Scielo RSS <![CDATA[Estudos Históricos (Rio de Janeiro)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-218620140002&lang=pt vol. 27 num. 54 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[História pública - Os Editores]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Um imaginário pós-industrial? A popularização do patrimônio industrial no Ruhr e a representação de sua identidade regional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200231&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A representação da identidade regional na região do Ruhr, na Alemanha, assenta-se predominantemente no patrimônio industrial. Desde a década de 1960, ao longo da transição em curso da indústria pesada para um cenário pós-industrial, o Ruhr conheceu um movimento para preservar os objetos históricos associados à sua indústria de carvão e aço. Vindo de baixo, o movimento de defesa do patrimônio industrial tornou-se um fenômeno dominante no Ruhr. O panorama conciso aqui apresentado das mais importantes evoluções históricas do patrimônio industrial no Ruhr cobre 1) as origens do patrimônio industrial, 2) a consagração do patrimônio industrial durante a desindustrialização do Ruhr e 3) as tendências e debates recentes na região.<hr/>The representation of regional identity in Germany's Ruhr region is predominantly based on industrial heritage. Since the 1960s, in the course of its ongoing transition from heavy industry to a postindustrial landscape, the Ruhr has experienced a movement to preserve the historical objects associated with its coal and steel industry. While this had initially been a movement from below, industrial heritage has become a mainstream phenomenom in the Ruhr. This concise overview of the most important developments in the history of industrial heritage in the Ruhr covers 1) the origins of industrial heritage in the Ruhr, 2) the mainstreaming of industrial heritage during the Ruhr's deindustrialization, and 3) the recent developments and controversies in the region.<hr/>Résumé La représentation de l’identité régionale de la région du Ruhr, en Allemagne, repose surtout sur le patrimoine industriel. Depuis les années 1960, au long de la transition de l’industrie lourde vers un paysage post-industriel, le Ruhr a connu un mouvement voué à la préservation des objets historiques associés à son industrie houillère et d’acier. D’abord un mouvement venu d’en bas, la défense du patrimoine industriel est devenue un phénomène dominant au Ruhr. L’exposition succinte ici présentée des plus importantes étapes historiques du patrimoine industriel du Ruhr recouvre 1) les origines du patrimoine industriel, 2) la consolidation du patrimoine industriel au long de la désindustrialisation du Ruhr et 3) les dé... <![CDATA[Por uma história pública dos africanos escravizados no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo principal apresentar os desafios enfrentados na construção e organização do "Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil", trabalho que faz parte do Projeto Rota do Escravo, da Unesco. A lista de 100 lugares de memória foi produzida em articulação com diversos especialistas no tema, com base em pesquisas recentes sobre a história social do tráfico e da escravidão no Brasil, e em estreito diálogo com a reavaliação do legado e dos direitos dos afrodescendentes no Brasil.<hr/>The article describes the main challenges faced in the effort to build and organize the "Inventory of Places of Memory of the Atlantic Slave Trade and of the History of Enslaved Africans in Brazil", which is part of the Unesco’s Slave Route Project. The list of 100 places of memory of the inventory was made thanks to the collaboration of many researchers interested in the social history of slavery and the slave trade to Brazil. The work was also developed in close dialogue with the contemporary discussions about Afro-Brazilians’ heritage and rights.<hr/>Résumé L'article présente les défis affrontés pour construire et organiser «L'Inventaire des Lieux de Mémoire de la Traite Négrière Atlantique et de l'Histoire des Esclaves Africains au Brésil», qui fait partie du projet de l'Unesco Route de l'Esclave. La liste de 100 lieux de mémoire a été faite em collaboration avec plusieurs experts en la matière, sur la base de recherches récentes sur l'histoire sociale de la traite négrière et de l'esclavage au Brésil, et en dialogue étroit avec les discussions sur l'héritage et les droits des afro-descendants au Brésil. <![CDATA[História pública e cinema: o filme <strong>Chico Rei</strong> e o conhecimento histórico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200275&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar as interseções entre o cinema, a história pública e a circularidade do conhecimento histórico. As reflexões são desenvolvidas a partir do estudo do filme Chico Rei,dirigido por Walter Lima Júnior elançado em 1985. Consideram-se as dimensões da história pública como espaço de produção e divulgação do conhecimento histórico em diálogo com outras áreas, não necessariamente acadêmicas. Problematiza-se o filme com temática histórica ante o saber histórico a partir da análise dos imaginários sociais presentes nos filmes, construídos na interface entre a historiografia e outros campos narrativos como a literatura, a música e o carnaval.<hr/>The article intends to analyze the intersections between cinema, public history and the circularity of historical knowledge. The reflections are developed following the study of the film Chico Rei (directed by Walter Lima Jr., 1985). The dimensions of public history are considered as a space for the production and dissemination of historical knowledge, in dialogue with other areas, not necessarily academic ones. The film with a historical theme is discussed in view of historical knowledge following the analysis of the social imageries present in the films, that are built in the interface between historiography and other narrative fields such as literature, music and carnival.<hr/>Résumé Le but de cet article est d'analyser les intersections entre le cinéma, l'histoire publique et la circularité de la connaissance historique. Les réflexions sont développées à partir de l'étude du film Chico Rei (dirigé par Walter Lima Jr., 1985). Les dimensions de l'histoire publique autant qu’espace de production et diffusion de la connaissance historique, en dialogue avec d'autres champs, non nécessairement académiques, ne sont pas négligées. Le film à thématique historique est problematisé en face du savoir historique, à partir de l’analyse des imaginaires sociaux préesents dans les films, construits sur l’interface entre l’historiographie et les autres domaines narratifs, tels que la littérature, la musique et le carnaval. <![CDATA[História, historiador e identidade profissional. Sobre a história do Curso de História da Universidade Federal do Paraná]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200295&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Recuperamos acontecimentos da história da institucionalização do Curso de História da UFPR, identificando, entre 1938 e aproximadamente 1974, duas épocas e duas gerações de professores com suas escolhas e alinhamentos ideológicos e teórico-conceituais. Nosso objetivo é pensar os dilemas dos cursos de História hoje, numa sociedade politizada que muda sua relação com a autoridade do conhecimento histórico científico numa época de excesso de memória.<hr/>We recuperate events of the history of the institutionalization of the UFPR’s History Course, identifying between 1938 and approximately 1974 two periods and two generations of teachers with their choices and ideological ant theoretical-conceptual alignements. Our purpose is to think about the dilemmas of History courses today, in a politicized society that changes its relationship with the authority of historical scientific knowledge in a time of excess of memory.<hr/>Résumé On recupère des faits liés à l’histoire de l’institutionnalisation du Cours d’Histoire de l’UFPR, en identifiant, entre 1938 et environ 1974, deux périodes et deux générations de professeurs avec leurs choix et alignements idéologiques et théoriques-conceptuels. L’objetctif est de réfléchir sur les dilemmes des cours d’Histoire aujourd’hui, dans une société politisée qui change sa relation avec l’autorité de la connaissance historique-scientifique à une époque d’excès de mémoire. <![CDATA[A fotografia en tre cultura visual e cultura política: a participação da imprensa ilustrada francesa de esquerda na construção de uma história pública na década de 1930]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da fotografia de um miliciano caindo feita por Robert Capa em 1936 para discutir o papel da fotografia na construção da história pública. É proposta uma análise em três etapas: a primeira, mais centrada nas características estéticas da foto, que a levaram a ser considerada um ícone; a segunda, em que ela é situada dentro de um âmbito mais amplo, o da imprensa de esquerda francesa, para a qual o fotógrafo trabalhava e que foi responsável por sua primeira aparição pública; e a terceira, que discute a relação entre a imagem fotográfica e seu papel no agenciamento de uma memória coletiva.<hr/>This article uses the photograph of a falling militiaman taken by Robert Capa in 1936 as a starting point to discuss the role of photography in the construction of a public history. A three steps analysis is proposed. The first step focuses on the aesthetic characteristics of the photo, which made it to be considered an icon. In the second one, a broader sense is considered, that of the French leftist press, for which the photographer worked and which was responsible for first publishing his pictures. The third one discusses the relation between photographic image and its role in the elaboration of a collective memory.<hr/>Résumé Cet article prend comme point de départ la photo d’un milicien qui tombe, par Robert Capa, afin de dicuter le rôle de la photographie dans la construction de l’histoire publique. On propose une analyse en trois étapes. D’abord, on présente les caractéristiques esthétiques de la photo qui l’ont amené à devenir un icône. Ensuite, la photo est située dans un cadre plus large, celui de la presse de gauche française, pour laquelle le photographe travaillait et qui a été responsable par sa première apparition publique. Finalement, on présente le rapport entre l’image photographique et son rôle dans le développement d’une mémoire collective. <![CDATA[Segredos da história do Brasil revelados por Gustavo Barroso na revista <em>O Cruzeiro</em> (1948-1960)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200345&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gustavo Barroso (1888-1959) colaborou na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1960 assinando a seção “Segredos e revelações da História do Brasil”, dedicada à divulgação de fatos da história pátria não abordados nos meios convencionais. Desejava atrair a atenção dos leitores para o passado de modo a estimular o patriotismo. O presente artigo analisa essa produção e a compreende como uma experiência de história pública, a partir da qual grandes feitos e heróis são exaltados sob a perspectiva das curiosidades desconhecidas do grande público. O trabalho aqui apresentado caracteriza essa narrativa e suas estratégias para atingir os objetivos pedagógicos da seção.<hr/>Gustavo Barroso (1888-1959) contributed to the magazine O Cruzeiro between 1948 and 1960, signing the section “Secrets and revelations of the History of Brazil”, dedicated to the dissemination of facts of national history unmentioned in conventional means of History diffusion. Barroso aimed to attract the readers’ attention to the past as a way of stimulating the patriotism. This paper analyzes Gustavo Barroso’s production for a wide audience, and characterizes his narrative and his strategies to achieve the pedagogical goal of the section in a magazine of great national circulation.<hr/>Résumé Gustavo Barroso (1888-1959) a collaboré au magazine O Cruzeiro entre 1948 et 1960, signant la rubrique "Secrets et révélations de l'histoire du Brésil", dédiée à la divulgation des faits de l'histoire nationale ignorés par les méthodes conventionnelles de l'histoire. Son but était d'attirer l'attention des lecteurs sur le passé du pays afin d'encourager le patriotisme. L'objectif de cet article est d'analyser la production de Gustavo Barroso en cherchant à caractériser les procédés narratifs et les stratégies qu'il utilise pour toucher ce vaste public et atteindre les desseins pédagogiques d’un périodique à grande diffusion. <![CDATA[Justiça do Trabalho: história, domínios e sujeitos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200365&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gustavo Barroso (1888-1959) colaborou na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1960 assinando a seção “Segredos e revelações da História do Brasil”, dedicada à divulgação de fatos da história pátria não abordados nos meios convencionais. Desejava atrair a atenção dos leitores para o passado de modo a estimular o patriotismo. O presente artigo analisa essa produção e a compreende como uma experiência de história pública, a partir da qual grandes feitos e heróis são exaltados sob a perspectiva das curiosidades desconhecidas do grande público. O trabalho aqui apresentado caracteriza essa narrativa e suas estratégias para atingir os objetivos pedagógicos da seção.<hr/>Gustavo Barroso (1888-1959) contributed to the magazine O Cruzeiro between 1948 and 1960, signing the section “Secrets and revelations of the History of Brazil”, dedicated to the dissemination of facts of national history unmentioned in conventional means of History diffusion. Barroso aimed to attract the readers’ attention to the past as a way of stimulating the patriotism. This paper analyzes Gustavo Barroso’s production for a wide audience, and characterizes his narrative and his strategies to achieve the pedagogical goal of the section in a magazine of great national circulation.<hr/>Résumé Gustavo Barroso (1888-1959) a collaboré au magazine O Cruzeiro entre 1948 et 1960, signant la rubrique "Secrets et révélations de l'histoire du Brésil", dédiée à la divulgation des faits de l'histoire nationale ignorés par les méthodes conventionnelles de l'histoire. Son but était d'attirer l'attention des lecteurs sur le passé du pays afin d'encourager le patriotisme. L'objectif de cet article est d'analyser la production de Gustavo Barroso en cherchant à caractériser les procédés narratifs et les stratégies qu'il utilise pour toucher ce vaste public et atteindre les desseins pédagogiques d’un périodique à grande diffusion. <![CDATA[A história como objeto de reflexão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200369&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gustavo Barroso (1888-1959) colaborou na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1960 assinando a seção “Segredos e revelações da História do Brasil”, dedicada à divulgação de fatos da história pátria não abordados nos meios convencionais. Desejava atrair a atenção dos leitores para o passado de modo a estimular o patriotismo. O presente artigo analisa essa produção e a compreende como uma experiência de história pública, a partir da qual grandes feitos e heróis são exaltados sob a perspectiva das curiosidades desconhecidas do grande público. O trabalho aqui apresentado caracteriza essa narrativa e suas estratégias para atingir os objetivos pedagógicos da seção.<hr/>Gustavo Barroso (1888-1959) contributed to the magazine O Cruzeiro between 1948 and 1960, signing the section “Secrets and revelations of the History of Brazil”, dedicated to the dissemination of facts of national history unmentioned in conventional means of History diffusion. Barroso aimed to attract the readers’ attention to the past as a way of stimulating the patriotism. This paper analyzes Gustavo Barroso’s production for a wide audience, and characterizes his narrative and his strategies to achieve the pedagogical goal of the section in a magazine of great national circulation.<hr/>Résumé Gustavo Barroso (1888-1959) a collaboré au magazine O Cruzeiro entre 1948 et 1960, signant la rubrique "Secrets et révélations de l'histoire du Brésil", dédiée à la divulgation des faits de l'histoire nationale ignorés par les méthodes conventionnelles de l'histoire. Son but était d'attirer l'attention des lecteurs sur le passé du pays afin d'encourager le patriotisme. L'objectif de cet article est d'analyser la production de Gustavo Barroso en cherchant à caractériser les procédés narratifs et les stratégies qu'il utilise pour toucher ce vaste public et atteindre les desseins pédagogiques d’un périodique à grande diffusion. <![CDATA[O modernismo musical brasileiro revisitado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gustavo Barroso (1888-1959) colaborou na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1960 assinando a seção “Segredos e revelações da História do Brasil”, dedicada à divulgação de fatos da história pátria não abordados nos meios convencionais. Desejava atrair a atenção dos leitores para o passado de modo a estimular o patriotismo. O presente artigo analisa essa produção e a compreende como uma experiência de história pública, a partir da qual grandes feitos e heróis são exaltados sob a perspectiva das curiosidades desconhecidas do grande público. O trabalho aqui apresentado caracteriza essa narrativa e suas estratégias para atingir os objetivos pedagógicos da seção.<hr/>Gustavo Barroso (1888-1959) contributed to the magazine O Cruzeiro between 1948 and 1960, signing the section “Secrets and revelations of the History of Brazil”, dedicated to the dissemination of facts of national history unmentioned in conventional means of History diffusion. Barroso aimed to attract the readers’ attention to the past as a way of stimulating the patriotism. This paper analyzes Gustavo Barroso’s production for a wide audience, and characterizes his narrative and his strategies to achieve the pedagogical goal of the section in a magazine of great national circulation.<hr/>Résumé Gustavo Barroso (1888-1959) a collaboré au magazine O Cruzeiro entre 1948 et 1960, signant la rubrique "Secrets et révélations de l'histoire du Brésil", dédiée à la divulgation des faits de l'histoire nationale ignorés par les méthodes conventionnelles de l'histoire. Son but était d'attirer l'attention des lecteurs sur le passé du pays afin d'encourager le patriotisme. L'objectif de cet article est d'analyser la production de Gustavo Barroso en cherchant à caractériser les procédés narratifs et les stratégies qu'il utilise pour toucher ce vaste public et atteindre les desseins pédagogiques d’un périodique à grande diffusion. <![CDATA[O avesso de um mito: uma análise da ascensão pública de Mário Palmério]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862014000200377&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Gustavo Barroso (1888-1959) colaborou na revista O Cruzeiro entre 1948 e 1960 assinando a seção “Segredos e revelações da História do Brasil”, dedicada à divulgação de fatos da história pátria não abordados nos meios convencionais. Desejava atrair a atenção dos leitores para o passado de modo a estimular o patriotismo. O presente artigo analisa essa produção e a compreende como uma experiência de história pública, a partir da qual grandes feitos e heróis são exaltados sob a perspectiva das curiosidades desconhecidas do grande público. O trabalho aqui apresentado caracteriza essa narrativa e suas estratégias para atingir os objetivos pedagógicos da seção.<hr/>Gustavo Barroso (1888-1959) contributed to the magazine O Cruzeiro between 1948 and 1960, signing the section “Secrets and revelations of the History of Brazil”, dedicated to the dissemination of facts of national history unmentioned in conventional means of History diffusion. Barroso aimed to attract the readers’ attention to the past as a way of stimulating the patriotism. This paper analyzes Gustavo Barroso’s production for a wide audience, and characterizes his narrative and his strategies to achieve the pedagogical goal of the section in a magazine of great national circulation.<hr/>Résumé Gustavo Barroso (1888-1959) a collaboré au magazine O Cruzeiro entre 1948 et 1960, signant la rubrique "Secrets et révélations de l'histoire du Brésil", dédiée à la divulgation des faits de l'histoire nationale ignorés par les méthodes conventionnelles de l'histoire. Son but était d'attirer l'attention des lecteurs sur le passé du pays afin d'encourager le patriotisme. L'objectif de cet article est d'analyser la production de Gustavo Barroso en cherchant à caractériser les procédés narratifs et les stratégies qu'il utilise pour toucher ce vaste public et atteindre les desseins pédagogiques d’un périodique à grande diffusion.