Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20140004&lang=es vol. 31 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Scale of perceived social support - adult version: a study using Item Response Theory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa teve por objetivo verificar os parâmetros dos itens e das pessoas, obtidos por meio do modelo de Rasch, para os fatores da Escala de Percepção do Suporte Social - versão Adulta. A amostra foi composta por 533 universitários, provenientes de três estados brasileiros, com idade entre 18 e 62 anos, sendo a maioria do sexo feminino (69%). Os participantes responderam à Escala de Percepção do Suporte Social - versão Adulta, composta por 36 itens, distribuídos em quatro dimensões: Afetivo; Interações Sociais; Instrumental; Enfrentamento de Problemas. Os resultados encontrados apontaram a adequação do instrumento, com base no modelo de Rasch. Todos os itens da Escala estiveram dentro dos parâmetros recomendados pelo modelo, assim como as categorias de resposta se mostraram discriminativas. Pôde-se constatar que a média do mapa de itens esteve abaixo da média das pessoas, indicando que eles foram facilmente endossados pela amostra.<hr/>This study aimed to verify the parameters of the items and persons using the Rasch model for the factors of the Scale of Perceived Social Support (adult version). The sample consisted of 533 students from three Brazilian states, with ages ranging from 18 to 62 years, the majority being female (69%). Participants responded to the Scale of Perceived Social Support (adult version), consisting of 36 items, divided into four elements, namely Affective; Social Interactions; Instrumental; and Coping with Problems. The results indicated the suitability of the elements of the Scale of Perceived Social Support (adult version), based on the Rasch model. All scale items were within the parameters recommended by the model, and the categories of responses proved to be discriminative. The average of the items from the item map was below the average for people, indicating that the items were easily endorsed by the sample. <![CDATA[<b>Adaptation of the household responsibilities and sibling care questionnaire</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi adaptar o Household Responsibilities Questionnaire para avaliação de cuidado de irmãos e realização de tarefas domésticas por adolescentes brasileiros. Para isso, realizou-se a tradução e a adaptação dos itens para a população-alvo, seguindo as diretrizes de adaptação de testes da International Test Commission. Responderam à versão final do questionário 113 participantes com média de idade de 14,7 anos (DP = 0,8), sendo 61,9% do sexo feminino. O conjunto de itens foi submetido a uma análise de eixos principais que revelou a solução bifatorial como mais apropriada. Os dois fatores, referentes a cuidado de irmãos e tarefas domésticas, apresentaram coeficientes alfa adequados de 0,75 e de 0,69 respectivamente. Esses resultados sugerem evidências de validade de construto para o questionário, assim como de fidedignidade. Assim, o questionário permite acessar esses fenômenos sistematicamente, o que pode ser fundamental para o avanço do conhecimento e de estimativas realizadas em nível nacional.<hr/>The aim of this study was to adapt the Household Responsibilities Questionnaire for the assessment of sibling care and household responsibilities among Brazilian adolescents. To do this, we carried out the translation and adaptation of items for the target population following the test-adaptation guidelines of the International Test Commission. Participants were 113 adolescents (61.9% female) with a mean age of 14.7 years (SD = 0.8) who answered the final version of the questionnaire. The set of items underwent principal axes analysis which revealed the two-factor solution as the most appropriate. The two factors, related to sibling care and household responsibilities, presented adequate alpha coefficients of 0.75 and 0.69 respectively. These results show evidence of construct validity for the questionnaire as well as reliability. Thus, this questionnaire enables systematic access to these phenomena, which can be critical to the advancement of knowledge and production of estimates at the national level. <![CDATA[<b>The Zulliger-SC test: assessment of children's creativity</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho teve como objetivo verificar se os indicadores cognitivos e afetivos no Teste de Zulliger - que, por hipótese, se correlacionam com a criatividade -, contribuem para diferenciar crianças com diversos potenciais criativos, identificadas pelo Teste de Criatividade Figural Infantil. Participaram do estudo 90 crianças, de 11 e 12 anos, de ambos os sexos, matriculadas em escolas públicas de uma cidade do interior de São Paulo. A aplicação dos instrumentos foi dividida em duas etapas, na primeira das quais foi aplicado aquele Teste de forma coletiva. A segunda etapa foi realizada individualmente, tendo como instrumento o Teste de Zulliger adaptado para o Sistema Compreensivo, desenvolvido por Exner para o Rorschach. Os resultados apontaram diferenças significativas nas variáveis movimento, movimento ativo, qualidade formal incomum, resposta popular e número de respostas. Conclui-se que as variáveis do Zulliger selecionadas foram sensíveis para identificar crianças com diferentes níveis de criatividade.<hr/>The aim of this study was to verify whether the cognitive and affective indicators in the Zulliger Z Test that theoretically correlate with creativity, help to differentiate children with different creative potential, identified using the Child Figural Creativity Test. The study sample included 90 children of both sexes, aged 11 and 12, from public schools in a city in the countryside of São Paulo State. The application of the instruments was divided into two phases; in the first one the Child Figural Creativity Test was applied collectively. The second step was carried out on individuals and the instrument used was the Zulliger Z Test adapted for the Comprehensive System. The results showed significant differences in the following variables: movement, active movement, unusual formal quality, popular response and response number. It was concluded that the selected variables of the Zulliger Z Test were sufficiently sensitive to enable the identification of children with different levels of creativity. <![CDATA[<b>Fluency and reading comprehension in students from 3<sup>rd</sup> to 5<sup>th</sup> of elementary school grades</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo tem como objetivo caracterizar e relacionar a fluência na leitura e a compreensão do texto lido. Participaram da pesquisa 97 escolares do 3º ao 5º ano da rede pública de ensino do município de Marília, São Paulo. Como procedimentos, foram avaliados o tempo de leitura, a prosódia e a compreensão leitora. Foi gravada a leitura oral de um texto e aplicado um teste com questões de múltipla escolha para avaliar a compreensão. Os resultados foram analisados estatisticamente e revelaram que o desempenho em fluência de leitura dos escolares influencia aspectos das dificuldades apresentadas durante o processo.<hr/>The study aims to characterize and report on performance in reading fluency and comprehension. The study sample included 97 students from 3 rd to 5 th grade at a state school in the city of Marília in São Paulo State of Brazil. The procedures involved an evaluation of reading time, prosody and text comprehension. The oral reading of a text was recorded, and a multiple choice test was applied to evaluate performance in comprehension. The results were statistically analyzed and showed that performance in students' reading fluency was able to highlight aspects of the difficulties that arise during the processing of reading. <![CDATA[<b>Analysis of stressors agents and stress expression among temporary dock workers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Mudanças decorrentes de processos de reorganização nos locais de trabalho têm sido associadas a aumento de estresse entre trabalhadores. O objetivo do estudo foi investigar a percepção do trabalhador portuário acerca da presença de estresse no trabalho no Porto de Santos, São Paulo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e do Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp. Foram entrevistados 17 trabalhadores portuários avulsos, dos quais 10 apresentaram estresse. Na percepção dos participantes, a atual organização do trabalho parece promover situações aversivas que favorecem o aparecimento e manutenção do estresse. Parece haver relação entre estresse e presença constante de sobrecarga física, exposição a ambientes hostis, má relação com o empregador, falta de equidade na distribuição do trabalho, e diminuição da remuneração, do número de trabalhadores por terno, da autonomia no trabalho, e da possibilidade de convívio familiar e lazer.<hr/>Changes arising from the reorganization of workplaces have been associated with increased stress among workers. The aim of this study was to investigate the perceptions of port workers about the presence of stress due to the process of modernization in the port of Santos . The study had a qualitative design and the data was collected by means of semi-structured interviews and Lipp's Inventory of Stress Symptoms. Seventeen temporary port workers were interviewed, 10 of whom had stress. In the perception of the worker, the current work organization seems to promote adverse situations that favor the occurrence and maintenance of stress. There seems to be a relationship between stress and the constant presence of physical overload, exposure to hostile environments, poor relationships with employers, a lack of equitable distribution of work, and reductions in the number of workers, salaries, autonomy at work, and the possibility of family life and leisure time. <![CDATA[<b>The meaning of motherhood for three young mothers: a psychoanalytic study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desse artigo é apresentar o significado da experiência da maternidade na trajetória de três jovens mães. As participantes se encontravam em um abrigo para mães adolescentes no município de São Paulo, São Paulo. Foram realizados cinco encontros com cada dupla, formada por mãe e filho, a fim de compreender a experiência de cada mãe em relação à gestação e à maternidade, a experiência com as diversas formas de violência e o vínculo com o filho. Os conteúdos encontrados se articulam com as ideias do psicanalista Donald W. Winnicott. Nos três casos analisados, observamos que a maternidade tem um significado especial e revela-se como sinal de esperança, segundo a conceituação de Winnicott, de reencontrar uma experiência de afeto significativa, por meio da qual se constitua um sentimento autêntico de preocupação e comprometimento com o próximo. No entanto, deixar as mães à própria sorte nesse momento as coloca em uma situação de risco para a repetição de abandono e violência vivenciados.<hr/>The aim of this paper is to describe the meaning of the experience of motherhood for three young mothers. The participants were staying in a shelter for teenage mothers in the city of São Paulo . Five meetings were conducted with each pair (mother and child), with the aim of understanding each mother's experience in relation to pregnancy and motherhood, various forms of violence and the bond with their child. The contents found were related to ideas presented by the psychoanalyst Donald W. Winnicott. In all three cases analyzed, we observed that motherhood has a special meaning and is considered a sign of hope, according to Winnicott's concept of rediscovering a significant experience of affection, upon which a genuine feeling of concern and commitment for the other can be grounded. However, if mothers are left to their own fate at this moment, there is a risk that experiences of neglect and violence may be repeated. <![CDATA[<b>Mom, where is the baby? Repercussions of the premature birth of a sibling</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo foi investigar as repercussões do nascimento prematuro do bebê sobre o(s) seu(s) irmão(s), sob a perspectiva materna, durante a internação do recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. O estudo contou com a participação de 37 mães, entrevistadas no 15º dia após o parto. Elas responderam a instrumentos que contemplaram dados demográficos familiares, informações clínicas do bebê e da mãe, e a experiência da maternidade no contexto da prematuridade. A entrevista sobre maternidade continha questões acerca do irmão do bebê, cujas respostas foram examinadas a partir de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelaram alteração na rotina dos irmãos em razão da maior ausência materna. Os sentimentos e reações dos irmãos incluíram questionamentos, preocupações, ciúme e ansiedade, ao lado de contentamento e curiosidade. A visita do irmão ao bebê prematuro não foi permitida por alguns hospitais. Evidencia-se a importância de os irmãos serem atendidos em suas necessidades de cuidado nesse período de hospitalização do bebê.<hr/>The aim of the present paper was to investigate the repercussions for a sibling of a premature birth, from the mother's perspective, during the baby's hospitalization in a Neonatal Intensive Care Unit. Thirty-seven mothers were interviewed on the 15th day after delivery. They answered questionnaires on family demographic data, clinical information on the baby and the mother, as well as an interview about the experience of motherhood in the context of prematurity. This interview included questions regarding the baby's sibling. The answers were examined based on qualitative content analysis. The results revealed alterations in the sibling´s routine as a consequence of the mother's absence. The siblings' reactions and feelings included doubts, worries, jealousy, anxiety, but also satisfaction and curiosity. Visits to the premature baby were not allowed in some hospitals. There was evidence of the importance of caring for and attending to the needs of siblings during this period of the baby's hospitalization. <![CDATA[<b>Protective factors associated with emotional and behavioral problems in school children</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo teve como objetivo verificar associações entre fatores de risco e proteção e problemas emocionais/ comportamentais em escolares. A amostra foi composta por 181 alunos do 2º a 5º anos (6 a 12 anos de idade) e seus respectivos cuidadores. Os instrumentos de coleta de dados foram o Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos, um questionário de avaliação socioeconômico familiar, de médias finais de Matermática e Português fornecidas pela escola. Foram investigados problemas emocionais/comportamentais e competências sociais com base no inventário, no desempenho acadêmico e na classificação socioeconômica familiar. Foi conduzida uma análise de regressão logística para gerar um modelo que buscasse associações entre o desfecho (problemas emocionais e comportamentais) e idade, sexo, classificação socioeconômica familiar, desempenho acadêmico e indicadores de socialização. Os resultados indicaram associações entre melhor desempenho acadêmico e indicadores positivos de socialização, com menor probabilidade de as crianças apresentarem problemas emocionais/comportamentais.<hr/>The objective of the study was to verify associations between protective and risk factors with emotional/behavioral problems in schoolchildren. The sample was comprised of 181 students from the 2 nd to 5 th grades (aged 6-12) and their caregivers. The instruments used were the Child Behavior Checklist for ages 6-18, a socioeconomic questionnaire, besides the average final grades on Mathematics and Portuguese provided by the school. We assessed emotional/behavioral problems and social competence from the Child Behavior Checklist for ages 6-18, academic performance, and family socioeconomic status. We conducted a multivariate logistic regression analysis to generate a model seeking associations between the outcome (emotional and behavioral problems) and age, gender, family socioeconomic status, academic performance and socialization indicators. Results indicated better academic performance and positive socialization indicators associated with a lower probability of emotional and behavioral problems in this sample. <![CDATA[<b>Social skills of family caregivers of psychiatric patients</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com a desinstitucionalização psiquiátrica, as famílias passaram a ter papel fundamental na reinserção social dos pacientes, bem como um sentimento de sobrecarga com esse papel. Um bom relacionamento entre familiares e pacientes constitui um importante fator modulador que pode diminuir a sobrecarga. Entretanto, poucos estudos avaliaram as habilidades sociais dos familiares cuidadores, embora elas sejam necessárias para o desenvolvimento de um bom relacionamento com o paciente. O objetivo desta pesquisa foi avaliar essas habilidades. Foram entrevistados 53 familiares, com aplicação dos instrumentos: Inventário de Habilidades Sociais, Rathus Assertiveness Schedule e questionário sociodemográfico. Os resultados mostraram porcentagem elevada de familiares com baixos escores de habilidades sociais e da subclasse de assertividade. Esses resultados sugerem a necessidade de serem implantados programas de treinamento de habilidades sociais nos serviços de saúde mental, para que os familiares cuidadores desenvolvam um melhor relacionamento com o paciente, potencializando a prestação de cuidados mais adequados.<hr/>Psychiatric deinstitutionalization has resulted in the greater involvement of family caregivers in patients' social reinsertion as well as the feeling of being overburdened. A good relationship between caregivers and patients is considered to be an important moderating factor that can reduce the burden on families. However, few studies have evaluated the repertoire of caregivers' social skills even though they are the basis for the development of a good relationship. The aim of the present study was to evaluate these skills. Data were collected from 53 caregivers, with the application of the following instruments: Inventory of Social Skills, Rathus Assertiveness Schedule and a sociodemographic questionnaire. Results showed a high percentage of family caregivers with low scores in social skills as well as in assertiveness. These results pointed to the need for implementing social skills training programs in mental health services, so that caregivers can develop a better relationship with patients and consequently be able to provide a better quality of care. <![CDATA[<b>Coping in Portuguese children hospitalized for cancer: a comparison of two assessment instruments</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Condições associadas à hospitalização e tratamentos de crianças com câncer têm sido identificadas como fontes de estresse, sendo pertinente estudar as estratégias de enfrentamento utilizadas por essas crianças. Este estudo objetivou comparar duas metodologias de avaliação do enfrentamento em contexto de hospitalização pediátrica. Dezenove crianças com câncer, com idade entre 6 e 12 anos, em tratamento em um hospital português, responderam ao Kidcope e ao Instrumento para Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização. Além disso, também os cuidadores avaliaram a adaptação da criança ao hospital. Os resultados apontaram níveis reduzidos de perturbação comportamental e sofrimento, tanto na avaliação das crianças quanto na dos pais. A amostra apresentou diversidade de estratégias de enfrentamento, bem como preponderância de comportamentos facilitadores em ambas as escalas, com predominância de suporte social e distração, mas também a presença de pensamento mágico e ruminação. Ambas as escalas tiveram respostas semelhantes para suporte social e distração, mas não para outras estratégias. Embora não tenha ficado demonstrado que as escalas sejam equivalentes, ambas se mostraram úteis para fins clínicos.<hr/>Conditions associated with hospitalization and treatment of children with cancer have been identified as sources of stress, thus the relevance of studying the coping strategies spontaneously used by these children. The present study aimed to compare two methods for evaluating coping in the context of pediatric hospitalization. A total of 19 children (aged 6 to 12) with cancer, attending a Portuguese hospital, answered the Kidcope and the Instrument for the Assessment of Coping Strategies during Hospitalization. Their caregivers evaluated how the children adapted to the hospital. Low levels of distress were observed in the evaluations of both caregivers and children. The sample showed various coping strategies and a number of facilitative behaviors in both scales, including social support and entertainment, but also wishful thinking and rumination. Both scales had similar responses in terms of social support and entertainment, but not for other strategies. Although the two scales were not found to be equivalents, both proved to be useful for clinical purposes. <![CDATA[<b>Social services and institutional practices provided to highway wanderers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os andarilhos de estrada se configuram na contemporaneidade como uma das expressões mais radicais de rompimento com os nichos de fixação social, caminhando a pé pelas rodovias do país e, quando de suas necessidades emergenciais, buscando apoio nas instituições assistenciais. Este artigo visa identificar quais práticas institucionais o serviço social realiza com os andarilhos, segundo os relatos de seus dirigentes. A pesquisa foi realizada em quatro instituições assistenciais no estado de São Paulo, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as práticas institucionais do serviço social em relação aos andarilhos envolvem tecnologias disciplinares de poder e saber, mediante procedimentos e regras que impõem a obediência e a vistoria do seu corpo e pertences. É possível concluir que as práticas do serviço social no atendimento aos andarilhos convertem-se em ferramentas estratégicas de poder no controle de corpos e vidas errantes, visando subordinar tal processo de subjetivação às tecnologias disciplinares.<hr/>In a contemporary context, highway wanderers can be seen as one of the most radical expressions of a break from socially fixed niches, travelling on foot along Brazil's highways and, when emergency needs must be met, seeking support from institutional care services. This study seeks to identify which institutional practices are provided to highway wanderers by social services, based on reports by managers of such services. The research was carried out at four institutional care services in the state of São Paulo , through the application of semi-structured interviews. The results show that the institutional practices provided to highway wanderers by social services include disciplinary techniques involving power and knowledge applied by means of procedures and rules that impose obedience along with an inspection of their bodies and a search of their belongings. In conclusion, the social service practices that are provided to highway wanderers become strategic tools of power and control over the bodies and itinerant lives, seeking to subsume such a subjectifying process within disciplinary techniques. <![CDATA[<b>Knowledge production on risk and social vulnerability as a means of supporting practices in public policies of social psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem por objetivo discutir a produção de conhecimento em Psicologia Social no Brasil sobre as temáticas de risco e vulnerabilidade social a partir de uma análise arqueogenealógica. Para isso, analisam-se os documentos produzidos pelos grupos de trabalhos vinculados ao campo da Psicologia Social e apresentados nos simpósios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia no período compreendido entre 1988 e 2010. Com a discussão sobre a produção de conhecimento pelos grupos de trabalho, pode-se visibilizar e discutir como os saberes que envolvem os temas de risco e vulnerabilidade social têm sustentado as práticas em políticas públicas no campo da Psicologia Social.<hr/>This article aims to discuss the history of knowledge production in the field of Social Psychology in Brazil about risk and social vulnerability by means of an archeo-geneologic analysis. The research involved an analysis of documents produced by working groups from the field of Social Psychology that were presented at symposiums of the National Association of Postgraduate Research in Psychology in the period from 1988 to 2010. On the basis of the working group discussions about knowledge production, it is possible to perceive and discuss how knowledge about risks and social vulnerability has supported practices in public policies in the field of Social Psychology. <![CDATA[<b>The matter of the Self and the Other in wallon's psychogenetic</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho examina algumas produções de Henri Wallon, com o propósito de elucidar a relação Eu-Outro. São priorizados dois artigos do autor que tratam especificamente da questão: "O papel do outro na consciência do eu", de 1946 e "Níveis e flutuações do eu", de 1956. Duas questões são postas em discussão: Como se dão as relações Eu-Outro, a partir da proposição dos estágios de desenvolvimento da teoria de Wallon? Se o Eu se constitui no social, qual o papel do socius na constituição do Eu? Finalmente, a partir das questões discutidas, são apresentadas algumas derivações pedagógicas, com foco no papel do Outro como educador.<hr/>This paper examines some of Henri Wallon's works, with the aim of elucidating the relationship between the self and the other. Two of the Wallon's articles, which address this matter specifically, are prioritized: 'The Role of the Other in the Conscience of the Self', from 1946 and 'Levels and Fluctuations of the Self', from 1956. Two matters are discussed: How does the Self-Other relationship occur, based on the proposal of the development stages in Wallon's theory; If the Self constitutes the social, what is the role of the socius in the constitution of the Self? Based on the matters discussed, some pedagogical conclusions are drawn, with a focus on the role of the other as educator. <![CDATA[<b>Public policy as a field in training, practice and knowledge production in Psychology</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho examina algumas produções de Henri Wallon, com o propósito de elucidar a relação Eu-Outro. São priorizados dois artigos do autor que tratam especificamente da questão: "O papel do outro na consciência do eu", de 1946 e "Níveis e flutuações do eu", de 1956. Duas questões são postas em discussão: Como se dão as relações Eu-Outro, a partir da proposição dos estágios de desenvolvimento da teoria de Wallon? Se o Eu se constitui no social, qual o papel do socius na constituição do Eu? Finalmente, a partir das questões discutidas, são apresentadas algumas derivações pedagógicas, com foco no papel do Outro como educador.<hr/>This paper examines some of Henri Wallon's works, with the aim of elucidating the relationship between the self and the other. Two of the Wallon's articles, which address this matter specifically, are prioritized: 'The Role of the Other in the Conscience of the Self', from 1946 and 'Levels and Fluctuations of the Self', from 1956. Two matters are discussed: How does the Self-Other relationship occur, based on the proposal of the development stages in Wallon's theory; If the Self constitutes the social, what is the role of the socius in the constitution of the Self? Based on the matters discussed, some pedagogical conclusions are drawn, with a focus on the role of the other as educator. <![CDATA[<b>Ackowledgements</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000400015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho examina algumas produções de Henri Wallon, com o propósito de elucidar a relação Eu-Outro. São priorizados dois artigos do autor que tratam especificamente da questão: "O papel do outro na consciência do eu", de 1946 e "Níveis e flutuações do eu", de 1956. Duas questões são postas em discussão: Como se dão as relações Eu-Outro, a partir da proposição dos estágios de desenvolvimento da teoria de Wallon? Se o Eu se constitui no social, qual o papel do socius na constituição do Eu? Finalmente, a partir das questões discutidas, são apresentadas algumas derivações pedagógicas, com foco no papel do Outro como educador.<hr/>This paper examines some of Henri Wallon's works, with the aim of elucidating the relationship between the self and the other. Two of the Wallon's articles, which address this matter specifically, are prioritized: 'The Role of the Other in the Conscience of the Self', from 1946 and 'Levels and Fluctuations of the Self', from 1956. Two matters are discussed: How does the Self-Other relationship occur, based on the proposal of the development stages in Wallon's theory; If the Self constitutes the social, what is the role of the socius in the constitution of the Self? Based on the matters discussed, some pedagogical conclusions are drawn, with a focus on the role of the other as educator.