Scielo RSS <![CDATA[Estudos Históricos (Rio de Janeiro)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-218620170003&lang=en vol. 30 num. 62 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Elective affinities? Literature in the early days of History]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300525&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<em>Como inspirado del Espíritu Santo</em>: Vasco de Quiroga, first American interpreter of Utopia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300535&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo apresenta a interpretação da Utopia de Thomas Morus feita por Vasco de Quiroga em seu tratado intitulado Información en derecho (1535). Quiroga lutou contra a escravidão e propôs a criação de povoados inspirados na obra de Morus como solução para os problemas da colonização espanhola na América. Seus objetivos eram garantir uma vida digna para os indígenas e evangelizá-los sem uso de força, a partir do bom exemplo. Os métodos empregados são oriundos da crítica literária, especialmente a filologia, bem como da exegese textual. A utopia é entendida como projeto político-social concreto e não como mera literatura ou crítica social.<hr/>Abstract This paper presents the interpretation of Thomas More's Utopia written by Vasco de Quiroga in his treatise entitled Información en derecho (1535). Quiroga fought against slavery and proposed the creation of villages inspired by More's work as a solution to the problems of Spanish colonization in America. His objectives were to guarantee a dignified life for the natives and to evangelize them without using force, from the good example. The methods used come from literary criticism, especially philology, as well as textual exegesis. Utopia is understood as a concrete social-political project and not as mere literature or social criticism.<hr/>Resumen Este artículo presenta la interpretación de la Utopía de Tomás Moro hecha por Vasco de Quiroga en su tratado intitulado Información en derecho (1535). Quiroga luchó contra la esclavitud y propuso la creación de pueblos inspirados en la obra de Moro como solución a los problemas de la colonización española en América. Sus objetivos eran garantizar una vida digna para los indígenas y evangelizarlos sin uso de fuerza, a partir del buen ejemplo. Los métodos empleados proceden de la crítica literaria, especialmente la filología, así como la exégesis textual. La utopía es entendida como proyecto político-social concreto y no como mera literatura o crítica social. <![CDATA[History, romance and the "philosophical narrative" in the British Enlightenment]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300555&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo articula alguns argumentos relativos à função das narrativas historiográfica e romanesca no século XVIII. Sugere-se que elas compartilhavam alguns elementos-chave - notadamente, um mesmo propósito pedagógico-civilizador e um conjunto de dispositivos retóricos comuns - que conformavam o que se poderia chamar de "narrativa filosófica". Seguindo essa premissa, toma-se o "iluminismo britânico" - entendido como um programa político-social letrado, matriz para a produção e a circulação de textos de caráter historiográfico, ensaístico e romanesco no século XVIII - como base para um exame do contexto letrado setecentista e de textos de autores contemporâneos como David Hume e Henry Fielding.<hr/>Abstract This article articulates some arguments concerning the function of historiographical and novelistic narratives in the eighteenth century. It suggests that they shared some key elements - namely a pedagogical-civilizing purpose and a set of common rhetorical devices - that shaped what could be called "philosophical narrative". Following this assumption, the "British Enlightenment" - understood as a literary, political and social program and a matrix for the production and circulation of historiographical, essayistic and novelistic texts in the 1700s - is used as a basis for examining the eighteenth century literary context and contemporary authors such as David Hume and Henry Fielding.<hr/>Resumen Este artículo desarrolla algunos argumentos sobre la función de las narraciones historiográficas y novelísticas en el siglo XVIII. Se sugiere que estas compartian algunos elementos-clave - notablemente, un propósito pedagógico-civilizador y un conjunto de dispositivos retóricos comunes - que conformaban lo que podría llamarse "narrativa filosófica". Siguiendo esta premisa, la "Ilustración Británica" - entendida como un programa político-social literario, una matriz para la producción y circulación de textos de carácter historiográfico, ensayístico y novelístico en el siglo XVIII - es utilizada como base para un examen del contexto literario del siglo XVIII y de autores contemporáneos como David Hume y Henry Fielding. <![CDATA[José de Alencar and the clashes around literary property in Rio de Janeiro (1856-1875)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300573&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisa as discussões no parlamento imperial de três projetos de lei destinados a proteger a propriedade literária no Brasil. Em comum, os projetos enfatizavam a importância da literatura dramática para os autores, a qual, contraditoriamente, convertera-se em fonte de lucros para empresários teatrais e editores. Destaca-se o projeto apresentado pelo deputado, jurista e romancista José de Alencar em 1875. A partir do episódio envolvendo a adaptação de seu romance O Guarani para os palcos, Alencar formulou as bases de uma legislação que visava reconhecer a propriedade literária como expressão do trabalho intelectual materializado no impresso.<hr/>Abstract The paper analyzes the Brazilian imperial parliament discussion on three bills designed to protect literary property. The projects emphasized the importance for the authors of their theater plays, which, in contradiction, became a source of profits for theater entrepreneurs and publishers. The analysis underlines the project presented by the congressman, jurist and novelist José de Alencar in 1875. From the adaptation of his novel O Guarani to be played on stage, Alencar framed a legislation in order to recognize literary property as an expression of intellectual labor materialized by the press.<hr/>Resumen El artículo analiza las discusiones en el parlamento imperial de tres proyectos de ley destinados a proteger la propiedad literaria en Brasil. En común, los proyectos enfatizan la importancia para los autores de la literatura dramática, que, contradictoriamente, se convertía en fuente de beneficios para empresarios teatrales y editores. En este sentido, se destaca el proyecto presentado por el diputado, jurista y novelista José de Alencar en 1875. A partir de la adaptación de su novela El Guaraní para los escenarios, Alencar formuló las bases de una legislación que pretendía reconocer la propiedad literaria como expresión del trabajo intelectual materializado en el impreso. <![CDATA[Traces of the Black Swan: Lino Guedes, a black writer on the newspapers (1913-1969)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300597&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Discuto, neste artigo, aspectos da trajetória de ativismo intelectual e literário do escritor negro paulista Lino Guedes. Baseado em fontes de jornais e no mapeamento inicial de sua produção literária, busco entender como o autor figurou no debate público sobre o negro em São Paulo no pós-Abolição. Dada a pouca produção analítica específica sobre Guedes e o desconhecimento das condições sociais e intelectuais em que ele se fez possível, a pesquisa tentou reconstruir contextos sociais e intelectuais em que ele se inseriu. Espera-se contribuir para o debate sobre o protagonismo de intelectuais negros na cena pública no início do século XX em São Paulo.<hr/>Abstract In this article, I discuss aspects of the intellectual and literary activism of a black writer called Lino Guedes, born in the state of São Paulo. Based on sources from newspapers and on the initial mapping of his literary production, I try to explain how this author has figured in the public debate about black people in São Paulo in the post-Abolition period. In view of the limited analytical production about Lino Guedes as well as the lack of information about the social and intellectual conditions that made his work possible, this research tries to reconstruct the social and intellectual contexts in which he was inserted. I hope to contribute to the debate on the role played by black intellectuals in the public life in the early twentieth century in São Paulo.<hr/>Resumen En este artículo busco discutir los aspectos de la trayectoria del activismo intelectual y literario de un escritor negro llamado Lino Guedes, nacido en el estado de São Paulo. Con base en fuentes de periódicos y en la cartografía inicial de su producción literaria, trato de explicar la manera en que este autor ha figurado en el debate público sobre los negros tras la abolición de la esclavitud en São Paulo. Sin embargo, es necesario reconocer la escasa producción analítica sobre Lino Guedes, así como la falta de conocimiento sobre las condiciones sociales e intelectuales que hicieron posible su trabajo. Esta investigación es, pues, un intento de reconstruir los contextos sociales e intelectuales en los que estuvo inmerso Guedes. Espero poder contribuir al debate acerca del protagonismo de los intelectuales negros en la vida pública de principios del siglo XX en São Paulo. <![CDATA[Cassiano Ricardo and <em>Martim Cererê</em>: a poem in transformation (1927-1936)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300623&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo No presente artigo apresentaremos os resultados de uma análise comparativa entre as seis primeiras versões do poema Martim Cererê, publicado pela primeira vez em 1927 por Cassiano Ricardo. A partir dessa análise, foi possível demonstrar as alterações realizadas pelo autor e como essas modificações não derivam apenas de revisões estéticas ou gramaticais, mas apresentam nuances das tensões políticas que permeavam o campo intelectual no qual Cassiano Ricardo interagia.<hr/>Abstract This article shows the results of a comparative analysis of the six first versions of the poem Martim Cererê, which was published for the first time in 1927 by Cassiano Ricardo. This analysis reveals the changes made by the author and how they did not just derive from esthetical or grammatical revisions, but also present nuances from political tensions that pervaded the intellectual scene in which Cassiano Ricardo acted.<hr/>Resumen En el presente artículo presentamos los resultados de un análisis comparativo de las seis primeras versiones del poema Martim Cererê publicado por la primera vez en 1927 por Cassiano Ricardo. A partir de ese análisis, fue posible demonstrar las alteraciones realizadas por el autor, y como esas modificaciones no derivan solamente de revisiones estéticas o gramaticales, sino que presentan matices de las tensiones políticas que permeaban el campo intelectual en que Cassiano Ricardo trabajaba. <![CDATA[War and Peace in "Pierre Menard, author of the Quixote", by Jorge Luis Borges]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300643&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo propõe uma leitura de "Pierre Menard, autor do Quixote", conto publicado pelo escritor argentino Jorge Luis Borges em 1939, como uma sátira de hábitos e práticas de círculos literários franceses no momento que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Com a análise de matérias jornalísticas, resenhas e outros escritos do autor, seu comportamento diante da conjuntura política europeia do período é reconsiderado, conferindo ênfase a aspectos antes negligenciados pela crítica. Assim, as referências internas do conto são articuladas em uma chave interpretativa que pressupõe o debate sobre a guerra e a paz entre intelectuais da década de 1930.<hr/>Abstract The article proposes an interpretation of "Pierre Menard, author of the Quixote", the short story published by the Argentine writer Jorge Luis Borges in 1939, as a satire of habits and practices of French literary circles in the eve of the Second World War. With the analysis of newspaper stories, reviews and other writings of Borges, his positions on the European political scenario are reconsidered, with emphasis on aspects usually neglected by his commentators. Thus, the short story's internal references are articulated on an interpretative basis that presupposes the debate on war and peace between intellectuals of the 1930s.<hr/>Resumen El artículo propone un análisis de "Pierre Menard, autor del Quijote", cuento publicado por el escritor argentino Jorge Luis Borges en 1939, como una sátira de hábitos y prácticas de los círculos literarios franceses en vísperas de la Segunda Guerra Mundial. Con el recurso a piezas periodísticas, reseñas y otros escritos de Borges, sus posturas relacionadas con el escenario político europeo son replanteadas, con énfasis en aspectos descuidados por sus críticos. Así, las referencias internas del cuento se articulan en una clave interpretativa que presupone el debate sobre guerra y paz en los diálogos intelectuales de los años treinta. <![CDATA[Fiction and politics during wartime: the North-American translation project for the Brazilian literature (1943-1947)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300661&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é analisar os projetos do Office of the Coordinator of Inter-American Affairs e seus colaboradores para a tradução da narrativa de ficção brasileira para o inglês no período de 1943 a 1947. Demonstrarei que esse projeto tinha um caráter pedagógico e produziu uma representação de Brasil agrário e atrasado em contraste com os Estados Unidos industrializados e modernos. Para fazê-lo, analisei os documentos do Departamento de Estado dos EUA, da American Library Association, do American Council of Learned Society e do arquivo pessoal de um dos tradutores participantes do projeto, Dudley Poore.<hr/>Abstract This article analyses the translation project of Brazilian novels in the United States between 1943 and 1947 devised by the Office of the Coordinator of Inter-American Affairs. I will demonstrate that the project's pedagogical purpose foregrounded the representation of an agrarian and backward Brazil, which contrasted with the industrialised and modern United States. In order to do it analyse documents of the US State Department, the American Library Association and the American Council of Learned Society, and the personal papers of Dudley Poore, one of the translators who worked in the project.<hr/>Resumen El objetivo de este artículo es analizar los proyectos del Office of the Coordinator of Inter-American Affairs y sus colaboradores para la traducción para el inglés de la narrativa de ficción brasileña durante el período entre 1943 y 1947. Demostraré que ese proyecto tenía un carácter pedagógico y produjo una representación de Brasil agrario y atrasado en contraste con los Estados Unidos industrializado y moderno. Para hacerlo, analicé los documentos del Departamento de Estado de los EUA, de la American Library Association y del American Council of Learned Society, y el archivo personal de uno de los traductores participantes del proyecto, Dudley Poore. <![CDATA[The construction of the writer João Antônio]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300681&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A "persona" do escritor e jornalista João Antônio resulta de um processo de construção social. Trato aqui da edificação de sua imagem em três momentos. No primeiro, abordo a socialização primária e secundária em sua obra. No tocante à socialização primária considero as referências do ambiente familiar, e com relação à socialização secundária analiso as influências do ambiente profissional. No segundo momento, discorro sobre a construção do "nome próprio" do escritor nos mercados profissionais literário e jornalístico entre 1960 e 1990. Por fim, descrevo a continuidade da construção de sua imagem após a institucionalização de seu arquivo pessoal.<hr/>Abstract The "persona" of the writer and journalist João Antônio results from a social construction process. I present here the formation of the writer's image at three moments. At the first one I expose the primary and secondary socialization in the writer's work. Regarding the primary socialization I consider references to the family environment, and regarding the secondary one I analyze the influences of the professional environment. At the second moment, I discuss the construction of the writer's "proper name" in the literary and journalistic professional markets between 1960 and 1990. Finally, I describe the continuity of the construction of the writer's image after the institutionalization of his personal archive.<hr/>Resumen La "persona" del escritor e periodista João Antônio es el resultado de um proceso de construcción social. Trabajo la edificación de la imagen del escritor em tres momentos. En el primero abordo la socialización primaria y secundaria en su obra. Sobre la socialización primaria, considero referencias del ambiente familiar y, en relación a la socialialización secundaria, analizo las influencias del ambiente profesional. En un segundo momento trabajo la construcción del "nombre propio" del escritor en los mercados profesionales literario e periodístico, entre 1960 y 1990. Finalmente describo la continuidad de la construcción de la imagen del escritor posteriormente a la institucionalización de su archivo personal. <![CDATA[<em>Tentativas de mitologia</em> (1979), self-writing and memory by Sérgio Buarque de Holanda]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300701&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem por propósito situar Tentativas de Mitologia (1979), último livro publicado em vida por Sérgio Buarque de Holanda, como peça central de uma escrita de si do autor, espécie de autobiografia intelectual. Antologia de antigos textos de crítica historiográfica e literária, introduzida por um ensaio autocompreensivo, Tentativas de Mitologia lhe valeu a consagração da trajetória com importantes premiações em 1980. Considero, em favor de tal interpretação, além da instância prefacial, o teor da seleta, a unidade do volume e os sentidos impressos na recepção e premiação do livro, visto entre rememoração e comemoração de toda uma obra.<hr/>Abstract This article is intended to situate Tentativas de Mitologia (1979) by Sérgio Buarque de Holanda as a central piece in the author's self-writing, a kind of intellectual autobiography. An anthology of old texts of literary and historiographic criticism, introduced by a self-understanding essay, Tentativas de Mitologia brought the author the recognition of his trajectory with important awards in 1980. To ensure this interpretation, I take into consideration, besides the preface, the content of the anthology, the unity of the volume and the meanings inscribed in the reception and the awards given to the book, which is seen as a remembrance and celebration of an entire work collection.<hr/>Resumen El presente artículo tiene como propósito ubicar Tentativas de Mitologia (1979), último libro de Sergio Buarque de Holanda publicado en vida, como pieza central de una escritura de sí en su obra, considerándola una autobiografía intelectual. Antología de textos de crítica historiográfica y literaria, y siendo introducida por un ensayo de auto-comprensión, Tentativas de Mitologia representa su consagración. Para apoyar esta interpretación se considerará, no sólo la instancia prefacial, sino también la unidad del volumen y los sentidos contenidos en la recepción y la premiación del libro, comprendido entre la rememoración y la conmemoración de toda una trayectoria. <![CDATA[History, literature and Brazilian dictatorship: historiography and fictions in the context of the fiftieth anniversary of the 1964 coup]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300721&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo objetiva refletir sobre a relação entre história e literatura a partir da análise de romances que abordam a ditadura militar brasileira, publicados no Brasil no contexto do cinquentenário do golpe de 1964. Busca-se analisar de que maneira essas narrativas literárias, quando colocadas em diálogo com pesquisas acadêmicas recentes, contribuem para uma compreensão mais complexa e multifacetada de diferentes aspectos da ditadura militar, como a luta armada, o apoio de setores da sociedade civil na sustentação ao regime, o exílio e o cotidiano durante aquele período.<hr/>Abstract This article discusses the relationship between history and literature based on the analysis of novels that address the Brazilian military dictatorship, published in Brazil in the context of the fiftieth anniversary of the 1964 coup. It analyzes how these literary narratives, combined with recent academic research, contribute to a more complex and multifaceted understanding of different aspects of the military dictatorship, such as armed combat, the support of sectors of the civil society to the regime, the exile, and the daily life during that period.<hr/>Resumen Este artículo objetiva reflexionar sobre la relación entre historia y literatura a partir del análisis de romances que abordan la dictadura militar brasileña, publicados en Brasil en el contexto del cincuentenario del golpe de 1964. Se busca analizar de qué manera esas narraciones literarias, cuando se ponen en diálogo con investigaciones académicas recientes, contribuyen a una comprensión más compleja y multifacética de diferentes aspectos de la dictadura militar, como la lucha armada, el apoyo de sectores de la sociedad civil en la sustentación al régimen, el exilio y el cotidiano durante ese período. <![CDATA[From texts to readers: Literary criticism, sociology of practice and cultural history]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300741&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This essay is devoted to two questions. Firstly, it analyzes how reading was conceived by literary criticism, sociology of practices, and cultural history in the end of the twentieth century. What is at stake here is the conceptualization of the relationship between the text and the reader and the process through which meaning is constructed. Secondly, it recalls some fundamental questions raised by the history of reading, not for their own sake but because they can suggest some approaches for the analysis of reading practices in modern times.<hr/>Resumo O presente ensaio se debruça sobre duas questões. Primeiramente, analisa-se como o ato de ler foi concebido pela crítica literária, sociologia da prática e história da cultura no final do século XX. O que está em jogo aqui é a conceituação da relação entre texto e leitor e o processo pelo qual se constrói o sentido. Em segundo lugar, o artigo discute algumas questões fundamentais suscitadas pela história da leitura, não pelas questões em si, mas porque elas podem sugerir algumas abordagens para a análise das práticas de leitura nos tempos modernos.<hr/>Resumen Este ensayo estará dedicado a dos cuestiones. En primer lugar, quisiera analizar la manera en que la lectura fue concebida por la crítica literaria, la sociología de las prácticas y la historia cultural a finales del siglo XX. Lo que estaba en juego aquí era la conceptualización de la relación entre el texto y el lector y el proceso a través del cual se construye el significado. En segundo lugar, me gustaría recordar algunas cuestiones fundamentales planteadas por la historia de la lectura, no por sí mismas, sino porque pueden sugerir algunos enfoques para el análisis de las prácticas de lectura en los tiempos modernos. <![CDATA[Interview with Heloísa Starling]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862017000300757&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract This essay is devoted to two questions. Firstly, it analyzes how reading was conceived by literary criticism, sociology of practices, and cultural history in the end of the twentieth century. What is at stake here is the conceptualization of the relationship between the text and the reader and the process through which meaning is constructed. Secondly, it recalls some fundamental questions raised by the history of reading, not for their own sake but because they can suggest some approaches for the analysis of reading practices in modern times.<hr/>Resumo O presente ensaio se debruça sobre duas questões. Primeiramente, analisa-se como o ato de ler foi concebido pela crítica literária, sociologia da prática e história da cultura no final do século XX. O que está em jogo aqui é a conceituação da relação entre texto e leitor e o processo pelo qual se constrói o sentido. Em segundo lugar, o artigo discute algumas questões fundamentais suscitadas pela história da leitura, não pelas questões em si, mas porque elas podem sugerir algumas abordagens para a análise das práticas de leitura nos tempos modernos.<hr/>Resumen Este ensayo estará dedicado a dos cuestiones. En primer lugar, quisiera analizar la manera en que la lectura fue concebida por la crítica literaria, la sociología de las prácticas y la historia cultural a finales del siglo XX. Lo que estaba en juego aquí era la conceptualización de la relación entre el texto y el lector y el proceso a través del cual se construye el significado. En segundo lugar, me gustaría recordar algunas cuestiones fundamentales planteadas por la historia de la lectura, no por sí mismas, sino porque pueden sugerir algunos enfoques para el análisis de las prácticas de lectura en los tiempos modernos.