Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20110003&lang=es vol. 28 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Stress factors and coping strategies amongst 12<sup>th</sup> grade adolescents</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revelam níveis de stress medianos, destacando-se a área acadêmica como a de maior dificuldade. A "Procura de apoio fora da família "; a "Resolução ativa dos problemas "e a "Distração e relativização da situação "surgem como as estratégias de coping mais frequentes. Destaca-se o papel diferenciador das variáveis gênero, escolaridade dos pais e rendimento escolar dos alunos nos níveis de stress experienciado.<hr/>This paper presents a study involving 341 High School final-year students (from the North of Portugal), aimed at the exploration of the type and levels of stress experienced in their day-to-day lives, as well as the coping strategies they most frequently adopt. The data, based on the application of the Inventory of Stress Factors (12th grade) and the Inventory of Coping Orientation for Problem Experiences, reveal medium stress levels and identify the academic factors as the most stressful. The "Search for support outside the family", the "Active problem solving "and the "Distraction and problem minimization "emerge as the most frequent coping strategies. Results also highlight the influence of gender, parents' level of education, and students' school performance on the levels of stress experienced by this group of final-year students. <![CDATA[<b>Validation study of the classroom climate for creativity scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.<hr/>The purpose of this study was to adapt and validate the Classroom Climate for Creativity Scale for 5th grade Elementary School students. The instrument was administered to 504 students, from both public and private schools in the Federal District of Brasilia, in order to assess the classroom climate in the subjects of Portuguese and Mathematics. The results of the confirmatory factor analysis showed three dimensions associated with classroom climate for creativity: teacher's stimulus to creativity, student's self-perception of creative characteristics and student's motivation for learning. The alpha coefficient values varied between 0.69 and 0.88. It was concluded that the three-factor model is adequate and, therefore, the scale can be used for research and assessment of the extent to which classroom climate enhances creativity. <![CDATA[<b>The influence of professional self-concept in satisfaction with teamwork</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os avanços do conhecimento relativo ao desempenho de equipes de trabalho revelam que atributos dos membros são importantes preditores. Dentre eles, a imagem que o trabalhador tem de si como profissional pode oferecer contribuições significativas a esse campo, especialmente em relação a variáveis afetivas, como a satisfação com a equipe. Acredita-se que essa autopercepção esteja associada à satisfação com o grupo. Para testar a hipótese, foi realizado um estudo empírico com informações coletadas por meio de questionários de 373 empregados de empresas de tecnologia. Os dados foram analisados a partir da construção de regressão hierárquica, tendo sido os quatro fatores da escala de mensuração do autoconceito avaliados como preditores. Os resultados evidenciaram que o conjunto de fatores explica aproximadamente 14% da variância da satisfação. Logo, entender qual a percepção que o trabalhador tem de si permite compreender uma parcela considerável da sua satisfação com a equipe de trabalho.<hr/>Advances in knowledge related to team performance at work show that the characteristics of team members are important predictors. Amongst these, the image that the worker has as a professional can offer significant contributions to this field, especially when related to affective variables, such as team satisfaction. It is thought that this self-perception is associated with team satisfaction. To test this hypothesis, an empirical study was conducted using information collected from questionnaires answered by 373 employees working for technology companies. Data were analyzed based on the construction of hierarchical regression where the four factors of the self-concept scale were evaluated as predictors. Results show that the group of factors explains approximately 14% of the variance in satisfaction. Therefore, by understanding the perception that the worker has of himself, this allows us to comprehend a considerable degree of his satisfaction with teamwork. <![CDATA[<b>Family pillar and structure as risk factors to child stress</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo investigou a relação entre a percepção acerca do suporte familiar e o stress infantil em 30 crianças, de ambos os sexos, de 7 a 12 anos de idade, participantes do Projeto Família em Ação, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Município de Matelândia. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, que utilizou como instrumento para coleta de dados o Inventário de Percepção do Suporte Familiar e a Escala de Estresse Infantil, aplicados individualmente. Os resultados indicaram que 60% das crianças apresentaram baixo suporte familiar e stress ; dessas, 50% moravam com suas famílias intactas. A sintomatologia de stress predominante é psicológica, com 50%, indicando a vulnerabilidade da criança para a inadaptação psicossocial. Discute-se, dessa forma, a importância de trabalhos de prevenção e fortalecimento das redes de apoio social nas quais a família esteja inclusa, visando o bem-estar psicológico das crianças.<hr/>This study investigated the relationship between the perceptions concerning family support and child stress in 30 children of both sexes, between the ages of 7 and 12, who were participating in the "Family-in-Action Project "promoted by the Department of Health in the city of Matelândia, in the state of Paraná. It is a descriptive-exploratory study that used, as a data collection tool, the Inventory of Perception of Family Support and the Child-stress Scale, both applied individually. Results indicated that 60% of the children presented low family support and stress, and of these 50% lived in families that were still intact. The predominant symptoms of stress were psychological, affecting 50%, which indicates child vulnerability to psycho-social non-adaptation. Thus, the importance of preventive work and the strengthening of the social-support network is discussed, where families are inclusive, directed towards the psychological well-being of our children. <![CDATA[<b>Effects of exposure to uncontrollable, aversive and appetitive stimuli on verbal behavior under positive reinforcement contingencies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Foram analisados efeitos de diferentes histórias de incontrolabilidade por perda ou ganho de pontos sobre o desempenho posterior de participantes humanos na construção de frases. Inicialmente, os participantes podiam ganhar ou perder pontos independentemente de qualquer característica da frase construída. Posteriormente, recebiam pontos por construir frases iniciadas apenas pelo pronome "ele". Os resultados mostram que a exposição à incontrolabilidade pode dificultar condições posteriores de novas aprendizagens sob reforçamento positivo. Interessantemente, essas dificuldades foram menos acentuadas e, em certos casos, até mesmo superadas, no caso de uma história de exposição a ganhos incontroláveis de pontos. Em contrapartida, no caso de uma história de perdas incontroláveis de pontos, aprendizagens subsequentes sob reforço positivo tenderam a ser prejudicadas. Esses resultados contribuem para os estudos de incontrolabilidade e desamparo aprendido, em particular por apresentar alternativas metodológicas passíveis de aplicação a respostas verbais em humanos.<hr/>Human participants were exposed to a task in which, by constructing sentences, the effects of different stories of uncontrollability were assessed through the loss or acquisition of points in a subsequent exposure to a new learning condition. Initially, subjects could lose or win points regardless of any specific response. Subsequently, they would receive points for constructing any sentence beginning with the pronoun "he". Results show that exposure to uncontrollability can make it difficult to acquire a subsequent learning task. In particular, the effects of the history of exposure to uncontrollable points gains were relatively short-lived, concentrated at the beginning of the learning process and tending to recover throughout the exposure to the new task. On the other hand, the effects of uncontrollability through the loss of points had a detrimental effect on the acquisition of the new task. These results contribute to the study of uncontrollability and learned helplessness, particularly by proposing alternative methods using human verbal responses. <![CDATA[<b>Validity of the depression scale related to anxiety and occupational stress</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Considerando os dados estatísticos que indicam a depressão como um dos transtornos que mais acometem as pessoas na atualidade e a carência de instrumentos construídos no Brasil sobre o tema, este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para um conjunto de indicadores, inicialmente denominado Escala de Depressão, baseado na relação com outras variáveis, no caso, o Inventário de Ansiedade de Beck e a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho. Participaram desta pesquisa 121 estudantes universitários do interior do Estado de São Paulo que exerciam alguma função laboral. Os participantes responderam coletivamente a um questionário de identificação juntamente com a Escala de Depressão, o Inventário de Ansiedade de Beck e a Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho. Os resultados apontaram correlações positivas entre os sintomas depressivos com ansiedade e stress laboral, o que vem ao encontro da literatura nacional e internacional.<hr/>By considering statistical data that show depression to be one of the mental disorders that currently affects most people and the lack of psychometric tests formulated in Brazil in respect of this subject, the objective of this study was to find evidence of validity for a set of indicators, initially designated as the Depression Scale, based on the relationship with other variables, using the Beck Anxiety Inventory and the Occupational stress Vulnerability Scale. A total of 121 undergraduates from the interior of the state of São Paulo, who have some kind of job, took part in this study, responding collectively to these instruments and a questionnaire for identification. Results showed positive correlations between depression symptoms, occupational stress and anxiety, as both national and international literature demonstrates. <![CDATA[<b>Adolescent in assisted freedom and the school</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo objetivou investigar as representações e as imagens de profissionais da educação e discentes sobre os adolescentes autores de ato infracional que se encontravam cumprindo medida socioeducativa de liberdade assistida, e sua relação com a escola, bem como as representações e imagens destes últimos sobre a instituição escolar. Para tanto, foram entrevistados alunos matriculados em escolas do município de Americana (SP) em 2007. Foram ouvidos também professores, colegas de classe, funcionários e gestores. Nas entrevistas com os adolescentes, procurou-se perceber os sentidos e os significados que a escola tem para eles e identificar suas representações e imagens sobre ela. Nos demais depoimentos, buscou-se compreender as concepções construídas a respeito daqueles alunos, como as instituições escolares têm atuado no sentido de incluí-los ou excluí-los nos processos formais de escolarização, e como essas representações e imagens se integram nas relações cotidianas e determinam formas de ação.<hr/>This study aimed to investigate the portrayals and images of education professionals and students with regard to adolescents who have committed offenses and were serving socio-educational measure of assisted freedom, as well as their relationships with the school and the portrayals and images they have about school as an institution. To this end, we interviewed students from schools in the city of Americana, in the state of São Paulo, in 2007. Teachers, classmates, employees and managers were also given the opportunity to be heard. In interviews with the teenagers, we attempted to find out what the school represents to them and to identify their portrayals and images. In other statements, we sought to understand the conceptions built around these students, how the schools have worked to include or exclude them in the formal processes of schooling and how these portrayals and images fit into daily relationships and determine the form of action. <![CDATA[<b>Evaluation of family health strategy based on the beliefs of professionals</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es As pesquisas de avaliação da Estratégia Saúde da Família funcionam como ferramenta de feedback nas decisões de seus gestores. Assim, o presente estudo objetivou avaliá-la a partir das crenças dos seus profissionais. Uma amostra probabilística de 337 profissionais respondeu à "Escala de Avaliação da Estratégia Saúde da Família pelos Profissionais", que investiga os seguintes fatores: 1) Recursos materiais (α=0,86); 2) Eficiência no atendimento (α=0,80); e 3) Infraestrutura física (α=0,73). Os resultados apresentaram uma avaliação positiva dos recursos materiais por 76,7% dos profissionais. A eficiência do atendimento foi avaliada negativamente por 53,4% dos participantes e a infraestrutura foi avaliada positivamente por 71,2% dos profissionais. Constatou-se ainda que todos os fatores foram pior avaliados pelos profissionais de nível médio/técnico. Conclui-se que existem aspectos positivos na estratégia, e que eles devem ser usados como modelos replicáveis, ressaltando-se, entretanto, entraves que minimizam sua eficácia e que precisam ser corrigidos objetivando melhorar as condições de prestação de serviço para seus usuários.<hr/>The evaluation research on Family Health Strategy works as a feedback tool for the decisions of its managers. Therefore, the present study aimed to evaluate it from the perspective of the beliefs of its professionals. A random sample of 337 professionals answered the "Family Health Strategy Rating Scale by professionals", which investigates the following factors: 1) Material resources (α=0.86), 2) Efficiency of care (α=0.80), and 3) Physical infrastructure (α=0.73). The results showed a positive assessment of the material resources by 76.7% of the professionals. The efficiency of care was rated negatively by 53.4% of participants and the infrastructure was evaluated positively by 71.2% of the professionals. It was further observed that all factors resulted in inferior ratings from the medium/technical level professionals. It was concluded that there are positive aspects in the strategy, and these should be used as models for replication, but emphasizing, however, there are impediments that minimize its effectiveness, and that need to be fixed with the aim of improving the conditions of service providing to its users. <![CDATA[<b>Instructional control and relaxation procedure as psychological preparation for pre-surgery patients with heart disease</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Avaliou-se um preparo pré-cirúrgico baseado em instrução e relaxamento na evolução clínica e comportamento de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em hospital geral no interior do Paraná. Vinte pacientes com idade entre 51 e 73 anos, com condição socioeconômica de baixa a média-alta, foram distribuídos aleatoriamente em grupo experimental e controle. O grupo experimental participou de uma sessão de instrução e outra de relaxamento antes da cirurgia e o grupo-controle recebeu o preparo padrão realizado pelo hospital. Os efeitos da intervenção foram avaliados por nível de cortisol sanguíneo, Inventário de Ansiedade de Beck, comportamento na Unidade de Terapia Intensiva e evolução clínica. Foram encontradas diferenças estatísticas significantes entre o grupo experimental e o grupo-controle em relação ao comportamento menos agitado na Unidade de Terapia Intensiva, nível de cortisol sanguíneo antes da cirurgia, decréscimo no grau de ansiedade intragrupo e evolução clínica. Conclui-se que a intervenção parece ter produzido efeito positivo no comportamento e na evolução clínica do paciente.<hr/>The aim of this study was to evaluate the effect of preoperative preparation based on instruction and relaxation in the clinical evolution and the behavior of patients undergoing cardiac surgery, in a general hospital in the state of Paraná. Twenty patients aged between 51 and 73, with a socio-economic status between low and medium-high, were randomly divided into experimental and control groups. The experimental group participated in one session of instruction and another of relaxation before surgery and the control group received standard preparation performed by the hospital. Intervention effects were evaluated by blood cortisol level, Beck Anxiety Inventory, patient behavior in the Intensive Care Unit and the clinical outcome. We found statistically significant differences between the experimental group and the control group in terms of less agitated behavior in the Intensive Care Unit, blood cortisol level before surgery, a decrease in the degree of anxiety and intra-group clinical outcomes. The intervention appears to have produced positive effects on behavior and clinical outcomes. <![CDATA[<b>Play activity for all places</b>: <b>thinking about the universality and the diversity from an evolutionary perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pensar sobre a brincadeira infantil como adaptação necessária para a vida, indica um paralelo entre universalidade e diversidade deste fenômeno. Apresentamos aqui evidências apontadas por pesquisas mostrando particularidades observadas nas brincadeiras em contextos específicos. E perguntamos como variações no brincar, relacionadas aos contextos particulares, associam-se ás suas funções no desenvolvimento ontogenético. Nossa reflexão é traçada a partir de uma abordagem evolucionista, relacionando características intrínsecas das brincadeiras com possíveis funções e adaptações filogenéticas e ontogenéticas, na espécie humana. Os resultados descritos nas pesquisas observadas nos indicam evidências do brincar como comportamento funcional e adaptativo para o próprio período da infância, onde as crianças provam seu ambiente e podem aprender e praticar comportamentos adaptáveis a cada ambiente em especial. Além disso, dado o papel fundamental do contexto e cultura na brincadeira, percebemos a possibilidade de investigar como a diversidade do desenvolvimento humano se relaciona com os aspectos universais dos indivíduos.<hr/>Thinking about children's play as a necessary adaptation for human existence, leads us to think about what is universal and what is different about this phenomenon. We present here evidence quoted in various elements of research that provide detail in specific contexts, and we discuss how variation in play is related to functions in ontogenetic development. We follow the evolutionary theories, relating intrinsic characteristics of play to possible functions and phylogenetic and ontogenetic adaptations in the human species. The research examined indicates evidence of play as a functional and adaptive behavior for childhood, where children test their environment and can learn and practice adaptable behavior specific to each environment. Moreover, given the fundamental role of the context and culture in play, we can see that the possibility exists of investigating how the diversity of human development can be linked to the universal aspects of individual development. <![CDATA[<b>The phenomenological notion of existence and psychological clinical practices</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta o modo de ser do homem como "existência", tal como elaborado por Heidegger em "Ser e Tempo", como uma das contribuições mais fundamentais da fenomenologia para a psicologia clínica. A noção de "existência", também relacionada às de "ser-aí "(Dasein) e "ser-no-mundo", é compreendida como abertura originária ao ser dos entes, como pré-compreensão do ser enquanto tal, vinculada à condição de "estar-lançada "em uma facticidade temporal. Entende-se que a noção heideggeriana de "existência "demarca uma atitude clínica nitidamente diferenciada e oferece novas possibilidades de tematização dos fenômenos psicológicos e da prática clínica. As práticas psicológicas clínicas de perspectiva fenomenológica existencial, ao tomarem a experiência de si e do outro como "ser-no-mundo-com", apresentam-se como espaços de cuidado/desvelamento dessas possibilidades de "ser-com "e não de um sujeito intrapsíquico.<hr/>This essay presents man's way of being as "existence", as formulated by Martin Heidegger in Being and Time, as one of the most fundamental contributions of Phenomenology to Clinical Psychology. The notion of "existence", also related to "being-there "(Dasein) and "being-in-theworld", is understood as the origin of the essence of beings, i.e., a pre-understanding of being itself, linked to the human condition of ´beingthrown´ into a temporal facticity. It is understood that the heideggerian notion of "existence "defines a clearly distinctive clinical attitude and presents new possibilities for thematizing psychological phenomena and clinical practices. Psychological practices of a phenomenological and existential perspective assume the experience of self and others as an experience of "being-in-the-world-with". In this way, they should be understood as spaces for taking care of those possibilities of "being-with "rather than taking care of an intrapsychic subject. <![CDATA[<b>Building readership</b>: <b>a reading workshop experience</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da oficina de leitura sobre o "sujeito leitor ": crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o método clínico-qualitativo. Descreve-se uma oficina de leitura que tem como instrumento principal a leitura de história de literatura infantil, a partir da qual se abrem espaços para diferentes formas de participação das crianças, como diálogos, desenhos, narrativas, entre outras. Aproxima-se a oficina de leitura do espaço potencial postulado por Winnicott: as autoras consideram como campo clínico as sessões de leitura de histórias em que o contato com as crianças é realizado a partir do reconhecimento da importância do holding e da posição de sustentação da psicopedagoga. Os resultados demonstram que a oficina de leitura criou situações humanas nas quais foi possível refletir sobre as próprias condições de vida das crianças. Propiciaram-se também a construção de seus conhecimentos cognitivos e o interesse pelo significado das palavras, o que ressignificou e despertou o desejo de aprender a ler e a escrever.<hr/>The project aims to study the effects of the Reading Workshop on the "target reader "who, in our case, are children with difficulties in learning to read and write. This is a case study using the clinical-qualitative method. It describes a Reading Workshop which uses, as its main tool, the reading of stories from children's literature from which space opens up for different forms of participation by the children, such as dialogue, drawings, narratives amongst others. The Reading Workshop approximates to the Potential Space postulated by Winnicott in which the authors consider as a clinical field the story reading sessions where the contact with children is achieved by recognizing the importance of holding and the attitude of psycho-pedagogic support. The results show that the Reading Workshop created human situations in which it was possible to reflect upon the actual living conditions of children. It also allowed them to build their cognitive skills and an interest in the meaning of the words read, giving new meaning and stimulating the desire to learn to read and write. <![CDATA[<b>Adolescent and their dilemmas</b>: <b>guidance for parents and educators</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2011000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos da oficina de leitura sobre o "sujeito leitor ": crianças com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o método clínico-qualitativo. Descreve-se uma oficina de leitura que tem como instrumento principal a leitura de história de literatura infantil, a partir da qual se abrem espaços para diferentes formas de participação das crianças, como diálogos, desenhos, narrativas, entre outras. Aproxima-se a oficina de leitura do espaço potencial postulado por Winnicott: as autoras consideram como campo clínico as sessões de leitura de histórias em que o contato com as crianças é realizado a partir do reconhecimento da importância do holding e da posição de sustentação da psicopedagoga. Os resultados demonstram que a oficina de leitura criou situações humanas nas quais foi possível refletir sobre as próprias condições de vida das crianças. Propiciaram-se também a construção de seus conhecimentos cognitivos e o interesse pelo significado das palavras, o que ressignificou e despertou o desejo de aprender a ler e a escrever.<hr/>The project aims to study the effects of the Reading Workshop on the "target reader "who, in our case, are children with difficulties in learning to read and write. This is a case study using the clinical-qualitative method. It describes a Reading Workshop which uses, as its main tool, the reading of stories from children's literature from which space opens up for different forms of participation by the children, such as dialogue, drawings, narratives amongst others. The Reading Workshop approximates to the Potential Space postulated by Winnicott in which the authors consider as a clinical field the story reading sessions where the contact with children is achieved by recognizing the importance of holding and the attitude of psycho-pedagogic support. The results show that the Reading Workshop created human situations in which it was possible to reflect upon the actual living conditions of children. It also allowed them to build their cognitive skills and an interest in the meaning of the words read, giving new meaning and stimulating the desire to learn to read and write.