Scielo RSS <![CDATA[Nova Economia]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-635120140002&lang=pt vol. 24 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[O crédito como mecanismo de transmissão da política monetária: aspectos teóricos e evidências empíricas para o Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho analisa a operacionalidade e a eficiência do canal de crédito como mecanismo de transmissão da política monetária no Brasil, para o período de janeiro de 2001 a setembro de 2011. Com esse fim, estimaram-se duas equações IS, com diferentes especificações para a taxa de juros real, com e sem crédito, a fim de medir a intensidade e o timing de resposta de variações da taxa de juros no produto. Para tanto, utilizou-se como metodologia o modelo de Vetor de Correção de Erros (VEC). Os resultados para as duas equações corroboram a eficácia do canal do crédito no Brasil, já que os efeitos negativos do choque na taxa de juros real sobre o produto são mais intensos e o afetam com mais rapidez, ao incluir a variável crédito.<hr/>This paper analyzes the operability and efficiency of the credit channel as a transmission mechanism for monetary policy in Brazil, during the period of January, 2001 to September, 2011. To this end, two IS equations were estimated, with different specifications for the actual interest rate - with and without credit - in order to measure the intensity and timing of response of variations on the product's interest rate. In this effort, the model of vector error correction (VEC) was used as a methodology. Results for the two equations confirm the effectiveness of the credit channel in Brazil, because it is noted that, by including the credit variable, the negative effects of a shock in the actual interest rate on the product are more severe and affect it more quickly than without considering the that variable. <![CDATA[As características da estrutura financeira brasileira e a trajetória de industrialização]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200243&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo identificar as principais características da estrutura financeira brasileira usando a abordagem histórico-institucional, as alterações legais e discussões sobre suas transformações recentes. As conclusões indicam predomínio do crédito público para financiamento de longo prazo no investimento das firmas e pessoas físicas, aliado ao autofinanciamento por retenção de lucros. Nos anos 2000 o crédito público foi fortalecido devido à crise financeira internacional (2007-...), como parte de uma política anticíclica para manter a demanda aquecida e auxiliar as empresas a financiar os investimentos. No período de crescimento entre 2004 e 2008 foi possível identificar a participação das grandes empresas do mercado de capitais em produtos financeiros como forma de angariar recursos para valorização e investimentos. Entretanto, as grandes firmas se mantêm dependentes dos recursos dos bancos públicos e simpáticas à especulação e a assumir riscos elevados, revelados com a crise.<hr/>The objectives of this paper is to identify the main characteristics of the Brazilian financial structure. The theoretical approach used is historical-institutional with statistics about financial structure; legal transformation and Brazilian economic metamorphose. The conclusions indicate the highlight of public credit for long maturation to productive investment and consumption. On the other side, the self-financing remains high for retaining profits. In the decade of 2000, the international financial crisis (2007-...) strengthened the public credit and institutions for encouraging demand and help companies in difficulties. The Brazilian economic growth between 2007 and 2008 was identified in the increased participation of large companies in the capital markets and using financial products for investments. However, these enterprises remained for public credit but assumed high risk for speculation. Their operations of high risk were revealed by financial crisis. <![CDATA[Efeitos da crise financeira de 2008 sobre o desemprego nas regiões metropolitanas brasileiras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200265&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa os desdobramentos da crise do subprime sobre o desemprego nas regiões metropolitanas brasileiras pesquisadas pela Pesquisa Mensal do Emprego (PME/IBGE). A metodologia utilizada, de decomposição da variação do desemprego em contribuições da oferta e demanda por mão de obra, indica que os reflexos da crise não devem ser entendidos como brandos, como se poderia supor pela elevação aparentemente modesta da taxa de desemprego. Encontramos que a retração da demanda por mão de obra foi a mais intensa registrada com os dados da atual metodologia da pesquisa, que se inicia em março de 2002. A elevação do desemprego foi contida pela desaceleração da oferta de mão de obra, beneficiada pela menor pressão exercida pela PEA feminina. Setorialmente, a perda de postos de trabalho concentrou-se na indústria, sobretudo na indústria de transformação.<hr/>The article analyzes the subprime crisis repercussions on unemployment in Brazilian metropolitan areas. We found that the effects were not as mild as one could suppose from the apparent modest increase in unemployment figures. Using the PME/IBGE data starting in March 2002, our results suggest that the contraction in labor demand has never been so intense, but the deceleration in labor supply, especially from women, contained the increase in unemployment. Among the sectors, job losses were concentrated in industry. <![CDATA[Os determinantes da inflação brasileira recente: estimações utilizando redes neurais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200279&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca avaliar os determinantes da inflação brasileira recente, mais especificamente a partir de 1999, quando é instituído o Sistema de Metas de Inflação (SMI). Utilizando um modelo de Redes Neurais, avaliamos: (1) se as pressões de demanda, medidas pelo hiato do produto e do desemprego, têm impacto claro e sistemático sobre a inflação; (2) se a "inflação importada", incluindo a inflação dos produtos transacionáveis em dólares e a variação da taxa de câmbio nominal, exerce influência significativa sobre a inflação; e (3) se o canal de custo da taxa de juros se verifica empiricamente no caso brasileiro. Concluímos que os impactos mais relevantes sobre a inflação brasileira, nesse período estudado, vêm da inércia inflacionária, da "inflação importada" e da variação da taxa básica nominal de juros.<hr/>In this paper we assess the determinants of recent Brazilian inflation, specifically since 1999 when the Inflation Targeting System was implemented. Using a Neural Network model, we evaluate: (1) if the demand pressures, measured by the output gap and unemployment gap, have a clear and systematic impact on inflation, (2) if "imported inflation", including tradable goods inflation in dollars and the nominal exchange rate changes, exerts a significant influence on inflation, and (3) if the channel of interest rates cost is empirically verified in the Brazilian case. We conclude that recent Brazilian inflation depends mainly on inflation inertia, "imported inflation" and changes in the nominal interest rate. <![CDATA[A regra da maioria como agregação de preferências: questões e respostas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ancorado na abordagem racionalista, mas na impossibilidade da regra consensual e buscando apresentar as características da regra da maioria e alguns de seus problemas, como o paradoxo de Condorcet, e soluções a esses problemas, como o logrolling, este artigo se propõe a revisar e sintetizar a teoria a respeito, baseado nas principais contribuições ao tema. O estudo se justifica porque, como processo de agregação de preferências, a regra da maioria se destaca para usos eleitorais e de processos políticos internos, em um elevado número de nações.<hr/>Anchored in the rationalist approach, but with the impossibility of consensus rule and seeking to show the characteristics of the majority rule and some of its problems, as the Condorcet paradox, and solutions to these problems, such as logrolling, this article intends to review and synthesize theory about it, based on the main contributions to the theme. The study is justified because, as a process of preference aggregation, majority rule is used for election purposes and internal political processes in a large number of nations. <![CDATA[Mercado de ações brasileiro: uma investigação empírica sobre suas relações de longo prazo e de precedência temporal pré-crise de 2008]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo investiga empiricamente se variáveis macroeconômicas nacionais (produção industrial, inflação, taxa de juros real, risco de crédito doméstico e câmbio real) e internacionais (índice da bolsa de valores americana, a taxa de juros americana e o preço de petróleo) podem explicar o comportamento de longo e/ou de curto prazo do índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) no período de 1995 a 2007, dados de frequência mensal. Aplicou-se metodologia econométrica de modelos de correção de erro resultando em evidências de relação de longo prazo positiva com o Ibovespa para a bolsa americana e o preço do petróleo e negativa para a taxa de juros americana e o risco de crédito. Do ponto de vista dinâmico, identificou-se o Ibovespa como única variável de ajuste para desvios da relação de longo prazo e precedência temporal significativa para a maior parte das variáveis, indicando a possibilidade de avaliação antecedente do comportamento futuro do indicador da bolsa brasileira.<hr/>This study investigates empirically if national macroeconomic variables (industrial production, inflation, real interest rate, domestic credit risk and real exchange rate) and international ones (index of the American stock exchange, the U.S. interest rate and the price of oil) can explain the behavior of long and/or short-term index of the São Paulo Stock Exchange (Bovespa) during the period of 1995 to 2007, with monthly data. An econometric methodology of error correction models was applied resulting in evidence of positive long-term relationship with the Bovespa index to the American stock market and price of oil and negative for the U.S interest rate and credit risk. From a dynamic point of view, the Bovespa index was identified as the only adjustment variable for deviations from long-term relationship and significant temporal precedence for most variables, indicating the possibility of previous assessment of the future behavior of the Brazilian stock index. <![CDATA[Qual o melhor momento para a abertura de capital?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200337&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para algumas empresas de capital fechado, a questão não é se ela deve abrir ou não o capital, mas sim quando, ou seja, qual o momento mais apropriado (timing) para realizar a abertura de capital. Nesse contexto, o presente trabalho teve por objetivo verificar se as decisões de Initial Public Offering (IPO) das empresas brasileiras de energia que realizaram IPOs durante o período 2000-2009 (quais sejam: CPFL, EDP, Cosan, Brasil Ecodiesel, São Martinho, Açúcar Guarani, MPX e OGX) foram determinadas (ou tomadas) segundo descrito pelo modelo de Draho (2000), o qual se baseia na Teoria das Opções Reais (TOR). Como resultado, encontrou-se que todas as empresas estudadas anteciparam o timing da sua oferta em relação ao preconizado pelo modelo de Draho.<hr/>For some private companies, it is not a question of why go public, but rather what is the most appropriate time to conduct an IPO. In this context, this study aimed to verify if IPO decisions taken by eight Brazilian energy companies (CPFL, EDP, Cosan, Brasil Ecodiesel, São Martinho, Açúcar Guarani, MPX and OGX) during the period 2000-2009 were based on an IPO timing model developed by Draho (2000), following the Real Options approach. As a result, we found that all the companies studied have anticipated their IPO timing related to Draho's model estimates. <![CDATA[Intervenção governamental, crescimento e bem-estar: efeitos da política de Equalização das Taxas de Juros do crédito rural nas regiões brasileiras]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200363&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo geral do trabalho é avaliar os impactos dos gastos governamentais com a política de Equalização das Taxas de Juros (ETJ) no crescimento econômico e bem-estar das cinco macrorregiões brasileiras. As simulações foram realizadas através do Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG). Verifica-se que a política de ETJ proporciona crescimento econômico nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul superior a seu custo. Por outro lado, nas regiões Norte e Sudeste, observa-se queda no PIB mediante os gastos com a ETJ. Para o Brasil, a política é custo-efetiva e apresenta retorno de 34%. Além disso, todas as regiões são beneficiadas em termos de bem-estar. Conclui-se que a política de ETJ é eficiente e contribui para a redução das disparidades regionais.<hr/>The paper's overall objective is to evaluate the impacts of government spending with the Interest Rates Equalization (IRE) policy in the economic growth and welfare of the five Brazilian macro-regions. Simulations were performed using the model, database and software of the General Equilibrium Analysis Project of the Brazilian Economy (PAEG). The results show that the IRE policy provides economic growth in the Midwest, Northeast, and South regions that are greater than the cost of the policy. Moreover, in the North and East regions there is a decrease in the GDP. For Brazil, the policy is cost-effective and offers a 34% return. Furthermore, all regions are benefiting in terms of welfare. We conclude that the IRE policy is efficient and contributes to reducing regional disparities. <![CDATA[Determination and forecast of agricultural land prices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200389&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The aim of this study is to discuss and apply hedonic methodology for the determination and forecast of land prices in specific markets. This is important due to the fact that there is no official or reliable information in Brazil on current prices in land market transactions. This hedonic price methodology uses a multiple regression model which has, as an explanatory variable, the price per hectare and independent variables related to physical attributes (soil, climate and terrain), production (systems of production, location, access), infrastructure of the property and expectations (regional scenario, local investments). Application of the methodology to a Homogeneous Zone of the state of Maranhão, in Brazil, generated a parsimonious model, in which five independent variables were responsible for 70% of the variance in the price of agricultural land.<hr/>O objetivo do presente trabalho foi discutir e aplicar a metodologia de preços hedônicos para determinação e previsão do preço da terra rural em mercados específicos. A sua importância decorre do fato de que não existem no Brasil informações oficiais ou fidedignas sobre preços praticados nos negócios com imóveis rurais. Essa metodologia de preços hedônicos utiliza um modelo econométrico de regressão múltipla, tendo como variável dependente o preço por hectare, e como variáveis explicativas as relacionadas ao meio físico (solo, clima e relevo), à produção (sistemas de produção, localização, acesso), à infraestrutura do imóvel e às expectativas (situação regional, investimentos locais). A aplicação de tal metodologia a uma zona homogênea do Estado do Maranhão implicou um modelo parcimonioso, em que cinco variáveis independentes permitiram a explicação de 70% da variância do preço por hectare da terra rural. <![CDATA[O diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200409&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo do diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas é importante para a elaboração de políticas para melhoria da qualidade da educação. Este artigo apresenta uma análise desse diferencial no Brasil, aplican do uma metodologia de decomposição por quantis da distribuição condicional de notas. Os resultados indicam que o diferencial é favorável às escolas privadas em todos os quantis da distribuição, chegando a 1,5 erro padrão em torno do 60o percentil. Além disso, a análise contrafactual sugere que o desempenho das escolas privadas é relativamente pior na cauda inferior da distribuição de notas, uma vez que o desempenho contrafactual dos alunos mais fracos seria inferior ao das escolas públicas.<hr/>Analysis of the public-private gap in educational attainment is important for the formulation of policies for improving education quality. This article presents an analysis of this differential in Brazil, using a decomposition method that reveals valuable information for each quantile of the conditional distribution of scores. Results indicate that private schools perform better at all quantiles of the distribution, and the gap is as large as 1.5 standard errors around the 60th percentile. Furthermore, the counterfactual analysis suggests that private schools perform relatively worse in the lower end of the score distribution; counterfactual scores for the weakest students would be below those observed in public schools. <![CDATA[Presença e ausência do Estado na trajetória da indústria da construção naval brasileira - 1959-1989]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512014000200445&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A finalidade deste artigo é discutir a atuação do Estado e do planejamento na implantação, na trajetória de expansão e na crise da indústria da construção naval pesada no Brasil, entre 1959 e 1989. O texto está dividido em cinco tópicos. O primeiro discute a implantação da indústria naval pesada dentro dos objetivos políticos e estratégicos do Plano de Metas, seguido pela desaceleração entre 1963-1966, até a transformação da CMM e da SUNAMAM em 1969. Em seguida, evidencia-se o período de consolidação e o rápido crescimento do complexo naval plasmado nos planos de construção naval de 1969 a 1982. No terceiro tópico, discute-se o início da reversão das expectativas tendo em vista as dificuldades em cumprir as metas de crescimento dos planos de 1981 e 1982, associada à crise na SUNAMAM. No quarto tópico, entre 1982 e 1989, enquanto a SUNAMAM agonizava e os canais de financiamento escasseavam, a indústria entra numa rota de desaceleração e desmonte parcial do complexo naval. Por fim, o texto traz breve trajetória comparativa da Marinha Mercante e da construção naval latino-americana.<hr/>This article aims to discuss the role of state planning in the setting up, the expansion and the crisis of the heavy shipbuilding industry in Brazil, between 1959 and 1989. The text is divided into five topics. The first discusses the setting up of the heavy marine industry within the political and strategic goals of the Plano de Metas, which is followed by a slowdown between 1963-1966. It ends with the transformation of CMM and of the SUNAMAM in 1969. A period of consolidation then becomes evident, marked by the rapid growth of the naval complex. The latter followed the shipbuilding plans established between 1969 and 1982. In the third topic, we discuss the beginning of the reversal of expectations, caused by the difficulties in meeting the growth goals set in the 1981 and 1982 plans. This is associated with the crisis in SUNAMAM. In the fourth topic, between 1982 and 1989, while SUNAMAM agonized and funding sources grew scarce, the industry enters a downturn route with a partial dismantling of the naval complex. Finally, the text provides a brief comparative history of the Latin American merchant marines and shipbuilding industries.