Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20150001&lang=pt vol. 32 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Perfil dos pesquisadores bolsistas de produtividade científica em Psicologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desta pesquisa foi traçar o perfil dos pesquisadores bolsistas de Produtividade em Psicologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no triênio 2009-2011. O método utilizado foi de caráter transversal, descritivo, correlacional e de associação. Por meio de um levantamento de dados presentes nos currículos Lattes dos pesquisadores listados no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, buscou-se identificar relação entre a categoria de bolsa, a quantidade e a qualidade de suas produções. Os achados revelam diversidade, não permitindo traçar um perfil único de bolsistas. Predominam os bolsistas de categoria 2, distribuídos, em sua maioria, nas áreas de interesse da Psicologia do Desenvolvimento e Social. Verificou-se que, apesar de a qualidade das publicações acompanhar a categoria da bolsa, ainda predomina a quantidade em relação à qualidade das publicações, fenômeno conhecido como "produtivismo".<hr/>The aim of this study was to draw the profile of the psychology researchers funded with scientific productivity grants from the Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico from 2009-2011. We used a cross-sectional, descriptive and correlational method. Through a data survey using the Curriculum Lattes platform of all the researchers listed on the website of Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, the purpose was to identify the relation between type of grant, quantity and quality of their production. The findings reveal diversity, which did not enable us to establish a unique profile of the researchers. Most researchers have a type-2 research grant and their interest is mainly distributed in Developmental and Social Psychology. Although the quality of publications is related to the type of grant, there is still a predominance of quantity over quality of publications, a phenomenon called "productivism". <![CDATA[O modelo da validade do construto do Modelo Estrutural da Inteligência de Berlim]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The Berlin Intelligence Structure Model is a hierarchical and faceted model which is originally based on an almost representative sample of tasks found in the literature. Therefore, the Berlin Intelligence Structure Model is an integrative model with a high degree of generality. The present paper investigates the construct validity of this model by using different confirmatory factor analysis models. The results show that the model assumptions are supported only in part by the data. Moreover, it is demonstrated that there are different possibilities to incorporate the Berlin Intelligence Structure Model assumptions into confirmatory factor analysis models. The results are discussed with regard to the validity of the Berlin Intelligence Structure Model test, and the validity of the model.<hr/>O Modelo Estrutural da Inteligência de Berlim é um modelo hierárquico e facetado que foi originalmente baseado em uma amostra quase representativa de tarefas encontradas na literatura. Portanto, o modelo estrutural da inteligência de Berlim é um modelo integrador com um elevado grau de generalidade. O presente trabalho investiga a validade do construto deste modelo usando diferentes modelos de análise fatorial confirmatória. Os resultados mostram que os pressupostos do modelo suportam apenas em parte pelos dados. Além disso, demonstra-se que há diferentes possibilidades de incorporar os pressupostos do Modelo Estrutural da Inteligência de Berlim em modelos de análise fatorial confirmatória. Os resultados discutidos mostram a validade do teste do Modelo Estrutural da Inteligência de Berlim, bem como a validade do modelo. <![CDATA[A entrevista de crianças com suspeita de abuso sexual]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura científica referente às melhores práticas na entrevista de investigação do abuso sexual infantil. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura sobre as particularidades da memória e das habilidades de comunicação da criança em situação de entrevista investigativa, bem como as diferentes técnicas que permitem aprimorar a qualidade dos relatos infantis e maximizar a quantidade de informações obtidas. Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: MedLine, PsychInfo e SciELO, no período de 1995 a 2012, utilizando-se as palavras-chave "sexual abuse", "children", "interview", "investigative" e "forensic". Foram encontradas 196 referências, das quais 34 foram selecionadas para inclusão neste artigo. Foi encontrado grande número de evidências demonstrando a necessidade de procedimentos cuidadosos para avaliar as suspeitas de abuso sexual. Técnicas específicas são descritas, assim como são discutidas as dificuldades frequentemente encontradas pelos entrevistadores.<hr/>The aim of this study was to conduct a literature review to describe the best practice guidelines to evaluate sexual abuse interviews. A narrative literature review was carried out to establish the children's memory and communicative skills during an investigative interview, as well as the interview techniques that improve the quality of children's reports and maximize the amount of information elicited. We used the following electronic on-line databases: MedLine, PsychInfo and SciELO, referring to the period 1995-2012. The keywords searched for in the databases were "sexual abuse", "children", "interview", "investigative", "forensic". A total of 196 references were identified and 34 were selected for this paper. We found a large amount of evidence that recommends careful procedures when evaluating child sexual abuse. We describe the specific techniques and discuss the most common difficulties interviewers face during interviews. <![CDATA[O educador e as situações de violência vividas por seu aluno: modos de tratamento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Domestic violence is a dilemma for educators, and child protective services do not always effectively contribute to addressing violent situations in school or outside of school. By analyzing 721 field diaries written by psychologists working in public schools, this study seeks to identify the actions taken by educators to address situations of domestic violence experienced by their students. This study is a constructive and interpretive analysis, drawing on the investigated categories in the field diaries. The results showed seven coping strategies: (1) notification and a search for networking, (2) referrals or sharing the suspected cases with other professionals, (3) focused interventions with the family and the child in the school context, (4) reluctance to seek information regarding the child's life, (5) resistance to contacting the family, (6) anonymous accusations, and (7) the welfare perspective. We concluded that violence and the strategies with which to address this phenomenon should be considered from social, political and economic perspectives.<hr/>A violência doméstica é um dilema para educadores, pois as redes de proteção à criança nem sempre contribuem para que a situação seja resolvida quer na escola, quer fora dela. Este estudo analisou 721 diários de campo de psicólogos inseridos em instituições públicas de educação, identificando as ações tomadas pelos educadores diante de situações de violência doméstica vividas pelos estudantes. Adotou-se como metodologia a análise construtiva e interpretativa, extraindo dos diários de campos as categorias investigadas. Os resultados apontaram sete estratégias de enfrentamento: (1) notificação e busca do trabalho em rede; (2) encaminhamento ou compartilhamento com outros profissionais; (3) intervenções focais com a família e a criança; (4) relutância em buscar informações sobre a criança; (5) resistência em conversar com a família; (6) denúncia anônima, e (7) postura assistencialista. Conclui-se que a violência e as formas de lidar com o fenômeno devem ser consideradas sob as dimensões social, política e econômica. <![CDATA[Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural: análise de uma experiência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100049&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a imaginação como processo psicológico fundamental do ser humano, tomando como base os trabalhos de Vigotski e seus interlocutores, e tendo como eixo reflexivo uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma Organização Não Governamental de arte-educação. A investigação se caracterizou pela oferta de oficinas de percussão, produção de espetáculo musical e produção de vídeo sobre esse espetáculo, tendo como sujeitos crianças e jovens de 9 a 14 anos que frequentavam a entidade. Uma análise da experiência vivida por esses sujeitos na relação com os pesquisadores toma como base a imaginação e seus desdobramentos no processo de criação. Nesse processo de criação, a experiência (re)significada pelos sujeitos vai compondo núcleos de memória, de forma que a atividade imaginativa se apresenta como um processo psicológico (re)combinador, objetivada em um novo produto.<hr/>This paper deals with imagination as a fundamental psychological process of human beings, based on the work of Vygotsky and his interlocutors. The intervention research was developed at a Non-Governmental Organization in Art Education. The investigation was characterized by offering percussion workshops, musical show production and video production about the show, to a group of 9 to 14-year-old children who attended the Non-Governmental Organization. The analysis of the experience of these subjects with the researchers was based on imagination and its developments in the creation process. In this process of creation, the (re)signified experience of the subjects forms memory cores in a way that the imaginative activity emerges as a (re)combining psychological process objectified in a new product. <![CDATA[Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de remediação da compreensão de leitura. O delineamento usado foi quase experimental, com pré-teste, intervenção e pós-teste. Participaram da pesquisa 41 universitários, com idade de 18 a 51 anos, sendo 22 do Grupo Experimental e 19 do Grupo Controle. Foi utilizado o teste de Cloze no pré- e no pós-teste. Os resultados indicaram que os estudantes mostraram desempenho superior no pós-teste, visto que houve um incremento na pontuação em mais da metade dos participantes, mas que tal melhora foi insuficiente para mudar o nível de compreensão, na maioria dos casos. Pode-se concluir que as atividades desenvolvidas foram relevantes, principalmente porque favoreceram a conscientização dos estudantes sobre a importância da compreensão de leitura e do estudo eficiente.<hr/>The purpose of this study was to evaluate the effects of a program for the remediation of reading comprehension. The experimental design was quasi experimental, with pretest and posttest interventions. Fortyone college students aged 18 to 51 years participated in the study, which were divided into two groups: 22 in the Experimental Group and 19 in the Control Group. We used a cloze test in the pre- and post-tests. The results indicated that the students showed improved performance in the post-test as more than half of the participants increased their scores, but this improvement was insufficient to change the level of reading comprehension in most cases. It may be concluded that the activities were relevant mainly because they favored awareness of students about the importance of reading comprehension and effective studying. <![CDATA[Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar: o caso da Europa e América do Norte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100075&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As práticas da Psicologia Escolar parecem ser cada vez mais marcadas pelas necessidades de referenciação/diagnóstico de crianças para o subsistema de educação especial, em detrimento do desenho e implementação de intervenções dirigidas aos problemas específicos dos alunos. A aparente insatisfação dos psicólogos escolares com essa tendência, bem como as dificuldades na utilização de modelos categoriais de diagnóstico em contexto escolar, têm dado origem à progressiva implementação de modelos alternativos de avaliação e intervenção, principalmente de modelos Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement e Problem Solving. A controvérsia quanto à natureza verdadeiramente alternativa desses modelos parece, no entanto, longe de se esgotar. Neste artigo são discutidas vantagens e limitações dos diferentes modelos, de acordo com a melhor evidência disponível na literatura, e são ainda equacionadas as suas implicações nas práticas da Psicologia Escolar.<hr/>Practices in School Psychology seem to be increasingly restricted to referrals/diagnosis of children for the sub-system of special education instead of being focused on the design and implementation of interventions for students with specific problems. The apparent dissatisfaction of school psychologists with this trend and the difficulties dealing with categorical diagnostic models within the school context have stimulated a movement toward the implementation of alternative assessment and intervention models, such as Response to Intervention, Curriculum-Based Measurement and Problem-Solving. However, the controversy about the true alternative nature of these models seems far from being exhausted. The aim of this paper is to discuss the benefits and limitations of the different models according to the best evidence available. We also consider the implications for practices in School Psychology. <![CDATA[Familiares de pessoa em sofrimento mental: estresse e estressores no cuidado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Following the reform in mental health care, the family began to assume a significant role in the psychosocial rehabilitation of individuals suffering from mental health issues, which has made family members susceptible to stress. This study evaluated the manifestation of stress, self-perception of stress, and perception of stressors in care provided by family caregivers to individuals suffering from mental disorders. Fifty-four caregivers of patients being cared for in a mental health service for at least one year participated in the study. The following were used: the Lipp Stress Symptom Inventory, and a complementary instrument. The results were analyzed through descriptive and non-parametric statistics. Half of participants manifested stress. Caregivers considered contact with patients and the caregiver role as the most stressful factors. The conclusion is that caregivers have difficulties in providing informal mental care and need support to development strategies to deal with stressful care situations.<hr/>Dada a reforma da assistência em saúde mental, o familiar assumiu papel significativo na reabilitação psicossocial da pessoa em sofrimento mental, cujas atribuições podem torná-lo vulnerável ao estresse. Objetivou-se avaliar manifestação de estresse, autopercepção do estresse e percepção dos estressores no cuidado entre familiares cuidadores de pessoa em sofrimento mental. Participaram do estudo 54 cuidadores de usuários em tratamento em serviço de saúde mental há pelo menos um ano. Os instrumentos aplicados foram: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e Roteiro Complementar. Os resultados foram tratados por meio de estatística descritiva e estatística não-paramétrica. Metade dos participantes apresentou manifestação de estresse. O contato com o usuário e o papel de cuidador foram considerados mais estressantes entre cuidadores com estresse. Conclui-se que os cuidadores apresentam dificuldades no cuidado informal em saúde mental, necessitando de suporte para o desenvolvimento de estratégias de auxílio às situações estressantes do cuidado. <![CDATA[Clínica psicanalítica da língua: vias associativas interlinguísticas, tradução e transferência]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A clínica da língua corresponde aqui ao trabalho com pacientes plurilíngues ou poliglotas, recebidos em país estrangeiro, no caso a França. Questiona-se sobre os mecanismos conscientes e inconscientes que se ativam na passagem da língua nativa à língua adotada na terra de acolhimento, e sobre os mecanismos simétricos que podem ter lugar quando a sessão se passa na língua nativa. Trata-se aqui de refletir sobre a função da tradução linguística e psíquica, na sessão analítica e na transferência. Por meio de ilustrações clínicas, abordam-se os modos de relacionamento do sujeito com a língua materna, bem como a sedimentação de camadas de línguas para os poliglotas.<hr/>Clinical approach of language here refers to clinical experience with plurilingual and polyglot patients attended to in a foreign country (France). The aim is to question the conscious and unconscious mechanisms activated when shifting from native to foreign language and the symmetrical mechanisms when the psychoanalytical session is in the patient's native language. This article deals with the function of linguistic and psychic translation in psychoanalytical session and in transference. Through various clinical illustrations, the author tackles the relationship to mother-tongue, and the multi-layered language of polyglot and plurilingual subjects. <![CDATA[Concepções de humanização de profissionais em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando-se a importância das estratégias de humanização e intervenção hospitalar no atendimento ao recém-nascido enfermo, esta pesquisa investigou a concepção de humanização da equipe de profissionais de três Unidades de Terapia Intensiva Neonatal da Região Metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo. Participaram do estudo 29 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, os quais responderam a roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os dados das entrevistas foram processados pelo software Alceste e submetidos à Análise de Conteúdo. Concluiu-se que os profissionais compreendem o cuidado humanizado a partir do resgate da perspectiva afetiva, em oposição ao modelo médico-tecnicista de atenção à saúde, ou seja, com ênfase nos aspectos emocionais que envolvem sua relação com o bebê e com o trabalho em Neonatologia. A participação da família foi o aspecto mais relevante para os profissionais, que expressaram a importância da permanência dos pais na unidade de terapia e sua participação nos cuidados ao recém-nascido.<hr/>Considering the importance of hospital humanization and intervention strategies in the treatment of the newborn patient, this research investigated the conception of humanization of health professionals in three Neonatal Intensive Care Units in the metropolitan area of Vitória, Espírito Santo. The study included 29 health professionals (doctors, nurses, audiologists, physiotherapists and practical nurses) who were asked to answer a semistructured interview. Interview data were processed using the Alceste software and submitted to Content Analysis. It was concluded that professionals understand humanized care from an affective perspective, as opposed to the medical-technicist approach of health care with emphasis on the emotional aspects that involve their relationship with the baby and their work in neonatology. Family participation was the most notable aspect in the professional's view who expressed the importance of parents staying in the Neonatal Intensive Care Units and their participation in providing care to the newborn. <![CDATA[Adoção da criança maior: um estudo do processo filiativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study's aim was to present a case study on the adoption of two older siblings and interpret how paternal filiation was constructed in this process. Data was collected through interviews held in 14 meetings over the course of six months. Data were also obtained from personal diaries completed by the participants. The material was analyzed based on the psychodynamic approach to identify specific aspects of parenthood and filiation, as well as utilizing the stages of the family living together. Listening to the family at times of greater ambivalence at different stages helped the adoption process and the children's filiation. The conclusion is that forming a family in adopting older children should not be associated with greater difficulties in filiation, as long as that appropriate support is provided to meet both the parents' and the children's needs concerning the process.<hr/>Este artigo tem o objetivo de apresentar um estudo de caso sobre filiação adotiva de dois irmãos maiores, interpretando como se deu a construção paterno-filial nesse processo. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas de acompanhamento, totalizando 14 encontros com a família, durante um período de seis meses. Também foram utilizados dados obtidos através de um diário pessoal dos participantes. A análise do material baseou-se na perspectiva psicanalítica, identificando-se aspectos específicos do desenvolvimento da parentalidade e da filiação, bem como das etapas do estágio de convivência familiar. Observou-se que a possibilidade de escuta familiar das situações de maior ambivalência nas distintas etapas do processo auxiliou o processo de adoção e a filiação das crianças. Concluiu-se que a fundação familiar nos processos adotivos de crianças maiores não deve ser associada a maiores dificuldades de filiação, desde que se assegure um adequado atendimento das demandas parentais e filiais ao longo do processo. <![CDATA[Bebês com Sequência de Pierre Robin: saúde mental materna e interação mãe-bebê]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100129&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo pretendeu avaliar o estresse e ansiedade materna, bem como a qualidade da interação de dez mães e seus bebês, de zero a três meses, com Sequência de Pierre Robin, internados em um hospital universitário. Utilizou-se uma escala e um inventário para avaliação do estresse e da ansiedade maternos e um protocolo para avaliação da filmagem da interação mãe-bebê. Os resultados apontaram altos níveis de estresse e ansiedade maternos. Foi encontrada uma relação inversa estatisticamente significativa: quanto maior a ansiedade e o estresse materno, menor a sintonia de interação da díade mãe-bebê. Os resultados indicam a necessidade de um trabalho que minimize a ansiedade e o estresse de mães com bebês internados, favorecendo a interação.<hr/>The aim of this study was to evaluate maternal stress and anxiety and the quality of interaction of 10 mothers and their 0-3-month-old babies with Pierre Robin Sequence hospitalized in a university hospital. We used the Inventory of Stress Symptoms for Adults to evaluate stress and the State-Trait Anxiety Inventory to assess anxiety of the mothers, and a protocol to assess the recording of the mother-infant interaction. The results showed high levels of maternal stress and anxiety. A statistically significant inverse relationship was found: the higher the maternal anxiety and stress, the lower was the mother-infant interaction. The results indicate that work needs to be done to minimize the anxiety and stress of mothers with inpatient babies in order to encourage interaction. <![CDATA[From otherness to liberating praxis: the construction of methods for consciousness]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En esta conferencia se presentan las bases analécticas de las formas de producir en la praxis cambios conducentes a la concientización: esto es, a la transformación de la conciencia en cuanto a formas consideradas como modos únicos y cotidianos de producir la vida social. En tal sentido, se definen y analizan cuatro modos que son parte de la vida cotidiana: la habituación y la naturalización, así como la ideologización y la alienación, cuyas bases se afirman en los primeros modos citados. Asimismo se presentan las características del método analéctico construidas en la praxis, indicando la posibilidad de aplicar la acción a otros modos de interpretar la vida cotidiana, igualmente alienadores.<hr/>In this conference, we present the analectical methods of the ways to produce, in praxis, forceful changes to consciousness: that is to say, the transformation of the conscious in regards to, for example, the unique and everyday manners of producing social situations. In this sense, four ways, each part of everyday life, are defined and analysed: habituation and naturalization, as well as ideologization and alienation, whose basis is affirmed in the first ways mentioned above. At the same time, the characteristics of the analectical method are presented, built in praxis, indicating the possibility of applying the actions to other ways of interpreting everyday life, which are equally alienating.