Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20140002&lang=pt vol. 31 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Internacionalização da investigação e do ensino em Psicologia e Educação</b>: <b>demandas Portugal-Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A problemática da internacionalização da investigação e do ensino tem surgido como importante e atual em várias áreas e diferentes modelos teóricos; destaca-se, no entanto, a escassez de investigações e a necessidade de aprofundamento das existentes. O objetivo geral desta conferência foi considerar especificidades da internacionalização da investigação e do ensino em Psicologia e Educação, centradas, sobretudo, na relação Brasil-Portugal. Falar da dimensão transnacional da investigação e do ensino implicou considerar variáveis como educação e valores, humanização, democratização, fragilidades, investimentos, espaços de conhecimento, visibilidade, avaliação, projetos e acordos bilaterais. O problema de pesquisa foi o seguinte: Como se processam as relações entre essas variáveis a fim de que sejam atendidas as múltiplas interações que as condicionam e de que sejam levantados desafios globais e buscas de interação Brasil-Portugal? O conceito de internacionalização da educação superior surge com uma diversidade de termos relacionados e várias fases de desenvolvimento. A internacionalização foi conceitualizada como trocas internacionais relacionadas com a educação, e a globalização foi entendida como uma fase avançada do processo de internacionalização. Constatou-se a falta de estudos empíricos, embora se encontrem perspectivas conceituais que deixam antever hipóteses de respostas aos problemas de afirmação da Psicologia e da Educação, nos desafios derivados da internacionalização da investigação e do ensino em geral, e no espaço de conhecimento luso-americano. Pôde constatar-se que, ao longo da história, o maior erro da educação e da ciência foi "dar ajuda ao mais potente" na guerra e na fome. Conclui-se que urge humanizar a ciência e, internacionalizando-a, levá-la aos cidadãos, qualquer que seja o país onde se encontrem. Implicações sociopolíticas são referenciadas, bem como sugestões de intervenção, rumo a uma educação para todos.<hr/>The issue of internationalization of research and teaching has arisen of teaching and research internationalization as important and current in different domains and theoretical models, despite the lack of studies and the necessity of deepening the existing ones. The main purpose of this conference was to consider some specificities of teaching and research internalization in psychology and education, teaching and research focusing on the relationship between Portugal and Brazil. To address the transactional dimension of teaching and research implied considering variables such as education and values, humanization, democratization, fragilities, investments, knowledge environments, visibility, assessment, projects and bilateral agreements. The problem considered was: how do relationships between these variables occur, considering the multiple interactions that constrain them, the global challenges, and the search for Portugal-Brazil interactions? The concept of higher education internationalization has emerged encompassing a diversity of related notions and several development phases. Internationalization was conceptualized as international exchanges related to education, while globalization was understood as an advanced phase of the internationalization process. The lack of empirical studies was observed, although some conceptual perspectives suggest hypothesis to address psychology and education affirmation difficulties, when responding to the challenges posed by teaching and research internationalization, both in general and in the Luso-American knowledge sphere. It can be seen that, throughout history, the greatest mistake in education and science was "giving help to the most powerful", in war and in starvation. We conclude by mentioning the urgency to humanize science, internationalizing and presenting it to the citizens, whatever their country. Sociopolitical implications are mentioned, and intervention suggestions are made, directed towards an education for all. <![CDATA[<b>Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como principal objetivo realizar uma análise diferencial do autoconceito artístico entre adolescentes que frequentavam o ensino artístico e os que frenquentavam o ensino regular. Responderam à Escala de Autoconceito Artístico e à Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes 226 estudantes de escolas da zona metropolitana de Lisboa, dos quais 108 frequentavam o ensino regular e 118 eram alunos de escolas artísticas de música, artes visuais e dança. Os resultados demonstraram que os níveis de autoconceito artístico diferiram de acordo com o contexto educativo: foram favorecidos os alunos do ensino artístico na maioria das dimensões artísticas. Contemplando apenas os alunos do ensino artístico, foi verificado que eles apresentaram níveis superiores na dimensão artística correspondente a sua área de especialização, comparativamente aos seus pares das outras áreas artísticas.<hr/>The main aim of this study was to conduct a differential analysis of the artistic self-concept among adolescents who had an artistic education and those who attended to a non-artistic high-school. A total of 226 students from several artistic and non-artistic schools in the metropolitan area of Lisbon completed the Artistic Self-concept Scale and the Self-concept and Self-esteem Scale for Adolescents. Of these students, 108 were from regular high-schools and 118 were from music, drama and visual arts schools. The results showed that the artistic self-concept differed according to the educational context, favouring the art students in the majority of the artistic dimensions. Considering only the art students, it was also verified that the students presented higher levels in the artistic dimension which represented their area of expertise when compared to their peers from other artistic areas. <![CDATA[<b>Exploration of Winnicott' ideas regarding adolescence and the conflict of generations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este trabajo se busca establecer algunas contribuciones de Winnicott em relación al conflicto de generaciones, la adolescencia y la educación. El concepto de conflicto de generaciones es un eje fundamental para pensar la adolescencia y su relación con el mundo adulto. Destacamos especialmente ideas de Winnicott en relación a la educación, con una perspectiva crítica de la perspectiva de adaptación, tema este que está de acuerdo con su concepto de crecimiento, agresión al servicio de la pulsión de vida y el self verdadero.<hr/>This paper seeks to establish some contributions of Winnicott related to adolescence, education, and the conflict of generations. The conflict of generations concept is a fundamental axis when considering adolescence and its relationship with the adult world. Winnicott's ideas regarding education are especially emphasized, and therefore, a critique of the proposal of education as adaptation. This theme is consistent with his concept of growth, aggression in the service of the drive for life and true self. <![CDATA[<b>Indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de <i>bullying</i></b>: <b>revisão sistemática da literatura internacional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A systematic review was conducted in 2011, aiming to survey articles for indicators of effectiveness of intervention programs in bullying situations. A total of 165 articles were recovered, indexed in the databases: Web of Science, PsycInfo, Redalyc, Dialnet, and Eric. The analysis variables were: frequencies per journal, year, country, author, and effectiveness indicators of intervention programs in bullying situations. The "International Journal of Psychology" and "Psychological Therapy" had the highest percentage of publications (8.7%); the year 2010, the largest number of indexes (51); and Spain (33.9%) and the United States of America (23.6%) were the countries with more articles. Regarding the effectiveness indicators of bullying situation programs, it was found that 30.9% of the articles considered teacher training; 26.11% considered the need for raising awareness of the phenomenon; and 23.6% considered individual and/or collective student support to be the elements with greater impact and effectiveness in bullying situation interventions.<hr/>A revisão sistemática foi realizada em 2011, visando levantar artigos referentes aos indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying. Selecionaram-se 165 artigos indexados nas bases Web of Science, PsycInfo, Redalyc, Dialnet e Eric. As variáveis de análise foram: frequências por periódico, ano, país, autoria e indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying. O "International Journal of Psychology" e "Psychological Therapy" evidenciaram o maior percentual de publicações (8,7%); o ano de 2010, o maior número de indexações (51,0); e Espanha (33,9%) e Estados Unidos da América (23,6%), os países com mais artigos. Em relação aos indicadores de efetividade dos programas para situações de bullying, constatou-se que 30,9% dos artigos consideraram fundamental a capacitação docente; 26,11%, a necessidade de conscientização sobre o fenômeno; e 23,6%, o suporte individual e/ou coletivo para os alunos como elementos de maior impacto e eficácia na intervenção em situações de bullying. <![CDATA[<b>Recasamento</b>: <b>percepções e vivências dos filhos do primeiro casamento</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções e as vivências de filhos diante das mudanças ocorridas em suas vidas, no âmbito da convivência familiar, devido ao recasamento de um ou de ambos os pais. É uma pesquisa qualitativa cujos participantes são quatro adultos jovens. Eles responderam a uma entrevista analisada de acordo com a Análise de Conteúdo Temática. Pode-se concluir que, apesar das dificuldades iniciais devido às alterações na estrutura física, na rotina e na dinâmica da casa, com a introdução de novos personagens (padrasto/madrasta, meio-irmãos e irmãos socioafetivos), eles relataram mais aspectos positivos do que negativos nessa configuração, exceto um caso em que a participante apresenta dificuldades na relação com a madrasta.<hr/>This study sought to comprehend the perceptions and experiences of children faced with changes that occurred in their lives due to the remarriage of one or both parents, in the family life context. It is a qualitative study, the participants of which were four young adults. They took part in an interview that was analyzed using Thematic Content Analysis. It was concluded that, despite the initial difficulties due to changes in the physical structure, in the routine, and in the household dynamics, with the introduction of new characters (stepfather/stepmother, half-siblings and stepsiblings), the participants reported more positive aspects than negative in this configuration, except in one case where the participant presented difficulties in the relationship with the stepmother. <![CDATA[<b>Parentalidade no contexto da depressão materna no final do primeiro ano de vida do bebê</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The present study investigated parenthood in the context of maternal depression, at the end of the first year of the infant's life. The participants of the study were 22 families, from different socioeconomic levels, divided into two groups, one with mothers who did not present indicators of depression (n=12) and another group with mothers who did (n=10), based on the Beck Depression Inventory. All the mothers were primiparous and lived with the child's father, the babies were approximately 12 months of age. The mothers and fathers participated in an interview that investigated several parenting aspects. Qualitative content analysis of the interviews indicated that, compared to the group without depression, the depressed mothers, as well as their husbands, reported more difficulties regarding division tasks, financial concerns, and divergences and conflicts in child care. These results corroborate other studies which emphasized that the presence of indicators of maternal depression can cause difficulties in parenting.<hr/>O presente estudo investigou a parentalidade no contexto de depressão materna, no final do primeiro ano de vida do bebê. Participaram do estudo 22 famílias de diferentes níveis socioeconômicos, distribuídas em dois grupos: um cujas mães (n=10) apresentavam indicadores de depressão, e outro cujas mães (n=12) não os apresentavam, segundo o Inventário Beck de Depressão. Todas eram primíparas e viviam com o pai do bebê, que tinha em torno de 12 meses de idade. Mães e pais responderam a uma entrevista que investigou diversos aspectos da parentalidade. Análise de conteúdo qualitativa das entrevistas indicou que, quando comparadas ao grupo sem depressão, tanto as mães deprimidas como seus maridos relataram maiores dificuldades quanto à divisão de tarefas, preocupações financeiras e divergências e conflitos nos cuidados do filho. Esses resultados corroboram outros estudos que destacaram que a presença de indicadores de depressão materna pode trazer dificuldades para a parentalidade. <![CDATA[<b>Projeto de vida e trabalho como questão de exclusão/inclusão da pessoa idosa</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study was developed based on the reality of population aging, the Aging Era, and the matter of exclusion and psychosocial suffering experienced by elderly people, with the aim of analyzing the meanings of the construction of the life project, work and exclusion/inclusion of this population. A semi-structured interview was performed with 25 participants of the Care for the Elderly Person Program. The lexical and contextual Thematic Content Analysis was performed using the Alcest program for the quantitative analysis of textual data. Three themes were recovered: The world and I: process of exclusion/inclusion - represented 27.77% of the statements; The Future as the present - foremost expressed with 44.44%; Work and the Life Project as a way of social inclusion - 27.77%. The need for conscious actions was highlighted, with reference to the ethics of citizens who are involved and interested in experiencing aging in a healthier way, in order to humanize the living/aging relationship.<hr/>Tendo em vista a realidade do envelhecimento populacional, a Era do Envelhecimento e a questão da exclusão e do padecimento psicossocial vivenciados pela pessoa idosa, desenvolveu-se este estudo, que tem por objetivo analisar os significados da construção do projeto de vida, do trabalho e da exclusão/inclusão por essa população. Foi realizada entrevista semiestruturada com 25 participantes inseridos no Programa de Atenção à Pessoa Idosa, da Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade de João Pessoa, Paraíba. Utilizou-se a Análise de Conteúdo Temático de base lexical e contextual com apoio do sistema Alceste de análise de dados textuais. Foram capturados três eixos temáticos: Eu e o mundo: processo de exclusão/inclusão - presente em 27,77% das falas; O futuro como o presente - eixo mais expresso - presente em 44,44% das falas; Trabalho e projeto de vida como forma de inclusão social - com 27,77%. Evidencia-se a necessidade de ações conscientes da ética dos cidadãos implicados e interessados em viver envelhecendo de modo mais saudável, humanizando-se, assim, a relação viver/envelhecer. <![CDATA[<b>Acolhimento em saúde</b>: <b>uma revisão sistemática em periódicos brasileiros</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo apresenta uma revisão sistemática sobre acolhimento em saúde em periódicos brasileiros. As bases de dados pesquisadas foram Bireme, MedLine, PubMed, SciELO e Science Direct. Utilizando como descritor único o termo "acolhimento", a pesquisa resultou na análise quantitativa e qualitativa de 40 artigos publicados entre 1999 e 2011. Os resultados indicaram que: os dois periódicos com maior número de publicações sobre o tema foram Cadernos de Saúde Pública e Ciência & Saúde Coletiva (25,0 e 22,5%, respectivamente); nos anos de 2004 a 2010, foram publicados sete artigos sobre o tema, e, em 2011, seis artigos foram encontrados. As áreas predominantes foram Saúde Pública/Coletiva (57,6%) e Enfermagem (39,4%). A análise qualitativa da variável "objeto de estudo" identificou artigos cuja investigação era os pontos de vista de usuários, profissionais e de ambos. Já a variável "percepções dos profissionais" ressaltou aspectos positivos do acolhimento. São necessários novos estudos que qualifiquem o conhecimento a respeito dessa forma de atendimento à população tanto nos serviços de atenção básica quanto de atenção especializada.<hr/>This study presents a systematic literature review on the subject "user embracement" in health in Brazilian journals. The databases analyzed were Bireme, PubMed, MedLine, SciELO, and Science Direct. The term "user embracement" was selected from the Health Sciences Descriptors and used as single descriptor. This resulted in 40 publications between 1999 and 2011, which were analyzed quantitatively and qualitatively. The results indicated that the two journals with more publications on the subject were Cadernos de Saúde Pública and Ciência & Saúde Coletiva (25 and 22,5%); seven papers were published in both 2004 and 2010 and six in 2011; the predominant areas were Public Health (57,6%) and Nursing (39,4%). The qualitative analysis of the "study object" variable identified the existence of articles investigating the views of users, professionals and both. Regarding the "professional' perceptions" variable, the majority of the articles highlighted positive aspects of user embracement. Further studies that qualify the knowledge about this form of service to the population, both in primary care services and specialized services, are necessary. <![CDATA[<b>Traços psicopáticos na adolescência</b>: <b>uma revisão</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Currently, and throughout the history of mental healthcare, the literature highlights that there is no agreement on the use of the terms "antisocial personality disorder" and "psychopathic personality". This paper aims to promote a debate over these concepts and their evaluation for both adults and adolescents. With this aim, a systematic review was conducted in the MedLine data base between 1968 and March 2011 using the terms "adolescent", "antisocial personality disorder", and "personality assessment". From the 59 identified articles 29 were selected to further analysis. The discussion of these terms was confirmed, as well as the importance of assessing psychopathic traits during adolescence. An initial tendency to disregard the term psychopathy and its affective implications was evidenced. However, the latest psychological instruments return to the discussion regarding the use of this diagnosis and its implications.<hr/>Atualmente e durante a história da saúde mental, encontram-se, na literatura, diferentes posicionamentos a respeito dos termos "transtorno de personalidade antissocial" e "personalidade psicopática". Este artigo tem como objetivo debater esses conceitos em relação a sua avaliação tanto na vida adulta como na adolescência. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática na base de dados MedLine, de 1968 a março de 2011, cruzando os descritores "adolescente", "transtorno antissocial da personalidade" e "avaliação da personalidade". A partir dos 59 artigos identificados, foram selecionados 29 para serem analisados. A discussão dos termos é encontrada no material revisado, bem como a importância de identificação de traços de psicopatia na adolescência. Evidencia-se uma tendência inicial ao abandono do termo psicopatia e as alterações afetivas relacionadas a ela. No entanto, os instrumentos de avaliação psicológica mais recentes retomam a discussão desse diagnóstico e suas implicações. <![CDATA[<b>Redes sociais de apoio no contexto da prematuridade</b>: <b>perspectiva do modelo bioecológico do desenvolvimento humano</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma revisão crítica da literatura a respeito das redes sociais de apoio no contexto do desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo, centrada na abordagem do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, a qual aborda a influência de ambientes externos como contexto para o desenvolvimento. Realizou-se o levantamento bibliográfico nas bases de dados Portal da Capes, MedLine, Lilacs e SciELO, por meio de descritores pré-estabelecidos. Dentre 137 trabalhos, apenas 39 referiam-se à temática proposta, e apenas um relacionou prematuridade e modelo bioecológico. Os resultados apontam a importância do apoio de pessoas significativas e dos programas de acompanhamento de crianças que nascem pré-termo e de suas famílias, o que remete, respectivamente, à rede social pessoal e institucional. Ressalta-se a implementação das políticas de saúde que planejam as ações na saúde perinatal e na área da infância a partir da perspectiva das redes sociais de apoio como estratégia de cuidado.<hr/>This article presents a critical review of the literature related to social support networks in the context of the development of children born pre-term. The focus is on the approach of the Bioecological Model of Human Development, which highlights the influence of external environments as a context for development. The bibliographical survey was carried out in the following databases, Portal da Capes, MedLine, Lilacs and SciELO, using pre-established descriptors. Among the 137 studies, only 39 referred to the proposed theme and only one related prematurity with the Bioecological Model. The results highlight the importance of support from significant people and of the monitoring programs for children born preterm and their families, referring to the personal and institutional social network, respectively. The importance of the implementation of health policies in which actions are planned in the perinatal and childhood health area is noteworthy from the perspective of social support networks as a care strategy. <![CDATA[<b>O Teatro Fórum como dispositivo de discussão da violência contra a mulher</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que utilizou o Teatro do(a) Oprimido(a), na modalidade do Teatro Fórum, para promover discussões e reflexões sobre a violência contra a mulher, através de um esquete sobre o tema apresentado para um grupo de catadoras(es) de material reciclável de duas cidades do interior paulista. No Teatro Fórum, os(as) espectadores(as) transformam-se em espectatores/atrizes e, pela via da ação, ajudam a encontrar uma solução para o conflito encenado. Os resultados da pesquisa sugerem que o Teatro do(a) Oprimido(a) possa ser usado como uma importante ferramenta metodológica de pesquisa. No campo específico da Psicologia, esse dispositivo teatral aparece como um instrumento alternativo para trabalhar com pesquisas participativas que envolvem diversas temáticas e questões da coletividade e que produzem rupturas em práticas e discursos hegemônicos.<hr/>This article presents the results of a study that made use of the Theatre of the Oppressed, in its Forum Theatre form, to promote discussions and reflections on violence against women. This was achieved through a sketch about the theme shown to a group of recyclable material collectors from two towns in the interior of the State of São Paulo. In the Forum Theatre the spectators become actors/actresses and, through the activity, help to find a solution for the enacted conflict. The results of the study suggest that the Theatre of the Oppressed can be used as an important methodological procedure for research. In the field of Psychology specifically, this theatrical tool emerges as an alternative device in order to work with participative studies involving diverse themes and issues of a community, producing ruptures in hegemonic practices and discourses. <![CDATA[<b>As éticas nas práticas de atenção psicológica na assistência social</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parte-se de diferentes modalidades de ética - da tutela, da interlocução, da ação social, do cuidado e da escuta do sujeito do desejo inconsciente -, como analisadores das práticas de atenção realizadas pelos psicólogos no âmbito da Assistência Social. Numa abordagem institucional, apresentam-se, de modo problematizador, casos, encontrados na literatura, considerados exemplares das práticas desenvolvidas por psicólogos e também por outros trabalhadores que atuam em estabelecimentos assistenciais os mais diversos. Conclui-se que os psicólogos podem encontrar, na psicanálise do campo de Freud e de Lacan, consistentes instrumentais teórico-técnicos e ético-políticos para orientar de modo efetivo e avisado uma atuação institucional que inclua o indivíduo como cidadão e também como sujeito do inconsciente.<hr/>This study presents different modalities of ethics - guardianship, interlocution, social action, care and finally the ethics of listening to the subject's unconscious desire - as analyzers of the care practices conducted by psychologists in the field of Social Assistance. In an institutional approach, cases found in the literature are presented, in a questioning way, which can be considered examples of the practices performed by psychologists and other workers who operate in a wide variety of healthcare establishments. It was concluded that psychologists may encounter, in the field of Freudian/Lacanian psychoanalysis, consistent theoretical-technical and ethical-political instrumentals to guide institutional performance in an effective and informed way so as to include the individual as a citizen and also as the subject of the unconscious. <![CDATA[<b>Criança no tratamento final contra o câncer e seu olhar para o futuro</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há algumas décadas, o câncer infantil era considerado uma doença fatal. Com a melhora nos procedimentos terapêuticos e nos métodos de detecção precoce, o número de crianças que sobrevivem vem aumentando, ocorrendo um direcionamento da atenção para o viver com câncer assim como para as necessidades desses sobreviventes. O presente estudo teve por objetivo compreender, por meio de uma análise fenomenológica, o sentido que a criança que está finalizando seu tratamento contra o câncer atribui ao próprio futuro. Foram realizadas seis entrevistas com crianças entre oito e treze anos e, a partir das convergências e divergências encontradas em seus relatos, emergiram as categorias de análise. A análise de conteúdo dos relatos revelou que, quando o tratamento está terminando e a criança já se encontra sem os sintomas da doença, permanecem ainda por algum período as antigas referências utilizadas na época do tratamento. As crianças falam de seu passado e fazem suposições do que poderá acontecer. Expressam o desejo de retomar sua aparência física anterior e as atividades interrompidas ou dificultadas pela doença. Ao longo de todo esse processo, elas se defrontam com o paradoxo vida e morte e conseguem manter uma visão positiva de futuro, almejando a retomada do projeto de vida e amplitude de possibilidades com a retomada da saúde<hr/>For some decades childhood cancer has been considered a fatal disease. However, with improvements in therapeutic procedures and early detection methods, the number of children who survive is increasing, with the care becoming directed toward living with cancer as well as toward the needs of these survivors. This study aimed to comprehend, through phenomenological analysis, the feelings that children, who are finishing their cancer treatment, attributed to their future. Six interviews were conducted with children aged eight to thirteen years and from the convergences and divergences in their reports the categories of analysis emerged. The content analysis of the reports revealed that when the treatment is finished and the child has no disease symptoms the old references used at the time of treatment still remain for some time. The children spoke about their past and made assumptions regarding what might happen. They expressed the desire to regain their prior physical appearance, and resume the activities that were interrupted or impeded by the disease. Throughout this process they were faced with the life and death paradox, yet managed to maintain a positive outlook for the future, aiming to resume the life project and enjoy a range of possibilities with the return to health. <![CDATA[<b>No limite da realidade</b>: <b>intervenção psicoterapêutica na vivência de João</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo de caso aborda a problemática inerente à vivência de João, com 55 anos de idade, pautada por um padrão de angústia diante do passado e de intolerância com o presente. Percebe-se uma ansiedade permanente que traduz a tomada da consciência latente do conflito que permanece entre o eu e sua experiência real. O conhecimento da sua vivência atual adivinha uma organização de personalidade esquizoide em que acresce uma depressividade significativa com ideação suicida frequente. A intervenção psicoterapêutica tem o objetivo de facilitar o crescimento pessoal e integrar as transformações pessoais, as exigências sociais e as expectativas futuras do paciente. O método utilizado foi direcionado para a livre expressão dos seus sentimentos numa perspectiva de intervenção enquadrada na Abordagem Centrada na Pessoa. Os resultados revelam uma crescente libertação pessoal, marcada pela expressão de sentimentos e maior aceitação de si. Evidenciou-se, ao longo do processo, uma maior adaptação psicossocial por parte do paciente.<hr/>This case study discusses the problems inherent in the experience of a 55 year old man, evidenced by a pattern of distress faced with the past and intolerance toward the present. A permanent anxiety was evident that translated into a latent awareness of the conflict between the self and his real experience. The knowledge of his actual experience indicated a schizoid personality organization with significant depressivity and frequent suicidal ideation. The psychotherapeutic intervention was designed with the aim of facilitating personal growth and integrating personal transformation, social demands and the future expectations of the patient. The Methodological procedures used were directed toward the free expression of his feelings from the perspective of an intervention based on the Person Centered Aproach. The results reveal a growing process of personal liberation evidenced by the expression of feelings and greater self-acceptance. Throughout the psycotherapeutic process higher psychossocial adaptation of the patient was evidenced.