Scielo RSS <![CDATA[Tempo Social]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-207020080001&lang=en vol. 20 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Sociologia da educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Children of immigrants in the United States</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo resume um programa de pesquisa sobre a segunda geração de imigrantes iniciado no princípio dos anos de 1990 e completado em 2006. As quatro ondas de aplicação do Estudo Longitudinal sobre Filhos de Imigrantes (ELFI) são descritas e os principais modelos teóricos que emergiram dele são apresentados e resumidos de forma gráfica. Após considerar as abordagens críticas a essa teoria, apresentamos os mais recentes resultados desse programa de pesquisa longitudinal em forma de modelos quantitativos que prevêem a assimilação descendente no início da vida adulta e entrevistas qualitativas que identificam modos de escapar dessa condição por filhos de imigrantes em situação de desvantagem social. Os resultados quantitativos sustentam fortemente os efeitos previstos de variáveis exógenas identificadas pela teoria da assimilação segmentada e identificam os fatores intervenientes durante a adolescência que medeiam sua influência nos resultados obtidos na vida adulta. Evidências qualitativas, reunidas durante o último estágio do estudo, apontam para três fatores que podem levar a êxitos educacionais excepcionais entre jovens em situação de desvantagem social.<hr/>This article summarizes a research program on new second-generation immigrants in the USA, begun at the start of the 1990s and completed in 2006. The four waves involved in the Children of Immigrants Longitudinal Study (CILS) are described and the main theoretical models emerging from this study are presented and summarized in graphic form. After considering the critical approaches to these theories, we present the most recent findings from this longitudinal research: (i) in the area of quantitative models, anticipating a downward assimilation at the beginning of adulthood; and (ii) in the area of qualitative interviews, identifying ways in which children of immigrants in a situation of social disadvantage manage to escape this condition. The quantitative results provide strong support for the effects of exogenous variables anticipated by the theory of segmented assimilation, and highlight the factors intervening during adolescence that mediate the influence of these variables during adult life. Qualitative evidence accumulated during the study's final phase point to three factors that may lead to exceptional educational performance among socially disadvantaged young people. <![CDATA[<b>The effects of educational differences on women's professional careers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo examinar os usos e os efeitos da passagem pelo sistema de ensino, focalizando estratégias desenvolvidas por famílias de dirigentes paulistas para controlar a educação escolar de suas filhas, em uma cidade em acelerado processo de urbanização, crescimento demográfico vertiginoso e de industrialização crescente como era São Paulo nas décadas de 1950 e 1960. Constituiu em objeto de estudo as trajetórias socioprofissionais de um grupo de mulheres, ex-alunas de três escolas católicas da cidade, para interrogar-se sobre a gênese dos investimentos femininos no mundo social. Os procedimentos de pesquisa incluiram uma pesquisa de campo, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas biográficas com ex-professoras, diretoras das escolas e ex-alunas. Os resultados sugerem que o investimento diferenciado dessas mulheres sobre a esfera profissional está relacionado com a estrutura de patrimônio das famílias, as formas de estruturar a experiência escolar das meninas e os padrões de alianças matrimoniais realizadas por esse grupo de mulheres.<hr/>This research studied the social and professional experience of a group of 82 women born between 1940 and 1950, coming from high income groups from São Paulo city, all ex-students of three Catholic women's colleges. The main objective was to identify and compare the forms of socialization to which they were exposed in their socioprofessional training. Research methodology included fieldwork, questionnaires and biographical interviews with former lecturers, school directors and past students. The study's findings enabled a better understanding of the mechanisms through which socialization processes determine the different dispositions characterizing the former students of a particular teaching system. They also helped show how the outcomes of this 'primary' socialization interact with later experiences, modifying, reconstituting or reproducing past social patterns and expectations. <![CDATA[<b>Socializing for factory work</b>: <b>the Senai-Mercedes-Benz</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo pretende contribuir para a discussão em torno das transformações do setor automobilístico brasileiro e suas conseqüências para os trabalhadores, por meio do debate dos mecanismos de reprodução da classe operária, com ênfase nos processos socializadores das novas gerações e, portanto, nos modos de transmissão de uma "cultura operária", o que envolve tanto a constituição do sentimento de pertencimento de classe como os mecanismos de negação e/ou superação da condição operária. A discussão está baseada na análise de um caso específico: a trajetória da escola profissionalizante da Mercedes-Benz do Brasil e suas modalidades de socialização e preparação para o trabalho industrial. A escola, criada há cinqüenta anos, funciona nas dependências da fábrica da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo em parceria com o Senai. O foco central da discussão será o papel exercido por essa escola na vida de diferentes gerações de metalúrgicos da Mercedes-Benz, de forma a evidenciar de que maneira a passagem por essa instituição e as certificações concedidas por ela foram sendo ressignificadas nas últimas décadas, tanto em função das transformações do mercado de trabalho como da percepção dos membros da categoria metalúrgica.<hr/>This article looks to contribute to the discussion on transformations in the Brazilian automobile industry and their consequences for workers by focusing on the debate over mechanisms of working class reproduction. The text examines in particular the processes of socializing new generations and the ways of transmitting a 'working class culture,' involving both the constitution of a feeling of class belonging and mechanisms for denying and/or escaping the working class condition. The discussion focuses on the analysis of a specific case: the history of the professional training school of Mercedes-Benz in Brazil and its modalities of socialization and preparation for manufacturing work. Founded some fifty years ago, the school is run at the Mercedes-Benz plant in São Bernardo do Campo in partnership with SENAI. I discuss the role played by the school in the life of various generations of Mercedes-Benz workers in order to show how the institution's training and qualifications have acquired new meanings over recent decades as a result of transformations in the work market and changes in the perceptions of auto workers. <![CDATA[<b>Slaves in the plantation, angels at school</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Baseado em um estudo de caso, este artigo trata do processo de mudança e da construção dos diferentes contextos sociais e os respectivos significados da infância e da escola para um grupo de antigos colonos da cafeicultura fluminense, atualmente beneficiário de um assentamento rural na região serrana do estado. Considerando o desenvolvimento histórico e social do colonato e a progressiva desconstrução das relações que o constituíam, são analisadas as condições vividas pelas crianças de diferentes gerações, com ênfase especial nas mudanças operadas no papel desempenhado e no significado da escola para este grupo, e suas implicações para a vida cotidiana das crianças e para as próprias representações sobre a infância.<hr/>Based on a case study, this article analyses the process of change and construction of different social contexts and the respective meanings of childhood and school to a group of former colonos in Rio de Janeiro coffee plantations, now living on a rural settlement in the state's mountain region. Considering the historical and social development of the colonato system and the progressive deconstruction of its constituent relationships, the conditions experienced by the children of different generations are analysed with special emphasis on the changes of role and meaning of the school to this group and its implications for the children's daily lives and the representations of childhood itself. <![CDATA[<b>The quality of teachers as a factor in school efficiency</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto visa a explorar uma faceta do funcionamento do sistema escolar que permite associar a implementação de políticas públicas, no caso, a distribuição dos professores pelas escolas e salas de aula, e à avaliação dos impactos dessa distribuição do ponto de vista da busca por maior igualdade de oportunidades. Para discutir essa questão, usaremos os dados de pesquisa realizada no Brasil, na Argentina, no Chile e no México, com informações de 96 escolas e professores, assim como de 2048 alunos de 4ª série que estudavam em escolas situadas em bairros pobres de Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago e Guanajuato. Inicialmente, discutimos alguns dos elementos das políticas educacionais latino-americanas e o lugar dado por elas aos professores, salientando as relações estabelecidas entre eficiência, justiça e eqüidade pelas políticas públicas modernas. A pesquisa econômica e sociológica sobre os docentes tem evidenciado que certas características dos professores podem ter impactos sobre o desempenho de estudantes provenientes de grupos sociais distintos, particularmente sua experiência. Os dados mencionados permitiram verificar que a distribuição dos professores pelas turmas da amostra tenderia a reduzir a igualdade de oportunidades educacionais, desfavorecendo alunos mais pobres nos sistemas públicos de ensino ao negar-lhes os professores mais experientes.<hr/>This paper examines the spatial distribution of teachers across the primary school system as a trait of educational policies in Latin America. These policies are generally justified in terms of their impact on the development of equality of opportunities and their emphasis on justice, efficiency and equity. We discuss this question using data from a survey undertaken in Brazil, Argentina, Chile and Mexico: in 96 schools located in poor districts of Belo Horizonte, Buenos Aires, Santiago and Guanajuato, we interviewed 96 teachers and principals, tested 2,048 fourth grade students and surveyed their parents. Recent economic and sociological studies have shown that some of the professional characteristics of teachers, especially their experience, can improve the achievements of poor students. But our data suggest that the distribution of teachers across the school system tends to reduce the equality of educational opportunities for these students by denying them the more experienced teachers. <![CDATA[<b>Social boundaries and the instability of positions in France</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na sociedade francesa contemporânea, as antigas desigualdades perduram e novas desigualdades se manifestam, particularmente com a desestabilização crescente das posições sociais e profissionais ocupadas. A noção de fronteira revela-se, assim, essencial: as fronteiras delimitam os contornos das categorias sociais, mas abrem também espaços de troca e de encontro. Buscando apreender os processos de construção e/ou de fragilização das fronteiras sociais, uma pesquisa qualitativa foi realizada junto a famílias (pais e jovens) de diferentes grupos sociais, com interesse pela construção simbólica e percepção das fronteiras entre as diferentes classes sociais, e também sua construção no interior das mesmas. As classes sociais continuam a constituir o fundamento de fronteiras "subjetivas". No entanto, o caráter fluido e complexo das experiências sociais exige dos atores mais trabalho de coerência e de adaptação.<hr/>In contemporary French society, traditional inequalities persist while new ones have emerged, particularly as a result of the growing destabilization of social and professional positions. The notion of boundary therefore becomes essential: boundaries delimit social categories, but also open up spaces for encounters and exchanges. Seeking to comprehend the processes of constructing and/or weakening social boundaries, a qualitative research study was carried out with families (parents and young people) of different social groups, centred on the symbolic construction and perception of the boundaries between different social classes, and on their construction within these classes. Do social classes still constitute the bases for subjective boundaries? The article concludes that the fluid and complex nature of social experiences means the need for more work at connecting and adapting from the actors. <![CDATA[<b>The takeover of the education by economists</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o processo pelo qual a educação passou, a partir dos anos de 1970, a ser considerada variável explicativa central da desigualdade de renda brasileira e instrumento de política pública a cargo dos economistas. Esse processo foi tributário: (1) da luta, entre os anos de 1930 e 1950, dos educadores profissionais para produzir um saber de Estado sobre a educação; e (2) do sucesso obtido pelos economistas em impor seus modelos de interpretação da realidade nacional nos anos de 1960, alijando os educadores. Em ambos os períodos, a circulação internacional de pessoas e idéias facilitada por governos e agências transnacionais foi um recurso manipulado pelos envolvidos nessa competição.<hr/>The article examines the process through which education from the 1970s onwards became a key variable for explaining the inequality in Brazilian incomes and a public policy tool for economists. Among other factors, this resulted from: (1) the struggle of professional educators between the 1930s and 1950s to produce a policy-oriented body of knowledge concerning education; and (2) the success of economists during the 1960s in imposing their own interpretative models of Brazilian life, displacing the educators. In both periods, governments and transnational agencies facilitated an international circulation of people and ideas, manipulated as a resource by those involved in this competition. <![CDATA[<b>Entrevista com Christian Baudelot e Roger Establet</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o processo pelo qual a educação passou, a partir dos anos de 1970, a ser considerada variável explicativa central da desigualdade de renda brasileira e instrumento de política pública a cargo dos economistas. Esse processo foi tributário: (1) da luta, entre os anos de 1930 e 1950, dos educadores profissionais para produzir um saber de Estado sobre a educação; e (2) do sucesso obtido pelos economistas em impor seus modelos de interpretação da realidade nacional nos anos de 1960, alijando os educadores. Em ambos os períodos, a circulação internacional de pessoas e idéias facilitada por governos e agências transnacionais foi um recurso manipulado pelos envolvidos nessa competição.<hr/>The article examines the process through which education from the 1970s onwards became a key variable for explaining the inequality in Brazilian incomes and a public policy tool for economists. Among other factors, this resulted from: (1) the struggle of professional educators between the 1930s and 1950s to produce a policy-oriented body of knowledge concerning education; and (2) the success of economists during the 1960s in imposing their own interpretative models of Brazilian life, displacing the educators. In both periods, governments and transnational agencies facilitated an international circulation of people and ideas, manipulated as a resource by those involved in this competition. <![CDATA[<b>Exploring the concept of networks in migration processes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O conceito de redes vem sendo crescentemente utilizado na análise de fenômenos migratórios passados e atuais. Esse artigo procura recuperar a gênese de utilização do conceito nessa área, chamar a atenção para as vantagens associadas ao emprego do conceito em relação a outras abordagens, bem como discutir os usos e as dificuldades associadas à sua aplicação, tanto nas regiões de origem como nas de destino.<hr/>The concept of networks has been increasingly deployed in the analysis of past and present migration processes. This paper traces the emergence of the concept in this field, emphasizing its advantages (compared to other approaches) and discussing its use in the study of both sending and receiving regions. <![CDATA[<b>The clandestine sociology of Antonio Candido</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho procura discutir as relações entre crítica literária e ciências sociais em alguns dos principais ensaios de Antonio Candido. Por meio da análise de "Dialética da malandragem" (1970) e "De Cortiço a cortiço" (1993), pretende-se identificar e demonstrar a procedência e a inspiração de certos modelos sociológicos subjacentes a esses ensaios, buscando por essa via articulá-los, respectivamente, com preocupações derivadas da produção sociológica do próprio autor e com certos núcleos temáticos desenvolvidos pela chamada Escola Paulista de Sociologia. Na parte final, sugiro a possibilidade de apreender parte substantiva da produção crítica de Antonio Candido a partir de um diálogo estreito e criativo com questões relacionadas com o temário do pensamento social brasileiro, remetendo a uma dupla inserção de tradições disciplinares, responsáveis pela composição de um projeto autoral cujas principais coordenadas articulam ensaísmo social e crítica literária, ciências sociais e análise estética.<hr/>This text discusses the relationships between literary criticism and the social sciences informing some of Antonio Candido's best known essays. Based on an analysis of 'Dialectic of malandroism' (1970) and 'From slum to slum' (1993), the article identifies and discusses the influence of particular sociological models on these essays, linking these models to concerns found in the author's own sociological work and to various themes developed by the São Paulo School of Sociology. In the final part, I suggest that much of Antonio Candido's critical output can be understood as an intimate and creative dialogue with questions related to central themes of Brazilian social thought, founded on his involvement in two distinct disciplinary traditions - an authorial project whose scope combined social essayism and literary criticism, social sciences and aesthetic analysis. <![CDATA[<b>Ideas, interests and institutional changes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é uma discussão das relações entre instituições, interesses e idéias, tendo como referência empírica as experiências de concertação social na Europa e as reformas da previdência social na América Latina dos anos de 1990. Reconhecendo que o debate atual sobre essas reformas tem incorporado a importância da dimensão cognitiva dos processos políticos na tentativa de construir abordagens mais complexas e adequadas sobre os fenômenos em pauta, diferentemente das análises anteriores com essa preocupação, argumentamos que a ênfase dada ao papel das idéias até agora ainda não parece ser suficiente para explicar a natureza e a difusão dos processos de reformas econômicas e sociais, sua legitimidade ou sustentação política. É preciso que o processo de adoção das idéias produza resultados avaliados positivamente, oferecendo respostas, mesmo que não consensuais, para questões consideradas centrais na agenda pública. Além disso, há um complexo processo de aprendizado e de mimicking no âmbito das políticas sociais que permite elucidar alguns dos seus intrincados desdobramentos, fazendo com que estes elementos não possam ser desconsiderados, inclusive porque talvez permitam adicionar novas dimensões às abordagens das reformas econômicas e sociais inspiradas nas instituições ou na competição política.<hr/>This article discusses the relations between institutions, interests and ideas, taking as its reference point experiences in social concertation in Europe and welfare system reforms in Latin America in the 1990s. Recognizing that the current debate over these reforms has incorporated the importance of the cognitive dimension of political processes as a way of building more complex and adequate approaches to the phenomena in question, we take a different approach to previous analyses, arguing that the emphasis given up to now to the role of ideas is insufficient to explain either the nature and diffusion of the processes of economic and social reforms, or their legitimacy and political support. The process of adopting ideas has to produce results that are positively assessed and offer answers - whether consensual or not - to questions deemed central to the public agenda. In addition, there is also a complex process of policy learning and mimicking that allows for better understanding of complex developments, expressing the fact that these elements cannot be left out of the explanations, since they may add new dimensions to studies of economic and social reforms inspired by the role of institutions or by political competition. <![CDATA[<b>Gendered careers in São Paulo law firms</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as diferenças na profissionalização de advogados e advogadas, em uma amostra de 216 jovens profissionais de escritórios de São Paulo. Mostra como o profissionalismo e as relações de gênero se articulam na estratificação da advocacia, com carreiras marcadas pelo "script sexuado", quanto a ser sócio(a) ou associado(a), quanto ao tamanho do escritório onde atuam (pequeno, médio ou de grande porte) e a clientela que representam prioritariamente (individual ou empresarial).<hr/>The article analyzes the differences in the professionalization of men and women lawyers in a survey of 216 young professionals from São Paulo law firms. It shows how professionalism and gender relations combine to stratify legal practice and differentiate careers according to a 'sexed script,' whether in terms of being a partner or an associate, or in terms of the size of the firm where people work (small, medium or large) and the main clients they represent (individuals or companies). <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Presença do antropólogo Carlo Castaldi no Brasil</b>: <b>1953 a 1958</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as diferenças na profissionalização de advogados e advogadas, em uma amostra de 216 jovens profissionais de escritórios de São Paulo. Mostra como o profissionalismo e as relações de gênero se articulam na estratificação da advocacia, com carreiras marcadas pelo "script sexuado", quanto a ser sócio(a) ou associado(a), quanto ao tamanho do escritório onde atuam (pequeno, médio ou de grande porte) e a clientela que representam prioritariamente (individual ou empresarial).<hr/>The article analyzes the differences in the professionalization of men and women lawyers in a survey of 216 young professionals from São Paulo law firms. It shows how professionalism and gender relations combine to stratify legal practice and differentiate careers according to a 'sexed script,' whether in terms of being a partner or an associate, or in terms of the size of the firm where people work (small, medium or large) and the main clients they represent (individuals or companies). <![CDATA[<b>The demon's apparition in Catulé</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Carlos Castaldi faz uma "descrição densa" da tragédia ocorrida no município de Malacacheta, em Minas Gerais, na Fazenda São João da Mata, no ano de 1955. Em abril desse ano, quatro crianças foram assassinadas por um grupo de parceiros convertidos à Igreja Adventista da Promessa, por estarem, segundo acreditavam, possuídas pelo diabo. Em seguida ao fato, por iniciativa conjunta da revista Anhembi, do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia da USP, o sociólogo, a antropóloga Eunice Ribeiro (depois Durham) e a psicóloga Carolina Martuscelli seguiram para o local com o objetivo de explicar o ocorrido, ali permanecendo entre 11 de julho e 8 de agosto. O texto relaciona o fato às mudanças sociais que teriam desestruturado o grupo, dialogando diretamente com a tese Os parceiros do Rio Bonito, defendida por Antonio Candido em 1954.<hr/>Carlos Castaldi provides a 'dense description' of the tragedy that took place in the municipality of Malacacheta, in Minas Gerais, on the São João da Mata Farm in 1955. In April of that year, four children were murdered by a group of sharecroppers converted to the Adventist Church of the Promise, believing that the children had become possessed by the devil. After the incident, a joint initiative of the magazine Anhembi, the National Institute of Pedagogical Studies and the Department of Sociology of the São Paulo University Faculty of Philosophy led to the visit of a team formed by sociologist Carlos Castaldi, anthropologist Eunice Ribeiro (later Durham) and psychologist Carolina Martuscelli, who stayed at the locale from July 11th to August 8th with the aim of discovering the reasons behind the event. The text relates the incident to the social changes that had led to the destructuring of the group, dialoguing closely with the doctoral thesis The sharecroppers of the Bonito River, completed by Antonio Candido in 1954. <![CDATA[<b>Quoi de neuf chez les filles? Entre stéréotypes et libertes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Carlos Castaldi faz uma "descrição densa" da tragédia ocorrida no município de Malacacheta, em Minas Gerais, na Fazenda São João da Mata, no ano de 1955. Em abril desse ano, quatro crianças foram assassinadas por um grupo de parceiros convertidos à Igreja Adventista da Promessa, por estarem, segundo acreditavam, possuídas pelo diabo. Em seguida ao fato, por iniciativa conjunta da revista Anhembi, do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia da USP, o sociólogo, a antropóloga Eunice Ribeiro (depois Durham) e a psicóloga Carolina Martuscelli seguiram para o local com o objetivo de explicar o ocorrido, ali permanecendo entre 11 de julho e 8 de agosto. O texto relaciona o fato às mudanças sociais que teriam desestruturado o grupo, dialogando diretamente com a tese Os parceiros do Rio Bonito, defendida por Antonio Candido em 1954.<hr/>Carlos Castaldi provides a 'dense description' of the tragedy that took place in the municipality of Malacacheta, in Minas Gerais, on the São João da Mata Farm in 1955. In April of that year, four children were murdered by a group of sharecroppers converted to the Adventist Church of the Promise, believing that the children had become possessed by the devil. After the incident, a joint initiative of the magazine Anhembi, the National Institute of Pedagogical Studies and the Department of Sociology of the São Paulo University Faculty of Philosophy led to the visit of a team formed by sociologist Carlos Castaldi, anthropologist Eunice Ribeiro (later Durham) and psychologist Carolina Martuscelli, who stayed at the locale from July 11th to August 8th with the aim of discovering the reasons behind the event. The text relates the incident to the social changes that had led to the destructuring of the group, dialoguing closely with the doctoral thesis The sharecroppers of the Bonito River, completed by Antonio Candido in 1954. <![CDATA[<b>Os filhos de Dona Silva</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702008000100018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Carlos Castaldi faz uma "descrição densa" da tragédia ocorrida no município de Malacacheta, em Minas Gerais, na Fazenda São João da Mata, no ano de 1955. Em abril desse ano, quatro crianças foram assassinadas por um grupo de parceiros convertidos à Igreja Adventista da Promessa, por estarem, segundo acreditavam, possuídas pelo diabo. Em seguida ao fato, por iniciativa conjunta da revista Anhembi, do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos e do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia da USP, o sociólogo, a antropóloga Eunice Ribeiro (depois Durham) e a psicóloga Carolina Martuscelli seguiram para o local com o objetivo de explicar o ocorrido, ali permanecendo entre 11 de julho e 8 de agosto. O texto relaciona o fato às mudanças sociais que teriam desestruturado o grupo, dialogando diretamente com a tese Os parceiros do Rio Bonito, defendida por Antonio Candido em 1954.<hr/>Carlos Castaldi provides a 'dense description' of the tragedy that took place in the municipality of Malacacheta, in Minas Gerais, on the São João da Mata Farm in 1955. In April of that year, four children were murdered by a group of sharecroppers converted to the Adventist Church of the Promise, believing that the children had become possessed by the devil. After the incident, a joint initiative of the magazine Anhembi, the National Institute of Pedagogical Studies and the Department of Sociology of the São Paulo University Faculty of Philosophy led to the visit of a team formed by sociologist Carlos Castaldi, anthropologist Eunice Ribeiro (later Durham) and psychologist Carolina Martuscelli, who stayed at the locale from July 11th to August 8th with the aim of discovering the reasons behind the event. The text relates the incident to the social changes that had led to the destructuring of the group, dialoguing closely with the doctoral thesis The sharecroppers of the Bonito River, completed by Antonio Candido in 1954.