Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20040003&lang=es vol. 21 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Psychotics' social skills</b>: <b>interaction behavior in social situations of giving and receiving feedbacks</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Investigou-se o comportamento de alternância da fala de 35 participantes psicóticos comparativamente a 35 participantes não-clínicos. Dois observadores treinados observaram-nos interagindo com interlocutores treinados em quatro situações sociais de fazer e receber críticas em desempenho de papéis gravados em vídeo. Variaram-se o tipo de situação e o gênero do interlocutor. Os resultados significativos mostraram que o grupo clínico deixou de alternar sua fala com a do interlocutor com mais freqüência do que o grupo não-clínico e teve mais alternâncias curtas, monossilábicas e apenas com sons, assim como menor número de palavras por alternância. O grupo clínico apresentou maior proporção de alternâncias descontextualizadas e de conteúdo verbal insuficiente, assim como maior número de pausas. Ambos os grupos apresentaram mais distúrbios no momento da alternância ao receber do que ao fazer críticas e alternâncias mais longas frente ao interlocutor masculino. Esses resultados replicam dados de outros pesquisadores em outros contextos culturais e indicam quais dimensões específicas da alternância da fala necessitam ser focalizadas no treinamento de habilidades sociais de pacientes psiquiátricos.<hr/>This research has investigated the interaction behavior of 35 psychotics compared to 35 non-clinical participants. Two trained judges have observed them interacting with trained partners in 4 negative assertion role-play situations, regarding giving and receiving criticism, which were videotaped. Types of situations and gender of partners were varied during the procedure. Results indicated the clinical group failed to alternate its speech with its partners more often than the non-clinical group. The clinical group showed greater frequency of very short verbal or vocal responses to their partners interactions. The content of their responses were more totally or partially bizarre. Both groups presented more disruptions regarding the timing of their responses in situations where they were receiving rather then giving criticism. Both groups gave longer verbal responses to male rather than female partners. These results in general replicated data from others researchers and indicated the specific dimensions of interaction behavior need to be addressed in social skills training for psychiatric patients. <![CDATA[<b>The "street boys " between social exclusion gloomy and aberrance</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa visa analisar as representações que os "meninos de rua" elaboram sobre si mesmos confrontadas às representações que estudantes universitários em formação profissional em ciências sociais, constroem sobre os "meninos de rua". Utilizamos o multimétodo, qualitativo e quantitativo, para coleta e análise de dados. Aplicamos o teste de associação livre a uma amostra de 178 sujeitos, organizados em dois grupos ("meninos de rua" e estudantes universitários) distintos por sexo e idade. Os dados coletados foram processados através do soft Tri-Deux Mots, e foi realizada a análise fatorial de correspondência entre os dois grupos sobre um total de 2.535 palavras. A metodologia consta também de entrevistas em profundidade e semi-estruturadas realizadas com sujeitos de ambos os grupos. Os resultados revelam uma oposição representacional quanto ao conteúdo e à estrutura entre os "meninos de rua" e os estudantes universitários. No que concerne à estrutura da representação, graficamente fica revelado que ambos os grupos se colocam em posições de distanciamento com relação ao "menino de rua". Quanto ao conteúdo, os estudantes universitários constroem uma representação política e psicossocial a respeito do "menino de rua". No que concerne aos "meninos de rua" que entrevistamos, existe uma nítida diferenciação entre a identidade que eles constroem de si mesmos e a representação que elaboram a respeito dos "meninos de rua". É atribuída a esses últimos uma ação de criminalidade e marginalidade. Os resultados evidenciam a tese de que "a necessidade de se diferenciar da minoria, para não ser assimilado a ela, é tanto mais necessária quanto mais se sente próximo a ela". Assim são representados os "meninos de rua" por eles próprios, com fortes tonalidades de violência e criminalidade vivenciadas no cotidiano, seja pela negligência governamental no incremento de políticas sociais, como representam os estudantes universitários, seja pela tênue separação entre a vida e a morte vivenciada pelo "menino de rua" que tenta driblar a possibilidade letal, deslizando como equilibrista sobre o fio da navalha cortante do seu cotidiano.<hr/>This present research aims to analyze the comparison between the "street boys" and social science university students' representations about the street boys. The multi-method, qualitative and quantitative, was used for data collection and analysis. The free association test was applied in 178 subjects divided in two groups ("street boys" and university students), distinguished by sex and age. The collected data was processed by the soft Tri-Deux Mots, and the factorial analysis of the groups correlation was done over a total of 2.535 words. The methodology also includes semi-structured interviews with subjects from both groups. The results reveal a substantial opposition between the "street boys" and the university students' representation in regard to the content and structure. Regarding to the representation structure, it is graphically revealed that both groups put themselves away from the "street boys". From the content perspective, the university students have presented a political and psychosocial representation about the "street boys". The "street boys" interviewed have presented a significant and different concept between the identity they have built about themselves and the "street boys" representation, whose reference is the criminal and marginal actions. The results have supported the differentiation need thesis, that points out as closer you are from the minority, as necessary it is to be different from that, not to be considered its member. Thus, the "street boys" describe themselves throught strong violence and criminal nuances, which are part of their daily routines, whether due to government negligence to the social politics increasing or to the slight limit between life and death for those who live on the streets and try to deal with the risk, as a tightrope walker sliding on the razor's edge of his everyday life. <![CDATA[<b>Psychological emergency attendance, public university and the mental health policy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa a prática de Plantão Psicológico no contexto da crise universitária e do desmanche dos serviços públicos de saúde mental na cidade de São Paulo. Define a prática de Plantão Psicológico e explicita o panorama empírico no qual se encontra a partir da implementação das reformas neoliberais das políticas públicas na área da saúde. Apresenta e discute a "modernização" da universidade pública e suas implicações na esfera da prestação de serviços universitária. Finalmente, esboça algumas propostas de enfrentamento da situação de crise dos serviços universitários e, mais especificamente, o Plantão Psicológico.<hr/>This study analyzes the Psychological Practice in the context of university's crises and the dismount of public mental health services in São Paulo. It defines the Psychological Emergency Practice and put in evidence the actual empiric panorama due to the health public policy neo-liberal innovations. It presents and discusses the public university modernization and its influence on the university services. Finally, it outlines some university services' proposes to face up the crises' situation , specially the Psychological Emergency Practice. <![CDATA[<b>Childhood cancer</b>: <b>an assessment of hospitalization coping strategies proposal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A criança com câncer precisa se adaptar à hospitalização, utilizando estratégias de enfrentamento adequadas a fim de minimizar os efeitos negativos. Visando à elaboração de um instrumento de avaliação das estratégias de enfrentamento da hospitalização, 28 crianças, de 6 a 12 anos, inscritas no serviço de oncologia de um hospital público de Vitória, ES, foram submetidas à aplicação do instrumento: Avaliação das Estratégias de Enfrentamento da Hospitalização, com 41 pranchas ilustradas, divididas nos conjuntos: A: Enfrentamento da hospitalização, e B: Brincar no hospital. Os resultados referentes à adequação do instrumento mostraram um percentual de 88,4% e 94,6% de adequação das pranchas do Conjunto A e do Conjunto B, respectivamente. Os resultados das respostas ao instrumento indicaram um padrão de respostas de enfrentamento mais facilitador (brincar, conversar, tomar remédio e rezar) do que não-facilitador (esconder-se, brigar, sentir culpa, fazer chantagem). O instrumento mostrou-se adequado à compreensão e ao atendimento psicológico à criança hospitalizada.<hr/>In order to diminish the negative effects of hospitalization, the child who has cancer needs to adapt herself/himself by using adequate coping strategies. Focused on the design of an assessment tool for the hospitalization coping strategies, 28 children (6 to 12) registered on the Oncology Service from a public hospital in Vitória, Espírito Santo, were submitted to the following instruments: coping Hospitalization Assessment Instrument, with 41 pictures, divided by sets: Set A: Facing hospitalization and Set B: Playing in the hospital. The instrument adequacy results have shown a percentage of 88.4% e 94.6% of adequacy in the pictures from Set A and Set B, respectively. The instrument responses results have revealed a larger tendency to the optimistic pattern of coping answers (play, talk, take medicine and pray), than to the non-optimistic (hide, fight, blame yourself, blackmail). The instrument was adequate to the psychological comprehension and attendance for the hospitalized children. <![CDATA[<b>Breast reconstruction patients psychological assessment</b>: <b>a pilot study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho objetivou identificar e avaliar ansiedade e depressão pré- e pós-reconstrução mamária. Participaram do estudo dez mulheres atendidas no ambulatório de cirurgia plástica. Os instrumentos utilizados foram: Inventário Beck de Depressão e Inventário de Ansiedade Traço-Estado. Os resultados demonstraram sofrimento psicológico e alterações nos índices de ansiedade e depressão no pré e pós-operatório. A sensibilidade erógena não foi identificada antes da reconstrução mamária, entretanto, depois dela, 40% a identificaram. A maioria relatou, no pré-operatório, o desejo de melhorar a auto-imagem, e, após a cirurgia, 90% estavam satisfeitas. Após a reconstrução mamária, houve melhora no relacionamento conjugal. São necessárias mais pesquisas para identificar e comparar ansiedade e depressão, através de grupos-controle, para avaliar as diferentes variáveis que interferem na reconstrução mamária.<hr/>This study proposal was to identify and evaluate anxiety and depression through pre and post breast reconstruction. This study subjects were ten female who were attended at the plastic surgery out-patient clinic. The instruments used were Beck Depression Inventory and Trait-State- Anxiety Inventory. The results have showed patients' psychological suffering and anxiety and depression rates alterations through the surgery pre and post periods. The erogenous sensibility was not identified before the breast reconstruction. However, 40% of the participants have identified it after surgery. The majority of the subjects reported self-image improvement intention before the surgery, and 90% of them considered their expectations fulfilled. Also, they affirmed their conjugal relationship has improved after the breast reconstruction. Other researches about processes of breast reconstruction are essential identify and compare anxiety and depression in control groups, and also to analyze the variables that interfere whit breast recosntruction. <![CDATA[<b>The abandonment effects for the babies's Psychological development and the mothely care as a protection factor</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é descrever o trabalho de maternagem realizado com bebês deixados para adoção em uma maternidade. Rejeição, doença ou morte e pobreza da mãe/família apresentam-se como determinantes da entrega de um bebê para os cuidados institucionais. Vários estudos apontam os efeitos nocivos sobre a formação das crianças quando observadas num processo de separação dos pais e, em especial, da mãe. Essas crianças requerem assistência especializada para minimizar, tanto quanto possível, o prejuízo psíquico decorrente do abandono. Com base nos estudos que abordam essa temática, o serviço de psicologia dessa maternidade realiza com esses bebês a maternagem, objetivando suprir a carência de cuidados maternos e intervir através da palavra e do contato com o bebê. Longas rupturas com pessoas significativas e institucionalização prolongada agem como importantes fatores de risco para o desenvolvimento normativo da criança. A maternagem atua como fator de proteção para o desenvolvimento do bebê abandonado, promovendo saúde mental.<hr/>The purpose of this article is to describe the motherly care process carried out with babies who were let at the Maternity foster care service. Rejection, disease, death and poverty can be presented as the determinants for living the babies at the institutional care service by mothers and families. Several studies point out the harmful effects on the children's development when they are observed during the separation processes from the parents and, specially, from their mothers. These children require specialized assistance to minimize, as much as possible, the abandonment psychological consequences. Based on the studies that deal with this subject, the Maternity Psychological Service practices the motherly care with these babies, in order to supply the mother care privation using the influence of interaction through speech and hold held contact. Significant people long absences and an extended institutionalization period bring against the child development. The motherly care acts as a protection factor for the abandoned baby development, promoting mental health. <![CDATA[<b>Preliminar evaluation of educational informatics performance scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es É indiscutível o uso da tecnologia como ferramenta básica no cotidiano educacional. Faz-se necessário um instrumento de avaliação que possibilite a identificação do padrão de desempenho dos professores em informática educacional. Objetivou-se verificar a eficácia da Escala de Desempenho em Informática Educacional, em formato eletrônico, através de um estudo piloto para identificar as evidências de validação. Participaram da pesquisa 82 professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental. A Escala de Desempenho em Informática Educacional, respondida via Internet, tem 51 itens com quatro alternativas de resposta a fim de determinar o perfil do professor. Verificou-se que a Escala de Desempenho em Informática Educacional apresenta uma boa consistência interna (αCronbach =0,9678) e uma correlação média entre os itens de 0,3792. A precisão interna do instrumento, verificada pelo método das metades, revelou homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a necessidade apenas da reorganização de alguns itens nos níveis propostos. A análise das qualidades psicométricas do instrumento associada à fatorial revelou que há possibilidade de validação da Escala de Desempenho em Informática Educacional.<hr/>The information technology is an education elementary tool. An instrument able to analyze teachers performance using this technology as an educational tool is very important. This research purpose was to evaluate the psychometrics characteristics of the Educational Informatics Performance Scale through an online pilot study. 82 elementary teachers from public and private schools were the subjects of this study. Educational Informatics Performance Scale, which was answered online, was composed by 51 items with 4 answer choices each one in order to define every teacher's profile. The results has presented a good internal consistency (αCronbach =0,9678) and a 0,3792 average items correlation. The instrument internal precision has identified the items homogeneity, and it was verified by the split-half method. The factorial analysis has suggested some items rearranges according to the scale definitions. The psychometrics qualities added to the results of factorial analysis has revealed the Educational Informatics Performance Scale effectiveness validity. <![CDATA[<b>Total institutions as agency of subjectivity production in the disciplinary society</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A leitura de Goffman a partir das análises de Foucault pode nos proporcionar um enriquecimento fecundo na compreensão dos processos de produção de subjetividade na sociedade contemporânea e, de modo específico, no contexto das instituições totais, que estão longe de terem desaparecido. Consideramos que Goffman realiza uma modalidade de análise institucional que pode ser situada transitando entre os planos macro (ou molar) e micro dos fenômenos que ocorrem nos estabelecimentos fechados. Goffman analisa as práticas não-discursivas, e as articula com grande sutileza, fazendo os "detalhes" mais pitorescos e aparentemente insignificantes do cotidiano institucional falarem: percebemos, então, o plano microfísico das relações intra-institucionais mergulhando nas diferentes estratégias nas quais o poder se ramifica, circula, domina e produz saberes e sujeitos. Acreditamos que Goffman já apresenta o poder como uma relação dinâmica de estratégias sempre atuantes, presente em toda parte, em todos os lugares. Foucault, por sua vez, nos revela como são possíveis as instituições disciplinares e quais as razões de sua emergência. Ambos são excelentes referenciais para análises institucionais.<hr/>Goffman's insights about Foucault' s analyses can provide a considerable achievement about the subjectivity production processes knowledge in the contemporary society and, mainly at total institutions context, where they are so present. We consider that Goffman's institutional analyses is between the macro (molar) and micro spheres of the phenomenon, that happen in closed institutions. He analyzes the non-discoursive practices, and subtlety articulates them, as the daily, apparently insignificant and bizarre "details" from institutional context makes us to realize the intra-institutional relations of microphysics plan, dipping into different strategies in which power itself branches, circulates, dominates and produces knowledges and subjects. We might say that Goffman has already introduced the idea of power as a dynamical relation of strategies always achieved at all parts and places. Foucault, reveals us how possible are disciplinary institutions and their reasons for emerging. They both are outstanding references to the institutional analyses. <![CDATA[<b>Parents involvement</b>: <b>motivating children study skills</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Psicólogos têm sido solicitados a oferecer orientação a pais sobre a influência de suas atitudes no desempenho acadêmico dos filhos. Tanto a escola quanto a família são instituições importantes à socialização e à educação infantil e há efeitos positivos relacionados ao envolvimento parental na vida acadêmica das crianças. Orientações deveriam ser fornecidas no sentido de prevenir problemas comportamentais, facilitando a interação dos pais na realização dos trabalhos escolares dos filhos, utilizando o encorajamento verbal e o reforço direto, o que supõe suporte e monitoramento das atividades diárias e do progresso escolar. O envolvimento dos pais na vida acadêmica dos filhos deve ser incentivado devido aos benefícios que pode trazer para o sucesso acadêmico. O objetivo do presente artigo foi o de apresentar orientações para que pais promovam o desenvolvimento de comportamentos facilitadores da aprendizagem e possam participar mais ativamente da vida acadêmica dos filhos.<hr/>Psychologists have been requested to offer parents guidance, regarding the influence of their attitudes on their children academic performance. Both school and family are considered important institutions for the children socialization and education, and there are positive effects on the parents' involvement in academic life of their children. The parents guidance should avoid behavioral problems, providing parents participation on their children academic activities through motivation and feedback, that implies children assistance and monitoring of their daily activities and academic process. The parents involvement with their children academic life must be motivated as it can provide benefits to academic success/led to the academic success. Guidelines focused on the development of learning facilitating behaviors were the purpose of this present study in order to promote an achieve parents participation on their children academic life. <![CDATA[<b>Untangling some knots in K-8 writing instruction</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2004000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Psicólogos têm sido solicitados a oferecer orientação a pais sobre a influência de suas atitudes no desempenho acadêmico dos filhos. Tanto a escola quanto a família são instituições importantes à socialização e à educação infantil e há efeitos positivos relacionados ao envolvimento parental na vida acadêmica das crianças. Orientações deveriam ser fornecidas no sentido de prevenir problemas comportamentais, facilitando a interação dos pais na realização dos trabalhos escolares dos filhos, utilizando o encorajamento verbal e o reforço direto, o que supõe suporte e monitoramento das atividades diárias e do progresso escolar. O envolvimento dos pais na vida acadêmica dos filhos deve ser incentivado devido aos benefícios que pode trazer para o sucesso acadêmico. O objetivo do presente artigo foi o de apresentar orientações para que pais promovam o desenvolvimento de comportamentos facilitadores da aprendizagem e possam participar mais ativamente da vida acadêmica dos filhos.<hr/>Psychologists have been requested to offer parents guidance, regarding the influence of their attitudes on their children academic performance. Both school and family are considered important institutions for the children socialization and education, and there are positive effects on the parents' involvement in academic life of their children. The parents guidance should avoid behavioral problems, providing parents participation on their children academic activities through motivation and feedback, that implies children assistance and monitoring of their daily activities and academic process. The parents involvement with their children academic life must be motivated as it can provide benefits to academic success/led to the academic success. Guidelines focused on the development of learning facilitating behaviors were the purpose of this present study in order to promote an achieve parents participation on their children academic life.