Scielo RSS <![CDATA[Psicologia Clínica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-566520140002&lang=es vol. 26 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Consideraciones sobre los movimientos de medicalización de la vida</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A ideia de que problemas cotidianos são diagnosticáveis e tratáveis pela medicina é antiga e ao mesmo tempo comum na atualidade, na qual habituou-se entender e explicar a vida psíquica e as condutas éticas pelo conhecimento da materialidade corporal. Este artigo realiza uma análise sobre a relação entre o saber biomédico e pedagógico na construção da concepção de infância normal/anormal. Nas duas últimas décadas, o investimento em pesquisas que investigam o funcionamento cerebral tem ampliado significativamente o conhecimento científico das interações entre o físico e o psicológico e sustenta fortemente a cultura somática. Nesse processo, diagnósticos psiquiátricos se tornaram dispositivos importantes na explicação e intervenção dos processos de escolarização considerados problemáticos. No percurso teórico investigado, destaca-se como a combinação entre as ciências biomédicas e a educação marcou e tem marcado as práticas de intervenção sobre os problemas enfrentados pelas crianças ao ingressarem na escola.<hr/>The idea that everyday problems are diagnosable and treatable by medicine is ancient as well as common today, when we are used to understanding and explaining the psyche and ethical conduct by knowing the materiality of the body. In the last two decades, investment in research investigating brain functioning has significantly expanded scientific knowledge of physiological and psychological interactions, which strongly support somatic culture. Thus, psychiatric diagnoses have become important tools in the explanation and intervention of schooling procedures considered "problematic". The combination of biomedical sciences and education has had an impact on intervention practices regarding the problems faced by children when they enter school. We are going to take a diachronic look at the relationship between biomedical knowledge and pedagogy that created the concept of normal/abnormal childhood.<hr/>La idea de que problemas cotidianos son diagnosticables y tratables por la medicina é antigua y al mismo tiempo común en la actualidad, donde se habituó a entender y explicar la vida psíquica y de las conductas éticas por el conocimiento de la materialidad corporal. Este artículo realiza un análisis sobre la relación entre el saber biomédico y pedagógico en la construcción de la concepción de infancia normal/anormal. En las dos últimas décadas, el patrocinio de investigaciones que se interesan por el funcionamiento cerebral, ha ampliado significativamente el conocimiento científico de las interacciones entre lo físico y lo psicológico y sustenta fuertemente la cultura somática. En este proceso, diagnósticos psiquiátricos se convirtieron en dispositivos importantes para la explicación e intervención de los procesos de escolarización considerados problemáticos. En el recorrido teórico investigado, se destaca como la combinación entre las ciencias biomédicas y la educación ha marcado las prácticas de intervención sobre los problemas enfrentados por los niños al ingresar a las instituciones educativas. <![CDATA[<b>Instrumento de apoyo a la primera entrevista en psicoterapia cognitivo-conductual</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A primeira entrevista em psicoterapia é, usualmente, vivenciada com grande ansiedade por estagiários de Psicologia. Visando facilitar essa transição profissional e colaborar para a formação de terapeutas iniciantes, este artigo tem por objetivo apresentar um instrumento para uso por estagiários de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na primeira sessão individual. O instrumento é apresentado na forma de uma lista de checagem, contendo aspectos a serem abordados no decorrer da sessão, além de questões abertas sobre a vivência emocional e autoavaliação do desempenho na sessão. São discutidos achados de pesquisa em psicoterapia que fundamentam o instrumento. Adicionalmente, são sugeridos estudos para avaliação de seu potencial didático na formação de psicoterapeutas.<hr/>The first interview in psychotherapy is usually experienced with great anxiety by psychology undergraduate trainees. In search of making easier that professional transition and collaborate for the professional training of beginners therapists, this paper has the aim to present an instrument for use by trainees in the first session of Cognitive Behavioral Psychotherapy. The instrument is presented in the format of a checklist, consisting of features to be addressed during the session, besides open questions about the emotional experience and evaluation of the own performance. Research findings in the psychotherapy field which provide the basis for the instrument are discussed. Additionally, further studies are recommended in order to evaluate its didactic potential in the psychotherapy training.<hr/>La primera entrevista en psicoterapia es, generalmente, vivida con gran ansiedad por los alumnos de Psicología en prácticas. Con la finalidad de facilitar esta transición profesional y colaborar con la formación de nuevos terapeutas, este artículo tiene como objetivo presentar una herramienta para la primera sesión individual de los alumnos de Psicoterapia Cognitivo-Conductual. El instrumento se presenta en forma de una lista de verificación que contiene los aspectos a tratar durante la sesión, además de preguntas abiertas acerca de la experiencia emocional y una auto-evaluación de su desempeño en la sesión. Se discuten los hallazgos de investigaciones en psicoterapia que fundamentan el instrumento. Adicionalmente, se sugieren estudios para evaluar su potencial educativo en la formación de psicoterapeutas. <![CDATA[<b>Holding y sustentación como gestos psicoterapéuticos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo se insere em um conjunto de pesquisas que indicam que mudanças clínicas significativas, consistentes e duradouras podem ser alcançadas quando o paciente pode usufruir de uma experiência emocional de sustentação. Estabelece como objetivo contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada deste delicado modo de ação psicoterapêutica, abordando-o à luz de dois fenômenos: o de experiência completa e o da oferta do tempo. Articula-se, em termos metodológicos, ao redor de um estudo de caso, que é apresentado sob forma de narrativa transferencial e reconsiderado no contexto de interlocução com o pensamento de D. W. Winnicott. Esta démarche investigativa permite concluir que este tipo de trabalho clínico não se funda no domínio da técnica e sim no cultivo, por parte do terapeuta, de um posicionamento existencial de reconhecimento das necessidades do outro, vale dizer, num registro ético.<hr/>This study is part of a series of research works, which indicate that meaningful, solid and lasting clinical changes can be obtained when the patient can benefit from an emotional experience of sustainment. The study sets the aim of contributing with a deeper and more detailed understanding of this delicate sort of therapeutic action, by approaching it in the light of two phenomena: the whole experience and the offer of time. In methodological terms, the research is structured on a case study, which is presented in the form of a transferential narrative and reconsidered in the context of a dialogue with D. W. Winnicott's thought. This investigative procedure allows for the conclusion that this type of clinical work is not based on the therapist's technical mastering, but in the cultivation of an existential positioning of recognition of the other person's needs, in other words, under an ethical register.<hr/>El presente estudio se inserta en un conjunto de pesquisas que indican que cambios clínicos significativos, consistentes y duraderos pueden alcanzarse cuando el paciente puede disfrutar de una experiencia emocional de sustentación. Establece, como objetivo, contribuir para una comprensión más profunda y detallada de este delicado modo de acción psicoterapéutica, abordándolo a la luz de dos fenómenos: el de experiencia completa y el de la oferta de tiempo. Se articula, en términos metodológicos, alrededor de un estudio de caso, que es presentado bajo la forma de narrativa transferencial y reconsiderado en el contexto de interlocución con el pensamiento de D. W. Winnicott. Esta démarche investigativa permite concluir que este tipo de trabajo clínico no se fundamenta en el dominio de la técnica sino en el cultivo, por parte del terapeuta, de un posicionamiento existencial de reconocimiento de las necesidades del otro, es decir, en un registro ético. <![CDATA[<b>El niño como sujeto y como objeto entre dos formas de investigación del abuso sexual</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abordamos, neste artigo, o tratamento que vem sendo conferido ao tema do abuso sexual pela sociedade contemporânea e propomos uma contraposição a partir da teoria psicanalítica, especialmente no que nela se refere à sexualidade infantil. Partindo do princípio de que a criança é sujeito desejante, portanto sujeito de suas escolhas, conscientes ou inconscientes, interrogamos a atual tendência à sua objetalização no âmbito jurídico, psicológico e, até mesmo, em alguns textos psicanalíticos, e enfatizamos uma importante diferença entre o discurso jurídico e o psicanalítico. Como é sabido, este último distingue-se por conferir à criança o lugar de sujeito desejante, que pode estar subjetivamente implicado nas experiências de que toma parte, inclusive as sexuais. Baseamo-nos, para isso, fundamentalmente nas obras de Freud e de Lacan, mas também nas observações de alguns psicanalistas que reafirmaram, nos últimos anos, uma posição ética da psicanálise diante do sujeito criança, com seu desejo e suas possibilidades de gozar, na contramão de uma lógica moralizante, normalizadora e higienista, que a objetaliza mais ainda.<hr/>This article discusses the treatment which is being given to the topic of sexual abuse by contemporary society and suggests a contrast from the psychoanalytic theory, especially as it refers to infantile sexuality. Assuming that the child is a subject of desire, therefore, subject to its choices, whether conscious or unconscious, we question the current tendency to relieve it's objectalisation in the legal, psychological and, even in some texts, psychoanalytic approaches and we emphasize an important difference between the juridical discourse and the psychoanalytic one. As we know, the latter distinguishes itself by giving the child the place of the desiring subject, which may be subjectively involved in the experiences in which it`s taking part, including sexual ones. We rely for this, primarily, on the works of Freud and Lacan, but also on the observations that some psychoanalysts reaffirmed in recent years, on the ethical position of psychoanalysis facing the child as a subject, with its desire and jouissance possibilities, against a moralizing, normative and hygienist logic, which turns the child still more into an object.<hr/>En este artículo se analiza el tratamiento que se le está dando al tema del abuso sexual por parte de la sociedad contemporánea y se propone contraponerle orientaciones que se encuentran en la teoría psicoanalítica, especialmente en lo que se refiere a la sexualidad infantil. Suponiendo que el niño es un sujeto de deseo, en consecuencia, sujeto de sus elecciones, ya sea conscientes o inconscientes, interrogamos la tendencia actual a su objetalización en los contextos jurídico, psicológico, e incluso, en algunos textos psicoanalíticos y hacemos hincapié en una diferencia importante entre el discurso jurídico y psicoanalítico. Como se sabe, este último se distingue por dar al niño el lugar del sujeto deseante, que puede ser subjetivamente involucrado en las experiencias en las que el participa, incluyendo las sexuales. Fundamentamos el desarrollo del texto, sobre todo, en las obras de Freud y de Lacan, pero no solo, también con el ayudo de las observaciones de algunos psicoanalistas que reafirmaron, en los últimos años, una posición ética del psicoanálisis frente al niño como sujeto, con su deseo y sus posibilidades de goce, contra una lógica moralizante, normativa e higienista que lo objectaliza más, aún. <![CDATA[<b>Conflictos encuadrados como bullying</b>: <b>categoría que aumenta tensiones e imposibilita análisis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto busca debater o enquadramento de certas relações em uma categoria nomeada bullying e sua emergência no contexto brasileiro, pensando-a como uma prática contemporânea que atravessa sobretudo a escola. Coloca-se em análise a lógica penal inscrita nessa prática identitária, sustentada nos fundamentos do Estado de Direito, que define funções para os especialistas e alimenta a criação de leis. Esta é uma marca da sociedade punitiva que vivemos atualmente e na qual o agressor é conduzido pelos trajetos da judicialização e da medicalização, visto como um possível delinquente, e a vítima é despotencializada. Constata-se um ajustamento dos fenômenos de população aos processos econômicos: o bullying se inscreve na lógica da norma, como diz Foucault, própria das artes de julgar.<hr/>This text is interested in debating the framework of certain relationships in a category named bullying and its emergency in the Brazilian context, understood as a contemporary practice that overdresses specially the school. It puts in analysis the penal logic registered in this practice of identity, having as reference the fundaments of the State of Rights, which define functions for specialists and feed the construction of laws. This is a mark of the present punitive society, in which the aggressor is conduced through the roads of the judicialization and medicalization, seen as a possible delinquent, and the victim is despotencialized. It can be seen an adjustment of the phenomena of population according to the economical processes: bullying is inscribed in the logic of the norm, as says Foucault, own of the arts of judging.<hr/>Este texto busca debatir el encuadramiento de ciertas relaciones en una categoría nombrada bullying y su emergencia en el contexto brasileño, pensándola como una práctica contemporánea atravesada sobre todo en la escuela. Planteamos el análisis de la lógica penal inscrita en esa práctica identitaria, sostenida en los fundamentos del Estado de Derecho, que define funciones para los especialistas y alimenta la creación de leyes. Esta es una marca de la sociedad punitiva en la que vivimos actualmente y en la cual el agresor es conducido por los trayectos de la judicialización y de la medicalización, asumido como un posible delincuente y la víctima es despotencializada. Constatamos un ajuste de fenómenos de población a los procesos económicos: el bullying se inscribe en la lógica de la norma, como dice Foucault, propia de las artes de juzgar. <![CDATA[<b>Contribuciones de la clínica de la parentalidad en un caso de obesidad infantil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Estudos a respeito da obesidade indicam que, para além de questões genéticas, seu surgimento pode estar associado às primeiras relações interpessoais. O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições que a clínica da parentalidade pode trazer para o tratamento da obesidade infantil a partir de recortes de um caso clínico. Para tanto, será apresentado o conceito de parentalidade, sua derivação clínica e questões da contemporaneidade que interferem no processo de se tornar pai e mãe. A interpretação do material clínico revelou que o comportamento de comer compulsivo da criança estava relacionado à fragilização parental, em acordo com os dados da literatura. Assim, trabalhar no contexto da clínica da parentalidade pode favorecer a melhora do sintoma na medida em que liberta a criança de um legado inenarrável e fortalece tanto o lugar subjetivo da criança quanto as funções parentais. Além disso, nos casos necessários, pode contribuir para a construção de uma demanda para terapia familiar.<hr/>Studies about obesity show that, in addition to possible genetic constitution, its appearance may be associated with early interpersonal relationships. This paper aims to discuss, through clips of a clinical case, contributions that the clinic of parentality may have for the treatment of infantile obesity. For this purpose, the concept of parentality, its clinical derivation and issues related to contemporaneity which interfere in the process of becoming a mother and a father will be introduced. The interpretation of the clinical material revealed that the child behavior of eating compulsively was related to parental fragility, according to the scientific literature. Thus, working in the context of the clinic of parentality may favor relieving of the symptom as it releases the child of an unspeakable legacy and strengthens its subjective position and parental functions. Furthermore, when necessary, it's possible to contribute for bringing up a demand for family therapy.<hr/>Estudios con respeto a la obesidad indican que, además de cuestiones genéticas, su surgimiento puede estar asociado a las primeras relaciones interpersonales. El presente artículo tiene por objetivo discutir las contribuciones que la clínica de la parentalidad puede traer para el tratamiento de la obesidad infantil, a partir de recortes de un caso clínico. Para tanto, será presentado el concepto de parentalidad, su derivación clínica y cuestiones de la contemporaneidad que interfieren en el proceso de tornarse padre y madre. La interpretación del material clínico reveló que el comportamiento de comer compulsivo del niño estaba relacionado a la fragilidad parental, de acuerdo con los datos de la literatura. Así, trabajar en el contexto de la clínica de la parentalidad puede favorecer la mejora del síntoma en la medida en que liberta el niño de un legado inenarrable y fortalece tanto el lugar subjetivo del niño como las funciones parentales. Además, en los casos en que es necesario, pueden contribuir para la construcción de una demanda para terapia familiar. <![CDATA[<b>¿Registro de sesiones de psicoterapia</b>: <b>informes, grabación de audio o transcripción? consideraciones acerca de las diferencias entre los registros</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A temática da gravação das sessões de psicoterapia não apresenta consenso na literatura. Alguns autores referem à possibilidade de ampliação dos conhecimentos e entendimento mais aprofundado das sessões, destacando a importância da gravação para estudos de processo psicoterápico. Outros enfatizam a exposição dos pacientes e a interferência negativa da gravação no processo e no desenvolvimento da aliança terapêutica. O presente estudo teve como objetivo examinar distintas formas de registro de sessões de psicoterapia psicanalítica. Consiste em levantamento das diferenças e especificidades do registro em áudio, da transcrição e do relato pela memória do psicoterapeuta de uma sessão de psicoterapia. A fonte de informações é oriunda de três sessões consecutivas de um tratamento de uma jovem de 19 anos, as quais foram analisadas qualitativamente por um grupo de pesquisadores formado por psicanalista, psicólogos-psicoterapeutas e estudantes de psicologia. A principal diferença encontrada foi a existência, no relato da terapeuta, de contextualizações e sentimentos contratransferenciais que davam vivacidade ao material. A experiência de ouvir a gravação foi considerada cansativa pelos pesquisadores, porém trouxe a possibilidade de escutar o tom da voz e perceber aspectos afetivos da relação entre terapeuta e paciente. Estabeleceram-se considerações sobre os conteúdos presentes nas transcrições e ausentes nos relatos de memória, identificando que a essência do material permanecia a mesma, embora transformado pela experiência da terapeuta.<hr/>The theme of recording sessions is not a consensus in the literature. Authors mention the possibility of expanding knowledge and deeper understanding of what goes on in sessions, highlighting the importance of recording them for studies of the psychotherapeutic process. Others emphasize the patient´s exposure and negative interference of recording in the process and the development of therapeutic alliance. This present study aimed to examine different ways of recording sessions of psychoanalytic psychotherapy. Consists on a survey of differences and particularities of audio recording, transcription and reporting by psychotherapist's memory of a psychotherapy session. The source of information is coming from three consecutive sessions of a treatment of a 19 years old patient, which were analyzed qualitatively by a research group formed by psychoanalysts, psychotherapists, psychologists and psychology students. The main difference was the existence of contextualization and countertransference feelings in the report by psychotherapist memory, which gave vitality to the material. The experience of listening the audio was considered tiresome, but brought the possibility of listening the manner and voice tone between therapist and patient. Considerations were settled about contents listed in the transcripts but not in report by psychotherapist memory, identifying that material's essence remained the same, although transformed by therapist's experience.<hr/>El tema de la grabación de sesiones de psicoterapia no muestra consenso en la literatura. Algunos autores se refieren a la posibilidad de ampliar el conocimiento y la comprensión más profunda de las sesiones, destacando la importancia de la grabación para el estudio del proceso de la psicoterapia. Otros enfatizan la exposición de los pacientes y la interferencia negativa de la grabación en el proceso psicoterápico y en el desarrollo de la alianza terapéutica. El presente estudio tuvo como objetivo examinar las formas distintas de registro de psicoterapia psicoanalítica. Consiste en levantamiento de las diferencias y particularidades de la grabación en audio, transcripción y presentación de informes por parte de la memoria del psicoterapeuta de una sesión de psicoterapia. La fuente de información se compone de tres sesiones consecutivas de un tratamiento de una paciente de 19 años de edad, las cuales fueron analizadas cualitativamente por un grupo de investigación formado por psicoanalistas, psicoterapeutas, psicólogos y estudiantes de psicología. Se encontró que la principal diferencia fue la existencia en los informes del terapeuta de contextualizaciones y sentimientos contratransferenciales que dieron vida al material. La experiencia de escuchar el audio fue considerada por los investigadores fatigosa, pero trajo la posibilidad de escuchar el tono de voz y darse cuenta de la relación afectiva entre terapeuta y paciente. Consideraciones fueran establecidas sobre el contenido presente en las transcripciones y ausentes en los informes de la memoria, identificando que de la esencia de la material sigue siendo el mismo, aunque transformado por la experiencia del terapeuta. <![CDATA[<b>Escribir sobre uno mismo: los adolescentes y sus blogs</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A escrita em diários é uma forma de expressão utilizada pelos adolescentes desde longa data. Na contemporaneidade, o diário migrou do papel para a internet, nos chamados blogs. Nesse artigo se discute a adolescência enquanto uma etapa da construção da identidade e o papel que os diários íntimos eletrônicos vêm adquirindo nos processos de sua elaboração. Seu objetivo foi investigar essas vivências e descrever as funções que as escritas em blogs assumem na vida desses adolescentes. Foram analisados os blogs de quatro adolescentes segundo um referencial psicanalítico. A conclusão indica que os blogs podem funcionar como espaço de elaboração para pensar e conhecer as experiências emocionais, funcionando também como análogo ao espaço potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). A análise sugere que a função da escrita em blogs está ligada às tentativas dos adolescentes em elaborar as mudanças pelas quais passam e ao processo de crescimento.<hr/>Writing in diaries is a form of expression. That has used by teenagers for a long time now. Actually, the diary has migrated from paper to the internet, in the so-called blogs. This article discusses teenage as a phase of the construction of identity and the role that intimate electronic diaries in the processes of elaboration. The objective of this work was to investigate these experiences and describe the functions that the blogs writing have in the lives of the teenagers. Where analyzed four blogs made by teenagers following a psychoanalytic reference. The conclusion indicates that the blogs might work a space to elaborate to think and to acknowledge emotional experiences, working also as an analogue to 'the potential space" theorized by Winnicott (1967/1975). The analysis suggests that the function of writing in blogs is linked to the attempts to elaborate the changings the teenagers go through and to the process of growth.<hr/>Escribir en diarios es una forma de expresión utilizada por los adolescentes hace mucho tiempo. En la época contemporánea, el diario de papel ha migrado hacia internet por medio de los llamados blogs. Este artículo discute la adolescencia como una etapa de la construcción de la identidad, como también, el papel que los diarios electrónicos están adquiriendo en el proceso de elaboración que esto implica. Su objetivo fue el de investigar estas experiencias y describir las funciones que las escrituras en los blogs toman en la vida de estos adolescentes. Se analizaron blogs de cuatro adolescentes de acuerdo con el marco teórico del psicoanálisis. La conclusión indica que los blogs pueden servir como una preparación para pensar acerca de las experiencias, del funcionamiento emocional y también como análogo al espacio potencial teorizado por Winnicott (1967/1975). El análisis realizado sugiere que la función de la escritura en blogs está vinculada a los intentos de los adolescentes para elaborar los cambios que experimentan y el proceso de crecimiento. <![CDATA[<b>La cortina rasgada</b>: <b>el cine de Alfred Hitchcock y la teoría de la imagen de Sigmund Freud</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho parte da premissa de que o suspense, tal como representado na obra do cineasta Alfred Hichtcock, figurabiliza um modo de funcionamento do aparelho psíquico análogo àquele demarcado no modelo freudiano. Ao articular o cinema de Hitchcock à dimensão da imagem em Freud propõe evidenciar determinada autonomia do registro imagético na teoria freudiana. Se a práxis psicanalítica tem na linguagem seu aporte fundamental, não podemos nos esquecer de que a imagem produz também seus efeitos psíquicos, sobretudo no instante em que excede o registro da linguagem. Nesse sentido, nos apoiamos nas articulações de Hitchcock para desvelar as formas de representação relativas à imagem que se apresentam na teoria psicanalítica. À vista disto, desloca-se o ponto de vista de usar a psicanálise como instrumento teórico para pensar o cinema em direção a uma perspectiva em que a imagem fílmica pode oferecer visibilidade aos processos psíquicos conhecidos apenas pelos seus efeitos. Desse modo, é a construção cinematográfica que nos auxilia a vislumbrar as formações do inconsciente demarcadas no texto freudiano.<hr/>This present work assumes that suspense, as represented in the work of filmmaker Alfred Hichtcock, produces images of a way the psychic apparatus works analogous to the one marked by the Freudian model. By articulating Hitchcock films to the dimension of image in Freud, we seize to highlight a certain autonomy of the imagetic registry in Freudian theory. If psychoanalytic praxis has in its praxis its fundamental contribution, we cannot forget that images also produce psychic effects, especially in circumstances where it exceeds the record of language. Therefore, we do not wish to use psychoanalysis as a theoretical tool for thinking the film but aim at a perspective where the filmic image can offer visibility to psychic processes known only by its effects. Thus, the cinematic construction helps us to glimpse the unconscious formations present in Freudian texts.<hr/>Este trabajo parte de la premisa de que el suspense, como se representa en la obra del cineasta Alfred Hichtcock, figurabiliza un modo de funcionamiento del aparato psíquico análogo al demarcado en el modelo freudiano. Al articular el cine de Hitchcock con la dimensión de la imagen en Freud, se propone evidenciar certa autonomía del registro de imágenes en la teoría freudiana. Si la praxis psicoanalítica tiene en el lenguaje su contribución fundamental, no podemos olvidar que la imagen también produce sus efectos psíquicos, especialmente el instante en el que supera el registro de la lengua. En este sentido, apoyamos las articulaciones de Hitchcock para revelar las formas de representación, relativas a la imagen, que está presente en la teoría psicoanalítica. En vista de esto, se mueve el punto de vista de utilizar el psicoanálisis como herramienta teórica para pensar el cine em dirección a una perspectiva donde la imagen filmada puede proporcionar visibilidad a los procesos psíquicos conocidos sólo por sus efectos. Por lo tanto, es la construcción cinematográfica que nos ayuda a vislumbrar las formaciones del inconsciente demarcadas en el texto freudiano. <![CDATA[<b>INECO frontal screening</b>: <b>una herramienta para evaluar las funciones ejecutivas en la depresión</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O comprometimento das funções executivas constitui um dos défices mais robustos na perturbação depressiva. Contudo, poucos instrumentos têm sido concebidos para avaliar de forma breve e específica as funções executivas na depressão. Este estudo objetiva avaliar as funções executivas em doentes com depressão, analisar a relação existente entre a gravidade da depressão e o desempenho do funcionamento executivo, e verificar a sensibilidade e especificidade do INECO Frontal Screening (IFS) comparativamente com a Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) na avaliação das funções executivas em doentes com depressão. 50 participantes com depressão (Média idades = 43.46, DP = 10.71) e 35 participantes pertencentes ao grupo de controlo (Média idades = 40.91, DP = 10.46), de ambos os géneros, foram avaliados através do IFS e da BADS. Os participantes com depressão apresentaram um funcionamento executivo deficitário comparativamente ao grupo de controlo tanto no IFS como na BADS e o aumento da gravidade da depressão fez-se acompanhar por um maior comprometimento do funcionamento executivo. O IFS demonstrou-se tão sensível e específico quanto a BADS na deteção da disfunção executiva em doentes com depressão. Este estudo sugere que o IFS é um instrumento breve, sensível e específico para avaliar as funções executivas na depressão.<hr/>The impairment of executive functions is one of the most robust deficits in depressive disorder. However, very few tools have been designed to assess briefly and specific executive functions in depression. This study aims to assess executive functions in patients with depression, examine the relationship between depression severity and performance of executive functioning, and verify the sensitivity and specificity of INECO Frontal Screening (IFS) compared with the Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) in the assessment of executive functions in patients with depression. 50 participants with depression (mean age = 43.46, SD = 10.71) and 35 participants in the control group (mean age = 40.91, SD = 10.46), of both genders, were evaluated by the IFS and the BADS. Participants with depression showed an executive functioning deficit compared to the control group in both the IFS and the BADS and the increasing severity of depression was accompanied by a greater impairment in executive functioning. IFS proved as sensitive and specific as the BADS in the detection of executive dysfunction in patients with depression. This study suggests that IFS is a brief, sensitive and specific tool to assess executive functions in depression.<hr/>El compromiso de las funciones ejecutivas constituye uno de los déficits más robustos en la depresión. Sin embargo, pocos instrumentos han sido concebidos para evaluar de forma breve y específica las funciones ejecutivas en la depresión. El Objetivo de este trabajo fue evaluar las funciones ejecutivas en enfermos con depresión, analizar la relación existente entre la gravedad de la depresión y el desempeño ejecutivo, y verificar la sensibilidad y especificidad del INECO Frontal Screening (IFS) comparativamente con la Behavioural Assessment of Dysexecutive Syndrome (BADS) en la evaluación de las funciones ejecutivas en enfermos con depresión. 50 participantes con depresión (Media edades = 43.46, DP = 10.71) y 35 participantes pertenecientes al grupo de control (Media edades = 40.91, DP = 10.46), de ambos géneros, fueron evaluados a través del IFS y de la BADS. Los participantes con depresión presentaron un funcionamiento ejecutivo deficitario comparativamente al grupo de control tanto en el IFS como en la BADS y el aumento de la gravedad de la depresión se hizo acompañar por un mayor compromiso del funcionamiento ejecutivo. El IFS se demostró tan sensible y específico cuanto la BADS en la detección de la disfunción ejecutiva en enfermos con depresión. Este estudio sugiere que el IFS es un instrumento breve, sensible y específico para evaluar las funciones ejecutivas en la depresión. <![CDATA[<b>Subjetividad contemporánea</b>: <b>narcisismo y estados afectivos en un grupo de jóvenes adultos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações na sociedade contemporânea evidenciam a ausência de limites e a abundância de paradoxos que passaram a influenciar tanto o social quanto o psiquismo humano, gerando novas formas de subjetivação. Com isso, surgem as patologias do vazio, associadas ao narcisismo e depressão. Este estudo teve como objetivo investigar características de narcisismo, depressão, ansiedade, desesperança e autoestima em 350 jovens adultos universitários. Para tanto, utilizou o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), a Escala de Desesperança de Beck (BHS), o Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II), a Escala de Rosenberg e o Inventário de Personalidade Narcisista (NPI). A análise dos dados foi realizada através de estatística descritiva e inferencial, seguidas do teste t de Student, correlações e Anova para identificar diferenças de médias entre grupos. Como resultado, obteve-se correlação positiva entre narcisismo e autoestima, entre ansiedade e depressão e entre depressão e desesperança. E encontrou-se uma correlação negativa entre ansiedade e desesperança e entre depressão e autoestima. Esses resultados fornecem elementos importantes tanto no nível acadêmico como no da prática clínica.<hr/>Transformations in contemporary society through the absence of boundaries and abundance of paradoxes influence both the social and the human psyche, creating new forms of subjectivity. With that, pathologies associated with emptiness, narcissism and depression arise. This study aimed to investigate characteristics of narcissism, depression, anxiety, hopelessness and self-esteem in 350 young adults from a university. For that, it has been used Beck Anxiety Inventory (BAI), Beck Hopelessness Scale (BHS), Beck Depression Inventory-II (BDI-II), the Rosenberg Scale and the Narcissistic Personality Inventory (NPI). Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics, followed by the Student t test, correlation and ANOVA to identify the differences in means between groups. As a result, it´s obtained a positive correlation between narcissism and self-esteem, between anxiety and depression and between depression and hopelessness. And it´s found a negative correlation between anxiety and depression and hopelessness and self-esteem. These results provide important both in academic and clinical practice.<hr/>Las transformaciones de la sociedad contemporánea en la ausencia de límites y la abundancia de las paradojas influyen tanto en lo social y la psique humana, creando nuevas formas de subjetividad. Con eso, vienen los estados de vacíos, patologías asociadas con el narcisismo y la depresión. Este estudio tuvo como objetivo investigar las características del narcisismo, la depresión, la ansiedad, la desesperanza y la auto-estima en 350 adultos jóvenes universitarios. Para ello, fueran utilizados el Inventario de Ansiedad de Beck (BAI), la Escala de Desesperanza de Beck (BHS), el Inventario de Depresión de Beck-II (BDI-II), la Escala de Rosenberg y el Inventario de Personalidad Narcisista (NPI). El análisis de datos se realizó mediante estadística descriptiva e inferencial, seguido por la prueba de la t de Student, ANOVA y correlaciones para identificar las diferencias de medias entre los grupos. Como resultado, se encontró correlación positiva entre el narcisismo y la autoestima, entre la ansiedad y la depresión y entre la depresión y la desesperanza. Y, se encontró una correlación negativa entre la ansiedad y la depresión, y entre la desesperanza y la autoestima. Los resultados aportan elementos importantes tanto en la práctica académica y clínica. <![CDATA[<b>Desafíos de un debate entre psicoanálisis y neurociencias a propósito de imágenes cerebrales</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Cette contribution propose d'interroger, à partir de la psychanalyse, quelques interactions possibles avec les neurosciences. Il s'agit de spécifier la particularité de l'investigation psychanalytique de la technique, notamment de l'imagerie cérébrale, pour en questionner les présupposés. Ce que révèle la prise en compte de toutes les dimension du dispositif, c'est qu'une méthodologie interdisciplinaire permet de circonscrire les limites de ce qui est observé. Ce dialogue veut garder la singularité de chaque position épistémologique. La méthode biologique ne peut pas expliciter ce qui est inconscient. En effet, les chercheurs en neurosciences semble confondre les processus inconscients et préconscient. Le risque pourrait être de perdre la spécificité de ce que la psychanalyse peut apporter dans le débat interdisciplinaire Par exemple, l'hypothèse du nouvel inconscient telle que la développe Lionel Naccache (2001 e 2002) est discutée à cette occasion et mise à l'épreuve de ce qu'enseigne la clinique. L'argumentation de cet article propose l'idée que le dialogue entre psychanalyse et neurosciences apparaît particulièrement fécond si la délimitation des champs et des méthodes se cherche et se précise, sans ambiguïté.<hr/>This contribution examines some possible interactions between the neurosciences and psychoanalysis. The goal is to specify the particularities of psychoanalytic investigation of technology, specifically regarding brain imaging, and question its basic assumptions. Taking into account all the aspects of this medical procedure, we find that interdisciplinary approach enables us to define the boundaries of the field of observation. This dialogue wants to keep the singularity of each epistemological position. The biological methodology can't explicate what is unconscious. In fact researchers in Neuroscience seem confuse unconscious and preconscious processes. The risk could be to lose the specificity of what psychoanalysis can bring in interdisciplinary debate. The hypothesis of a new unconscious, as developed by Lionel Naccache, is also discussed and tested by clinical experience. The author argues that a dialogue between psychoanalysis and the neurosciences appears especially fruitful if we seek to unambiguously delimit and precise its exact field and methods.<hr/>Esta contribución analiza algunos posibles interacciones entre las neurociencias y el psicoanálisis. El objetivo es especificar las particularidades de la investigación psicoanalítica de la tecnología, específicamente en relación con las imágenes del cerebro, y cuestionar sus supuestos básicos. Teniendo en cuenta todos los aspectos de este procedimiento médico, encontramos que el enfoque interdisciplinar permite definir los límites del campo de observación. Este diálogo quiere mantener la singularidad de cada posición epistemológica. La metodología biológica no puede explicar lo que es inconsciente. De hecho los investigadores en Neurociencias parecen confundir los procesos inconscientes y preconscientes. El riesgo podría ser perder la especificidad de lo que el psicoanálisis puede aportar en el debate interdisciplinar. La hipótesis de un nuevo inconsciente, desarrollado por Lionel Naccache, también se discute y probado por la experiencia clínica. El autor sostiene que el diálogo entre el psicoanálisis y las neurociencias aparece especialmente fructífera si buscamos para delimitar de forma inequívoca y precisa su ámbito exacto y métodos.<hr/>Esta contribuição examina possíveis interações entre as neurociências e a psicanálise. O objetivo é especificar as particularidades da investigação psicanalítica sobre a tecnologia, especificamente a respeito de imagens do cérebro, e questionar suas premissas básicas. Levando-se em conta todos os aspectos deste procedimento médico, descobrimos que uma abordagem interdisciplinar nos permite definir os limites do campo de observação. Este diálogo quer manter a singularidade de cada posição epistemológica. A metodologia biológica não pode explicar o que é inconsciente. Na verdade, os pesquisadores em neurociência parecem confundir os processos inconscientes e pré-conscientes. O risco pode ser perder a especificidade do que a psicanálise pode trazer para o debate interdisciplinar. A hipótese de um novo inconsciente, desenvolvida por Lionel Naccache, também é discutida e testada pela experiência clínica. O autor argumenta que um diálogo entre a psicanálise e as neurociências parece especialmente frutífero se procurarmos delimitar de forma inequívoca e precisa seu campo e seus métodos exatos. <![CDATA[<b>La amistad y la ética del psicoanálisis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652014000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Cette contribution propose d'interroger, à partir de la psychanalyse, quelques interactions possibles avec les neurosciences. Il s'agit de spécifier la particularité de l'investigation psychanalytique de la technique, notamment de l'imagerie cérébrale, pour en questionner les présupposés. Ce que révèle la prise en compte de toutes les dimension du dispositif, c'est qu'une méthodologie interdisciplinaire permet de circonscrire les limites de ce qui est observé. Ce dialogue veut garder la singularité de chaque position épistémologique. La méthode biologique ne peut pas expliciter ce qui est inconscient. En effet, les chercheurs en neurosciences semble confondre les processus inconscients et préconscient. Le risque pourrait être de perdre la spécificité de ce que la psychanalyse peut apporter dans le débat interdisciplinaire Par exemple, l'hypothèse du nouvel inconscient telle que la développe Lionel Naccache (2001 e 2002) est discutée à cette occasion et mise à l'épreuve de ce qu'enseigne la clinique. L'argumentation de cet article propose l'idée que le dialogue entre psychanalyse et neurosciences apparaît particulièrement fécond si la délimitation des champs et des méthodes se cherche et se précise, sans ambiguïté.<hr/>This contribution examines some possible interactions between the neurosciences and psychoanalysis. The goal is to specify the particularities of psychoanalytic investigation of technology, specifically regarding brain imaging, and question its basic assumptions. Taking into account all the aspects of this medical procedure, we find that interdisciplinary approach enables us to define the boundaries of the field of observation. This dialogue wants to keep the singularity of each epistemological position. The biological methodology can't explicate what is unconscious. In fact researchers in Neuroscience seem confuse unconscious and preconscious processes. The risk could be to lose the specificity of what psychoanalysis can bring in interdisciplinary debate. The hypothesis of a new unconscious, as developed by Lionel Naccache, is also discussed and tested by clinical experience. The author argues that a dialogue between psychoanalysis and the neurosciences appears especially fruitful if we seek to unambiguously delimit and precise its exact field and methods.<hr/>Esta contribución analiza algunos posibles interacciones entre las neurociencias y el psicoanálisis. El objetivo es especificar las particularidades de la investigación psicoanalítica de la tecnología, específicamente en relación con las imágenes del cerebro, y cuestionar sus supuestos básicos. Teniendo en cuenta todos los aspectos de este procedimiento médico, encontramos que el enfoque interdisciplinar permite definir los límites del campo de observación. Este diálogo quiere mantener la singularidad de cada posición epistemológica. La metodología biológica no puede explicar lo que es inconsciente. De hecho los investigadores en Neurociencias parecen confundir los procesos inconscientes y preconscientes. El riesgo podría ser perder la especificidad de lo que el psicoanálisis puede aportar en el debate interdisciplinar. La hipótesis de un nuevo inconsciente, desarrollado por Lionel Naccache, también se discute y probado por la experiencia clínica. El autor sostiene que el diálogo entre el psicoanálisis y las neurociencias aparece especialmente fructífera si buscamos para delimitar de forma inequívoca y precisa su ámbito exacto y métodos.<hr/>Esta contribuição examina possíveis interações entre as neurociências e a psicanálise. O objetivo é especificar as particularidades da investigação psicanalítica sobre a tecnologia, especificamente a respeito de imagens do cérebro, e questionar suas premissas básicas. Levando-se em conta todos os aspectos deste procedimento médico, descobrimos que uma abordagem interdisciplinar nos permite definir os limites do campo de observação. Este diálogo quer manter a singularidade de cada posição epistemológica. A metodologia biológica não pode explicar o que é inconsciente. Na verdade, os pesquisadores em neurociência parecem confundir os processos inconscientes e pré-conscientes. O risco pode ser perder a especificidade do que a psicanálise pode trazer para o debate interdisciplinar. A hipótese de um novo inconsciente, desenvolvida por Lionel Naccache, também é discutida e testada pela experiência clínica. O autor argumenta que um diálogo entre a psicanálise e as neurociências parece especialmente frutífero se procurarmos delimitar de forma inequívoca e precisa seu campo e seus métodos exatos.