Scielo RSS <![CDATA[Estudos de Psicologia (Campinas)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-166X20120002&lang=en vol. 29 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Quality of life, cognition and performance of executive functions in the elderly</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en A relação entre qualidade de vida e funções cognitivas em idosos tem sido pouco estudada. O objetivo deste estudo foi examinar a associação entre qualidade de vida, cognição e desempenho nas funções executivas de idosos. O estudo teve a participação de 88 idosos. Utilizou-se o método amostral de conveniência. Todos os participantes responderam sobre condições sociodemográficas, qualidade de vida (World Health Organization Quality of Life Group-Bref), funções cognitivas (Mini-Exame do Estado Mental e Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve) e funções executivas (Teste Wisconsin de Classificação de Cartas). Os dados mostraram associações importantes entre os domínios de qualidade de vida Físico e Meio Ambiente e variáveis cognitivas, o que reforça a importância da cognição tanto na manutenção de cuidados físicos, quanto nas oportunidades de o idoso adquirir novas informações e habilidades no meio em que vive.<hr/>The relationship between quality of life and cognitive function in the elderly has been neglected by research. The aim of this study was to examine the association between quality of life, cognition and the performance of executive functions in elderly people. Eighty eight elderly people participated in the study and the convenience sampling method was used. All the participants answered questions on socio-demographic conditions, quality of life (World Health Organization Quality of Life Group-Bref), cognitive function (MiniMental State Examination and Brief Neuropsychological Assessment Instrument) and executive functions (Wisconsin Card Sort Test). The data retrieved showed an important association between the physical and environmental domains of quality of life and cognitive variables. This is turn suggests the importance of cognition in the maintenance of physical care, as well as in the chances of acquiring new information and skills in the surrounding environment. <![CDATA[<b>Intelligence and personality</b>: <b>a correlational study in an academic sample</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo teve como objetivo investigar a associação entre inteligência e personalidade, sendo a primeira avaliada por meio dos testes G36, Matrizes Progressivas de Raven e Bateria de Provas de Raciocínio; e a segunda, mensurada por meio do Inventário Fatorial de Personalidade. Tais instrumentos foram aplicados em uma amostra composta por 266 estudantes universitários, 77,8% dos quais do sexo feminino, com idade entre 18 e 59 anos (M=21,2). A análise das correlações de Pearson apresentou valores de correlação que variaram de 0,13 a 0,22. Os fatores desempenho, agressão e exibição correlacionaram-se positivamente com a inteligência geral medida (teste G36) e com o raciocínio mecânico e o abstrato. Já os fatores intracepção, afago, deferência, denegação e ordem correlacionaram-se negativamente com o raciocínio espacial, o mecânico e o abstrato. O estudo apontou uma associação de magnitude fraca, porém significativa, entre a inteligência e a personalidade na fase adulta.<hr/>The present study aims to investigate the association between intelligence - evaluated with G36 test, Raven Progressive Matrices and the Bateria de Provas de Raciocínio - and personality - evaluated with the Inventário Fatorial da Personalidade. The sample was composed by 266 university student's, being 77,8% females, aged 18 to 59 years old (M= 21,2). The Pearson's correlations analyses showed values witch varies from 0,13 to 0,22. The factors performance, aggression and ostentation was positively correlated with G36, mechanical reasoning, and abstract reasoning (respectively). The factors intraception, caress, reference and order was negatively correlated with space reasoning, mechanical reasoning, abstract reasoning and space reasoning, respectively. The study found a weak and significant association between the intelligence and personality in adulthood. <![CDATA[<b>The relationship between ruminative thought and facets of neuroticism</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi avaliar as relações de ruminação com neuroticismo e suas facetas (vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão), no tocante à variavel sexo. Compuseram a amostra 361 estudantes universitários (48,5% do sexo feminino), com média de idade de 19,9 anos (DP=3,6). Os estudantes foram testados coletivamente em sala de aula. Os resultados evidenciaram correlações positivas de ruminação com neuroticismo e suas facetas, tanto em homens quanto em mulheres. Não foram verificadas diferenças significativas entre os sexos em relação a essas correlações. Ademais, homens apresentaram médias superiores de desajustamento psicossocial e depressão em relação a mulheres. Estas, por sua vez, apresentaram médias superiores de ansiedade. Os achados desse estudo são discutidos à luz da literatura da área e sugerem novas investigações.<hr/>The present study was developed to assess the relationship between rumination, neuroticism and its facets (vulnerability, psychosocial maladjustment, anxiety and depression) and gender. Three hubdred sixty-one undergraduate students (48.5% females) participated in the study and the mean age was 19.9 (SD=3.6). The students were tested collectively in their classrooms. The results showed positive correlations between rumination and neuroticism and its facets, and these correlations did not differ statistically between male and female students. Male students presented higher levels of psychosocial maladjustment and depression than female students. Anxiety levels were however higher in female students. These findings are subsequently discussed according to literature and further lines of research are suggested. <![CDATA[<b>Face-to-face and long-distance protocols in treatment of enuresis by alarm</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A enurese é definida como a micção normal que ocorre durante o sono. Para o seu diagnóstico, são necessárias a idade mínima de cinco anos e frequência de pelo menos um episódio por mês. As causas mais consensuais são a poliúria noturna, dificuldades em despertar e a hiperatividade detrusora. O objetivo deste trabalho foi comparar crianças e adolescentes enuréticos que se submeteram ao tratamento com alarme, divididas entre dois protocolos de tratamento: presencial e à distância. Participaram do trabalho 61 crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos e suas famílias. Todos participaram de duas sessões presenciais nas quais foram fornecidas informações sobre a enurese e o tratamento baseado no programa de espectro total. Os participantes foram alocados randomicamente entre protocolos de acompanhamento presencial (n=27) e à distância (n=34). Verificou-se que as crianças e adolescentes acompanhados à distância apresentam resultado comparável ao relatado na literatura, sendo uma alternativa viável ao acompanhamento presencial.<hr/>Nocturnal enuresis is defined as natural urination during sleep occurring at least once a month among children aged five years or older. There is a relative consensus in literature regarding possible causes: nocturnal polyuria, difficulties in waking up and a hyperactive bladder. The objective of this work was two compare two treatment protocols which used an alarm to treat enuresis: face-to-face and long distance. Sixty one enuretic children aged between 6 and 17 and their parents or caregivers participated in the study. They all attended two initial face-to-face sessions in which they received information on the treatment based on the full-spectrum programme. Participants were randomly allocated to the face-to-face (n=27) and long-distance (n=34) protocols. The long-distance protocol recorded outcome rates comparable to those cited in literature and thus offered a feasible alternative to the face-to-face protocol. <![CDATA[<b>Family and social projects aimed at young people</b>: <b>impact and participation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho teve como objetivo analisar projetos sociais voltados para jovens e seu impacto sobre as famílias. Partindo da ótica sistêmico-cibernética novo-paradigmática, com enfoque construcionista social, este estudo também levou em consideração o papel das redes sociais nas questões de saúde. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com análise e interpretação do conteúdo de dezessete entrevistas, realizadas com sete profissionais, cinco jovens e cinco familiares. Nas entrevistas, identificou-se a necessidade de aproximar as famílias dos jovens que participam dos projetos, de forma que aumente não só o fortalecimento desses jovens, mas também de suas famílias e de suas redes sociais, ampliando sua participação social e possibilitando a redução da pobreza e da desigualdade.<hr/>The aim of this work was to study social projects geared towards young people and the impact of such projects on their families. Employing the systemic-cybernetic new paradigm and a social constructionist viewpoint, the study also considered the importance of social networks on people's health. Qualitative research was developed by analysing and interpreting seventeen interviews carried out with seven professionals, five young people and five family members. In the interviews, we identified the need to bring families closer to young people who participated in the projects in order to help empower the young people along with their families and social networks, increasing social participation and contributing to the reduction of poverty and social inequality in the country as a whole. <![CDATA[<strong>The relationship between maternal sense of coherence, socioeconomic conditions and the perception of oral health</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desta pesquisa foi verificar a relação entre o senso de coerência materno das mães de pré-escolares e as variáveis idade, renda, escolaridade, trabalho, moradia e percepção da saúde bucal. Seiscentas e quarenta mães de pré-escolares do nível III (4 e 5 anos de idade) do município de Campo Grande (Mato Grosso do Sul) responderam a dois questionários, um para a caracterização socioeconômica e percepção da saúde bucal materna e outro para mensurar o senso de coerência materno. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística por meio do programa Bio Estat, versão 5.0. Para a comparação dos escores do senso de coerência materno foi utilizado o Teste Mann Whitney, ao nível de significância de 5%. Houve associação entre menores valores do senso de coerência materno e condições socioeconômicas desfavoráveis, assim como, em situação de stress, as mães apresentaram uma visão pessimista em relação à própria saúde bucal. Portanto, o senso de coerência materno tem fortes características psicológicas e pode ser um determinante de saúde bucal.<hr/>The objective of this study was to evaluate the relationship between the maternal sense of coherence in mothers of preschool children, the variables of age, income, education, work, housing and the perception of oral health. Six hundred forty mothers of Level III preschool children (aged 4 and 5), in the municipality of Campo Grande (Mato Grosso do Sul) responded to two questionnaires: one on their socioeconomic conditions and perception of oral health and the other measuring their maternal sense of coherence. The data was statistically analysed using the BioEstat programme version 5.0. We used the Mann-Whitney test to compare the scores for a sense of coherence with a significance level of 5%. Findings suggested an association between a low sense of coherence and adverse socioeconomic conditions, just as how mothers under stressful circumstances expressed a more pessimistic view of their own oral health. The maternal sense of coherence therefore has strong psychological characteristics and may be considered a determinant of oral health. <![CDATA[<b>The factor structure of the personal characteristics inventory</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute a natureza valorativa dos traços do modelo big five e investiga a validade do Inventário de Características da Personalidade, analisando sua estrutura fatorial. Fizeram parte da amostra 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola particular de Belo Horizonte. Foi empregada a Análise Fatorial Exploratória, com extração pelo método da máxima verossimilhança e rotação Geomin. Foram empregados o alfa de Cronbach e o índice de determinação do fator. Foram estipulados critérios para a eliminação de itens. A solução escolhida entre as diversas obtidas foi aquela com oito fatores (χ²=345,39, gl=163, índice comparativo de ajuste=0,99, raiz quadrada média do erro de aproximação=0,04, raiz quadrática média residual estandartizada=0,02). Os oito traços identificados são: abertura a novas experiências, extroversão, mutabilidade, estabilidade, foco em relações humanas, introversão, foco no objeto e foco no objetivo. O alfa dos fatores variou de 0,59 a 0,80, e a determinação do fator variou de 0,80 a 0,92. Implicações são discutidas.<hr/>The present paper discusses the evaluative nature of the traits of the big-five model and investigates the validity of the Personal Characteristics Inventory by analysing its factor structure. The sample is provided by 716 primary- and secondary-school students from a private school in Belo Horizonte. An Exploratory Factor Analysis is undertaken with extraction by means of the maximum likelihood method and Geomin rotation. We also used Cronbach's alpha and the factor determination index and criteria were stipulated for the items' elimination. The factor selected from the various solutions obtained was the eight-factor structure (χ²=345.39, df=163, Comparative Fit Index=0.99, root mean square error of approximation=0.04, standardised root mean square residual=0.02). The eight traits identified are: openness to new experiences, extroversion, changeability, stability, focus on human relationships, introversion, focus on the object and focus on the goal. The factor alphas ranged from 0.59 to 0.80 and the factor determination index ranged from 0.80 to 0.92. The implications of these results are subsequently discussed. <![CDATA[<b>Family, teenagers and parenting styles</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo principal deste trabalho foi identificar os estilos parentais característicos de famílias provenientes de contextos de alta vulnerabilidade social. A amostra foi composta por 62 adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, de ambos os sexos, e suas respectivas famílias. Para a coleta de dados, utilizou-se uma escala de exigência e responsividade, aplicada de forma coletiva nos adolescentes, além da análise de documentos constantes nos prontuários das famílias. Os resultados principais indicaram que as famílias eram geralmente numerosas, com estruturas diversas, e que os adolescentes percebiam seus pais mais como autoritativos do que como negligentes.<hr/>The goal of this research was to identify parenting styles among families from contexts of high social vulnerability. We therefore interviewed 62 teenagers of both sexes between the ages of 12 and 17 and their respective families. Research tools employed a scale of demandingness and responsiveness applied collectively to the teenagers and an analysis was undertaken of documents from the families' files. The main findings showed that such families were normally large and varied in structure and that the teenagers perceived their parents to be more authoritative than negligent. <![CDATA[<b>Egg donation and the issue of disclosure</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi identificar a intenção de revelar ou não para o filho, familiares e amigos a ovodoação e os motivos subjacentes. Participaram do estudo dez casais receptores de oócitos do Programa de Ovodoação da Universidade Federal de São Paulo. Foram realizadas entrevistas individuais, e os dados foram analisados segundo o método qualitativo. A maioria dos participantes relatou que não havia contado sobre a ovodoação para outras pessoas, assim como não tinha a intenção de contar para o filho. Foram alegados diversos motivos, acompanhados de temores relacionados às possíveis reações das crianças. O sigilo sobre a doação de gametas é uma questão complexa, que não deve ser respondida com regras simples e gerais, devendo-se considerar as especificidades de cada família e o contexto em que vivem.<hr/>The aim of this study was to identify the intention among parents to disclose conception via egg donation to their child, relatives and friends and the underlying reasons. The study considered ten couples to have received oocytes via the Egg Donation Programme at the Federal University of São Paulo. Most couples preferred not to disclose their conception via egg donation to friends or relatives and did not intend to inform their child. Various reasons were reported, as well as fears over the future child's potential reaction. Disclosure regarding gamete donation is a complex issue and approaches should not apply simple and general rules, but rather take into consideration each family's specific circumstances and context. <![CDATA[<b>A characterisation of poor school performance at the Centre for Applied Psychology of the Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A queixa escolar vem se constituindo, historicamente, como um dos motivos mais frequentes de encaminhamentos de crianças para os serviços-escola de Psicologia, traduzindo, pela sua complexidade, um desafio para a formação e práticas no âmbito da psicologia escolar/educacional. Diante da necessidade de aperfeiçoar o atendimento à clientela e o processo de triagem, o presente estudo objetivou analisar os prontuários referentes à queixa escolar de pacientes atendidos no Centro de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, num total de 1.590 documentos, no período de 1996 a 2009. Os resultados quanto à clientela evidenciaram a prevalência de meninos na faixa entre 9 e 13 anos de idade, com predomínio de encaminhamentos oriundos de escolas de periférias da cidade. Quanto à queixa, constatou-se expressiva coocorrência de problemas comportamentais e de aprendizagem. Os dados permitem uma reflexão crítica acerca da queixa escolar e de alguns fatores contextuais, bem como a necessidade de aperfeiçoamento da ficha de triagem.<hr/>Poor school performance has historically constituted one of most frequent reasons for student referrals to applied psychology centers and, due to the complexity involved, has posed a challenge to academic development and practices in the field of educational and school psychology. Faced with the need to improve customer service and the screening process, this study aimed to examine a total of 1,590 school records registering poor performance for the period of 1996-2009 among patients to the Centre for Applied Psychology of the Federal University of Juiz de For a, Minas Gerais, Brazil. Results revealed a prevalence of boys aged between 9 and 13 and a predominance of referrals from schools located in the city's outskirts. Poor school performance was found to often involve behavioural problems and learning difficulties. The data allowed us to make a critical analysis of poor school performance and other contextual factors, as well as the need for an improvement in the screening process. <![CDATA[<b>Binge drinking</b>: <b>a bibliometric study (1999-2010) of articles published in the SciELO Database</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa bibliométrica dos artigos publicados na base de dados Scientific Electronic Library Online, a fim de examinar os avanços científicos em relação ao comportamento de beber em excesso, nas diversas populações identificadas. Utilizaram-se os descritores binge e drinking, em inglês, na referida base de dados, tendo sido encontrados 22 trabalhos, sete dos quais repetidos pelo sistema de busca, resultando em 15 artigos distintos publicados entre 1999 e 2010. Foram criadas oito categorias de análise. Verificou-se a predominância de: parcerias entre universidades e centros de pesquisa (66,7%); pesquisas multiprofissionais (66,7%); publicações em revistas brasileiras (73,3%); uso do idioma inglês (53,3%); emprego do método quantitativo (86,7%); população adulta (60,0%); fatores associados ao binge drinking (26,7%); e definições quantitativas do comportamento analisado (100,0%). Os resultados apontam a baixa produção brasileira a respeito do tema, bem como a necessidade de pesquisas qualitativas a fim de compreender melhor a complexidade do binge drinking.<hr/>The aim of this research was to undertake a bibliometric study of articles published in the Scientific Electronic Library Online database in order to examine scientific advances regarding binge-drinking behaviour in the different populations identified. We searched for key words "binge" and "drinking" in journals and found 22 papers in the SciELO database. Seven of these had been repeated by the search system, therefore resulting in 15 separate articles dating from 1999-2010. We then created eight categories for analysis. We encountered a predominance of; partnerships between universities and research centers (66.7%); multidisciplinary research (66.7%); publications in Brazilian journals (73.3%); articles in English (53.3 %); use of quantitative methods (86.7%); adults (60%); factors associated with binge drinking (26.7%); and quantitative definitions of binge drinking (100%). The results point to the low number of articles produced in Brazil on the subject and the need for qualitative research to better understand the complexity of the phenomenon. <![CDATA[<b>The evolution of psychotherapy research models</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo apresenta uma revisão não sistemática da literatura sobre estudos de avaliação em psicoterapia, descrevendo e discutindo as três principais formas para realizá-la: eficácia, efetividade e processo. Os resultados revelaram uma expressiva evolução no curso das pesquisas sobre o tema, desde os pioneiros, passando pelos estudos de eficácia e efetividade (ainda presentes e dominantes) e chegando ao estudo do processo psicoterápico, especialmente com estudos de caso que são realizados de diversas maneiras pelos autores. Porém, também é possível constatar que ainda existem muitas dúvidas e perguntas sem respostas no campo da pesquisa em avaliação de psicoterapia. É possível que novas investigações sobre processo psicoterápico possam contribuir para diminuir estas lacunas.<hr/>This study presents a non-systematic review of literature on psychotherapy assessment studies, describing and discussing the three main features for its undertaking: efficiency, effectiveness and process. The results showed a significant evolution in the development of research on the subject beginning with pioneering studies, progressing through efficiency and effectiveness studies (which are still current and dominant) and arriving at the study of the psychotherapy process, especially through case studies conducted in a variety of fashions. However, it may also be observed that many doubts and unanswered questions persist in the psychotherapy assessment research field. New investigations into the psychotherapeutic process may help to close these gaps. <![CDATA[<b>Psychological preparation in patients undergoing surgical procedures</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem por objetivo identificar, entre artigos publicados em periódicos indexados pelo PubMed/MedLine, informações sobre as principais modalidades e efeitos de intervenção psicossocial em procedimentos pré e pós-operatórios com pacientes adultos, bem como, apontar algumas lacunas na produção científica acerca do tema. Foram selecionados 32 artigos, sendo oito teórico-conceituais e 24 empíricos, dos quais um era estudo de caso, nove se referiam à avaliação específica de efeitos de preparação psicológica e 14 tratavam de temas associados ao contexto de preparação psicológica e cuidados cirúrgicos. As intervenções psicológicas foram divididas em oito categorias, baseadas em características funcionais das respectivas intervenções. Verificou-se uma deficiência de estudos na área de atuação específica da Psicologia, sendo os profissionais de enfermagem e medicina os que mais produziram estudos sobre o tema. Constatou-se, também, a ausência de protocolos sistematizados de intervenção psicológica relacionados a procedimentos cirúrgicos.<hr/>This paper aims to identify information on the main types and effects of psychosocial intervention in pre- and post-operative adult patients in articles published in journals indexed by PubMed/MedLine. It also highlights gaps in scientific literature on the subject. We selected 32 articles: eight theoretical and 24 empirical. One of these was a case study; nine referred to the evaluation of the effects of psychological preparation; and 14 dealt with issues related to the context of psychological preparation and surgical care. Psychological interventions were divided into eight general categories, based on functional characteristics. We discovered an absence of research in the field of psychology on the subject, with the nursing and medical professions providing more material for study. We also noted an absence of systematised psychological intervention protocols related to surgical procedures. <![CDATA[<b>Therapy for a child who reported having seen her grandmother's ghost</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Descreve-se o atendimento de criança do sexo feminino, com queixa inicial, trazida pela mãe, de que a filha "via a avó", falecida há alguns meses. A mãe relatou também que a criança se recusava a entrar sozinha nos ambientes da casa, pois temia a presença da avó e falava sobre o assunto frequentemente. Foram realizadas duas sessões na sala de atendimento e quatro na residência da criança com participação de suas amigas, utilizando-se procedimentos de dessensibilização, modelagem, modelação e instrução, associados a atividades lúdicas, além de orientação aos familiares. Os resultados mostraram decréscimo e supressão de verbalizações sobre o espírito da avó, uso de espaços da casa antes evitados, melhora no rendimento escolar e recuperação de contatos com colegas. Um follow-up, com visita à família e entrevista com professores, evidenciou a manutenção das aquisições. São discutidas questões sobre esse tipo de queixa em nossa cultura.<hr/>This paper presents the therapy provided to a young girl brought in by her mother for initially reporting "seeing her grandmother" who had died some months before. The mother claimed that the child refused to enter rooms in the home alone as she feared her grandmother's presence and that the child frequently mentioned the subject. Two sessions were held at the school and four at the child's home in the company of some of her friends. Procedures involving desensitisation, modelling, shaping and instruction were incorporated into play activities, and support was offered to the child's family members. The results showed a decrease and suppression of utterances concerning the grandmother's ghost, the use of formerly-avoided spaces in the house, an improvement in school performance and the recovery of contact with friends. Follow-up carried out through a visit made to the family and the child's teachers confirmed the maintenance of the acquisitions above. We discuss issues related to such kinds of sightings in our culture.