Scielo RSS <![CDATA[Psicologia: Reflexão e Crítica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0102-797220120001&lang=en vol. 25 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Assessment Scale for Body Dysmorphic Disorder (AS-BDD)</b>: <b>psychometric properties</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo analisou as propriedades psicométricas da segunda versão da Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal - EA-TDC, de auto-relato, 40 itens, desenvolvidos para avaliar três critérios do Transtorno Dismórfico Corporal caracterizado por: preocupação excessiva com um imaginado defeito na aparência; sofrimento clinicamente significativo e prejuízo funcional em campos importantes da vida; a preocupação não é melhor explicada por outro transtorno. A análise de construto por juízes indicou acordo sobre 35 itens. Esses foram respondidos por 30 pacientes diagnosticados com TDC e 400 universitários. A validade de critério indicou capacidade de discriminação dos itens entre os indivíduos dos dois grupos amostrais. A análise fatorial exploratória sugeriu estrutura unidimensional da escala que permite medir, "preocupação excessiva e sofrimento com um imaginado defeito e os prejuízos sobre o funcionamento em diferentes áreas da vida". Os itens retidos revelaram excelente consistência interna. Definição de pontos de cortes e da capacidade de discriminar outros transtornos devem ser pesquisados.<hr/>This study analyzed the psychometric properties of the second version of the Assessment Scale for Body Dysmorphic Disorder (AS-BDD). It is a scale of self-report, with 40 items, developed to evaluate 3 dimensions of Body Dysmorphic Disorder (BDD): (a) excessive concern with a minor or imagined flaw in his/her personal physical characteristics, (b) significant clinical suffering and functional damage in important areas of life, and (c) such concern is not better explained by another disorder. The construct analysis by judges indicated accordance in 35 items which were answered by 30 patients diagnosed with BDD and 400 university students. The validity of criterion measures indicated ability to discriminate the items among the individuals of both sampled groups. The exploratory factor analysis suggested a unidimensional structure of the scale which allows to measuring "excessive concern with a minor or imagined flaw in his/her personal physical characteristics and the functional damages in different areas of life". The withheld items have shown excellent internal consistency. Cut point definitions and the ability to discriminate other disorders should be further studied. <![CDATA[<b>Positive affection measurement</b>: <b>subjective well-being in married people</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve por objetivo analisar as correlações entre os fatores do bem-estar subjetivo (BES) em uma amostra de 106 pessoas casadas há 16,11 anos em média. Foram aplicados: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Classificação Socioeconômica e Escala de Bem-estar Subjetivo (EBES). Para análise dos dados utilizou-se um software R e modelo multivariado para compreensão das correlações entre os domínios de BES. Todos os fatores da EBES mostraram-se correlacionadas entre si de modo significativo também em pessoas casadas, o que corroborou os resultados do estudo de validação da escala. Destaca-se a necessidade de estudos futuros que avaliem o BES em casais (díades), o que pode contribuir para a investigar se essa noção sofre influência do cônjuge ou apenas da situação conjugal.<hr/>The study analyzed the correlations among the different factors of subjective well-being (SWB) using a sample of 106 married people with an average of 16.11 years of marriage. The following instruments were used: Sociodemographic Questionnaire, Socioeconomic Questionnaire, and Subjective Well-being Scale (SWBS). Data analyses were conducted using the Software R and a multivariate model to understand the correlations among the factors of the SWBS. All factors of the SWBS were significantly inter-correlated, which confirm the results of the scale validation study. Future studies are necessary to evaluate the SWB in couples (dyads), which can help to understand whether this concept is influenced by the spouse or only by the marital status. <![CDATA[<b>Construction and psychometric evidences of a visual perception scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo teve como objetivo construir e conhecer os parâmetros psicométricos de um instrumento para análise da percepção visual de adultos. Para a construção da escala participaram 295 adultos saudáveis, sem déficits cognitivos ou perceptivo-visuais. Nesta etapa foi formulada uma escala tetrafatorial constituída por 20 itens que avaliam quatro dimensões referentes à percepção visual: constância da forma, figura-fundo, posição e relação espacial. Para obter evidências de validade foi utilizada uma amostra de 183 voluntários com boa saúde física e mental e acuidade visual normal ou corrigida. Os dados obtidos relatam a existência de concordância interjuízes, adequação semântica e significância no teste-reteste do instrumento. Os coeficientes de fidedignidade variaram de 0,84 a 0,93. Os quatro fatores esperados foram encontrados, cada um contendo 5 itens, e juntos explicaram 57,52% da variância do constructo. O instrumento apresentou parâmetros psicométricos adequados, o que pode justificar sua utilidade em pesquisas básicas e na prática clínica.<hr/>The main objective of this study was to develop and examine the psychometric parameters of an instrument used to evaluate adults' visual perception. The basic assumption was that visual perception includes constancy of form, figure-ground, position and spatial relation. A 4-factor solution was expected. Respondents were 183 healthy adults without cognitive or visual perception impairment. In the instrument it was possible to establish the existence of inter-judges agreement, semantic adequacy and test-retest significance. The reliability coefficients ranged from 0.84 to 0.93. The four expected factors were found, each one containing 5 items. This solution accounted for 57.52% of the construct variance indicating that the instrument has good psychometric parameters, which suggests its applicability in scientific research and clinical practice. <![CDATA[<b>Cognitive training and educational intervention for individuals with hypertension</b>: <b>effects on cognition</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVOS: Avaliar a possibilidade de aliar o treino cognitivo à intervenção psicoeducativa de oito sessões sobre hipertensão visando melhor manejo desta condição crônica em idosos. MÉTODOS: Participaram 64 idosos que se declararam como hipertensos, divididos em grupo experimental (GE, n=35) e grupo controle (GC, n=29). O grupo controle recebeu treino após o pós teste. O protocolo incluiu dados sócio-demográficos e clínicos, o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica (EDG), Teste Comportamental de Memória de Rivermead (RBMT), Fluência Verbal categoria animais (FV) e Short Cognitive Test (SKT). RESULTADOS: Pôde-se observar que o GE apresentou melhor desempenho cognitivo, quando comparado ao GC, após a intervenção. CONCLUSÕES: Podem ocorrer ganhos cognitivos associados a uma intervenção psicoeducativa para idosos hipertensos.<hr/>OBJECTIVES: To evaluate the possibility of combining cognitive training to an educational intervention composed by eight sessions about hypertension for a better management of the disease among the elderly. METHODS: 64 older adults who reported having hypertension, divided into experimental group (EG, n=35) and control group (CG, n=29) participated in the study. Control participants received training after the post-test. The protocol contained socio-demographic and clinical data, Mini-Mental State Examination (MMSE), Geriatric Depression Scale (GDS), Rivermead Behavioral Memory Test (RBMT), Verbal Fluency Animal Category (VF) and Short Cognitive Test (SKT). RESULTS: The EG showed better cognitive performance when compared with the CG, at post-test. CONCLUSION: Cognitive gains may occur after psychoeducational interventions for older adults with hypertension. <![CDATA[<b>Respiratory versus non respiratory subtypes of panic disorder with agoraphobia</b>: <b>cognitive behavioral therapy assessment</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en OBJETIVO: verificar a resposta dos pacientes com transtorno de pânico com agorafobia à modelo proposto de terapia cognitivo-comportamental (TCC) nos dois subtipos respiratórios de transtorno de pânico: o subtipo respiratório (SR) e subtipo não respiratório (SNR) Amostra randomizada por sorteio com 50 pacientes diagnosticados segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. A medicação: antidepressivos tricíclicos ou inibidores seletivos de recaptação da serotonina. Setenta e sete ponto seis porcento da amostra de pacientes de ambos os grupos apresentaram o SR e 22,4 % o SNR. Os pacientes do SR, responderam satisfatoriamente ao tratamento com técnicas da TCC, reduzindo ansiedade, sintomas respiratórios e os ataques de pânico. Os pacientes do SR melhoraram, segundo a escala de avaliação global do funcionamento, de 55,8 para 70,9 em comparação com o SNR.<hr/>The objective of the present study was to verify the response of patients with panic disorder (agoraphobia) to existing cognitive-behavior therapy models (CBT) of two respiratory subtypes of panic disorder (PD): respiratory subtype (RS) and non respiratory subtype (NRS). We randomly selected a sample of 50 patients diagnosed according to the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. The medication used was tricycle or selective serotonin reuptake inhibitor antidepressants. Seventy-seven point six percent of the patients from both groups showed RS and 22.4% the NRS. The RS patients responded satisfactorily to the treatment with techniques of CBT decreasing anxiety, breathing symptoms and panic attacks. According to the global functioning assessment scale, RS patients improved from 55.8 to 70.9 in comparison with NRS ones. <![CDATA[<b>Development and validation of Brazilian scales for measuring perception and internalization of body norms</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal deste estudo foi adaptar, desenvolver e validar escalas brasileiras de normatização da aparência corporal para homens e mulheres. No Estudo 1 a escala SATAQ revelou uma estrutura bifatorial problemática. O Estudo 2 traz o desenvolvimento da EFIC/EMIC (Escala Feminina/Masculina de Normatização Corporal). Ambas apresentaram uma estrutura bifatorial, incluindo os fatores "internalização geral" (cargas fatoriais entre 0,85 e 0,37) e "intenção de comportamento" (cargas fatoriais entre 0,73 e 0,38). No Estudo 3 foram validadas juntas as escalas dos Estudos 1 e 2, acrescidos de análises correlacionais com dados demográficos. Observou-se relação entre ler, comentar e comprar produtos de beleza com a normatização da aparência corporal. A escala final agregou itens da SATAQ e EFIC/EMIC, mantendo os mesmos fatores da estrutura bifatorial.<hr/>The current research aimed at adapting, developing and validating Brazilian scales related to body image norms for both genders. In study 1, SATAQ revealed a problematic two-factor structure. Study 2 focused on the development of Male and Female Body Image Scales. Both scales revealed a two-factor structure, comprising the factors "general internalization" (factor loadings ranging from .85 to .37) and "behavioral intention" (factor loadings ranging from .73 to .38). In study 3, combined scales from study 1 and 2 were validated. Besides that, correlational analyses with demographic data were performed. The analyses indicated a relation between reading, commenting and buying beauty products with body image norms. The final scale grouped SATAQ's and Male and Female Body Image Scales' items, keeping the same factors of the two-factor structure. <![CDATA[<b>Using Mantel-Haenszel methods for detecting differential item functioning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en As estatísticas englobadas sob a denominação métodos Mantel-Haenszel (MH), por suas simplicidades, baixo custo computacional e bons resultados, são os métodos mais empregadas para detectar o funcionamento diferencial dos itens (DIF). Os métodos MH podem ser usados para detectar o DIF tanto em itens dicotômicos como em itens politômicos, permitindo comparar dois ou mais grupos simultaneamente, e aplicam-se tanto no âmbito da Teoria Clássica dos Testes (TCT) como da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Este artigo fornece uma visão completa e integrada dos métodos MH e apresenta um programa que permite aplicar essas estatísticas no estudo do DIF. O programa é gratuito e está disponível em Espanhol, Inglês e Português.<hr/>Statistics comprised under Mantel-Haenszel (MH) methods designation constitute one of the most popular and low cost differential item functioning (DIF) detection methods. Mantel-Haenszel methods permit DIF assessment of dichotomous and polytomous items in multiple groups simultaneously, and they can be applied both under Classical Test Theory and Item Response Theory. This paper provides a framework for integrating the different MH statistics used in DIF research, and describes the software that has been developed to provide an easy-to-use program for conducting DIF analyses using the statistics. The program is free of charge and it is available in the following languages: Spanish, English and Portuguese. <![CDATA[<b>Zulliger and social skills</b>: <b>validity evidences in business context</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi verificar evidências de validade do Zulliger no Sistema Compreensivo ZSC, focalizando a variável relacionamento, em correlação ao Inventário de Habilidades Sociais IHS. Participaram 19 sujeitos, entre 18 e 43 anos, de uma loja de supermercado. Nos indicadores, destacam-se as correlações das variáveis GHR, H, GPHR, Sum H do ZSC com os fatores GIHS, F3 e F1 do IHS, e variáveis AG, PHR, Sum T com os fatores GIHS e F5. Os resultados contribuíram para asseverar a validade do Zulliger no âmbito empresarial, e comprovaram a presença de um bom relacionamento interpessoal entre os profissionais que trabalham no atendimento ao público, confirmando as expectativas do estudo.<hr/>The aim of this study was to verify the validity evidence of Zulliger Comprehensive System ZSC focusing the variable `relationship' in correlation to the Social Skills Inventory. Nineteen supermarket workers, aged between 18 and 43 years old, participated in the study. The indicators include the correlations of variables GHR, H, GPHR; Sum H of ZSC with the factors GIHS, F3 and F1 of HIS; and variables AG, PHR, Sum T with the factors GIHS and F5.The results contributed to certify the validity of Zulliger in the business field and prove the presence of good interpersonal relationships among professionals who work with the public, confirming the assumptions of the study. <![CDATA[<b>Intelligence, age and schooling</b>: <b>data from the Battery of Reasoning Tests (BRT-5)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Intelligence is commonly divided into two distinctive areas: fluid intelligence (Gf), which is understood as the skill of reasoning or intelligence as a process, and crystallized intelligence (Gc) that involves skills that are more related to learning and experience (knowledge-based skills). The objective of the present work was to investigate the effects that schooling and age exert on fluid and crystallized intelligence measuring students' results in sub-tests of the Battery of Reasoning Test (BRT-5). This study considered a sample composed of 1,722 students - 603 were assessed with Form A of the battery and 1,119 with Form B. The results show that intelligence is systematically associated with schooling and age. Some difficulties in separating the effects of cognitive development from the effects of formal learning on students' cognitive performance are also emphasized.<hr/>A inteligência é comumente dividida em fluida (Gf), entendida como habilidade de raciocínio ou inteligência como um processo, e cristalizada (Gc) como as habilidades mais associadas à aprendizagem e experiência (habilidades associadas aos conhecimentos). No presente trabalho, o objetivo foi investigar os efeitos que a escolarização e a idade exercem sobre Gf e Gc tomando os resultados dos alunos nos subtestes da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Este estudo considerou uma amostra composta por 1722 estudantes respondendo 603 à forma A dessa bateria e 1119 à sua forma B. Os resultados apontam relações sistemáticas entre inteligência, escolaridade e idade. Também se enfatiza a dificuldade em se separar os efeitos do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem formal no desempenho cognitivo dos alunos. <![CDATA[<b>Drugs, violence and emotional aspects in prisoners</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Objetivo deste trabalho foi avaliar: o abuso/dependência de drogas; os aspectos emocionais de carcerários e relacionar o uso de drogas com a conduta agressiva; sintomas depressivos e ansiosos; tipo de crime e reincidência. Os instrumentos utilizados foram: BDI, BAI, STAXI e MINI Plus. Os participantes (N=60) tinham média de idade de 27,88 (±4,53) anos com período mínimo de quatro meses de prisão. Constatou-se um nível de agressividade baixo, de sintomas depressivos e ansiosos mínimos, elevado índice de uso abusivo de álcool e outras drogas e associação entre uso de drogas, sintomas depressivos e agressividade. Concluiu-se que na amostra estudada houve alta frequência de uso de álcool e crime por roubo e que o uso de drogas tem um papel importante na agressividade e nos sintomas depressivos.<hr/>The objectives of the present work were to evaluate the severity of drug abuse and drug dependence among prisoners as well as their emotional aspects, and to relate drug use with violent behavior, symptoms of depression and anxiety, type of crime and relapse. The instruments used were: BDI, BAI, STAXI and MINI Plus. The participants (N=60) were on average 27.88 years old (SD=4.53) and the minimum period of imprisonment was four months. The results showed that aggressiveness levels were low, and depression and anxiety levels were minimal in prisoners. However, a long history of alcohol consumption and other drugs abuse were observed among them as well as traits of depressive symptoms and aggressiveness. In conclusion, a large number of prisoners were alcohol addicted and their main kind of crime was robbery. They also showed emotional disorders related to aggressiveness and depression. <![CDATA[<b>Cognition in elderly people</b>: <b>study of the Short Form 8 (SF8) of the Wechsler-III Scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Using psychometrical instruments adequate for the elderly cognitive evaluation is crucial. The Short Form (SF8) of the WAIS-III has been recommended for such purpose. This study aimed at characterizing cognition in the elderly using the SF8. A hundred ninety two individuals, aged 60 or older, were divided into case and control groups (G1 and G2). Women were the majority (75%). The mean age was 75.9 years (SD=9.1) and their educational level 6.40 years (SD=4.8). There were significant differences in the groups' cognition according to the age, with better performance on verbal than executive skills. Schooling influenced the cognitive performance. The SF8 seemed to be advantageous in evaluating the elderly. It is important to investigate the behavior of individuals with different diagnoses in the SF8.<hr/>Utilizar instrumentos psicométricos e adequados à avaliação cognitiva de idosos é fundamental. A Forma Abreviada (FA8) da WAIS-III vem sendo indicada nessa tarefa. Este estudo objetivou caracterizar a cognição de idosos, utilizando a FA8. Cento e noventa e dois indivíduos, de 60 ou mais anos, foram divididos em grupos caso e controle (G1 e G2). As mulheres foram maioria (75%). A média etária foi de 75,9 anos (DP=9,1) e a de escolaridade de 6,4 anos (DP=4,8). Houve diferença significativa na cognição dos grupos segundo a faixa etária, com melhor rendimento em habilidades verbais que executivas. A escolaridade influenciou o desempenho cognitivo. A FA8 mostrou-se vantajosa na avaliação de idosos. Faz-se importante investigar o comportamento de indivíduos com diferentes diagnósticos na FA8. <![CDATA[<b>Cognitive style and learning strategies as factors which affect academic achievement of brazilian university students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en In the present study, the influence of the cognitive style called field dependence-independence on academic achievement of Brazilian university students was explored as well as the mediating effect of learning strategies on that influence. Learning strategies of 313 first-year university students (189 women and 124 men; M age = 20.86, SD = 3.86) from different fields, with upper, medium and lower scores on field dependence-independence were assessed on a self-report questionnaire and their overall academic marks in the first year were registered. Results of a regression analysis showed that cognitive style and learning strategies significantly contributed to academic achievement. A path analysis revealed that planning strategies mediated the influence of cognitive style on achievement.<hr/>No presente estudo, a influência do estilo cognitivo dependência-independência de campo no rendimento acadêmico de estudantes universitários brasileiros foi explorada, bem como o efeito mediador das estratégias de aprendizagem nesta influência. As estratégias de aprendizagem de 313 estudantes universitários de primeiro curso (189 mulheres e 124 homens, idade M=20,86, DP= 3,86) a partir de diferentes domínios, com pontuações elevadas, intermediárias e baixas em dependência-independência de campo, foram avaliadas em um auto questionário e as suas médias globais de rendimento acadêmico no primeiro ano foram registradas. Resultados de uma análise de regressão mostraram que o estilo cognitivo e as estratégias de aprendizagem contribuem significativamente para o sucesso acadêmico. Uma path analysis revelou que as estratégias de planejamento mediam a influência do estilo cognitivo na sua realização. <![CDATA[<b>Contextual reading and metalinguistic processing in Brazilian portuguese</b>: <b>a longitudinal study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Habilidade metalingüística é a habilidade de refletir sobre a linguagem como objeto do pensamento. Dentre as habilidades metalingüísticas duas parecem estar associadas à leitura e a escrita: a consciência morfológica e consciência fonológica. Consciência fonológica é a habilidade de refletir sobre os fonemas que compõem a fala e a consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. Esta última parece ser particularmente importante para compreensão de texto e leitura contextual, visto que além das informações fonológicas, informações sintático-semânticas devem ser utilizadas. Este estudo se propôs a investigar a relação entre essas habilidades e a compreensão de texto medida pelo Cloze em um estudo longitudinal. Na primeira parte foi explorada a relação entre as tarefas de consciência morfológica e os escores no Cloze através de correlações simples e, na segunda, averiguou-se a especificidade desta relação utilizando-se regressões múltiplas. Os resultados dão certo apoio à hipótese de que a consciência morfológica contribui independentemente da fonológica para leitura contextual no português.<hr/>Metalinguistic skill is the ability to reflect upon language as an object of thought. Amongst metalinguistic skills, two seem to be associated with reading and spelling: morphological awareness and phonological awareness. Phonological awareness is the ability of reflecting upon the phonemes that compose words, and morphological awareness is the ability of reflecting upon the morphemes that compose the words. The latter seems to be particularly important for reading comprehension and contextual reading, as beyond phonological information, syntactic and semantic information are required. This study is set to investigate - with a longitudinal design - the relation between those abilities and contextual reading measured by the Cloze test. The first part of the study explores the relationship between morphological awareness tasks and Cloze scores through simple correlations and, in the second part, the specificity of such relationship was inquired using multiple regressions. The results give some support to the hypothesis that morphological awareness offers an independent contribution regarding phonological awareness to contextual reading in Brazilian Portuguese. <![CDATA[<b>Maternal depression, behavioral profile and school performance in school-age children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en The aim of this study was to compare behavioral profile and school performance of school-age children living with a mother who presents clinical history of recurrent depression, diagnosed according to CID-10 criteria in order to verify the influences of such adversity. Thirty-eight mother-child dyads were evaluated using tests, interviews and questionnaires. Approximately two-thirds of the children presented behavioral and school performance difficulties with predominance of emotional and relationship problems, and impairment in the three areas of school performance which were assessed (writing, arithmetic and reading). Such difficulties may be associated with the negative impact of maternal depression. One-third of the children did not present difficulties, which suggests the use of protective mechanisms. The study highlights the importance of considering differences in children's profiles for the planning of mental health practices.<hr/>Objetivou-se comparar o perfil comportamental e de desempenho escolar de crianças, em idade escolar, que convivem com mães com história clínica de depressão recorrente, diagnosticada de acordo com os critérios da CID-10, visando verificar as influências dessa adversidade para as crianças. Foram avaliadas 38 duplas mãe-criança por testes, entrevista e questionários. Aproximadamente dois terços das crianças apresentaram dificuldades comportamentais e de desempenho escolar, predominando problemas emocionais, nos relacionamentos e nas três áreas avaliadas do desempenho escolar (escrita, aritmética e leitura), evidenciando o possível impacto da depressão materna. Um terço das crianças não apresentou dificuldades, sugerindo a ação de mecanismos protetores. Destaca-se a relevância de se considerar tais diferenças no perfil das crianças no planejamento de práticas de saúde mental. <![CDATA[<b>Social agents from protection networks in fighting commercial sexual exploitation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, apresentam-se dados de pesquisa sobre a percepção dos Agentes Sociais que atuam no enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. As entidades caracterizam-se por Organizações Governamentais, Organizações Não-Governamentais, Sistema de Justiça e Instâncias de Direitos. Compõem uma Rede de 15 instituições e foram entrevistados 31 Agentes Sociais de 12 delas. Utilizou-se um questionário composto de questões abertas e fechadas sobre: Conhecimento do Sistema de Proteção; Percepção da ESCCA; Formas de Enfrentamento da ESCCA; Procedimentos e Medidas em casos de suspeitas, identificações, denúncias e notificações. A maioria dos Agentes Sociais tem conhecimento do papel da instituição, embora alguns desconheçam parte da Legislação e as formas de se efetivar na prática o papel daquelas e a articulação interinstitucional.<hr/>This article shows the data collected in a research regarding the perception of Social Agents who act in fighting children and adolescents' commercial sexual exploitation. The networking is composed by Governmental Organizations, Non-governmental Organizations, Justice System and Human Rights entities. They compose a network of 15 institutions, and 31 Social Agents who belonged to 12 of them were interviewed. It was used a questionnaire composed by open and closed questions about protection systems knowledge; perception of children and adolescents' commercial sexual exploitation; forms of fighting children and adolescents' commercial sexual exploitation; procedures and actions in case of suspicion, identification, denunciation and notification. Most of the Social Agents who make part of the network know the role of the institution where they work, although some of them do not know part of the Legislation which deals with this problematic and they also do not know the forms to effectuate in practice the purpose of the Legislation and its inter-institutional articulation. <![CDATA[<b>Eating disorders in pregnancy</b>: <b>a review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta revisão de literatura visa abordar os processos envolvidos nas perturbações do comportamento alimentar no período gravídico, nomeadamente no que respeita às vivências subjectivas das mulheres grávidas e dos seus companheiros. Apesar da escassez de estudos sobre a sua experiência neste período, sobretudo relativos às vivências dos intervenientes, é visível a variedade de respostas das grávidas que tiveram alguma perturbação do comportamento alimentar na sua história de vida. Para além da prevalência e dos riscos associados a estas perturbações para a grávida e para o bebé, analisa-se a precipitação, melhoria, manutenção ou agravamento de sintomas associados a estas perturbações e possíveis factores envolvidos. Aborda-se, finalmente, a importância na avaliação e intervenção dos técnicos de saúde.<hr/>This literature review aims at approaching the processes involved in eating disorders during pregnancy period, in particular regarding the subjective experiences of pregnant women and their partners. Despite the shortage of studies on their experience in this period, particularly concerning the experiences of stakeholders, there's a large variety of responses of pregnant women who had some eating disorder in their lives. In addition to the prevalence and risks associated to such disruptions for the women and their babies, we also analyze the precipitation, improvements, maintenance or worsening of symptoms related to eating disorders and other possible factors involved. It is also approached the importance of assessment and intervention on the part of health professionals. <![CDATA[<b>Promoting self-concept and self esteem through a peer reading program</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaram-se duas escalas devido à discrepância de idade das crianças. Os resultados obtidos demonstram que este Programa teve um efeito positivo em todas as dimensões do autoconceito, quer para os tutores como para os tutorandos, e na auto-estima dos tutores. As crianças do Grupo Experimental apresentaram valores estatisticamente superiores aos dos alunos do Grupo de Controle.<hr/>A positive self-concept is essential for children's academic success. One way of promoting self-concept is by the implementation of tutorial programs. Thus, this research aimed to evaluate the effects of a Peer Reading Program on self-concept of 2nd and 4th grade students and on self-esteem of older students. In order to assess self-perceptions two scales were used due to the discrepancy in children's age. The results show that the Peer Reading Program had a positive effect on all dimensions of self-concept, for tutors and tutees, and on tutors' self-esteem. Children's outcomes obtained in the experimental group were statistically higher than those of students in the control group. <![CDATA[<b>The development of analogical inference in children living in slums</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Se describe el desarrollo de la inferencia analógica en 405 niños de 3, 4 y 5 años, que viven en sectores urbanos pobres de las ciudades Colombianas de Cali y Santa Marta. Con este fin, se les propuso individualmente un problema de inferencia analógica. Los resultados muestran que niños de todas las edades son capaces de solucionar el problema utilizando la estrategia que requiere establecer inferencia y relaciones de analogía, aunque el porcentaje de niños de 5 años que la usa es significativamente mayor que el de los otros dos grupos. Los resultados obtenidos permiten discutir dos tendencias en el desarrollo cognitivo: una centrada en la edad y la otra en el variabilidad intra e inter-individual.<hr/>The development of analogical inference is described through the study of 405 children aged 3, 4 and 5 years old, living in poor urban neighborhoods in two Colombian cities - Cali (204) and Santa Marta (201). In order to accomplish the objective, children were asked to individually solve an inference problem based on analogical relations. Independently of their age, children were able to solve the problem using a strategy that requires establishing inference and analogical relations. Nevertheless, a higher percentage of the 5-year-old children tend to use that strategy more often. The results obtained allow the discussion of two conceptions of development: one focused on the age and the other on intra- and inter-individual variability. <![CDATA[<b>Caretaking behavior among siblings in children's shelters</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100020&lng=en&nrm=iso&tlng=en This study analyzed 742 events involving caretaking behavior among sheltered children with or without siblings in the same institution. Statistical tests were used for intergroup evaluation in comparison to focal subjects. Children with siblings showed a greater number of those behaviors and they were primarily directed to non-sibling peers (roommates) or adults (caretakers). The study also revealed that the caretaking behavior was more frequent in the group of children with siblings in the institution whereas those without siblings showed a more affective contact and behaviors directed more to adults than to peers. It was concluded that the caretaking behavior is present among siblings, but it assumes particular shapes because of the complex social dynamics that characterize the research environment.<hr/>Este estudo analisou 742 eventos envolvendo comportamento de cuidado entre crianças abrigadas com e sem irmão na mesma instituição. Foram aplicados testes estatísticos para avaliação intergrupal na comparação entre os sujeitos focais. As crianças com irmão manifestaram a maior proporção desses comportamentos e foram dirigidos principalmente a parceiros não-Irmãos (companheiros de dormitório) ou adultos (cuidadores). O estudo revelou ainda que o comportamento Brincar de cuidar foi mais freqüente no grupo de crianças Com Irmão na instituição enquanto que entre os participantes Sem Irmão predominou Estabelecer contato afetuoso e comportamentos direcionados mais a adultos do que aos pares. Conclui-se que o comportamento de cuidado está presente entre irmãos, mas assume formas particulares em razão da complexa dinâmica social que caracteriza o ambiente pesquisado. <![CDATA[<b>Cognitive psychology and consumption</b>: <b>the impact of the amount of information on goal framing</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O efeito de configuração de objetivos refere-se ao achado de que distintas formas de apresentação de um mesmo conteúdo de comunicação tendem a gerar diferentes graus de persuasão nos consumidores. Esse resultado parece um reflexo de respostas automáticas (intuitivas) dadas pelo consumidor frente a menores quantidades de informação. Este artigo apresenta os resultados de um experimento que investigou o impacto da quantidade de informações no efeito de configuração de objetivos. Participaram do experimento 296 estudantes universitários, designados a quatro grupos constituídos em função das variáveis configuração (ganhos e perdas) e quantidade de informações (expandidas e resumidas). Os resultados evidenciaram um efeito de configuração apenas entre as versões resumidas do texto, sendo a configuração de ganhos considerada a mais convincente.<hr/>Goal framing effect refers to the finding that different ways of presenting the same content of communication tend to generate different degrees of persuasion among consumers. It seems to be a reflex from automatic (intuitive) responses given by consumers regarding low amounts of information. This research shows the results of an experiment investigating the impact of the amount of information on goal framing effect. In a between-subject design experiment, 296 undergraduates were split in four conditions, being exposed to different text frames (gains and losses) and amounts of information (extended and abbreviated). The results have shown goal framing effect only for the abbreviated versions of the text, being gain frame the most persuasive. <![CDATA[<b>Effects of perspective on the amplification of object sizes that intercept the horizon line</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100022&lng=en&nrm=iso&tlng=en Foram investigados os efeitos do gradiente de textura e da posição do estímulo teste com relação à linha do horizonte na percepção de tamanho relativo. Pelo método das escadas duplas, cinquenta voluntários ajustaram o tamanho de uma barra apresentada acima, abaixo ou no nível do horizonte para que fosse percebida do mesmo tamanho que uma barra apresentada no campo visual inferior. Os estímulos foram apresentados por 100ms sobre cinco fundos de tela. O gradiente de perspectiva contribuiu mais para a superestimação de tamanho relativo que o gradiente de compressão. Os tamanhos dos objetos que interceptavam a linha do horizonte foram superestimados. O sistema visual mostrou-se bastante eficaz em extrair informações de profundidade da perspectiva, fazendo-o mesmo em apresentações muito breves.<hr/>We investigated the effects of texture gradient and the position of test stimulus in relation to the horizon on the perception of relative sizes. By using the staircase method, 50 participants adjusted the size of a bar presented above, below or on the horizon as it could be perceived in the same size of a bar presented in the lower visual field. Stimuli were presented during 100ms on five background conditions. Perspective gradient contributed more to the overestimation of relative sizes than compression gradient. The sizes of the objects which intercepted the horizon line were overestimated. Visual system was very effective in extracting information from perspective depth cues, making it even during very brief exposure. <![CDATA[<b>Effects of an attention, memory and executive functions training on the cognition of healthy elderly people</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722012000100023&lng=en&nrm=iso&tlng=en INTRODUÇÃO: Estudos mostram declínio significativo em funções cognitivas, como memória, atenção e funções executivas ao longo do processo de envelhecimento normal. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), cada um com 38 indivíduos. O GE recebeu doze sessões de treino de atenção, memória e funções executivas. RESULTADOS: O GE no pós-teste apresentou melhor desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho, linguagem (inferências e escrita espontânea), praxia construcional, resolução de problemas e funções executivas. Conclusão: O treino revelou resultados significativos para uma intervenção de doze sessões, indicando que idosos saudáveis podem melhorar seu desempenho cognitivo.<hr/>INTRODUCTION: Studies show there is a significant decrease in cognitive functions such as attention, memory and executive functions throughout the normal aging process. OBJECTIVE: To verify the effects of an attention, memory and executive functions training on the cognition of healthy elderly people. METHODS: 76 healthy elderly subjects were divided into experimental (EG) and control groups (CG), both were composed by 38 participants each. The EG received 12 training sessions in attention, memory and executive functions. RESULTS: In the post-test, the EG presented better performance in tasks of attention, working memory, language (inferences and spontaneous writing), constructional praxia, problems solving, and executive functions. CONCLUSION: The training revealed significant results for a 12-session intervention, indicating that healthy elderly individuals may improve their cognitive functions.