Scielo RSS <![CDATA[Estudos Históricos (Rio de Janeiro)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-218620130002&lang=en vol. 26 num. 52 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Charles Boxer (against Gilberto Freyre)</b>: <b>race and racism in the Portuguese Empire or historical erudition against Salazar's regime</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é discutir a emergência da "questão racial" na leitura que Charles Boxer fez do Império Português. O livro Race relations in the Portuguese Colonial Empire, 1415-1825 (1963) é o marco dessa nova perspectiva agregada à obra do historiador britânico. Essa interpretação foi construída contra as ideias de Gilberto Freyre e de intelectuais próximos ao salazarismo, como Armando Cortesão. Interessa ao artigo investigar e mapear as polêmicas entre esses intelectuais - à luz das grandes questões da época, como a descolonização africana -, que contribuíram para alçar a "raça" ao centro do debate político da década de 1960, repercutindo sobre (e alterando) o entendimento do Império Português da Era Moderna.<hr/>The purpose of this article is to discuss the emergency of the "racial issue" in Charles Boxer's perception of the Portuguese Empire. The book Race relations in the Portuguese Colonial Empire, 1415-1825 (1963) opened this new perspective in the work of the British historian. This new insight was set up in disagreement with the ideas of Gilberto Freyre and other scholars connected to Salazar's regime, such as Armando Cortesão. The article intends to investigate and point the controversies among these scholars - taking into account the great issues of the time, such as the African decolonization ­- , which have contributed to bring the notion of "race" into the center of the 1960's political debate, therefore reverberating in (and changing) the comprehension of the Portuguese Empire in the Modern Age.<hr/>Le but de cet article est de discuter l'émergence de la "question raciale" dans l'interprétation de l'Empire Portugais faite par Charles Boxer. Le livre Race relations in the Portuguese Colonial Empire, 1415-1825 (1963) marque la naissance de cette nouvelle perspective dans l'oeuvre de l'historien britannique. Cette interprétation a été construite contre les idées de Gilberto Freyre et des intellectuels proches du salazarisme, comme Armando Cortesão. Notre but est de repérer et d'accompagner les polémiques entre ces intellectuels - à la lumière des grandes questions de l'époque, comme la décolonisation africaine -, qui ont contribué pour amener la "race" au centre du débat politique des années 1960, ce qui a eu des reflexes sur (et a changé) la compréhension de l'Empire Portugais à l'Âge Moderne. <![CDATA[<b>Miscigenation and sexual perversion in Gilberto Freyre and Arthur de Gobineau</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Casa-grande & senzala, de Gilberto Freyre, consolidou na cultura nacional a valorização da mestiçagem racial como um dos mais sólidos fundamentos da sociedade brasileira. Este artigo empreende uma releitura da tese freyreana da miscigenação, identificando-a como resultado de uma relação erotizada marcada pelo sadismo dos brancos e pelo masoquismo dos negros. Essa noção será comparada com as teses lançadas por Arthur de Gobineau em seu Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas (1853-1855), evidenciando os afastamentos e semelhanças que unem a obra freyreana a um importante representante do pensamento racialista.<hr/>Slaves & masters, by Gilberto Freyre, has established in Brazilian culture a positive view of racial miscigenation as one of the bases of the nation's stability and distinctiveness. This paper aims to reevaluate Freyre's theory of hybridity, showing how it results from an eroticized relation characterized by the sadism of whites and the masochism of blacks. This idea can be compared to Arthur de Gobineau's theses presented in his Essay on the inequality of human races (1853-1855), shedding light on the way Freyre's work is ambiguosly connected to an important representative of racialist thought.<hr/>Maîtres et esclaves, de Gilberto Freyre, a mis en place une valorisation du métissage racial comme l'une des bases les plus solides de la culture brésilienne. Cet article propose une nouvelle interprétation de la théorie freyrienne de l'hibridisme, en montrant comme le mélange des races résulte d'un sadisme sexuel des blancs e d'un masochisme des noirs. Cette idée peut être comparée aux thèses présentées par Arthur de Gobineau dans son Essai sur l'inégalité des races humaines (1853-1855), montrant les liens ambigus entre l'œuvre freyrienne et un important représentant de la pensée racialiste. <![CDATA[<b>The cosmic redemption of the "mestizo"</b>: <b>semantic inversion of the concept of race in José Vasconcelos' <i>Cosmic race</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Partindo da constatação de que, no início do século XX, operou-se uma modificação na forma de se conceber a mestiçagem no México, o presente artigo pretende investigar como essa modificação se relacionou ao conceito de raça. Analisa-se especificamente o ensaio La raza cósmica (1925), de José Vasconcelos, que defende que na América Latina se formaria uma nova raça, em um processo de mestiçagem sobretudo espiritual. Através de uma inversão semântica no conceito de raça, o autor apresenta uma nova proposta de identidade latino-americana, com o fim político de legitimar as nações do continente e de se opor ao imperialismo estadunidense.<hr/>Assuming that at the beginning of 20th century there has been a change in the way of conceiving miscegenation in Mexico, this article intends to investigate how this change was related to the concept of race. I analyze the essay La raza cósmica (1925), by José Vasconcelos, who sustained that in Latin America a new race would be formed, in a spiritual miscegenation. Through a semantic inversion of the concept of race, the author presents a new proposal of Latin-American identity, with the political purpose of legitimating the nations of the continent and confronting U.S. imperialism.<hr/>À partir de la constatation qu'au début du XXème siècle la manière de concevoir le métissage a changé au Mexique, cet article veut étudier comment cette modification était liée au concept de race. L'auteur analyse l'essai La raza cósmica (1925), de José Vasconcelos, qui défend l'idée qu'une nouvelle race se formerait en Amérique Latine en conséquence d'un métissage surtout spirituel. Par une inversion sémantique du concept de race, l'auteur présente une nouvelle proposition d'identité latino-américaine, dans le but politique de légitimer les nations du continent et de faire face à l'impérialisme des États Unis. <![CDATA[<b>From the (in)visible to the laughable</b>: <b>black people and the "national race" in the cartoons of the First Republic</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A partir de caricaturas e de textos de humor publicados nas revistas ilustradas cariocas na Primeira República - sobretudo entre 1898 e 1918 -, o artigo analisa o lugar do negro e a reatualização da ideia de "raça nacional". Discute-se em que medida o humor é capaz de evidenciar mecanismos pouco visíveis, repercutindo o preconceito racial da época e revelando ao mesmo tempo a emergência de novas tradições culturais de origem africana e estratégias de resistência. À luz da historiografia recente sobre o período, demonstra-se como também no universo caricatural se tecia uma imagem da "raça brasileira" apoiada na mestiçagem. Essa busca de uma identidade brasileira mestiça é renovada no contexto da Primeira Guerra Mundial, quando os caricaturistas insistem na representação da decadência dos países tidos como civilizados e se interrogam sobre o lugar do Brasil no mundo.<hr/>Based on humorous cartoons and texts published in Rio de Janeiro magazines during the First Repubic - specially between 1898 e 1918 -, the paper analyses the place of the blacks and the idea of "national race". It discusses in what extent humor can expose mechanisms that are barely visible, reflecting racial prejudices, and can reveal new cultural traditions of African origin as well as resistance strategies. Evoking recent historiography about the period, it also demonstrates how, in the cartoon universe, the image of a "Brazilian race" based on the crossing of races was being framed. This search for a Brazilian mixed identity is renewed during the First World War, when the cartoonists insist on the representation of the decadence of the countries seen as civilized and interrogate themselves about the place of Brazil in the world.<hr/>À partir des caricatures et des textes d'humour publiés par les magazines de Rio de Janeiro pendant la Première République - surtout entre 1898 e 1918 -, l'article analyse la place des noirs et l'idée de "race nationale". On discute à quel point l'humour peut exposer des mécanismes peu visibles, réflétant des préjugés raciaux, et révéler en même temps l'émergence de nouvelles traditions culturelles d'origine africaine et des stratégies de résistance. À l'aide de l'historiographie récente sur la période, on montre comment, dans l'univers caricatural lui aussi, on était en train de construire l'image d'une "race brésilienne" appuyée sur le métissage. Cette quête d'une identité brésilienne métissée est renouvelée à l'époque de la Première Guerre Mondiale, quand les caricaturistes insistent sur la représentation de la décadence des pays considérés civilisés et s'interrogent sur la place du Brésil dans le monde. <![CDATA[<b>Race, tropical medicine and colonialism in the Third Reich</b>: <b>Giemsa e Nauck's expedition to Espírito Santo in 1936</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo trata da expedição que os pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical de Hamburgo, Gustav Giemsa e Ernst Nauck, fizeram à região de colonização alemã no Espírito Santo em 1936 a fim de investigar se aquela população poderia ser considerada aclimatada ao ambiente tropical. O debate sobre aclimatação ganhou força no Terceiro Reich, impulsionado pelas ambições coloniais nazistas e influenciado pela higiene racial e pelas disputas institucionais e teóricas no campo da medicina tropical. Apesar do quadro favorável encontrado no Espírito Santo, Giemsa e Nauck adequaram suas observações às diretrizes da política colonial nazista no final dos anos 1930.<hr/>The article approaches the expedition of the researchers from the Hamburg Institute of Tropical Medicine, Gustav Giemsa and Ernst Nauck, in 1936, to a region settled by Germans in Espirito Santo, with the task to assess whether that population could be considered acclimatized to the tropical environment. The acclimatization debate intensified in the Third Reich, boosted by the Nazi's colonial ambitions and influenced by racial hygiene and by institutional and theoretical disputes within the tropical medicine's field. Despite the favorable portrait described by Nauck and Giemsa in Espirito Santo, they framed their observations according to the guidelines of the Nazi colonial politics at the end of 1930s.<hr/>Il s'agit d'un article sur l'expédition que les chercheurs de l'Institut de Médecine Tropicale à Hambourg, Gustav Giemsa et Ernst Nauck, ont fait dans la région de colonisation allemande dans l'état d'Espírito Santo en 1936 pour savoir si cette population pouvait être considérée acclimatée à l'environnement tropical. Le débat sur l'acclimatation a pris de l'envergure dans le Troisième Reich, stimulé par les ambitions coloniales nazis et influencé par l'hygiène raciale et par les conflits institutionnels et théoriques dans le domaine de la médecine tropicale. Malgré le cadre favorable retrouvé à Espírito Santo, Giemsa et Nauck ont adapté ses observations aux instructions de la politique coloniale nazi à la fin des années 1930. <![CDATA[<b>Frantz Fanon and black political and cultural activism in Brazil</b>: <b>1960/1980</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo pretende contribuir para o debate sobre a recepção do pensamento do intelectual e ativista Frantz Fanon (1925-1961) no Brasil. Neste sentido, busca acrescentar subsídios a discussões anteriores e confirmar algumas de suas hipóteses, demonstrando que na década de 1980 existiu um momento de aproximação e uso de algumas ideias daquele pensador no ativismo político e cultural negro brasileiro, notadamente entre intelectuais do coletivo Quilombhoje Literatura.<hr/>The article intends to contribute to the debate about the reception of the ideas of the intellectual and activist Frantz Fanon (1925-1961) in Brazil. In this sense, it seeks to offer subsidies to previous discussions and to confirm some of their hypotheses, demonstrating that in the 1980's there was a moment of approach and use of some of Fanon´s ideas in Brazilian black political and cultural activism, especially among intellectuals of the group Quilombhoje Literature (1978-).<hr/>L'article vut contribuer au débat sur la réception de la pensée de l'intellectuel et militant Frantz Fanon (1925-1961) au Brésil. En ce sens, il cherche à offrir des apports aux discussions précédentes et à confirmer certaines de leurs hypothèses, en montrant qu'aux années 1980 il y a eu un moment de rapprochement et d'utilisation de quelques idées de Fanon par l'activisme politique et culturel noir brésilien, en particulier parmi les intellectuels du collectif Quilombhoje Literatura (1978-). <![CDATA[<b>The interdisciplinary approach in the study of <i>Homo brasilis</i></b>: <b>genetics in agreement and disagreement with history</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, temos o objetivo de confrontar os registros históricos e interpretações historiográficas referentes às ancestralidades indígena e judaica na formação populacional da região Sudeste brasileira com os resultados obtidos pelo geneticista Sérgio Pena em suas pesquisas sobre a origem filogenética do segmento da população brasileira autoclassificada como "branca". Nosso trabalho compara os resultados apresentados por Pena na obra Homo brasilis com dados históricos originados não só de fontes bibliográficas, mas também de fontes documentais. Concluímos que os dados filogenéticos para a ancestralidade matrilinear apresentados por Pena coincidem com os dados históricos, havendo, porém, discrepância quanto à ancestralidade patrilinear.<hr/>This paper intends to compare historical records and interpretations about Indian and Jew ancestry in the origin of Brazilian South-East population with the results of the geneticist Sérgio Pena in his study of the filogenetic origins of the segment of Brazilian population self-classified as "white". We compare Pena's outcomes in his work Homo brasilis with historical data deriving from bibliographical material and documents, and conclude that Pena's outcomes match the historical data in the case of matrilineal ancestry, but are discrepant in the case of pratrilineal ancestry.<hr/>Cet article veut comparer des documents historiques et des interprétations historiographiques concernant les ascendances indigène et juive dans la formation de la population de la région Sud-Est du Brésil avec les résultats obtenus par le généticien Sérgio Pena dans sa recherche sur l'origine phylogénétique de la partie de la population brésilienne autoclassifiée comme «blanche». Nous comparons ainsi les résultats présentés par Pena dans l'oeuvre Homo brasilis à des données historiques provenant de sources bibliographiques et documentales, et nous concluons que les données phylogénétiques concernant l'ascendance matrilinéaire coïncident avec les données historiques, mais qu'il y a un désaccord dans le cas de l'ascendance patrilinéaire. <![CDATA[<b>Being "moreno", being "negro"</b>: <b>memories of racialization experiences in the north coast of Rio Grande do Sul in the XX<sup>th</sup> century</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo estuda a passagem da designação racial de "moreno" para "negro" no litoral norte do Rio Grande do Sul, entre a geração de netos e bisnetos de escravos, isto é, entre meados do século XX e início do século XXI. A historicização, através da memória, das categorias de identificação racial permite desnaturalizar a categoria "negro" como a única expressão de uma identidade étnica e, pelo contrário, reconhece o valor das percepções dos idosos acerca de seu pertencimento racial.<hr/>The article studies the passage of the racial designation from "moreno" to "negro" in the north coast of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. This passage happened between the generations of grandsons and great-grandsons of slaves, namely from the middle of the XXth century to the beginning of the XXIth century. By historicizing, through memory, the categories of racial identification, we are able to denaturalize the "negro" category as the only possible expression of an ethnic identity, and instead recognize the value of the elders perceptions about their racial belonging.<hr/>Cet article étudie le passage de la désignation raciale de "moreno" à "negro" dans le littoral nord de l'état brésilien du Rio Grande do Sul. Ce passage a eu lieu entre les générations de petits-fils et arrière-petits-fils d'esclaves, c'est à dire entre la moitié du XXème siècle et le début du XXIème. L'historicisation, à travers la mémoire, des catégories d'identification raciale permet de dénaturaliser la catégorie "negro" comme expression unique d'une identité ethnique et reconnaît l'importance de la perception des plus âgés sur leur appartenance raciale. <![CDATA[<b>Dressing-table secrets</b>: <b>transnational conversations on race, beauty and citizenship in post-abolition black press in Brazil and USA</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é discutir as relações que homens e mulheres de cor, ativistas e empresários, estabeleceram entre raça, beleza e cidadania no Brasil e nos EUA do pós-abolição. Por meio de propagandas que circulavam em jornais e revistas da imprensa negra dos dois países, apresento três possibilidades de construção de histórias transnacionais que tenham relações raciais, de gênero e a cosmética como foco. Para isso, apostando na interseccionalidade entre gênero, raça e classe, proponho que a "beleza negra" seja tratada não apenas como objeto de estudo, mas como conceito dentro do que denomino história social da beleza negra.<hr/>The purpose of this article is to discuss the relations that men and women of colour, activists and entrepreneurs, established between race, beauty and citizenship in Brazil and USA in the years after emancipation. By means of advertisements in newspapers and magazines of the black press of the two countries, I present three possible constructions of transnational histories focused on race and gender relations, and cosmetic. Believing in the intersectionality between gender, race and class, I propose the "black beauty" to be treated not only as a theme of study, but as a concept related to what I call social history of black beauty.<hr/>Le but de cet article est de discuter les relations entre race, beauté et citoyenneté établies par des hommes et femmes de couleur, militants et entrepreneurs, au Brésil et aux Etats-Unis après l'abolition de l'esclavage. En examinant la publicité des journaux et magazines de la presse noire des deux pays, je présente trois constructions possibles d'histoires transnationales centrées sur les relations raciales et de genre et sur la cosmétologie. En admettant l'intersectionnalité entre le sexe, la race et la classe, je propose que la "beauté noire" soit traitée non seulement comme un objet d'étude, mais comme un concept au sein de ce que j'appelle histoire sociale de la beauté noire. <![CDATA[<b>Analysis of the (non) characterization of the crime of racism in São Paulo Court of Justice</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente artigo trazemos à tona por meio da análise discursiva os principais argumentos que levam os discursos jurídicos do TJSP a (não) criminalizar como racismo condutas ofensivas aos(às) negros(as). Para que haja crime de racismo, a estratégia do discurso jurídico é de desvincular a honra individual da coletiva, tornando condenáveis aqueles que insultam a raça negra como um todo, e não um sujeito negro. Além desta estratégia, a coerência da concretude probatória dos xingamentos e a intenção dos ofensores são destacadas como imprescindíveis à caracterização do crime de racismo.<hr/>This article shows, through discursive analysis, the main arguments that lead the TJSP decisions (not) to criminalize as racism conducts that are offensive to black people. In order to recognize crime of racism, the strategy of legal discourse is to disconnect the individual honour from the collective one, and condemn those who insult the black race as a whole, and not just a black person. Besides this strategy, the coherence of the probative concreteness of curses and the intention of offenders are pointed as essential to the characterization of the crime of racism.<hr/>Cet article montre, à travers l'analyse du discours, les principaux arguments qui font les discours juridiques du TJSP (ne pas) criminaliser comme racisme des conduites offensives aux noirs. Pour qu'il y ait crime de racisme, la stratégie du discours juridique consiste à distinguer l'honneur individuel de l'honneur collectif et à condamner ceux qui insultent pas un individu noir, mais la race noire. À côté de cette stratégie, la cohérence des preuves concrètes des offenses et l'intention des offenseurs sont considérées essentielles à la caractérisation du crime de racisme. <![CDATA[<b>Life control, interseccionality and politics of empowerment</b>: <b>female domestic workers' political organizations in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Motivado pelas recentes discussões legais em torno do trabalho doméstico no Brasil, este artigo propõe-se destacar o protagonismo das organizações políticas das trabalhadoras domésticas na conquista dos direitos da categoria profissional. Baseado em entrevistas realizadas com trabalhadoras domésticas sindicalizadas em diversas cidades brasileiras, o artigo estrutura seu argumento a partir do conceito de interseccionalidade, demonstrando como, ao longo dos últimos 80 anos, as organizações políticas dessas trabalhadoras têm se articulado com o movimento classista-sindical, negro e feminista, o que tem sido fundamental para desenvolver uma política de empoderamento e de autocontrole da vida.<hr/>Motivated by the recent legal discussions about domestic workers in Brazil, this paper aims to highlight the leading role of domestic workers' political organizations in the conquest of rights. Based on interviews with unionized domestic workers in different Brazilian cities, the article uses the concept of interseccionality and shows how, in the last 80 years, domestic workers' political organizations have articulated themselves with trade unions, as well as black and feminist movements, and how this articulation is important for a politics of empowerment and control of their own lives.<hr/>Motivé par les récentes discussions légales sur le travail domestique au Brésil, cet article veut mettre en relief le protagonisme des organisations politiques des employées domestiques dans la conquête des droits de leur catégorie professionnelle. Appuyé sur des interviews avec des employées domestiques syndiquées dans différentes villes brésiliennes, l'article organise son argumentation à partir du concept d'interseccionalité, montrant comment, au long des derniers 80 ans, les organisations politiques de ces ouvrières se sont articulées avec les mouvements classiste, des noirs et féministe, ce qui a été fondamental pour qu'elles puissent développer une politique d'autonomisation et d'autocontrôle de leur vie. <![CDATA[<b>Interview with Joel Rufino dos Santos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Motivado pelas recentes discussões legais em torno do trabalho doméstico no Brasil, este artigo propõe-se destacar o protagonismo das organizações políticas das trabalhadoras domésticas na conquista dos direitos da categoria profissional. Baseado em entrevistas realizadas com trabalhadoras domésticas sindicalizadas em diversas cidades brasileiras, o artigo estrutura seu argumento a partir do conceito de interseccionalidade, demonstrando como, ao longo dos últimos 80 anos, as organizações políticas dessas trabalhadoras têm se articulado com o movimento classista-sindical, negro e feminista, o que tem sido fundamental para desenvolver uma política de empoderamento e de autocontrole da vida.<hr/>Motivated by the recent legal discussions about domestic workers in Brazil, this paper aims to highlight the leading role of domestic workers' political organizations in the conquest of rights. Based on interviews with unionized domestic workers in different Brazilian cities, the article uses the concept of interseccionality and shows how, in the last 80 years, domestic workers' political organizations have articulated themselves with trade unions, as well as black and feminist movements, and how this articulation is important for a politics of empowerment and control of their own lives.<hr/>Motivé par les récentes discussions légales sur le travail domestique au Brésil, cet article veut mettre en relief le protagonisme des organisations politiques des employées domestiques dans la conquête des droits de leur catégorie professionnelle. Appuyé sur des interviews avec des employées domestiques syndiquées dans différentes villes brésiliennes, l'article organise son argumentation à partir du concept d'interseccionalité, montrant comment, au long des derniers 80 ans, les organisations politiques de ces ouvrières se sont articulées avec les mouvements classiste, des noirs et féministe, ce qui a été fondamental pour qu'elles puissent développer une politique d'autonomisation et d'autocontrôle de leur vie. <![CDATA[<b>Racial specters</b>: <b>a history of the contemporary Black Movement in Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Motivado pelas recentes discussões legais em torno do trabalho doméstico no Brasil, este artigo propõe-se destacar o protagonismo das organizações políticas das trabalhadoras domésticas na conquista dos direitos da categoria profissional. Baseado em entrevistas realizadas com trabalhadoras domésticas sindicalizadas em diversas cidades brasileiras, o artigo estrutura seu argumento a partir do conceito de interseccionalidade, demonstrando como, ao longo dos últimos 80 anos, as organizações políticas dessas trabalhadoras têm se articulado com o movimento classista-sindical, negro e feminista, o que tem sido fundamental para desenvolver uma política de empoderamento e de autocontrole da vida.<hr/>Motivated by the recent legal discussions about domestic workers in Brazil, this paper aims to highlight the leading role of domestic workers' political organizations in the conquest of rights. Based on interviews with unionized domestic workers in different Brazilian cities, the article uses the concept of interseccionality and shows how, in the last 80 years, domestic workers' political organizations have articulated themselves with trade unions, as well as black and feminist movements, and how this articulation is important for a politics of empowerment and control of their own lives.<hr/>Motivé par les récentes discussions légales sur le travail domestique au Brésil, cet article veut mettre en relief le protagonisme des organisations politiques des employées domestiques dans la conquête des droits de leur catégorie professionnelle. Appuyé sur des interviews avec des employées domestiques syndiquées dans différentes villes brésiliennes, l'article organise son argumentation à partir du concept d'interseccionalité, montrant comment, au long des derniers 80 ans, les organisations politiques de ces ouvrières se sont articulées avec les mouvements classiste, des noirs et féministe, ce qui a été fondamental pour qu'elles puissent développer une politique d'autonomisation et d'autocontrôle de leur vie. <![CDATA[<b>Economics of discrimination</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Motivado pelas recentes discussões legais em torno do trabalho doméstico no Brasil, este artigo propõe-se destacar o protagonismo das organizações políticas das trabalhadoras domésticas na conquista dos direitos da categoria profissional. Baseado em entrevistas realizadas com trabalhadoras domésticas sindicalizadas em diversas cidades brasileiras, o artigo estrutura seu argumento a partir do conceito de interseccionalidade, demonstrando como, ao longo dos últimos 80 anos, as organizações políticas dessas trabalhadoras têm se articulado com o movimento classista-sindical, negro e feminista, o que tem sido fundamental para desenvolver uma política de empoderamento e de autocontrole da vida.<hr/>Motivated by the recent legal discussions about domestic workers in Brazil, this paper aims to highlight the leading role of domestic workers' political organizations in the conquest of rights. Based on interviews with unionized domestic workers in different Brazilian cities, the article uses the concept of interseccionality and shows how, in the last 80 years, domestic workers' political organizations have articulated themselves with trade unions, as well as black and feminist movements, and how this articulation is important for a politics of empowerment and control of their own lives.<hr/>Motivé par les récentes discussions légales sur le travail domestique au Brésil, cet article veut mettre en relief le protagonisme des organisations politiques des employées domestiques dans la conquête des droits de leur catégorie professionnelle. Appuyé sur des interviews avec des employées domestiques syndiquées dans différentes villes brésiliennes, l'article organise son argumentation à partir du concept d'interseccionalité, montrant comment, au long des derniers 80 ans, les organisations politiques de ces ouvrières se sont articulées avec les mouvements classiste, des noirs et féministe, ce qui a été fondamental pour qu'elles puissent développer une politique d'autonomisation et d'autocontrôle de leur vie. <![CDATA[<b>Teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/FGV defendidas em 2013</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862013000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Motivado pelas recentes discussões legais em torno do trabalho doméstico no Brasil, este artigo propõe-se destacar o protagonismo das organizações políticas das trabalhadoras domésticas na conquista dos direitos da categoria profissional. Baseado em entrevistas realizadas com trabalhadoras domésticas sindicalizadas em diversas cidades brasileiras, o artigo estrutura seu argumento a partir do conceito de interseccionalidade, demonstrando como, ao longo dos últimos 80 anos, as organizações políticas dessas trabalhadoras têm se articulado com o movimento classista-sindical, negro e feminista, o que tem sido fundamental para desenvolver uma política de empoderamento e de autocontrole da vida.<hr/>Motivated by the recent legal discussions about domestic workers in Brazil, this paper aims to highlight the leading role of domestic workers' political organizations in the conquest of rights. Based on interviews with unionized domestic workers in different Brazilian cities, the article uses the concept of interseccionality and shows how, in the last 80 years, domestic workers' political organizations have articulated themselves with trade unions, as well as black and feminist movements, and how this articulation is important for a politics of empowerment and control of their own lives.<hr/>Motivé par les récentes discussions légales sur le travail domestique au Brésil, cet article veut mettre en relief le protagonisme des organisations politiques des employées domestiques dans la conquête des droits de leur catégorie professionnelle. Appuyé sur des interviews avec des employées domestiques syndiquées dans différentes villes brésiliennes, l'article organise son argumentation à partir du concept d'interseccionalité, montrant comment, au long des derniers 80 ans, les organisations politiques de ces ouvrières se sont articulées avec les mouvements classiste, des noirs et féministe, ce qui a été fondamental pour qu'elles puissent développer une politique d'autonomisation et d'autocontrôle de leur vie.