Scielo RSS <![CDATA[Estudos Históricos (Rio de Janeiro)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-218620140001&lang=en vol. 27 num. 53 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[O modelo luso de assistência e a dinâmica das Santas Casas de Misericórdia na América portuguesa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao longo da época moderna, as Santas Casas de Misericórdia foram as principais instituições de auxílio à pobreza do império português. A partir do modelo de Lisboa, organizavam-se estabelecimentos semelhantes do ponto de vista organizacional, que pretendiam exercer a caridade a partir das 14 obras de misericórdia. No entanto, apesar de um ideal universalizante, as Misericórdias eram muito diferentes entre si. Este artigo discute a dinâmica institucional do império, centrando-se no exemplo da América portuguesa entre o século XVI e o início do século XIX.<hr/> Throughout the modern age, the Holy Houses of Mercy (Santas Casas de Misericórdia) were the main poor-relief institutions of the Portuguese empire. Based on the Lisbon model, similar establishments were organized, aiming to exercise charity according to the 14 works of mercy. However, despite of an ideal of universalism, the Misericórdias were very different. This article discusses the institutional dynamics of the empire, focusing on the example of Portuguese America between 16th century and early 19th century.<hr/>Résumé Tout au long de l'ère moderne, les Saintes Maisons de la Miséricorde (Santas Casas de Misericórdia) étaient les principales institutions d'aide à la pauvreté de l'empire portugais. A partir du modèle de Lisbonne des établissements similaires ont été organisés dans l'intention d'exercer la charité selon les 14 œuvres de miséricorde. Cependant, malgré leur idéal universalisant, les Misericórdias présentaient des différences très claires. Cet article traite de la dynamique institutionnelle de l'empire, en se concentrant sur l'exemple de l'Amérique portugaise entre le XVIe siècle et le début du XIXe siècle. <![CDATA[Controvérsias sobre a pobreza: franciscanos e jesuítas e as estratégias de financiamento das missões no Brasil colonial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100027&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pobreza, valor fundamental para franciscanos e jesuítas, ordens religiosas que iniciaram sua ação missionária no Brasil no século XVI, tornou-se tema controverso quando se estabeleceram as estratégias de financiamento da ação missionária. Na origem fundadas como ordens mendicantes, características específicas levaram-nas a métodos divergentes. O franciscanismo é utilizado pelos inacianos ao modo de uma metáfora do que não se deseja tomar como parâmetro metodológico, administrativo e missiológico. O discurso jesuítico faz crer que o anúncio do Evangelho será efetivo quanto mais puder contar com os recursos materiais e financeiros advindos de atividades produtivas e comerciais, sob a administração da própria Companhia.<hr/> Poverty, a fundamental value for Franciscans and Jesuits, the religious orders that began their missionary work in Brazil in the sixteenth century, became a controversial theme when financing strategies of missionary activity were established. Originally founded as mendicant orders, specific characteristics led them to divergent methods. Franciscanism is used by the Jesuits as a metaphor of what they do not intend to take as a methodological, administrative and missiological parameter. The Jesuit discourse makes believe that the Gospel will be as more effective as it can count on the material resources coming from productive and commercial activities, under the administration of the Company.<hr/>Résumé La pauvreté, valeur fondamentale pour les Franciscains et les Jésuites, ordres religieux qui ont commencé leur action missionnaire au Brésil au XVI siècle, est devenue un thème controverse du moment où les stratégies de financement de l'activité missionnaire ont été établies. Fondées comme des ordres mendiants, des caractéristiques spécifiques les ont conduit à des méthodes divergentes. Le franciscanisme est vu par les ignatiens comme une métaphore de ce qu'il ne faut pas prendre comme paramètre méthodologique, administratif et missionnaire. Le discours des jésuites fait croire que l'annonce de l'Evangile sera d'autant plus efficace que s'il peut compter sur les ressources matérielles découlant d'activités productives et commerciales sous leur administration. <![CDATA[A elite carioca e sua pobreza envergonhada]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100049&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em 1938 foi criada na cidade do Rio de Janeiro a instituição de caridade católica Apoio Fraternal, com a missão de amparar exclusivamente pessoas que tinham perdido fortuna e posição social a ponto de necessitarem da ajuda alheia. Tal amparo de caráter absolutamente sigiloso previa um complexo auxílio material e religioso. Este artigo pretende abordar a existência de uma pobreza envergonhada e suas especificidades com a finalidade de exemplificar as tensões e conflitos que envolvem o pertencimento a um grupo social. As fontes analisadas encontram-se no acervo da instituição, ainda em funcionamento nos dias de hoje.<hr/> In 1938, a charity institution called Apoio Fraternal was established in Rio de Janeiro with the intention to help exclusively those who had lost their fortune and status and needed help. The help was kept in secret and included monetary and religious assistance. This article intends to examine this ashamed poverty and show the tensions and conflicts related with the belonging to a specific social group. The institution is still in operation and the sources used in this paper are part of its files.<hr/>Résumé En 1938, a été créée dans la ville de Rio de Janeiro l'institution de charité catholique Soutien Fraternel, destinée à soutenir exclusivement des gens qui avaient perdu leur richesse et leur position sociale au point d'avoir besoin de l'aide des autres. Cette assistance, absolument confidentielle, prévoyait une aide matérielle et réligieuse très complexe. Cet article veut examiner l'existence d'une pauvreté honteuse et ses spécificités afin d'illustrer les tensions et les conflits qui entourent l'appartenance à un groupe social. Les sources analysées se trouvent dans les archives de l'institution, qui fonctionne encore aujourd'hui. <![CDATA[Pobreza e filantropia: Fernandes Figueira e a assistência à infância no Rio de Janeiro (1900-1920)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100071&lng=en&nrm=iso&tlng=en A relação entre filantropia, assistência e pobreza no Brasil ganhou evidência com a emergência da questão social. Este é o objeto deste artigo, que será analisado a partir das ações do médico Fernandes Figueira na direção da Policlínica das Crianças da Misericórdia carioca (1909-1924). Ao definir como objeto de sua atenção a mulher trabalhadora e seus filhos, Fernandes Figueira delimitou o espaço de ação pública e privada. A nosso ver, ter dirigido essa instituição foi fundamental para ele, uma vez que ela se tornou seu laboratório privilegiado de observação para as políticas públicas que iria implementar na década de 1920.<hr/> The relationship between philanthropy, assistance and poverty in Brazil conquered evidence with the emergence of the social question. This is the object of this article, which analyzes the actions of Dr. Fernandes Figueira in the direction of Children's Polyclinic of Rio's House of Mercy (1909-1924). When he pointed as the object of his attention the working women and their children, Fernandes Figueira delimited the space for public and private action. For us, having directed this institution was extremely important for him, since it became his privileged laboratory for the public policies that he would implement in the 1920s.<hr/>Résumé La relation entre la philanthropie, l'assistance et la pauvreté au Brésil a gagné évidence avec l'émergence de la question sociale. Voilà l'objet de cet article, qui analyse les actions du Dr. Fernandes Figueira à la direction de la Policlinique des Enfants à Rio de Janeiro. En concentrant son attention sur la femme ouvrière et ses enfants, il a fini par établir l'espace d'action du public et du privé. Nous pensons que le fait d'avoir dirigé cette institution a été fondamental pour lui, car elle est dévenue un laboratoire priviligié pour penser les politiques publiques qu'il allait mettre en place aux années 1920. <![CDATA[O discurso da psicologia sobre a educação da infância pobre em Minas Gerais (1925-1930)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100093&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo traz à tona a influência discurso da psicologia sobre a educação da infância pobre em Minas Gerais durante a década de 1920. Para isso, investiga as publicações da Revista do Ensino, periódico mineiro responsável por formar e informar professores que atuavam nas escolas públicas do estado naquele período. As análises apontam que o discurso da psicologia produziu diversas relações de poder, efeitos de verdade e de saber sobre a educação da infância dentro do espaço escolar, sobretudo a partir do momento em que defendia uma escolarização diferenciada para esses alunos.<hr/>This article brings to light the influence of the discourse of psychology on the education of poor children in Minas Gerais during the 1920s. The research is based on the Revista do Ensino, a publication in charge of training and informing the teachers who worked in the public schools of the state at that time. The analysis suggest that the psychological discourse has produced various power relations, effects of truth and knowledge about childhood education within the school environment, especially from the moment it advocated a differentiated schooling for these students.<hr/>Cet article étudie l'influence du discours de la psychologie sur l'éducation des enfants pauvres à Minas Gerais au cours des années 1920. Pour ce faire, il examine la Revista do Ensino, périodique chargé de former et d'informer les enseignants qui à l'époque travaillaient dans les écoles publiques. Les analyses suggèrent que le discours de la psychologie a produit des relations de pouvoir, des effets de vérité et de connaissance sur l'éducation de la petite enfance au sein de l'environnement scolaire, en particulier du moment où il défendait une scolarité différenciée pour ces étudiants. <![CDATA[Caridade e controle social na Primeira República (Fortaleza, 1915)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100115&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo procura analisar as mudanças ocorridas nas concepções sobre a caridade nos anos iniciais do século XX, no Brasil, especialmente com relação aos pobres camponeses deslocados pela seca, chamados de retirantes. As fontes são principalmente jornais, relatórios e depoimentos de contemporâneos, assim como partes diárias da Polícia da capital do Ceará. As posições da Igreja Católica e do Estado são confrontadas com movimentos dos próprios retirantes, que interpretam de diferentes maneiras as concepções sobre a caridade e o crime, exigindo, em resposta, transformações nas políticas de assistência aos pobres.<hr/> This article analyzes the changes in conceptions about charity in the early years of the twentieth century in Brazil, especially in relation to the poor peasants displaced by drought, called migrants. The sources are derived mainly from newspapers, reports and testimonies of contemporaries, as well as parts of daily police capital of Ceará. The positions of the Catholic Church and the State are confronted with movements of migrants themselves, who interpret in different ways the concepts of charity and crime, requiring, in response, changes in policies to assist the poor.<hr/>Résumé Cet article analyse les changements dans les conceptions de la charité dans les premières années du XXe siècle, au Brésil, en particulier en ce qui concerne les pauvres paysans déplacés par la sécheresse, appelés migrants. Les sources proviennent principalement des journaux, rapports et témoignages des contemporains, ainsi que des pièces de capital quotidien de la police de Ceará. Les positions de l'Eglise catholique et de l'Etat sont confrontées à des mouvements des migrants eux-mêmes, qui interprètent de différentes façons les concepts de la charité et de la criminalité, ce qui exige, en réponse, des changements dans les politiques visant à aider les pauvres. <![CDATA[Jornalismo e pobreza na era da reportagem: o inquérito literário de 1905]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100134&lng=en&nrm=iso&tlng=en A preocupação central deste artigo é problematizar a imagem dos literatos brasileiros como grupo social distanciado dos costumes e tradições dos trabalhadores pobres sobre os quais eles escreviam na imprensa entre fins do século XIX e início do XX. Para isso, analisa-se uma tentativa de construção dessa imagem, expressa no inquérito literário publicado pelo Diário de Pernambuco no ano de 1905. Seus desdobramentos dão a ver que a autonomia da classe jornalística era dificultada por diferenças e conflitos internos nos quais tinham participação os próprios sujeitos identificados como pobres, aos quais o mundo letrado não era necessariamente estranho.<hr/> This paper is mainly concerned about discussing the image of Brazilian men of letters as a social group distant from the customs and traditions of the low-income workers about which they wrote in the press of the late XIX and early XX centuries. To do so, this study analyzes the attempt to build such an image through a literary quest published in the year of 1905 by the newspaper Diário de Pernambuco. Its consequences show that the autonomy of the journalistic class was made difficult by the internal differences and conflicts in which participated the subjects identified as poor - a class of people not strange to the literate world.<hr/>Résumé Cet article vise à discuter l'image des écrivains brésiliens en tant que groupe social éloigné des coutumes et traditions des travailleurs pauvres sur lesquels ils écrivaient dans la presse entre la fin du XIXe siècle et le début du XXe. Pour ce faire, nous analysons un effort de construction de cet image, exprimé dans l'enquête littéraire publiée par le journal Diario de Pernambuco en 1905. Ses développements laissent entendre que l'autonomie de la classe journalistique était freinée par les différences et les conflits internes auxquels participaient les mêmes sujets identifiés comme pauvres, à qui le monde lettré n'était pas forcément étranger. <![CDATA[Pobreza, riqueza e hierarquização em sociedade local (Minas Gerais, século XIX)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100157&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa a hierarquização econômica e social em Rio Pardo, na província de Minas Gerais. Parte-se da abordagem dos principais recursos econômicos, verificando sua distribuição entre três grupos sociais. A análise é feita em dois subperíodos, tendo como referência o trabalho escravo, que influiu no nível de produção da riqueza. Constata-se uma desigual distribuição social da riqueza entre um grupo de indivíduos ricos, um grupo de riqueza de nível médio e um grupo numeroso de pobres. A desigualdade econômica e social entre indivíduos ricos e indivíduos pobres foi elemento conformador da hierarquização, matizada pela presença de um grupo intermediário.<hr/> The article analyzes the economic and social hierarchy in Rio Pardo, in the province of Minas Gerais. The main economic resources are observed in their distribution between three social groups. The analysis concentrates on two periods, taking as reference the slave labor, which influenced the level of production of wealth. It is noted the unequal social distribution of the wealth between a group of wealthy people, a group of people of mid-level wealth and a large group of poor people. The economic and social inequality between rich people and poor people originated a hierarchy, which was attenuated by the existence of the median group.<hr/>L'article analyse la hiérarchie économique et sociale de Rio Pardo, dans la province de Minas Gerais. Les principales ressources économiques sont abordées, ainsi que leur distribution parmi trois groupes sociaux. L'analyse est effectuée en deux périodes, en prenant comme référence le travail esclave, qui a influencé le niveau de la production de la richesse. On constate une répartition inégale de la richesse sociale entre un groupe d'individus riches, un groupe moyen et un grand groupe de pauvres. L'inégalité économique et sociale entre les riches et pauvres a été l'élément conformateur de l'hiérarchisation, qui a été atténuée par la présence du groupe moyen. <![CDATA[Pobre província: administração, território e hierarquias no Espírito Santo pós-Revolução do Porto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100188&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das estratégias da Junta Provisória do Governo do Espírito Santo para promover a ocupação, ordenação e desenvolvimento da província nos anos de 1822 e 1823. Para sanar demandas que havia séculos grassavam na região, a junta mobilizou a elite e os segmentos por ela chamados de gente pobre. Essa mobilização expandiu os vínculos já existentes entre a política e a economia e fortaleceu hierarquias sociais existentes desde os tempos da colônia.<hr/> This article is about the strategies employed by the Provisional Joint of Government of the province of Espírito Santo to promote the occupation, ordering and development of the province in the years 1822 and 1823. To remedy demands that prevailed for centuries in the region, the Joint mobilized the elite and the segments that were called poor people. This mobilization expanded existing links between politics and economy and strengthened social hierarchies coming from colonial times.<hr/>Résumé Cet article examine les stratégies du Conseil Provisoire de Gouvernement de la Province de Espírito Santo pour promouvoir l'occupation, l'organisation et le développement de la province aux années 1822 et 1823. Pour repondre aux demandes posées pendant des siècles dans la région, le Conseil a mobilisé l'élite et les pauvres. Cette mobilisation a renforcé les liens entre la politique et l'économie, ainsi que les hiérarchies sociales existantes depuis l'époque de la colonisation. <![CDATA[Entrevista com Adam Przeworski]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100207&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das estratégias da Junta Provisória do Governo do Espírito Santo para promover a ocupação, ordenação e desenvolvimento da província nos anos de 1822 e 1823. Para sanar demandas que havia séculos grassavam na região, a junta mobilizou a elite e os segmentos por ela chamados de gente pobre. Essa mobilização expandiu os vínculos já existentes entre a política e a economia e fortaleceu hierarquias sociais existentes desde os tempos da colônia.<hr/> This article is about the strategies employed by the Provisional Joint of Government of the province of Espírito Santo to promote the occupation, ordering and development of the province in the years 1822 and 1823. To remedy demands that prevailed for centuries in the region, the Joint mobilized the elite and the segments that were called poor people. This mobilization expanded existing links between politics and economy and strengthened social hierarchies coming from colonial times.<hr/>Résumé Cet article examine les stratégies du Conseil Provisoire de Gouvernement de la Province de Espírito Santo pour promouvoir l'occupation, l'organisation et le développement de la province aux années 1822 et 1823. Pour repondre aux demandes posées pendant des siècles dans la région, le Conseil a mobilisé l'élite et les pauvres. Cette mobilisation a renforcé les liens entre la politique et l'économie, ainsi que les hiérarchies sociales existantes depuis l'époque de la colonisation. <![CDATA[Os riscos da democracia no mundo contemporâneo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100215&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das estratégias da Junta Provisória do Governo do Espírito Santo para promover a ocupação, ordenação e desenvolvimento da província nos anos de 1822 e 1823. Para sanar demandas que havia séculos grassavam na região, a junta mobilizou a elite e os segmentos por ela chamados de gente pobre. Essa mobilização expandiu os vínculos já existentes entre a política e a economia e fortaleceu hierarquias sociais existentes desde os tempos da colônia.<hr/> This article is about the strategies employed by the Provisional Joint of Government of the province of Espírito Santo to promote the occupation, ordering and development of the province in the years 1822 and 1823. To remedy demands that prevailed for centuries in the region, the Joint mobilized the elite and the segments that were called poor people. This mobilization expanded existing links between politics and economy and strengthened social hierarchies coming from colonial times.<hr/>Résumé Cet article examine les stratégies du Conseil Provisoire de Gouvernement de la Province de Espírito Santo pour promouvoir l'occupation, l'organisation et le développement de la province aux années 1822 et 1823. Pour repondre aux demandes posées pendant des siècles dans la région, le Conseil a mobilisé l'élite et les pauvres. Cette mobilisation a renforcé les liens entre la politique et l'économie, ainsi que les hiérarchies sociales existantes depuis l'époque de la colonisation. <![CDATA[A construção de uma era: Vargas e a formulação do desenvolvimentismo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000100219&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata das estratégias da Junta Provisória do Governo do Espírito Santo para promover a ocupação, ordenação e desenvolvimento da província nos anos de 1822 e 1823. Para sanar demandas que havia séculos grassavam na região, a junta mobilizou a elite e os segmentos por ela chamados de gente pobre. Essa mobilização expandiu os vínculos já existentes entre a política e a economia e fortaleceu hierarquias sociais existentes desde os tempos da colônia.<hr/> This article is about the strategies employed by the Provisional Joint of Government of the province of Espírito Santo to promote the occupation, ordering and development of the province in the years 1822 and 1823. To remedy demands that prevailed for centuries in the region, the Joint mobilized the elite and the segments that were called poor people. This mobilization expanded existing links between politics and economy and strengthened social hierarchies coming from colonial times.<hr/>Résumé Cet article examine les stratégies du Conseil Provisoire de Gouvernement de la Province de Espírito Santo pour promouvoir l'occupation, l'organisation et le développement de la province aux années 1822 et 1823. Pour repondre aux demandes posées pendant des siècles dans la région, le Conseil a mobilisé l'élite et les pauvres. Cette mobilisation a renforcé les liens entre la politique et l'économie, ainsi que les hiérarchies sociales existantes depuis l'époque de la colonisation.