Scielo RSS <![CDATA[Estudos Históricos (Rio de Janeiro)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-218620200003&lang=es vol. 33 num. 71 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Revolución de 1930]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300445&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La indulgencia hacia Vargas: los discursos de la historia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300448&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo analisa correntes historiográficas que se debruçaram sobre os anos Vargas. Seu ponto de partida é o de que análises estruturais advindas fundamentalmente das Ciências Sociais acabaram por desenvolver uma visão leniente sobre esse período da história. Perspectivas críticas a essas interpretações contrapuseram-se às teorias da modernização e sua sucedânea teoria da dependência, e questionaram, do ponto de vista teórico, a precedência da questão social como questão política. Mudanças de paradigmas de análise cruzaram as fronteiras dos limites nacionais, do etnocentrismo e da visão regional de história, da dependência e das disputas palacianas das elites políticas.<hr/>Abstract This paper analyzes different historiographical perspectives focused on the Vargas’ regime. Its starting point is that structural analyses derived mainly from the Social Sciences ended up developing a lenient view of this historical period. Critical analyses of these interpretations were opposed to the modernization theories, and its successive dependency theory, questioned, from a theoretical point of view, the precedence of the social question as a political issue. The changes that those new paradigms brought to historiography crossed the limits of national boundaries, ethnocentrism, and the regional view of history, dependence and the disputes of political elites.<hr/>Resumen Este artículo analiza las corrientes historiográficas que se han centrado en los años Vargas. Su punto de partida es que los análisis estructurales derivados principalmente de las Ciencias Sociales terminaron desarrollando una visión indulgente de este período de la historia. Análisis críticos de estas interpretaciones se opusieron a las teorías de la modernización, y su sucesiva teoría de la dependencia, y cuestionaron, desde un punto de vista teórico, la precedencia del problema social como un problema político. Los cambios en los paradigmas de análisis cruzaron los límites de las fronteras nacionales, del etnocentrismo y de la visión regional de la historia, de la dependencia y de las disputas palaciegas de las élites políticas. <![CDATA[Contra el liberalismo y el comunismo: una democracia autoritaria]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300469&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO Tratamos dos primeiros 15 anos do governo Vargas, de sua legislação trabalhista e de sua atitude diante da valorização do trabalho e do trabalhador. A partir da análise das lutas do movimento operário, da pesquisa em jornais, programas e documentos de Vargas, verificam-se seus objetivos: o de elaborar uma legislação trabalhista, que contempla e submete os trabalhadores; o de forçar os empresários a respeitarem tal legislação, tendo como objetivo obter paz social, a verdadeira democracia, que só poderia ser mantida pondo fim ao liberalismo e governando por meio do centralismo autoritário, a que chamava de democracia autoritária.<hr/>ABSTRACT We deal with the first 15 years of the Vargas government, its labor legislation and attitude toward the valorization of work and workers. From the analysis of the struggles of the workers' movement, from the research in their newspapers and programs and from Vargas documents, its objectives are verified: that of drafting labor legislation, which contemplates and submits workers; to force businessmen to respect such legislation, aims to achieve social peace, true democracy, which could only be maintained by putting an end to liberalism and governing through authoritarian centralism, which he called authoritarian democracy.<hr/>RESUMEN Nos ocupamos de los primeros 15 años del gobierno Vargas, de su legislación laboral y de su actitud hacia la valorización del trabajo y del trabajador. A partir del análisis de las luchas del movimiento obrero, del examen de su prensa, de sus documentos programáticos y de documentos de Vargas, vemos que sus objetivos consisten en: redactar la legislación laboral, que contempla y presenta a los trabajadores; obligar a los empresarios a respetar dicha legislación, con la finalidad de imponer la paz social, “la verdadera democracia”, que solo podría mantenerse poniendo fin al liberalismo y gobernando a través del centralismo autoritario, a lo que denominaba democracia autoritaria. <![CDATA[El Reino social de Cristo y la Constitución orgánica de la nación: desde las encíclicas de León XIII hasta el pensamiento católico brasileño de inicio de los años treinta]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300489&lng=es&nrm=iso&tlng=es RESUMO O artigo apresenta a estratégia e a doutrina da Igreja Católica para a construção do reino social de Cristo no pontificado de Leão XIII e no de Pio XI. O objetivo é oferecer o contexto institucional e as condições políticas dos argumentos de Alceu Amoroso Lima em prol de uma constituição orgânica da nação, projeto que orientou as demandas dos católicos brasileiros na Assembleia Constituinte de 1933-34. A pesquisa utilizou fontes bibliográfica e documental, e foi realizada análise contextual e conceitual dos materiais trabalhados.<hr/>ABSTRACT The article talks about the Catholic Church’s strategy and doctrine to build Christ’s Social Kingdom during the pontificates of Leon XIII and Pius XI. The aim is to offer a political context for Alceu Amoroso Lima’s arguments in favor of a Nation’s Organic Constitution, the project that guided Brazilian Catholics’ demands in the 1933-4 Constituent Assembly. The research used bibliographical and documental sources, in addition to a contextual and conceptual analysis of the material researched.<hr/>RESUMEN El articulo presenta la estrategia y la doctrina de la Iglesia Católica para la construcción del reino social de Cristo en el pontificado de León XIII y de Pio XI. El objetivo es ofrecer el contexto institucional y las condiciones políticas de los argumentos de Alceu Amoroso Lima a favor de una Constitución Orgánica de la Nación, un proyecto que orientó las demandas de los católicos brasileños en la Asamblea Constituyente de 1933-4. La investigación utilizó fuentes bibliográficas y documentales, y fue realizado un análisis contextual y conceptual de los materiales trabajados. <![CDATA[Revolución de las políticas públicas: la institucionalización de los cambios en la economía brasileña, de 1930 a 1945]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300511&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa os legados da Revolução de 1930 por um novo ângulo: o das políticas públicas. Para tanto, estabelece um recorte sobre as políticas econômicas lançadas desde 1930, evidenciando o fio de Ariadne dessas transformações. A metodologia combina, de forma inédita, história serial e análise com foco em políticas públicas, tendo como fonte básica os decretos presidenciais, buscando impressões digitais do presidente nessas mudanças. Conclui-se que mudanças mais significativas só ganharam impulso na virada para os anos 1940, a ponto não só de reorientar a política econômica, mas de se criar uma nova economia política.<hr/>Abstract The article analyzes the legacies of the 1930’s Revolution from a new angle: that of public policies. To this purpose, it establishes an outline of the economic policies launched since 1930, showing the Ariadne’s thread of these transformations. The methodology combines, in an unprecedented way, serial history, and policy-focused analysis, having presidential executive orders as the basic source to look for fingerprints of the president in these changes. We conclude that more significant changes only gained momentum at the turn of the 1940s, to the point not only of reorienting economic policy, but of creating a new political economy.<hr/>Resumen El artículo analiza los legados de la Revolución de 1930 desde un nuevo ángulo: el de las políticas públicas. Con este fin, establece un recorte de las políticas económicas lanzadas desde 1930, mostrando el hilo de Ariadne de estas transformaciones. La metodología combina, de una manera sin precedentes, la historia serial y el análisis con foco en las políticas públicas. Los decretos presidenciales son la fuente básica para buscar huellas dactilares del presidente en estos cambios. Llegamos a la conclusión de que los cambios más significativos solo cobraron impulso a fines de la década de 1940, hasta el punto no solo de redireccionar la política económica, sino de crear una nueva economía política. <![CDATA[La ciudadanía regulada y el periodo Vargas: la interpretación de Wanderley Guilherme dos Santos y su fortuna crítica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300539&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Pretende-se avaliar a fortuna crítica do conceito de cidadania regulada, formulado por Wanderley Guilherme dos Santos, no intuito de apontar como esse se tornou categoria central nos esforços do pensamento político brasileiro em entender a ordem política e social posterior à Revolução de 1930. Por um lado, esse conceito permitiu identificar algumas ambiguidades da chamada Era Vargas e continuidades e rupturas entre esse período e a ditadura militar (1964-85), além de dilemas e possibilidades da redemocratização do Brasil, por outro, tendeu a idealizar certos casos nacionais de modernização, quando comparados aos países de modernização mais tardia.<hr/>Abstract It is intended here to evaluate the critical fortune of the concept of regulated citizenship, formulated by Wanderley Guilherme dos Santos, in order to point out how this became a central category in the efforts of Brazilian political thought in understanding the political and social order after the Revolution 1930. On the one hand, this concept allowed to identify some ambiguities of the so-called Vargas Era and continuities and ruptures between that period and the military dictatorship (1964-85), in addition to dilemmas and possibilities for the redemocratization of Brazil, although, on the other hand, it tends to idealize certain national cases of modernization, when compared to countries of later modernization.<hr/>Resumen Se pretende aquí evaluar la fortuna crítica del concepto de ciudadanía regulada, formulado por Wanderley Guilherme dos Santos, con el fin de señalar cómo éste se convirtió en una categoría central en los esfuerzos del pensamiento político brasileño por comprender el orden político y social posterior a la Revolución de 1930. Por un lado, este concepto permitió identificar algunas ambigüedades de la llamada Era Vargas y continuidades y rupturas entre ese período y la dictadura militar (1964-85), además de dilemas y posibilidades para la redemocratización de Brasil, aunque, por otro, tiende tendió a idealizar ciertos casos nacionales de modernización, en comparación con países de modernización posterior. <![CDATA[Alberto Pasqualini y Getúlio Vargas: revisitando interpretaciones]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300559&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objeto deste artigo se centra nas relações políticas entre Alberto Pasqualini e Getúlio Vargas, com o objetivo de rediscutir interpretações relativas ao Partido Trabalhista Brasileiro baseadas na dicotomia existente entre a ala doutrinária e a ala pragmática, então personificadas nas figuras de Pasqualini e Vargas. Com base no cruzamento e na análise de fontes primárias (correspondências e jornais), o presente artigo percorre o histórico de aproximações e afastamentos entre ambos. A análise inicia-se nos anos precedentes ao Estado Novo e passa a examinar a atuação de Pasqualini na candidatura de Vargas às eleições de 1950, com vistas a superar a chave explicativa que resumia sua atuação ao papel de doutrinador, em oposição ao pragmatismo político de Vargas.<hr/>Abstract The focus of this study is the political relationships between Alberto Pasqualini and Getúlio Vargas, with which I seek to (re)discuss interpretations regarding the Brazilian Labor Party (Partido Trabalhista Brasileiro) based on the dichotomy between the doctrinaire and the pragmatic wings respectively represented by Pasqualini and Vargas. By cross-referencing and analysis of primary sources (such as correspondence and newspapers), this article walks through the history of approximations and distancing between the two individuals. Said analysis starts in the previous years of the New State Order (Estado Novo), to then turn to examine the role played by Pasqualini in the candidacy of Vargas during the 1950’s election, seeking to overcome the traditional explanation that reduced his performance to the role of indoctrinator, in opposition to the political pragmatism of Vargas.<hr/>Resumen Son objeto de este artículo las relaciones políticas entre Alberto Pasqualini y Getúlio Vargas, con el objetivo de rediscutir interpretaciones sobre el Partido Laborista Brasileño basadas en la dicotomía entre el ala doctrinaria y el ala pragmática que se personificaban en las figuras de Pasqualini y Vargas. A partir del cruce y análisis de fuentes primarias (correspondencia y periódicos), se desglosa el histórico de aproximaciones y alejamientos entre ambos actores. Dicho análisis se inicia en los años anteriores al Estado Novo, pasando a examinar la actuación que tuvo Pasqualini en la candidatura de Vargas en las elecciones de 1950, con el objetivo de superar la tradicional explicación que reducía dicha actuación al papel del adoctrinador, en contraposición al pragmatismo político de Vargas. <![CDATA[Los insurgentes queman la ciudad de Bahia. El motín de tranvía y la Revolución de Octubre de 1930]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300579&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A partir da análise do Quebra Bondes, protesto ocorrido em 4 de outubro de 1930 contra as companhias Linha Circular e Energia Elétrica, firmas encarregadas dos bondes, elevadores, planos inclinados, eletricidade e telefonia de Salvador, o artigo questiona a costumeira representação da elite baiana de placidez social ou controle da população durante o processo “mudancista” - “outubrista” - em 1930. Nossa intenção estratégica é integrar a pesquisa sobre a Bahia na macronarrativa histórica com termos distantes das perspectivas que a enquadram como um lugar atrasado ou marginal no processo político brasileiro. Para nós, a Bahia aparece muito e desde o começo da Revolução de 30. Legalista no início, o estado aderiu aos vitoriosos (sem resistir). Neste artigo, a Bahia, contudo, não é vira-casaca: é, antes, lugar atravessado pela possibilidade da ação popular direta, pela presença de sertanejos armados por seus patrões, pela conspiração civil e militar e, por fim, pelas forças oligárquicas aliadas a São Paulo. Em particular, o artigo aponta para a força popular no enfrentamento de obstáculos reais, tanto as hierarquias sociais quanto as distâncias existentes entre os pontos da cidade onde agiram os insurgentes. Examina como o quebra-quebra foi percebido em termos raciais e não teve sua paternidade reivindicada por nenhuma força operante no movimento revolucionário, talvez porque tenha projetado sobre a antiga capital do Brasil a caraça de malvadezas do bicho-papão da horda negra.<hr/>Abstract Based on the analysis of a streetcar riot that took place on October 4, 1930 against the Companhia Linha Circular ande Energia Elétrica, both firms in charge of trams, elevators, inclined planes, electricity and telephony in Salvador, the article examines the usual representation of the Bahian elite of social placidity or control over the population during the October Revolution of 1930. Our strategic intention is to integrate the research on Bahia into macro historical account in terms that differ from the perspectives that frame it as a backward or marginal place in the Brazilian political process. For us, Bahia appears a lot and since the beginning of the revolution. Legalist in the beginning, the state has joined the victorial rebels without resisting. In this article, Bahia, however, is not a turncoat: it is rather a place fractured by the possibility of direct popular action, by the presence of men armed by their bosses, by the civil and military conspiracy and, finally, by the oligarchic forces allied to São Paulo. In particular, the article points to the popular force facing real obstacles, either the social hierarchies or the existing distances between the areas the city where the insurgents acted. It examines how the riot was perceived in racial terms and why its authorship was not claimed by any operating force in the revolutionary movement.<hr/>Resumen A partir del análisis del “rompe-tranvías”, protesta que tuvo lugar el 4 de octubre de 1930 contra las compañías Linha Circular e Energia Elétrica, empresas encargadas de los tranvías, ascensores, planos inclinados, electricidad y telefonía en Salvador, el artículo cuestiona la representación habitual de la placidez social o el control de la población durante el proceso revolucionario en 1930. Nuestra intención estratégica es integrar la investigación sobre Bahía en la macronarrativa histórica en términos muy alejados de las perspectivas que la enmarcan como un lugar atrasado o marginal en el proceso político brasileño. Para nosotros, Bahía aparece mucho y desde el comienzo de la Revolución de 1930. Legalista al principio, se ha unido a los rebeldes vencedores sin resistir. En este artículo, Bahia no es un traidor: es más bien un lugar atravesado por la posibilidad de la acción popular directa, por la presencia de peones armados por sus jefes, por la conspiración civil y militar y, finalmente, por las fuerzas oligárquicas aliadas a São Paulo. En particular, el artículo señala la fuerza popular para enfrentar los obstáculos reales, tanto las jerarquías sociales como las distancias existentes entre los puntos de la ciudad donde actuaron los insurgentes. Examina cómo se percibía el motín en términos raciales sin su paternidad reclamada por fuerza revolucionaria ninguna. <![CDATA[El Código Electoral de 1932 y las elecciones de la Era Vargas: ¿un paso hacia la democracia?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300600&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Como interpretar o Código Eleitoral de 1932? Ele introduziu medidas consideradas fundamentais para ampliar a participação política e viabilizar a eleição das oposições, adotando voto secreto, representação proporcional, voto feminino, voto obrigatório e Justiça Eleitoral. A literatura costuma apontar o Código como um progresso das instituições brasileiras rumo à democracia. Esse artigo propõe uma interpretação alternativa. Analisando o contexto da concepção dessas regras e o impacto delas nas eleições de 1933 e 1934, argumentamos que o Código Eleitoral de 1932 atendeu aos interesses do governo autoritário que buscava legitimar a Revolução de 1930 nas urnas.<hr/>Abstract How to interpret the Brazilian Electoral Code of 1932? It introduced measures considered fundamental to expand political participation and adopted the secret vote, proportional representation, women’s suffrage, mandatory voting, besides creating an Electoral Court. The literature usually points to the Code as a progress made by Brazilian institutions toward democracy. This article proposes an alternative interpretation. Analyzing the context behind the design of these rules and their impact on the 1933 and 1934 elections, we argue that the 1932 Electoral Code served the interests of the authoritarian government that sought to legitimize the 1930 Revolution at the box office.<hr/>Resumen ¿Cómo interpretar el Código Electoral de 1932? Este código introdujo medidas consideradas fundamentales para expandir la participación política y permitir la elección de oposiciones, adoptando el voto secreto, la representación proporcional, el voto femenino, el voto obligatorio y la Justicia Electoral. La literatura generalmente apunta al Código como un progreso realizado por las instituciones brasileñas hacia la democracia. Este artículo propone una interpretación alternativa. Analizando el contexto del diseño de estas reglas y su impacto en las elecciones de 1933 y 1934, argumentamos que el Código Electoral de 1932 sirvió a los intereses del gobierno autoritario que buscó legitimar la Revolución de 1930 en las urnas. <![CDATA[De las armas a las urnas: la participación de los coroneles de Bahía en la Revolución de 1930]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300624&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo discute a participação dos coronéis do interior da Bahia na Revolução de 1930, desde a campanha da Aliança Liberal até a centralização do poder federal no estado, sob o governo de Juraci Magalhães, no ano de 1933. Com base na análise de cartas, telegramas e jornais da época, demonstra-se como esses homens do interior, que antes conduziam com armas sua atuação política, na Primeira República, passaram a utilizar as urnas após a vitória do movimento revolucionário de outubro de 1930, num constante processo de acomodação política que marcou o governo Vargas na Bahia.<hr/>Abstract This paper discusses the role of colonels from the inland cities of Bahia in the Revolution of 1930, from the Liberal Alliance campaign to the centralization of federal power in the state, ruled by Juraci Magalhães, in 1933. Based on the analysis of letters, telegrams, and newspapers of the time, it demonstrates how these men from the countryside went from using guns, in the First Republic, to ballot boxes after the success of the revolutionary movement of October 1930, showing the constant process of political accommodation that characterized the Vargas government in Bahia.<hr/>Resumen Este artículo analiza la participación de coroneles en el interior de Bahía en la Revolución de 1930, desde la campaña de la Alianza Liberal hasta la centralización del poder federal en el estado, bajo el gobierno de Juraci Magalhães, en 1933. Basado en el análisis de cartas, telegramas y periódicos de la época, se demuestra cómo la acción política de estos hombres del campo, liderados por las armas, en la Primera República, fue reemplazada por las urnas, tras la victoria del movimiento revolucionario de octubre de 1930, en un proceso constante de acomodación política que marcó al gobierno Vargas en Bahía. <![CDATA[Los años treinta en las memoria y los archivos de Paulo Duarte: una cultura política de oposición a Getúlio Vargas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300644&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo o estudo da atuação política de Paulo Duarte no grupo político de Armando de Salles Oliveira. Priorizaremos seu protagonismo no jogo político regional e nacional nos anos trinta, com destaque para os meses que antecederam o golpe de novembro de 1937. Como se trata de um grupo derrotado, a memória histórica construída acerca dessa experiência ignorou sua especificidade e incorporou-a no discurso homogeneizador e continuísta que conflui e deságua na Era Vargas. É em São Paulo, com o pensamento e ação de Duarte e de seu grupo político, que será desenvolvida com maior expressividade uma cultura política de oposição ao varguismo.<hr/>Abstract This essay aimed to study the political performance of Paulo Duarte, within the political group of Armando de Salles Oliveira. We intended to focus on his role in the regional and national political game in the 1930s, highlighting the months leading up to the November 1937 coup. As it is a defeated group, the historical memory created on this experience has ignored its specificity and incorporated it into the homogenizing and continuous discourse that has come together and flowed into the “Era Vargas”. It is in São Paulo, with the thought and action of Duarte and his political group, that a political culture of opposition to “varguismo” was developed with greater expressiveness.<hr/>Resumen Este artículo tuvo como objetivo estudiar el desempeño político de Paulo Duarte, dentro del grupo político de Armando de Salles Oliveira. Dimos prioridad a su papel en el juego político regional y nacional en los años treinta, destacando los meses previos al golpe de noviembre de 1937. Como es un grupo derrotado, la memoria histórica construida sobre esta experiencia ignoró su especificidad y la incorporó al discurso homogeneizador y continuo que se unió y desemboca en la “Era Vargas”. Es en São Paulo, con el pensamiento y la acción de Duarte y su grupo político, donde se desarrollará con mayor expresividad una cultura política de oposición al “varguismo”. <![CDATA[ERRATA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862020000300667&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem como objetivo o estudo da atuação política de Paulo Duarte no grupo político de Armando de Salles Oliveira. Priorizaremos seu protagonismo no jogo político regional e nacional nos anos trinta, com destaque para os meses que antecederam o golpe de novembro de 1937. Como se trata de um grupo derrotado, a memória histórica construída acerca dessa experiência ignorou sua especificidade e incorporou-a no discurso homogeneizador e continuísta que conflui e deságua na Era Vargas. É em São Paulo, com o pensamento e ação de Duarte e de seu grupo político, que será desenvolvida com maior expressividade uma cultura política de oposição ao varguismo.<hr/>Abstract This essay aimed to study the political performance of Paulo Duarte, within the political group of Armando de Salles Oliveira. We intended to focus on his role in the regional and national political game in the 1930s, highlighting the months leading up to the November 1937 coup. As it is a defeated group, the historical memory created on this experience has ignored its specificity and incorporated it into the homogenizing and continuous discourse that has come together and flowed into the “Era Vargas”. It is in São Paulo, with the thought and action of Duarte and his political group, that a political culture of opposition to “varguismo” was developed with greater expressiveness.<hr/>Resumen Este artículo tuvo como objetivo estudiar el desempeño político de Paulo Duarte, dentro del grupo político de Armando de Salles Oliveira. Dimos prioridad a su papel en el juego político regional y nacional en los años treinta, destacando los meses previos al golpe de noviembre de 1937. Como es un grupo derrotado, la memoria histórica construida sobre esta experiencia ignoró su especificidad y la incorporó al discurso homogeneizador y continuo que se unió y desemboca en la “Era Vargas”. Es en São Paulo, con el pensamiento y la acción de Duarte y su grupo político, donde se desarrollará con mayor expresividad una cultura política de oposición al “varguismo”.