Scielo RSS <![CDATA[Trabalhos em Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-181320160003&lang=es vol. 55 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[APRESENTAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300537&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[ENGLISH TEACHING AND SOCIAL CLASS IDENTITIES: SOME PERSPECTIVES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300541&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O ensino da língua inglesa é um importante meio de construção de identidades sociais, dentre elas, a de classe (BLOCK, 2013). Entretanto, o número reduzido de investigações a esse respeito tem deixado de chamar a atenção para sua importância. Neste artigo, buscamos discutir por que a questão da identidade de classe social deve se tornar um aspecto relevante a ser considerado e investigado no ensino-aprendizagem de línguas, em especial aqui em relação à língua inglesa. Também buscamos, por meio da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003, VAN DIJK, 2015), apresentar um recorte de uma pesquisa que investiga de que maneira o livro didático, um instrumento de autoridade na sala de aula (TÍLIO, 2010; CORACINI, 1999), constrói identidades de classe social e quais os significados dessas identidades. Os resultados reforçam a premissa de que o ensino de inglês é, em grande medida, espaço de construção de identidades de classe, contribuindo para a manutenção de exclusões e desigualdades.<hr/>ABSTRACT English language teaching is an important means of constructing social identities, and among those identities we have social class identity (BLOCK, 2013). However, the small number of studies in this regard has failed to draw attention to its importance. In this article, we discuss why the issue of social class identity should become an important aspect to be considered and investigated in the language teaching-learning, especially hereafter in relation to the English language. We also seek, through the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003; VAN DIJK, 2015), present a part of a research that investigates how the English language coursebook, an authority instrument in the classroom (TILIO, 2010; CORACINI , 1999), constructs social class identities and the meanings of these identities. The results reinforce the premise that English language teaching is largely a locus for social class identities, contributing to the maintenance of exclusions and inequalities. <![CDATA[CONCEPTS OF DEAF IDENTITY IN MEDIA DISCOURSE ON INCLUSIVE EDUCATION IN GERMANY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300565&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo propõe uma análise da conceitualização da identidade coletiva de surdos no discurso midiático sobre a educação inclusiva entre 2011 e 2015 na Alemanha. Na história da educação alemã, a identidade linguística dos surdos tem sido preponderantemente ignorada. Os surdos, socialmente definidos como pessoas com deficiência, foram ensinados geralmente em escolas especiais. A Alemanha se comprometeu a mudar essa situação com a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas em 2008. Em nossa pesquisa, baseamo-nos teoricamente na Análise Crítica do Discurso (ACD), presumindo uma relação dialética entre o discurso e a sociedade (FAIRCLOUGH; WODAK, 1997), na qual a cognição social serve de interface (VAN DIJK, 1997, 2002, 2003). Partindo do pressuposto de que, no debate midiático sobre a inclusão, as identidades das pessoas envolvidas se representam de uma maneira estereotipada, orientamo-nos metodologicamente pela ideia dos Modelos Cognitivos Idealizados (MCI) (LAKOFF, 1987), considerando seu caráter sociocognitivo. Os resultados da análise mostram um mosaico de diferentes conceitualizações da identidade surda, predominantemente sob uma perspectiva alheia.<hr/>ABSTRACT The paper proposes an analysis of the conceptualization of deaf collective identity in the media discourse about inclusive education between 2011 and 2015 in Germany. In the history of German education, the linguistic identity of the deaf has been mainly ignored. The deaf, socially defined as people with disabilities, were generally taught in special schools. By the ratification of the Convention on the Rights of Persons with Disabilities of the United Nations in 2008, Germany has undertaken to change this situation. Theoretically, our research is guided by Critical Discourse Analysis (CDA), assuming a dialectical relationship between discourse and society (FAIRCLOUGH; WODAK, 1997), in which social cognition serves as an interface (VAN DIJK, 1997, 2002, 2003). Methodologically, we base our study on a socio-cognitive idea of ​​Idealized Cognitive Models (ICM) (LAKOFF, 1987), presupposing that the identities of the people involved in the media debate about inclusion are represented in a stereotypical way. The results of the analysis show a mosaic of different conceptualizations of deaf identity, predominantly from the perspective of others. <![CDATA[LUNG'IE IN THE EDUCATIONAL SYSTEM OF SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300591&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O objetivo principal deste trabalho é tratar de questões referentes ao ensino do lung'Ie e identidade linguística nas escolas do Príncipe, em São Tomé e Príncipe. Para tanto, foram distribuídos questionários e feitas entrevistas com os professores de lung'Ie e alunos do ensino básico e secundário. A partir desse material, discutiremos questões relacionadas ao ensino de lung'Ie na escola, implementação da ortografia e questões sobre identidade linguística dos professores e alunos.<hr/>ABSTRACT This paper's main objective is to cover teaching of Lung'Ie and linguistic identity in schools of Principe, in São Tomé and Príncipe. In order to do so, we have applied questionnaires to teachers and students of Lung'Ie from primary and secondary schools and interviewed them. Thus, we gathered material for discussing topics such as teaching of Lung'Ie in schools, orthography implementation and linguistic identity of both teachers and students. <![CDATA[ERRORES DE TRANSFERENCIA EN COMUNIDADES DE APRENDIZAJE EN LÍNEA POR APRENDIENTES DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300619&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN Las comunidades de aprendizaje de lenguas en línea ofrecen espacios gratuitos para practicar la escritura en la lengua meta, donde los aprendientes publican experiencias y/o relatos de diversos tipos. Esta escritura se gesta en el marco de una producción libre caracterizada por la naturalidad con las que son escritas, sin una intervención directa de la instrucción formal en una clase presencial. Este hecho podría reflejar un estado real de la lengua meta y, como consecuencia, evidenciarse la influencia de la lengua materna producto de la condición espontánea que ofrece la comunidad de aprendizaje en línea. En este contexto, se presentan los resultados de un estudio descriptivo basado en el análisis de errores de un corpus de 400 textos escritos por 80 aprendientes de ELE (Español como Lengua Extranjera) de diferentes comunidades. El objetivo es determinar cuáles son los errores de transferencia más frecuentes que ocurren en este tipo de ambiente de aprendizaje. La lengua materna de los sujetos es el inglés y el alemán con un nivel de proficiencia B1 declarado. Los resultados revelan que los errores de transferencia más frecuentes son: 1) los errores producto de interferencias de estructuras gramaticales como la omisión o adición de categorías gramaticales, 2) errores relacionados con la interferencia de estructuras y funciones sintácticas y 3) errores morfológicos y gráficos. Los resultados obtenidos en este estudio aportan una nueva perspectiva sobre el fenómeno de la transferencia según el ambiente de aprendizaje mediatizado por la tecnología y la producción escrita en ELE.<hr/>ABSTRACT Online language learning communities provide free of charge space to practice writing in the target language, where students can post their experience and/or various stories. This type of writing is created in an unconstrained context, characterized by the naturalness of how these texts are written, without direct intervention of formal in-class instruction. This could reflect a real state of the target language and, on account of this fact, the influence of the first language could be evidenced due to the spontaneous environment provided by an online learning community. In this context, this study presents the results of a descriptive study based on the error analysis from a corpus of 400 texts written by 80 Spanish learners from different communities. The objective is to determine what the most common transfer errors are in this type of learning environment. The subjects were native speakers of English and German who declared having a B1 level in Spanish. The results show that the most frequent transfer errors are: 1) errors due to interference of grammatical structure (e.g. omission or addition of grammar categories), 2) errors related to the interference of syntactic structures and functions, and 3) morphological and graphic errors. This research provides a new perspective on the transfer phenomenon in an environment mediatized by technology and written production in SFL. <![CDATA[A DISCUSSION ABOUT THE PRACTICE OF RETRANSLATION BASED ON THE CASE OF CLARICE LISPECTOR'S WORKS REPUBLICATIONS ABROAD]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300651&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Nos últimos cinco anos aproximadamente, tem-se observado um maior movimento em torno da autora Clarice Lispector no exterior, especialmente no mundo anglófono. Clarice já era conhecida em países como Inglaterra e Estados Unidos, mas nesse período mais recente foi possível observar o lançamento de uma biografia da autora em inglês, retraduções de várias de suas obras e muita agitação na mídia em torno dessas publicações. A partir desses acontecimentos, este artigo propõe uma reflexão sobre a prática da retradução e seus determinantes, analisando quais são os motivos que levam pessoas a fazer novas traduções para que substituam as já existentes. Em particular, serão cotejados três textos: o original de A hora da estrela ([1977] 1988), sua tradução The hour of the star realizada por Giovanni Pontiero (1992) e sua retradução, feita por Benjamin Moser (2011).<hr/>ABSTRACT In the last five years or so, there has been a new movement around Brazilian author Clarice Lispector, especially in the English speaking world. Lispector was already known in countries like England and the United States, but during this last period her English biography was published, as well as several retranslations of her works. All this attracted a considerable attention in the media. Based on these events, this paper proposes a reflection on the practice of retranslation and its determinants, analyzing the motives that lead people to make new translations to replace existing ones. A contrastive study will be also proposed of three works in particular: A hora da estrela ([1977] 1998), its translation The Hour of the Star, by Giovanni Pontiero (1992) and its retranslation by Benjamin Moser (2011). <![CDATA[REFLEXIONES Y APORTES PARA PENSAR LA CULTURA EN LA ENSEÑANZA-APRENDIZAJE DE LENGUAS EXTRANJERAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300677&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMEN En este artículo se analiza una perspectiva para pensar y aplicar contenidos de cultura en la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera. Para ello, se presentan los presupuestos teóricos de los cuales partimos para concebir la relación entre lengua y cultura como un binomio y el vínculo entre interculturalidad y educación. Luego, se estudia el caso particular de la enseñanza de temas ligados a la cultura y la sociedad en una asignatura de un profesorado en portugués como lengua extranjera. Se plantea la forma en que en dicha materia se conciben teórica y metodológicamente los temas a dictar, enfatizando la necesidad de pensar de forma articulada la lengua y la cultura en el proceso de enseñanza-aprendizaje del portugués como lengua extranjera. Se ofrecen también algunos ejemplos que evidencian los modos de poner en práctica la perspectiva planteada, con el objeto de reflexionar sobre la misma y favorecer que sea tenida en cuenta en diversos ámbitos educativos donde se enseñe una lengua extranjera.<hr/>ABSTRACT This article provides a perspective to think about and apply culture contents in the teaching and learning of a foreign language. To do this, we present our theoretical assumptions about the relationship between language and culture as a binomial and the link between interculturality and education. Then, we study the teaching of topics related to culture and society in a course that is part of a Teaching Portuguese as a Foreign Language university program. We describe the theory and methodology used by the teachers of this course in conceiving the topics to be taught, emphasizing the need to think about language and culture in an articulated way in the teaching-learning of Portuguese as a foreign language. We also give some examples of how to implement this perspective, in order to reflect on it and promote its consideration in the different educational settings where foreign languages are taught. <![CDATA[A RHIZOMATIC OUTLOOK ON THE DIGITAL LITERACY CONCEPT]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300703&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise das principais concepções de letramento digital (XAVIER, 2007, 2011, LANKSHEAR; KNOBEL, 2008, SOARES, 2003), para, em seguida, propor um novo olhar para o fenômeno a partir da perspectiva do rizoma (DELEUZE; GUATTARI, 1995). O rizoma incorpora os princípios de conectividade, heterogeneidade, multiplicidade, ruptura, cartografia e decalque, que marcam a permanência e transitoriedade no entendimento do letramento digital e delineiam a complexidade do fenômeno. Para tanto, o artigo está organizado em seis seções, que recobrem a introdução e a primeira parte, que desenha o momento sócio-histórico do fenômeno abordado. Em seguida, a segunda e terceira partes apresentam o mapa conceitual do letramento digital tanto internacional quanto nacionalmente, para construir, nesta esteira, o terreno rizomático do conceito que propomos, na quarta parte. Por fim, a conclusão, na qual tecemos as considerações finais sobre este trabalho epistemológico, esperando contribuir para a discussão e estudos sobre o letramento digital na contemporaneidade.<hr/>ABSTRACT This paper presents an analysis on the primary concepts on digital literacy (XAVIER, 2007, 2011, LANKSHEAR; KNOBEL, 2008, SOARES, 2002), in order to, afterwards, propose a new outlook on the phenomenon from the rhizome standpoint (DELEUZE; GUATTARI, 1995). Rhizome encompass principles of connection, heterogeneity, multiplicity, rupture, cartography and decalcomania, which show the permanence and transience present in digital literacy understanding while tracing the phenomenon complexity. Thus, six sections structure this paper, starting with an introduction, the first section depicting the sociohistorical context of the presented phenomenon. Then, the second and third sections trace the conceptual map for digital literacy, both worldwide and Brazilian, to build upon the rhizomatic terrain for the concept proposed in the fourth section. Lastly, a conclusion wherein, hoping to promote further debate and studies on contemporary digital literacy, epistemological study weaves its conclusions. <![CDATA[LINGUISTIC NORMATIVISM IN DIGITAL SOCIAL NETWORKING: AN ANALYSIS OF LÍNGUA PORTUGUESA FANPAGE ON THE FACEBOOK]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300731&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO As práticas discursivas instauradas pelas redes sociais digitais e mediadas por sites como o Facebook recebem uma grande adesão de adolescentes e jovens. Por outro lado, sofrem considerável estigma por parte de instâncias reguladoras dos usos da língua portuguesa. A escrita no ambiente digital torna-se um mecanismo de acentuada autoexposição dos usuários, ocasionando juízos de valor sobre usos "certos" e "errados" da língua. Nesse sentido, certa quantidade de páginas (fanpages) do Facebook, cujas postagens são "curtidas", comentadas e eventualmente "compartilhadas" nas "linhas do tempo" dos usuários, vêm se constituindo em instâncias de ensino informal dos usos da língua tidos como melhores ou corretos, de forma paralela à instituição escolar. Diante disso, torna-se necessário compreender o significado dessas práticas discursivas no ambiente virtual: quais são as faces desse normativismo e que imaginário instaura ou reproduz sobre a língua portuguesa e seus usos, especialmente os que se verificam na interação pelas próprias redes sociais? O presente trabalho, amparado nos estudos contemporâneos sobre redes sociais digitais (RECUERO, 2009), por um lado, e nas noções sociolinguísticas de norma (FARACO, 2008), variação e preconceito linguístico (BAGNO, 2007, 2011, 2013), por outro, tem como objetivo central investigar facetas do normativismo linguístico veiculado através de fanpages como a página Língua Portuguesa, ambientada no Facebook, em sua relação com as práticas de escrita em ambiente digital. O estudo aborda, em caráter exploratório e qualitativo, postagens efetuadas na referida fanpage, incluindo na análise tanto o texto/imagem que compõe a postagem como os comentários dos usuários.<hr/>ABSTRACT Discursive practices brought by digital social networking and mediated by sites like Facebook receive a large membership of young people. On the other hand, they suffer considerable stigma by regulators of the Portuguese language uses. Writing in digital settings becomes a sharp auto exposure mechanism for users, resulting in judgments about "right" and "wrong" usages of language. In this sense, a certain amount of fan pages of Facebook, whose posts are "liked", commented and eventually "shared" in the users "timelines", have constituted themselves as informal learning environments for language uses regarded as best or correct, in parallel to the schooling institutions. Therefore, it is necessary to understand the meaning of these discursive practices in the virtual environment: what are this normativism faces and what imaginary it establishes or reproduces on the Portuguese language and its use, especially those that occur in the interactions in the very social networks? This research was based on contemporary studies on digital social networking (RECUERO, 2009), on the one hand, and on the sociolinguistic notions of standard (FARACO, 2008), variation and linguistic discrimination (BAGNO, 2007, 2011, 2013), on the other. Its main objective is to investigate facets of linguistic normativism conveyed through fan pages like Língua Portuguesa in the Facebook, in its relation to the writing practices in the digital environment. The study focuses, in an exploratory and qualitative way, on postings made in that fan page, performing the analysis of both text and image that constitute the post and of the user's comments. <![CDATA[HOW DATA WORK IN WRITTEN TEXTS ON LANGUAGE TEACHING PRACTICES: DISCURSIVE ANALYSIS OF REPORTS AND PAPERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300757&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Apresentamos resultados parciais de um projeto de pesquisa em que vimos discutindo o papel da escrita na formação de professores. A premissa geral é a de que escrever sobre a aula pode ser um trabalho pelo qual o professor produz, para si e para outros, dados que permitem levar adiante, por meio de uma atividade posterior, a reflexão e os posicionamentos assumidos por ele no próprio momento da aula. Neste artigo, focamos a exposição de dois aspectos dessa pesquisa: a análise de tipo "polifônico", centrada no deslindamento das "vozes" que compõem o discurso escrito sobre a aula, baseada nas ideias de O. Ducrot; e o questionamento sobre o que a configuração do enunciado pode dizer acerca do "sujeito empírico" responsável por ele, afastando-nos de Ducrot em favor de Bakhtin. Os dados discutidos aqui representam dois universos: textos escritos por estudantes cursando disciplinas de prática em cursos de Letras e artigos acadêmicos sobre o ensino de língua publicados em periódicos da área. Apontamos três problemas comuns a ambas as esferas: a) o uso de termos "vicários" em substituição ao registro de informações concretas; b) a inserção de discursos citados como enunciados a que se responde e não como dados que se analisam; c) conclusões sobre o ensino que não se vinculam aos dados ou análises apresentadas. Sintetizamos os resultados das análises afirmando que, quando se trata de discutir o que se passa na sala de aula, mesmo quando se escutam as "vozes" que emanam desse espaço, não se lhes confere um estatuto claro de dado, dando-se aos discursos citados tratamentos diversos e fazendo com que o discurso resultante seja inconsistente enquanto análise da aula.<hr/>ABSTRACT We present partial results of a research project in which we discuss the function of writing in teachers' education. The general premise is that writing about a class may be an activity through which the teacher produces, to himself and to others, data that will allow him to keep working on the ideas and positions assumed by him when in class. In this paper we focus on two aspects of this research: the "polyphonic" analysis centered on unfurling the "voices" that make up a written discourse about the class, based on the ideas of O. Ducrot; and the questioning of what the configuration of the enunciate may show about the "empirical subject" responsible for it, diverging from Ducrot in favor of M. Bakhtin's ideas. Our data comprise two universes: texts written by Language Arts students during their in-school training and papers on the teaching of Portuguese published in academic journals. We point out three problems that are common to both kinds of data: a) the use of "weasel words" in the place of concrete information; b) the insertion of cited discourses as enunciates to which one answers instead of as data that one analyses; c) conclusions about the class that do not result from the data analysis that is shown. We synthesize our results by stating that, when it comes to discussing what goes on in the classroom, even though one might listen to the "voices" that come from there, such voices hardly receive any treatment as data and are responded to in different ways; the resulting discourse is thus inconsistent as far as an analysis of the class. <![CDATA[TRACES OF AUTHORSHIP IN SCHOOL REVIEWS BY HIGH SCHOOL STUDENTS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300777&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo apresenta uma análise dos indícios de autoria em três resenhas produzidas por alunos do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe. Os pressupostos teóricos envolvem a perspectiva sociointeracionista do Círculo de Bakhtin e as orientações sugeridas por Possenti (2009a, 2009b, 2013). A teoria sociointeracionista norteia o planejamento para o trabalho com gêneros, autoria e estilo; as concepções de Possenti são mais específicas para o trabalho pedagógico com os indícios de autoria a partir da produção textual dos alunos, na qual se verifica o nível de controle dos recursos linguísticos. Na análise, avaliam-se as associações com elementos da cultura assim como as ocorrências de possíveis decisões enunciativas dos produtores, envolvendo tanto as escolhas vocabulares quanto a variação dos aspectos formais dos textos. Procura-se também relacionar as resenhas escolares a um lugar de enunciação. Esses aspectos mostram-se pertinentes para mapear os indícios de autoria nas resenhas analisadas.<hr/>ABSTRACT This article provides an analysis about traces of authorship in three school reviews produced by high school students attending second and third grades at Sergipe Federal Institute. The theoretical basis involves socio-interactionist perspective in Bakhtin Circle and guidelines suggested by Possenti (2009a, 2009b, 2013). The socio-interactionist theory guides the school planning concerning the class work with genres, authorship and style; Possenti's conceptions are more specific in regard to the pedagogical work about the traces of authorship in the students' writing production, where the control of linguistic resources is examined. In the analysis, it is examined the association with cultural elements as well as the occurrence of possible enunciative decisions made by producers, involving vocabulary choices and variation of the formal aspects in the texts. It is also attempted to relate the school reviews to a locus of enunciation. These features have proved relevant to observe the traces of authorship in the school reviews. <![CDATA[READING: IS THERE ANY CORRELATION BETWEEN THEMATIC DISTORTION AND FALSE MEMORIES?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300805&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Este artigo tematiza a inter-relação entre processamento da leitura e memória e destaca a relevância da memória para o ensino-aprendizado de leitura. Inicialmente, discorre sobre memória individual (Psicologia Cognitiva), após apresenta o ponto de vista de Stern (2002) sobre memória social, para, em seguida, comentar a perspectiva assumida pelos analistas do discurso, fazendo menção, ainda, aos estudos neurocientíficos e sua contribuição teórico-metodológica para as investigações a respeito da memória humana. Seguindo-se à apresentação dos modelos de memória, é introduzido o problema em discussão - distorção temática. A hipótese levantada é a de que um dos tipos de memória individual mais recentemente investigados - o das falsas memórias - possa se constituir no cerne desse problema interpretativo. Assim, o fato de um leitor X interpretar um texto de modo distinto daquele da maioria dos leitores do mesmo texto levou a que fossem consideradas as possíveis interferências entre fator individual e fator social, no decorrer da leitura, ambos condicionantes da interpretação/compreensão. Na ótica da autora, o texto em leitura pode ter mobilizado falsas memórias no leitor divergente, levando-o a uma interpretação discordante daquela dos demais. Essa hipótese foi confirmada pelo estudo exploratório realizado, embora este não possa ser generalizado sem que investigações posteriores aprofundem a análise feita.<hr/>ABSTRACT This article thematizes the interrelation between reading processing and memory, as well as its relevance to the teaching-learning process of reading. After discussing individual memory (cognitive psychology), the point of view of Stern (2002) on social memory is presented, addressing yet, the discourse analysts perspective. Neuroscientific studies are also mentioned due to its theoretical and methodological contribution to research on memory. Followed by the presentation of the memory models stated, the featured problem - thematic distortion - is introduced. The hypothesis is that one of the individual memory types most recently investigated - the false memories - may be constituted in the core of this interpretative issue. Thus, the fact that a certain reader X interprets a text differently from most readers of the same text leads to consider a possible interference regarding individual factor and social factor over the course of reading, both conditions of interpretation / comprehension. According to the author, reading the text might have mobilized false memories of the divergent reader, leading him/her to a different interpretation from the others. This hypothesis was confirmed in a conducted exploratory study, yet it cannot be generalized without further investigations. <![CDATA[EFL STUDENTS' METAPHORICAL CONCEPTUALIZATIONS OF LANGUAGE LEARNING]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300833&lng=es&nrm=iso&tlng=es ABSTRACT Traditional approaches to metaphor have focused primarily on its ubiquity in language and thought. Recently, a growing interest in the pervasiveness of metaphor in modes other than purely linguistic ones has been explored. In this paper particular attention is paid to non-verbal forms of metaphorical depiction. We have examined a small corpus of EFL students' drawings and narratives in order to both tap into their mental representations of what 'language learning' means to them and get closer insights into these learners' belief system. We approach the analysis multimodally, by scrutinizing the various meaning-making potentials of images and text as they conceptualize the learners' perspectives of English language learning. To frame the study of these metaphorical representations, we take Block's (2003) 'acquisition' and 'participation' metaphors and Oxford et al.'s (1998) perspectives on education. Results indicate that most of the visual and narrative metaphorical depictions portray language learning as a dynamic, individual acquisition process and can, therefore, be comprehended primarily through the Learner-Centered Growth perspective.<hr/>RESUMO Os enfoques tradicionais da metáfora se centram principalmente em sua localização na linguagem e no pensamento. Um interesse recente tem sido o avanço da metáfora em outros modos de expressão além daqueles puramente linguísticos. Nesse trabalho se coloca ênfase nas forma não verbais de representação metafórica. Observa-se um pequeno corpus de desenhos e narrativas de estudantes de inglês como língua estrangeira com o fim de pesquisar suas representações mentais com relação ao que significa para eles aprender uma língua e para obter uma visão próxima ao sistema de crenças desses estudantes. A análise leva-se a cabo a partir de um olhar multimodal que permite devassar os diversos potenciais de construção de significados das imagens e dos textos no processo de conceptualizações das perspectivas dos estudantes sobre sua aprendizagem da língua inglesa. A análise destas representações metafóricas centram-se nos modelos de Block (2003), que propõe metáforas de aquisição e de participação e de Oxford et al. (1998), que têm como principio quatro perspectivas da educação. Os resultados indicam que a maioria das representações visuais e textuais mostra a aprendizagem da língua como um processo individual de aquisição e que pode ser entendida a partir da perspectiva de Crescimento Centrado no Estudante.