Scielo RSS <![CDATA[Production]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-651320070003&lang=en vol. 17 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<B>Editorial</b> <b></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<B>Current research on profile monitoring</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en In many applications the quality of a process or product is best characterized and summarized by a functional relationship between a response variable and one or more explanatory variables. Profile monitoring is used to understand and to check the stability of this relationship over time. At each sampling stage one observes a collection of data points that can be represented by a curve (or profile). In some calibration applications, the profile can be represented adequately by a simple linear regression model, while in other applications more complicated models are needed. The purposes of this paper are to review recent research on the use of control charts to monitor process and product quality profiles and to encourage further research in this area.<hr/>Em muitas aplicações a qualidade de um processo ou de um produto é melhor caracterizada e descrita por uma relação funcional entre a variável resposta e uma ou mais variáveis explicativas. Monitoramento de perfis é usado para entender e checar a estabilidade desta relação ao longo do tempo. Cada vez que uma amostra é selecionada, uma coleção de pontos que pode ser representada por uma curva (ou perfil) é observada. Em algumas aplicações de calibração, o perfil pode ser representado adequadamente por um modelo de regressão linear simples, enquanto que em outras aplicações, modelos mais complicados serão necessários. Os objetivos deste artigo são: apresentar e resumir pesquisas recentes do uso de cartas de controle para monitorar perfis de processo e qualidade de produto e encorajar futuras pesquisas nesta área. <![CDATA[<B>Product reliability and warranty</B>: <B>an overview and future research</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Reliability and warranty are very important in the context of new products. This paper gives an overview of product reliability and warranty and discusses some issues and challenges for future research.<hr/>Confiabilidade e garantia são muito importantes no contexto de novos produtos. Este artigo apresenta uma revisão geral sobre confiabilidade e garantia de produto e discute algumas questões e desafios para pesquisas futuras. <![CDATA[<B>Rendered fisioterapy quality services</B>: <B>expectations and perceptions of customers</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo aborda a qualidade na prestação de serviços fisioterápicos, através da comparação entre expectativas e percepções de clientes de uma clínica de Fisioterapia da cidade de Santa Maria, RS. Para avaliação da qualidade, utilizou-se a Escala SERVQUAL, composta por vinte e duas questões, sendo que, em doze delas, a percepção de qualidade foi superior às expectativas. Três questões apresentaram médias semelhantes entre expectativas e percepções e, em sete questões, as expectativas foram superiores às percepções. Os dados também foram submetidos à Análise Estatística Multivariada, a fim de verificar a presença ou não de questões redundantes na Escala SERVQUAL adaptada à Fisioterapia. Mediante critérios de exclusão, nove questões foram eliminadas do questionário sem perda significativa em sua abrangência e confiabilidade. Este estudo possibilitou detectar pontos de melhoria nos serviços prestados pela clínica constituinte do caso, além de sugerir uma versão mais enxuta para a Escala SERVQUAL.<hr/>The present study approaches quality in the physiotherapy services rendered through the comparison between expectations and customers' perceptions. The study was developed in a Physiotherapy clinic from Santa Maria's city - RS. SERVQUAL scale composed by twenty two questions was used to evaluate the quality services. Quality perception was higher than expectations in twelve questions. Three questions presented have a similar average behavior between the expectations and perceptions and in seven the expectations were higher than perceptions. Data were also submitted to Multivariate Exploratory Techniques, with the purpose to verify the presence or not of redundant subjects in the SERVQUAL scale adapted to Physiotherapy. Multivariate Exploratory Techniques allowed retreat redundant questions through exclusion criteria. Nine questions were eliminated to the questionnaire without confiability and abrangence loss. This study made possible to detect improvement points in the services rendered by the clinic, furthermore it proposed a SERVQUAL scale with smaller number of questions without significant loss in its representation. <![CDATA[<B>A new approach for modeling client satisfaction determinants relationships in services</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. As principais vantagens da abordagem proposta em relação aos métodos tradicionais de modelagem, como, por exemplo, as equações estruturais, são: (i) possibilidade de identificar as relações entre múltiplos determinantes utilizando um tamanho de amostra relativamente pequeno, (ii) utilização de um procedimento estatístico mais simples, (iii) possibilidade de minimizar o erro de especificação no processo de modelagem, visto que podem ser consideradas todas as variáveis relevantes sem tornar o modelo muito complexo. A abordagem proposta é ilustrada através de um estudo aplicado a clientes de restaurantes à la carte. Esse estudo possibilitou construir diagramas de enlaces causais, validar a modelagem proposta e identificar aspectos que convergem e divergem com resultados previamente apresentados na literatura.<hr/>This article presents a new approach for modeling client satisfaction determinants relationships in service environment. The principal advantages between proposed approach and traditional methods for modeling relationships, like, for example, structural equation modeling, are: (i) possibility of identifying relationships between multiple determinants by using a relatively small sample size, (ii) request a simpler statistical estimation procedure, (iii) possibility of minimizing the specification error on modeling process, since it can be considered all significant variables without getting a very complex model. The proposed approach is showed by an applied study with a la carte restaurant clients. This study made possible construct causal diagrams, validity the proposed modeling and identifying converging and diverging aspects from literature findings. <![CDATA[<B>Quality coordination</B>: <B>a proposal of structure and method for agri-food production</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A realidade competitiva vivenciada pelas empresas desestimula que elas ajam de forma isolada, requerendo ações coordenadas com outras empresas da mesma cadeia. Por essa razão, a busca pela coordenação de cadeias de produção visando à melhoria da qualidade do produto e à redução dos custos associados às perdas da produção e aos custos de transação está se tornando uma prática mais comumente adotada por empresas que partilham o objetivo de adicionar valor e competitividade ao produto final da cadeia. Este artigo aborda o problema da coordenação da qualidade em cadeias de produção agroalimentares (CPAs). Com base em conceitos da revisão bibliográfica e de evidências empíricas, são propostos uma Estrutura (ECQ - Estrutura para Coordenação da Qualidade) e um Método (MCQ - Método para Coordenação da Qualidade) para a coordenação da qualidade em CPAs. Em algumas cadeias, a implementação da ECQ/MCQ vem sendo ilustrada bem como usada como alternativa técnica possível e confiável para coordenar e garantir a qualidade do produto final.<hr/>Today's reality prevents companies in general from planning or acting alone, requiring that they engage in coordinated action with others in the same production chain. For this reason, production chain coordination to improve product quality and reduction of production wastes and transactions costs is becoming a widespread practice to promote integrated management of companies that share the goal of adding value to the chain's final product. This paper discusses the problem of quality in agri-food supply chains (ASC). Based on wide bibliography review, a structure (ECQ) and a method (MCQ) are proposed for the quality coordination in ASC. In some chains the ECQ/MCQ implementation has been studied and used as a possible and liable technical alternative to coordinate and assure the final product quality. <![CDATA[<B>Six Sigma program implementation and diffusion in Brazil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste trabalho são identificar o grau de difusão, os principais aspectos da implantação e os resultados obtidos com a adoção do programa Seis Sigma em empresas brasileiras de grande porte. A abordagem metodológica adotada foi um levantamento do tipo survey, cujas informações foram coletadas através de um questionário estruturado preenchido por 198 profissionais da área de qualidade de diferentes empresas de grande porte. Os resultados sugerem que mesmo em empresas de grande porte a difusão do Seis Sigma ainda não é expressiva (23,5%). As empresas que implementaram este programa já possuíam em sua maioria outros programas de qualidade adotados e relataram ter obtido ganhos financeiros superiores ao montante investido na implementação do Seis Sigma, bem com ganhos de qualidade e de produtividade. Além disso, as empresas relataram existir sinergia entre a implementação do Seis Sigma e de outras abordagens de gestão da qualidade.<hr/>The objectives of this paper are to identify the degree of diffusion, the main aspects of the Six Sigma program implementation and its results in the largest Brazilian companies. The research methodology approach was a survey, data were gathered from a structured questionnaire answered by 198 professionals responsible for the quality area in largest Brazilian companies from different sectors. The results pointed out that even in the largest companies; the diffusion of the Six Sigma quality program is not expressive (23.5%). In most of the companies that have implemented such quality program had yet other quality programs implemented. Financial profits and quality and productivity improvement were results reported by the respondents. Moreover, the companies highlight the synergy of the Six Sigma program and other quality management approaches. <![CDATA[<B>Evaluation of process failure prevention using decision-making methods</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta uma investigação sobre o emprego de FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) de Processo com a exposição de irregularidades na sua utilização. O método AHP (Analytic Hierarchy Process) e os Conjuntos Fuzzy são aplicados no estudo das práticas atuais de utilização de FMEA. O AHP é aplicado para a priorização das irregularidades quanto à gravidade de sua ocorrência. Os Conjuntos Fuzzy são aplicados para avaliação do desempenho da utilização de FMEA em algumas empresas do ramo automotivo. Como resultado, tem-se a aceitação de oito e a não aceitação de três dos onze formulários de FMEA averiguados.<hr/>This work presents an investigation about the use of Process FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) with the exhibition of identified irregularities for its correct use. The AHP (Analytic Hierarchy Process) and the Fuzzy Sets are applied in the study of current practices for the FMEA use. AHP is applied to prioritize the irregularities as for the gravity of its occurrence. The Fuzzy Sets are applied for performance evaluation of the FMEA use in some automotive companies. As result, there are the acceptance of eight and the not acceptance of tree forms FMEA discovered. <![CDATA[<B>Joint optimization of X-bar - S or X-bar - R charts</B>: <B>an easily implemented procedure</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho desenvolve um modelo para escolha ótima dos parâmetros de operação de gráficos de X-barra e R (ou de X-barra e S) que minimiza a razão entre o custo de amostragem e a rapidez de detecção de desvios na média ou aumentos na dispersão do processo. Admitem-se três formas alternativas para o problema: minimizar os tempos médios de sinalização sob uma restrição ao custo de amostragem; minimizar esse custo sob uma restrição aos tempos de sinalização; e o problema multiobjetivo de minimizar o custo e os tempos de sinalização. Restrições adicionais são permitidas, para tratar de variantes do problema encontráveis na prática. O procedimento evita a complexidade dos modelos de projeto econômico usuais. São detalhados métodos para determinação dos poucos parâmetros de especificação e entrada exigidos pelo modelo. Um exemplo mostra que o procedimento é de fácil aplicação. Tudo isto aumenta sua aplicabilidade para um grande espectro de situações práticas típicas.<hr/>A model is developed for optimum choice of the operation parameters for X-bar - R (or X-bar - S) charts, which minimizes the ratio of sampling costs to detection speed of shifts in the process mean or increases in the process dispersion. Three alternative problem formulations are allowed: minimization of the average time to signal subject to a sampling cost constraint; minimization of the sampling cost subject to a constraint on the average times to signal; and multi-objective optimization of both the average time to signal and the sampling cost. Through optional additional constraints, several practical variants of the problem are admitted. The procedure avoids the complexity of usual economic design models, and methods for determining the values for the few input and specification parameters required are given in detail. An example shows that the procedure is easy to apply. All these features increase its applicability for a wide range of typical practical situations. <![CDATA[<B>EWMA and X-bar control charts for the monitoring of autocorrelated processes</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata dos gráficos de controle de EWMA e de X-barra utilizados no monitoramento de processos cujas observações podem ser descritas por um modelo auto-regressivo de primeira ordem. Os gráficos são planejados levando em conta a correlação em série e utilizando-se o conceito de subgrupos racionais como estratégia de amostragem. As propriedades das cartas de controle são obtidas e comparadas. Os resultados numéricos mostram que a correlação positiva dentro dos subgrupos afeta o desempenho dos gráficos. O gráfico de EWMA é substancialmente mais ágil do que o gráfico de X-barra na detecção de perturbações no processo, especialmente quando tais perturbações geram pequenos desajustes na média.<hr/>In this paper the EWMA and the X-bar control charts are considered for monitoring processes in which the observations can be represented as a first order autoregressive model. The charts are designed taking the serial correlation into account and the sampling strategy is set based on the rational subgroup concept. The control charts properties are studied and compared. Numerical results show that the positive correlation within-subgroup has a significant impact on the charts performance. The EWMA chart is substantially more efficient than the X-bar chart in detecting process disturbances, especially when the mean shifts are of small magnitude. <![CDATA[<B>Robust parameter design in signal-response systems</B>: <B>comparison of modeling and analysis methods</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en A maior parte da literatura relacionada a Projeto Robusto de Parâmetros (RPD), uma metodologia introduzida por Taguchi (1986), envolve situações nas quais a característica de qualidade de interesse (resposta) é uma quantidade única que possui um valor ótimo especificado. Uma tendência recente em aplicações industriais de RPD consiste em considerar sistemas complexos, os quais são chamados de "sistemas com características dinâmicas" ou apenas "sistemas dinâmicos", na terminologia de Taguchi, ou por "sistemas sinal-resposta", neste artigo. Recentemente, métodos de modelagem e análise para o problema de RPD para sistemas sinal-resposta têm sido desenvolvidos. Neste artigo, três abordagens de modelagem são comparadas através de um exemplo real: Modelagem da Medida de Desempenho (PMM), Modelagem da Resposta (RM) e Modelagem da Função Resposta (RFM). Mostra-se que a abordagem RFM permite uma maior flexibilidade para investigar efeitos de fatores para o experimento RPD para sistemas sinal-resposta.<hr/>Most of the literature concerning robust parameter design (RPD), a methodology introduced by Taguchi (1986), involves situations where the quality characteristic of interest (response) is a single quantity which has a specified optimal value. A recent trend in the industrial applications of RPD consists in consider complex systems which are called "systems with dynamic characteristics" or "dynamic systems", in Taguchi's terminology, or "signal-response systems", in this paper. Recently, modeling and analysis methods for the dynamic system have been developed. In this paper, three modeling approaches are compared by use of a real example: Performance Measure Modeling (PMM), Response Modeling (RM) and Response Function Modeling (RFM). It is shown that the RFM approach allows greater flexibility to investigate factor effects for the RPD experiment. <![CDATA[<B>Uncertainty effect analysis on time to failure estimates through accelerated life tests</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en As empresas do setor industrial têm hoje o desafio de lançar rapidamente produtos mantendo, entretanto, sua confiabilidade em níveis progressivamente crescentes. O método mais usual para reunir informações sobre a confiabilidade de novos produtos é o ensaio acelerado (ALT), de onde o fabricante reúne informações sobre a vida e sobre os prazos de garantia. Um ALT requer a submissão do produto a condições de estresse para coletar seus tempos de falha, e para isso é necessário um experimento que materialize cargas de estresse nominalmente definidas. Entretanto, cargas de estresse experimentais estão sempre sujeitas a incertezas que influenciam os resultados do ensaio e a informação sobre a confiabilidade. Aqui se investiga a influência das incertezas experimentais sobre estimativas de vida de relés eletromagnéticos, obtidas usando ATLs. Os resultados mostram que, sem uma análise adequada dos dados, os efeitos das incertezas podem ser relevantes mesmo quando o teste é executado em condições adequadas de chão-de-fábrica, o que conseqüentemente influencia as estimativas de tempo de vida dos produtos.<hr/>Industrial firms face today the challenge to launch new products in shorter times keeping however their reliability in increasing higher levels. The most used method for gathering reliability information for new products is the accelerated life test (ALT), from which the manufacturer can derive information about the product's life and then its warranty period. ALT requires submitting the product to stress conditions and acquiring its time to failure, for which it is necessary to set up experiments where the stress loads are physically and nominally defined. However, experimental stress loads are always subjected to uncertainties that influence the tests results and so the product's reliability. This paper investigates the influences of experimental uncertainties in life estimates of electromagnetic relays, obtained through ALTs. Results show that, without the proper data analysis the uncertainty effects on life estimates may be significant also when the tests are performed in adequate shop floor conditions that consequently influence the product's lifetime estimates. <![CDATA[<B>Six Sigma project selection</B>: <B>an application in an automotive industry</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Seis Sigma vem ganhando, cada vez mais, espaço nas empresas como uma metodologia bastante eficaz à solução de problemas estruturais através da diminuição da variação de processos e fornecimento de produtos e serviços dentro das necessidades dos clientes. A principal forma com que se busca atingir tal objetivo é através do desenvolvimento de projetos de melhorias. Sendo assim, um tema bastante importante a ser discutido é o processo de seleção de tais projetos, que serão gerenciados através desta metodologia. Neste artigo é apresentada uma análise em uma indústria do setor automobilístico, quanto ao seu processo de seleção de projetos Seis Sigma. Deste trabalho foi possível constatar influência positiva do referido processo no desenvolvimento dos projetos, por exemplo, quanto ao tempo médio de desenvolvimento e ganhos financeiros obtidos, o que vem de encontro ao que a literatura tem sinalizado.<hr/>Six Sigma Methodology has been growing, each day, in the industrial environment as a very efficient tool to solve structural problems through the reduction of process variation and through the supply of service and product in compliance with customer requirements. The main way to achieve this goal is through improvement projects. This way, a very important topic to be discussed is the selection of those projects that will be managed by this methodology. This article presents an application in an automotive industry, regarding its process of Six Sigma project selection. From this study it was possible to prove the existence of a positive influence in the referred process, in project development, for example, regarding the average development time and financial improvements, as the literature reviewed here has shown. <![CDATA[<B>Continuous improvement in ISO 9001:2000 enviroment</B>: <B>case study in two companies of automotive sector</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo avalia como duas empresas certificadas pela norma ISO 9001:2000, fornecedoras do setor automobilístico, realizam atividades de melhoria contínua em seus sistemas produtivos. É evidente que diferentes empresas apresentam diferenças quanto à condução de programas de melhoria contínua, e ainda, a motivação para a certificação neste sistema da qualidade também influi na amplitude e constância da melhoria dos processos. Nesse sentido, o artigo analisa como as organizações pesquisadas desenvolvem e estruturam internamente a melhoria contínua, enfatizando a organização do setor produtivo, o modelo de gestão e os principais programas e ferramentas utilizados.<hr/>This article evaluate how two companies certified by the norm ISO 9001:2000, supplier of the automotive sector, accomplish continuous improvement activities in its productive processes. It is obvious that the different industrials environments, presented by the companies in particular, shows differences in relation to the conduction of the continuous improvement programs, and also, the stimulus to get the certification in this quality system which also inspires in the amplitude and constancy of the processes improvement. At this way, the article analyses how the researched organizations develop and organize internally the continuous improvement, emphasizing the production organization, improvement management model and programs and techniques used to these activities. <![CDATA[<B>QFD for quality assurance during product development</B>: <B>a case in a materials industry</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132007000300015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma aplicação do método QFD em uma empresa de materiais. A intervenção foi para garantia da qualidade de um produto durante seu redesenvolvimento, em atendimento ao desejo do cliente único de ter uma característica do produto aumentada, sem prejuízo a outras. Foram efetuados dois desdobramentos associados: qualidade positiva e tecnologia do processo. A estratégia de pesquisa adotada foi a de pesquisa-ação. Utilizou-se também um guia para intervenção do QFD. O desdobramento da tecnologia mostrou como alterações na tecnologia de fabricação afetam os índices de controle do processo (foco cliente interno); enquanto o desdobramento da qualidade revelou como essas mesmas alterações afetam a qualidade do produto final (foco cliente externo). A técnica de planejamento e análise de experimentos auxiliou na definição das intervenções no processo e na definição de correlações. Foram levantados alguns aspectos não contemplados pelo guia de intervenção do QFD, bem como tópicos para pesquisas futuras.<hr/>The article presents an application of QFD method in a materials industry. The intervention aimed at quality assurance of a product during its redevelopment, in order to respond to the desire of product client of having a quality characteristic enhanced without jeopardizing others. Two deployments were carried out in association: positive quality and process technology. This study was conducted by means of action-research. It also employed an intervention guide for QFD studies. The technology deployment showed how alterations in process technology affect process control parameters (a focus on internal client); whereas, the quality deployment revealed how these same alterations affect the final product quality (a focus on external client). Planning and Analysis of Experiments showed to be helpful in defining interventions in the process and in establishing correlations. The article ends by pointing out some aspects not contemplated by the QFD intervention guide, as well as topics for future studies.