Scielo RSS <![CDATA[Tempo Social]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-207020100001&lang=es vol. 22 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>The Sociology of Florestan Fernandes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Centrado na obra de Florestan Fernandes, o texto trata das relações entre a constituição da sociologia acadêmica no Brasil, a formação da moderna sociedade capitalista e o movimento modernista. A articulação proposta permite revelar como os caminhos da reflexão sociológica - suas propostas e seus dilemas - podem ser entendidos à luz dos impasses da sociedade moderna brasileira.<hr/>Focused on the work of Florestan Fernandes, this article deals with the relations between the constitution of academic sociology in Brazil, the formation of modern capitalist society and the modernist movement. The proposed articulation allows us to reveal how the lines of sociological reflection - its proposals and dilemmas - can be understood in the light of the impasses faced by Brazilian society. <![CDATA[<b>Theater, gender and society (1940-1968)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A apreensão das relações entre a cidade, a vida intelectual, a universidade e o teatro, sob o prisma da história social da cultura e das relações de gênero, pressupõe uma atenção especial às marcas da experiência social e à sua retradução em formas simbólicas específicas. Se em alguns contextos, a relação entre o teatro, a universidade e a cidade sinaliza caminhos divergentes, em outros ela aponta para trilhas convergentes, que expressam similitudes formais e sociais, como procurei mostrar no artigo, a partir da análise do que ocorreu nas décadas de 1940 e 1950 na cidade de São Paulo, onde se implantou um sistema cultural sem precedentes na história brasileira. Daí a escolha por justapor duas experiências distintas, o teatro e o trabalho intelectual, para ressaltar a urdidura sociológica que os alinhavou sincronicamente em uma mesma trama cultural.<hr/>Grasping the relations between the city, intellectual life, the university and the theater through the prism of the social history of culture and gender relations requires close attention to the characteristics of social experience and its retranslation into specific symbolic forms. Whilst the relationship between theater, the university and the city signaled diverging paths in some contexts, in others those routes converged in formal and social similarities, as I hope to show in this paper by analyzing the situation in São Paulo during the 40s and 50s - a time that saw the implementation of a cultural system without precedent in Brazilian history. Hence the decision to juxtapose two distinct experiences, those of theater and intellectual output, in order to underscore the sociological warp that aligned them synchronically in the same cultural weft. <![CDATA[<b>Past and future of interpretations of the nation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo procura problematizar a visão cristalizada pelas ciências sociais sobre o ensaísmo brasileiro dos anos de 1920-1940, bem como a sua tendência uniformizadora das diferentes interpretações do Brasil desenvolvidas nessa forma de imaginação sociológica. Tal procedimento analítico é entendido como condição para repensar o estatuto dos ensaios e sua capacidade de interpelação contemporânea às ciências sociais e à sociedade brasileiras.<hr/>This article aims to problematize the vision of Brazilian essayism from the 1920s to 40s crystallized by the social sciences and the uniformizing tendency of the different interpretations of Brazil developed through this form of sociological imagination. This analytical procedure is understood as a prerequisite for rethinking the status of the essay and its interrogatory capacity contemporaneous with the Brazilian social sciences and society. <![CDATA[<b>"National-foreign" artists in the South-American vanguard (Segall and Xul Solar)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo confronta os itinerários de formação artística e profissional de Lasar Segall e Xul Solar no exterior, com ênfase nas vicissitudes de sua história social, nos modelos de aprendizagem artística na Europa e nas respostas estéticas reconhecíveis em sua produção plástica após a fixação de ambos nos mercados de arte, respectivamente, no Brasil e na Argentina.<hr/>The article compares and contrasts the artistic and professional formations of Laser Segall and Xul Solar abroad, with emphasis on the vicissitudes of their social histories, models of artistic learning in Europe and the aesthetic responses discernable in their output after establishing themselves in their respective art markets in Brazil and Argentina. <![CDATA[<b>The genesis of Brazilian political science</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa dimensões constitutivas da afirmação, a partir de fins dos anos de 1960, da ciência política no Brasil. Amparada pelo auxílio da Fundação Ford e impulsionada pela iniciativa de um grupo geracional, essa disciplina acadêmica tem sua legitimidade ancorada na reivindicação de uma cultura científica que, em alguns casos, lastrearia a intervenção técnica na transição democrática. Proclamando a ruptura com o padrão de trabalho vigente nas ciências sociais brasileiras, este grupo, entretanto, estabelece continuidades com a tradição nacional de pensamento político-social. A desqualificação de grupos acadêmicos rivais e a evocação do aporte simbólico de uma tradição são duas facetas de um mesmo processo de autonomização disciplinar.<hr/>The article analyzes the constitutive dimensions of the affirmation of political science in Brazil, which began in the late 60s. With the support of the Ford Foundation and driven by the initiative of a generational group, the legitimacy of this academic discipline is anchored in demands for a scientific culture that would, in some cases, buoy technical intervention during the democratic transition. Announcing their rupture from the prevailing standard of work in the Brazilian social sciences, this group nonetheless established continuities with the national tradition in politico-social thought. The disqualification of rival academic groups and the evocation of the symbolic support of a tradition are two facets of the same process of disciplinary independence. <![CDATA[<b>International consultancy in expansion and emerging forms of the globalization of managerial exchange and litigation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Proponho estudar diretamente as articulações sociais que produzem a internacionalização e suas formas de naturalização dos conteúdos gerenciais. Para tanto, este estudo pretende contribuir para o entendimento do processo de crescimento do mercado brasileiro de consultorias, suas formas de atuação e o relacionamento com as demais organizações, procurando identificar suas características bem como as principais mudanças nas últimas décadas.<hr/>I propose a direct study of the social articulations that produce this internationalization of managerial content and the forms of naturalizing it. In order to do this, the study will contribute to an understanding of the growth process in the Brazilian consultancy market, its ways of operating and relationship with all other organizations, thus striving to identify its characteristics and key changes over the decades. <![CDATA[<b>Professional frustration and the law</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é analisar alguns conflitos emocionais que o sistema de direito positivo impõe a magistrados e promotores dentro do campo jurídico. Tendo como parâmetro o cotidiano profissional, assim como as ambiguidades que surgem entre o ideal jurídico e as práticas efetivas da execução penal, mostraremos que o sentimento de "frustração" constitui parte significativa do discurso sobre as emoções que caracterizam esta profissão.<hr/>The objective of this article is to analyze some emotional conflicts that the civil law tradition imposes on magistrates and district attorneys within the judicial field. Based on research into the everyday practice of the profession and the ambiguities that emerge between the juridical ideal of law and the effective practices of penal enforcement, this study shows that a feeling of "frustration" underpins much of the discourse concerning the emotions that characterize this profession. <![CDATA[<b>Feminine (in)eligibility in the Brazilian Academy of Letters</b>: <b>Carolina Michaëlis and Amélia Beviláqua's experiences</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A Academia Brasileira de Letras erigiu-se como um ambiente refratário à presença feminina. Embora mantida fora de cogitação durante seus primeiros oitenta anos de existência, a questão da "elegibilidade feminina" não deixou de integrar a pauta de algumas das sessões acadêmicas. Destarte, o presente artigo objetiva iluminar este tema, tendo em vista os bastidores de dois importantes episódios ocorridos, respectivamente, em 1911 e 1930, quais sejam: a cogitação do nome da filóloga Carolina Michaëlis para integrar o quadro de sócios correspondentes da "Casa de Machado de Assis" e a proposta oficial de candidatura encaminhada por Amélia Beviláqua, primeira mulher a tentar concorrer a uma vaga entre os membros efetivos da agremiação.<hr/>The Brazilian Academy of Letters emerged as an environment resistant to the presence of women. Although it was unthinkable during its first eighty years of existence, the question of "feminine eligibility" did make the agenda of some of the academic sessions. The present article seeks to shed light on this issue by taking a backstage look at two key episodes, from 1911 and 1930, respectively: the consideration of the philologist Carolina Michaëlis as a candidate to the board of non-effective members of the House of Machado de Assis and the official candidacy of Amélia Beviláqua, the first woman to vie for a seat among the effective members of the academy. <![CDATA[<b>The image in postmodern culture</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste ensaio tem-se como objetivo fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objeto de estudo em questão. Daqui em diante conceitualizam-se teses acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceitual com o propósito de interligar fenômenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo contemporâneo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto.<hr/>In this paper, our main goal is to offer some relevant clues as to the framing of images in the cultural logic of post-modernism. At the same time, we will give space to a brief description of the relation between post-modernism and flexible accumulation, the generative substratum from which our subject derives. Along with this, we conceptualize theses on imagetic transmutation, the primacy of the image and the effect of dematerialization induced by the image in the perception of social relations. In this way, a conceptual chain is constituted with the purpose of connecting only apparently fragmented phenomena and social processes such as the productive basis of contemporary capitalism, its cultural reality and the place of the image in all that wide framing. <![CDATA[<b>An extreme social case</b>: <b>prisoner societies in nazi concentration camps</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste ensaio tem-se como objetivo fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objeto de estudo em questão. Daqui em diante conceitualizam-se teses acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceitual com o propósito de interligar fenômenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo contemporâneo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto.<hr/>In this paper, our main goal is to offer some relevant clues as to the framing of images in the cultural logic of post-modernism. At the same time, we will give space to a brief description of the relation between post-modernism and flexible accumulation, the generative substratum from which our subject derives. Along with this, we conceptualize theses on imagetic transmutation, the primacy of the image and the effect of dematerialization induced by the image in the perception of social relations. In this way, a conceptual chain is constituted with the purpose of connecting only apparently fragmented phenomena and social processes such as the productive basis of contemporary capitalism, its cultural reality and the place of the image in all that wide framing. <![CDATA[<b>Luiz Pereira e sua circunstância</b>: <b>entrevista com José de Souza Martins</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste ensaio tem-se como objetivo fornecer pistas acerca da inserção da imagem na configuração cultural do pós-modernismo. Ao mesmo tempo, dá-se espaço a uma breve digressão em torno da relação entre pós-modernismo e acumulação flexível, substrato matricial de onde emana o objeto de estudo em questão. Daqui em diante conceitualizam-se teses acerca da transmutação imagética, do primado da imagem e do efeito de desmaterialização instilado por aquela na percepção das relações sociais. Constitui-se, assim, uma cadeia conceitual com o propósito de interligar fenômenos e processos sociais apenas aparentemente dispersos entre si, como a organização da base produtiva do capitalismo contemporâneo, a realidade cultural deste último e o posicionamento da imagem dentro de todo esse enquadramento mais vasto.<hr/>In this paper, our main goal is to offer some relevant clues as to the framing of images in the cultural logic of post-modernism. At the same time, we will give space to a brief description of the relation between post-modernism and flexible accumulation, the generative substratum from which our subject derives. Along with this, we conceptualize theses on imagetic transmutation, the primacy of the image and the effect of dematerialization induced by the image in the perception of social relations. In this way, a conceptual chain is constituted with the purpose of connecting only apparently fragmented phenomena and social processes such as the productive basis of contemporary capitalism, its cultural reality and the place of the image in all that wide framing. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702010000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es