Scielo RSS <![CDATA[Estudos Avançados]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-401420040003&lang=pt vol. 18 num. 52 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Editorial</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>A diversificação religiosa</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<B>"Bye bye, Brasil"</B>: <B>o declínio das religiões tradicionais no Censo 2000</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt NO CAMPO das religiões em nosso País, estamos diante de mudanças sociais aceleradas. Elas são principalmente culturais, mas têm importante dimensão demográfica e é justamente para salientar a significação sociológica mais ampla dessa dimensão populacional inevitável, que o artigo elege o ponto de vista do declínio demográfico de três das nossas religiões tradicionais: o catolicismo, o luteranismo e a umbanda. São mutações socioculturais de monta essas que o censo demográfico de 2000 descreve com números checados e rechecados por pessoal técnico da maior competência, dotados, por isso, da vantagem comparativa de ser altamente confiáveis, diferindo nesse aspecto dos dados quantitativos que circulam normalmente na mídia, provenientes não raro de fontes religiosas de (des)informação.<hr/>SWIFT social changes are occurring in Brazil's religious milieu. Although these changes are mainly cultural, there is an important demographic dimension as well. It is precisely to highlight the greater sociological significance of this inescapable component that we chose the viewpoint of the demographic decline of three religions: Catholicism, Lutheranism and Umbanda. These are momentous sociocultural mutations, as described by 2000 demographic Census, founded on data that was checked and double checked by highly qualified technical personnel. Thus, the figures have the comparative advantage of being highly trustworthy, unlike the quantitative data normally conveyed by the media, not rarely originating from religious sources of (dis)information. <![CDATA[<B>A experiência religiosa e a institucionalização da religião</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt NA DINÂMICA do campo religioso brasileiro, grupos diferentes surgem constantemente, permanecendo alguns, desparecendo outros. Este trabalho constitui uma tentativa de mostrar como esses grupos situam-se num gradiente que caminha do momento inicial de um grupo até sua institucionalização final, seja em forma de igreja ou outra segundo sua maneira de instituir o sagrado. A referência teórica principal é o conceito de "sagrado selvagem" de Roger Bastide.<hr/>WITHIN the dynamics of the Brazilian religious milieu, different groups are constantly emerging - some remain, while others disappear. This essay is an attempt to show how these groups constitute a gradient, a continuum that stretches from their inception to their ultimate institutionalization, either as a church or in peculiar manners of institutionalizes sacredness. The main theoretical reference is Roger Bastide's concept of "savage sacredness". <![CDATA[<B>Religião, Estado, modernidade</B>: <B>notas a propósito de fatos provisórios</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ARTIGO propõe uma discussão sobre Estado e religião considerando alguns ideais relacionados à modernidade. Fazendo a laicidade parte desses ideais, o foco é colocado sobre a relação entre religião e escola. São analisados diversos textos que se interessam por essa relação e que se envolvem com definições jurídicas e iniciativas governamentais, procurando-se um contraponto entre as situações na França e no Brasil. Da França, escolheu-se dois relatórios encomendados pelo governo, o da Comissão sobre a Laicidade (2003) e o do "ensino do fato religioso" na escola (2002). Do Brasil, privilegiou-se quatro intervenções sobre os rumos que vêm tomando a discussão acerca do ensino religioso nas escolas públicas nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.<hr/>THIS ESSAY proposes a discussion about religion and the State, taking into consideration certain ideals related to Modernity. Inasmuch as laicization is part of these ideals, the focus is on the relationship between religion and the school. Several texts dealing with this relationship, with judicial definitions and with governmental initiatives are analyzed, in an attempt to establish a counterpoint between the situation in France and in Brazil. From France, we examine two reports commissioned by the government - one from the Commission on Laicity (2003) and one on the "teaching of religious facts" in schools (2002). From Brazil, we peruse four interventions on the trends of the debate on religious teaching in public schools in the states of Rio de Janeiro and São Paulo. <![CDATA[<B>Dimensões básicas da religiosidade belo-horizontina</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O TRABALHO faz uma exploração preliminar dos dados sobre religião de um survey da região metropolitana de Belo Horizonte, concluído em 2002. Apresenta e comenta algumas freqüências simples referentes a crenças, envolvimento e poderes religiosos, bem como alguns cruzamentos de pertencimento religioso com variáveis estruturais.<hr/>THIS ESSAY is a preliminary investigation of the religious data from a survey carried out in Belo Horizonte's metropolitan area and concluded in 2002. We present and comment upon some simple frequencies pertaining to beliefs, involvement and religious powers, as well as the blending between religious establishments and structural variables. <![CDATA[<B>As várias faces da Igreja Católica</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O AUTOR faz um balanço da Igreja Católica nas últimas décadas, fazendo notar diversidades e tensões internas e assinalando sua presença ativa na vida pública brasileira. Examina os vários momentos da relação entre a Igreja e a política. Numa avaliação do momento atual afirma, no sentido contrário de algumas análises, a relevância, ainda hoje, das pastorais sociais e das CEBs. Chama a atenção para uma crise da Igreja no momento presente, em relação a alguns temas que ela mantêm congelados, sobre a mulher, a sexualidade ou o celibato obrigatório dos clérigos. E finaliza com a proposta, atualmente em pauta, de começar o processo de preparação de um futuro concílio.<hr/>THE AUTHOR purviews the role of the Catholic Church over the last decades, bringing to light its diversities and internal tensions, and highlighting its active presence in Brazilian public life. He examines the various instances of the relationship between the church and politics. Assessing the present time, and going counter to certain analyses, he affirms that social pastoral initiatives and the Grassroots Ecclesiastical Communities are still relevant today. He calls our attention to the ongoing crisis of the Church regarding certain issues that remain "frozen": women, sexuality, and the compulsory celibacy of the clergy. And he ends with the proposal, currently being discussed, to begin preparations for a future council. <![CDATA[<B>A Renovação Carismática Católica</B>: <B>algumas observações</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ESTE texto trata o tema da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil a partir de uma perspectiva sociopsicológica. Evitando cair em posições de sim e não, a reflexão está organizada em dois pontos principais. No primeiro são apresentadas observações e informações destinadas a situar o leitor ante a realidade da RCC em suas fontes, desenvolvimento e atuais cenários. O segundo ponto é mais analítico. Pergunta-se nele pelas funções da religião e se procura averiguar se e como a RCC realiza essas funções básicas. No fim, se acena ao dilema de fundo da RCC: de um lado, a carregada ênfase na religiosidade subjetiva de seus membros e, do outro, o perigo nada irreal de esquecer o testemunho social que a Igreja Católica do Brasil vê como sendo uma dimensão constitutiva da resposta religiosa ao que o "Espírito fala hoje às Igrejas".<hr/>THIS paper explores the theme from a more psycho-sociological view point, trying to avoid a moralistic approach to the polemic question of the real meaning of this movement in the brazilian Catholic Church to-day and in the future. The article is divided in two main topics. In the first are presented some important informations about the origin, development and present situation of the RCC. In the second and more analytical point, he tries a brief analysis of this movement, discussing the main functions of a catholic spiritual movement in modern society and culture, with emphasis in the formation of a christian-catholic personal and collective identity. The main dilemma of RCC seems to be how to conciliate its strong accent on subjectivity with the social responsabilty of catholics in Brazil to-day. <![CDATA[<B>A Igreja Católica e seu papel político no Brasil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ESTE texto analisa o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, por meio da CNBB, em seu relacionamento com o Estado e com a sociedade civil. Suas bases teóricas inspiram-se na corrente renovadora da Igreja, legitimada pelo Concílio Vaticano II (1962-1965).<hr/>THIS TEXT examines the political activity of the brazilian Roman Catholic Church, in front of the social, economic and political reality, represented by the staff of the Brazilian National Bishop's Conference (CNBB). These positions reflects the historical process of changing in the Church. <![CDATA[<B>Expansão pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O ARTIGO discorre inicialmente sobre o crescimento pentecostal e a evolução desse movimento religioso no Brasil. Em seguida, analisa a expansão da Igreja Universal do Reino de Deus, priorizando a investigação da organização eclesiástica, do trabalho pastoral, da capacidade de arrecadação e administração dos recursos coletados, do evangelismo eletrônico, da oferta sistemática de serviços mágico-religiosos e do sincretismo deliberado com a religiosidade popular.<hr/>THIS ESSAY deals initially with the growth of the Pentecostal movement and its evolution in Brazil. It also analyzes the expansion of the Universal Church of the Kingdom of God, prioritizing the study of its ecclesiastical organization, pastoral work, collection capabilities and management of resources thus obtained, electronic evangelism, the systematic offering of magical/religious services, and the deliberate syncretism with popular religiousness. <![CDATA[<B>A presença religiosa brasileira no exterior</B>: <B>o caso da Igreja Universal do Reino de Deus</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ESTE TEXTO analisa a dimensão transnacional de uma igreja neopentecostal "brasileira", a Igreja Universal do Reino de Deus, presente na atualidade em oitenta países. Serão privilegiados três países em que ela obteve sucesso (Argentina, Portugal e çfrica do Sul) e três outros em que ela encontra problemas para deslanchar (Uruguai, México e França). Nos três primeiros será visto como essa igreja consegue neles se enraizar e se adaptar às culturas locais, garantindo-lhe, assim, algum triunfo, contrariamente aos três outros onde ela enfrenta obstáculos locais que lhe fazem patinar.<hr/>CE TEXTE analyse la dimension transnationale d'une église neopentecôtiste "brésilienne", à savoir l'Église Universelle du Royaume de Dieu, présente de nos jours dans quatre-vingt pays. On va privilégier trois pays dans lesquels elle a du succès (l'Argentine, le Portugal et l'Afrique du Sud), et trois autres où elle a des problèmes pour démarrer (l'Uruguay, le Mexique et la France). Concernant les trois premiers pays on verra comment cette église a réussi à s'enraciner localement et à s'adapter aux cultures locales, tout en obtenant de la sorte quelque trionphe, contrairement aux trois derniers pays où elle a dû faire face à des obstacles locaux et par conséquent elle a du mal à démarrer. <![CDATA[<B>Formação histórica do movimento adventista</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt PRETENDENDO-SE efetuar uma história compreensiva da Igreja Adventista do Sétimo Dia, segundo a representação dos adeptos da "obra" e da "mensagem", a formação da sua representação simbólica e as práticas organizacionais orientadas pela profetisa Ellen G. White, o artigo trata do surgimento, no millenismo, do movimento adventista que transformará a seita inicial em uma igreja estruturada burocraticamente, o "comissionamento" legitimado simbolicamente pela "missão". A presença dos Adventistas no Brasil entre o final do Império e início da Primeira República sustenta as mesmas características iniciais do movimento, embora, por sua vez, gere a inúmeras seitas.<hr/>HOPING to provide a comprehensive history of the Seventh-Day Adventist Church according to the representation of "work" and "message" by their adepts, the establishment of the Church's symbolic representation, and the organizational practices guided by prophetess Ellen G. White, this essay deals with the emergence, in Millenarianism, of the Adventist movement - which would transform the initial sect into a bureaucratically structured church, with its "commissioning" symbolically legitimized by the "mission". The presence of Adventists in Brazil between the end of the Empire and the beginning of the First Republic sustains the same initial characteristics of the movement, although it also generates numerous sects. <![CDATA[<B>Narrativas biográficas</B>: <B>a construção da identidade espírita no Brasil e sua fragmentação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A BIOGRAFIA de dois médiuns brasileiros - Chico Xavier e Luiz Antonio Gasparetto -, constitui o objeto de reflexão deste artigo, que tem como propósito rever as relações construídas pelo espiritismo no campo religioso brasileiro, salientando, em especial, os diálogos estabelecidos com a religião hegemônica no país, o catolicismo e, mais recentemente, com o universo da chamada "Nova Era". Na trajetória dos personagens em questão, o catolicismo ocupa lugar central: no caso de Chico Xavier como matriz de reinterpretação da doutrina espírita; no caso de Luiz Antonio Gasparetto, como alvo de crítica. Essas duas biografias caracterizam, portanto, momentos distintos da história do espiritismo no Brasil. Ao mesmo tempo, a convivência desses dois modelos evidencia modos concorrentes de sua expressão contemporânea no país.<hr/>THE BIOGRAPHY of two Brazilian psychics - Spiritist channelers Chico Xavier and Luiz Antonio Gasparetto - is this essay's object of thought, a review of the relationships created by Spiritism in the Brazilian religious milieu, stressing in particular the dialogue with the country's hegemonic religion, Catholicism, and, more recently, with the universe of the so-called New Age. In the life history of the two mediums, Catholicism plays a central role: for Chico Xavier as a matrix to reinterpret the Spiritist doctrine; for Luiz Antonio Gasparetto, as an object of criticism. The two biographies, therefore, characterize distinct moments in the history of Spiritism in Brazil. At the same time, the simultaneous existence of both models evinces competing modes of their contemporary expression in Brazil. <![CDATA[<B>O candomblé da Bahia na década de 1930</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O TEXTO resgata a atuação de duas personalidades eminentes do candomblé da Bahia, na década de 1930: o babalaô Martiniano Eliseu do Bonfim e a ialorixá Eugênia Ana dos Santos, a famosa Aninha, do Centro Cruz Santa do Axé do Apo Afonjá. Martiniano, nascido na Bahia, era filho de escravos alforriados, tendo sido enviado por seu pai para estudar a língua ioruba e as tradições africanas em Lagos, na Nigéria. Voltando a Salvador, tornou-se um líder religioso e sempre manteve estreita ligação com destacados intelectuais baianos. Aninha foi outra figura modelar entre as comunidades religiosas de terreiros, destacando-se pela sua indiscutível capacidade de liderança. Tanto Martiniano como Aninha contribuíram para o grande êxito do Segundo Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador, em janeiro de 1937.<hr/>THIS ESSAY recalls the life and work of two eminent personalities of the Candomble religion in Bahia in the 1830s: babalaô [Yoruba priest] Martiniano Eliseu do Bonfim and ialorixá Eugênia Ana dos Santos, the renowned Aninha, spiritual director and priestess of the Cruz Santa do Axé do Apo Afonjá Center. Martiniano, born in Bahia, was the son of emancipated slaves. He was sent by his father to study the Yoruba language and African traditions in Lagos, Nigeria, and upon returning to Salvador, became a religious leader, maintaining close relationships with noted intellectuals from Bahia. Aninha was another model figure among the religious communities of the terreiros [ritual grounds of the Candomble religion], who stood out for her incontrovertible leadership ability. Both Martiniano and Aninha contributed to the huge success of the Second Afro-Brazilian Congress held in Salvador in January 1937. <![CDATA[<B>O Brasil com axé</B>: <B>candomblé e umbanda no mercado religioso</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt DESDE os estudos de Roger Bastide, na década de 1940, muita coisa mudou no Brasil, também no âmbito das religiões e das religiões afro-brasileiras. Velhas tendências foram confirmadas, novas direções foram se impondo. Religiões recém-criadas se enfrentam com as mais antigas, velhas religiões assumem novas formas e veiculam renovados conteúdos para enfrentar a concorrência mais acirrada no mercado religioso. Vou tratar aqui de um ramo religioso pequeno demograficamente, porém importante do ponto de vista de seu significado para a cultura brasileira e da visibilidade que transborda de seu universo de seguidores: as religiões afro-brasileiras. Trata-se de acompanhar as mudanças numéricas encontradas pelos censos para dimensionar os seguidores das religiões afro-brasileiras, e de examinar algumas de suas características, como cor e escolaridade, para então avançar, sem perder de vista as peculiaridades constitutivas e organizacionais dos cultos e terreiros, alguma explicação sobre mudanças pelas quais vêm passando essas religiões nos dias de hoje.<hr/>MUCH HAS changed in Brazil since the studies of Roger Bastide in the 1940s, including the religious milieu of the Afro-Brazilian religions. Old trends were confirmed, new directions imposed themselves. Newfangled religions confront the more established ones; old religions take on new forms and convey renewed contents to face increasingly strenuous competition in the religious marketplace. I will deal here with a demographically small religious faction that is nevertheless important in Brazilian culture because of the visibility of its followers: the Afro-Brazilian religions. I will examine the various census figures in an attempt to assess the breadth of Afro-Brazilian religions and will examine some traits of their followers - such as race and educational level. Then, without losing sight of the constitutional and organizational peculiarities of the cults and the terreiros [ritual grounds of the Candomble religion], I will attempt an explanation for the changes these religions are presently undergoing. <![CDATA[<B>A difícil viagem de retorno à aldeia</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ESTUDO do movimento dos migrantes, despojados de sua terra, de sua cultura e das formas de convivência com as quais se afeiçoaram, para irem se colocar em cidades do Estado de São Paulo, entre as quais Marília. Parte destes andantes depositaram suas esperanças e seus pedidos na Umbanda, nem sempre se convertendo, embora ali tivessem encontrado soluções ou encaminhamentos para seus problemas de trabalho, saúde, moradia e segurança. Outros se apegaram ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que prestava serviços e oferecia possibilidades de acomodação e relativo ajustamento. Houve também quem se aproximasse de ramificações mais abertas da Igreja Protestante, capazes de confortar, converter e oferecer redes de auxílio-mútuo. Depoimentos colhidos pelo autor mostram a dor, a luta e o arrimo que os errantes encontraram nesta andança.<hr/>THIS ESSAY is a study of the movements of migrants. Deprived of their land, culture and forms of relationship with which they were familiar, they seek to find placement in the cities of the state of São Paulo, including Marília. Part of these vagrants placed their hopes and entreaties in Umbanda, albeit not always becoming converts, even if they found in that religion solutions or amendments for their work, health, housing and safety problems. Others attached themselves to the Rural Laborers Union, which provided services, lodging facilities and relative adjustment. There were also those who approached the more open-minded ramifications of the Protestant Church, providing comfort, conversion and mutual aid networks. Testimonies given to the author show the pain, struggle and support these vagrants found in their wanderings. <![CDATA[<B>Fronteira da fé</B>: <B>alguns sistemas de sentido, crenças e religiões no Brasil de hoje</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ESTUDO do movimento dos migrantes, despojados de sua terra, de sua cultura e das formas de convivência com as quais se afeiçoaram, para irem se colocar em cidades do Estado de São Paulo, entre as quais Marília. Parte destes andantes depositaram suas esperanças e seus pedidos na Umbanda, nem sempre se convertendo, embora ali tivessem encontrado soluções ou encaminhamentos para seus problemas de trabalho, saúde, moradia e segurança. Outros se apegaram ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que prestava serviços e oferecia possibilidades de acomodação e relativo ajustamento. Houve também quem se aproximasse de ramificações mais abertas da Igreja Protestante, capazes de confortar, converter e oferecer redes de auxílio-mútuo. Depoimentos colhidos pelo autor mostram a dor, a luta e o arrimo que os errantes encontraram nesta andança.<hr/>THIS ESSAY is a study of the movements of migrants. Deprived of their land, culture and forms of relationship with which they were familiar, they seek to find placement in the cities of the state of São Paulo, including Marília. Part of these vagrants placed their hopes and entreaties in Umbanda, albeit not always becoming converts, even if they found in that religion solutions or amendments for their work, health, housing and safety problems. Others attached themselves to the Rural Laborers Union, which provided services, lodging facilities and relative adjustment. There were also those who approached the more open-minded ramifications of the Protestant Church, providing comfort, conversion and mutual aid networks. Testimonies given to the author show the pain, struggle and support these vagrants found in their wanderings. <![CDATA[<B>Pajés e feiticeiros</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O TEXTO estuda a relação entre pajelança e feitiçaria, atividades sociais que se opõem na cultura Kamaiurá. São examinados os procedimentos que acompanham doença e morte, ambos fatores de desordem no cotidiano da aldeia.<hr/>THIS TEXT studies the relationship between pajelança [shamanism] and feitiçaria [witchcraft], opposing social activities in the Kamaiurá culture. Procedures attending disease and death are examined, both seen as factors of disorder in the day-to-day life of the village. <![CDATA[<B>O dharma verde-amarelo mal-sucedido</B>: <B>um esboço da acanhada situação do Budismo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt EMBORA a mídia venha freqüentemente afirmando que o Budismo é uma das religiões mais crescentes no Brasil, as pesquisas, inclusive os dois últimos censos nacionais, revelam o contrário. O artigo confronta a imagem pública exagerada com a realidade empírica e discute de maneira sistemática os problemas e desafios principais com os quais o Budismo brasileiro contemporâneo é confrontado.<hr/>CONTRARY to the positive image maintaned by the mass media there is no evidence for the claim that Buddhism is one of the most dramaticaly growing religions in Brazil. From the empirical point of view, rather the opposite is true. The article confronts the public image with the results of academic research including the last two national census, and dicusses the main problems and challenges the contemporary Brazilian Buddhism is confronted with. <![CDATA[<B>Os jovens "sem religião": ventos secularizantes, "espírito de época" e novos sincretismos</B><B>. Notas preliminares</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O NÚMERO de brasileiros "sem religião", sobretudo jovens de 15 a 24 anos, tem chamado a atenção dos estudiosos. O artigo aponta para a conjugação e a convivência entre: ideário secularizante (presente entre ateus e agnósticos); o "espírito do tempo" (presente entre aqueles que acreditam em Deus mas rejeitam instituições religiosas ou transitam entre pertencimentos institucionais) e, finalmente, as novas modalidades sincréticas (favorecidas pela perda de hegemonia do catolicismo e pela globalização do campo religioso).<hr/>THE NUMBER of Brazilians with "no religion", especially those between 15 and 24 years of age, has drawn the attention of scholars. This essay points to the conjugation and close association among: a secularizing creed (prevalent among atheists and agnostics), the "spirit of the age" (prevalent among those who believe in God but reject religious institutions or alternate between religious establishments), and finally, the new syncretic religious modes (impelled Catholicism's dwindling hegemony and the globalization of the religious realm). <![CDATA[<B>A propósito de um texto de Habermas</B>: <B>a herança brasileira de um dilema da civilização ocidental</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt HABERMAS, em um texto recente sobre os acontecimentos de 2001, colocou novamente em questão as relações entre fé e saber na modernidade. A visão moderna que a religião deve ser excluída da esfera pública encontra resistências, que sugerem um outro cenário para um mundo pós-secular. Habermas fala do diálogo entre os dois "pilares do tempo" (Gould) apenas para o plano moral, mas o argumento do presente trabalho destaca as razões para se valorizar o aspecto cognitivo da religião. Estudos recentes, principalmente no âmbito das ciências cognitivas, revelam a origem natural comum da ciência e da religião. No âmbito da história e da filosofia, sugerem-se hoje outros elementos comuns para a "fé" e o "saber". No caso brasileiro, enfatiza-se a necessidade de um esforço comum em face de ameaças como o criacionismo, e em prol de uma educação que desenvolva a cidadania e o conhecimento são.<hr/>HABERMAS, in a recent paper on 9/11, questions again the relationship between faith and knowledge in modernity. The modern outlook, excluding religion in the public realm, faces resistance that suggests another scenario for a post-secular world. He speaks about the dialogue between the two "rocks of ages" (Gould) only at the moral level, but the argument of the present paper highlights the reasons to give more weight to the cognitive role of religion. Recent studies, mainly in the realm of cognitive sciences, reveal the natural origin both of science and religion. In the realm of history and philosophy, other elements are suggested today for "faith" and "knowledge". In the Brazilian case, we emphasize the need for a common effort in face of threats such as creationism, and in favor of educational patterns that foster citizenship and sound knowledge. <![CDATA[<B>A paz e as religiões</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A RESISTÊNCIA à ação violenta só virá quando for despertada a consciência humana. É por isso que o autor apela para as religiões autênticas, esperando que criem condições para a paz mundial, não apenas por orações, mas sobretudo pela formação de um clima de paz mundial. Até agora, pouco se apelou para o mundo das religiões, e menos ainda para a ação da juventude, nesta nova fase de enfrentamento do problema que se torna sempre mais angustiante. O autor propõe, enfim, que a USP crie condições para preparar os jovens com vistas à sua responsabilidade futura em favor da paz. É preciso iniciar quanto antes e perseverar até onde possível. Uma ética mundial seria certamente bem-vinda nesta hora.<hr/>THERE WILL only be resistance to violent action when human awareness is awakened. That is why the author appeals to authentic religions, hoping they may create the conditions for world peace - not only through prayers, but above all by establishing a climate of world peace. So far, in this new phase of facing an increasingly agonizing problem, little has been required from the world of religions and still less from young people's initiatives. In brief, the author's proposal is for the University of São Paulo to create the conditions to prepare young people for their future responsibility in favor of peace. This should begin as soon as, and persevere as much as possible. A world ethics would certainly be welcome at this time. <![CDATA[<B>Experiências internacionais de um cientista inquieto</B>: <B>entrevista com Ignacy Sachs</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A RESISTÊNCIA à ação violenta só virá quando for despertada a consciência humana. É por isso que o autor apela para as religiões autênticas, esperando que criem condições para a paz mundial, não apenas por orações, mas sobretudo pela formação de um clima de paz mundial. Até agora, pouco se apelou para o mundo das religiões, e menos ainda para a ação da juventude, nesta nova fase de enfrentamento do problema que se torna sempre mais angustiante. O autor propõe, enfim, que a USP crie condições para preparar os jovens com vistas à sua responsabilidade futura em favor da paz. É preciso iniciar quanto antes e perseverar até onde possível. Uma ética mundial seria certamente bem-vinda nesta hora.<hr/>THERE WILL only be resistance to violent action when human awareness is awakened. That is why the author appeals to authentic religions, hoping they may create the conditions for world peace - not only through prayers, but above all by establishing a climate of world peace. So far, in this new phase of facing an increasingly agonizing problem, little has been required from the world of religions and still less from young people's initiatives. In brief, the author's proposal is for the University of São Paulo to create the conditions to prepare young people for their future responsibility in favor of peace. This should begin as soon as, and persevere as much as possible. A world ethics would certainly be welcome at this time. <![CDATA[<B>Metamorfoses do sertão</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000300024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O COMPLEXO simbólico constituído pelo sertão, tendo por protagonista o cangaceiro, conheceria diferentes abordagens, a partir do amplo projeto nativista. Depois, absorveu-o o romance da década de 1930, no qual predominaria a denúncia social. Foi central na época de fastígio do Cinema Novo. Desde então em acentuado declínio, apesar de sua persistência, conheceria outros avatares.<hr/>The SYMBOLIC complex we know in our culture under the name of "sertão", and its chief character the cangaceiro, has known different approaches, since the initial nativistic project . It was absorbed later by the "romance de 30", in which social critique would be predominant. And it was crucial in the great epoch of the rise of Cinema Novo. Although it has been in decline since then, we cannot deny its persistency, under many forms.