (HRQoL) of patients with type 1 diabetes mellitus (DM1) submitted to autologous hematopoietic stem cell transplantation (HSCT). This study is part of a pioneering research protocol which tests the applicability of autologous hematopoietic stem cell transplantation as a new therapeutic approach to DM1. The study was conducted on 14 patients admitted to the ward of the Bone Marrow Transplantation Unit of a university hospital during the period from October 2006 to December 2007. The patients were evaluated at admission and on the occasion of the ambulatory return visit 100 days after transplantation. They answered the SF-36 quality of life questionnaire and the data were analyzed according to literature recommendations. The results showed that 100 days after transplantation the value of the patients' quality of life was higher compared to the pre-HSCT value, with significant differences in the Physical Domains (Role Limitations due to Physical Problems) (p = .009), Vitality (p = .02) and Mental Health (p = .04), demonstrating significant appreciation of those domains after the procedure. The results indicate an improvement in HRQoL after HSCT. The SF-36 proved to be a useful instrument for the assessment of quality of life in patients with DM1 submitted to HSCT.<hr/>Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de pacientes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) submetidos ao Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH). O estudo é parte de um protocolo de pesquisa pioneiro no mundo, que testa a aplicabilidade do TCTH como nova abordagem terapêutica no DM1. Foram investigados 14 pacientes, que constituíram a população de pessoas internadas na enfermaria da Unidade de Transplante de Medula Óssea de um hospital universitário, no período de outubro de 2006 a dezembro de 2007. Os pacientes foram avaliados na admissão e no retorno ambulatorial 100 dias pós-transplante com o questionário de qualidade de vida SF-36. Os resultados mostraram que, 100 dias após o transplante, a qualidade de vida apresentou valores superiores ao pré-TCTH, com diferenças significantes nos Aspectos Físicos (p = 0,009), Vitalidade (p = 0,02) e Saúde Mental (p = 0,04), evidenciando significativa apreciação nesses domínios após o procedimento. Os resultados sugerem que houve melhora na QVRS pós-TCTH. <![CDATA[<b>Coping strategies and caregiver's anxiety in pediatric oncohematology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en The main goal of this paper was to investigate associations between sociodemographic data, patient's clinical condition, indicators of anxiety, and coping strategies adopted by caregivers during leukemia diagnosis in order to indicate which factors may influence anxiety and the adopted coping strategies. In this study, 44 caregivers were enrolled and submitted to the Ways of Coping Scale (Brazilian Version - EMEP), the Beck Anxiety Inventory (BAI), and a sociodemographic questionnaire. Results show associations among different coping categories, caregiver's age, education, and the presence of a spouse, as well as correlations related to anxiety, subject's gender, and the children's age. There was relevant association between anxiety and emotion-focused coping, suggesting the importance of interventions during the early stages of the treatment.<hr/>O objetivo do estudo foi investigar associações entre dados sociodemográficos, condição clínica pediátrica, manifestações de ansiedade e estratégias de enfrentamento adotadas pelos cuidadores ao diagnóstico de leucemia, para indicar fatores influentes relativos a manifestações de ansiedade e estratégias de enfrentamento adotadas. Participaram do estudo 44 cuidadores, que responderam a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas - EMEP, Inventário Beck de Ansiedade (BAI) e questionário sociodemográfico. Os resultados indicam associações entre tipos de enfrentamento, idade do participante, escolaridade e presença de cônjuge, além de correlações entre manifestações de ansiedade, sexo do participante e idade da criança. Destaca-se uma associação importante entre manifestações de ansiedade e uso de estratégias de enfrentamento focalizadas na emoção, sugerindo a importância de intervenções nas fases iniciais de tratamento. <![CDATA[<b>Adolescent process and positive health</b>: <b>affective and cognitive scope</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os adolescentes portugueses percepcionam-se prevalentemente como saudáveis. Questiona-se se nesta percepção tem mais relevo a componente afectivo-emocional ou a componente cognitiva da saúde positiva. Este estudo fixou-se nas medidas sobre a auto-percepção da qualidade de vida relacionada com a saúde, sobre a satisfação com a vida e sobre a felicidade, enquanto variáveis de cariz afectivo-emocional e de índole cognitiva. Procurou-se perceber a influência do género, da idade, do nível socioeconómico e do nível de instrução da família nos índices da saúde positiva dos adolescentes portugueses. Utilizaram-se dados da amostra portuguesa do estudo Health Behaviour in School-Aged Children 2006 constituída por 4877 adolescentes, com uma média de idade de 14 anos, 49,6% do género masculino e 50,4% do género feminino. Após análise estatística descritiva, procedeu-se à comparação de médias entre grupos e à regressão linear para delinear os factores preditores de cada variável. Em todos os âmbitos do estudo observa-se uma maior relevância da dimensão afectivo-emocional na percepção do índice de saúde positiva dos adolescentes portugueses.<hr/>Portuguese adolescents perceive themselves prevailingly as healthy subjects. It is questioned whether, in this perception, the affective-emotional component or the cognitive component of the positive health has more relevance. This study focused on the measures of quality of life self-perception related to health, satisfaction with life and happiness as variables of cognitive and affective-emotional nature. It was sought to perceive the influence of gender, age, socio-economic and family instruction level on the index of positive health of the Portuguese adolescents. Data from the Portuguese sample of the study on Health Behavior in School-Aged Children 2006 were used. The sample is made up by 4877 adolescents, with an average age of 14 years old, 49.6% male and 50.4% female. After analyzing the descriptive statistics, it was proceeded the comparison of averages between the groups and the linear regression to design the predictor factors of each variable. In all the scopes of the study, it was observed a particular distinctness in the perception of the index of positive health by the Portuguese adolescent. <![CDATA[<b>The relation between quality of attachment and the development of social competence in preschool children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo de natureza longitudinal tem como objectivo estudar a relação entre a qualidade da vinculação da criança à mãe (em média aos 32 meses) e a sua competência social em idade pré-escolar, avaliada dois anos mais tarde. No total participaram 48 díades mãe-criança de nacionalidade portuguesa e americana. Em ambos os contextos sócio culturais constatou-se que a qualidade da vinculação está positiva e significativamente correlacionada com a competência social. Estes resultados sugerem que as relações de vinculação mãe-criança são facilitadoras da adaptação da criança ao grupo pré-escolar, na medida em que promovem o envolvimento positivo com os pares, potenciado uma variedade de competências que contribuem para a aceitação no grupo de pares.<hr/>In this study, we attempted to map early attachment security to the development of social competence in preschool years. Participants were 48 mother dyads from two different countries (Portugal and the United States of America). Positive and significant correlations were found between the AQS security score and the social competence. The results suggest that the parent-child attachment relationships contribute to children's adaptation in the preschool peer group by promoting positive engagement with peers and by supporting a range of skills that underlie peer acceptance. <![CDATA[<b>Limits and possibilities of identifying autism within the first year of life</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Identificar risco de autismo no primeiro ano de vida possibilita intervir precocemente para um prognóstico mais favorável em crianças com autismo. O objetivo deste artigo é discutir limites e possibilidades metodológicas que viabilizem a identificação de sinais de risco de autismo entre 0-12 meses. A metodologia empregada em 24 estudos (retrospectivos e prospectivos) sobre identificação de sinais precoces e seus resultados foram analisados. Verificou-se que os limites da identificação de risco de autismo no primeiro ano parecem residir na buscar por categorias comportamentais discretas e que as possibilidades podem residir em analisar categorias de interação e de ordem afetiva.<hr/>Identifying signs of autism in the first year of life is justified by early intervention and better prognostic. This article aims at discussing methodological limits and possibilities of identifying risk of autism at 0-12 months. Methodology from 24 retrospective and prospective early signs studies and their outcomes were analyzed. Limits of identifying risk of autism in the 1st year of life lies in observing discrete behavioral categories, and possibilities seem to lie in analyzing interactional and affective categories. <![CDATA[<b>Adolescent mothers</b>: <b>adjustment to multiple roles and the importance of attachment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Tornar-se mãe na adolescência obriga a profundos realinhamentos na trajetória desenvolvimental individual. Partindo de uma amostra de trinta e oito mães adolescentes do Norte de Portugal, pretendeu-se com este estudo explorar o impacto da qualidade da organização de vinculação das adolescentes, avaliada durante a gravidez, na adaptação às mudanças de papéis decorrentes da maternidade. Seguindo uma perspetiva ecológica, foram igualmente contempladas medidas sociodemográficas e de suporte social. Os resultados revelam que a maioria das adolescentes evidencia um nível inferior de adaptação à nova configuração de papéis, verificando-se uma associação significativa entre o nível de adaptação conseguido e a qualidade da organização de vinculação da adolescente.<hr/>Becoming a mother during adolescence implies huge rearrangements in terms of individual developmental pathway. Using a sample of 38 adolescent mothers from the north region of Portugal, this study aims at examining the importance of adolescent mothers' attachment organizations, assessed during pregnancy, in the adjustment to role changes imposed by motherhood. Following an ecological perspective on adolescent motherhood, sociodemographic and social support measures were also considered. Our results show that most adolescent mothers exhibit a lower level of adjustment towards the new configuration of roles. A statistically significant association between adolescent mothers' attachment and quality of adjustment was found. <![CDATA[<b>Infants' manual preference in reaching regarding spatial target location</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Preferência manual em bebês de 5 meses de idade foi avaliada em tarefas de alcançar alvos estáticos posicionados na linha média, à direita e à esquerda com referência a coordenadas egocêntricas. A análise da frequência de uso das mãos indicou direção e magnitude de preferência manual diversificadas entre os bebês. Foi observado que os bebês realizaram predominantemente alcances ipsilaterais para alvos posicionados lateralmente. Para alcances na linha média a frequência de uso foi semelhante entre as mãos direita e esquerda. Os resultados sugerem que nessa fase do desenvolvimento a preferência manual para o alcançar é alterada pela posição dos objetos no espaço.<hr/>Manual preference of 5-month-old infants was evaluated in tasks of reaching static targets positioned on the midline, at the left and right, regarding egocentric coordinates. Frequency analysis of using the hands pointed out to diversified direction and magnitude of manual preference among infants. It was observed that they predominantly made ipsilateral reaches toward targets laterally positioned. Frequency of using the right and left hands was similar for targets located at the midline. The results suggest that in this stage of development manual preference is shifted by the spatial position of the objects. <![CDATA[<b>Nominal realism on children and adults literacy process</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do realismo nominal nas atividades de leitura, escrita e matemática. Foram examinadas 39 crianças da primeira, segunda e quarta séries e 15 adultos da primeira etapa do primeiro ciclo da Educação de Jovens e Adultos. A amostra foi submetida a atividades de realismo nominal, matemática e leitura e escrita de palavras e pseudopalavras. Os dados indicaram que o realismo nominal está relacionado significativamente com as variáveis leitura, escrita e matemática. Tais resultados reafirmam a interferência do realismo nominal no desempenho em leitura e escrita, e sugerem a correlação do mesmo nas atividades matemáticas.<hr/>The aim of this study was to evaluate the relation among nominal realism and reading, writing as well as mathematics activities. Participants were thirty-nine children of the first, second and fourth grades and fifteen adults at the first stage of the first cycle of adult and young education. The tasks used were reading, spelling words and pseudo-words, nominal realism and mathematics. Results indicate that nominal realism is significantly related to reading, writing and mathematics. These findings reaffirm the interference of nominal realism in reading and spelling activities, and indicate also a strong correlation with mathematical abilities. <![CDATA[<b>Representations concerning motherhood in postpartum depression context</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo investigou as representações acerca da maternidade no contexto da depressão pós-parto. Participaram do estudo duas mães encaminhadas para a realização de uma psicoterapia breve pais-bebê devido à presença de depressão no primeiro ano de vida de suas filhas. Entrevistas de avaliação realizadas antes da psicoterapia foram analisadas a partir dos quatro eixos interpretativos que constituem a constelação da maternidade, proposta por Stern (1997): vida-crescimento; relacionar-se primário; matriz de apoio; e reorganização da identidade. Nos relatos de ambas as mães apareceram representações acerca do sentimento de não ser capaz de cuidar do bebê logo após o nascimento, de ser pouco apoiada pelo companheiro, bem como uma reavaliação do relacionamento com suas próprias mães e com seus cônjuges. Verificou-se também que as representações de cada mãe apontaram para uma estreita associação entre seus conflitos pregressos e a interação atual com o marido e com o bebê.<hr/>The present study investigated the representations concerning motherhood in the context of postpartum depression. The study sample was composed by two mothers referred to a brief parent-infant psychotherapy due to depression during the first year of their daughters' life. Interviews of evaluation carried out before psycotherapy were analyzed according to four interpretative axes of the motherhood constellation proposed by Stern (1997): life-growth; primary relatedness; supporting matrix; and identity reorganization. In the stories of both mothers there were representations concerning the feeling of not being capable to take care of their baby after birth, of being little supported by their husbands, as well as a reevaluation of the relationship with their own mothers and spouses. It was verified that the representations revealed a close association between their past conflicts and the current interaction with the husband and with the baby. <![CDATA[<b>Socio-emotional well-being and academic achievement</b>: <b>evidence from a multilevel approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Even though social and emotional well-being has been proposed as a main goal of education, its association with academic achievement is usually overlooked, particularly considering that educational institutions are requested to show academic outcomes, and thus their focus is on cognitive development and academic training. This study adopts a multilevel perspective to test this association among Chilean elementary students, considering features at individual (socio-emotional well-being, self esteem, and social integration) and social levels (classroom social climate and social network characteristics). Results show that socio-emotional variables, and particularly teachers' ratings of their students' self esteem, are associated with academic achievement. Interaction effects of individual and contextual variables are presented, and implications for research and interventions are discussed.<hr/>Apesar de que o bem-estar social e emocional tem sido proposto como uma meta principal da educação, sua associação com o desempenho acadêmico geralmente é negligenciado, especialmente considerando que as instituições educacionais são convidados a mostrar os resultados acadêmicos, e, portanto, o foco é no desenvolvimento cognitivo e da formação acadêmica. Este estudo adota uma perspectiva multinível para testar essa associação entre alunos chilenos do ensino fundamental, incluindo características individuais (bem-estar sócio-emocional, auto-estima e integração social) e sociais (clima social da aula e as características de rede social). Os resultados mostram que as variáveis sócio-emocionais, e em especial a percepção de professores da auto-estima de seus alunos, estão associados com desempenho acadêmico. Além disso, efeitos de interação das variáveis individuais e contextuais são apresentados. Implicações para a pesquisa e as intervenções são discutidos. <![CDATA[<b>Steps and lists in investigating orthographic <i>priming</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente comunicação apresenta (a) os critérios e procedimentos inerentes à elaboração de um instrumento de pesquisa para o efeito de priming ortográfico; e (b) listas de palavras e pseudopalavras, elaboradas segundo os critérios apresentados, próprias para utilização em tarefas como a decisão lexical, o preenchimento de lacunas ou a nomeação de palavras.<hr/>This article presents (a) the criteria and elaboration steps for a research instrument in the orthographic priming paradigm; and (b) word and pseudo-word lists, elaborated based on those criteria, may be used as instruments for lexical decision, word completion or nomination tasks. <![CDATA[<b>Operant measures of auditory threshold in prelingually deaf children with cochlear implant</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Limiares auditivos de crianças surdas pré-linguais usuárias de implante coclear foram avaliados com estimulação elétrica em um dos eletrodos mediais. A avaliação empregou um procedimento operante do tipo go/no go para ensinar uma discriminação simples, evidenciada por uma resposta motora, entre presença e ausência do estímulo auditivo. Estabelecida a linha de base, a manipulação na intensidade do estímulo foi implementada de acordo com o método psicofísico de escada modificado, começando por uma seqüência descendente. Os sete participantes do estudo mostraram perda da precisão no responder sob controle do estímulo quando a intensidade diminuía além de um certo valor e a precisão era recuperada quando a intensidade era novamente aumentada, o que permitiu a identificação de limiares individuais. Os resultados sugerem que o método psicofísico combinado com o procedimento operante pode ser uma alternativa viável para avaliar limiar auditivo de pessoas sem linguagem em situação clínica de regulagem do implante coclear.<hr/>Auditory thresholds of prelingually deaf children who received cochlear implants were evaluated for the electrical stimulation to one of the medial electrodes. A go/no go operant procedure was used to teach a simple discrimination, indicated by a motor response, between the presence versus the absence of an auditory stimulus. Simple discrimination was used as a baseline upon which the electrical stimulus's intensity was manipulated in a decreasing sequence followed by an increasing sequence, according to a modified psychophysical staircase method. The accuracy of responding in the presence of the electrical stimulus was reduced for all seven participants when the stimulus intensity decreased bellow a certain value and was recovered when the stimulus intensity was increased to the previous level. The experimental design allowed reliable identification of individual thresholds. The results suggest that the psychophysical paradigm in combination with the operant procedure might be useful for the evaluation of the auditory threshold for purposes of cochlear implant fitting in clinical settings. <![CDATA[<b>Processing speed, depressive symptoms and working memory</b>: <b>a comparison between aging individuals and multiple sclerosis patients</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en A esclerose múltipla (EM) e o envelhecimento normal comprometem a substância branca hemisférica, causando déficits neuropsicológicos na função executiva, memória de trabalho (MT) e velocidade de processamento de informação (VPI). Foram investigadas as hipóteses: (a) a VPI pode constituir um fator determinante dos déficits de MT em pacientes com EM e idosos, e (b) sintomas depressivos auto-relatados podem agravar os déficits cognitivos de pacientes com EM. Participaram do estudo 31 pacientes com EM sem depressão, 36 portadores de EM deprimidos, 108 controles demograficamente comparáveis e 100 idosos da comunidade. Os grupos tiveram seus desempenhos comparados em uma escala de auto-relato para depressão e em uma bateria de testes para MT. Os resultados mostraram que o desempenho em MT depende da VPI, dos sintomas depressivos, da idade e da escolaridade dos indivíduos, variáveis que interagem de formas complexas.<hr/>Damage to the hemispheric white matter is observed both in multiple sclerosis (MS) and normal aging, causing neuropsychological deficits in tasks of executive function, working memory (WM), and speed of information processing (SPEED). In this study two main hypotheses were investigated: (a) that SPEED may constitute a determining factor of WM impairment in MS patients and in aging individuals; (b) that self-reported depressive symptoms may aggravate cognitive deficits in MS patients. The study investigated 31 elderly MS patients without depression, 36 depressed ones, 108 demographically comparable controls and 100 community recruited senior participants. Performance of the groups was compared on a self-report measure of depression and on a WM test battery. Results showed that WM performance depends on SPEED, depressive symptoms, age, and schooling - variables which interact in complex ways. <![CDATA[<b>Evaluation of semantic priming effect and induction of meaning among abstract equivalent stimuli</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Relações semânticas entre estímulos equivalentes foram avaliadas utilizando "tentativas de decisão léxica" e diferencial semântico. Foram utilizadas as estruturas de treino conhecidas como "um-para-muitos" e "muitos-para-um" na geração de três classes de estímulos equivalentes envolvendo cinco conjuntos de estímulos: A, B, C, D e E. Para um grupo de participantes, denominado de Grupo Um para Muitos (GUM), as relações diretamente treinadas obedeciam à estrutura AB, BC, CD e CE; um outro grupo experimental, denominado de Grupo Muitos para Um (GMU), foi treinado na estrutura DC, EC, CB e BA. Para os dois grupos, os estímulos do conjunto B eram fotografias de faces expressando emoções e os estímulos dos conjuntos A, C, D e E eram figuras abstratas. A seguir, duas figuras (já vistas ou novas) eram apresentadas em seqüência, como "dica" e "alvo", em tentativas em que o participante respondia se reconhecia ou não a figura alvo. As respostas foram mais rápidas quando dica e alvo pertenciam à mesma classe, reproduzindo com estímulos abstratos equivalentes o efeito de dica semântica. Figuras abstratas foram então avaliadas por diferencial semântico. As avaliações do GUM foram similares às avaliações das faces por um grupo controle e as avaliações do GMU não foram. Os dados sugerem que a intensidade relativa da transferência de significados entre estímulos equivalentes pode depender da direção das relações que os participantes devem estabelecer.<hr/>Semantic relations among equivalent stimuli were evaluated by lexical decision tasks and a semantic differential. Two training structures, known as "one-to-many" and "many-to-one", were employed in order to generate three classes of equivalent stimuli involving five sets of stimuli: A, B, C, D and E. Stimuli for set B were pictures of faces expressing emotions whereas stimuli for sets A, C, D and E were abstract pictures. For one group of participants, the One-to-many Group, the directly trained relations were AB, BC, CD and CE; for the other experimental group, the Many-to-one Group, the directly trained relations were DC, EC, CB and BA. Two pictures were then presented in sequence as "prime" and "target" in trials in which participants responded whether they recognized or not the target. Responses were faster when prime and target belonged to the same equivalent class, reproducing the semantic priming effect. Abstract pictures were then evaluated through the semantic differential. Evaluations by the One-to-many Group were similar to the evaluations of the faces made by a control group, but those made by the Many-to-one Group were not. The data suggest that the transfer of meaning among equivalent stimuli may depend on the relations which are established by the participants. <![CDATA[<b>Writing as a dialogic-argumentative forum for the constitution of knowledge</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em grande parte da literatura a escrita é vista como recurso de explicitação de idéias/conhecimento. Pouco, entretanto, se diz sobre seu papel na constituição destas. Contrapondo-se a essa tendência, propõe-se aqui que a escrita, entendida como processo de construção de sentido, possui importante potencial de constituição do conhecimento. Este potencial de construção depende essencialmente de negociações entre o autor e 'vozes' sociais com que dialoga ao escrever. A análise do processo de produção textual de universitários sugere que este se desenvolve no tempo, alternando momentos de estabilidade e variabilidade. Estes últimos se materializam no subprocesso de Revisão Local que, sugerimos, caracteriza-se por negociações dialógico-argumentativas. Propomos ser precisamente nessa argumentatividade inerente à escrita que reside seu potencial epistêmico (constitutivo do conhecimento).<hr/>Many researchers see writing as a resource that allows the explicitation of ideas/knowledge. Few, however, have addressed its role in the constitution of ideas. We propose that writing (understood as a sense-making process) has considerable potential in knowledge constitution. This potential depends on negotiations between the author and the social "voices" with which he/she dialogs during text production. An analysis of text production among university students suggests that the process develops over time, alternating between moments of stability and variability. These latter moments materialize in the sub-process of Local Revision, which we suggest is characterized by negotiations of a dialogic-argumentative nature. We propose that the epistemic potential of the writing process resides precisely in the argumentativity inherent to such negotiations. <![CDATA[<b>Alcohol, emotion and attention</b>: <b>revisiting the Alcohol Myopia Theory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Among the known effects of alcohol on behavior, the modulation of cognitive functions (such as attention and memory), emotion, risk-taking and aggressive behavior are noteworthy. Here, we performed literature review in order to reinterpret alcohol effects on behavior according to the Alcohol Myopia Theory. According to this construct, there is a reduction of attentional resources during alcohol intoxication, which are primarily allocated to the most salient events in a given situation. The consequence is a hyperfocus directed to emotional situations when they are sufficiently relevant to grab attention, or a reduced attentional focus to emotional events in the presence of a relevant demanding task. The understanding of the mechanism mentioned above support the discussion of propositions toward the prevention of problems related to alcohol consumption. Importantly, the attentional allocation model provides inputs for a discussion on the scientifically-supported public health propositions aimed at preventing problems related to acute alcohol intoxication.<hr/>Dentre os efeitos associados ao consumo alcoólico, destaca-se a modulação sobre funções cognitivas, como atenção e memória, bem como sobre as emoções, comportamento de risco e agressividade. No presente estudo apresentamos uma revisão crítica da literatura propondo uma reinterpretação para os efeitos comportamentais do álcool com base na teoria da Miopia Alcoólica. Durante a intoxicação, existiria uma redução de recursos atencionais, os quais seriam direcionados para eventos mais relevantes. A repercussão, então, seria um aumento do foco atencional para situações emocionais, quando estas fossem suficientemente relevantes ou, em contrapartida, uma diminuição para tais situações na presença de uma tarefa-alvo demandante. A reinterpretação dos efeitos do álcool, com base na teoria da Miopia Alcoólica, fornece subsídios para a mudança de paradigma na intervenção clínica. <![CDATA[<b>Errata</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en Among the known effects of alcohol on behavior, the modulation of cognitive functions (such as attention and memory), emotion, risk-taking and aggressive behavior are noteworthy. Here, we performed literature review in order to reinterpret alcohol effects on behavior according to the Alcohol Myopia Theory. According to this construct, there is a reduction of attentional resources during alcohol intoxication, which are primarily allocated to the most salient events in a given situation. The consequence is a hyperfocus directed to emotional situations when they are sufficiently relevant to grab attention, or a reduced attentional focus to emotional events in the presence of a relevant demanding task. The understanding of the mechanism mentioned above support the discussion of propositions toward the prevention of problems related to alcohol consumption. Importantly, the attentional allocation model provides inputs for a discussion on the scientifically-supported public health propositions aimed at preventing problems related to acute alcohol intoxication.<hr/>Dentre os efeitos associados ao consumo alcoólico, destaca-se a modulação sobre funções cognitivas, como atenção e memória, bem como sobre as emoções, comportamento de risco e agressividade. No presente estudo apresentamos uma revisão crítica da literatura propondo uma reinterpretação para os efeitos comportamentais do álcool com base na teoria da Miopia Alcoólica. Durante a intoxicação, existiria uma redução de recursos atencionais, os quais seriam direcionados para eventos mais relevantes. A repercussão, então, seria um aumento do foco atencional para situações emocionais, quando estas fossem suficientemente relevantes ou, em contrapartida, uma diminuição para tais situações na presença de uma tarefa-alvo demandante. A reinterpretação dos efeitos do álcool, com base na teoria da Miopia Alcoólica, fornece subsídios para a mudança de paradigma na intervenção clínica.