Scielo RSS <![CDATA[Estudos Avançados]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-401420070002&lang=en vol. 21 num. 60 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Public education</B>: <B>the challenge of quality</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo o exame da qualidade do ensino na escola pública, tomando como referência a experiência de Porto Alegre, no período 1989-2006. Analisa as concepções de qualidade considerando a percepção de dois movimentos antagônicos de mudanças nos rumos da escola pública tradicional: reconversão para o mercado, mercoescola, introduzindo na escola a lógica da empresa, centrada nos valores da competição, da produtividade, da eficiência, da eficácia e da avaliação seletiva e classificatória, baseada na mensuração, na quantificação e no produto final; e a reconversão para a cidadania, escola cidadã, enfatizando a solidariedade, a cooperação, a autonomia moral e intelectual, a defesa da vida, a emancipação, a humanização e a avaliação com ênfase nos processos, nos tempos e ritmos inerentes ao sujeito aprendiz.<hr/>This research aims to examine the teaching quality in public schools, taking as reference the experience in Porto Alegre from 1989 to 2006. It analyses the quality conception considering the points of view of two antagonistic changing movements in the means of the traditional public school: re-conversion to the market, market-school, introducing to school the logics of a company, centered in competition, productivity, efficiency and efficacy values and in a selective and classificatory evaluation, based on measurement, quantification and the final product; and the re-conversion to citizenship, citizen school, emphasizing solidarity, cooperation, moral and intellectual autonomy, life defense, emancipation, humanization and evaluation with emphasis on the processes, the timing and the rhythm related to the learner. <![CDATA[<b>Evaluation, cycles and quality of the fundamental school</b>: <b>a relationship to be established</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto focaliza implicações das políticas de organização do trabalho escolar em ciclos para a avaliação da aprendizagem, tendo como alvo a democratização do ensino. Toma como referência para essa análise elementos que caracterizam tendências dominantes presentes nas práticas de avaliação de aprendizagem e contribuições presentes na literatura sobre o tema. Para situar a abrangência da implantação de ciclos no território nacional, divulga informações que permitem aquilatar como se distribuem as escolas e matrículas em ciclos, por dependência administrativa das escolas.<hr/>The text focuses on the implications of cycle-based schooling organization - which aims at democratizing education - on learning assessments. The analysis is based on typical elements of dominant tendencies in learning assessment practices and on contributions from the literature on the theme. In order to contextualize the range of the implantation of cycles in Brazilian territory, it divulges data that allow us to assay the distribution of schools and enrollments in these cycles, according to their administrative dependence. <![CDATA[<b>Management, evaluation and school success</b>: <b>examples from Ceará’s path</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa elementos de políticas educacionais adotadas no Estado do Cea-rá, Brasil, em período recente. Faz-se breve retrospectiva a iniciativas adotadas entre 1995 e 2002, com ênfase em medidas implementadas entre 2003 e 2006. O estudo detém-se sobre os temas da gestão, avaliação e sucesso escolar, aprofundando questões relativas aos sistemas de avaliação no país e no estado. São apresentadas idéias em torno da "gestão por resultados", uso de indicadores na definição de prioridades e difusão de uma cultura de avaliação no interior do sistema educacional.<hr/>The article analyses education policies taken on by schools in the State of Ceará, Brazil, from 1995 to 2006, concentrating in the period of 2003-2006. The key issues are education management, evaluation and school success. The study presents ideas about the assessment systems at the state and national levels; "management by results"; the use of indicators in the definition of priorities; and, the diffusion of an evaluation culture within the education system. <![CDATA[<b>Plural School</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta a Escola Plural, implantada na rede municipal de ensino de Belo Horizonte, no período 1993/1996. A proposta foi considerada inovadora por muitos, polêmica por outros, por ter procurado romper com a cultura tradicional da escola pública, implementando uma concepção de educação mais ampla, democrática, inclusiva, plural, que leve em conta múltiplas dimensões da formação da pessoa humana e na qual as crianças das classes populares tivessem condições de ser bem-sucedidas. Buscava-se responder aos desafios presentes nas políticas públicas para expandir o Ensino Fundamental e, especialmente, melhorar a qualidade da escola pública. O texto apresenta a proposta, algumas polêmicas e resultados de avaliação de seus efeitos.<hr/>This paper presents the Plural School, implemented in Belo Horizonte’s local educational system from 1993 to 1996. This educational proposal has been considered innovative by many people and polemical by others since it attempted to break the traditional culture of public schooling, inserting a broader, democratic, inclusive and plural concept of education. It also attempted to take the multiple dimensions of an individual’s edification into account and to supply adequate conditions for children from lower socia classes to succeed. Moreover, it aimed at meeting the demands of public policies in order to expand elementary and middle level education and, above all, improve the quality of public schools. The article presents the proposal, some polemics involving it and its assessment results. <![CDATA[<B>Education and the appropriation of local reality</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en É essencial uma criança sentir que a sucessão de anos que passa na escola lhe permite efetivamente entender o contexto onde vive, apropriar-se da realidade que a cerca. A criança, mais que o adulto que tem oportunidades de conhecer diversas regiões, interpreta o mundo pela cidade ou pelo bairro onde mora. O seu espaço de referência é o espaço local. Proibir-lhe que brinque no córrego vizinho da sua casa é prudente, mas gera apenas medo. Entender os fluxos dos riachos e as fontes concretas de poluição lhe assegura desde já ancorar o conhecimento abstrato em vivências concretas, e lhe permitirá mais tarde entender a gestão de bacias hidrográficas. Aprender a representação em escala do seu próprio bairro, das ruas que conhece, evitará mais tarde a quantidade de adultos que sabem decorar uma aula de geografia, mas que são incapazes de interpretar um mapa para se orientar. Trata-se de um investimento poderoso, tanto para tornar o ensino mais produtivo, capitalizando a motivação da criança por entender as coisas que a cercam, como por permitir que mais tarde seja um adulto que conhece a origem ou as tradições culturais que constituíram a sua cidade, os seus potenciais econômicos, os desafios ambientais, o acerto ou irracionalidade da sua organização territorial, os seus desequilíbrios sociais. Pessoas desinformadas não participam, e sem participação não há desenvolvimento. Trata-se de fechar desde cedo a imensa brecha entre o conhecimento formal curricular e o mundo onde cada pessoa se desenvolve. Estas linhas são escritas por um economista, que na era da economia do conhecimento se convenceu de que a economia não se basta a si mesma, de que uma articulação com o mundo que ensina e difunde o conhecimento é essencial.<hr/>It is essential for children to feel that the years they spend in school help them understand the reality they face in their daily lives. Children, more than adults who had the opportunity to travel, see the world in comparison with the city or neighborhood where they live. The space they refer to is local space. It may be wise to forbid children to play in a stream in the city. But understanding that particular stream and why it is polluted, and who pollutes it and how, allows them to anchor abstract knowledge in the concrete reality they know by experience. Besides, how can we expect adults to participate in the development of their regions if they have never studied anything about them? We produce children who know the length of the Nile, but are incapable of reading a city map when adults, who never studied the potentials and problems the reality they will have to face. We may follow the example of a small place in the Northeast, Pintadas, where the children are now taught the characteristics of the "semi-árido", of the concrete problems dry regions present in such fields as agriculture, watersheds, environment and so forth. The author of this paper is an economist convinced that in this era of knowledge economy we need to share knowledge in a more balanced way. Teaching children to understand their own space can be a powerful instrument to promote children’s interest and adult citizenship. <![CDATA[<B>Notes on science teaching in initial school years</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino.<hr/>Science education, and education in general, must be improved in Brazil. Management of school systems is deficient. Teacher training is inadequate and insufficient. Curricula and classroom methodology should be brought up to date. Science should be taught, based on inquiry, since the first school grades. Science popularization in museums and science centers and in the media can be an important teaching resource. <![CDATA[Teachers, a fragile link in the education chain]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O ensino de Ciências, assim com a educação em geral, precisa ser aperfeiçoa-do no Brasil. A gestão das redes escolares é deficiente. A formação de professores é inadequada e insuficiente. Os currículos e a metodologia em sala de aula precisam ser atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A divulgação científica em museus e centros de ciência e nos meios de comunicação pode ser um recurso importante para o ensino.<hr/>Science education, and education in general, must be improved in Brazil. Management of school systems is deficient. Teacher training is inadequate and insufficient. Curricula and classroom methodology should be brought up to date. Science should be taught, based on inquiry, since the first school grades. Science popularization in museums and science centers and in the media can be an important teaching resource. <![CDATA[<b>Mineral deficiencies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo procuramos relatar a situação mundial e brasileira com relação aos micronutrientes, em especial sobre os minerais. Os elementos químicos minerais desempenham funções de grande importância no organismo humano, sendo indispensáveis para o desenvolvimento e a saúde dos indivíduos. Ainda não existe uma avaliação global do estado nutricional dos indivíduos em relação a esses micronutrientes no Brasil, mas os estudos existentes apontam para a necessidade do acompanhamento das tendências alimentares que poderiam levar às suas deficiências com conseqüências adversas para a saúde da população e o desenvolvimento do nosso país.<hr/>In this paper we will try to report the Brazilian micronutrients status, as well as in worldwide, specifically for minerals. Minerals have major importance on human body, becoming indispensable for the development and health of individuals. There is not yet an integral assessment of micronutrient status in the Brazilian subjects, but there are some studies pointing to the need of observation of alimentary tendencies that might lead to deficiencies, with adverse consequences to the population’s health and the development of our country <![CDATA[<B>Education and the right to eat</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo procuramos relatar a situação mundial e brasileira com relação aos micronutrientes, em especial sobre os minerais. Os elementos químicos minerais desempenham funções de grande importância no organismo humano, sendo indispensáveis para o desenvolvimento e a saúde dos indivíduos. Ainda não existe uma avaliação global do estado nutricional dos indivíduos em relação a esses micronutrientes no Brasil, mas os estudos existentes apontam para a necessidade do acompanhamento das tendências alimentares que poderiam levar às suas deficiências com conseqüências adversas para a saúde da população e o desenvolvimento do nosso país.<hr/>In this paper we will try to report the Brazilian micronutrients status, as well as in worldwide, specifically for minerals. Minerals have major importance on human body, becoming indispensable for the development and health of individuals. There is not yet an integral assessment of micronutrient status in the Brazilian subjects, but there are some studies pointing to the need of observation of alimentary tendencies that might lead to deficiencies, with adverse consequences to the population’s health and the development of our country <![CDATA[<B>Food evaluation in Duque de Caxias (RJ)</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo procuramos relatar a situação mundial e brasileira com relação aos micronutrientes, em especial sobre os minerais. Os elementos químicos minerais desempenham funções de grande importância no organismo humano, sendo indispensáveis para o desenvolvimento e a saúde dos indivíduos. Ainda não existe uma avaliação global do estado nutricional dos indivíduos em relação a esses micronutrientes no Brasil, mas os estudos existentes apontam para a necessidade do acompanhamento das tendências alimentares que poderiam levar às suas deficiências com conseqüências adversas para a saúde da população e o desenvolvimento do nosso país.<hr/>In this paper we will try to report the Brazilian micronutrients status, as well as in worldwide, specifically for minerals. Minerals have major importance on human body, becoming indispensable for the development and health of individuals. There is not yet an integral assessment of micronutrient status in the Brazilian subjects, but there are some studies pointing to the need of observation of alimentary tendencies that might lead to deficiencies, with adverse consequences to the population’s health and the development of our country <![CDATA[<B>Food insecurity as measured by individual perceptions</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo resume o processo de validação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), realizado entre 2003 e 2004 em cinco unidades da federação. Foi um estudo colaborativo com uma primeira fase qualitativa constituída por quatro painéis de especialistas e 11 grupos focais em comunidades pobres, e uma segunda, quantitativa, com inquéritos em amostras intencionais de populações de estratos sociais diversos. O texto enfatiza o grau de compreensão que a população tem dos conceitos contidos na escala, o que mostra sua adequação à realidade brasileira. A partir desse trabalho, o Brasil passa a contar com um instrumento de medida direta da insegurança alimentar e da fome, de alta validade, fácil aplicação e baixo custo.<hr/>This paper brings the validation process of the Brazilian Scale to measure food insecurity (Ebia), which has been conducted from 2003 through 2004. It was a collaborative study that took place in five Brazilian States and was carried out initially with a qualitative method, bringing up the opinion of four specialists panels and also eleven focus groups to evaluate the comprehension of concepts by participants living in poor communities. The second phase comprised five surveys that used convenience samples of different social strata of the population. The high understanding of the study population about the scale concepts and contents is emphasized, showing it’s adequacy to Brazilian reality, meaning that the country can now rely on an instrument to direct measuring food insecurity and hunger with high internal and external validity, easy to use and of low cost application. <![CDATA[<b>Nutritional problems in adults</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é relatar experiências que justifiquem a necessidade de capacitar a equipe de saúde e de implantar protocolos de atendimento e monitoramento nutricional de adultos e idosos. São relatadas duas experiências bem-sucedidas de atendimento comunitário em que houve o envolvimento e a capacitação da equipe, assim como a definição clara das estratégias de atuação. É possível otimizar o atendimento alimentar/nutricional da comunidade com a implantação de protocolos que expressem com clareza os critérios diagnósticos, indiquem os procedimentos de avaliação inicial e as diferentes abordagens terapêuticas e especifiquem medidas de monitoramento adaptadas às condições e necessidades locais.<hr/>This paper reports experiences seeking to strengthen health teams capabilities, and the importance of adults and elderly nutritional care protocols. It reports two well-succeeded experiences on local health assistance, with the close participation of health teams and a clear definition about action strategies. On this context, the local nutritional care could be optimized by a set of protocols, clear diagnose criteria definitions on initial assessment procedures, different therapeutic approaches, and follow-up strategies, adapted to local condition. <![CDATA[<b>Experiences in food and nutrition policies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Medidas para o enfrentamento da fome e da desnutrição vêm sendo associadas a ações de prevenção dos efeitos da má nutrição, especialmente a obesidade e outras doenças crônicas, dado o aumento da sua prevalência. Esse quadro epidemiológico complexo exige a concepção de projetos estruturantes de médio e longo prazos ao lado de ações imediatas e criativas, para resposta a situações emergenciais quando da falta do alimento. Entre as propostas nascidas no setor público, no setor produtivo, em universidades e em organizações da sociedade civil, observa-se elevado grau de insucesso, a despeito da seriedade dos proponentes, levando à sua interrupção, com efeitos danosos para ambas as partes. Este artigo contém o relato de experiências de êxito, com elementos para a análise dos principais problemas comuns às políticas na área de alimentação e nutrição e formas de superação, e é o resultado do trabalho de pesquisadores, gestores públicos e técnicos que se reuniram em oficina interdisciplinar promovida pelo Grupo de Estudos Nutrição e Pobreza do IEA em 2005, cujo objetivo foi fornecer subsídios para o aprimoramento de políticas públicas na área.<hr/>Strategies to face hunger and undernutrition have been directly associated to actions to prevent bad nutrition effects, mainly chronic diseases and obesity. This complex epidemiological scenario requires initiative of medium and long-term projects, with simultaneously immediate and creative measures for emergency situations when no food is available. Among proposals initiated by the public and private sectors, by Universities and by non-governmental organizations, it is common to observe ineffectiveness, despite the commitment and integrity of the proponents, leading to harmful consequences to both community and the initiative. This paper contains reports of some well-succeeded experiences, including elements for analyzing the main problems common to food and nutrition sectors policy and ways of overcoming them. This work was produced by researchers, public policy makers and technicians as a result of the interdisciplinary workshop they attended in 2005. Offered by the Nutrition and Poverty Study Group of Advanced Studies Institute, São Paulo University, its goal was to subsidize the improvement of public policies in the area. <![CDATA[<b>The dehumanization of eating</b><b></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando o "ato de comer" como ato humano e humanizador por excelência, este artigo procura traçar a trajetória histórica do fenômeno da refeição na tradição ocidental, partindo de referenciais culturais judaico-cristãos - a Bíblia - e helênicos - O banquete de Platão -, e analisar o processo de sua desumanização no contexto da sociedade industrial pós-moderna, assim como seus efeitos na cultura.<hr/>Considering the "act to eat" as human act par excellence, this article looks for to trace the historical trajectory of the phenomenon of the meal in the occidental tradition, starting of cultural referenciais Jewish-Christians - the Bible - and Greek - Platos Symposium - and to analyze the process of its inhumanization in the context of the after-modern industrial society, as well as its effect in the culture. <![CDATA[<B>Herói ou vilão? </B><B>Bertolt Brecht e a crise de junho de 1953</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando o "ato de comer" como ato humano e humanizador por excelência, este artigo procura traçar a trajetória histórica do fenômeno da refeição na tradição ocidental, partindo de referenciais culturais judaico-cristãos - a Bíblia - e helênicos - O banquete de Platão -, e analisar o processo de sua desumanização no contexto da sociedade industrial pós-moderna, assim como seus efeitos na cultura.<hr/>Considering the "act to eat" as human act par excellence, this article looks for to trace the historical trajectory of the phenomenon of the meal in the occidental tradition, starting of cultural referenciais Jewish-Christians - the Bible - and Greek - Platos Symposium - and to analyze the process of its inhumanization in the context of the after-modern industrial society, as well as its effect in the culture. <![CDATA[<B>Brecht e a "Teoria do rádio"</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando o "ato de comer" como ato humano e humanizador por excelência, este artigo procura traçar a trajetória histórica do fenômeno da refeição na tradição ocidental, partindo de referenciais culturais judaico-cristãos - a Bíblia - e helênicos - O banquete de Platão -, e analisar o processo de sua desumanização no contexto da sociedade industrial pós-moderna, assim como seus efeitos na cultura.<hr/>Considering the "act to eat" as human act par excellence, this article looks for to trace the historical trajectory of the phenomenon of the meal in the occidental tradition, starting of cultural referenciais Jewish-Christians - the Bible - and Greek - Platos Symposium - and to analyze the process of its inhumanization in the context of the after-modern industrial society, as well as its effect in the culture. <![CDATA[<B>O rádio como aparato de comunicação <i>Discurso sobre a função do rádio</i></B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200018&lng=en&nrm=iso&tlng=en Considerando o "ato de comer" como ato humano e humanizador por excelência, este artigo procura traçar a trajetória histórica do fenômeno da refeição na tradição ocidental, partindo de referenciais culturais judaico-cristãos - a Bíblia - e helênicos - O banquete de Platão -, e analisar o processo de sua desumanização no contexto da sociedade industrial pós-moderna, assim como seus efeitos na cultura.<hr/>Considering the "act to eat" as human act par excellence, this article looks for to trace the historical trajectory of the phenomenon of the meal in the occidental tradition, starting of cultural referenciais Jewish-Christians - the Bible - and Greek - Platos Symposium - and to analyze the process of its inhumanization in the context of the after-modern industrial society, as well as its effect in the culture. <![CDATA[<B>Imagem de Fabiano</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200019&lng=en&nrm=iso&tlng=en Busca-se, neste ensaio, focalizar vários aspectos e implicações da composição do personagem Fabiano, no romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, relevando-se, sobretudo, a possibilidade, aberta pelo narrador, de surpreender no protagonista o grande prazer que lhe advém da compreensão das palavras e, com elas, da realidade a que se referem.<hr/>This essay focuses on several aspects and implications of the composition of the character Fabiano in Graciliano Ramos’ novel Vidas secas, in order to emphasize the possibility - opened by the narrator - of surprising the great pleasure that succeeds to the main character when he understands the words and, with them, the reality they refer to. <![CDATA[<B>"Os quatro cavaleiros de um íntimo apocalipse" e suas biografias vicárias</B>: <B>Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos na escrita de perfis</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200020&lng=en&nrm=iso&tlng=en Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos traçaram retratos de pessoas com as quais conviveram ao longo de suas vidas por meio de perfis concisos, seja na forma de elegias seja mesmo de necrológios. Embora esses textos sejam imprescindíveis para fundamentar o estilo de cada um dos escritores mineiros, eles também carregam a síntese de cada experiência pessoal, que é fundamental para a análise da crônica, gênero que o quarteto praticou e no qual podem ser enquadrados os perfis examinados neste ensaio.<hr/>Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino and Paulo Mendes Campos wrote portraits of people with whom they were intimate along their lives by means of short profiles, either in the form of elegies or even of necrologies. Although these texts are necessary in order to set up the style of each one of these writers from Minas Gerais, they also carry the synthesis of each personal experience, which is fundamental for the analysis of the chronicle, a literary genre that the quartet of writers practiced and within which the profiles examined in this essay can be classified. <![CDATA[<B>Luiz Gama</B>: <B>um abolicionista leitor de Renan</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200021&lng=en&nrm=iso&tlng=en O hisoriador e filósofo Ernest Renan exerceu grande influência, hoje um tanto esquecida, sobre uma boa parte da elite intelectual brasileira engajada em reformas e movimentos que caracterizam a transição da Monarquia para a República. Dentre eles, destaca-se o abolicionista Luiz Gama, caso único de um ex-escravo autodidata que alcança projeção no cenário político e na República das Letras. Leitor precoce de Vida de Jesus, obra seminal do pensador francês, o advogado dos escravos é um dos primeiros a referir-se à obra que contou com inédita tradução brasileira, pouco depois de sua publicação na França. Por fim, observamos a apropriação das idéias renanianas por parte de personalidades diversas do ponto de vista social e racial, estabelecendo um paralelo entre Luiz Gama e Joaquim Nabuco.<hr/>Historian and philosopher Ernest Renan exerts great influence - today somewhat forgotten - on a large part of the Brazilian intellectual elite that is engaged in reforms and movements which characterize the transition of a Monarchy to a Republic. Among these, abolitionist Luiz Gama stands out as the sole case of a former autodidact slave, who achieves a projection in the political scenario, and in the Republic of Letters. An early reader of Vida de Jesus, a seminal work of the French philosopher, the slaves’ attorney is one of the first to refer to the work, which counted with a first-hand, unprecedented Brazilian translation, shortly after its publication in France. Finally, we shall see the appropriation of Renanian ideas on the part of various personalities from the social and racial point of view, while establishing a parallel between Luiz Gama and Joaquim Nabuco. <![CDATA[<B>Experiência, ação e narrativa</B>: <B>reflexões sobre um curso de Hannah Arendt</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200022&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>A qualidade de ensino vinculada à democratização do acesso à escola</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200023&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>Repensar a cidade e seu futuro</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200024&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>Um fio vermelho em Franz Kafka</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200025&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>Memorial Luiz Camillo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200026&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>Um editor das Arábias</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200027&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>Contra o estigma moderno do nostálgico</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200028&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>Em um tempo agônico</B>: <B>da necessidade de uma crítica contemporânea em resistência ao fascismo</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200029&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century. <![CDATA[<B>Errata</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200030&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo examina o alcance intelectual do curso de pós-graduação ministrado por Hannah Arendt na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, no semestre do outono de 1965, intitulado "Political experiences in the twentieth century". Baseia-se nos meus próprios apontamentos como seu aluno em Cornell e nos roteiros preparados por Hannah Arendt para ministrar o curso, que estão guardados nos seus papéis na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Indica, com base na documentação contida na Biblioteca do Congresso, as convergências desse curso com o ministrado anteriormente, em 1955, na Universidade da Califórnia e, subseqüentemente, em 1968, na New School for Social Research. Explora como esses cursos contribuem para a compreensão da importância por ela atribuída, na sua obra, à experiência, à narração, à ação, à imaginação e ao juízo reflexivo, que são componentes da maior relevância na configuração da originalidade do percurso intelectual de Hannah Arendt e que dela fazem uma das grandes pensadoras do século XX.<hr/>The article examines the intellectual relevance of Hannah Arendt’s graduate course, "Political Experiences of the Twentieth Century", given in the Fall of 1965 at Cornell University. The article draws on my notes taken as her student in this course and on her own notes prepared for the course that are in her papers in the Library of Congress. The article relates, on the basis of her papers in the Library of Congress, this course to a previous one offered in 1955 at the University of California and to a subsequent one in 1968 given at the New School for Social Research. The article explores how these courses are relevant for the understanding of the importance in Hannah Arendt’s work of experience, narrative, action, imagination, reflective judgement, that are critical components of her originality as a major thinker of the XXth century.