Scielo RSS <![CDATA[Production]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-651320100004&lang= vol. 20 num. 4 lang. <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Prezados Leitores</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400001&lng=&nrm=iso&tlng= <![CDATA[<b>Organizational changes in the adoption of advanced manufacturing technologies</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400002&lng=&nrm=iso&tlng= Para que a adoção de Tecnologia Avançada da Manufatura (AMT) possa, de fato, proporcionar vantagens competitivas às empresas, faz-se necessário que essas tecnologias sejam selecionadas segundo critérios que considerem aspectos estratégicos. As características organizacionais de uma empresa influenciam sobremaneira o processo de adoção de AMT, de tal forma que se faz necessário desenvolver recomendações para a revisão do projeto organizacional. O presente trabalho propõe um processo para a geração de tais recomendações, através de uma metodologia denominada de "refinamentos sucessivos". Como resultado deste processo de "refinamentos sucessivos" obtém-se um conjunto de recomendações para a revisão do projeto organizacional, baseados em requisitos estabelecidos pelo processo de adoção de AMT. Essas recomendações constituem um conjunto de decisões a serem tomadas acerca do projeto organizacional para adequá-lo às demandas de uma nova tecnologia a ser introduzida, ou seja, a implementação de AMT.<hr/>In order for the adoption of Advanced Manufacturing Technology (AMT) to provide competitive advantages to the companies, it is necessary to select these technologies according to criteria that consider strategic aspects. The organizational characteristics of a company influence particularly the process of AMT adoption, in such a way that it is necessary to develop recommendations for the review of the organizational project. The present work proposes a process for the generation of these recommendations, which through a methodology called 'successive refinements' produces a set of recommendations for the review of the organizational project, based on requirements established by the AMT adoption process. These recommendations are a set of decisions that may be taken about the organizational project to adapt them to demands of the new technology to be introduced, in other words, the AMT implementation. <![CDATA[<b>Production competence and strategic vision</b>: <b>an interactive management model</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400003&lng=&nrm=iso&tlng= Partindo da distinção conceitual entre decisão estratégica e ação estratégica, apresenta-se, aqui, um modelo que, fazendo uso da noção de competências produtivas, gera uma estrutura interativa de agregação dos elementos que compõem o diferencial competitivo de uma organização. O objetivo dessa estrutura é definir os meios de atuação da empresa no mercado e, mais em geral, na sociedade como um todo. Para fundamentar o desenvolvimento do modelo proposto foi elaborado um suporte teórico de conceitos, posições e argumentações relativas ao processo de gestão estratégica, nas suas variadas abordagens e distintos enfoques. O modelo está em processo de efetiva implantação em uma organização industrial, tendo nela sido utilizadas suas fases básicas na definição do comportamento estratégico da empresa em estudo nos últimos dois anos. A análise conceitual e as lições práticas advindas do processo de implantação efetiva do modelo permitem formular algumas conclusões (gerais e específicas) acerca da proposta aqui descrita.<hr/>Considering the conceptual distinction between strategic decisions and strategic actions and using production competence definitions, a general model is presented here. This model creates an interactive structure to aggregate the elements that compose the competitive differential of the organization. The objective of the structure is to define the way that organizations can act in the market, and, in general, in the whole society. To develop the model, a theoretical support structure has been defined in terms of concepts, positions and arguments related to Strategic Management, according to its different approaches. The model is now being used by an industrial organization and its basic phases have been used in the definition of the strategic behavior of the organization in question over the last two years. The conceptual analysis and the practical observations that have come from the effective implementation of the model have allowed us to propose some general and specific conclusions here. <![CDATA[<b>Environmental management</b>: <b>a planet's pledge, a challenge for public policies, incubators and small firms</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400004&lng=&nrm=iso&tlng= O texto traz uma reflexão sobre o papel das incubadoras de empresas no apoio a práticas ambientais por micro e pequenas empresas. Reconhecendo as debilidades estruturais das empresas de pequeno porte e as dificuldades para a realização de investimentos ambientais, defende o uso de incubadoras como instrumento de política pública para estimular investimentos ambientais. Identifica um número restrito de incubadoras de tecnologias ambientais, em plano internacional. Relata os resultados de uma pesquisa que avaliou a aplicabilidade de um indicador para apurar o desempenho ambiental de incubadoras. Destacaram-se dois resultados: a) a baixa importância atribuída, pelas incubadoras (e pelas empresas abrigadas) ao desempenho ambiental; e b) a ausência de estímulos, pelas incubadoras, aos investimentos ambientais. Desse último resultado deriva importante conclusão: a de que, uma vez apurados os padrões insatisfatórios de desempenho ambiental, de incubadoras e empresas assistidas, ficariam criadas as condições para a formulação e a implementação de medidas indutoras de novas posturas.<hr/>The paper aims to contribute to academic reflections on the role of business incubators as institutional agents to promote environmental performance by small firms. Based on the assumption that these firms have natural structural weaknesses and, as a consequence, intrinsic difficulties in investing in environmental assets, the paper suggests that a particular public policy, namely, business incubators, could contribute to overcoming these barriers and thus pave the way for environmental investments. Two important findings should be highlighted: a) the neglect of the incubators investigated (and thus, of the nurtured firms) with respect to environmental performance; b) the absence of stimuli, from business incubators, for environmental investments. From the results, an important conclusion may be drawn: namely, that where weak patterns of environmental performance are identified, both the incubators and the firms being nurtured, should create and implement an array of measures, consisting mainly of public policies, conducive to changes in behaviors and attitudes. <![CDATA[<b>Identification and prioritization of critical success factors in a digital factory implementation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400005&lng=&nrm=iso&tlng= Fábrica digital é um conceito que melhora a colaboração entre os processos de desenvolvimento do produto. Apesar dos benefícios trazidos por esse conceito, falhas podem ocorrer na sua implantação. Este artigo tem por objetivo apresentar os fatores críticos de sucesso na implantação de um projeto de fábrica digital em uma empresa brasileira. Esses fatores foram identificados por meio de uma pesquisa exploratória em implantações de sistemas como o Enterprise Resource Planning e Product Lifecycle Management, entre outros. Depois disso, os fatores foram priorizados, utilizando-se os métodos Delphi e Analytic Hierarchy Process, por profissionais de empresas que implantam projetos de fábrica digital, no Brasil e exterior. Foram identificados nove fatores, sendo os cinco de maior prioridade: apoio e comprometimento contínuo da alta gerência; abrangente reengenharia do negócio; parceiros com conhecimento e experiência; participação e comprometimento do usuário; e adequado papel do líder do projeto.<hr/>A Digital Factory is a concept which improves the collaboration among product development processes. Despite the benefits brought by this concept, failures may occur in its implementation. This paper aims to present the Critical Success Factors in the implementation of a Digital Factory project in a Brazilian company. These factors were identified by an exploratory survey on the implementation of Enterprise Resource Planning and Product Lifecycle Management among other systems. Following this identification, the factors were prioritized using the Delphi Method and the Analytic Hierarchy Process; this evaluation was carried out by professionals from enterprises which implement Digital Factory projects, in Brazil and abroad. Nine factors were identified. The five main priorities were: Continuous Support and Commitment from Top Management; Comprehensive Business Reengineering; Skilled and Experienced Partners; Participation and Commitment , of Users; and Appropriate Role of the Project Manager. <![CDATA[<b>Leveraging research, development and innovation in the Brazilian autoparts industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400006&lng=&nrm=iso&tlng= O texto discute maneiras de incentivar a atividade inovadora de engenharia de projeto de produto no setor automotivo, particularmente no segmento de autopeças. Utiliza instrumentos de pesquisa científica para fundamentar a sugestão de instrumentos de política pública. Trabalha dados secundários e realiza survey e entrevistas em profundidade, de cunho qualitativo. Baseia-se no conceito de sede de projeto desenvolvido por Salerno et al. (2009), que relaciona o controle das especificações de projeto (part numbers) com a escolha de fornecedores e, portanto, com o enraizamento da cadeia produtiva num determinado espaço nacional ou regional. Isso confere importância ímpar à atividade de projeto de produto e a define como alavancadora da produção no setor. Propõe a criação de centros de pesquisa pré-competitiva, centros de serviços de ferramentaria e programa massivo de extensão gerencial/organizacional para PMEs, com consultoria dentro das empresas, para aumentar sua capacitação e integrá-las em instrumentos públicos de incentivo à inovação.<hr/>The paper discusses how to leverage product design activities in the automotive sector, with focus on the components industry. Scientific research methods are used to anchor public policy suggestions. It is based on the concept of design headquarters (SALERNO et al., 2009), that relates design specifications and part numbers control with the power to choose suppliers - with local or national supply chain roots. It gives upmost importance to product design activity, which may be considered as an inductor of local production. The paper proposes the creation of precompetitive research centers, service centers for tool and die design, and a massive extension of the organizational/managerial program, with experts/consultants visiting plants to suggest improvements and to integrate companies with public agencies tasked with promoting innovation. <![CDATA[<b>Satisfaction determinants and quality attributes in hotel services</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400007&lng=&nrm=iso&tlng= Este artigo apresenta a identificação de atributos de qualidade percebida e a construção de um modelo de associação entre os determinantes da satisfação de clientes para serviços de hotelaria. A pesquisa foi realizada através de um levantamento (survey) conduzido junto a 100 clientes do serviço em estudo. A principal contribuição deste trabalho é a proposição de um modelo que detalha a força do relacionamento entre os determinantes da satisfação dos clientes e a hierarquização dos atributos que exercem maior influência sobre a qualidade percebida para serviços de hotelaria. Os resultados obtidos podem ser utilizados pelos gestores de hotéis para melhorar a satisfação dos clientes, contribuindo para o crescimento da organização. O trabalho desenvolvido complementa estudos realizados na área de qualidade e satisfação de clientes nos serviços de hotelaria.<hr/>This paper addresses the identification of quality attributes and the construction of a model to describe the relationship among satisfaction determinants for hotel services. The research was conducted surveying 100 clients of the service under focus. The principal contribution of this study concerns the proposal of a model which details the strength of the relationship among satisfaction determinants and ranks the attributes that influence customer-perceived quality in hotel services. Results can be used by hotel managers to achieve customer satisfaction and improve the company's income. This research complements other studies on quality and customer satisfaction in hotel services. <![CDATA[<b>A study of impacts of dynamic vehicle routing on services production activities</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400008&lng=&nrm=iso&tlng= Neste trabalho, é analisado o impacto da utilização de métodos de roteamento dinâmico de veículos em ambientes de prestação de serviço, onde a satisfação dos prazos de atendimento do cliente é prioritária. Com esse objetivo, é proposta uma heurística construtiva/desconstrutiva, que, quando acionada por um módulo de despacho de veículos, elabora rotas em tempo real. O impacto da aplicação da heurística é medido frente a outros métodos, utilizando- se conjuntos de instâncias geradas aleatoriamente, com base em dados fornecidos por uma empresa do setor de bebidas do interior do Estado de São Paulo. Os resultados indicam benefícios substanciais em termos de nível de serviço oferecido.<hr/>In this paper we evaluate the impacts resulting from the incorporation of dynamic vehicle routing and scheduling in service production systems where due dates for service are a priority issue. We propose a constructive/deconstructive heuristic, which is activated by a dispatcher module in order to obtain routes in real time. The relative impact of the heuristic application to other methods is analyzed by means of sets of randomly generated instances, based on the data supplied by a drinks company in São Paulo State. The results indicate significant gains in terms of service level. <![CDATA[<b>Air transport delays evaluation with a dea based model</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400009&lng=&nrm=iso&tlng= Atrasos em voos sempre foram um dos problemas do transporte aéreo. A proposta deste artigo é criticar o atual sistema de medida de atrasos e propor um novo índice que agregue os atrasos de partida e chegada num único indicador. Esse índice faz uma avaliação gradual de atrasos em vez de impor limites para um voo ser pontual ou atrasado. Para construção do índice foi usada a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) com restrições aos pesos. Os resultados mostram que o modelo com apenas três variáveis é o mais adequado e que, para o conjunto de dados analisado, os atrasos das duas principais companhias aéreas brasileiras são bastante semelhantes.<hr/>Flight delays have always been one of the main problems in air transportation. The purpose of this paper is to apply a critique of the current system for measuring delays and suggest a new index that aggregates departure and arrival delays in a unique indicator. This index evaluates the delays in a continuous and gradated mode instead of imposing limits for a flight to be considered as on schedule or delayed. To construct this index we use data envelopment analysis (DEA) with weights restrictions. The results show that the model with only three variables is the most appropriate. They also show that, for the dataset analyzed, the average delays of the two main Brazilian airlines are quite similar. <![CDATA[<b>Lead time reduction in a capital goods company by means of the implementation of Period Batch Control system</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400010&lng=&nrm=iso&tlng= O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta para a utilização do sistema PBC (Period Batch Control), assim como de dois pré-requisitos, a saber: mudança na política de controle da qualidade e criação de uma célula virtual, para reduzir o lead time em uma empresa de bens de capital. O método de pesquisa utilizado é o estudo de caso. Resultados previstos de tal implantação indicam que a empresa estudada poderá obter vantagens significativas com a adoção do PBC como, por exemplo, redução de 46,42% no lead time do produto estudado, diminuição de custos de WIP (Work In Process) em aproximadamente 50% e redução de 31% no tempo improdutivo. Esses resultados promissores podem ser alcançados também por empresas com características semelhantes que sigam a proposta apresentada neste artigo. Academicamente, o presente trabalho contribui para aumentar a divulgação do sistema PBC, assunto carente de pesquisas no Brasil.<hr/>The goal of this work is to present a proposal for the use of the PBC (Period Batch Control), as well as two prerequisites, namely, to change the policy of quality control and creation of a virtual cell, to reduce the lead time in a company which produces capital goods. Case study research is the methodology used in this paper. Expected results of this implementation indicate that the company can obtain significant benefits by the adoption of PBC, such as 46.42% lead time reduction, reduction on WIP (Work In Process) costs in approximately 51.56% and unproductive time in 31%. These promising results can be achieved by companies with similar characteristics. Academically, this work contribute to increase the dissemination of the PBC, a subject in need of research in Brazil. <![CDATA[<b>Continuous and periodic review inventory control</b>: <b>a comparative analysis using simulation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400011&lng=&nrm=iso&tlng= O estudo e a concepção de modelos de gestão de estoque, baseados na ideia básica de lote econômico de compra (LEC), continuam sendo áreas de interesse para pesquisa. Mais recentemente, tais pesquisas têm abordado a avaliação e a quantificação dos impactos desses modelos sobre a performance da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, este trabalho investiga a importância, do ponto de vista de estoque médio e custo total, de se trabalhar com fornecedores que garantam prazos de entrega confiáveis quando o LEC é adotado como política de reposição. Utilizando simulação, duas sistemáticas (Q e P) de controle de estoque são comparadas para níveis distintos de dispersão do tempo médio de ressuprimento do fornecedor. Para tempos de ressuprimento inferiores ou próximos ao intervalo ótimo de pedido, a sistemática Q mostra-se vantajosa, enquanto para tempos maiores as duas sistemáticas praticamente se equivalem. Testes de hipótese são utilizados para análise dos resultados.<hr/>The basic idea introduced in the Economic Order Quantity (EOQ) model is still an important approach in the study and design of models for inventory management. Recently, some research projects have sought to assess the effects and impacts of these inventory models on supply chain performance. In this context, the paper investigates the consequence of supplier delivery lead-time uncertainty on average inventory held and total cost incurred over a period in a company that uses EOQ rules as replenishment policy. Through computer simulation we compare two inventory control models (herein referred to as Q and P "systematic") using a range of values for the supplier's delivery lead time standard deviation. When lead-time is short or close to optimum replenishment interval systematic Q is found to be better. However, for long delivery lead-time the results of both models are nearly equals. Statistical hypothesis tests are applied in the analyses. <![CDATA[<b>A computer simulation study for the analysis of profiles of organizational learning</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400012&lng=&nrm=iso&tlng= Este artigo apresenta um modelo de simulação computacional que estende o modelo de aprendizagem mútua proposto por March (1991) com base no modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997). Inicialmente são apresentadas considerações sobre aprendizagem organizacional e o modelo de aprendizagem mútua. Em seguida o modelo de March é revisitado, e são propostas extensões. São simulados diferentes cenários de evolução do modelo proposto, considerando as extensões, e analisados os resultados com base no referencial teórico. Finalmente, este trabalho apresenta considerações sobre a interpretação dos resultados obtidos em diferentes ambientes organizacionais, objetivando discutir a relação entre perfis de organização e aprendizagem organizacional.<hr/>This paper presents a computer simulation model that extends the model of Mutual Learning proposed by March (1991) based on the SECI model presented by Nonaka and Takeuchi (1997). Initially some considerations are presented on organizational learning and the model itself. Then the model proposed by March is revisited, and extensions are proposed. Various scenarios of evolution of the model are simulated, and the proposed extensions are analyzed. The results are analyzed, based on the theoretical framework proposed. Finally, some considerations are presented on the interpretation of results obtained in different organizational environments, in order to discuss the relationship between profiles of organizations and organizational learning. <![CDATA[<b>Ergonomic work analysis and the scientific recognition of knowledge generated</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400013&lng=&nrm=iso&tlng= Este texto contextualiza na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) as preocupações de pesquisadores da área de ergonomia sobre o reconhecimento científico dos métodos de pesquisa sobre o trabalho. Com base nessas preocupações e numa revisão sobre as características da pesquisa-ação é feita uma análise teórica da simbiose entre esse método de pesquisa e a AET, e como isto contribui para que os conhecimentos gerados na AET possam ter seu reconhecimento científico facilitado junto aos pares das áreas de conhecimento em que a ergonomia permeia.<hr/>This paper contextualizes in Ergonomic Work Analysis (EWA) the concerns of researchers in the field of ergonomics regarding the scientific recognition of research methods in their work. Based on these concerns and a review of the characteristic activity of research, a theoretical analysis is undertaken of the symbiosis between this method of research and EWA, and of how this contribution to knowledge generated in EWA may have facilitated its scientific recognition among peers of the areas of knowledge that ergonomics permeates. <![CDATA[<b>Work accidents among healthcare professionals in a university hospital</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400014&lng=&nrm=iso&tlng= Esta pesquisa almejou estudar os registros de acidentes de trabalho envolvendo profissionais de saúde em um hospital universitário, determinando as categorias profissionais com maiores índices de ocorrências e os setores mais críticos da organização. Os dados dos registros de acidentes analisados foram: sexo, idade, profissão, local do acidente, tipo de acidente, agente da lesão, área afetada e número de horas entre o início da jornada e a ocorrência do acidente. Os documentos foram obtidos através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do hospital e os dados foram analisados com a aplicação do teste do Qui-Quadrado para avaliar as diferenças entre dados. As mulheres e a equipe de enfermagem foram os mais acometidos e a maioria dos acidentes envolveu material biológico. Houve ocorrência significativa entre 0 e 4 horas após o início da jornada. Estas informações deverão embasar medidas preventivas entre os profissionais de saúde e da administração.<hr/>This research aimed to study the occurrence of work accidents involving healthcare professionals in a university hospital, determining those professional categories with greatest number of occurrences and the most critical sectors in the organization. The data analyzed from the work accidents register were: sex, age, profession, place of accident, type of accident, cause of lesion, affected area and number of hours between the beginning of the work journey to the accident. The documents were obtained through the Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), and data were analyzed with Qui-Square Test. Female individuals and the nursing team were the most affected, and most of the accidents involved biological material. There were significant occurrences between 0 and 4 hours after the beginning of the work journey. Information from this study should provide a basis for preventive measures among health and administrative professionals. <![CDATA[<b>Qualitative analysis of influential issues in risky situations observed in the steam generator of a petrochemical facility</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132010000400015&lng=&nrm=iso&tlng= O objetivo deste artigo foi apresentar uma análise de fatores que tiveram influência em situações de emergência em um gerador de vapor de uma planta petroquímica. Os objetivos secundários foram: entender e contextualizar a situação do gerador estudado; estruturar as condições em que foram observadas anormalidades no gerador; entender como essas condições afetam a segurança da operação; e propor linhas de ação para aumentá-la. O método de pesquisa foi o estudo de caso, com procedimento qualitativo. A principal técnica de pesquisa foram sessões de grupo focado com operadores, cujo fio condutor foi um questionário estruturado em quatro construtos: confiabilidade humana, alarmes, registros de ocorrências e capacitação. O resultado de pesquisa foram quatro linhas de ação sugeridas para aumentar a segurança da instalação, principalmente a confiabilidade humana: racionalização e automação de procedimentos, reprojeto de alarmes, reprojeto do sistema de informações históricas e laboratório de simulação operacional.<hr/>This paper presents an analysis of influential factors in emergencies in the steam generator of a petrochemical facility. Secondly, the paper aims to understand and situate the generator; to structure the conditions observed in abnormal situations; to understand how these conditions influence safety; and to propose guidelines in order to enhance it. The case study research method was applied using qualitative procedures. The main research technique was the focus group with operators, based on a four-section structured questionnaire: human reliability, alarms, occurrences registers and training. The findings consist of four guideline recommendations to improve safety: rationalization and automation of procedures, redesign of alarms, redesign of the logging and information system and an operational simulator.