Scielo RSS <![CDATA[Revista de Economia e Sociologia Rural]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-200320170004&lang=en vol. 55 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[O Papel dos Preços e do Dispêndio no Consumo de Alimentos Orgânicos e Convencionais no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400625&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo buscou analisar a sensibilidade da demanda de alimentos orgânicos e suas contrapartes convencionais frente a variações nos preços e no dispêndio nos domicílios brasileiros. Para isso, estimou-se um sistema de demanda para 14 categorias agregadas (sete orgânicas e sete convencionais) por meio do modelo QUAIDS com a correção do Problema do Consumo Zero pelo procedimento de Shonkwiller e Yen, utilizando-se os microdados extraídos da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009. Constatou-se que os consumidores brasileiros são mais sensíveis a variações nos preços e dispêndio dos orgânicos do que dos convencionais. Pôde-se confirmar também que há assimetria nas relações de substituição/complementaridade entre os dois tipos de alimentos. Assim, é relativamente difícil induzir consumidores habituados a adquirir produtos orgânicos a “reverterem” seus hábitos de consumo, trocando produtos orgânicos por convencionais. Além disso, pôde-se notar que os alimentos orgânicos ainda não são vistos pelos consumidores como substitutos dos convencionais na maioria dos casos. Verificou-se, ainda, por meio das elasticidades-dispêndio, que os alimentos orgânicos podem ser classificados como bens de luxo no Brasil.<hr/>Abstract: This article seeks to analyze the demand’s sensibility for organic food and their conventional counterparts to variations in prices and expenditure in Brazilian households. We estimated an aggregate demand system for 14 categories (seven organics and seven conventional) using the QUAIDS model with correction for the Zero Consumption Problem by the Shonkwiller and Yen two-step estimation method. The database was from the microdata from the Brazilian Household Budget Survey (POF/IBGE) 2008/2009. Results showed that Brazilian consumers are more sensitive to variations in prices and expenditure of organic than conventional food. Moreover, there is asymmetry in substitution/complementarity relations between the two types of food. These results suggest that it is relatively difficult to induce consumers that are used to purchase organic products to “revert” their spending habits changing organic products to conventional ones. Furthermore, results showed that consumers do not view organic food as a substitute for conventional food in most cases. Examining the expenditure elasticities, we conclude that organic foods can be classified as luxury goods. <![CDATA[Práticas Intervencionistas e Seus Efeitos sobre o Comércio Internacional de Soja: uma análise a partir de um Modelo de Equilíbrio Geral Computável e da Teoria dos Jogos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400641&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho objetivou analisar o comércio bilateral entre Brasil e os principais atuantes na comercialização internacional da soja - Argentina, Estados Unidos e China - com a pretensão de verificar como a prática de determinadas ações de intervenção na agricultura e no comércio influenciam mudanças no panorama do comércio dessa commodity. Nesse sentido, simularam-se cenários elaborados a partir de práticas comerciais adotadas por esses países, cujos resultados de equilíbrio foram obtidos com o Modelo de Equilíbrio Geral Global Trade Analysis Project (GTAP) e analisados a partir da Teoria dos Jogos. Esses resultados foram utilizados para construir a matriz de payoffs, associadas às estratégias comerciais dos países que eram os jogadores. Os resultados permitiram verificar que as políticas de incentivo à produção são formas eficazes de os governos tornarem seus países mais competitivos e obterem ganhos comerciais sobre, ou em conjunto, com os demais. Observou-se que a China pode se tornar um importante concorrente para os exportadores de soja, dependendo da política adotada pelo governo e as instituições chinesas. Concluiu-se que o acesso a mercados é a principal fonte de ganhos de comércio para os produtos do complexo de soja e que a eliminação das tarifas às importações desses produtos traz ganhos expressivos para o Brasil, os Estados Unidos e a Argentina, além das formas de subsidiar a produção e/ou as exportações.<hr/>Abstract: The objective of this study was to analyze the bilateral trade between Brazil and the main actors in international commercialization of soybeans - Argentina, the United States and China - aiming to verify how the practice of certain intervention actions influence the trade dynamics of this commodity. In this sense, scenarios were simulated based on the commercial practices adopted by these countries, and the equilibrium results were obtained through the Global Trade Analysis Project (GTAP) and analyzed on the basis of Game Theory. These results were used to construct the matrix of payoffs, associated to the commercial strategies of countries considered as players. The results showed that policies to encourage production are effective ways for governments to make countries more competitive and to obtain commercial gains from or in conjunction with others. It was noted that China could become a major competitor among the soybean exporters, depending on the policy adopted by the government and by Chinese institutions. It was concluded that market access is the main source of trade gains for the products of soybean complex, and that the elimination of tariffs on imports of these products brings significant gains to Brazil, the United States and to Argentina, as well as ways to subsidize production and/or exports. <![CDATA[Focalização e Cobertura do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): avaliação de sua eficácia nas regiões brasileiras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400661&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A formulação e a implementação de políticas públicas e programas governamentais têm ganhado destaque no cenário da administração pública brasileira; porém, ainda são escassas e incipientes as iniciativas voltadas à avaliação de políticas. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a eficácia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), classificando os municípios brasileiros em relação ao nível de propensão à execução desta política pública. Para isso, foram elaborados dois indicadores compostos por sete variáveis que englobassem tanto a propensão de insegurança alimentar da população local quanto a necessidade de acesso ao mercado por parte da agricultura familiar local. Posteriormente, foi estimado o nível de cobertura do programa nas regiões brasileiras. Foram utilizadas as técnicas estatísticas multivariada Análise de Cluster para identificar agrupamentos e Análise de Discriminante para validá-los. Foi possível identificar quatro grupos de demanda do programa com características distintas significativamente validados pela Análise Discriminante. O grupo com maior demanda das ações do programa é formado por municípios com expressiva presença de agricultores familiares, baixo dinamismo econômico e alto risco de segurança alimentar, e estão localizados majoritariamente nas regiões Nordeste e Norte. Constatou-se que o PAA tem concentrado suas ações nestes municípios; porém, o nível de cobertura do programa ainda é incipiente. Demonstrou-se, também, que a taxa de cobertura por regiões ainda é desigual, indicando que algumas regiões têm sido preteridas, com destaque para o Norte e o Nordeste.<hr/>Abstract: Conception and the practice of public policies and government programs have been highlighted in the Brazilian public administration. However, the initiatives to evaluate policies are still rare and incipient. We aim to evaluate the efficiency of food acquisition Program (PAA), classifying the Brazilian municipalities according to the level of tendency to implement this public policy. In order to do this, two indicators with seven variables were elaborated that incorporates both the propensity to food insecurity from local population and local familiar agriculture access to the market. Moreover, we estimated the coverage level of the program in Brazilian regions. We used multivariate statistical techniques Cluster analysis to identify groups and Discriminant analysis to validate them. As result, it was possible to identify four groups of program demand with distinct characteristics significantly validated by discriminant analysis. The group with highest demand of program actions is formed by municipalities with significant presence of family farmers, low economic dynamism and high risk of food security. They are mostly located in the Northeastern and Northern areas. Interestingly, we noted that the PAA has focused its actions in these municipalities. However, the level of coverage of the program is still incipient. Finally, the coverage rate based on regions is still uneven, indicating that some regions have been rejected, especially in North and Northeast of Brazil. <![CDATA[<strong>Identificação de Demanda e Preferências no Consumo de Carne Ovina com Apoio de Técnicas de Estatística Multivariada</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400679&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho visa comprovar a existência de mercado para a carne ovina em cidades médias próximas a Presidente Prudente (mercado regional) e a percepção desses consumidores sobre os produtos que adquirem. Foram entrevistados 3.249 pessoas em oito cidades médias próximas utilizando-se formulários implementados em dispositivos portáteis. Investigou-se a frequência de consumo (atual e potencial) e opiniões sobre as características da carne ovina, e preferências de aquisição e consumo. Parte dos dados obtidos, referentes aos consumidores de carne ovina, foi tabulada e submetida a testes de validação e consistência interna; técnicas de estatística descritiva e multivariada. Do total de pessoas entrevistadas, 38,5% foram considerados consumidores de fato. O estudo comprovou que existe grande demanda de carne ovina nos municípios analisados em consumo domiciliar mensal, preferencialmente, na forma assada (68,5% na brasa e 18,8% no forno). A aquisição de produtos sem garantias oficiais de inspeção continua elevada, sendo que os supermercados apresentaram os piores níveis de satisfação em relação ao preço praticado (ao contrário da compra direta do produtor), mas, mesmo assim, este canal de comercialização de varejo é reconhecido como fornecedor de produtos seguros do ponto de vista higiênico-sanitário.<hr/>Abstract: This work aims to prove the existence of a market for sheep in medium-sized cities near Presidente Prudente, São Paulo (regional market), and the perception of these consumers on the products they purchase. A total of 3,249 people were interviewed in eight medium-sized cities using forms implemented in portable devices. The frequency of consumption (current and potential) and opinions on the characteristics of sheep meat, and preferences of acquisition and consumption were investigated. Part of the data obtained on sheep meat consumers was tabulated and subjected to validation tests and internal consistency; techniques of descriptive and multivariate statistics. From the total number of people interviewed, 38.5% were considered consumers. The study showed that there is a great demand for sheep meat in the municipalities analyzed in monthly household consumption, preferably in roasted form (68.5% in the coals and 18.8% in the oven). The purchase of products without official guarantees of inspection continues to be high, with supermarkets presenting the worst levels of satisfaction in relation to the price practiced (as opposed to the direct purchase of the producer). However, even so, this retail marketing channel is recognized as a supplier of hygiene-sanitary products. <![CDATA[Strategic Institutional Management in Dairy Cooperatives - a theoretical appointment]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400693&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: The competitive agribusiness environment has been pressing organizational actors of dairy cooperatives to implement new structures. In this sense, many scholars advocate the existence of isomorphic practices that are not suitable for cooperative enterprises. This theoretical paper assumes that there are strategic actions related to the institutional demands, implemented by cooperative decision makers in relation to environmental pressures. Thus, we aimed to analyze how can be structured such strategic actions in relation to the institutional pressures of two organizational subfields related to cooperative business, in order to maintain the legitimacy of the business. For this, we drafted the projection of five analytical frameworks. As conclusions, it is inferred that a cooperative business restructuring not always tends to express an atomism of decision makers in relation to institutional demands of the organizational field, given that the demands are ambivalent and need to be met in order to obtain minimum level of legitimacy necessary for the organization survival.<hr/>Resumo: O ambiente competitivo do agronegócio tem pressionado os atores organizacionais das cooperativas lácteas para implementar novas estruturações. Nesse sentido, diversos pesquisadores têm percebido a existência de práticas isomórficas que não são adequadas para empreendimentos cooperativos. Este artigo teórico assume que existem ações estratégicas relacionadas as demandas institucionais implementadas pelos tomadores de decisão em relação às pressões ambientais. Assim, almejou-se analisar como podem ser estruturadas tais ações estratégicas em relação às pressões institucionais de dois subcampos organizacionais relacionados ao cooperativo de forma a manutenção da legitimidade do negócio. Foram traçadas a projeção de cinco quadros analíticos. Como conclusão, é inferido que nem sempre a reestruturação do negócio cooperativo tenderá a expressar um atomismo dos tomadores de decisão em relação às demandas institucionais do campo organizacional. Isso ocorreria uma vez que tais demandas são ambivalentes e precisam ser coordenadas conjuntamente na ordem para obterem um nível mínimo de legitimidade, que é necessária para a sobrevivência organizacional. <![CDATA[Confluência do Capital Social, Empoderamento e Governança Ambiental na Sadia Qualidade de Vida em Comunidades Rurais no Ceará]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400711&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A compreensão da forma como capital social, empoderamento e governança ambiental se relacionam em escala local pode fortalecer o papel do poder público e de instituições privadas na implementação de estratégias de promoção da qualidade de vida. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar a confluência do capital social, empoderamento e governança ambiental para a sadia qualidade de vida, em comunidades rurais, no Ceará. Para tanto, foram utilizados dados primários obtidos junto a representantes das comunidades. A operacionalização dos conceitos analisados foi realizada por meio da construção de índices agregados. Como principal método de análise foi estimado um modelo de equações estruturais. Os resultados mais relevantes mostraram que o capital social e o empoderamento se relacionam entre si na promoção da sadia qualidade de vida nas comunidades estudadas, enquanto a governança ambiental não consegue promover mudanças nesse sentido. Ficou evidente a importância da participação da comunidade no desenvolvimento/envolvimento melhorando, assim, o acesso a direitos sociais com a participação responsável e solidária para alcançar a sadia qualidade de vida, em um meio ambiente com equilíbrio ecológico, às presentes e futuras gerações.<hr/>Abstract: The understanding of how social capital, empowerment and environmental governance relate in the local level can strengthen the role of public power and private institutions in implementing strategies to promote quality of life. In this perspective the objective of this study is to analyse the confluence of social capital, empowerment and environmental governance for the healthy quality of life in rural communities in Ceará, Brazil. For this, primary data obtained from community representatives were used. The operationalization of the analysed concepts was accomplished through the construction of aggregate indexes. As the main method of analysis, a structural equation model was estimated. The most relevant results showed that social capital and empowerment are related to each other in promoting healthy quality of life in the communities studied, while environmental governance cannot promote change in this sense. The importance of community participation in development / involvement was evident, thus improving access to social rights with responsible and supportive participation in order to achieve the healthy quality of life in an ecologically balanced environment for present and future generations. <![CDATA[Fluxo das Exportações Brasileiras de Cachaça: traços da influência do Estado no setor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400733&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A cachaça é considerada uma bebida genuinamente brasileira, produzida em todo o território nacional e exportada para todos os continentes. Dada a sua relevância, propõe-se, neste trabalho, descrever o fluxo das exportações da bebida, destacando os países importadores e estados produtores, bem como a influência das políticas públicas e dispositivos legais de incentivo à produção/comércio da bebida. Para tal estudo, considerou-se uma amostragem de 1997 a 2015, classificando-a entre os períodos das gestões dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, de modo que se pudesse analisar a evolução das exportações a partir da formação de grupos, ou clusters, dos países importadores com base nos três períodos analisados. Os resultados apontaram que as exportações da cachaça brasileira e, por conseguinte, os mercados consumidores, têm aumentado no decorrer dos anos, sendo tal fenômeno relacionado à atuação do Estado na cadeia produtiva da bebida.<hr/>Abstract: Cachaça is considered a genuine Brazilian drink, produced throughout the country and exported to all continents. Given its importance, it is proposed in this paper to describe the stream of the exports, highlighting the importers and producing states, as well as the influence of public policies and legal provisions to encourage the production / trade of this drink. For this study, it was considered a sampling from 1997 to 2015, ranking it among the periods of the administrations of the governments of Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff, so that the evolution of exports from forming groups, or clusters, of importing countries based on three periods analyzed, could be evaluated. The results showed that Brazilian cachaça exportations and consumer markets have increased over the years, and this phenomenon is related to the state’s role in the production chain of this drink. <![CDATA[<strong>Coletar ou Cultivar: as escolhas dos produtores de açaí-da-mata (Euterpe precatoria) do Amazonas</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400751&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A crescente demanda de mercado por produtos florestais não madeireiros oferece uma oportunidade de desenvolvimento econômico que poderia aliar a inclusão social produtiva de agricultores familiares com a conservação dos ecossistemas florestais. No entanto, o aumento da produção poderá significar a substituição do manejo extrativo das florestas pelo monocultivo, anulando seus efeitos positivos quanto à conservação das florestas. Buscou-se identificar os fatores determinantes que levam os agricultores familiares tradicionais do baixo rio Manacapuru a se engajarem na atividade extrativista ou de cultivo do açaí-da-mata (Euterpe precatória), a espécie nativa do estado do Amazonas. Dado que a coleta extrativa dos frutos é feita mediante a escala das árvores, a decisão de produção parece depender principalmente da oferta de mão de obra masculina jovem, de trabalhadores com a habilidade e força física para realizar essa tarefa. Já a decisão de cultivo pode estar associada à maior disponibilidade de capital financeiro que as famílias obtêm da renda das atividades agrícolas. As famílias que cultivam o açaí mantiveram a prática de coleta extrativa, indicando que o plantio de pequenas áreas de cultivos consorciados representa uma estratégia de aumento da produção sem que necessariamente haja a completa substituição do extrativismo pelo cultivo da espécie.<hr/>Abstract: The growing market demand for non-timber forest products offers an economic development opportunity that could combine productive social inclusion of family farmers to the conservation of forest ecosystems. However, the increase in production may mean the replacement of extractive forest management by monocultures, nullifying its positive effects on the conservation of forests. We attempted to identify the determinant factors that lead traditional family farmers of the lower Manacapuru river to have engaged in gathering or cultivation of açaí-da-mata (Euterpe precatoria), native from Amazonas State in Brazil. Since the fruit gathering is handmade by climbing the trees, the decision of production seems to depend mainly on the supply of young male labour, i.e., workers with the ability and physical strength to accomplish this task. Cultivation decision may be associated with an increased availability of financial capital that households get from the income of agricultural activities. Families that cultivate açaí also maintained the practice of gathering, indicating that the growing of small areas of intercropping is a strategy to increase production without necessarily total replacing the extraction by the species cultivation. <![CDATA[<strong>A Independência da Escolha dos Canais de Marketing nas Rendas dos Produtores Orgânicos Americanos</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400767&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Uma das atividades relacionadas às estratégias de captura valor na atividade produtiva de orgânico refere-se à escolha dos canais adequados de distribuição dos produtos. A literatura aponta a importância de analisar os ganhos dos pequenos produtores com respeito aos canais de distribuição de produtos orgânicos. A literatura indica que a comercialização em canais diretos pode fazer com que pequenos produtores possam capturar maior valor e, consequentemente, incrementar sua renda. Foi realizada uma pesquisa empírica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, por meio de um survey com 60 produtores de orgânicos, a fim de identificar se os canais de distribuição diretos são prioritariamente utilizados por pequenos produtores. Os resultados indicam que a escolha dos canais de distribuição, venda direta ou indireta, além do tipo de canal dentro dessa categorização, não está diretamente relacionado apenas à renda que o produtor pode obter. Há indicações de que a escolha do canal adequado esteja mais relacionada às motivações do produtor rural, em relação à qualidade de vida e perspectivas de crescimento do seu negócio, além da opção pela diversificação dos canais para diminuir os riscos envolvidos na comercialização de seus produtos.<hr/>Abstract: One of the issues related to strategies for capturing value in organic production activities is the decision regarding the appropriate product distribution channel. The literature points out the importance of analyzing the gains of organic small producers concerning the marketing channels for organic products. Research indicates that marketing through direct channels is an advantage for small producers since these channels promote increased value capture and, consequently, increased income. Empirical research was conducted in California, United States, in which 60 organic producers were surveyed to determine whether direct distribution is the preferred type of distribution channel utilized by small producers. The results indicate that the choice of distribution channel, direct or indirect, and the type of channel within this category, is not directly related to producer income. There are indications that the choice of the appropriate channel is more connected to producers’ motives, quality of life, and perspectives on the growth of their business. Moreover, diversification of marketing channels may be an important mechanism to reduce the risks involved in the marketing their products. <![CDATA[Mercado Brasileiro de Lácteos: análise do impacto de políticas de estímulo à produção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000400783&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O trabalho objetivou avaliar os potenciais impactos de políticas de incentivo à produção de leite e derivados nas regiões brasileiras a partir da simulação de duas políticas: a primeira consistiu em aumentos de 10% e 20% na concessão de subsídios à produção de leite e derivados (cenários 1A e 1B), e a segunda, de reduções de 10% e 20% nos impostos incididos na produção de leite e derivados (cenários 2A e 2B). Ambas as simulações foram realizadas tendo como base o Programa de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (Paeg). Os resultados indicaram que as regiões brasileiras com maior produção de leite, respectivamente Sudeste, Sul e Centro-Oeste, seriam as mais beneficiadas, além de deslocar fatores produtivos, caso do capital e do trabalho, das regiões Norte e Nordeste, cujo setor lácteo apresentaria perdas. Estes resultados foram evidenciados em maior magnitude quando simulada a política de ampliação da concessão de subsídios comparativamente à política de desoneração fiscal. A partir disso, a implementação de políticas regionais e setoriais diferenciadas faz-se alternativa indicada.<hr/>Abstract: The study aimed to assess the impact of incentive policies for the production of milk and dairy products in the Brazilian regions from the simulation of two policies: the first consisted of increases of 10% and 20% in subsidies for the production of milk and dairy products (1A and 1B scenarios), and the second, a reduction of 10% to 20% in taxes on the use of primary factors in the production milk and dairy products (scenarios 2A and 2B). Both simulations were performed based on the o General Equilibrium Analysis Project of the Brazilian Economy (Paeg). The results indicated that the Brazilian regions with higher milk production, respectively Southeast, South and Central-West would be the most benefited, as well as displace the production factors such as capital and labor, from the North and Northeastern regions, whose dairy sector would present losses. These results were shown in greater magnitude when simulated the policy of expansion of subsidies compared to the tax relief policy. From this, the implementation of differentiated regional and sectorial policies is the alternative indicated.