Scielo RSS <![CDATA[Nova Economia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-635120150003&lang=en vol. 25 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Roberto Simonsen and the Brazil-U.S. Trade Agreement of 1935: Economic ideas and political action]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300477&lng=en&nrm=iso&tlng=en Abstract: In this paper we identify elements that reveal the specificity of Roberto Simonsen's economic thought and his singular interpretation of Brazilian economic history, based on documents related to the debate held in Congress when the Brazil-U.S. Trade Agreement was signed, in 1935. We have verified how in a concrete political struggle Simonsen used diverse theoretical references in order to support his arguments and how at the same time this participation in the political scene contributed to the formation of his economic thought. Simonsen's appropriation of the ideas of two German authors, namely Adolph Wagner and Karl Rodbertus, is analyzed by means of the study of Simonsen's quotations and of the works of the authors themselves. Simonsen's participation in the debates around the Trade Agreement is of a particular character, because of the consistent manner in which he defended class interests, resorting to the works of international economists and to well-informed historical digressions. This differentiates Simonsen from other industrialists, his colleagues, who defended industry based on moral arguments.<hr/>Resumo: Identificamos, neste trabalho, a partir da documentação do debate travado acerca do Tratado Comercial Brasil-Estados Unidos, firmado em 1935, elementos que revelam a especificidade do pensamento econômico de Roberto Simonsen e a sua particular interpretação da história econômica do Brasil. Objetivamos verificar como, numa situação concreta de embate político, Simonsen mobilizou referenciais teóricos diversos, a fim de embasar seus argumentos e como, ao mesmo tempo, tal atuação na arena política teria contribuído para conformar seu pensamento econômico. A apropriação das ideias de dois autores alemães - Adolph Wagner e Karl Rodbertus - são analisadas, a partir das citações feitas por Simonsen e das obras dos respectivos autores. A forma mais consistente de defender interesses econômicos de classe, baseada em economistas internacionais e em excursos históricos bem informados, reveste a participação de Simonsen, no debate parlamentar em torno do Tratado, de um caráter particular, que o diferencia de seus colegas industriais, que faziam uma defesa da indústria mais baseada em argumentos morais. <![CDATA[A Economia Monetária e a Fórmula Geral do Capital: preliminar da fissão Marx-Keynes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300501&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo apresenta a teoria da tomada de decisão sob condições de incerteza da escola pós-keynesiana e desenvolve uma interpretação específica para a teoria da preferência pela liquidez. É argumentado que o movimento para ativos (financeiros) mais líquidos corresponde ao movimento do capital de atingir valorização sem passar pela esfera da produção e que, assim, o conceito de incerteza como determinante para a preferência pela liquidez e para a taxa de juros pode ser posto em relação à fórmula geral do capital apresentada por Marx.<hr/>Abstract: This paper presents the theory of investment decision under conditions of uncertainty developed by the post-Keynesian school and develops a specific interpretation for the theory of liquidity preference. It is argued that the movement to more liquid assets corresponds to the tendency of capital to achieve valorization without undergoing the process of production. As a result, the concept of uncertainty as the explanation for liquidity preference and for the interest rate can be related to the general formula of capital as presented by Marx. <![CDATA[Escolhas de carreiras universitárias e mercado de trabalho: Uma análise da influência dos incentivos econômicos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300519&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar em que medida incentivos de mercado de trabalho influenciam as escolhas de carreiras dos candidatos às vagas na Universidade Federal de Pernambuco,no vestibular para acesso a esta no ano de 2009. Com base em um amplo banco de informações a respeito do universo de candidatos e da estimação de parâmetros de modelos econométricos de múltipla escolha (logit condicional e mixed logit), os resultados indicam que as escolhas dos candidatos são afetadas positivamente pelos níveis de rendimento e pela participação das carreiras no emprego total de nível superior e, negativamente, pelo desvio padrão dos rendimentos. Tais influências permanecem significativas nas regressões mesmo após a inclusão de um grande conjunto de variáveis com características pessoais, familiares e do ambiente socialdos indivíduos.<hr/>Abstract: The study aims to examine if and how much labor market incentives affect the choices of degrees by candidates to a position of college student in the Federal University of Pernambuco. By using a unique database with information on a considerable set of characteristics of the candidates applying for the academic year of 2009 and parameter estimation of multiple choice econometric models (conditional logit and mixed logit), the investigation provides evidence that candidates' choices are positively affected by the level of earnings and by the participation of fields of study in total college employment, and negatively by the standard deviation of earnings.These results remain significant and even stronger after inclusion of a large set of personal, familiar and social environment control variables in the regressions. <![CDATA[Restrição financeira e financiamento público à inovação no Brasil: uma análise com base em microdados da PINTEC]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300553&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Com a motivação de avaliar os avanços da política de inovação no Brasil, este artigo propõe caracterizar as firmas com obstáculos financeiros para inovar. As características das firmas restritas financeiramente serão comparadas entre os triênios pré e pós-implementação dos principais instrumentos de financiamento à inovação no Brasil. O presente trabalho averigua se as firmas que obtêm financiamento público à inovação sofrem de restrição financeira. É feita uma avaliação do critério de concessão de financiamento público à inovação. Assim, informações das edições de 2005 e 2008 da PINTEC são utilizadas para estimações de modelos log-log complementar e de variáveis instrumentais.<hr/>Abstract: With the purpose to evaluating recent advances in innovation policy in Brazil, this article proposes to characterize firms with financial constraints to innovate. The characteristics of financially constrained firms are compared between the three-year periods before and after the implementation of the main instruments for financing innovation in Brazil. This work also considers whether firms that obtain public funding for innovation suffer from financial constraints. An assessment is made of the criteria for granting public funding for innovation. The 2005 and 2008 editions of PINTEC were used for estimation of complementary log-log models and instrumental variables. <![CDATA[O regime de previdência dos servidores públicos: Implicações distributivas com base na instituição de um teto nos valores dos benefícios e da criação da FUNPRESP]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300575&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O sistema brasileiro de Previdência Social é composto de dois grandes regimes, um para trabalhadores do setor privado (Regime Geral) e outro para servidores públicos (Regimes Próprios), que possuem regras diferentes. A Lei nº12.618/2012 instituiu teto para aposentadorias e pensões dos servidores federais e criou sua previdência complementar. Essas alterações possuem, potencialmente, implicações distributivas. O objetivo deste artigo é analisar as implicações distributivas a partir dessas alterações. A metodologia usada decompõe os fatores do Coeficiente de Gini da distribuição do rendimento domiciliar per capita observada na PNAD de 2011, com ênfase no componente da renda previdenciária. Conclui que os benefícios superiores ao teto do Regime Geral são altamente regressivos e que a limitação no valor dos benefícios tem potencial de melhorar o perfil distributivo do gasto público com previdência, mas sem gerar grandes impactos no Gini da distribuição de renda.<hr/>Abstract: The Brazilian public pension system comprises two branches: Regime Geral (RGPS) for private sector workers; and Regimes Próprios (RPPS) for public servants in all government levels. The Federal Law 12.618/2012 created a ceiling on the value of the federal civil servants benefits and established a complementary pension fund for them. These changes have potential distributional implications, which are analyzed in this paper. We use a factor decomposition of the Gini coefficient for household per capita income distribution, as measured by the 2011 PNAD, with emphasis on the pension income component. We conclude that the benefits that exceed the maximum value paid by RGPS are highly regressive and the creation of a ceiling on all benefits brings improves the distribution aspects of public spending on pensions, but no major impacts on the Gini coefficient are obtained. <![CDATA[A queda da pobreza e da concentração de renda no Brasil. "À la Recherche" da teoria perdida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300599&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Nos últimos 20 anos, os indicadores de pobreza e desigualdade no Brasil registraram queda robusta, não revertida por conjunturas adversas, variando unicamente a velocidade desses ganhos. As pesquisas empíricas concentraram sua atenção na contabilidade dos parâmetros que teriam possibilitado esses ganhos, sendo assinaladas variáveis que vão desde a transição demográfica, passam pelos programas de transferência condicionada de renda (Bolsa-Família) e chegam até um espaço crucial: o desempenho do mercado de trabalho (formalização, escolaridade, salário mínimo, etc.). Concentrando-nos no mercado de trabalho, neste artigo tentamos alertar sobre a falta de referencial teórico nos exercícios realizados. A falta de referenciais analíticos é evidente na escolha das variáveis, que fazem parte de modelos teóricos concorrentes entre si. A ausência de âncoras conceituais introduz dúvidas sobre as raízes últimas na queda da pobreza e da desigualdade.<hr/>Abstract: In the past 20 years, poverty and inequality indicators in Brazil recorded a robust decay, not reverted by adverse circumstances, varying only in the velocity of these gains. Empirical researches focus their attention on accounting for the parameters that would have made these changes possibles, finding variables that go from demographic transition, through conditional income transference programs (Bolsa-Família) to a crucial arena: labor market performance (formalization, schooling, minimum wage, etc.). In this paper, we concentrate on the labor market, trying to call attention to the lack of theoretical reference in the performed exercises. This lack of analytical references is apparent in the choice of variables that are part of the competing theoretical models. The absence of conceptual anchors generates doubts about the origins of the latest reductions in poverty and inequality. <![CDATA[Construindo competências tecnológicas na agricultura brasileira: articulando a Política Nacional de Inovação com os investimentos em infraestrutura]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300621&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho analisa os impactos do fundo setorial CT-AGRONEGÓCIO e dos investimentos em infraestrutura no crescimento da produtividade agrícola dos Estados brasileiros. Os resultados apontam que o efeito de cada investimento depende do grau de proximidade com a fronteira tecnológica. Isso sugere que uma política bem coordenada precisa distribuir os investimentos de forma diferenciada conforme o estágio de desenvolvimento de cada economia. Nos Estados mais afastados, as necessidades de investimentos em infraestrutura são relativamente maiores em relação aos gastos de C,T&amp;I. A ausência dessa compreensão pode conduzir a uma política desequilibrada com custos para a convergência.<hr/>Abstract: This paper analyzed the impacts of the sector fund CT AGROBUSINESS and of infrastructure investments over the growyh of agricultural productivity in Brazilian states. The results indicate that the effect of each investment depends on the degree of closeness to the technological frontier. This suggests that a well coordinated policy must distribute investments differently depending on the stage of development of each economy. In states farther removed, the need for infrastructure investments is relatively higher compared to expenses with ST &amp; I. The absence of this understanding can lead to an unbalanced policy with costs for convergence. <![CDATA[Fatores determinantes da inovação nas empresas agroindustriais de carne]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300647&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O trabalho analisa os fatores determinantes de inovação em produtos e processos nas empresas agroindustriais de carne. A amostragem foi intencional, em 94 empresas brasileiras. A metodologia de natureza quantitativa e analítica. Utilizaram-se estatística não paramétrica, análise univariada, bivariada e testes de hipóteses. Foram testadas seis hipóteses na pesquisa empírica, realizada por levantamento, e a análise estatística confirma as hipóteses: as empresas são pouco inovadoras, a maioria faz inovação em processos mediante a compra de equipamentos modernos e ofertam novos produtos; as principais fontes de inovação são fornecedores, clientes, conferências, feiras e exposições. As grandes empresas são exportadoras, investem em inovação, adotam estratégia tecnológica ofensiva e usam recursos governamentais em P&amp;D. Conclui-se que o setor tem baixo potencial inovador, as transformações resultam de inovações incrementais, e as empresas inovadoras apresentam maior porte e potencial exportador.<hr/>Abstract: The paper analyzes the determinants of innovations in products and processes in agribusiness meat enterprises. The sample was intentional, from 94 Brazilian companies, and the methodology was of quantitative and analytical nature. We used nonparametric statistics, univariate and bivariate analysis and hypothesis testing. Six hypotheses were tested in empirical research by survey, and statistical analysis confirmed them: firms are less innovative; most do process innovations, through the purchase of modern equipment, and offer new products; the main sources of innovation are suppliers, customers, conferences, fairs and exhibitions. Large companies are exporters, invest more in innovation, adopt offensive technological strategies and use government resources for R&amp;D. We conclude that the sector has low innovative potential, changes result from incremental innovations and innovative firms have larger size and export potential. <![CDATA[Comportamento do desemprego regional no Brasil: uma aplicação de teste de convergência em painel]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300673&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O estudo teve por objetivo analisar o comportamento das taxas de desemprego regionais no Brasil. Especificamente buscou-se identificar a existência de um processo de convergência e se esse é caracterizado como condicional ou incondicional. A principal inovação consiste em estender esse tipo de análise para as 27 Unidades da Federação. Utilizando testes de raízes unitárias em painel, pode-se fortemente rejeitar a hipótese de presença de raiz unitária, indicando que os choques sobre as taxas de desemprego regionais possuem efeitos transitórios, e a convergência se caracteriza como condicional, o que explica a existência de diferenças estáveis entre os índices de desemprego regionais. As evidências se alinham com a abordagem de equilíbrio ou a Teoria Compensatória, tendo como principais explicações para o fenômeno a preferência dos indivíduos por determinados locais.<hr/>Abstract: This study aimed to analyze the behavior of regional unemployment rates in Brazil. In particular, it attempted to identify the existence of a process of convergence, and to check whether it is characterized as conditional or unconditional. The main innovation is to extend this type of analysis for the 27 Federal Units. Using panel unit-root tests, we can strongly reject the unit-root hypothesis, suggesting that shocks to regional unemployment rates have transitory effects and the convergence is characterized as conditional, which explains the existence of stable differences among regional unemployment rates. The evidences align with the equilibrium approach or compensatory theory, which explains the phenomenon based on individuals' preferences for certain areas. <![CDATA[O acordo de Basileia III e a pró-ciclicidade da regulação financeira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300691&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo discute um componente da regulação financeira, a pró-ciclicidade. Com o surgimento do acordo de capitais de Basileia III, diversas medidas são propostas para atenuar tal característica. Se introduz requerimentos de liquidez, limites máximo de alavancagem, e são criados buffers de capital ciclicamente variável. Observa-se que as propostas apresentam falhas e que, do modo como foram elaboradas, podem não cumprir seu objetivo de propiciar maior higidez ao sistema. Observa-se que: i) abordagem de requerimentos mínimos de capital sensíveis ao risco poderá não funcionar bem concomitantemente com a taxa de alavancagem; ii) a variável proposta como referência para a inserção do buffer anticíclico, o gap crédito/PIB se apoia em rala evidência empírica e teórica, e sua adoção pode gerarresultados opostos aos esperados. Por fim, o trabalho aponta alternativas para a política regulatória e procura, com isso, contribuir com esse debate que tem se tornado central no período pós-crise.<hr/>Abstract: The article discusses one aspect of financial regulation, procyclicality. With the emergence of the Basel III agreement, many measures are proposed to mitigate this feature such as liquidity requirements, leverage limits, and cyclically variable capital buffers. It is observed that, given the way they were designed, the proposals may not meet their goal of providing greater solidity to the system. It is found that i) the risk-sensitive minimum capital approach may not work well with the leverage ratio; ii) the variable proposed as a reference for the insertion of the countercyclical buffer, the credit/GDP gap, is based on sparse empirical and theoretical evidence, and its adoption can lead to results opposite to those expected. Finally, the paper points out alternatives for regulatory policy, thereby contributing to the debate that has become central to the post-crisis period. <![CDATA[Cooperação financeira e distintos projetos regionais: O caso do Banco do Sul]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512015000300717&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo se insere na temática mais ampla do processo de integração da América do Sul, a partir da segunda metade da década de 2000. O objeto de estudo é o Banco do Sul, que, lançado como um mecanismo de cooperação financeira, passou por longo processo de criação até iniciar suas operações, em junho de 2013. Especificamente, busca-se, de um lado, destacar os esforços em direção ao fortalecimento e à criação de mecanismos de cooperação financeira, no bojo de um novo caráter do processo de integração na América do Sul, contrapondo-se aos projetos integracionistas anteriores, predominantemente liberais. Por outro lado, ressaltam-se as dificuldades desse processo, relacionadas a diferentes conteúdos estratégicos de política externa para a região, encabeçados por Venezuela e Brasil. Mostra-se como isso se refletiu na conformação de divergentes projetos financeiros regionais, resultando em um longo e complexo processo de negociação para a criação do Banco do Sul.<hr/>Abstract: This article is part of the broader theme of regional integration in South America, from the second half of the 2000s onwards. The object of study is the Bank of the South, which was launched as an important financial cooperation mechanism and went through a long process of creation before finally starting its operations in June 2013. Specifically, on one hand, we detach the efforts made towards the strengthening and creation of financial cooperation mechanisms, in the wake of a new trait in the process of integration between the countries of South America, opposing the integrationist projects at previous periods, predominantly liberal in nature. On the other hand, we emphasize the difficulties inherent in this process, related to different strategic perspectives of external policy for South America, led by Venezuela and Brazil. This resulted in divergent regional financial projects for South America, ending in a long and complex negotiation process for the creation of the Bank of the South.