Scielo RSS <![CDATA[Revista de Economia e Sociologia Rural]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-200320110001&lang=pt vol. 49 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Land reform in NE Brazil</b>: <b>a stochastic frontier production efficiency evaluation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this paper is to address the sources of technical and allocative inefficiency from a cross section sample of 308 beneficiaries of a market assisted land reform program, called "Cédula da Terra"; from five states in Northeastern region of Brazil. In spite of some differences on governance of the "Cédula da Terra"; in comparison with traditional expropriation land reform program, studies carried by Buainain et al. (2002) have shown small differences between then, regarding their social and economic characteristics. We believe that our results could be useful to identify the main problems of Brazilian land reform settlements. We estimated a potential production frontier following the methodology of Battese and Coelli (1995), Coelli et al. (1998) and applied econometric techniques to explain inefficiency. The results indicate the existence of technical and allocative inefficiency, which is identified mostly in situations where the presence of production for consumption is high. This is a result that shows how immature the agriculture activity is in most of Cédula da Terra Program settlements and the difficulty to overcome the limitations imposed by the initial condition of formation of agrarian reform, primarily in Northeastern region of Brazil.<hr/>O objetivo desse artigo é caracterizar as fontes da ineficiência técnica e alocativa em um conjunto de 308 beneficiários de um programa de reforma agrária de mercado, chamado "Cédula da Terra";, distribuídos em cinco estados do Nordeste brasileiro. Estudos conduzidos por Buainain et al. (2002) mostraram existem poucas diferenças entre as características de beneficiários deste programa e dos programas tradicionais de reforma agrária por expropriação e que portanto, os resultados obtidos por este trabalho permitem visualizar as dificuldades enfrentadas pelos assentamentos no Brasil. Para medir eficiência, estimou-se uma função de produção potencial segundo a metodologia de Battese e Coelli (1995) e a partir disto, procurou-se explicar as razões da ineficiência (relativa) encontrada. Os resultados apontam para a existência de ineficiência técnica e alocativa que é identificada principalmente nas situações em que a presença de produção para consumo é elevada. Tratase de um resultado que revela a pouca maturidade da maioria dos lotes dos assentados do PCT e a dificuldade de superar as limitações impostas pela condição inicial de formação dos assentamentos de reforma agrária, principalmente na região nordeste do Brasil. <![CDATA[<b>Oferta de exportação de carne de frango do Brasil, de 1992 a 2007</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho foi analisar os determinantes da oferta de exportação de carne de frango no período de 1992 a 2007, quando o setor conquistou maior representatividade nas exportações brasileiras. O modelo teórico fundamentou-se nas relações de oferta e demanda. O modelo econométrico baseouse no Vetor de Correção de Erro (VEC). Para isso, a análise de cointegração pelo procedimento de Johansen foi considerada na análise. Os resultados mostram que a. o preço doméstico e a renda interna têm significativo impacto nas exportações de carne de frango brasileira, com reflexos negativos no volume embarcado, enquanto b. preço externo apresenta impacto significativo e positivo na quantidade exportada.<hr/>The objective of this study is to analyze the determinants of chicken meat export supply in the period from 1992 to 2007, when the industry acquired more representativeness in the Brazilian shipments. The theoretical approach is based on the ratios between supply and demand. The econometric model is based on the Johansen' procedure and the Error Correction Vector (VEC). Results show that the Brazilian price and the domestic income have significant impact on the Brazilian chicken meat exports, leading to a negative effect on the shipped volume. The international price presents significant and positive impacts on the amount exported. <![CDATA[<b>Transmissão de preços e cointegração no mercado brasileiro de arroz</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente trabalho foi avaliar a dinâmica de formação de preços no mercado nacional de arroz em casca de modo a definir o processo de formação e intensidade do ajustamento (períodos em que se dá a transmissão de preços) entre os principais mercados produtores (RS e MT). O conhecimento das relações de preços entre os mercados importante para o desenvolvimento de contratos de comercialização (contratos a termo e de futuro) para o arroz e para a formulação (ou reformulação) de políticas públicas para o setor. Como instrumental metodológico utilizou-se da modelagem de sries temporais (Modelos de Autorregressão Vetorial com Correção de Erro (VEC)) e causalidade de Granger. O resultado do teste de causalidade de Granger apontou que os preços do RS são importantes para prever os preços de MT. O modelo de transferência estimado com correção de erro mostrou que, para cada 1% de aumento na taxa de crescimento dos preços no RS, a taxa de crescimento dos preços em MT registrará, em mdia, aumento contemporâneo de 0,44% e em torno de 0,17% com um período de defasagem.<hr/>The aim of this study is to evaluate the dynamics of pricing in the domestic market of paddy rice in order to define the process of prices formation and the adjustment intensity (periods in which the price transmission occurs) among the major producing markets (Rio Grande do Sul and Mato Grosso states). The knowledge of price ratios between markets is important for the development of trading contracts (fixed-term and future contracts) for rice and for the formulation (or reformulation) of public policies for the sector. As a methodological tool, we used the modeling of time series (Auto-Regression Models with Vector Error Correction - VEC) and Granger' causality. The Granger' causality test indicated that prices in the Rio Grande do Sul state are important to forecast prices in the Mato Grosso state. The model of transference estimated with an error correction term showed that for each 1% of increase in the growth rate for the RS prices, the growth rate of prices in MT will have, on average, a contemporaneous high of 0.44%, and around 0.17% in the following month. <![CDATA[<b>Impactos econômicos da introdução do milho Bt11 no Brasil</b>: <b>uma abordagem de equilíbrio geral inter-regional</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa os impactos econômicos da adoção do milho Bt11 no Brasil, bem como as consequências da proibição deste cultivo apenas no Paraná, caso a lei estadual nº 14.162/03 entrasse em vigor. Para tal, utiliza-se um modelo computável de equilíbrio geral inter-regional, calibrado para 2001, simulando a redução de inseticida, mão de obra, combustível e lubrificantes, bem como o aumento de produtividade observado em lavouras de milho Bt11. Ao analisar a adoção nas regiões brasileiras "tecnificadas", observa-se o deslocamento de estoque de capital e mão de obra de todas as regiões para o Sul do País. Considerando-se que apenas o Paraná não adota milho Bt11, observa-se que tanto a mão de obra quanto o estoque de capital se deslocam do Sul e Sudeste para o Centro-Oeste do Brasil. Os resultados mais expressivos ocorrem no próprio estado do Paraná, onde não apenas o setor de milho, como também os setores a jusante perdem competitividade, reduzindo o nível de atividade, emprego e consumo das famílias. De forma geral, os efeitos da adoção do milho Bt11 são transmitidos ao longo da sua cadeia produtiva, gerando aumento do PIB, das exportações e do consumo das famílias, sendo mais expressivos nos setores e regiões diretamente relacionados com a cadeia de comercialização do milho, tais como os de criação animal e carnes, localizados, em sua maioria, no Sul do País.<hr/>This study aims to analyze the economic impacts of the adoption of Bt11 corn in Brazil, as well as the consequences of the prohibition of the cultivation only in the Paraná state, if the state law number 14.162/03 would start to be active. For this purpose, an inter-regional general equilibrium computable model is used, gauged for 2001, simulating the reduction of insecticide, labor force, fuel and lubricants, as well as the increase in the yield observed in crops which use Bt11 corn. When the adoption of Bt11 corn in "technified" Brazilian regions is analyzed, the stock of capital and labor force moves from all regions to the South of the country. Taking into account that only Paraná state does not adopt the Bt11 corn, it is observed that both the labor force and the stock of capital move from the South and the Southeast to the Central-Western region of Brazil. The most expressive result takes place in the Paraná State, where not only the corn sector, but also downstream sectors lose competitiveness, reducing the level of activity, employment and household consumption. In general terms, the effects of the adoption of the Bt11 corn are transferred along its supply chain, increasing GDP, exports and household consumption. Results are more expressive in sectors and regions directly related to the corn supply chain, such as animal raising and meat, mostly located in the South of the country. <![CDATA[<b>Política pública e cultivos ilícitos na Colômbia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou-se buscar respostas para diferentes questões associadas ao fenômeno que vincula agricultores familiares com o plantio da papoula. Dentre as quais, saber se a racionalidade imposta mediante a estratégia de desenvolvimento da política de luta contra as drogas ilícitas é compatível com a dinâmica do problema e por que as estratégias dessa política são mantidas mesmo quando seu fracasso é evidente. Tomou-se como método a realização de um estudo de caso sobre o município de Silvia, Departamento de Cauca, sul da Colômbia. Por tratar-se de uma problemática que não se reduz simplesmente à legalidade ou à renda, apresenta-se uma reflexão que retoma os conflitos, a heterogeneidade e as similitudes manifestas nos territórios rurais latino-americanos, no contexto do capitalismo contemporâneo. Constatou-se que o fracasso verificado da política em questão evidencia o descompasso entre a racionalidade da política e a dinâmica dos territórios alvo.<hr/>This study aimed to find answers to different questions related to the phenomenon which links family farmers to the poppy cultivation. Particularly, it was aimed to find whether the rationality to be imposed by the development strategy of the illicit drugs combat policy is compatible with the dynamics of the problem and why its actions are sustained even when their failure is evident. A case study in the Silvia municipality, Cauca Department, southern region of Colombia, was used as a research strategy. Being this a problem which can not be simply reduced to a matter of legality or income, within this perspective, this research represents a reflection that brings together the conflict, heterogeneity and similarities in the manifestations of the "new countryside" in the territories of Latin America, in the context of contemporary capitalism. Results show that the verified failure of the illicit drugs combat policy in Colombia proves important inconsistencies between the rationality of policy formulators and the dynamic of the territories concerned with the phenomenon. <![CDATA[<b>O impacto do Pronaf sobre a sustentabilidade da agricultura familiar, geração de emprego e renda no Estado do Ceará</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisa a contribuição do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado do Ceará. Para tal finalidade, foi realizado um levantamento de dados primários nos municípios de Baturité, Igutau e Quixadá. Foram aplicados 30 questionários em cada município, sendo 15 para beneficiários e 15 para não beneficiários, totalizando 90 questionários. Através do cálculo do índice de Sustentabilidade (IS), do emprego agropecuário por hectare cultivado e da renda agropecuária por hectare cultivado foi possível mensurar o nível de desenvolvimento sustentável dos agricultores familiares beneficiários e não beneficiários, e o efeito do programa sobre a renda e o emprego. Com base em análise descritiva e na aplicação dos testes t de Student, Qui-Quadrado e U de Mann-Whitney foram realizadas comparações entre os grupos de agricultores familiares selecionados. Tanto os agricultores familiares beneficiários quanto aqueles não beneficiários apresentaram baixo nível de sustentabilidade. O Pronaf teve impacto positivo, mas não significante sobre a geração de renda, e efeito positivo sobre o emprego.<hr/>This study analyzes the contribution of Pronaf (National Program for Strengthening of Family Farming) for the sustainable development of family farming in the Ceará state. For this purpose, primary data was obtained through the application of 15 questionnaires to beneficiaries and the equal number to non-beneficiaries in Baturite, Iguatu and Quixada counties, totaling 90 questionnaires. The sustainability index, employment and farm income per cultivated hectare were calculated to measure the impact of the program on the sustainable development, generation of income and employment on family farms of beneficiaries. Based on the descriptive analysis and the application of the t Student test, Chi-Square test and Mann-Whitney U test, comparisons between the selected groups of family farming were promoted. Results showed that the beneficiaries and non-beneficiaries have a low sustainability level. Pronaf had a positive impact, but not significant on farm income generation, and positive effect on the creation of employment. <![CDATA[<b>Competitividade da produção de palmito de pupunha no Espírito Santo e em São Paulo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho tem como objetivo analisar a competitividade da produçãodepalmitodepupunhanoEspíritoSantoeemSãoPaulopormeiodaMatriz de Análise Política (MAP). Os resultados mostram que as lucratividades privadas e sociais da produção e comercialização do palmito de pupunha são positivas em ambos os estados analisados e superiores às obtidas por culturas tradicionais, como a soja, e por produtos florestais, como a borracha natural. Entre esses estados, São Paulo apresenta maior lucratividade na produção de palmito, logo, é mais competitivo que o Espírito Santo. Entretanto, essas lucratividades poderiam ter sido maiores se produtores não tivessem sido penalizados por políticas públicas distorcivas.<hr/>This work aims to analyze the competitiveness of pejibaye palm heart production in Espírito Santo and São Paulo states by applying the Policy Analysis Matrix (PAM). Results show that the private and social profitabilities of pejibaye palm heart production and trading were positive in both states and are higher than those obtained by traditional crops, such as soybean, and by forest products, such as natural rubber. São Paulo production was more profitable, being thus more competitive than Espirito Santo. However, these profitabilities could have been higher if producers were not exposed to negative effects of distorted public policies. <![CDATA[<b>Impactos da política americana de estímulo aos biocombustíveis sobre a produção agropecuária e o uso da terra</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo estima os impactos do crescimento da demanda de etanol no Brasil e nos EUA sobre a produção agrícola e o uso da terra. Utiliza-se um modelo econômico global capaz de representar os mercados agropecuários e de energia, as relações comerciais entre os países, a produção e demanda de etanol no Brasil e nos EUA e mudanças no uso da terra. Aumentos na demanda de etanol no Brasil e nos EUA são simulados de forma a refletir a política norte-americana e projeções da demanda brasileira para a próxima década. Os resultados sugerem que o Brasil deve ter uma especialização na produção de cana-de-açúcar e etanol em detrimento de outros produtos agropecuários. A área cultivada com cana-de-açúcar aumentaria de 5 milhões para 15 a 20 milhões de hectares em 2020, substitutindo áreas de pastagens, de outras culturas e de silvicultura. Cerca de 2,5 milhões de hectares de Cerrado seriam convertidos para agricultura, enquanto a floresta tropical teria impactos consideráveis apenas se as barreiras comerciais às importações de etanol nos EUA fossem reduzidas.<hr/>This paper assesses the impacts of the increase in the ethanol demand in Brazil and in the United States on the agricultural production and land use. A global economic model representing agricultural and energy markets, trade among countries, ethanol supply and the demand in Brazil and in the US and changes in the land use is used. We simulate increases in the ethanol demand in Brazil and in the US to reflect the US policy and forecasts about the Brazilian demand for the upcoming decade. Results suggest a specialization in sugarcane and ethanol production in Brazil and decreases in other agricultural commodities. The area cultivated with sugarcane would move up from 5 million to 15 to 20 million hectares in 2020, replacing areas of pasture, other crops and forest. The Cerrado region in Brazil would lose 2.5 million hectares to agriculture, while tropical forests would only be considerably affected if the US trade barriers on ethanol imports were reduced. <![CDATA[<b>Determinantes do uso de medidas sanitárias de controle da brucelose e tuberculose bovinas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pecuária bovina é um dos mais importantes setores do agronegócio brasileiro. Entretanto, a sanidade dos rebanhos brasileiros - peça fundamental para a atividade - ainda é uma questão pouco estudada em termos econômicos. Assim, este trabalho buscou identificar os principais determinantes do uso das medidas preventivas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Para isso, utilizou-se um modelo Tobit em painel. Os principais resultados indicam que o início efetivo do programa, em 2004, estimulou significativamente o aumento das medidas. Também observou-se que a vacinação não é influenciada pelos preços pagos tanto para carne quanto para leite, mas que esses afetavam positivamente o número de exames de tuberculose. Variáveis relativas às transferências do governo federal por convênio aos estados e às exportações de carne ou leite não foram significativas. Concluiu-se que o PNCEBT vem apresentando bons resultados. Além disso, podem ser planejados incentivos econômicos aos produtores, de modo a estimular o aumento das práticas preventivas estudadas.<hr/>The bovine livestock is one of the most important sectors in the Brazilian agribusiness. However, Brazilian herds' health - very important for the activity - is still an issue rarely studied in economic terms. Therefore, the present study tried to identify the major determinants of the use of preventive measures established in the National Program for Control and Eradication of Animal Brucellosis and Tuberculosis (PNCEBT). For this, a Panel Tobit model was used. Results show that the effective beginning of PNCEBT in 2004, has significantly stimulated the increase of measures' use. It was also observed that vaccination is not influenced by the prices paid both for meat and milk, but those affected positively the number of tuberculosis tests. Variables related to federal government transfer, by agreement, to states and meat or milk exports were not significant. It was concluded that the PNCEBT has been showing good results. Moreover, economic incentives can be planned for producers, aiming to stimulate the increase in preventive practices. <![CDATA[<b>As atitudes dos agricultores face à política agrícola comum e ao projecto de regadio de alquev</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O principal objectivo deste artigo é conhecer as atitudes dos agricultores face à produção agrícola, ao apoio político e ao projecto de rega de Alqueva numa micro-região mediterrânica do Sul de Portugal, no contexto da Política Agrícola Comum (PAC) de 2003 e do Health-Check. Simultaneamente, pretende-se conhecer as intenções comportamentais destes agricultores frente à inovação tecnológica e ao futuro regadio público neste contexto político. Os resultados destacam que a grande maioria destes agricultores constituem um grupo relativamente homogéneo face às suas atitudes. Este cluster mantém uma mentalidade muito produtivista, um forte desejo de manter um foco agrícola, rejeitando veementemente noções de liberalização política. Apesar de possuírem elevada capacidade inovadora e de estarem conscientes da importância do seu contributo na defesa do mundo rural, reconhecem que as futuras condições institucionais da PAC, do fornecimento da água do regadio de Alqueva e das condições de acesso ao crédito, lhes poderá comprometer os seus planos inovadores no futuro. Por isso, conclui-se que é necessário compreender as especificidades da agricultura regional nos diversos países da União Europeia para que as políticas tenham êxito local. No caso português, são necessários estudos mais abrangentes de forma a encontrar resultados mais consistentes.<hr/>The main purpose of this paper is to know farmer' attitudes face to the agricultural production, the political support and the irrigation project of Alqueva in the context of the 2003 Common Agricultural Policy (CAP) reform and the Health-Check, in a micro-region located near the Mediterranean Sea, in the Southern region of Portugal. At the same time, this paper also aims to understand the behavioural intentions of farmers face to the technological innovation and the future of the irrigation project in this political context. Results show that the majority of farmers are a relatively homogeneous cluster about their attitudes and behavioural intentions. These farmers still maintain a productivist mindset, a strong wish to maintain an agricultural focus and they strongly reject the notions of policy liberalisation. Although they have a great potential of innovation and being aware of the importance of their contribution in the protection of the rural environment, they recognize that the future CAP, the water supply irrigation price and the conditions of access to agricultural credit, could compromise their innovation capacity in the future. The conclusions suggest that it is necessary to understand the particularities of a regional agriculture in different countries in the European Union so the policies can take place successfully. In the Portuguese case, more comprehensive studies are necessary in order to find more consistent results.