Scielo RSS <![CDATA[Trabalhos em Linguística Aplicada]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-181320100002&lang=en vol. 49 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Aspects to be considered in the development of oral proficiency tests in virtual contexts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Novos contextos de aprendizagem virtual de línguas estrangeiras vêm surgindo com o desenvolvimento das novas tecnologias. Há a necessidade agora de se pensar em como a competência linguística poderá ser também avaliada em meio virtual. Este artigo traz uma retrospectiva da origem e desenvolvimento das provas de proficiência oral para falantes de línguas estrangeiras, buscando também levantar e discutir os aspectos a serem levados em consideração para a formulação deste tipo de teste em ambiente virtual.<hr/>New virtual contexts for learning foreign languages have been arising from the development of new communication technologies. Now, there is the necessity to think about how the students' communicative competence may be evaluated in such virtual contexts. This article aims at presenting a retrospective of the origin and development of oral proficiency tests for speakers of foreign languages, as well as pointing out and discussing the aspects that should be taken into account when designing this kind of tests for virtual environments. <![CDATA[<b>Spaces and borders of "freedom of expression" in blogs on the internet</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, proponho discutir a noção corrente de "liberdade de expressão", comumente associada a práticas de escrita na internet, a exemplo de blogs. De uma perspectiva dos estudos da Análise do Discurso, interessa-me observar questões de ordem linguística e discursiva que possibilitam a emergência de certos enunciados em rede, em meio à trama da multiplicidade das relações sociais que condicionam o(s) dizer(es) na contemporaneidade. De maneira particular, busco caracterizar as condições de produção da linguagem em rede, na constituição de espaço, entendido segundo problemática social (SANTOS, 1996, 2008), em sua relação com a História, compreendida segundo descontinuidades (FOUCAULT, 1997).<hr/>My aim in this paper is to discuss the current notion of “freedom of expression”, usually associated with internet writing practices, as for instance in blogs. From the perspective of Discourse Analysis, I am interested in examining issues of linguistic and discursive order which may favor the emergence of certain utterances online amidst the plot of the multiplicity of social relations which condition the sayings of contemporaneity. In particular, I try to characterize the conditions of production of language online, in the constitution of space, understood as a social issue (Santos, 1996, 2008), in its relation with History, understood as discontinuities (Foucault, 1997).<hr/>Dans cet article, j´étudie la notion courante de "liberté d´expression", fréquemment associée aux pratiques de l´écriture sur internet, par exemple, celle des blogues. Du point de vue de l´Analyse du Discours, je m´occupe des questions de l´ordre linguistique et discursive qui peuvent favoriser l´émergence de certains énoncés dans le réseau à cause de la multiplicité des relations qui permettent que le(s) dire(s) apparaisse(nt) dans la société contemporaine. En particulier, je cherche à caractériser les conditions de production du language en réseau pour constituer l´espace, compris selon une problématique sociale (SANTOS, 1996, 2008), par sa relation avec l´histoire, comprise en discontinuité (FOUCAULT, 1997). <![CDATA[<b>Can reading a robot derobotize a reader?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Discute a relação entre letramentos digitais e letramentos críticos com base nos conceitos de transcodificação cultural e dialogismo, de forma contextualizada por exemplos de interações entre o pesquisador e um agente de conversação automatizado disponível na WWW. Demonstra que esse tipo de interação pode ser considerada dialógica no sentido de colocar em evidência o 'povoamento' dos textos digitais por dois tipos vozes ou intenções discursivas: uma voltada para racionalidade e outra para a racionalização. Conclui que esse hibridismo de vozes pode ser corretamente aproveitado para uma educação crítica no sentido de desmontar oposições binárias entre tecnologia e cultura.<hr/>This paper describes, in a contextualized way, the relation between digital literacies and critical literacies based on the concepts of cultural transcodification and dialogism, by means of examples of interactions between the researcher and an automated conversational agent available on the WWW. It shows that this type of interaction can be considered dialogic in the sense of highlighting the ‘peopling’ of digital texts by two types of voices or discursive intentions: one related to rationality and the other to rationalization. The conclusion is that this hybridism of voices may be correctly used for a critical education in order to dismantle binary oppositions between technology and culture. <![CDATA[<b>Technology and social participation in the process of production and consumption of cultural goods</b>: <b>new opportunities offered by digital literacy practices mediated by the Internet</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo reflete sobre os limites sócio-estruturais que impedem a participação social mais ampla dos grupos economicamente desfavorecidos. O texto argumenta que, embora a Internet não garanta tal participação, ela propicia novos espaços para circulação social em práticas letradas diversas, inclusive aquelas de natureza hegemônica. Para ilustrar essa questão o artigo discute dados de uma entrevista realizada com um jovem líder que atua em uma comunidade localizada na periferia da cidade de Campinas, São Paulo. Os argumentos e colocações apresentados pelo entrevistado nos levam a refletir sobre a democratização dos modos de produção e consumo do conhecimento, em geral, e sobre a possibilidade de apropriação das TICs por comunidades periféricas, em particular.<hr/>The present paper focuses on the limits socio-structurally imposed to exclude the social participation of economically disadvantaged groups in different spheres of cultural production and consumption. The paper argues that, although not guaranteeing new modes of participation, the Internet offers new virtual spaces that broaden the access to diversified ways of social circulation and participation in digital literacy practices, including those hegemonic in nature. To illustrate some of these major issues the study focuses on the data of an interview given by a young leader from a peripheral community located on the outskirts of the city of Campinas, São Paulo. The statements and arguments presented by the interviewee lead us to reflect on the process of democratization of knowledge production and consumption, in general, and about ICT appropriation by peripheral communities, in particular. <![CDATA[<b>The new digital literacies as sites for the construction of political activism about sexuality and gender</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Compreendendo os chamados novos letramentos digitais como práticas socioculturais, argumenta-se como tais espaços se tornaram, na contemporaneidade, lugares de ativismo político e de construção de significados transgressores sobre a vida pública e privada, por meio dos quais sub-políticas são construídas. A seguir, teoriza-se a vida social em tais letramentos como típica da Web 2.0 no sentido de que envolve modos de ação e de pensar específicos, que questionam a autoria, já que são coloborativos e participativos, ao passo que nos colocam em meio a Multidão e seus discursos inovadores, desestruturadores e inesperados. Tais discursos são cruciais, pois podem colaborar na reinvenção social, ensaiando o futuro. Para finalizar, analisam-se dois espaços de afinidades na Web 2.0, centrados no ativismo político sobre sexualidade e gênero, caracterizando os movimentos interacionais em desenvolvimento em tais práticas sociais de letramentos e o modo como nos expõem a futuros alternativos: uma demanda crucial em nossos tempos.<hr/>Theorizing the so-called new digital literacies as socio-cultural practices, it is argued that such sites have contemporarily become spaces for political activism and for the construction of transgressive meanings about public and private life, through which sub-political actions are constructed. Next, social life in such literacies is theorized as typical of Web 2.0 in the sense that it involves specific modes of action and of thinking, which question authorship, since they are collaborative and participative, at the same time that they position us amidst the Multitude and their innovative, de-structured and unexpected discourses. Such discourses are crucial because they may collaborate with the re-invention of social life, rehearsing the future. Finally, two spaces of affinity in Web 2.0, centered on sexuality and gender, are analyzed through the characterization of the interactional moves in such social practices and through the way they expose ourselves to alternative futures: a crucial demand of our times. <![CDATA[<b>Language and technological mediation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta conceitos e modelos de apreensão do artefato digital e da interface de usuário enquanto objetos de estudo de duas áreas transdisciplinares de pesquisa em ciência da computação. O objetivo é contribuir para as discussões em curso no campo aplicado dos estudos da linguagem sobre mediação tecnológica em práticas de uso da língua e dos diversos tipos de linguagem que povoam os artefatos computacionais contemporâneos.<hr/>This paper focuses on concepts and models which constitute the digital artifact and user interface as objects of study in two transdisciplinary areas in computing science. Its aim is to contribute to the discussions in the applied field of language studies about technological mediations in language practices and in the different languages found in the contemporary computing artifacts. <![CDATA[<b>Paths of uses of communication technologies</b>: <b>the forms of appropriation of digital culture as a challenge for a 'society of knowledge'</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com a notória expansão da mediação de práticas comunicativas em redes digitais, aconteceram mudanças significativas no campo sociocultural. Estamos apenas começando a perceber as consequências dessas mudanças e elas já levantam várias questões. Onde tais aparatos técnicos aparecem em práticas de sociabilidade e solidariedade, e na própria natureza do laço social? Que desafios econômicos, políticos e éticos estão relacionados a esses novos modos de intercâmbio, coordenação e comunicação? Nossa resposta está estruturada em torno de duas questões transversais colocadas em sentido oposto ao das trajetórias de uso da rede. Em primeiro lugar, o fato de se ter uma participação em larga escala numa "sociedade de conhecimento" requer apropriação de um núcleo de conhecimentos técnicos relacionados? E, em segundo lugar, deveríamos esperar a emergência de uma nova forma de pensamento, baseada na cooperação, troca e dom, associada ao uso intensivo de redes digitais de comunicação?<hr/>With the marked expansion of mediation of communicative practices in digital networks, signi?cant changes have happened in the sociocultural landscape. We are only just beginning to grasp the consequences of these changes, and they raise a number of issues. Where do such socio-technical apparatuses ?gure in the practices of sociability and solidarity, and indeed in the very nature of the social bond? What economic, political, and ethical challenges are linked to these new modes of exchange, coordination, and communication? Our response is structured through two cross-cutting questions, situated upstream from trajectories of network use. First, does the fact of large-scale participation in a «knowledge-based society» require appropriation of a core set of related technical knowledges? And, second, should we expect the emergence of a new form of thinking based on cooperation, exchange, and gift-giving, and associated with intensive use of digital communication networks? <![CDATA[<b>Metamedia literacy</b>: <b>transforming meanings and media</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Toda semiótica é semiótica multimídiática e todo letramento é letramento multimidiático. A análise da semiótica multimidiática me levou a refazer algumas perguntas antigas de maneiras novas e a começar a olhar para a história da escrita, do desenho, do cálculo e da mostra visual de imagens em uma perspectiva diferente. Faz um bom tempo que as tecnologias do letramento não são tão simples quanto a caneta, a tinta e o papel. E na era da imprensa, assim como antes dela, o letramento raramente esteve atrelado de forma estrita ao texto escrito. Muitos dos gêneros do letramento, do artigo da revista popular ao relatório de pesquisa científica, combinam imagens visuais e texto impresso em formas que tornam as referências entre eles essenciais para entendê-los do modo como o fazem seus leitores e autores regulares. Nenhuma tecnologia é uma ilha. Conforme nossas tecnologias se tornam mais complexas, elas se tornam situadas em redes mais amplas e longas de outras tecnologias e de outras práticas culturais.<hr/>All semiotics is multimedia semiotics, and all literacy is multimedia literacy. Analyzing multimedia semiotics has led me to ask some old questions in new ways and to begin to see the history of writing, drawing, calculating, and displaying images visually in a different light. It's been a long time since the technologies of literacy were as simple as pen, ink, and paper; and in the era of print, as before, literacy has rarely meant verbal text alone. Many of the genres of literacy, from the popular magazine article to the scientific research report, combine visual images and printed text in ways that make cross-reference between them essential to understanding them as their regular readers and writers do. No technology is an island. As our technologies become more complex they find themselves situated in larger and longer networks of other technologies and other cultural practices <![CDATA[<b>Expanding the concept of literacy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta e discute quatro argumentos para expandir a definição de letramento, a saber: (1) a linguagem multimidiática da tela se transformou no vernáculo corrente; (2) a linguagem multimidiática da tela é capaz de construir significados complexos independentemente do texto; (3) a linguagem multimidiática da tela permite modos de pensamento, formas de comunicar e produzir pesquisa, e métodos de publicação e de ensino que são essencialmente diferentes daqueles relacionados ao texto; (4) serão realmente letrados no século 21 aqueles que aprenderem a ler e escrever a linguagem multimidiática da tela.<hr/>This paper presents and discusses four arguments to expand the definition of literacy as follows: (1) the multimedia language of the screen has become the current vernacular; (2) the multimedia language of the screen is capable of constructing complex meanings independent of text; (3) the multimedia language of the screen enables modes of thought, ways of communicating and conducting research, and methods of publication and teaching that are essentially different from those of text; (4) those who are fully literate in the twenty-first century will be those who learn to both read and write the multimedia language of the screen. <![CDATA[<b>Copy and paste literacy?</b> <b>literacy practices in the production of a MySpace profile</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Nos últimos anos, educadores, a mídia, políticos, oficiais da lei, publicitários, capitalistas de risco, acadêmicos, crianças, adolescentes e pais - um amplo segmento da sociedade americana no geral - voltaram sua atenção para um site conhecido como MySpace¹. Em relação aos adolescentes, muito do debate público tem se preocupado com questões relativas à privacidade e segurança. Contudo, neste artigo, meu interesse concentra-se na produção e uso dos perfis MySpace por parte dos adolescentes na comunicação cotidiana.<hr/>Over the past several years, educators, the media, policy makers, law enforcement officials, advertisers, venture capitalists, academics, kids, teenagers, and parents-a large segment of American society as a whole-have all turned their attention to a website called MySpace². With respect to teenagers, much of the public debate has been concerned with issues of privacy and safety. However, in this paper my interest is in teenagers' production and use of their MySpace profiles as a part of their everyday communication.