Scielo RSS <![CDATA[Caderno CRH]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-497920180002&lang=pt vol. 31 num. 83 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[A OBRA POLISSÊMICA DE MICHAEL LÖWY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200215&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[UM JOVEM MARXISTA NOS PRIMÓRDIOS DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO: entrevista com Michel Löwy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[ESTRUTURA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE OPERÁRIA NO BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200229&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Originalmente publicado em francês, no Cahier Internatinaux de Sociologie, em 1970, este artigo foi traduzido especialmente para este Dossiê, com o objetivo apresentar para as novas gerações as reflexões e a pesquisa, no campo da sociologia do trabalho, de um jovem estudante da USP que, posteriormente, se tornaria um dos mais importantes autores das ciências sociais brasileiras. Nesse sentido, o texto tem um valor histórico inigualável, sem perder a atualidade de sua problemática. O objetivo do artigo é elucidar alguns problemas relativos à estrutura da consciência de classe de um grupo de trabalhadores presente num congresso sindical de 1959. A referência teórica para esta empreita é o marxismo, perspectiva que, na época da pesquisa, estava alheia ao meio acadêmico.<hr/>Originally published in French at the Cahier Internatinaux de Sociologie in 1970, the translation of this article, made especially for this dossier, aims to present to the new generations the reflections and research in the field of work sociology of a young student at USP who later became one of the most important authors of the Brazilian social sciences. In this sense, the text has an unparalleled historical value, without losing the current relevance of its problematic. The objective of the article is to elucidate some problems related to the structure of class consciousness of a group of workers present at a 1959 trade union congress. The theoretical reference for this work is Marxism, a perspective that at the time of the research was unaware of the academic milieu.<hr/>Publié originalement en français, dans le Cahier Internationaux de Sociologie, en 1970, cet article a été traduit spécialement pour ce Dossiêr, avec l’objectif de présenter aux nouvelles générations les réflexions et recherches, dans le domaine de la sociologie du travail, d’une jeune étudiant de l’USP qui deviendra plus tard l’un des autres les plus importants des sciences sociales brésiliennes. En ce sens, le texte a une valeur historique inégalée, sans perdre l’actualité de sa problématique. L’objetif est d’élucider certains problèmes liés à la structure de la conscience de classe d’un groupe de travailleurs présents lors d’un congrès syndical en 1959. La référence théorique pour ce travail est le marxisme. <![CDATA[MICHAEL LÖWY E A SOCIOLOGIA DO TRABALHO: a descoberta da consciência de classe do operariado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200239&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo busca analisar e problematizar a rápida passagem do jovem Michael Löwy pela sociologia do trabalho, quando realizou, em 1959, uma pesquisa sobre as atitudes e a consciência operária entre dirigentes sindicais metalúrgicos. Para isso, contextualiza esse estudo no curso do processo de institucionalização da sociologia brasileira, em particular o desenvolvimento das pesquisas acerca da indústria e do trabalho realizadas na Universidade de São Paulo, nas décadas de 1950 e 1960. Como conclusão, pode-se afirmar que Löwy apresentou, já àquela época, num manuscrito até então desconhecido, uma possível alternativa ao estilo de sociologia vigente na USP. As reflexões e conclusões deste artigo estão ancoradas em consultas realizadas em arquivos e numa entrevista com o próprio autor.<hr/>The article analyzes and problematizes the rapid passage of the young Michael Löwy by the sociology of the work, when in 1959 realized research on the attitudes and the workers’ conscience among metallurgical union leaders. We contextualize this study in the course of the process of institutionalization of Brazilian sociology, in particular the development of research on industry and work, carried out at the University of São Paulo in the 1950s and 1960s. We affirm that the author presented, in a manuscript unknown, a possible alternative to the style of sociology in force at USP. The reflections and conclusions of this article are anchored in consultations carried out in archives and in an interview with the author.<hr/>L’article analyse et problématise le passage du jeune Michael Löwy par la sociologie du travail, lorsqu’en 1959 il réalise une recherche sur les attitudes et la conscience ouvrière parmi les dirigeants syndicaux métallurgiques. Nous contextualisons cette étude au cours du processus d’institutionnalisation de la sociologie brésilienne, en particulier le développement de la recherche sur l’industrie et le travail, menée à l’Université de São Paulo dans les années 1950 et 1960. Nous affirmons que l’auteur a présenté, dans un manuscrit inconnu, une alternative possible au style de sociologie en vigueur à l’USP. Les réflexions et les conclusions de cet article sont ancrées dans des consultations menées dans les archives et dans une interview avec l’auteur. <![CDATA[O MARXISMO LIBERTÁRIO DE MICHAEL LÖWY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste ensaio, originalmente proferido como conferência, Enzo Traverso analisa algumas das linhas de força da trajetória intelectual de Michael Löwy, dos seus primeiros trabalhos sobre Marx, Lukács e Goldmann às suas reflexões mais recentes sobre Benjamin ou sobre o romantismo. Aplicando à análise do autor o mesmo método que ele utilizara para compreender os autores sobre os quais investigou, Traverso defende a hipótese de que, embora nascido no Brasil, Löwy pode ser visto como um “intelectual francês que combina e supera duas tradições que marcaram profundamente a história, a cultura e a política do século XX: a do judaísmo da Europa Central de antes da Schoah e a da esquerda latino-americana posterior à revolução cubana”.<hr/>In this essay, originally delivered as a conference, Enzo Traverso analyzes some of the strengths of Michael Löwy’s intellectual trajectory, from his early work son Marx, Lukacs, and Goldmann to his more recent reflection son Benjamin or on Romanticism. Applying to the author’s analysis the same method that he used to understand the authors he investigated, Traverso defends the hypothesis that, although born in Brazil, Löwy can be seen as a “French intellectual who combines and surpasses two traditions that marked deeply history, culture and politics of the twentieth century: that of Central European Judaism before Schoah and that of the Latin American left after the Cuban revolution.”<hr/>Dans cet essai, à l’origine livré comme une conférence, Enzo Traverso analyse certains des fils conducteurs du parcours intellectuel de Michael Löwy, depuis ses premiers travaux sur Marx, Lukacs et Goldmann à ses réflexions plus récentes sur Benjamin ou sur le romantisme. Appliquant à l’analyse de l’auteur la même méthode qu’il avait utilisée pour comprendre les auteurs sur lesquels il a travaillé, Traverso soutient l’hypothèse selon laquelle, bien que né au Brésil, Löwy peut être considéré comme un “intellectuel français unissant et dépassant deux traditions qui ont profondément marqué l’histoire, la culture et la politique du XXe siècle: celle du judaïsme d’Europe centrale d’avant la Schoah et celle de la gauche latino-américaine d’après la révolution cubaine”. <![CDATA[DE SÃO PAULO A PARIS: o jovem Michael Löwy entre socialismo e sociologia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200263&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mais conhecido por sua afortunada trajetória internacional, em especial por aquela que se inicia a partir do final dos anos 1960 na França, Michael Löwy deu os primeiros passos de seu itinerário intelectual em São Paulo, na segunda metade da década de 1950, época em que cursou a graduação em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia da USP, então localizada na Rua Maria Antônia. O objetivo deste artigo é exatamente analisar a importância desse processo de formação intelectual de Löwy, entre o final da década de 1950 e meados da de 1970. Busca-se analisar algumas das linhas de força desse momento da trajetória intelectual do autor, das suas primeiras pesquisas sobre o movimento operário no âmbito da sociologia paulista até seus trabalhos mais teóricos – realizados na França – sobre as obras de Marx, Lukács e outros “intelectuais revolucionários”.<hr/>Although to be better known for his international trajectory, especially that which began in the late 1960s in France, it was in São Paulo that Michael Löwy began his intellectual itinerary in the second half of the 1950s. The purpose of this article is to analyze the importance of this process of intellectual formation of Löwy, between the late 1950s and the mid - 1970s. The aim is to analyze some of the leading threads of the intellectual trajectory of the author, from his first researches on the labor movement within the sociology of São Paulo until his more theoretical work in France, on the works of Marx, Lukács and other “revolutionary intellectuals”.<hr/>Bien que plus connu par sa trajectoire internationale brillant, notamment celle qui a commencé à la fin des années 1960 en France, Michael Löwy a fait les premiers pas de son parcours intellectuel à São Paulo dans la seconde moitié des années 1950, lorsqu’il a suivi le cours de Sciences Sociales à la Faculté de Philosophie de l’USP, alors située à la rue Maria Antônia. Le but de cet article est d’analyser l’importance de cette période pour la formation intellectuelle de Löwy, entre la fin des années 1950 et le milieu des années 1970. On cherche à analyser certains des fils conducteurs de cette période de la trajectoire intellectuelle de l’auteur, dès ses premières recherches sur le mouvement ouvrier au sein de la sociologie de São Paulo jusqu’à son travail plus théorique en France sur les œuvres de Marx, Lukacs et d’autres «intellectuels révolutionnaires». <![CDATA[UM MARXISMO DE AFINIDADES ELETIVAS: a aventura sociológica de Michael Löwy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa o trabalho de elaboração de Michael Löwy sobre o conceito de “afinidades eletivas”, utilizado por Max Weber. Nesse sentido, busca apresentar os avanços por ele trazidos para uma maior definição do conceito e a operatividade de seu uso, bem como algumas das repercussões que indicaram seus possíveis limites em termos de elaboração e operação. Antes, à guisa de preâmbulo, o artigo faz uma apresentação do contexto sociológico de sua aparição mais conhecida, a partir do livro A ética protestante e o “espírito” do capitalismo (EPEC), de Max Weber, que serve de importante base de lançamento para os investimentos de Löwy.<hr/>The article analyses the Michael Löwy’s work upon the concept of “elective affinity” used by Max Weber. We draw upon Löwy’s articles presenting his attempt to build an effective contribution to a more clear definition and use of the concept. The article points out some of the arguments put forward by his critics displaying what would be Löwy’s formulation limits. As an introduction we present the sociological context of the most famous appearance of the concept in the Max Weber’s book The protestant ethics and the “spirit” of capitalism which has been serving for Löwy’s research and developments.<hr/>L’article analyse le travail d’élaboration de Michael Löwy a propos du concept de “affinités électives”, utilisé par Max Weber. Dans ce registre, présente ses contributions pour une meilleur définition et opérativité de cet concept, ainsi que quelques répercutions qu’on indiqué ses possibles limites en termes d’élaboration et mise en travail. Avant, en guise de préambule, l’article fait une présentation du contexte sociologique de ses occurrences meilleur connu, a partir du livre L’étique protestante et l’esprit du capitalisme (EPEC), de Max Weber, que sert de base aux investissements réflexifs de Löwy. <![CDATA[MICHAEL LÖWY, LEITOR DE LUKÁCS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200289&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A reflexão sobre a trajetória intelectual e as obras de Georg Lukács no período compreendido entre 1909 e 1929 constitui parte ponderável dos primeiros escritos de Michael Löwy. O presente artigo acompanha seus comentários, destacando como seu fio condutor os conceitos de anticapitalismo romântico e reificação.<hr/>The reflection on the intellectual trajectory and the works of Georg Lukács in the period between 1909 and 1929 constitutes a significant part of Michael Löwy’s first writings. This article follows his comments highlighting the concepts of romantic anti-capitalism and reification as its main thread.<hr/>La réflexion sur la trajectoire intellectuelle et sur les travaux de Georg Lukács dans la période entre 1909 et 1929 constitue une partie non négligeable des premiers écrits de Michael Löwy. Cet article fait état de ses commentaires en soulignant comme principe directeur les concepts d’anticapitalisme romantique et de réification. <![CDATA[ROMANTISMO, CRÍTICA DO PROGRESSO E ECOSSOCIALISMO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este artículo radica en mostrar que la propuesta ecosocialista se inscribe dentro de un conjunto de preocupaciones, relacionadas con el romanticismo revolucionario y la crítica al progreso. Se trata, para utilizar una noción tan cara a Löwy, de encontrar las afinidades electivas que existen entre el romanticismo revolucionario, la crítica al progreso y el ecosocialismo. Por ello, en esta exposición, siempre recalcamos las implicaciones ecológicas de las reflexiones de M. Löwy o que se derivan de los autores y problemas que él ha estudiado.<hr/>O objetivo deste artigo é mostrar que a proposta ecossocialista se inscreve num conjunto de preocupações, relacionadas com o romantismo revolucionário e a crítica ao progresso. Trata-se, para utilizar uma noção tão cara a Löwy, de encontrar as afinidades eletivas que existem entre o romantismo revolucionário, a crítica ao progresso e o ecossocialismo. Por isso, nesta exposição, sempre salientamos as implicações ecológicas das reflexões de M. Löwy ou que derivam dos autores e problemas que ele estudou.<hr/>The purpose of this article is to show that the ecosocialist proposal is part of a set of concerns related to revolutionary romanticism and the critique of progress. It is, to use a notion so dear to Löwy, to find the elective affinities that exist between revolutionary romanticism, criticism of progress and ecosocialism. Therefore, in this exhibition, we always emphasize the ecological implications of the reflections of M. Löwy or that derive from the authors and problems that he has studied.<hr/>L’objectif de cet article est de montrer que la proposition écosocialiste s’inscrit dans un ensemble de préoccupations, liées au romantisme révolutionnaire et au critique du progrès. C’est, pour utiliser une notion si chère à Löwy, de trouver les affinités électives qui existent entre le romantisme révolutionnaire, la critique du progrès et l’écosocialisme. Par conséquent, dans cette exposition, nous soulignons toujours les implications écologiques des réflexions de M. Löwy ou qui découlent des auteurs et des problèmes qu’il a étudiés. <![CDATA[DOIS MESTRES NA PERIFERIA DO CAPITALISMO: Michael Löwy e Mariátegui]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200321&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir alguns dos desdobramentos da interpretação da teoria do desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo, presente em várias passagens da obra de Michael Löwy, a fim de indicar sua importância para a renovação crítica do marxismo latino-americano. Para tanto, buscaremos avançar por três momentos: 1) em primeiro lugar, iremos apresentar os delineamentos gerais da teoria do desenvolvimento desigual e combinado na obra de Löwy; 2) na sequência, vamos destacar a importância do contexto histórico latino-americano entre os anos de 1959 e 1979 no esforço interpretativo e político de Löwy, balizado, sobretudo, pela atualização da teoria do desenvolvimento desigual e combinado; finalmente, 3) argumentaremos que a fecundidade da interpretação de Löwy, no tocante ao contexto latino-americano, advém de sua familiaridade com o pensamento do marxista peruano José Carlos Mariátegui.<hr/>The purpose of this article is to discuss some of the implications of the interpretation of the unequal and combined development theory of capitalism present in several passages of Michael Löwy’s work in order to indicate its importance for the critical renewal of Latin American Marxism. In order to do so, we seek to advance through three moments: 1) first, we will present the general outlines of the unequal and combined development theory in Löwy’s work; 2) in the sequence, we will highlight the importance of the Latin American historical context between the years 1959 and 1979 in the interpretive and political effort of Löwy, especially for updating the theory of uneven and combined development; finally, 3) we will argue that the fecundity of Löwy’s interpretation of the Latin American context stems from his familiarity with the thinking of the Peruvian Marxist José Carlos Mariátegui.<hr/>Le but de cet article est de discuter de quelques-unes des implications de l’interprétation de la théorie du développement inégal et combiné du capitalisme présent dans plusieurs passages du travail de Michael Löwy afin d’indiquer son importance pour le renouveau critique du marxisme latino-américain.Pour faire ça, nous cherchons à avancer à travers trois moments: 1) d’abord, nous présenterons les grandes lignes de la théorie du développement inégal et combiné dans le travail de Löwy; 2) dans la séquence, nous soulignerons l’importance du contexte historique latino-américain entre les années 1959 et 1979 dans l’effort interprétatif et politique de Löwy, en particulier pour actualiser la théorie du développement inégal et combiné;enfin, 3) nous affirmons que la fécondité de l’interprétation du contexte latino-américain par Löwy découle de sa familiarité avec la pensée du marxiste péruvien José Carlos Mariátegui. <![CDATA[TRANSTORNOS DEPRESSIVOS E CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200335&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é mostrar como a evolução da nosologia psiquiátrica da depressão pode se relacionar com determinadas demandas do capitalismo contemporâneo. Primeiro, investigamos as concepções de transtornos depressivos desde a terceira edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), que instaurou o paradigma psiquiátrico vigente até nossos dias, enfocando, especialmente, as duas últimas versões (DSM-IV-TR e DSM-5). Ao lado da Classificação Internacional de Doenças da OMS, as edições recentes do Manual constituem os principais sistemas classificatórios de psiquiatria, orientando a prática clínica e embasando conceitualmente a ideia atual de epidemia depressiva. Em seguida, fazemos ver como a teoria econômica do capital humano, elaborada por economistas neoliberais da Escola de Chicago, se converte em valor social que, aceito e disseminado amplamente, orienta a conduta de vida dos indivíduos tanto em sociedades liberais avançadas quanto nas terceiro-mundistas. Pretendemos sustentar, assim, que a sistemática ramificação e a flexibilização dos transtornos depressivos, as quais estabelecem como patológicas formas tênues de sofrimento, correspondem à lógica de intensificação do desempenho de determinadas capacidades individuais imprescindíveis ao capitalismo contemporâneo.<hr/>This article aims to show how the evolution of psychiatric nosology of depression may to relate to certain requirements of contemporary capitalism. First, we investigate the conceptions of depressive disorders from the third edition of Diagnostic and Statistical Manuals of Mental Disorders (DSM), which established the current psychiatric paradigm, focusing especially on the last two versions (DSM-IV and DSM-5). Along with International Classification of Diseases by WHO, the recent editions of manual are the main classification systems of psychiatry, guiding clinical practice and conceptually basing the current idea of depressive epidemic. Then we show how the economic theory of human capital, developed by neoliberal economists of the Chicago School, becomes a social value that, widely accepted and disseminated, guides the conduct of life of individuals in advanced liberal societies and in Third World societies. Therefore, we affirm that the systematic ramification and flexibility of depressive disorders, which establish as pathological subtle forms of suffering, correspond to logic of intensification of performance of certain individual capacities indispensable to contemporary capitalism.<hr/>Cet article a pour but de montrer comment l’évolution de la nosologie psychiatrique de la dépression peut se rapporter à certaines exigences du capitalisme contemporain. D’abord, nous étudions les conceptions de troubles dépressifs depuis la troisième édition du Manuel Diagnostique et Statistique des Troubles Mentaux (DSM), qui a établi le paradigme psychiatrique actuel, en nous concentrant surtout sur les deux dernières versions (DSM-IV et DSM-5). À côté de la Classification Internationale des Maladies de l’OMS, les éditions les plus récentes du manuel sont les principaux systèmes de classification de la psychiatrie, en orientant la pratique clinique et en fondant conceptuellement l’idée actuelle de l’épidémie dépressive. Ensuite, nous faisons voir comment la théorie économique du capital humain, développée par des économistes néolibéraux de l’École de Chicago, devient une valeur sociale, qui, acceptée et diffusée largement, guide la conduite de vie des individus dans les sociétés libérales avancées et dans les sociétés tiers-mundistes. Nous soutenons, ainsi, que la ramification et l’assouplissement systématiques des troubles dépressifs, qui établissent comme pathologique des formes subtiles de souffrance, correspondent à la logique d’intensification de la performance des certaines capacités individuelles indispensables au capitalisme contemporain. <![CDATA[AS TEORIAS DO TRABALHO DE HONNETH E UNGER: reconhecimento e produtivismo inclusivo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200355&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, comparam-se duas escolas de pensamento da teoria social a partir do conceito de trabalho. Estendem-se, então, suas contradições internas. De um lado, a teoria do reconhecimento comporta um conceito de trabalho que se deixa definir por seu valor sociocultural e simbólico, inserido na hierarquia moral ocidental. Seu paradigma é a sociedade salarial e a regulação estatal da paridade das relações profissionais. Já o construtivismo institucional entende o conceito de trabalho como atividade produtiva destinada à inovação. Seu enquadramento teórico visa a recuperar a aliança entre progresso técnico-material com o incremento da experiência social dos indivíduos.<hr/>In this article two currents of social thought will be compared taking into account the concept of labor. On one side, the theory of recognition defines labor by its cultural and symbolic value, which is conceived in the Western moral hierarchy. Its paradigm is the wage labor and the regulation of contracts. On the other hand, the theory of institutional constructvism understands labor as a productive activity oriented by innovation. It tries to reconcile technical and material progress with the deepening of the social experience of the individuals.<hr/>L’article analyse deux écoles de pensée à partir de la catégorie de travail. En suite on ira analyser leurs contradictions internes. D’un côté, la théorie de la reconnaissance défine le concept de travail par sa valeur culturelle et symbolique, encerré dans l’hiérarchie morale occidentale. Son paradigme est la société salariale et la régulation des rapports profissionels par l’État. D’autre côté, le constructivisme institutionnel délimite la catégorie de travail entendue comme activité productive orientée par l’innovation. Son cadre théorique vise recuperer l’aliance entre le progrès téchinique, matérial et l’aprofondissement de l’expérience sociale des individus. <![CDATA[DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E MERCADO DE TRABALHO: contestação social e transformações recentes na produção siderúrgica na Amazônia Oriental]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200373&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa os efeitos socioeconômicos de políticas governamentais de infraestrutura e de subsídios fiscais e financeiros (Programa Grande Carajás) que, a partir do final da década de 1970, ajudaram a implantar um polo industrial siderúrgico de produção de ferro-gusa voltado para a exportação, na Amazônia oriental maranhense. Um dos efeitos da criação desse polo siderúrgico foi o estabelecimento de um mercado de trabalho, que envolve trabalhadores metalúrgicos e florestais, em função da utilização de carvão vegetal como insumo da produção siderúrgica. Partindo da perspectiva das Redes de Produção Globais (RPGs), abordagem multicêntrica que enfatiza a ação de atores diversificados do mundo social na conformação de fenômenos econômicos, procuramos compreender o processo de configuração desse mercado de trabalho, destacando as transformações ocasionadas pela crise global de 2008 e o papel desempenhado por sindicatos, empresários e agentes estatais nesse processo.<hr/>This paper analyses the socioeconomic effects of a group of governmental politics of infrastructure and financial/tax subsidies (Programa Grande Carajás) that from the late 1970’s had established a siderurgical zone for commodities production (pig iron) designed for exportation at the eastern Amazon area of Maranhão state. These governmental efforts trigged the emergence of a labour market around steel and forest workers, by the consequence of the use of charcoal as a input for siderurgical production. The analytic effort will be based on the theoretic paradigm of Global Production Networks, which stands as a multicentric approach that stresses the action of diversified social world actors to understand the process of configuration of that market, focusing the changes caused by the 2008’s economic crisis, highlighting the role performed by trade unions, corporates and state agents in this process.<hr/>L’article vise à analyser les effets socio-économiques des politiques publiques d’infrastructure et des subventions fiscales (Programme Grand Carajás) établies à partir des anées 1970, pour la mise en œuvre d’un pôle industriel d’acier dans la l’Amazonie oriental brésilienne. Le développement de ces politiques gouvernementales a donné lieu à un marché de travail résultant des activités d’acier et la production de charbon de bois pour la production de fonte, marqueé pour la precarité, mais qui, au fil des années, a connu des changements remarquables. En utilisant l’approche des des réseaux mondiaux de production, perspective qui met l’accent multicentriques l’action des divers acteurs du monde social dans la formation de phénomènes économiques, nous cherchons à comprendre le processus de configuration du marché du travail, mettant en lumière les changements apportés par la crise mondiale de 2008 et le rôle joué par les syndicats, les employeurs et les agents de l’État dans ce processus. <![CDATA[A DIMENSÃO ESQUECIDA: a questão da <em>agência</em> no trabalho do corte da cana de açúcar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao fixar o interesse analítico nos elos que unem a experiência do trabalho e os processos constitutivos de identidades, a pesquisa buscou flagrar as pequenas, mas subjetivamente importantes formas de mediação e cálculo envolvidos nas estratégias de ação de trabalhadores do corte da cana de açúcar. Os resultados sugerem que, conquanto o traço saliente desse contexto seja o da precariedade, os significados atribuídos ao trabalho deixam entrever as fissuras que denotam a capacidade de agência dos indivíduos na condução das suas vidas, distante de uma imagem que os toma como meros espectadores da história.<hr/>By fixing the analytical proposal in the links that unite the work experience and the process of identity construction, we sought to catch the small but subjectively important forms of measurement and calculation involved in the strategies of action by workers of sugar cane harvest. In spite of precariousness of the social context, the results show that the meanings attributed to work by the subjects allow us to figure out fissures and resistances which denote the agency of individuals and this is far from an image in which they are mere spectators of history.<hr/>En fixant la proposition d’analyse dans les liens qui unissent l’expérience de travail et le processus de construction identitaire, nous avons cherché à capture les petits, mais subjectivement importantes formes de mesure et de calcul impliqués dans les stratégies d’action par les travailleurs de la récolte de la canne à sucre. En dépit de la précarité du contexte social, les résultats montrent que les significations attribuées au travail par les sujets nous permettent de comprendre les fissures et resistences qui dénotent l’agence des individus. Distant d’une image dans laquelle ils sont de simples spectateurs de l’histoire. <![CDATA[DA PERDA DE LEGITIMIDADE À POLARIZAÇÃO: os partidos e os sistemas partidários de Argentina e Venezuela]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200407&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo atualiza as classificações de Coppedge (1997) para os partidos de Argentina e Venezuela, agregando às dimensões originais – esquerda-direita e cristão ou secular – três outras: programático ou clientelista, materialista ou pós-materialista e apelo eleitoral étnico. Para fazê-lo, se fundamenta na literatura e em um survey com especialistas. Uma conclusão é que houve pouca variação em relação às avaliações de Coppedge, com os principais partidos concentrados em torno do centro, à exceção do PSUV, na Venezuela, que foi classificado como de esquerda secular. Quanto aos sistemas partidários, os dois países transitaram da perda de legitimidade dos partidos tradicionais até o início dos anos 2000 para cenários que se caracterizavam, no momento dessa classificação, pela polarização em torno da adesão ou da oposição ao kirchnerismo ou ao chavismo. Ao contrário do caso venezuelano, a polarização na Argentina era mais entre apoiar ou se opor ao governo de turno do que em termos ideológicos.<hr/>The paper updates the classifications of Coppedge (1997) for the parties of Argentina and Venezuela, adding to the original dimensions of left-right and Christian or secular three others, programmatic or clientelistic, materialistic or post-materialistic and ethnic electoral appeal. To do so, it is based on the literature and on an expert survey. One conclusion is that there was little variation in relation to Coppedge’s assessments, with the main parties located around the center, except for the PSUV in Venezuela, which was classified as secular left. Regarding the party systems, the two countries have transited from the legitimacy loss of its traditional parties until the early 2000s to scenarios characterized at the time of this classification by polarization around the adhesion or opposition to kirchnerismo or chavismo. Unlike the Venezuelan case, the polarization in Argentina was more between supporting or opposing the government of each moment than in ideological terms.<hr/>L’article jour évaluations de Coppedge (1997) pour les parties de l’Argentine et Venezuela, en ajoutant aux dimensions originales de gauche-droite et chrétien ou laïque trois autres: programmatiques ou clientélistes, matérialistes ou post-matérialistes et de recours électoral ethnique. Pour ce faire, il est basé sur la littérature et sur une enquête auprès des experts. Une conclusion est qu’il y avait peu de variation par rapport aux évaluations de Coppedge, avec les principales parties concentrées autour du centre, à l’exception du PSUV au Venezuela, qui a été classé comme laïque gauche. En ce qui concerne les systèmes de partis, les deux pays ont transité par la perte de légitimité des partis traditionnels jusqu’au début des années 2000 pour les scénarios qui ont été caractérisés au moment de cette classification par la polarisation autour de l’adhésion ou d’opposition à kichnerismo ou chavismo. Contrairement au cas du Venezuela, la polarisation en Argentine était plus entre le soutien ou combattre le gouvernement à un moment qu’en termes idéologiques. <![CDATA[SUJEITOS? A JUSTIÇA DO TRABALHO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS TRABALHADORES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792018000200427&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo atualiza as classificações de Coppedge (1997) para os partidos de Argentina e Venezuela, agregando às dimensões originais – esquerda-direita e cristão ou secular – três outras: programático ou clientelista, materialista ou pós-materialista e apelo eleitoral étnico. Para fazê-lo, se fundamenta na literatura e em um survey com especialistas. Uma conclusão é que houve pouca variação em relação às avaliações de Coppedge, com os principais partidos concentrados em torno do centro, à exceção do PSUV, na Venezuela, que foi classificado como de esquerda secular. Quanto aos sistemas partidários, os dois países transitaram da perda de legitimidade dos partidos tradicionais até o início dos anos 2000 para cenários que se caracterizavam, no momento dessa classificação, pela polarização em torno da adesão ou da oposição ao kirchnerismo ou ao chavismo. Ao contrário do caso venezuelano, a polarização na Argentina era mais entre apoiar ou se opor ao governo de turno do que em termos ideológicos.<hr/>The paper updates the classifications of Coppedge (1997) for the parties of Argentina and Venezuela, adding to the original dimensions of left-right and Christian or secular three others, programmatic or clientelistic, materialistic or post-materialistic and ethnic electoral appeal. To do so, it is based on the literature and on an expert survey. One conclusion is that there was little variation in relation to Coppedge’s assessments, with the main parties located around the center, except for the PSUV in Venezuela, which was classified as secular left. Regarding the party systems, the two countries have transited from the legitimacy loss of its traditional parties until the early 2000s to scenarios characterized at the time of this classification by polarization around the adhesion or opposition to kirchnerismo or chavismo. Unlike the Venezuelan case, the polarization in Argentina was more between supporting or opposing the government of each moment than in ideological terms.<hr/>L’article jour évaluations de Coppedge (1997) pour les parties de l’Argentine et Venezuela, en ajoutant aux dimensions originales de gauche-droite et chrétien ou laïque trois autres: programmatiques ou clientélistes, matérialistes ou post-matérialistes et de recours électoral ethnique. Pour ce faire, il est basé sur la littérature et sur une enquête auprès des experts. Une conclusion est qu’il y avait peu de variation par rapport aux évaluations de Coppedge, avec les principales parties concentrées autour du centre, à l’exception du PSUV au Venezuela, qui a été classé comme laïque gauche. En ce qui concerne les systèmes de partis, les deux pays ont transité par la perte de légitimité des partis traditionnels jusqu’au début des années 2000 pour les scénarios qui ont été caractérisés au moment de cette classification par la polarisation autour de l’adhésion ou d’opposition à kichnerismo ou chavismo. Contrairement au cas du Venezuela, la polarisation en Argentine était plus entre le soutien ou combattre le gouvernement à un moment qu’en termes idéologiques.