Scielo RSS <![CDATA[Production]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-651320110004&lang=en vol. 21 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Prezados Leitores,</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Identification of costumers needs in the products development process</b>: <b>an innovative proposal illustrated for the automotive industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Dentre as estratégias vencedoras no atual contexto competitivo, emerge a inovação como uma das mais bem sucedidas e, nesta, a capacidade para identificar e mensurar as necessidades dos clientes é possivelmente o maior desafio dos designers. Neste contexto, o presente trabalho sugere uma proposta com o objetivo de ajudar a identificar as necessidades dos clientes e transformá-las em requisitos e características da qualidade, a fim de apoiar o processo decisório na etapa do desenvolvimento do produto. Para testar a proposta, foi criado um cenário e avaliado o grau de atendimento das necessidades de um usuário específico, quando da aquisição de um veículo para uso particular. É apresentado um estudo de caso com fontes de informações primárias não obstrutivas, variáveis quali-quantitativas e a visão de conhecimento construtivista. O processo proposto permitiu ao designer identificar e mensurar os requisitos e características da qualidade a partir das necessidades percebidas pelos clientes.<hr/>Among the winning strategies in today's competitive environment innovation, one emerges as of the most successful - the ability to identify and measure customers' needs, which is perhaps the greatest challenge for designers. In this context, this paper suggests a proposal aiming to help identify customers' needs and transform them into requirements and quality characteristics to support decision making in the phase of product development. In order to test this proposal, a scenario has been created and the degree of meeting the needs of a particular user when purchasing a vehicle for private use has been evaluated. This paper presents a case study of primary non-obstructive sources of information, qualitative and quantitative variables, and a constructivist view of knowledge. The proposed procedure allowed the designer to identify and measure the quality characteristics and requirements of the needs perceived by the customers. <![CDATA[<b>A systematic analysis for multi-criteria evaluation of product development investments</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma sistemática para avaliação multicriterial de investimentos associados ao desenvolvimento de produtos. A sistemática proposta se apoia nos critérios-chave a serem considerados na tomada de decisão. Ela é baseada na utilização dos métodos de avaliação econômica de investimentos VPL e payback, assim como nas ferramentas de desenvolvimento de produtos, QFD (Quality Function Deployment) e SWOT (Strenght-Weaknesses-Oportunities-Threats), utilizadas como suporte para a construção do método de avaliação multicriterial MAUT (Multiattribute Utility Theory). A sistemática proposta apresenta duas contribuições principais: i) a análise integrada de três critérios-chave para a decisão de investimentos em novos produtos: rentabilidade (considerada na avaliação econômica), qualidade (considerada no QFD) e estratégia (considerada no SWOT) e ii) uma modificação nas ponderações utilizadas na avaliação do MAUT, que reduz a subjetividade da atribuição de valores. A abordagem proposta foi avaliada em um caso aplicado e os resultados obtidos são discutidos.<hr/>This paper presents a systematic analysis for multi-criteria evaluation of product development investments. The proposed systematic analysis is supported by key criteria to be considered during decision making. It is based on the use of traditional investment evaluation methods, such as NPV and payback, as well as in product development tools - QFD and SWOT. These tools are employed to assist the construction of the multi-criteria evaluation method, which follows the precepts of the Multi-attribute Utility Theory (MAUT). The proposed systematic analysis provides two main contributions: i) it integrates three key criteria concerning new product investment decisions: profit (considered by the economic evaluation), quality (considered by QFD), and strategy (considered by SWOT); ii) it includes a modification in the definition of the weights used by the MAUT evaluation, reducing the subjectivity of value attribution. The proposed systematic analysis was tested in an applied study and the results were discussed. <![CDATA[<b>The quantitative support necessary for the operation of Reliability Centered Maintenance (RCM)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo investiga o suporte quantitativo necessário à operacionalização da manutenção centrada em confiabilidade (MCC). Inicialmente, foram identificadas na literatura dez atividades consideradas essenciais para a operacionalização da MCC e os métodos quantitativos que podem dar suporte a essa metodologia. A seguir, foram realizadas entrevistas em empresas manufatureiras a fim de verificar a utilização dos métodos descritos na literatura e identificar outros métodos usados. Como resultado, foi elaborado um quadro que associa as atividades essenciais da MCC aos métodos quantitativos, juntamente com uma breve descrição das contribuições de cada método. Entre os métodos quantitativos identificados, destaque para o uso de distribuições de probabilidade, que suporta várias atividades da MCC. Os métodos de engenharia econômica e a simulação de Monte Carlo também merecem destaque, pois permitem análises mais sofisticadas associadas a custo e desempenho de ençãsistemas produtivos sujeitos à manutenção.<hr/>This article investigates the quantitative support necessary for the operation of Reliability Centered Maintenance (RCM). Initially, ten essential activities for the operation of RCM and quantitative methods that can support such activities were identified in the literature. Next, interviews were conducted in manufacturing companies to verify the use of the methods described in the literature and identify other methods used. As a result, a framework that associates the RCM essential activities with the quantitative methods was created, along with a brief description of each method contribution. Among the quantitative methods identified, probability distributions stood out for supporting various RCM activities. The Economic Engineering and Monte Carlo simulation methods were also emphasized since they enable a more sophisticated analysis related to cost and performance of production systems subjected to maintenance. <![CDATA[<b>Analysis of competitiveness in Brazilian maritime industry</b>: <b>the associating critical success factors with their dimensions</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa analisa a competitividade da indústria marítima brasileira focada nos segmentos da construção naval, reparo naval, construção de plataforma/FPSO e construção náutica, turismo, lazer e recreação. O estudo buscou definir os fatores críticos de sucesso da indústria marítima brasileira e fazer a associação com suas respectivas dimensões. Utilizaram-se, como parâmetros, os modelos de dimensões propostos por Slack (1993), Bolwijn e Kumpe (1990). Foram realizadas pesquisas em campo nos 31 estaleiros brasileiros e buscou-se associar os fatores críticos de sucesso com as dimensões definidas na literatura e analisar o estágio de competitividade da indústria marítima brasileira. Dentre as principais conclusões avalia-se que existam nichos específicos que podem tornar o Brasil competitivo e promover o crescimento da indústria marítima doméstica.<hr/>This study examines the competitiveness of the Brazilian maritime industry segment focused on shipbuilding, ship repair, construction of platform / FPSO construction and boating, tourism, leisure and recreation. The study tries to define the critical factors of success in Brazil's maritime industry and draws associations among their respective dimensions. The Models of dimensions proposed by Slack (1993), and Bolwijn and Kumpe (1990) were used as parameters. Field surveys were performed in thirty-one Brazilian shipyards searching for associations among the critical factors of success with the dimensions defined in the literature and the stage of competitiveness of the Brazilian maritime industry was analyzed. Among the main conclusions is the fact that there are particular niches that make Brazil competitive and promote the domestic shipping industry's growth. <![CDATA[<b>Environmental sustainability</b>: <b>a bibliometric study of its evolution in operations management</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400006&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Sustentabilidade Socioambiental (SS) apresenta desafios para organizações, governos e sociedade, tanto para a compreensão de seus conceitos teóricos quanto para a transformação de seus pressupostos em práticas operacionais e administrativas. Pesquisadores e organizações têm procurado conceitos, modelos e ferramentas, num esforço de adaptação ao novo paradigma, inclusive Gestão de Operações (GO). Neste artigo, é apresentada uma pesquisa bibliométrica, com o objetivo de investigar a presença do tema SS nos artigos do International Journal of Operations & Production Management e traçar um paralelo da pesquisa realizada com artigos publicados em periódicos brasileiros relevantes de GO. Os resultados deste trabalho apontam a evolução de SS em GO e identificam os principais temas abordados em SS. A principal conclusão é de que as cocitações envolvendo SS vêm crescendo em GO, posicionando o tema próximo à discussão de Estratégia de Manufatura.<hr/>Sustainability and sustainable development have offered a great challenge for organizations, governments and society, in order to make the new paradigm effective in managerial and operational practices. In the field of Operations Management (OM), researchers and organizations have been trying to develop and incorporate new concepts, models and tools in an effort to adjust their management procedures to this new paradigm. This article presents a bibliometric study and proposes to investigate the frequency of the sustainability theme in academic research, within the scope of OM, analyzing articles published in the International Journal of Operations & Production Management and making a parallel with relevant OM Brazilian Journals. Main results presented the evolution of sustainability in Operations Management and the identified themes within. The main conclusion, ranking its themes by co-citation, is that sustainability was identified as an emerging theme and it is closely related to Manufacturing Strategy discussions in the OM field. <![CDATA[<b>Redesign of an electromechanical device in a reverse engineering approach integrated to design for manufacturing and assembly and rapid prototyping</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema deste trabalho é o estudo da integração do projeto para manufatura e montagem com a prototipagem rápida, em uma abordagem de engenharia reversa, como ferramenta de suporte ao reprojeto de produtos. A partir de uma fundamentação teórica sobre esses conceitos, o presente trabalho visa analisar a aplicação de um modelo para a utilização integrada do projeto para manufatura com a prototipagem rápida em uma abordagem da engenharia reversa no processo de reprojeto de produtos eletromecânicos e analisar os resultados da aplicação do referido modelo para a redução do tempo de produção/montagem e dos custos de manufatura/montagem no reprojeto desse produto que está, há mais de 30 anos, no mercado. O método de pesquisa empregado foi a pesquisa-ação, uma vez que o pesquisador buscava resolver um problema identificado dentro do objeto de estudo em parceria com a equipe de profissionais da empresa. Os resultados das recomendações para o reprojeto do produto apresentam uma redução no tempo de montagem, do número de processos e de componentes e no custo-meta do produto, propiciando a oportunidade de melhorar a sua competitividade no mercado.<hr/>The purpose of this work was the study of the integration between design for manufacturing and assembly with rapid prototyping, in a reverse engineering approach, such as some tools to support product redesign. Based on a literature review of these concepts, this paper aimed at examining the application of a model that integrates the design for manufacture and assembly with rapid prototyping in reverse engineering approach in the redesign of an electromechanical device. The objective was to analyze the results of the application of this model in order to reduce the time of manufacture/assembly and the cost of assembly in the redesign of the product, which has been marketed for more than 30 years. The research method employed was action-research, because the researcher wanted to address a problem identified within the object of study, in partnership with the company's research team. The results were recommendations for the redesigning of the product, which showed a reduction in the assembly time, in the number of processes and components, and also in the targeted cost of the product - providing the opportunity to improve the competitiveness of the company in the market. <![CDATA[<b>Determination of necessary real capacity in productive process using Markov chain</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Todas as empresas em desenvolvimento passam pelo momento de decidir se há ou não necessidade de realizar novos investimentos para suprir uma demanda crescente. Para tomar tal decisão é imprescindível conhecer se o processo atual tem capacidade de produzir a nova demanda. Porém, são raras as empresas que têm a percepção de que os refugos e retrabalhos também consomem recursos da produção e, portanto, devem ser considerados no cálculo da capacidade produtiva. A proposta deste trabalho consiste em incluir esses fatores na análise de capacidade da fábrica, utilizando uma matriz de transição estocástica da cadeia absorvente de Markov como ferramenta para obtenção do fator de capacidade. Este fator, aliado ao índice de eficiência e a demanda desejada ao fim do processo, resulta na capacidade real necessária. Um estudo de caso exemplifica a metodologia, apresentando resultados que permitem o cálculo do índice de ocupação real de cada centro produtivo. O cálculo desse índice demonstrou que alguns centros de trabalho necessitam de análises sobre investimentos em capacitação, pois ultrapassaram 90% de ocupação.<hr/>All developing companies must decide once in a while whether it is required to perform new investments to handle a growing demand. In order to make this decision, it is essential to know whether the current productive capacity is able to supply the new demand. However, just few companies realize that refuse and rework use production resources, which must be taken into account in the productive capacity calculation. The aim of this work was to include these factors in factory capacity analysis, using Markov chain stochastic transition matrix as a tool to obtain the capacity factor. This factor - used together with the efficiency index and the required demand in the end of the process - results in the necessary real capacity. A case study exemplifies the proposed methodology, presenting results that allow for the calculation of the real occupation index for each production cell. The calculation of this index demonstrated that some production cells presented more than 90% of occupation and needed investments in their productive capacity. <![CDATA[<b>Single location spare parts inventory control</b>: <b>the state of the art</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estoques de peças de reposição atendem necessidades de manutenção e reparo de produtos de consumo, veículos, máquinas e equipamentos industriais, acarretando frequentemente altos custos de capital e forte impacto no nível de serviço aos clientes. A grande multiplicidade de componentes, com ciclos de vida mais curtos e baixas demandas dificultam a gestão destes estoques. Este artigo apresenta revisão da literatura sobre modelos de controle de estoques de peças de reposição em local único, abordando tanto a previsão de demanda quanto o controle de estoques nos diferentes estágios do ciclo de vida das peças. A partir do levantamento bibliográfico, identificam-se algumas lacunas referentes à decisão de estocagem ou não de um item, elaboração de pedidos iniciais e finais, na integração de modelos de previsão de demanda com o controle de estoque e também de estudos de caso na aplicação prática dos modelos.<hr/>Spare parts inventory are needed for maintenance and repair of final products, vehicles, industrial machines and equipments, frequently requiring high investments and significantly affecting customer satisfaction. Inventory management is complex due to the large number of different items and low demands. This article presents a literature review on single location spare parts inventory control, embracing both demand forecasting techniques and inventory control decisions on the different life cycle stages. Overall, the literature review identified the following research opportunities on inventory management: criteria to decide to stock or not an item, how many to order in the first and the last batch, demand forecasting and inventory control models integration and case studies on real applications. <![CDATA[<b>Logistic networks modeling with inventory carrying costs calculated using inventory turnover</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=en A consideração dos custos de inventário tem se tornado cada vez mais importante na análise dos trade-offs e na tomada de decisões sobre redes logísticas. O artigo propõe uma metodologia para tratamento do custo de inventário a partir da cobertura de estoque esperada em cada instalação, incorporada na modelagem matemática da localização de fábricas e/ou centros de distribuição em redes logísticas com vários elos, representando uma nova versão do modelo apresentado em Hamad e Gualda (2008). As principais contribuições desta metodologia em relação a outros métodos encontrados na literatura são a facilidade de aplicação do método, a inclusão de restrições ligadas à capacidade de armazenagem e a consideração do custo total de inventário, e não apenas do custo relacionado aos produtos modelados.<hr/>Inventory carrying cost has become very important in the analysis of the trade-offs and an important component to be considered when taking decisions about a logistic network. This paper proposes a methodology incorporated in a multi-echelon sourcing decision model, to be considered as a new version of the model presented in Hamad, Gualda (2008). It treats the carrying costs using the inventory Days-on-hand estimate in each echelon of the chain (plants and/or Distribution Centers). The main contributions of this methodology compared to other options found in the literature are the simplicity of its application, the consideration of all inventory costs (not only the ones related to the products being modeled) and, also, the inclusion of constraints related to warehousing capacity. <![CDATA[<b>Assessment of Brazilian airlines technical efficiency</b>: <b>a study using data envelopment analysis and fuzzy sets</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com a desregulamentação do transporte aéreo brasileiro, iniciada na década de 90, uma nova perspectiva de competição se desenvolveu, obrigando as empresas existentes a uma grande mudança em sua forma de posicionamento nesse tipo de mercado. Surge assim um novo conceito de voar com as companhias de baixo custo (Low Cost Carriers - LCCs) no mercado antes monopolizado pelas companhias tradicionais ou de serviço completo (Full Service Carriers - FSCs). Para garantir sua competitividade, as empresas viram-se obrigadas a buscar um melhor aproveitamento dos seus recursos. Este trabalho analisa, através do modelo DEA nebuloso, que leva em conta a má qualidade dos dados disponíveis, o desempenho das companhias aéreas brasileiras no período de 2001 a 2005. Além disso, dado que esse enfoque apresenta muitas unidades tomadoras de decisão (Decision Making Units - DMUs) empatadas, é sugerido um modelo de aumento de discriminação da análise envoltória de dados nebulosa (Fuzzy-DEA). É feita uma análise temporal dos dados de forma a avaliar a evolução das companhias aéreas frente ao novo cenário de competitividade no mercado.<hr/>The deregulation of the Brazilian aviation industry started in the early 1990s. It created a new scenario of competition for the existing carriers, forcing them to change their way of dealing with this type of market. This led to a new flying concept - the Low Cost Carriers (LCCs). Before the beginning of the LCCs operation, there were only Full Service Carriers (FSCs). In order to ensure their competitiveness, other companies were forced to seek a better use of its resources. This paper analyses - through the Fuzzy DEA model, which takes into account the poor quality of the available data - the performance of the Brazilian airlines from 2001 to 2005. Moreover, since there are many DMUs tied in this approach, a model to increase discrimination for Fuzzy DEA models was suggested. The temporal data to assess the evolution of airlines facing the new competitive scenario in the market was analysed. <![CDATA[<b>Cost-benefit of aircrafts</b>: <b>an approach through Data Envelopment Analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é a aplicação da técnica de Pesquisa Operacional Análise Envoltória de Dados - DEA, por meio do índice composto das fronteiras clássica e invertida, para avaliar o custo/beneficio de aeronaves de transporte civil. Para tal, foram adotados como inputs: a) preço de mercado, e b) custos operacionais; e como outputs: a) peso de carga paga, b) velocidade de cruzeiro, e c) razão máxima de subida com um único motor. Para garantir a homogeneidade das DMUs, os aviões foram divididos segundo o sistema de propulsão e segundo as categorias: regional, narrow-body e wide-body. Foram também agrupados em diferentes alcances, para que se pudessem identificar os aviões com melhor custo/beneficio em cada um. Os resultados encontrados permitem afirmar que os aviões com o melhor custo/beneficio são os que já tiveram sua produção descontinuada, mas que ainda não estão muito defasados tecnologicamente.<hr/>The objective of this paper was to apply the operational research technique of Data Envelopment Analysis (DEA), through the composite index of classic and inverted borders, to evaluate the cost-benefit of civil transport aircrafts. To this end, a) market price, and b) operating costs were used as inputs; and, a) payload, b) cruise speed, and c) maximum reason climb with one engine were used as outputs. To ensure homogeneity of DMUs, the planes were divided according to the propulsion system and in the following categories: regional, narrow-body and wide-body; they were also grouped into different ranges, so that the best cost-benefit for each aircraft could be identified. Results allowed for the following conclusion: the best cost-benefits were found in planes where the production had already been discontinued, but they were not very technologically outdated yet. <![CDATA[<b>Production scheduling of assembly fixtures with adjacent constraints in the aeronautics industry</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esse artigo trata de um problema de programação da produção característico da indústria aeronáutica, envolvendo estruturas especiais de montagem chamadas gabaritos, compostas de diversos postos de trabalho em paralelo, na montagem de partes das aeronaves. Tarefas devem ser programadas para serem executadas nestes postos de trabalho de maneira a minimizar o makespan; porém, além das restrições usuais, como prazos de entrega das tarefas e precedências entre as tarefas, existem também restrições que impedem que duas tarefas possam ser executadas ao mesmo tempo em dois postos de trabalho adjacentes no gabarito. Com base no estudo de casos práticos de programação de gabaritos de montagem de uma empresa aeronáutica, propõe-se um modelo de programação linear inteira mista. As soluções geradas pelo modelo foram implementadas na prática com ganhos tanto na utilização dos gabaritos de montagem estudados quanto na utilização da mão de obra envolvida.<hr/>This paper deals with a production scheduling problem that typically occurs in the aeronautics industry involving special structures called assembly fixtures, composed of several workstations in parallel, which are used to assemble the parts of the aircrafts. Tasks should be scheduled to be performed in these workstations in order to minimize the make-span; however, in addition to the usual constraints, such as due dates and tasks priority, there are also limitations that prevent two tasks from being performed at the same time, in two adjacent workstations on the assembly fixture. A mixed integer model to represent the problem was proposed based on practical case studies of assembly fixtures schedules of an aeronautic company. The solutions generated by the model were implemented, in practice, with gains both in the use of the assembly fixtures studied, as well as in the use of the required labor. <![CDATA[<b>A study on the use of quality systems, programs and tools in companies of interior of São Paulo State</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade e o uso de programas e ferramentas da qualidade são algumas das opções mais utilizadas pelos gestores para aumentar a competitividade de suas empresas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma pesquisa tipo survey em que se verificaram e analisaram as principais características do processo de certificação ISO 9001, seus benefícios, suas dificuldades e quais programas e ferramentas da qualidade são utilizados em 236 empresas do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa revelou que a certificação ISO 9001 gera benefícios significativos às organizações, tais como: melhoria dos processos internos e nos seus produtos; aumento da satisfação dos clientes; diminuição do número de não conformidades e de devoluções; aumento da produtividade e do lucro; melhoria no gerenciamento dos recursos e valorização da imagem da empresa no mercado. Ela também ratificou a importância da utilização dos programas e ferramentas da qualidade como forma de as empresas se adequarem melhor aos requisitos da norma ISO 9001. As dificuldades de desenvolvimento e implantação desses sistemas não se confirmaram para a amostra pesquisada. Apenas a resistência à mudança, dentre todas apresentadas, mereceu destaque para os pesquisados.<hr/>The development and implementation of quality management systems and the use of quality tools and programs are some of the most widely used options by managers to increase the competitiveness of their companies. Thus, the goal of this paper is to present the result of a research type survey which analyzed the main characteristics of the ISO 9001 certification process, its benefits and difficulties and which quality programs and tools are used in 236 company headquartered in the interior of São Paulo State. The survey showed that the ISO 9001 certification generates significant benefits to organizations, such as: improved internal processes and their products; increased customer satisfaction; decreased number of non-conformities and discards; increased productivity and profit; improved resources management and improved company image on the market. It also ratified the importance of using quality tools and programs as a way for companies to meet the ISO 9001 requirements. The difficulties to develop and implement these systems are not confirmed in the sample studied. Only the resistance to change, within all the cases presented, was highlighting by the companies. <![CDATA[<b>Quality function deployment applied to a Sustainable detergent project</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo descritivo de QFD que incorpora critérios de sustentabilidade, bem como sua aplicação no desenvolvimento de um detergente sustentável. A inclusão desses critérios é realizada por meio da avaliação da importância relativa dos componentes (partes) do detergente, o que possibilita a sua redução, e pela incorporação de uma matriz para a avaliação da sustentabilidade das matérias-primas. A aplicação do modelo permite priorizar os componentes, indicando quais poderiam ser eliminados da fórmula com o mínimo impacto nas demandas do produto final. Em seguida, as matérias-primas disponíveis são avaliadas em relação a critérios de sustentabilidade e priorizadas de acordo com sua importância relativa para o produto final. Os resultados do estudo indicam que a utilização do modelo proposto é adequada para aplicações industriais, contribuindo para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis orientados pelas demandas do mercado.<hr/>This paper aims to introduce a modified QFD model that incorporates sustainability criteria, as well as its application in a sustainable detergent case. The inclusion of these criteria takes place through an evaluation of the detergent components relative importance, which allows the reduction of product parts and the incorporation of a matrix for raw materials sustainability assessment. The model application allowed the prioritization of the detergent components, indicating which of them could be eliminated with minimal impact on the product demands. After that, the available raw materials were evaluated according to the sustainability criteria and were prioritized according to their relative importance to the final product. The results of this study indicated that the model proposed is adequate to industrial application, contributing to the development of more sustainable products, still driven by market demands. <![CDATA[<b>Information technology and organizational efficiency</b>: <b>a study in the Brazilian capital goods sector focusing on micro, small and medium enterprises</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132011000400016&lng=en&nrm=iso&tlng=en Uma das medidas para o sucesso do uso da tecnologia da informação (TI) é seu impacto na performance das empresas. Muitos estudos têm sido realizados analisando a influência da TI no resultado, especialmente em empresas de grande porte. Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre investimentos em TI e eficiência organizacional com foco em empresas de micro, pequeno e médio porte. Para isso, foram identificados fatores críticos de sucesso para o desempenho de empresas industriais, sendo em seguida desenvolvido um modelo para realização de análise envoltória de dados (DEA - Data Envelopment Analysis) em dois estágios. A pesquisa de campo foi realizada com empresas ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Dentre os resultados destacam-se a maior capacidade das empresas de pequeno porte em converter o uso da TI em eficiência operacional e a maior capacidade das empresas maiores em converter fatores críticos de sucesso em rentabilidade.<hr/>The impact on companies' performance is among the possible measures for Information Technology (IT) success. Several researches showing the influence of IT on firms' results have been conducted, but mainly through studies carried out in large enterprises. The objective of this work was to analyze the relationship between IT investments and organizational efficiency - focusing on micro, small and medium sized enterprises. To this end, critical success factors for industrial companies' performance were identified, and a two-stage data envelopment analysis (DEA) model was developed and tested in a sample of firms in the capital goods sector. DEA is especially interesting because it allows comparing and differentiating the firms in the sample which are more efficient in deriving results from IT. Among the results observed, there were the higher capacity of small firms to transform IT investments into operational efficiency and the higher capacity of larger companies to convert critical success factors into profitability.