Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20190001&lang=en vol. 36 num. lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Self-efficacy on higher education: Its predictive role to satisfaction with academic experience]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100201&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo tem como objetivo avaliar se a autoeficácia na formação superior pode predizer a satisfação com a experiência acadêmica. Participaram do estudo 372 universitários (66,4% do sexo feminino) de uma instituição de ensino superior paulista, com idade entre 17 e 53 anos (M = 22,84; DP = 6,09). Os instrumentos utilizados foram as Escalas de Autoeficácia na Formação Superior e a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica. Uma análise de regressão múltipla indicou que o conjunto das facetas da autoeficácia acadêmica explicou grande parte da variância da satisfação acadêmica total (aproximadamente 64%), sendo que a faceta interação social apresentou coeficiente de regressão elevado (β = 0,79; p &lt; 0,001). Esses resultados indicam que a autoeficácia é uma importante preditora da satisfação acadêmica.<hr/>Abstract This study aims to evaluate the possible predictive role of self-efficacy in higher education regarding student satisfaction with the academic experience. Three hundred and seventy-two university students from the state of São Paulo (66.4% female) participated this study, aged between 17 - 53 years (M = 22.84, SD = 6.09). The instruments used were the Higher Education Self-efficacy Scale and the Academic Experience Satisfaction Scale. A multiple regression analysis indicated the facets of academic self-efficacy explained considerable amount of variance in academic satisfaction (approximately 64%), and the social interaction self-efficacy facet presented a high regression coefficient (β = 0.79; p &lt; 0.001). These findings indicate that self-efficacy constitutes an important predictor of academic satisfaction. <![CDATA[“I would be more creative if...”: Are there perceived barriers to college students’ creative expression according to gender?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100202&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Creativity has become essential to the innovation that is demanded today. In this context, the university is fundamental in promoting creative skills and, thus, meeting such demand. Despite the lack of research concerning what college students think about creativity, these students perceive barriers to their creative expression. A total of 582 Portuguese college students were analyzed in the present study regarding their perceived barriers to the expression of creativity, using an inventory concerning psychological and social dimensions. Gender differences were assessed, not only considering the inventory’s factors, but also items independently. Statistically significant differences were found in both analyses. These results are the starting point to a debate about the role of university in students’ development, which should be not only professional, but also social and personal, besides the importance of finding place to creativity in their daily academic lives.<hr/>Resumo A criatividade torna-se essencial à inovação que se exige atualmente. Nesse contexto, a universidade é fundamental para promover competências criativas que atendam a tal exigência. Porém, apesar da pouca investigação acerca do que os universitários pensam sobre criatividade, estes percebem existirem barreiras à sua expressão criativa. Neste estudo, 582 estudantes universitários portugueses foram investigados acerca de tais barreiras a partir de um inventário que explora dimensões psicológicas e sociais. Foram avaliadas diferenças em função do gênero, considerando não apenas os fatores do inventário, mas também itens de forma independente. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes em ambas as análises. Esses resultados permitem discutir o papel da universidade no desenvolvimento não só profissional, mas também social e pessoal dos alunos, além da importância de se encontrar lugar para a criatividade no quotidiano acadêmico. <![CDATA[The role of creativity in graduate education according to students and professors]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The aim of this research was to examine the role of creativity in the context of graduate studies from the perspective of students and professors. Semi-structured interviews were held with six students and six postgraduate professors from both a private and a public university. The topics covered included relevance, conception, and characteristics of creativity, as well as educational practices that foster and inhibit creativity. Grounded Theory was used to analyze the data. Both students and professors considered creativity as fundamental for the development of graduate education, but both have indicated personal and institutional barriers for the promotion of creative thinking. Partnerships, teamwork, different teaching strategies and interdisciplinarity were pointed out as factors that enhance creativity. On the other hand, the participants mentioned the evaluation of postgraduate programs, repetitive classes and bureaucracy as barriers to creativity. Future studies, involving classroom observation, case studies, and psychometric measurements, are suggested.<hr/>Resumo Esta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos abordados incluíam relevância, concepção e características da criatividade, bem como práticas favoráveis e inibidoras. Para análise dos dados, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. Constatou-se que tanto alunos como professores consideram a criatividade fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação, mas ambos pontuaram barreiras de ordem pessoal e institucional à promoção do pensamento criativo. Parcerias, trabalho em equipe, diferentes estratégias de ensino e interdisciplinaridade foram apontados como fatores promotores da criatividade. Por outro lado, avaliação de programas de pós-graduação, aulas repetitivas e burocracia foram barreiras à criatividade mencionadas pelos participantes. Sugere-se a realização de estudos futuros, envolvendo observação em sala de aula, estudo de casos e medidas psicométricas. <![CDATA[Development and verification of internal structure of the Adult Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Screening Inventory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100601&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The aim of this study was to develop the Adult Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Screening Inventory, a self-report instrument for assessing symptoms as well as to verify the internal structure of the instrument. Based on the proposed Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders V Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder diagnostic criteria, the Screening Inventory was developed and administered. The participants were 421 individuals divided into two groups, with and without Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder diagnosis. The instrument items were analyzed and validated for content by a panel of expert judges. It was found that the instrument structure is composed of two factors, namely, Inattention and Hyperactivity/Impulsivity (Cronbach’s alpha 0.97 and 0.96, respectively). In general, the observed data provided validity evidence based on content and internal structure of the instrument, which complies with the latest edition of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, proving to be a favorable instrument for the investigation of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder symptoms in Adults.<hr/>Resumo O objetivo do presente estudo foi desenvolver o Inventário de Rastreamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos, bem como verificar a estrutura interna do instrumento. Com base nos critérios diagnósticos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, foi desenvolvido e aplicado o Inventário de Rastreamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Adultos. Participaram da pesquisa 421 indivíduos divididos em dois grupos, com e sem diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os itens do instrumento foram submetidos a análise de juízes, o que acarretou ao instrumento evidências de validade com base no conteúdo. Verificou-se que a estrutura do instrumento é composta por dois fatores, a saber, Desatenção e Hiperatividade/Impulsividade (alfa de Cronbach 0,97 e 0,96, respectivamente). Em linhas gerais, os dados observados fornecem evidências de validade com base no conteúdo e na estrutura interna para o instrumento, que está de acordo com a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, mostrando-se favorável para investigação dos sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos. <![CDATA[Emotional labor scale: Adaptation and validity evidence]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Trabalho emocional é um processo de gerenciamento da expressão das emoções e dos sentimentos internos, com base nas demandas emocionais exigidas pela ocupação ou contexto de trabalho. O estudo adaptou a Escala de Trabalho Emocional desenvolvida por Brotheridge e Lee à categoria de artistas brasileiros (Estudo 1), bem como buscou evidências de validade (Estudo 2). Participaram da pesquisa 521 artistas, a maioria músicos e atores de teatro, com idade média de 39 anos. Foram seguidos procedimentos metodológicos para adaptação e aplicação da medida. Para a análise de dados, a amostra foi subdividida em duas, destinando-se a Amostra 1 à análise fatorial exploratória, e a Amostra 2 à análise fatorial confirmatória. Apesar de ter havido perda de itens, os resultados trouxeram evidência confirmatória do modelo tripartite de trabalho emocional: demandas emocionais de trabalho, estratégias de ação superficial e estratégias de ação profunda. Sugere-se que a medida possa ser usada para outras ocupações.<hr/>Abstract Emotional labor is a process of managing the expression of emotions and internal feelings based on the emotional demands in the workplace or work environment. This study adapted (Study 1) and validated the Emotional Labor Scale, developed by Brotheridge and Lee (Study 2), on a sample of 521 Brazilian performing artists, who were mostly musicians and theater actors, with a mean age of 39 years. Methodological procedures were followed to adapt and apply this scale. For the data analysis, the sample was subdivided into two groups. Exploratory factor analysis (Sample 1) and confirmatory factor analysis (Sample 2) were conducted. Despite the loss of items, the results provided confirmatory evidence of the tripartite model of emotional labor: emotional demands at work, strategies for superficial acting and deep acting. It is suggested that the scale can be applied to other occupational contexts. <![CDATA[Initial validity evidence of the Virtuous Leadership Scale]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100603&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O estudo objetivou reunir evidências iniciais de validade no contexto brasileiro para a Escala de Liderança Virtuosa. Participaram do estudo 417 trabalhadores de ambos os sexos (63% do sexo masculino), do estado do Rio de Janeiro. As idades variaram de 18 a 72 anos (M = 35,6; DP = 10,43). A análise fatorial confirmatória evidenciou que a versão brasileira da escala apresentou validade de estrutura interna. A Escala foi composta por cinco fatores de primeira ordem (coragem, prudência, temperança, humanidade e justiça), distribuídos por 18 itens que reproduziram integralmente a estrutura original do instrumento. Todas as subescalas apresentaram correlações positivas com a liderança autêntica, a satisfação no trabalho e os afetos positivos, e negativas com os afetos negativos. Conclui-se que a Escala de Liderança Virtuosa apresentou boas qualidades psicométricas em uma amostra brasileira.<hr/>Abstract The aim of the study was to collect initial validity evidence of the Virtuous Leadership Scale in the Brazilian context. A total of 417 workers of both sexes (63% male) from the State of Rio de Janeiro participated in the study. The ages ranged from 18 to 72 years (M = 35.6, SD = 10.43). Confirmatory factor analysis showed that the Brazilian version of the scale presented internal structure validity and it was composed of five first-order factors (courage, prudence, temperance, humanity and justice). The 18 items replicate the original structure of the instrument. All subscales showed positive correlations with authentic leadership, job satisfaction and positive effects, and negative correlations with negative effects. It was concluded that the Virtuous Leadership Scale presented good psychometric qualities in the Brazilian sample. <![CDATA[Maladaptive beliefs as mediators of the relationship between personality traits and Borderline Personality Disorder symptoms]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100604&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The present study analyzes the relationship between maladaptive beliefs, personality traits, and Borderline Personality Disorder symptoms by focusing in the mediating role of beliefs in the prediction between personality and psychiatric disorders. The sample consisted of 823 adults aged between 18 and 39 years (M = 24.09, SD = 4.71), who answered a questionnaire of symptoms and beliefs for Borderline Personality Disorder and Big Five Personality Inventory. The predictive model that fit better to the data indicates Neuroticism and Conscientiousness as predictors of Borderline Personality Disorder symptoms, mediated by maladaptive belief patterns. In this sense, it is possible to conclude that both personality traits and maladaptive beliefs are important for the understanding of Borderline Personality Disorder. The theoretical implications of this result and the limitations of the study are discussed.<hr/>Resumo O presente estudo analisou as relações existentes entre crenças desadaptativas, traços de personalidade e sintomas do Transtorno da Personalidade Borderline, com foco no papel mediador das crenças na relação entre personalidade e transtornos de personalidade. Participaram 823 adultos, idades entre 18 e 39 anos (M = 24,09; DP = 4,71), que responderam a um questionário de sintomas e de crenças para o Transtorno da Personalidade Borderline e ao inventário dos cinco grandes fatores de personalidade. O modelo preditivo que melhor se ajustou aos dados indica Neuroticismo e Conscienciosidade como preditores dos sintomas de Transtorno da Personalidade Borderline, sendo seus efeitos mediados por padrões de crença desadaptativos. Assim, foi possível concluir que tanto os traços de personalidade quanto as crenças desadaptativas são importantes para a compreensão do Transtorno da Personalidade Borderline. As implicações teóricas desse resultado e as limitações do estudo são discutidas. <![CDATA[Evaluation of pain coping strategies in children with sickle cell disease]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100901&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O enfrentamento (coping) da dor desempenha um papel importante na adaptação à doença crônica e seus efeitos. Este estudo analisou o coping da Anemia Falciforme em 12 crianças com idade entre oito e dez anos, que frequentavam um Hospital Universitário de Vitória, Espírito Santo, pelo Instrumento Informatizado de Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização e da Dor. Os resultados mostram que as estratégias de enfrentamento mais frequentes foram ruminação, solução de problemas e reestruturação cognitiva. Observa-se, assim, uma ativa busca de estratégias para a solução de problemas, procurando-se redirecionar o pensamento para aspectos mais positivos da situação estressante; contudo, a maior frequência da ruminação indica que as crianças estão controladas por aspectos negativos da doença, condição de risco para o desenvolvimento de transtornos de comportamento internalizante. Discute-se esta proposta de avaliação do coping da dor nessa população com base na Teoria Motivacional do Coping e suas contribuições para intervenções na área.<hr/>Abstract Pain coping strategies play an important role in adapting to chronic illnesses and their effects. This study analyzed the coping processes of 12 children with sickle cell disease, aged 8 to 10 years, treated at a University Hospital in Vitória, Espírito Santo, using a computerized tool for the assessment of pain coping strategies during hospitalization. The results showed that the most frequent coping strategies were rumination, problem solving and cognitive restructuring. We observed an active search for strategies to solve problems, seeking to divert attention from stressful circumstances to positive thoughts. However, the higher frequency of rumination indicates that children are controlled by negative emotions of the disease, which increases the risk for the development of internalizing disorders. The evaluation of pain coping strategies in this population was based on the Motivational Theory of Coping and its contribution to interventions in the field. <![CDATA[Motivational predictors of adherence to cervical cancer prevention among female college students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100902&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo analisou o papel das variáveis motivacionais na adesão à prevenção do câncer do colo do útero. Participaram da pesquisa 399 estudantes universitárias que responderam a um questionário em que avaliaram fatores de adesão à prevenção do câncer, incluindo variáveis sociodemográficas, nível de conhecimento sobre o câncer e variáveis motivacionais. Os resultados mostraram que as variáveis motivacionais explicam de 34% a 54% da variância (p &lt; 0,001) da intenção de adesão aos comportamentos de prevenção (exames de Papanicolau, uso de preservativo e restrição do número de parceiros sexuais) e são também um preditor significativo do envolvimento efetivo nesses comportamentos (odds ratios: 0,33 – 5,83; p &lt; 0,05). O estudo evidencia a importância de considerar quer as variáveis motivacionais facilitadoras (autoeficácia e construção da intenção de adesão), quer as debilitantes (custos emocionais) no planejamento e avaliação de intervenções de educação para a saúde, com vistas a maximizar a adesão à prevenção do câncer do colo do útero.<hr/>Abstract This study examined the role of motivation in young women’s adherence to cervical cancer prevention. A total of 399 college female students completed a questionnaire that assessed a variety of factors influencing adherence to cancer prevention, including sociodemographic, knowledge and motivational variables. Results showed that motivation significantly predicted the intention to engage in the various preventive behaviors (Pap test, use of condoms, and restriction of the number of sexual partners), explaining 34% to 54% of the variance (p &lt; 0.001), as well as the effective engagement in those preventive behaviors (odds ratio between 0.33 – 5.83; p &lt; 0.05). These findings have important implications for designing and evaluating health education interventions to increase adherence to cervical cancer prevention by suggesting they should target both enhancing facilitating motivation (specifically, self-efficacy and building intention to engage in preventive behaviors) and decreasing debilitating motivation (specifically, emotional costs), thereby maximizing program efficacy. <![CDATA[Jealousy and anxiety in male domestic abusers: A comparative study]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100903&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The present study aimed at investigating the relationship between partner’s jealousy and the anxiety level presented by male domestic abusers, comparing these variables with men of similar age, socio-economic status, and educational level, without a history of domestic violence. The sample consisted of 20 male abusers and 20 men without a history of violence towards their partner. A Batterer Semi-Structured Interview on Family of Origin; the Romantic Jealousy Scale; and the Beck Anxiety Inventory were used as instruments. The groups did not differ statistically regarding age, education, and income; however, they were statistically different regarding the variables jealousy and anxiety levels. Abusers presented higher scores on jealousy and anxiety than non-abusers It is suggested that jealousy combined with anxiety may contribute to intimate partner violence. Future studies could further investigate this possibility using larger samples.<hr/>Resumo O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre o ciúme da parceira e o nível de ansiedade de homens perpetradores de violência, comparando essas variáveis com homens sem histórico de violência doméstica de idade, com status socioeconômico e escolaridade semelhantes. A amostra foi composta por 20 perpetradores de violência e 20 homens sem histórico de violência contra a mulher. Os instrumentos utilizados foram: Roteiro de Entrevista Individual Semiestruturada da Família de Origem do Agressor, Inventário de Ansiedade Beck e Escala de Ciúme Romântico. Ambos os grupos não diferiram estatisticamente em relação a idade, escolaridade e renda. No entanto, os grupos foram estatisticamente diferentes em termos das variáveis ciúme e níveis de ansiedade. Os perpetradores de violência apresentaram maiores escores no ciúme e na ansiedade do que homens sem histórico de agressão. Sugere-se que o ciúme combinado à ansiedade excessiva pode contribuir para a Violência do Parceiro Íntimo. Estudos futuros poderiam investigar essa possibilidade com amostras maiores. <![CDATA[Biopsychosocial needs of survivors of testicular cancer and evidence of validation of a brief scale]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100904&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract The favorable prognosis of testicular cancer does not minimize immediate and late biopsychosocial implications. This study sought to determine these needs, and to evaluate the evidence of validation of a brief and specific scale for this population. A sample of 29 survivors of testicular cancer (n = 29) was assessed for distress (Distress Thermometer), anxiety and depression (Hospital Anxiety and Depression Scale), quality of life and cognitive impairment (Functional Assessment of Chronic Illness Therapy-General and Cognitive Function), and specific needs (Cancer Assessment for Young Adults-Testicular). It was observed a high prevalence of distress (41.4%), a low prevalence of anxiety (6.9%) and depression (6.9%), and a moderate impact on quality of life and cognition. Self-image and sexual function were the most preponderant problems. The evidence of validation of Cancer Assessment for Young Adults-Testicular12 was verified in the psychometric analysis. Notably, biopsychosocial needs identified on global scales, and particularly in Cancer Assessment for Young Adults-Testicular12, assisted in understanding these specificities and in therapeutic planning.<hr/>Resumo O prognóstico favorável do câncer de testículo não minimiza as implicações biopsicossociais imediatas e tardias. Este estudo objetiva determinar essas necessidades e avaliar a evidência de validação de escala breve e específica para essa população. Uma amostra de 29 pacientes sobreviventes de câncer de testículo foi avaliada quanto ao distress (Termômetro de Distress), ansiedade e depressão (Escala de Ansiedade e Depressão), qualidade de vida e prejuízo cognitivo (Functional Assessment of Chronic Illness Therapy-General e Cognitive Function) e demandas específicas (Cancer Assessment for Young Adults-Testicular12). Observou-se alta prevalência de distress (41,4%), baixa prevalência de ansiedade (6,9%) e depressão (6,9%) e moderado impacto na qualidade de vida e cognição. Autoimagem e função sexual foram os problemas mais preponderantes. A evidência de validação do Cancer Assessment for Young Adults-Testicular12 foi constatada na avaliação psicométrica. Notavelmente, as necessidades biopsicossociais identificadas nas escalas globais e, particularmente no Cancer Assessment for Young Adults-Testicular12, auxiliaram no entendimento dessas especificidades e no planejamento terapêutico. <![CDATA[Conspiracy theories: Meanings in the Brazilian context]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000101001&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo teve como objetivo conhecer os significados atribuídos às teorias da conspiração em amostra brasileira. Participaram 383 estudantes universitários (54,6% mulheres; Midade = 21,9) de uma instituição pública de João Pessoa, Paraíba, que responderam a perguntas demográficas e a duas questões abertas (O que você entende por teorias da conspiração? O que lhe vem à cabeça quando você pensa em teorias da conspiração?). A partir da análise de Classificação Hierárquica Descendente, identificaram-se cinco classes: (1) teorias sem embasamento científico, (2) manipulação de grupos secretos, (3) explicação da realidade social, (4) contestação de fatos sociais e (5) controle de informação. No geral, os significados atribuídos às teorias da conspiração foram atrelados à explicação de acontecimentos da realidade social e à existência de grupos secretos que controlam eventos importantes. Tais resultados foram discutidos à luz de estudos sobre as teorias da conspiração em Psicologia, e revelaram congruência com a concepção que se construiu desse construto.<hr/>Abstract The aim of the study was to understand the meanings attributed to conspiracy theories in a Brazilian sample. Participants were 383 undergraduate students (54.6% females; Mage = 21.9) from a public institution in João Pessoa, Paraíba. They answered demographic questions and two open-ended questions (What do you understand by conspiracy theories?; What comes to your mind when you think of conspiracy theories?). Based on the descending hierarchical classification analysis, five classes were identified: (1) theories without scientific foundation, (2) manipulation of secret groups, (3) explanation of social reality, (4) contestation of social facts, and (5) information control. In general, the meanings attributed to conspiracy theories were associated with the explanation of events in social reality and existence of secret groups that control important events. These findings were discussed in light of studies on conspiracy theories in Psychology, and they revealed congruence with the conception that was developed for this construct. <![CDATA[Biopsychosocial characteristics of sex offenders: An analysis of legal proceedings]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000101002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract In this research, biopsychosocial characteristics of people accused of sexual aggression against children/adolescents between 2012 and 2014, in three districts of the state of Pará, were identified and analyzed. Data were collected by consulting court cases and recorded on a form prepared by the research group for biopsychosocial characterization. The statistical treatment of the data involved the non-hierarchical k-means clustering method, with cluster analysis. The results revealed three distinct groups; some with certain similarities due to the biological characteristics observed (Afro-descendant men over the age of 30 years, without reported organic diseases), as well as psychological and social characteristics (men with defined occupation and work, living in urban areas, with aggression to the black victim and in the family context) and differences (schooling, alcohol abuse and physical or psychological aggression, victim sex and family attachment to the aggressor). Further studies may refine the preliminary conclusions of these analyses.<hr/>Resumo Nesta pesquisa, identificaram-se e analisaram-se características biopsicossociais de pessoas acusadas de agressão sexual contra criança/adolescente, entre 2012 e 2014, em três comarcas do estado do Pará. Os dados foram coletados por meio de consulta aos autos de processos jurídicos, e registrados em formulário para caracterização biopsicossocial elaborado pelo grupo de pesquisa. O tratamento estatístico dos dados envolveu o método de agrupamento não hierárquico k-médias, com análise de Cluster. Os resultados identificaram três grupos distintos, mas que possuíam certa similaridade em razão das características biológicas neles observadas (homens negros com mais de 30 anos, sem doenças orgânicas), assim como características psicológicas e sociais (homens com ocupação e trabalho definidos, residentes em área urbana, com agressão à vítima negra e no contexto familiar) e diferenças (escolaridade, abuso de álcool e prática de agressão física ou psicológica, sexo da vítima e vínculo familiar com o agressor). Novos estudos podem refinar as conclusões preliminares destas análises. <![CDATA[The use of Social Network Analysis in a study of intergroup relations between affirmative action and regular students in a public university]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000101003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract Higher education has joined affirmative action and promoted the coexistence between different social groups at universities. This study evaluated the interaction pattern between 926 affirmative action and regular students from 25 different undergraduate programs from a public university using an informal social networks questionnaire. Homophily was the parameter chosen to measure intergroup relations. This behavior was evaluated according to the student’s term, yield rate (percentage of admitted students who enroll), field of knowledge and nature of relationship. The results showed a low degree of integration between groups in highly competitive undergraduate programs. The group of regular students showed a greater tendency for endogeneity. These results point to need to create a culture of inclusion that provides a distribution of resources between different social groups.<hr/>Resumo A adesão ao sistema de cotas no ensino superior promoveu a convivência entre grupos sociais distintos. O estudo avaliou o padrão de interação entre 926 estudantes cotistas e não cotistas de 25 turmas de uma universidade pública brasileira, utilizando um questionário de redes sociais informais. Homofilia foi o parâmetro escolhido para medir as relações intergrupais. Esse comportamento foi avaliado de acordo com o semestre, a concorrência, a área de conhecimento e a natureza da relação. Os resultados demonstraram baixo grau de integração entre os grupos nos cursos de alta concorrência, bem como maior tendência à endogenia no grupo de não cotistas. Tais resultados apontam a necessidade de se criar uma cultura inclusiva, que propicie a distribuição de recursos entre os diferentes grupos sociais envolvidos. <![CDATA[Child Psychotherapy in a cultural-historical perspective: The movement of subjectivity in Art Therapy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000101004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This paper presents an approach on psychotherapy for children using the theoretical foundations of subjectivity under a cultural and historical perspective. The purpose of this study is to understand the movement of subjective formations and processes in the psychotherapy context, through actions and relations developed in an Art Therapy atelier. This is the theoretical and methodological discussion of records elaborated by the therapist when caring for a 4-year-old girl. The principles of qualitative Epistemology proposed by González Rey inspired the analysis and construction of information along the study, which discusses the emphasis of the singularity, the dialogical relationship and constructive-interpretative character that recognizes interpretive psychotherapy, and the artistic practice as a driver of new processes of an individual subjectivities. It was found that the new subjective senses, which were produced from the induced tensions, allowed the recognition of the artistic practice as a driver of new processes of subjectivation, and provided conditions for the production of other, new subjective settings.<hr/>Resumo Este trabalho apresenta a psicoterapia infantil na perspectiva cultural e histórica. Tem por objetivo compreender o movimento dos processos e formações subjetivas, em contexto psicoterápico, por meio de ações e relações desenvolvidas em um ateliê de arteterapia. Trata-se da discussão teórico-metodológica de registros elaborados pela autora/terapeuta em atendimentos a uma menina de quatro anos. A análise e construção das informações inspiraram-se nos princípios da Epistemologia qualitativa propostos por González Rey, que discute a ênfase do singular, a relação dialógica e o caráter construtivo-interpretativo, reconhecendo, na psicoterapia, o fazer artístico como condutor de novos processos de subjetivação do indivíduo. A presente pesquisa evidencia que os novos sentidos subjetivos, produzidos a partir dos tensionamentos provocados, proporcionaram condições para a produção de outras e novas configurações subjetivas.