Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220110004&lang=en vol. 24 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Evidences of convergent validity of SON-R 2½-7[a] with WPPSI-III and WISC-III</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um processo de validação adequado é fundamental para assegurar uma interpretação correta dos resultados de um teste. Assim, este estudo investigou a validade convergente do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a] com o WPPSI-III e o WISC-III. O teste é a versão abreviada do SON-R 2½-7, de origem holandesa, normatizado e validado em vários países da Europa. No total, 109 crianças de três estados brasileiros participaram do estudo. A correlação entre o SON-R 2½-7[a] e o WPPSI-III foi igual a 0,75 e com o WISC-III foi de 0,69. Esses coeficientes de validade são muito semelhantes aos encontrados em estudos feitos com o SON-R 2½-7 em outros países. Conclui-se que os resultados indicam uma validade convergente satisfatória do teste SON-R 2½-7[a].<hr/>An adequate validation process is fundamental to ensure sound interpretations of test results. Thus, this study aimed to investigate the convergent validity of the SON-R 2½-7[a] with the WPPSI-III and the WISC-III. The test is an abridged edition of the SON-R 2½-7, a Dutch non-verbal intelligence test, with normatization and validation studies done in several European countries. A total of 109 children from three Brazilian states participated in the study. The correlations of the SON-R 2½-7[a] with the WPPSI-III and with the WISC-III were .75 and .69, respectively. The validation coefficients encountered are very similar to the ones found in studies with the SON-R 2½-7 in other countries. The results imply a satisfactory convergent validity of the SON-R 2½-7[a]. <![CDATA[<b>Neurological and neuropsychological aspects of children born preterm and with weight lower than 1,500 grams</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Crianças nascidas prematuras, especialmente aquelas com peso <1.500g, apresentam frequentemtente complicações neonatais e riscos para problemas de desenvolvimento. Nesse estudo, 20 crianças com inteligência e exame neurológico normal, aos sete anos, nascidas <33 semanas de gestação e peso <1.500g, foram comparadas com 20 crianças nascidas a termo. Avaliou-se a inteligência pela WISC-III e o comportamento pelo Questionário de Conners. O Exame Neurológico Evolutivo-Lefèvre foi aplicado nas prematuras. As crianças prematuras apresentaram nível intelectual inferior ao das nascidas a termo. No Conners não houve diferença entre os grupos. Apenas 20% das prematuras completaram todas as provas do Exame Evolutivo previstas para a idade. Os dados alertam para a necessidade de avaliações específicas, na idade escolar, em crianças nascidas prematuras, mesmo que apresentem exame neurológico normal.<hr/>Preterm children - especially those with birth weight <1,500g - often present neonatal complications and higher risk of suffering from developmental disorders. Twenty children aged seven, with average intelligence and normal neurological exams, born with gestational age <33 weeks and weight <1,500g, were enrolled in a study and compared with 20 children born at full term. Intelligence was measured by WISC-III and behavior by the Conners Questionnaire. Lefèvre Evolutive Neurological Examination was applied in the preterm children. Children born preterm had lower IQ than those born at full term. In the Conners, there was no difference between groups. Only 20% of preterm children performed all tests from the Evolutive Exam for their age. This study highlights the importance of specific cognitive evaluations in preterm children during school age, even if they have normal neurological exams. <![CDATA[<b>Parental socialization</b>: <b>Brazilian adaptation of the ESPA29 Scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da versão em português brasileiro da escala de socialização parental ESPA29 (Musitu & García, 2001). Esta escala permite medir os estilos de socialização parental - autoritativo, autoritário, indulgente e negligente - através de duas dimensões independentes da conduta parental, extraídas do uso que os pais fazem das distintas práticas de socialização. Utilizando uma amostra de 2105 adolescentes brasileiros, com idades entre os 10 e os 18 anos, replicou-se a estrutura de dois fatores - Aceitação/Implicação e Severidade/Imposição - que compõem a escala, mediante a análise fatorial exploratória. Para completar o estudo de replicabilidade, levou-se a cabo a análise da estrutura ortogonal de Procusto, comprovando-se que a estrutura era invariante para o pai e para a mãe.<hr/>The objective of this study was to analyze the psychometric properties of the Brazilian version of the ESPA29 Parental Socialization Scale (Musitu & García, 2001). This scale allows measuring parental styles - authoritative, authoritarian, indulgent, and negligent - by means of two independent dimensions of parental conduct extracted from parents' use of different socialization practices. Using a sample of 2.105 Brazilian adolescents from 10 to 18 years old, the structure of two factors that define the scale - Acceptance/Implication and Strictness/Imposition - has been replicated using an exploratory factorial analysis. In order to complete a proper replication of the ESPA29 scale structure, the analysis of the orthogonal structure of Procrustes was carried out proving that the structure was invariant for the father as well as for the mother. <![CDATA[<b>Self-perceived happiness and associated factors in adults in a southern Brazilian city</b>: <b>a population-based study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo avaliou os níveis de autopercepção de felicidade e fatores associados em uma cidade do sul do Brasil. Foi realizado um estudo transversal, de base populacional, com 2.942 indivíduos adultos (> 20 anos). Felicidade foi definida como "o grau, segundo o qual uma pessoa avalia positivamente a qualidade global de sua vida como um todo, no presente"; aferida por meio de uma pergunta associada a uma escala de faces. A prevalência global de felicidade foi de 73,4%. Observou-se associação positiva entre a ocorrência de felicidade, escolaridade e nível econômico, bem como relação negativa de felicidade com desemprego. Ser mais jovem, entre os homens, e considerar-se mais religiosa, entre as mulheres, também se associaram a maiores prevalências de felicidade. Estar separada/divorciada ou ser viúva esteve associado a menores prevalências de felicidade entre as mulheres. Os resultados sugerem que a população investigada apresenta uma prevalência de felicidade alta e que fatores distintos estiveram associados à ocorrência deste desfecho entre homens e mulheres.<hr/>This study investigated self-perceived happiness and associated factors in inhabitants from a Southern Brazilian city. A cross-sectional population-based study was carried out with 2,942 individuals aged 20 years old and over. Self-perceived happiness was defined as the degree to which a person positively evaluates the overall quality of his/her present life as a whole. It was estimated through a single question using a "smiley scale". The prevalence of self-perceived happiness was 73.4% and it was positively associated with educational attainment and economic level, although it was negatively associated with unemployment. Young men and religious women also showed higher prevalences of happiness. Among women, being separated/divorced or widowed was associated with a lower prevalence of happiness. Results showed that the studied population presents high prevalence of self-perceived happiness. Distinct factors are also associated with happiness, according to the participants' gender. <![CDATA[<b>Relations between subjective well-being and marital satisfaction on the approach of positive psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivou-se investigar as correlações existentes entre os três fatores do bem-estar subjetivo (BES) - afetos positivos, afetos negativos e satisfação com a vida - e os três fatores da satisfação conjugal (SC) - interação conjugal, aspectos estruturais e aspectos emocionais. Participaram 106 voluntários de ambos os sexos, com idade média de 42±11 anos, casados e com tempo médio de união de 16,11±11,35 anos. Foram aplicadas as escalas de BES (EBES) e de Satisfação Conjugal (ESC). Os resultados foram analisados pela técnica de regressão múltipla stepwise. Não foram encontradas associações entre os fatores satisfação com a vida (fator do BES), aspectos emocionais (fator da SC), aspectos estruturais (SC) e interação conjugal (SC). O BES e a SC, fatores gerais, também não apresentaram associações significativas. Destaca-se o papel dos afetos positivos (fator do BES) na percepção da satisfação conjugal (SC), o que é congruente com o enfoque da Psicologia Positiva, que atesta que as pessoas que experimentam emoções positivas tendem a se engajar em relacionamentos mais satisfatórios.<hr/>The objective of the present study was to investigate the correlations between subjective well-being (SWB) and marital satisfaction (MS) among married people. A hundred six married people (53 couples) with an average age of 42 yrs (SD=11) participated in the study. The following instruments were used: Subjective Well-being Scale and Marital Satisfaction Scale. In this study, correlation analysis and stepwise multiple regression analysis showed that there were no associations among satisfaction with life (SWB factor), emotional aspects (MS factor), structural aspects (MS factor) and marital interaction (MS factor). The SWB and the MS (general factors) were not significantly correlated. According to the findings of the current study, there is the role of positive affect (SWB factor) on the perception of MS, which is consistent with the approach of Positive Psychology. It attests that people who experience positive emotions tend to engage themselves in more satisfying relationships. <![CDATA[<b>Adaptation and validation of The Hope Index for Brazilian adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study aimed at adapting and validating the Staats Hope Index for Brazilian adolescents. Participants were 450 high school students aged from 14 to 18 years old being 56% females. They responded to the Staats Hope Index, Adult Dispositional Hope Scale, Revised Life Orientation Test (LOT-R) and Rosenberg Self-Esteem Scale. A factor analysis extracted two factors, replicating the structure of the original scale. Coefficients alphas were .83 and .81, for each factor, respectively. The correlations of the Hope Index factors with dispositional hope, optimism and self-esteem were similar to the findings reported in the literature and indicated convergent validity. The results indicate that the Hope Index is valid to be used in Brazil and that hope is perceived similarly by Brazilians and Americans despite of some cultural differences.<hr/>O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a escala The Hope Index para adolescentes brasileiros. Participaram 450 estudantes do ensino médio, sendo 56% do sexo feminino. As idades variaram entre 14 e 18 anos. Os instrumentos utilizados foram the Hope Index, Adult Dispositional Hope Scale, Revised Life Orientation Test (LOT-R) e Rosenberg Self-esteem Scale. A análise fatorial revelou duas dimensões, conforme a estrutura original da escala com valores do coeficiente alfa de 0,83 e 0,81. As correlações dos fatores da escala The Hope Index com esperança disposicional, otimismo e autoestima foram similares aos achados da literatura e indicam validade convergente. Esses resultados indicam que a escala é válida para uso no Brasil e que Brasileiros e Americanos percebem a esperança de modo similar, apesar de algumas diferenças culturais. <![CDATA[<b>Rorschach Comprehensive System norms in Brazilian children from public and private schools</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en The objective of this study was to construct normative tables for the Rorschach Comprehensive System for Brazilian children from public and private schools. The sample was selected using the Child Behavior Checklist and the Raven Test. The Rorschach was administered to children from 7 to 10 years old, both genders, from public schools (N=110) and private schools (N=101) in the city of Cuiabá, Mato Grosso State. Normative tables were created from the 113 variables of the Rorschach Comprehensive System, taking into consideration school type and age group. A comparison of the results demonstrated higher results in the R, Sum Y and Blend variables and in the Intellectualization Index among private school children, and higher Lambda scores among public school children.<hr/>O objetivo foi construir tabelas normativas do Rorschach Sistema Compreensivo para crianças brasileiras alunas de escolas particulares e públicas. A amostra foi selecionada por meio da Child Behavior Checklist e do teste de Raven. O Rorschach foi aplicado em crianças de 7 a 10 anos, de ambos os gêneros, de escolas públicas (N=110) e particulares (N=101), da cidade de Cuiabá, MT. Foram construídas tabelas normativas das 113 variáveis do Rorschach SC considerando origem escolar e faixa etária. A comparação dos resultados demonstrou resultados mais elevados nas variáveis R, Sum Y, Mistos e Índice de Intelectualização nas crianças de escola particulares e na variável Lambda nas crianças de escolas públicas. <![CDATA[<b>Attentional performance and executive functions in children with learning difficulties</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Studies have described changes in visual attention and executive function in children with developmental dyslexia. This study intended to compare the performance of children with and without learning difficulties on tasks of visual attention and executive functions. The participants were 23 students, aged between 9 and 14 years old, with a mean age of 10.8 years. They were divided into three groups: (a) with learning difficulties; (b) with dyslexia; and (c) control (without any difficulty). For the evaluation, Tests of Cancellation, Trail Making Test, Stroop Color-Word Test and Tower of London Test were used. The results indicated that children with dyslexia had the worst performance on different measures of attention and executive functions, indicating that such changes may be characteristic of the disorder and keep the deficit in the phonological component of language.<hr/>Estudos têm descrito alterações na atenção visual e nas funções executivas em crianças com Dislexia do Desenvolvimento. O presente trabalho pretendeu comparar o desempenho de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem em tarefas de atenção visual e funções executivas. Participaram 23 estudantes, com idade entre 9 e 14 anos e idade média de 10,8 anos, divididos em três grupos: com dificuldades escolares, com dislexia e controle sem dificuldades. Para a avaliação foram usados os Testes de Cancelamento, Trail Making Test, Stroop Color Word Test e Tower of London. Os resultados indicaram que as crianças com dislexia apresentaram piores desempenhos em diferentes medidas atencionais e das funções executivas, indicando que tais alterações podem ser características do quadro e acompanhar o déficit no componente fonológico da linguagem. <![CDATA[<b>Beliefs and care practices of mothers living in Brazilian capital cities and small towns</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na presente pesquisa foram comparadas crenças e práticas de cuidado de mães de cidades pequenas e capitais brasileiras. Participaram do estudo 307 mães de cidades pequenas e 299 de capitais, as quais responderam a uma escala que avalia cuidados primários e estimulação. Os resultados indicaram que mães das cidades pequenas afirmaram realizar significativamente mais práticas de cuidados primários do que mães das capitais e estas afirmaram realizar e valorizar significativamente mais práticas de estimulação. Uma maior idade da criança e maior nível educacional da mãe explicaram significativamente a estimulação. Conclui-se que existe certa similaridade nas práticas e crenças das mães, que são independentes do lugar onde elas residem, assim como diferentes ênfases nas práticas de cuidado, dependendo da influência de variáveis sociodemográficas em cada contexto.<hr/>This study aimed to compare both beliefs and care practices of mothers living in capital cities and small towns. Three hundred seven mothers living in capital cities and 299 in small towns answered a scale that assesses primary care and stimulation. A sociodemographic questionnaire has also been used. The results indicated that mothers from small towns reported developing significantly more practices of primary care than the ones who live in the capitals. Mothers from the capitals value and practice more stimulation than primary care. The age of the child and the educational level of the mother explained significantly the stimulation results. Therefore, it seems there is some similarity in the practices and beliefs of mothers which are independent of the context where they live. There are also different emphases on health care practices, but these are influenced by sociodemographic variables depending on each context. <![CDATA[<b>Secondary victimization in adult children of Portuguese Colonial War veterans</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo avaliou a vitimização secundária em filhos adultos de veteranos da Guerra Colonial Portuguesa e sua relação com outras variáveis psicológicas. A amostra incluiu 80 filhos. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Vivências Familiares na Infância; Escala de Avaliação Resposta ao Acontecimento Traumático; Questionário de Estilo de Vida e as versões portuguesas do Brief Symptoms Checklist e Health Symptoms Checklist. Os resultados revelaram que 27.5% dos filhos possuíam diagnóstico de Vitimização Secundária (VS) e 66% apresentavam Sintomatologia de Vitimização Secundária (SVS). Esta última encontrava-se positivamente associada à psicopatologia e às vivências familiares negativas na infância. Além disso, os filhos com SVS apresentavam mais sintomas físicos e adotavam menos comportamentos de saúde. Os resultados enfatizam a necessidade de intervenção nesta população.<hr/>This study assessed secondary victimization in adult children of Portuguese Colonial War Veterans and its relationship with other psychological variables. The sample included 80 adult children. The instruments used were: Childhood Experiences Questionnaire, Post-Traumatic Stress Scale, Life Style Questionnaire and the Portuguese versions of the Brief Symptoms Checklist and the Health Symptoms Checklist. The results showed that 27.5% of the adult children had a secondary victimization diagnosis (SVD) and 66% presented Secondary Traumatic Symptoms (STS). The latter was positively associated with psychopathology and to negative family experiences in childhood. In addition, adult children with STS manifested more physical symptoms and less healthy behaviors. The results emphasize the need for intervention in such population. <![CDATA[<b>Child's experiences and risk of physical abuse</b>: <b>mechanisms involved in repeating violence</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo verificou a transmissão geracional do abuso físico, investigando variáveis relacionadas às práticas educativas e de cuidados recebidas na infância e a qualidade de relacionamento com os pais em dois grupos, um formado por cuidadores notificados aos Conselhos Tutelares (G1) e outro sem histórico de violência contra os filhos (G2). Um percentual significativamente maior de G1 avaliou ter sofrido punição física na infância de forma mais grave e mais freqüente que G2, caracterizando abuso físico e/ou psicológico. Ademais, os participantes do G1 avaliaram sua relação com os responsáveis e o ambiente familiar no qual foram criados de modo mais negativo que G2. Os resultados permitiram descrever alguns mecanismos envolvidos na transmissão geracional da violência, oferecendo pistas para a prevenção.<hr/>This study verified the generational transmission of physical abuse examining variables related to educative and care practices received during childhood and the relationship with the parents. Two groups were formed, one of parents notified by Child Protective Service Agencies for maltreatment (G1) and the other with no violence background against their children (G2), both were compared afterwards. An expressive percentage of G1 participants reported have received more severe physical punishment in the childhood and even more frequent than G2, which characterized the presence of psychological or physical abuse. Furthermore, G1 participants evaluated the relation with their parents and the family environment in which they were raised in a more negative way than G2 participants. The results enabled the illustration of some mechanisms involved in the generational transmission of violence, outlining some ways to prevent the problem. <![CDATA[<b>Different</b><b> looks for a child with multiple diagnoses</b>: <b>stability</b><b> or possibility of change?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A atuação profissional voltada para crianças com problemas de origem orgânica, com prognóstico desfavorável, merece reflexão, por sua relação com o desenvolvimento psicológico da criança. Foi realizado o estudo de caso de uma criança com diagnósticos de problemas orgânicos e queixas de comportamentos agressivos e competitivos. Analisou-se sua participação, durante três anos, em projeto de intervenção em grupo, com foco em seus modos de participação e interações com parceiros. Foram identificadas competências e modalidades cooperativas de participação, que se tornaram mais diversificadas e complexas ao longo do período de observação. O estudo permitiu uma ampliação do olhar para as possibilidades e dificuldades da criança, sugerindo análises mais abrangentes do desenvolvimento de crianças com múltiplas queixas.<hr/>Professional practice directed to children with organic problems and unfavorable prognosis deserves attention since it is directly related to the psychological development of the child. It is presented the case study of a child with diagnoses of organic problems and behavioral complaints characterized as aggressive and competitive. It was analyzed the participation of the child, during three years, in a project of intervention in groups, with focus on modes of participation and peer interaction. The analysis allowed the identification of competencies and cooperative modalities of participation, which became more diversified and complex during the period of observation. With this study, it was possible to take a wider perspective of the possibilities and difficulties of the child, suggesting the need of broader analyses of the development of children with multiple developmental complaints. <![CDATA[<b>Communicative interaction in a playful context of two children with Down Syndrome, autistic behavior and deprivation of stimuli</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar o processo de interação comunicativa entre duas crianças que apresentam comportamentos autísticos associados à síndrome de Down e entre estas e a terapeuta, enfocando modalidades de comunicação verbal e não-verbal estabelecidas durante brincadeiras de faz-de-conta. As duas crianças têm histórias de vida com privação de estímulos. Os dados foram coletados em sessões fonoaudiológicas semanais durante 6 meses. Após a transcrição dos episódios, a partir da vídeo-gravação das sessões realizadas, as análises evidenciaram desenvolvimento qualitativo na interação comunicativa entre as crianças e a terapeuta, possibilitando o compartilhamento de significados e inserção destes sujeitos nas situações sociais apresentadas.<hr/>The objective of this qualitative research was to analyze the communicative interaction process between two children who show autistic behavior associated with Down syndrome, as well as the process between them and their therapist. Different modalities of verbal and non-verbal communication demonstrated during make-believe activities were also observed. Both children have life history of deprivation of stimuli. Data were collected during weekly sessions with a speech therapist over 6 months. The sessions were video-taped and then the episodes were transcribed. The analyses displayed a qualitative development in the communicative interaction between the children and the therapist which favored the subjects to share meanings and insert themselves in the social situations presented. <![CDATA[<b>Verbal fluency and sociodemographic variables in the aging process</b>: <b>an epidemiological study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400014&lng=en&nrm=iso&tlng=en A fluência verbal é um marcador das funções executivas, envolvendo a capacidade de busca e recuperação de dados, habilidades de organização, autorregulação e memória operacional. Objetivou-se identificar a existência de diferenças em fluência verbal (número de animais, categorias, grupos e alternância de categorias) entre sexo, faixas etárias, faixas de escolaridade e renda. Trezentos e oitenta e três idosos (60 anos ou mais) participaram de estudo epidemiológico de corte transversal. Foram aplicadas questões sociodemográficas e o teste de fluência verbal categoria animais. As variáveis do teste de fluência verbal foram influenciadas por sexo, idade e escolaridade, com melhor desempenho a favor dos homens, dos participantes mais jovens e mais escolarizados. Os resultados confirmam que o desempenho em fluência verbal deve ser interpretado à luz das informações sociodemográficas.<hr/>Verbal fluency is a marker of executive functions which involves the ability of searching and retrieving information, organizational skills, self-regulation and working memory. The objective of this paper was to identify differences in verbal fluency (number of animals, categories, clusters and category switching) associated with gender, age, education and income. Three hundred eighty three elderly (60 or older) participated in an epidemiological cross-sectional study. Participants answered sociodemographic questions and completed the verbal fluency animal category test. Verbal fluency variables were influenced by gender, age, and education. Higher performance was reported for men and participants with lower age and higher education. Results confirm that performance in verbal fluency must be interpreted in the light of sociodemographic information. <![CDATA[<b>The influence of communication with family and peer group on well-being and risky behavior of Portuguese adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo do presente estudo foi analisar a influência e o impacto dos pais e do grupo de pares nos comportamentos de saúde e risco dos adolescentes portugueses. Para isso, estudou-se o tipo de comunicação que os adolescentes mantêm com os pais e com os pares. A amostra foi constituída pelos sujeitos participantes no estudo realizado em Portugal Continental, que integra o estudo Europeu HBSC-Health Beaviour in School-aged Children. O estudo incluiu um total de 4877 estudantes do 6º, 8º e 10º ano de escolaridade de escolas públicas portuguesas, com média de idades igual a 14 anos. Os resultados revelaram que uma boa comunicação com os pais tem um maior efeito protector sobre os comportamentos de risco do que uma boa comunicação com os amigos. Adolescentes com boa comunicação com os pais e amigos revelaram serem mais felizes e satisfeitos com a vida. Os resultados encontrados salientam a importância da comunicação e do relacionamento positivo com os pais e com os pares simultaneamente.<hr/>The purpose of this study was to analyze the influence of parents and peer group on health and risky behaviors of Portuguese adolescents. It was studied the type of communication that adolescents have with their parents and with peers. The sample consisted of subjects who participated in a study performed in Portugal, which incorporates the European HBSC-Health Behavior in School-aged Children study. The study included a total of 4.877 students in 6th, 8th and 10th grades of public school in Portugal, with an average age of 14 years old. The overall results revealed that good communication with parents has a more protective effect on adolescents' risky behavior than good communication with friends. Adolescents with closer and better communication with their parents and friends have also revealed to have a happier and more pleased life. The results highlight the importance of communication and positive relationship simultaneously with parents and peers. <![CDATA[<b>Beyond politeness</b>: <b>the expression of gratitude in children and adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400016&lng=en&nrm=iso&tlng=en We present results from a study about the expression of gratitude in children and adolescents. Four hundred and thirty children, aged 7 to 14 years old (58% female), answered the questions: "What is your greatest wish?" and "What would you do for the person who granted you this wish?" The responses to the second question were content-analyzed and coded into four types of gratitude: verbal, concrete, connective and finalistic. Subsequently we conducted a quantitative analysis regarding age by each type of response. The results show a decline in the frequency of concrete gratitude and an increase in connective gratitude as respondents' age increases. The results - discussed with reference to the current literature - suggest questions for new research.<hr/>Apresentam-se resultados de um estudo sobre a expressão da gratidão em crianças e adolescentes. Quatrocentas e trinta crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos (58% do sexo feminino) responderam às perguntas: "O que tu mais queres?" e "O que tu farias para a pessoa que te desse o que tu mais queres?". As respostas dos participantes à segunda pergunta foram submetidas à análise de conteúdo, considerando-se quatro tipos de gratidão: verbal, concreta, conectiva e finalistica. A seguir, realizou-se uma análise da frequência das categorias nas diferentes idades. Verificou-se um decréscimo na frequência de gratidão concreta com o avanço da idade e um aumento do tipo conectiva. Os resultados, discutidos à luz da literatura, sugerem questões para novas pesquisas. <![CDATA[<b>Pediatricians' ideas about child development and education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400017&lng=en&nrm=iso&tlng=en In Andalusia (Spain), pediatricians are the main formal counseling source about children's development and education. Unfortunately, there is a limited knowledge about their ideas, practices and skills to guide parents. In this study, through the content analysis of 26 pediatrician interviews, we describe their ideas and goals about anticipatory guidance. We also analyze their perceptions about parental practices and the educative messages given to parents. The results show that pediatrician agenda focus mainly on bio-medical issues, such as nutrition, accident prevention and growth monitoring. Child development and education are not priorities and issues like psychomotor development and language are only approached to fill out medical records.<hr/>Na Andaluzia (Espanha), os pediatras são a principal fonte técnica de aconselhamento sobre o desenvolvimento e a educação infantil. No entanto existe um conhecimento limitado sobre as suas ideias, práticas e habilidades para orientar os pais. Neste estudo, através da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a vinte e seis pediatras, descrevem-se os objectivos da agenda pediátrica, as percepções sobre as práticas parentais e as mensagens educativas transmitidas aos pais. Os resultados mostram que a agenda pediátrica é centrada sobretudo nos temas biomédicos, como alimentação, prevenção de acidentes e crescimento. O desenvolvimento e a educação da criança não são prioridades e os temas relacionados com o desenvolvimento psicomotor e linguagem são abordados sobretudo para preencher a história clínica. <![CDATA[<b>Contributions from Gallese's neurophysiology and Bruner's psychology to the understanding of social learning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400018&lng=en&nrm=iso&tlng=en The current article makes an articulation between recent findings from neurophysiology such as the mirror neurons and neural plasticity, and others which were originated in psychology in order to achieve a better understanding of human social learning. Several of those recent findings provide support for concepts of psychology such as the relevance of inter-subjectivity, language and culture to psychological development, regarding not only individuals but also the human specie. More specifically, they evidence the role of direct and implicit understanding of others' actions, emotions and feelings in order to understand the development of social relationships. In this sense, relations are drawn between biological and cultural aspects. Gallese and Bruner are the authors taken as references for this reflection.<hr/>O artigo propõe algumas articulações que se podem estabelecer entre novos achados da neurofisiologia - no caso, a atuação dos neurônios-espelho e a plasticidade neural - e outros oriundos da psicologia, visando uma melhor compreensão da aprendizagem social. Vários desses achados recentes fornecem apoio para conceitos da psicologia como a importância essencial da intersubjetividade, da linguagem e da cultura para o desenvolvimento psicológico, não só do indivíduo, mas também da espécie humana. Mais especificamente, evidenciam um aspecto até o momento menos considerado no que se refere à cognição social - o papel do entendimento direto e implícito das ações, emoções e sensações para a compreensão do outro, para o estabelecimento e desenvolvimento das relações sociais. Nesse sentido, são traçadas relações entre elementos dos âmbitos biológico e cultural. Gallese e Bruner são os autores tomados como referência para a presente reflexão. <![CDATA[<b>Acute pain perception in panic disorder patients</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400019&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho investigou experimentalmente os limiares nociceptivos e a percepção subjetiva de dor no transtorno de pânico (TP). Trinta e sete pacientes com TP foram voluntariamente submetidos a um Teste Pressor ao Frio (TPF), em que uma de suas mãos era mergulhada em um banho termostatizado de água fria (7ºC) por um período máximo de três minutos. A latência de retirada da mão da água foi utilizada como um índice de dor aguda, enquanto a experiência subjetiva de dor foi avaliada por meio do Questionário McGill de Dor e de uma escala visual analógica. Os resultados indicaram latências similares de retirada da mão em comparação a 37 sujeitos-controle sadios, mas uma experiência subjetiva de dor significantemente maior nos pacientes com TP. Esse padrão de resultados não apenas confirma a utilidade do teste de pressor ao frio para a indução e estudo experimental da dor aguda em laboratório, mas também sugere uma importante associação entre dor e ansiedade.<hr/>The present study experimentally investigated the nociceptive threshold and the subjective pain perception in panic disorder (PD). Thirty seven PD patients were voluntarily submitted to a cold pressor test (CPT) in which one of their hands was dipped into a thermostatized cold water bath (7ºC) for a maximum period of three minutes. Acute pain experience was assessed by measuring the hand retrieval latency, whereas the subjective pain experience was evaluated through McGill Pain Questionnaire and a pain visual analog scale. As compared to 37 healthy control-subjects, results indicated similar hand retrieval latencies but a significantly higher subjective pain experience in PD patients. Such pattern of results not only indicates the usefulness of the cold pressor test to induce and experimentally study pain in laboratory settings, but also suggests an important anxiety-pain association. <![CDATA[<b>New relations among functional interpretations of the learned helplessness and the behavioral model of depression</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400020&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desamparo aprendido tem sido referido como sendo um modelo animal de depressão. Sua hipótese tradicional afirma que sujeitos submetidos a estímulos aversivos incontroláveis desenvolverão dificuldades de aprendizagem, diminuindo a freqüência de atividade. Essa análise historicamente apresentou certa dissonância com o modelo clínico que afirmava que alguns comportamentos aumentavam de freqüência durante o episódio depressivo. Contudo, algumas pesquisas mostraram que os sujeitos pré-expostos a incontrolabilidade aprendem a resposta de fuga, a depender das propriedades da contingência de teste como a contigüidade da conseqüência e o controle discriminativo. Esses dados impulsionaram a formulação de uma nova hipótese funcional para o procedimento experimental. No artigo, sugere-se um diálogo possível entre a nova hipótese e o modelo comportamental da depressão.<hr/>The learned helplessness has been referred as being an animal model of depression. Its traditional hypothesis affirms that subjects submitted to uncontrollable aversive stimuli will develop learning difficulties, reducing their activity frequency. Such analysis has historically presented certain dissonance with the clinical model that affirmed some behaviors increased in frequency during the depressive episode. However, some researches show that subjects pre-exposed to uncontrollability learn the escape response, depending on the properties of the test contingency such as the contiguity of the consequence and the specific discriminative control. Those data impelled the formulation of a new functional hypothesis for the experimental procedure. In this article, it is suggested a possible dialogue between the new hypothesis and the behavioral model of depression. <![CDATA[<b>Soul, body and the ancient greek civilization</b>: <b>the first observations of brain functioning and mental activities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400021&lng=en&nrm=iso&tlng=en Muitos dos conceitos existentes na neurociência moderna possuem suas origens nas especulações elaboradas pelos antigos filósofos e médicos gregos. Questões centrais sobre a fonte dos pensamentos humanos, o mecanismo da atividade cognitiva, e a natureza das emoções, percepção e movimento voluntário, por exemplo, foram levantadas pelos pensadores gregos. É a partir desta civilização que surgem as observações mais sistemáticas sobre a estrutura e o funcionamento do corpo, da mente e a relação entre estas duas entidades. Assim, o presente trabalho pretende observar as principais tentativas iniciais gregas em vincular estruturas do corpo (tais como o cérebro ou o coração) e atividades mentais, ao longo das diversas especulações gregas sobre a natureza, a filosofia, a psicologia e a medicina.<hr/>Many of the existing concepts in modern neuroscience have their origins in the speculations made by ancient Greek philosophers and physicians. Core questions about the source of human thought, the mechanism of cognitive activity as well as the nature of emotions, perceptions and voluntary movements, for example, were raised by Greek thinkers. It is from this civilization that arise more systematic observations on the structure and functioning of body, mind and relationship between these two entities. The present paper intends to adhere to the first Greek attempts to link structures of the body (such as the brain or the heart) and mental activities regarding various Greek speculations about the nature, philosophy, psychology and medicine. <![CDATA[<b>Effects of a cognitive training on the quality of life and well-being of healthy elders</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400022&lng=en&nrm=iso&tlng=en INTRODUÇÃO: A funcionalidade cognitiva de idosos está relacionada à sua saúde, à qualidade de vida e ao bem-estar psicológico, sendo considerada um indicador importante de envelhecimento ativo e longevidade. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino cognitivo na qualidade de vida e no bem-estar psicológico de idosos. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE recebeu doze sessões de treino cognitivo, que envolvia a instrução e prática de exercícios. RESULTADOS: Após o treino, os idosos do GE apresentaram melhor desempenho cognitivo, melhor percepção de qualidade de vida e maiores índices de bem-estar psicológico. CONCLUSÃO: Conclui-se que intervenções cognitivas que incluem tarefas de atenção, memória e funções executivas podem contribuir para a melhora da qualidade de vida e do bem-estar psicológico de idosos.<hr/>INTRODUCTION: The cognitive functioning of the elderly is related to their health, quality of life and psychological well-being and is considered an important indication of active aging and longevity. OBJECTIVE: To verify the effects of a cognitive training program on the quality of life and psychological well-being of the elderly. METHODS: 76 healthy elderly individuals were divided into experimental group (EG) and control group (CG). The EG received 12 sessions of cognitive training that involved exercise instruction and practice. RESULTS: After training, the elderly from EG presented better cognitive performance, better perception of quality of life and better scores of psychological well-being. CONCLUSION: We conclude that cognitive interventions that include attention, memory and executive function tasks can contribute to the improvement of quality of life and psychological well-being of the elderly.