Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220110003&lang=en vol. 24 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Human figure drawing</b>: <b>prevalence analysis of indicators for emotional assessment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en A análise das variáveis que afetam a prevalência de indicadores emocionais no desenho da figura humana foi realizada. A amostra foi composta por 2.206 desenhos, realizados por crianças de 5 aos 11 anos (695 sexo feminino, 408 sexo masculino), que não apresentavam distúrbios clínicos. Dois sistemas de correção foram empregados, o de Naglieri, McNeish e Bardos (avaliação emocional) e o de Wechsler (avaliação cognitiva). A análise da variância demonstrou a influência (p< 0,05) do sexo da criança, idade, tipo da figura desenhada, tipo de escola e interação entre sexo, idade e tipo de figura tanto na pontuação emocional quanto na cognitiva. A pontuação emocional correlacionou-se negativamente (p< 0,01) com a cognitiva. Distintos pontos de corte são recomendados para subsidiar o psicodiagnóstico infantil.<hr/>An analysis of the emotional indicators in children's human figure drawings was done in order to investigate variables that could affect their prevalence. The sample consisted of 2,206 human figure drawings made by children (695 girls and 408 boys), aged between 5-12 years old, with no apparent clinical disturbances. Scoring systems by Naglieri, McNeish and Bardos (emotional assessment) and Wechsler (cognitive assessment) were employed. The analysis of variance demonstrated significant effects (p< .01) of children's sex and age; type of figure drawn; type of school attended; and interaction of sex, age and figure type on emotional as well as on cognitive scores. Emotional scores were negatively related (p< .01) to cognitive scores. Different cut-off scores are proposed to provide an adequate psychodiagnostic assessment. <![CDATA[<b>Longitudinal study of intellectual abilities of elderly people assessed by WAIS-III</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Dados indicam que o envelhecimento, ainda que saudável, acarreta um declínio normal no desempenho intelectual. O presente estudo teve por objetivo investigar o desenvolvimento intelectual de idosos em diferentes domínios avaliados pela WAIS-III. A partir de um delineamento longitudinal, 47 participantes foram divididos em duas faixas etárias: idosos-jovens (até 74 anos) e idosos-idosos (acima de 75 anos) e seus desempenhos foram comparados após oito anos de intervalo. Resultados mostraram que idosos-jovens apresentaram ganhos nas habilidades avaliadas, embora em apenas dois índices estes tenham sido estatisticamente significativos. Com relação às capacidades de compreensão verbal e linguagem, os ganhos eram esperados. Já Memória, Organização Perceptual, Velocidade de Processamento, QI de Execução e Total não se comportaram como grande parte dos estudos reporta. Resultados para os idosos-idosos estão de acordo com a literatura: habilidades vulneráveis (organização perceptual, aprendizagem, memória, resolução de problemas e velocidade de processamento) tiveram decréscimos após os oito anos entre as avaliações. Embora nem todos os resultados tenham sido significativos, corroboram dados de pesquisas que definem a idade de declínios significativos após os 75 anos. Concluindo, os resultados indicaram que os idosos não apresentaram declínio nas habilidades intelectuais avaliadas até a idade de 74 anos, a partir de quando alguma perda foi encontrada. A velocidade de processamento foi a única habilidade que apresentou declínio significativo. Portanto, as variações nos desempenhos não caracterizam um padrão de declínio generalizado, ou seja, não ocorrem em todas as habilidades e variam conforme a idade.<hr/>Data have indicated that aging, even if in a healthy process, lead to a normal decrease in cognitive performance. The current study aims at investigating the intellectual development of elderly people in different domains assessed by WAIS-III. Approaching from a longitudinal design, 47 participants were divided in two groups: young-old (until 74 years old) and oldest-old (over 75 years old). Results showed that young-old people presented gains in the abilities assessed. However, they were statistically significant just in two indexes. When it comes to verbal comprehension and language capacities, the gains were expected. On the other hand, Memory, Perceptual Organization, Processing Speed, Performance and Total IQ did not show the same outcome as most of the studies report. Results for the oldest-old ones were congruent with literature: vulnerable abilities (perceptual organization, memory and processing speed) demonstrated a decrease eight years after the first evaluation. To sum up, the results show that the elderly had not presented a decrease in the intellectual abilities assessed until the age of 74. However, from that age on some losses were observed. The only ability that displayed a remarkably higher decrease was processing speed. Data from longitudinal design are not sufficient to describe a trend in the general decrease of the elderly abilities. Some other variables, besides the ones examined in the current research, might be related to this standard. Further investigations are needed to examine them and to determine how much age explains the intellectual development of elderly people. <![CDATA[<b>Body image and personality traits of women seeking aesthetic plastic surgery</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en As motivações psíquicas associadas à crescente busca de Cirurgia Plástica Estética (CPE) têm sido pesqui-sadas, porém sem resultados conclusivos. Assim, objetivou-se investigar características de personalidade e imagem corporal de mulheres que buscam CPE, avaliando-se, individualmente, 37 mulheres solicitantes de mamoplastia adicional e/ou lipoaspiração (Grupo 1) e 41 mulheres sem procura de CPE (Grupo 2), pela Escala de Satisfação com Imagem Corporal (ESIC) e pelas Escalas de Personalidade de Comrey (CPS). Comparando-se seus resultados (Student t-test, p < 0,05), identificaram-se diferenças significativas entre os grupos no Fator 1 da ESIC (satisfação com própria aparência) e nas Escalas T (Confiança X Atitude Defensiva) e M (Masculinidade X Feminilidade) da CPS, sugerindo em G1 maior insatisfação com a própria aparência corporal, elevada atitude defensiva e maior sensibilidade afetiva.<hr/>Internal motivations associated with the increasing search for Aesthetic Plastic Surgery (APS) have been previously investigated without conclusive results. Our objective was to investigate personality traits and body image satisfaction of women seeking APS by individual evaluation of 37 women interested in breast augmentation (mammoplasty) and/or liposuction (Group 1), and 41 women not seeking APS (Group 2). It was applied the Body Image Satisfaction Scale (BISS) and Comrey Personality Scales (CPS). Statistical analysis (Student t-test, p < .05) has shown significant difference between groups for Factor 1 (satisfaction with self appearance) of BISS as well as for CPS T (Confidence vs. Defensive Attitude) and M (Mascu-linity vs. Femininity) scales. It suggests that women in G1 are less satisfied with their body image, have increased defensive attitude and greater affective sensibility. <![CDATA[<b>Deep and surface approach to learning</b>: <b>different perspectives about academic achievement</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo investiga a relação entre a abordagem superficial e a abordagem profunda à aprendizagem na explicação do rendimento escolar. Algumas questões são delineadas buscando verificar o papel de cada uma das abordagens na proficiência escolar em séries distintas. Foram analisados dados de 684 estudantes da sexta série do ensino fundamental à terceira série do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi delineado um modelo para comparação das séries escolares, através da modelagem por equação estrutural. O modelo desenhado apresentou bom grau de ajuste (c²=427,12; gl=182; CFI=0,95; RMSEA=0,04) para a amostra completa e para cada série escolar. Os resultados mostram que há uma participação distinta da abordagem superficial e da abordagem profunda no desempenho escolar nas diferentes séries. São discutidas implicações dos resultados para a teoria das abordagens.<hr/>This study investigates the relationship between deep and surface approach to learning in explaining academic achievement. Some questions are outlined aiming to verify the role of each approach in student's proficiency in different grades. Data from 684 students from junior high school (6th year) to high school (12th year) of a private school in Belo Horizonte, Minas Gerais, were analyzed. A model was designed to compare the grades through structural equation modeling. The designed model showed a good fit (c² = 427.12; df = 182; CFI = .95, RMSEA = .04) for the full sample and for each grade. The results show that there is a distinct contribution of both approaches in academic achievement in the different grades. Further implications to the learning approach theory will be discussed. <![CDATA[<b>Learning strategies at work: development and validation of a scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.<hr/>This study had the purpose of developing a scale of learning strategies at work and verifying how often they are used by managers of a Brazilian public bank. Data collection was made through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 881 bank managers and the data were submitted to descriptive and factor analysis. Results revealed 26 practices to learn at work which were grouped into five factors: active reflection; interpersonal help seeking; seeking help from written material; reproduction; and practical application (a = .79 to .92). The most used learning strategies were interpersonal help seeking and active reflection. At last, an agenda for future research is suggested. <![CDATA[<b>Motivation to respond without prejudice</b>: <b>evidences of a measure toward gays and lesbians</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetivou conhecer evidências psicométricas da Escala de Motivações Externa e Interna para Responder sem Preconceito ([EMEI], Plant & Devine, 1998), considerando dois grupos-alvo: gays e lésbicas. Realizaram-se dois estudos. No Estudo 1 participaram 234 pessoas da população geral de João Pessoa (PB), com média de idade de 26 anos, a maioria do sexo feminino (54,3%) e heterossexual (95%). Eles responderam a versão da EMEI para gays. Análises fatoriais confirmatórias revelaram como mais adequado o modelo bifatorial (AGFI = 0,94, CFI = 0,98 e RMSEA = 0,05). Os Alfas de Cronbach dos fatores foram 0,74 (motivação interna) e 0,76 (motivação externa). No Estudo 2 participaram 202 pessoas da população geral da mesma cidade, com idade média de 25 anos, a maioria do sexo feminino (60,9%) e heterossexual (95%). Eles responderam a versão da EMEI para lésbicas. Corroborando o estudo anterior, uma estrutura bifatorial se mostrou mais adequada (AGFI = 0,90, CFI = 0,95 e RMSEA = 0,08). Os Alfas de Cronbach para os dois fatores foram 0,71 (motivação interna) e 0,84 (motivação externa). Reuniram-se evidências complementares de validade de construto destas versões. Concluindo, os resultados apoiaram a adequação psicométrica (validade fatorial, validade convergente-discriminante e consistência interna) da EMEI, que poderá ser empregada em pesquisas futuras sobre preconceito frente a gays e lésbicas.<hr/>The current article aimed to find psychometric evidences in the Internal and External Motivation to Respond without Prejudice Scale (Plant & Devine, 1998) taking into account two target-groups: gays and lesbians. Two studies were carried out. In Study 1 participants were 234 subjects from the general population of João Pessoa-PB, with mean age of 26 years old, most of them female (54.3%) and heterosexual (95%). They answered the gay version of the Internal and External Motivation to Respond without Prejudice Scale (IEM Scale). Confirmatory factor analyses indicated that the two-factor model (AGFI = .94, CFI = .98, and RMSEA = .05) is the most adequate. Cronbach's Alphas for the factors were .74 (internal motivation) and .76 (external motivation). In Study 2 participants were 202 subjects of general population from the same city, with mean age of 25 years old, most of them female (60.9%) and heterosexual (95%). They answered the lesbian version IEM Scale. Corroborating the previous study, a two-factor model was more adequate (AGFI = .90, CFI = .95, and RMSEA = .08). Cronbach's Alphas for the two factors were .71 (internal motivation) and .84 (external motivation). Complementary evidences of the construct validity were also presented. In conclusion, the results support the psychometric adequacy (factorial validity, convergent-discriminant validity, and reliability) of the IEM Scale suggesting it can be used in future studies about prejudice toward gays and lesbians. <![CDATA[<b>Dyadic adjustment and marital satisfaction</b>: <b>correlations amongthe domains of two marital evaluation scales</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en As noções de ajustamento diádico e satisfação conjugal vêm sendo abordadas na literatura científica de modo indiscriminado, que não leva em consideração as especificidades desses construtos, embora ambas avaliem domínios relacionados à conjugalidade. Este estudo tem por objetivo analisar e comparar os domínios desses construtos por meio da correlação entre duas escalas de avaliação da conjugalidade utilizadas internacionalmente: a Dyadic Adjustment Scale e a Escala de Satisfação Conjugal. Participaram 106 pessoas legalmente casadas, 53 homens e 53 mulheres, a maioria de classe média e com nível superior. Pela análise de regressão múltipla stepwise, todos os domínios do ajustamento diádico mostraram-se correlacionados aos da satisfação conjugal, embora avaliem aspectos distintos do relacionamento conjugal. Sugere-se a possibilidade de abarcar sob um mesmo construto (conjugalidade) os domínios dessas escalas, o que permitira desenvolver um único instrumento de mensuração da dinâmica do casal.<hr/>The notions of dyadic adjustment and marital satisfaction are reflected in the scientific literature in an indiscriminate way without considering the specificities of each construct, even though both evaluate domains related to conjugality. This study aimed at analyzing and comparing those constructs by correlating two marital evaluation scales used worldwide the Dyadic Adjustment Scale and the Marital Satisfaction Scale. A hundred six married people (53 men, 53 women) participated in the study; most of them are middle class couples with college degree. A correlation analysis showed that all the variables of the dyadic adjustment scale were correlated to marital satisfaction scale's variables, although each one evaluates different aspects of marital relationships. This finding suggests that both scales (Dyadic Adjustment and Marital Satisfaction) may be grouped together under one construct (conjugality) and become one single instrument for measuring couples' dynamics. <![CDATA[<b>Subjective well-being in socially vulnerable children and adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Subjective well-being has been defined as an association among positive affect, negative affect, and life satisfaction. This study aimed to investigate the subjective well-being of children and adolescents attending school and living with their families as compared to those living in youth offenders institutions. Two hundred ninety-seven children and adolescents in situations of social vulnerability aged between seven and sixteen years old (M = 11.22 years, SD = 2.13), 155 male (52.2%) and 142 female (47.8%) participated in the study. The instruments were a structured interview, a positive and negative affect scale, and a multidimensional life satisfaction scale. The results confirmed that institutionalized children/adolescents experienced more negative affect regarding development contexts. However, institutionalized children/adolescents did not differ from those living with their families in terms of life satisfaction and positive affect.<hr/>O afeto positivo e negativo e a satisfação de vida têm sido concebidos como componentes do bem-estar subjetivo. O presente estudo visou a investigar o bem-estar subjetivo em crianças e adolescentes que frequentavam a escola e viviam com a família em comparação com aqueles que viviam em instituições de acolhimento. Participaram do estudo 297 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com idades entre sete e 16 anos (M= 11,22 anos; DP= 2,13), 155 eram do sexo masculino (52,2%) e 142 do sexo feminino (47,8%). Os instrumentos utilizados foram uma entrevista estruturada, as escalas de afeto positivo e negativo e multidimensional de satisfação de vida. Os resultados confirmaram que em relação aos contextos de desenvolvimento, as crianças institucionalizadas experienciam mais afeto negativo. No entanto, as crianças institucionalizadas não se diferenciaram das crianças que vivem com a família em relação ao nível de satisfação de vida e de afeto positivo. <![CDATA[<b>Development and validation of a short-form version of the Brazilian state-trait anxiety inventory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en The Brazilian State-Trait Anxiety Inventory has been widely used to measure state (STAI-S) and trait (STAI-T) components of anxiety. The present work developed and evaluated a short version of the STAI-S and STAI-T in a large sample of Brazilian subjects. The first study selected short-form scales. The second one employed factor analyses to investigate whether each of the two short-form scales presented a well-defined and balanced structure with both anxiety-present and anxiety-absent factors. Results indicated that the STAI-S and STAI-T could be reduced to six items (STAI-S-6 and STAI-T-6, respectively) without sacrificing their psychometric properties. The findings suggest that STAI-S-6 and STAI-T-6 may be employed in situations where time restraints make the use of full-length forms unfeasible.<hr/>O inventário brasileiro de ansiedade traço-estado tem sido amplamente utilizado para medir os componentes de ansiedade, estado (STAI-S) e traço (STAI-T). O presente trabalho desenvolveu e avaliou uma versão simplificada de STAI-S e STAI-T em uma grande amostra de sujeitos brasileiros. O primeiro estudo selecionou as escalas de forma curta. O segundo estudo empregou análises fatorais para investigar se cada uma dessas duas escalas simplificadas apresentou uma estrutura bem definida e equilibrada com fatores de ansiedade-presente e ansiedade-ausente. Resultados indicaram que o STAI-S e o STAI-T poderiam ser reduzidos para seis itens (STAI-S-6 e STAI-T-6, respectivamente) sem comprometer suas propriedades psicométricas. Estes resultados sugerem que STAI-S-6 e STAI-T-6 podem ser empregados em situações onde restrições de tempo tornam inviável a utilização de formulários completos. <![CDATA[<b>Blood donation in the view of schoolchildren</b>: <b>conceptions and values</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nesta pesquisa investigou-se o nível de informação, percepção, motivos e sentimentos de escolares sobre a doação de sangue. 145 escolares do pré, 2ª, 4ª séries com seis, oito e 10 anos de idade foram submetidos a provas piagetianas, responderam uma entrevista, se posicionaram frente a um dilema. Verificou-se pouca informação e informações errôneas sobre a doação. A escola foi a fonte de informação menos citada. A maioria dos entrevistados tanto na entrevista, como no dilema, justificou a doação de sangue como um ato solidário, permitindo supor que valores como generosidade podem ser adquiridos na fase pré-operatória. Discute-se o papel da escola nos programas de Educação em Saúde voltados a comportamentos que serão emitidos a longo prazo e que beneficiam a coletividade.<hr/>This study investigated children's values and perceptions of blood donation. A hundred forty-five students (preschool, second- and fourth-graders) aged 6, 8 and 10 years old answered Piagetian tests. They were also interviewed on blood donation and faced a moral dilemma. Lack of information and misinformation were observed. The school was the least frequently cited information source. Findings showed that the participants justified blood donation as an act of solidarity. It indicates that children have a conception of values since the preoperational stage of cognitive development. It is also presented a discussion on the role of schools in Health Care Education, particularly targeting specific behaviors which will be expressed in the long term such as blood donation. <![CDATA[<b>Pain, self-regulation and temperament in high risk preterm newborns</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os recém-nascidos pré-termo são expostos a experiências dolorosas inevitáveis na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Apesar de sua imaturidade biológica, esses podem tanto perceber quanto reagir à dor. A exposição repetida à dor exerce impacto negativo no desenvolvimento e pode aumentar a vulnerabilidade dos bebês, dificultando os processos autorregulatórios. A reatividade biocomportamental à dor é um indicador de autorregulação e associa-se ao temperamento da criança. Esses bebês necessitam de estratégias farmacológicas e não farmacológicas para alívio da dor. Além disso, devem ter um contexto de interações sincrônicas com os pais, adaptadas às suas características de temperamento. Os profissionais de saúde podem atuar como suporte de regulação externa para esses bebês promovendo alívio da dor e prevenindo problemas de desenvolvimento.<hr/>High risk preterm newborns are exposed to unavoidable painful experiences in Neonatal Intensive Care Units. In spite of their biological immaturity, they are able to perceive and react to pain stimuli. Repetitive exposure to pain has a negative impact on the development and may increase the infant's vulnerability, affecting self-regulatory processes. Biobehavioral reactivity to pain is an indicator of self-regulation and it is associated to the child's temperament. Preterm infants need pharmacological and non-pharmacological strategies for pain relieving. Moreover, they need a context of synchronic interaction with their parents which must be adapted to their temperament characteristics. Health professionals may play an important role in supporting external regulation for those infants, promoting pain relief and preventing development problems. <![CDATA[<b>Impact of parental cancer in offspring's psychological development</b>: <b>literature review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo engloba uma extensa revisão da literatura sobre a temática do câncer parental e as consequências pessoais e familiares desta vivência. Nesse sentido, são abordadas as principais consequências médicas e psicossociais do diagnóstico e tratamento do câncer e, usando o modelo sistémico, é descrita a influência (negativa e positiva) deste acontecimento no doente e noutros membros da família. É dado especial enfoque ao desenvolvimento psicológico dos filhos, incluindo os resultados dos estudos referentes ao stress traumático e crescimento pós-traumático, em particular no câncer da mama. São tecidas algumas implicações para a investigação nesta área, bem como sugestões para futuras investigações.<hr/>The present paper includes an extended literature review about parental cancer and personal and family consequences of such experience. Some of the most important medical and psychosocial issues regarding the diagnosis and treatment of parental cancer are presented. Using a systemic theory as the background model it addresses the influences (negative and positive) of the event in the patient and in other family members. The present paper gives special focus on the offspring's psychological development, including the results regarding traumatic stress and posttraumatic growth, particularly on breast cancer. Some implications and suggestions for future research are addressed. <![CDATA[<b>The development of trust in therapeutic communities and its impact on treatment adherence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en A confiança é reconhecida como um elemento essencial para o estabelecimento da relação terapêutica, com um importante impacto na adesão ao tratamento. No entanto, existem poucos estudos e modelos teóricos que permitam a sua conceptualização e mensuração neste contexto. A presente investigação tem como objectivo estudar o desenvolvimento da confiança nas Comunidades Terapêuticas e o seu impacto na adesão ao tratamento. Foi adoptada uma metodologia mista e participaram nesta investigação, 231 sujeitos distribuídos por nove Comunidades Terapêuticas. Os resultados mostram a existência de dois níveis de confiança (na relação dos residentes com os técnicos e com as instituições) e apresentam-na como um elemento fundamental para o desenvolvimento da relação terapêutica e para a adesão ao tratamento.<hr/>Trust is recognized as an essential element for the establishment of therapeutic relationship and has a major impact on treatment adherence. However, there are few studies and theoretical models which allow its conceptualization and measurement within this context. This research aims to study the development of trust in Therapeutic Communities and its impact on treatment adherence. It was adopted a mixed metho-dology and 231 subjects spread over nine Therapeutic Communities participated of the study. The results show the existence of two levels of trust (with the technical staff and with the institutions) and present it as a key element for developing therapeutic relationship and treatment adherence. <![CDATA[<b>Self-concept organization</b>: <b>analysis of hierarchical structure in adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organização hierárquica do autoconceito e um modelo que subdivide o autoconceito em quatro factores de ordem superior. Os resultados sugerem, ainda, uma associação entre a dimensão comportamento e diferentes dimensões de ordem superior, nomeadamente as duas dimensões do autoconceito académico e o autoconceito social. Os resultados divergem quando tomamos alunos com maior e menor sucesso escolar, justificando maior atenção na investigação e na intervenção a este aspecto.<hr/>The main goal of this research is to analyze the hierarchical structure of self-concept in adolescents and, additionally, to compare this structure in students who have failed in their academic career and in those who have not. Nine hundred and forty-three Portuguese students from the 7th, 9th and 11th grades participated in the research. They completed self-concept and self-esteem scales. Results support the assertion that self-concept is hierarchically structured, and also support a model that subdivides self-concept into four higher order factors. Results also suggest an association between the behavioral dimension and various different higher order dimensions, namely, the two academic self-concept dimensions and the social self-concept one. However, they show divergences when the structure of self-concept between achievers and underachievers is compared. This aspect needs to be examined with greater attention on future researches and interventions. <![CDATA[<b>The contribution of pre-school to literacy</b>: <b>a study about children's textual knowledge</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando que mesmo indivíduos não alfabetizados fazem usos sociais da leitura e da escrita e que a escola tem papel importante nestes usos, o presente estudo investigou a contribuição da educação infantil para o letramento em crianças ainda não alfabetizadas. Em uma perspectiva psicológica, o letramento foi examinando a partir do conhecimento sobre textos e seus portadores. Crianças na faixa etária entre 7 e 8 anos com diferentes níveis de escolaridade (três anos, dois anos, um ano e sem educação infantil) foram solicitadas a identificar diferentes portadores de textos (Tarefa 1) e a discriminar textos de diferentes gêneros (Tarefa 2). Observou-se que as crianças tinham um conhecimento limitado sobre textos e seus portadores, e que os anos de educação infantil não propiciaram o desenvolvimento deste conhecimento.<hr/>Taking into consideration that even illiterate individuals make social uses of reading and writing, and that school has an important role in such uses, this study investigated the contribution that pre-school education has to literacy in terms of social practice for illiterate children. In a psychological perspective, literacy was examined based on the knowledge of texts and their media. Children aged 7 and 8 with different levels of schooling (three years, two years, one year, and no pre-school education) were asked to identify different text media (Task 1) and to discriminate texts of different genres (Task 2). We observed that children had limited knowledge of texts and their media, and that the years of pre-school education did not promote the development of such knowledge. <![CDATA[<b>Italian students' social representation on aging</b>: <b>an exploratory study of a representational system</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300016&lng=en&nrm=iso&tlng=en In various countries there are studies aimed at characterizing social representations on aging, but little is known about their relations with other representations. The present study proposes to characterize those relations through the notion of representational systems. An exploratory survey has been conducted with 151 Italian undergraduate students. They have completed evocation tasks about seven social objects linked to aging and also rated the distances among them. Distance ratings went through similarity analysis, while a prototypical analysis was carried out for aging and three objects: death, health and family. The results indicate possible content connections among representation elements and suggest a conjunction relationship between aging and family. The notion of representational systems opens possibilities for more refined representational characterizations.<hr/>Há pesquisas em diversos países sobre representações sociais sobre envelhecimento, mas pouco se sabe sobre suas relações com outras representações. O presente estudo visa caracterizar essas relações através da noção de sistema representacional. Um levantamento de dados exploratório foi conduzido com 151 universitários italianos que completaram tarefas de evocações sobre sete objetos sociais ligados ao envelhecimento e avaliaram as distâncias entre eles. As avaliações de distância passaram por análise de similitude, enquanto que análises prototípicas foram realizadas para envelhecimento e três objetos: morte, saúde e família. Os resultados indicam possíveis conexões de conteúdos entre elementos das representações e sugerem uma relação de conjunção entre envelhecimento e família. A noção de sistemas representacionais abre possibilidades para o refinamento de caracterizações representacionais. <![CDATA[<b>Culture, cognition and language in the constitution of reading and writing practices in an adult literacy classroom</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300017&lng=en&nrm=iso&tlng=en In this article we analyze a discursive interaction between a researcher and an Youth and Adult Education student intending to show the meanings and uses of reading and writing taken by him. We take as our basis for discussion the theoretical-methodological contributions from Historical-Cultural Psychology and Paulo Freire's theories, which are combined with Bakhtin's concept of dialogue. This procedure allowed us, on one hand, getting into the other's perspective and, on the other hand, to make relations between cognition, language and culture to understand the adult students' metacognitive strategies, in the appropriation process of literacy practices of school culture. Thus, we could discuss the intimate relationship between doing and knowing and the importance of school in the transition from concrete thinking to the abstract thinking and vice-versa.<hr/>Neste artigo analisamos uma interação discursiva entre uma pesquisadora e um estudante da Educação de Jovens e Adultos objetivando mostrar sentidos e usos da leitura e da escrita por ele mobilizados. Tomamos como base para nossa discussão os aportes teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e das teorizações de Paulo Freire, que conjugamos com a concepção de diálogo de Bakhtin. Tal procedimento nos possibilitou, por um lado, entrar na perspectiva do outro, e por outro, fazer relações entre cognição, linguagem e cultura para compreendermos as estratégias metacognitivas de alunos da EJA ao se apropriarem da cultura escolar. Pudemos também evidenciar a íntima relação entre fazer e saber e a importância da escola na transição do pensamento concreto para o abstrato e vice-versa. <![CDATA[<b>Predictors of letter knowledge in children growing in poverty</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300018&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study examined the influence of phonological processing abilities on letter knowledge and letter learning in 1st grade children growing in poverty. At the beginning of the school year, 59 first graders were evaluated with tests measuring phonological awareness, phonological memory and rapid naming. Letter knowledge was assessed at the beginning and at the end of the year. All phonological processing abilities predicted letter knowledge at time 1, with phonological awareness producing the largest effect. However, only phonological memory predicted additional letter learning during the school year, once initial letter knowledge was taken into account.<hr/>El presente trabajo busca explorar la incidencia de las habilidades de procesamiento fonológico en el conocimiento y aprendizaje de letras en niños hispanohablantes de primer año de nivel socioeconómico (NSE) bajo. Al comenzar el año se evaluó el conocimiento de letras, la conciencia fonológica, la memoria fonológica y la denominación veloz. A fin de año se evaluó el conocimiento de letras. El análisis de la relación entre las medidas administradas se realizó en el grupo total y en un subgrupo con poco conocimiento alfabético. Los resultados sugieren que la conciencia fonológica tendría un papel fundamental en el inicio del aprendizaje, en tanto el aprendizaje adicional en el marco de la enseñanza escolar estaría asociado a las diferencias individuales en memoria fonológica. <![CDATA[<b>Discriminative stimulus of extinction produced by observing responses in pigeons</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pombos privados de comida foram expostos a tentativas que podiam terminar com ou sem a apresentação de comida independentemente de qualquer resposta. Durante uma tentativa, bicadas podiam mudar a cor do disco de resposta de branco para verde (S+) ou vermelho (S-) a depender do acionamento (ou não) do comedouro. Em linha de base, bicadas produziam ambas as cores em intervalos médios variáveis de 15 s. Em duas condições experimentais distintas, tandem VI DRH foi empregado na produção, ora de S+, ora de S-. Resultados mostraram que o esquema tandem levou a uma diminuição geral na freqüência de estímulos discriminativos produzidos, marcadamente na de S+, mas não na de S-. Esses dados fornecem suporte para o modelo de reforçamento condicionado baseado na redução da incerteza.<hr/>Food-deprived pigeons were given a series of trials in which half ended with response- independent food presentation and half without it. During a trial, pecking the key could change its color from white to green (S+) or red (S-), depending on whether food was programmed or not. In baseline conditions, pecks produced both stimuli (colors) on a 15-s variable-interval schedule. In two different conditions, tandem VI DRH was applied to produce either S+ or S-. Results showed that the tandem contingency resulted in a general decrease in the discriminative stimulus production, markedly to S+, but not to S-. The findings are consistent with the uncertainty-reduction model of conditioned reinforcement. <![CDATA[<b>Aphasias and brain areas</b>: <b>positive and negative aspects of the localization argument</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo do presente estudo foi investigar como áreas corticais comprometidas por um acidente vascular encefálico (AVE) estão relacionadas com os diferentes tipos de afasia, visto que há controvérsias com relação à localização da lesão no cérebro e as características dos quadros de alteração da linguagem. Foram avaliados 26 indivíduos destros, portadores de lesão cérebro-vascular esquerda e de sintomas afásicos, através do protocolo de Montreal-Toulose, módulo standard inicial - versão alpha, que inclui provas de nomeação, repetição, compreensão oral, compreensão escrita e leitura, e de uma entrevista, que possibilitou a avaliação da fluência do discurso. Os sujeitos foram divididos em quatro subgrupos, de acordo com o sítio de lesão: frontal, temporal, têmporo-parietal e parietal/ parieto-occipital. Os dados foram submetidos a uma análise multidimensional (Similarity Structure Analysis [SSA]) e o método das variáveis externas como pontos. Os resultados revelaram uma correlação positiva alta entre lesão na área frontal e o acometimento da fluência no discurso, assim como correlações positivas altas entre lesão no lobo temporal e prejuízos em todas as habilidades avaliadas no teste: nomeação, repetição, compreensão oral, compreensão escrita e leitura, o que, até certo ponto, corrobora as idéias de estudos localizacionistas, na medida em que estabelece o papel preponderante do lobo temporal para a linguagem e a importância do lobo frontal para as praxias da fala. No entanto, nos demais subgrupos, têmporo-parietal e parietal/ parieto-occipital, se observou correlações positivas apenas com a compreensão oral e com a repetição, essa última somente no segundo grupo e com índice baixo, e correlações negativas altas com a fluência no discurso, o que sugere que esta habilidade se manteve preservada nestes grupos e fragiliza o argumento localizacionista.<hr/>The aim of the present work was to investigate how cortex areas compromised by Cerebral Vascular Accident (CVA) are related to the classification of aphasia, since there are controversies about the location of the lesion in the brain and the characteristics related to variations in speech patterns. Through the Montreal-Toulose protocol, 26 right-handed persons who were affected by left cerebral-vascular lesion and have been showing aphasic symptoms have been evaluated. The Montreal-Toulose protocol, initial standard module - version alpha, includes nomination, repetition, oral comprehension, reading and writing comprehension tests as well as an interview, which allows an evaluation of the discourse fluency. The subjects were allocated into four sub-groups, according to the lesion sites: frontal, temporal, temporo-parietal and parieto-occipital. For the analysis of the data, a Multidimensional Similarity Structure Analysis (SSA) was carried out along with an external variable method. The results show a high positive correlation between the lesion in the brain's frontal lobe and difficulties in the discourse fluency as well as a high positive correlation between the lesion in the brain's temporal lobe and hindrances in all abilities tested: nomination, repetition, oral comprehension, reading and writing comprehension. It is in accordance with localizational studies, since it highlights the fundamental role of the temporal lobe for the language and the importance of the frontal lobe for the speech praxis. However, in the remaining sub-groups (temporo-parietal and parieto-occipital) there have been positive correlations only between oral comprehension and repetition, with the latter showing correlation only with the second group and presenting a low score. High negative correlations with the discourse fluency were observed. It suggests that this ability has remained preserved in those groups, which in turns weakens the localization argument. <![CDATA[<b>Semantic priming effects during lexical decision task with 3<sup>rd</sup> grade children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300021&lng=en&nrm=iso&tlng=en No paradigma de priming semântico, mede-se a acurácia e velocidade de resposta ao estímulo-alvo, precedido por palavra semanticamente relacionada ou não relacionada (primes). Este trabalho apresenta um estudo pré-experimental de normas de associação semântica de palavras em 156 crianças e um estudo experimental, que avalia o efeito de priming semântico em 24 crianças em uma tarefa de decisão lexical. O experimento mostrou que as decisões lexicais para alvos reais foram significativamente mais lentas e menos precisas na condição prime não relacionado comparado à condição prime relacionado. Conclui-se que houve efeitos de priming semântico no reconhecimento visual de palavras em crianças, ou seja, o contexto semântico pré-ativou a representação da palavra alvo, facilitando a decisão lexical na condição de relação semântica.<hr/>In the semantic priming paradigm, accuracy and reaction time to a target-stimulus that is preceded by a prime (semantic related or unrelated to the target) are measured. This paper presents a pre-experimental study on word semantic association norms with 156 children and an experimental study that evaluated the effect of semantic priming in 24 children during a lexical decision task. Results showed that the lexical decisions for real targets were significantly slower and less accurate in the unrelated prime condition than in the related one. It means that there were semantic priming effects in children during visual recognition of words, that is, the semantic context pre-activated the target word representation, facilitating the lexical decision in the semantic related condition. <![CDATA[<b>Reorganization of equivalence classes</b>: <b>analysis of reversed baseline relations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000300022&lng=en&nrm=iso&tlng=en The reorganization of equivalence classes may depend on the number of reversed baseline relations. To investigate this hypothesis, 28 undergraduate students distributed in four groups were exposed to a matching-to-sample procedure to establish conditional relations between stimuli and the emergence of five equivalence classes with five stimuli each. The procedure for each group differed by the number of reversed baseline relations (one, two, three or four) followed by a new equivalence test to evaluate the possible reorganization of the classes. The reorganization of the equivalence classes occurred independently of the number of reversed relations. It was concluded that stimuli equivalence classes may be established and subsequently modified, what does not dependent on the number of reversed relations.<hr/>A reorganização de classes de equivalência pode depender do número de relações de linha de base revertidas. Para investigar essa hipótese, 28 estudantes universitários, distribuídos em quatro grupos, foram submetidos ao procedimento de escolha de acordo com o modelo para o estabelecimento de relações condicionais entre estímulos e a emergência de cinco classes de equivalência com cinco estímulos cada uma. O procedimento para cada grupo diferiu quanto ao número de relações de linha de base revertidas: uma, duas, três ou quatro, seguidas por um novo teste de equivalência para verificar a eventual reorganização das classes. A reorganização das classes de equivalência ocorreu independentemente do número de relações revertidas. Conclui-se que classes de estímulos equivalentes podem ser estabelecidas e modificadas subsequentemente, o que não dependeu do número de relações revertidas.