Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20180001&lang=en vol. 35 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Thematic session: Positive psychology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Assessment of psychosocial factors at work: A systematic review]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper presents a systematic review of Brazilian and international studies on the assessment of psychosocial factors, published between 2009 and 2015, with emphasis on the analysis of assessment instruments. One of the main interests of this review was to identify, in the published articles, the use of principles of Positive Psychology in the analysis of factors of prevention, promotion and health protection of workers. A total of 5,724 articles were found. Articles that were repeated or not written in Portuguese, English or Spanish were excluded. Thus, after analysis, 410 articles remained. Of these, 69 articles that dealt directly with the evaluation of psychosocial factors at work were selected. Most studies address the pathogenesis of psychosocial factors, but there is increasing number of studies that combine the analyses of pathogenic factors with motivational factors in health promotion and in the study of preserved positive aspects. We found that although the findings indicate an incipient movement concerning some protective factors (social support, creativity, engagement, etc.), there are still few studies in the Positive Psychology approach. We suggest that further studies test integrative theoretical models or stressors and motivational factors to deepen the understanding of the protective factors and positive aspects associated with psychosocial factors at work.<hr/>Resumo Este artigo realiza uma revisão sistemática nos estudos brasileiros e internacionais para a avaliação de fatores psicossociais, entre 2009 e 2015, com ênfase na análise de instrumentos de avaliação. Um dos interesses principais nessa revisão foi identificar a utilização dos princípios da Psicologia Positiva na análise dos fatores de prevenção, promoção e proteção à saúde dos trabalhadores nos artigos investigados. Foram encontrados 5.724 artigos. Foram excluídos trabalhos repetidos e não escritos em português, inglês ou espanhol. Restaram 410 artigos. Destes foram selecionados 69 que tratavam diretamente sobre avaliação dos fatores psicossociais do trabalho. A maioria dos estudos lida com a patogênese dos fatores psicossociais, mas há uma produção crescente combinando análises de fatores patogênicos com fatores motivacionais na promoção da saúde e no estudo de aspectos positivos preservados. Constatou-se que embora os achados indiquem um movimento incipiente de considerar alguns fatores protetivos (suporte social, criatividade, engajamento, etc.), ainda há poucos estudos no enfoque da Psicologia Positiva. Sugere-se que estudos futuros testem modelos teóricos integrativos ou fatores estressores e motivacionais para aprofundar o entendimento dos fatores de proteção e aspectos positivos associados a fatores psicossociais no trabalho. <![CDATA[Transformational leadership and team effectiveness. The mediator role of supportive behaviors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste estudo foi analisar o papel mediador dos comportamentos de suporte na relação entre a liderança transformacional e quatro critérios da eficácia da equipe (designadamente, o desempenho, a viabilidade, a qualidade da experiência grupal e os processos de melhoria). Conduziu-se um estudo empírico com uma amostra composta por 653 participantes de 117 equipes de diferentes setores de atividade (e.g., indústria, proteção civil, consultoria), onde foram testadas as relações previstas. Os resultados mostraram um efeito direto positivo da liderança transformacional nos comportamentos de suporte, assim como dos comportamentos de suporte na eficácia da equipe (nomeadamente, no desempenho, na viabilidade, na qualidade da experiência grupal e nos processos de melhoria). Além disso, foi igualmente identificado um efeito mediador dos comportamentos de suporte na relação entre a liderança transformacional e os quatro critérios da eficácia da equipe. Implicações para a investigação, para a prática profissional e pistas para futuras pesquisas foram apresentadas.<hr/>Abstract The aim of the present study was to analyse the mediator role of supportive behaviours in the relationship between transformational leadership and four team effectiveness criteria: performance, viability, quality of group experience, and improvement processes. An empirical study was conducted with a sample of 653 participants from 117 teams from different professional practice sectors (e.g., industry, civil protection, and consultancy), in which these relationships were tested. The results showed a positive direct effect of transformational leadership on supportive behaviours and on team effectiveness (including performance, viability, quality of the group experience, and improvement process). Furthermore, the present study also identified the mediator effect of supportive behaviours on the relationship between transformational leadership and the four team effectiveness criteria considered. Implications for research and professional practice were discussed, and suggestions for further studies were offered. <![CDATA[Relationship between character strengths and personality traits]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100029&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The objective of this study was to determine which Character Strengths can be predicted by Personality traits using the instruments Forças de Caráter (Character Strengths Scale) and Bateria Fatorial de Personalidade (Factor Personality Questionnaire). A total of 217 university students, with an average age of 22 years participated in this study; 53% were female. The results indicated that the strengths Vitality, Gratitude, Persistence, Spirituality, Kindness, Humor, Social Intelligence, Citizenship, Fairness, and Creativity were best explained by the traits Extraversion, Agreeableness, and Neuroticism. Moreover, Extraversion and Agreeableness were the traits that were most often associated with the Character Strengths. The findings were discussed in the light of relevant literature, and further studies were recommended.<hr/>Resumo O objetivo deste estudo foi investigar quais Forças de Caráter podem ser preditas pelos traços de Personalidade, utilizando-se os instrumentos Escala de Forças de Caráter e Bateria Fatorial de Personalidade. Os participantes foram 217 universitários, sendo 53% do sexo feminino, com média de idade de 22 anos. Os resultados indicaram que as forças Vitalidade, Gratidão, Perseverança, Espiritualidade, Bondade, Humor, Inteligência social, Cidadania, Imparcialidade e Criatividade são melhor explicadas pelos traços Extroversão, Socialização e Neuroticismo. Ao lado disso, Extroversão e Socialização foram os fatores que mais se associaram às Forças de Caráter. Os achados foram discutidos à luz da literatura e novos estudos são sugeridos. <![CDATA[Scale for Identification of Characteristics of Giftedness: Internal structure analysis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100039&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Procedures used for identifying giftedness have been widely discussed in the literature. The present study aimed to investigate the evidence of validity based on the internal structure of a self-report scale to identify characteristics of giftedness. The sample consisted of 276 Elementary and Middle School students, aged between 9 and 12 years, and was 60.0% female. The instrument used was the first version of this scale, which was composed of 44 items related to the topic. Exploratory Factor Analysis was carried out, and the results revealed a two-factor solution, explaining 40.4% of the total variance. The first factor was denominated Socio-emotional Characteristics, and the second factor was denominated Cognitive Characteristics. The results corroborate the data in the scientific literature, which suggest that giftedness is a multidimensional construct that encompasses attributes that go beyond the intellectual scope.<hr/>Resumo As diversas formas de identificação das Altas Habilidades/Superdotação têm sido amplamente discutidas na literatura. O presente estudo objetivou investigar as evidências de validade da estrutura interna de uma escala de autorrelato para identificação de características associadas ao tema. A amostra constituiu-se de 276 estudantes de ensino fundamental, com idades entre 9 e 12 anos, sendo 60,0% do sexo feminino. O instrumento respondido foi a primeira versão desta escala composta por 44 afirmações relacionadas ao tema. O procedimento de Análise Fatorial Exploratória apresentou uma solução de dois fatores, os quais explicariam 40,4% da variância total. O primeiro fator foi chamado de Características Socioemocionais e o segundo, Características Cognitivas. Os resultados corroboram a literatura científica, a qual compreende o construto como multidimensional, incluindo atributos que vão além do âmbito intelectual. <![CDATA[Psychometric properties of the Subjective Well-Being Scale using the Rating Scale Model]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100053&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Positive Psychology has gained momentum in the international scenario, and one of its first constructs that has been studied in Brazil is subjective well-being. This study aims to verify the Escala de Bem-Estar Subjetivo (Subjective Well-Being Scale) Scale’s psychometric properties by independently applying the Item Response Theory’s rating scale model to each scale component. Evidence of validity was verified based on internal structure and reliability coefficients, which were assessed through internal consistency. In order to do so, a subject database consisting of 182 male and female college students aged between 18 and 57 years old was used (mean age of 24.6 years). Results showed evidence of unidimensionality of all three factors of the scale. In addition, only one of the factors’ response category did not have the expected results. Participants tended to choose mostly Positive Affect items, and negative affect had the lowest theta average. The implications of these findings to the instrument’s psychometric quality are thoroughly discussed.<hr/>Resumo A Psicologia Positiva vem ganhando espaço no cenário mundial e um dos primeiros construtos estudados no Brasil foi o bem-estar subjetivo. Este estudo teve como objetivo verificar as propriedades psicométricas da Escala de Bem-Estar Subjetivo, aplicando o Rating Scale Model, da Teoria de Resposta ao Item, de forma independente, a cada componente da escala. Especificamente, verificou-se evidências de validade com base na estrutura interna e coeficientes de fidedignidade por consistência interna. Para tanto, utilizou-se um banco de dados com 182 sujeitos, estudantes universitários de ambos os sexos, com idades entre 18 e 57 anos (M = 24,6 anos). Os resultados mostraram que os três fatores da Escala de Bem-Estar Subjetivo apresentam evidências de unidimensionalidade. Além disso, apenas uma categoria de resposta de um dos fatores não funcionou conforme o esperado. Verificou-se que os participantes tenderam a endossar com maior facilidade os itens de afetos positivos, enquanto a menor média de theta foi com os afetos negativos. As implicações desses achados em relação à qualidade psicométrica do instrumento são discutidas. <![CDATA[Memory and intellectual styles: Performance of students with learning disabilities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100065&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Studies addressing issues related to information processing are necessary to understand some of the explanatory aspects of the changes in the learning process. The objective of the this study was to evaluate memory and intellectual styles in Elementary and Middle school students diagnosed with dyslexia and Attention Deficit Hyperactivity Disorder and in students without learning disabilities. A total of 370 students from public schools were individually evaluated using the Rey Complex Figure Test and the Thinking Styles Inventory – Revised II. The results showed significant differences in the memory condition between students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder and those without learning disabilities. Significant differences in the scores of the Thinking Styles Inventory were also found between the three groups evaluated. Memory was negatively correlated with the conservative style. The difference between the groups and the correlation between these instruments pointed to the need for further research to assess these variables in the groups of students with learning disabilities.<hr/>Resumo O estudo sobre as questões relacionadas ao processamento da informação se faz necessário para entender alguns dos aspectos explicativos das alterações na aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi avaliar a memória e os estilos intelectuais nos alunos do ensino fundamental com diagnóstico de dislexia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar. Foram avaliados, individualmente, 370 alunos de escolas públicas. Utilizou-se o teste Figuras Complexas de Rey e o Inventário de Estilos Intelectuais – Revisado II. Os resultados apontaram diferenças significativas entre os alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e sem dificuldade escolar no item memória. No inventário de estilos houve diferenças significativas entre os três grupos. A memória apresentou correlação negativa com o estilo conservador. A diferença entre os grupos e a correlação entre os instrumentos apontaram para a necessidade de pensar em pesquisas que avaliem essas variáveis nos grupos com diagnóstico. <![CDATA[Maternal coping with Down Syndrome. Identifying stressors and coping strategies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100077&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O nascimento de uma criança com Síndrome de Down pode representar risco de estresse em mães, demandando estratégias de enfrentamento. Este estudo identificou os principais estressores e as estratégias de enfrentamento adotadas por nove mães de crianças com essa patologia. As participantes responderam a um roteiro de entrevista adaptado da Motivational Theory of Coping Scale – 12. Os principais estressores identificados foram: preconceito social, rotina de atendimentos, problemas de comportamento da criança, alterações do desenvolvimento e problemas de saúde. A maioria adotou estratégias pertencentes às categorias adaptativas: Autoconfiança, Busca de Suporte, Busca de Informação, Resolução de Problemas, Acomodação e Negociação. Estratégias de enfrentamento de categorias mal adaptativas foram empregadas por algumas mães: Fuga, Isolamento, Submissão e Desamparo. O emprego de estratégias adaptativas aumenta as chances de resultado positivo para saúde mental materna a médio e longo prazos.<hr/>Abstract The birth of a child with Down Syndrome may represent a risk of maternal stress, thus requiring the use of coping strategies. This research identified the main stressors and coping strategies adopted by nine mothers of children with Down Syndrome. The participants answered the questions of an interview script adapted from the Motivational Theory of Coping Scale – 12. The main stressors identified were as follows: social prejudice, routine care, child behavior problems, developmental disorders, and health issues. Most mothers adopted adaptive strategies such as Self-reliance, Support Seeking, Information Seeking, Problem Solving, Negotiation, and Accommodation. Some mothers employed maladaptive coping strategies such as Escape, Social Isolation, Submission, and Helplessness. The use of adaptive strategies increases the chances of medium- and long-term benefits regarding maternal mental health. <![CDATA[The toxic stress and its impact on development in the Shonkoff’s Ecobiodevelopmental Theorical approach]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100089&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Development is characterized by quantitative and qualitative changes that occur in a predetermined sequence. However, development could be affected by adversities, which change its typical course. The present study aimed to carry out a review of the concept of toxic stress, used in the Shonkoff’s Ecobiodevelopmental Theory, and to analyze its impact on human development. A search was conducted in the PubMed database, which yielded 12 conceptual articles from 2000 to 2013. The results were categorized into themes. The theory proposed by Shonkoff aims to elucidate the impact of stress on child development, based on other developmental theories. Toxic stress pertains to the prolonged activation of the body as a response to the stress system that can provoke neurobiological and psychological damages. The interventions proposed in the reviewed studies were effective in minimizing the negative effects of this type of stress, as well as in providing support to the caregivers of children.<hr/>Resumo O desenvolvimento é caracterizado por mudanças quantitativas e qualitativas, que são ordenadas e sequenciais. No entanto, este pode ser acometido por adversidades, alterando seu curso típico. O estudo teve por objetivo realizar uma revisão sobre o conceito de estresse tóxico utilizado na Teoria do Ecobiodesenvolvimento de Shonkoff e analisar seus impactos no desenvolvimento humano. Foram realizadas buscas no PubMed, onde foram identificados 12 artigos conceituais para análise, no período de 2000 a 2013. Os resultados foram categorizados em eixos temáticos. A teoria proposta por Shonkoff visa elucidar quais os impactos do estresse no desenvolvimento infantil, baseando-se em outras teorias do desenvolvimento. O estresse tóxico é uma ativação prolongada do corpo como resposta do sistema de estresse, que pode gerar, consequentemente, prejuízos neurobiológicos e psicológicos. As propostas de intervenções mostraram-se eficazes para minimizar os efeitos negativos desse tipo de estresse, assim como prover suporte aos cuidadores das crianças. <![CDATA[The dead and wounded in the “war on drugs”. A criticism of the prohibitionist paradigm]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100099&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A crítica ao proibicionismo, paradigma de política de drogas globalmente hegemônico, tem como ponto de partida a emergência da própria “questão das drogas”, em âmbito internacional, há aproximadamente um século. As motivações, as estratégias e os desdobramentos desse paradigma serão analisados em torno dos dois eixos que o constituem: a medicalização e a criminalização (ambos associados a questões morais profundamente arraigadas nas sociedades que o adotaram. O presente artigo se deterá nas particularidades do processo brasileiro, desde a implantação do proibicionismo, no início do século XX, até a sua configuração atual de “guerra às drogas”, engendrada nos anos 1960. Nessa trajetória, a partir dos anos 1970, vozes dissonantes oriundas de diversos campos de conhecimento e de ação política têm se erguido. A explicitação dos objetivos não declarados da “guerra às drogas” (que a tornam, afinal, vitoriosa) e a construção de políticas públicas alternativas por esses atores têm gerado tensões e fissuras importantes na política de drogas vigente.<hr/>Abstract The starting point of the criticism of prohibitionism, the global hegemonic paradigm of drug policies, was the emergency of the concept of “drugs” itself in an international level approximately a century ago. The motivations, strategies, and developments of this paradigm will be analyzed considering its two pillars: medicalization and criminalization (both associated with the moral issues deeply rooted in the societies that have adopted it).The present study focuses on the particularities of the Brazilian process, starting from the implementation of prohibitionism in the early twentieth century to the current “war on drugs”, which was launched in the 1960s. Over the course of time, from the 1970s onwards, dissonant voices from different fields of knowledge and political action have been raised. The unveil of the undeclared objectives of the “war on drugs” (which have made this war victorious after all) and the development of alternative public policies by these actors have generated important tensions and created gaps in the current drug policy. <![CDATA[Prejudice and discrimination in the everyday life of same-sex couples raising children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2018000100111&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The present study investigated the experiences of prejudice and discrimination in the everyday lives of five same-sex couples raising children. Data were collected using a questionnaire and an interview and were analyzed by thematic analysis. Participants attributed meanings to their experiences of being homoparental families: they assumed their social role as they managed to develop their own conjugality and parental projects in the struggle within a social context permeated by the hegemony of heteronormative values. The participants experienced prejudice related to their lifestyle and attained parenthood status, challenging social norms and gender stereotypes. However, it was also found that attitudes of willingness and perseverance in their fight for their rights proved to be protective measures against prejudice and social intolerance. A limited number of studies have examined the prejudice and discrimination towards same-sex families in Brazil; therefore, there is a need for greater visibility and further discussion about this phenomenon.<hr/>Resumo Este estudo investigou as vivências de manifestações de preconceito e discriminação no cotidiano de cinco casais homossexuais com filhos. Os dados coletados por questionário e entrevista foram analisados pela técnica de análise temática. Os participantes atribuíram significados às suas vivências enquanto famílias homoparentais: assumiram o protagonismo social ao conseguirem gerar seus projetos de conjugalidade, maternidade e paternidade no embate com o contexto social permeado pela hegemonia dos valores da heteronormatividade. Os preconceitos vivenciados pelos participantes foram dirigidos aos seus modos de viver e por assumirem a parentalidade, desafiando convenções sociais e estereótipos de gênero. Entretanto, também se observou que atitudes como disposição e perseverança na luta pelos seus direitos demonstraram ser medidas protetoras contra o preconceito e a intolerância social. Um limitado número de estudos tem avançado na temática do preconceito e da discriminação voltados à família homoparental brasileira; logo, é inadiável dar visibilidade à discussão desse fenômeno.