Scielo RSS <![CDATA[Psicologia USP]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-656420140002&lang=en vol. 25 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200113&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The prediscursive's field in Lacan's theory]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200115&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo é demarcar a entrada em cena do pré-discursivo na teoria lacaniana. Para tal, utilizaremos a divisão esquemática do ensino de Lacan, elaborada por Miller, em três momentos específicos. O primeiro compreende os dez primeiros anos de seminário e é marcado pela leitura estruturalista dos textos freudianos. No segundo, com início em 1964, um movimento pode ser observado: enquanto a noção de estrutura representada pela linguagem deixou de ocupar o lugar central, a experiência vivida conquistou espaço. O fim deste ensino foi anunciado no início da década de 1970. O seminário Mais, ainda circunscreveu o início do último ensino de Lacan que consolidou um lugar para o campo pré-discursivo. A consequência clínica desse período foi a demarcação de um espaço privilegiado para o corpo e para as experiências vividas num período anterior à aquisição da fala, o que forneceu uma alternativa ao modelo estrutural.<hr/>The aim of this article is to determine the influence of the prediscursive field in Lacanian theory. To do so, we used a schematic division of the teaching of Lacan's theories, as elaborated by Miller, in three specific moments. In the first ten seminars, the Structuralist perspective of Freudian texts is the main theme. In the second moment, which started in 1964, a movement can be observed: while the notion of structure lost the central position, the lived experience became more relevant. The end of the second moment was announced in the early 1970s. The seminar Encore marked the beginning of the last moment, and consolidated a special place to the pre-discursive field. The clinical consequence of this period is an emphasis on the body and the experiences before speech acquisition, which provided an alternative for the structural model.<hr/>L'objectif de cet article est de cerner l'entrée en scène du prédiscursif dans la théorie lacanienne. Pour ce faire, on parcourra la périodisation de l'enseignement de Lacan en trois différents moments que propose Miller. Le premier comporte les dix années initiales de séminaire, étant marqué par l'étude structuraliste des textes freudiens. Le deuxième moment, qui date de 1964, a vu apparaître un nouveau mouvement : alors que la notion de structure représentée par le langage a quitté la place centrale, l'expérience vécue acquiert peu à peu de l'importance. La fin de cet enseignement fût annoncée dès les années 1970. Le Séminaire Encore circonscrivit le début du dernier enseignement de Lacan, étayant le champ prédiscoursif. Ce moment porte comme conséquence clinique la démarcation d'un espace privilégié pour le corps et pour les expériences vécues dans une période préalable à l'acquisition de la parole, ce qui permet une alternative au modèle structural. <![CDATA[One and other: Ferenczi and the epistemology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200125&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo se propõe investigar a maneira como Ferenczi refletiu acerca de algumas questões epistemológicas ao longo de sua obra para produzir a figura do "utraquismo". Esta noção vai se prestar, em seu pensamento, a estabelecer um método de interlocução da psicanálise com saberes estranhos a ela - notadamente a biologia -, visando promover a ampliação do campo teórico psicanalítico. Esta ampliação vai propiciar a criação de conceitos e, consequentemente, o enriquecimento das reflexões sobre os modos de fazer clínica. Nestes termos, o utraquismo concretiza a tomada de posição epistemológica de Ferenczi, que consistiu em uma recusa a se aliar de forma rígida ao idealismo ou ao materialismo - correntes filosóficas que ele coloca como as duas atitudes fundamentais do homem, no que concerne ao conhecimento.<hr/>This article aims to investigate the manner in which Ferenczi reflected upon some epistemological questions throughout his works in order to produce the figure of "utraquism". This concept will lend itself, in his thinking, to establish a method of dialog between psychoanalysis and knowledge areas unrelated to it - noticeably biology - in order to promote the growth of the psychoanalytical theoretical field. This expansion will favor the creation of new concepts and, therefore, the enrichment of insights about the ways of clinical practice. Accordingly, utraquism embodies Ferenczi's epistemological stance, which was the refusal to rigidly ally to either idealism or materialism - philosophical streams he considers human's two fundamental attitudes regarding knowledge.<hr/>Le présent article se propose d'investiguer la manière dont Ferenczi a réfléchi sur quelques questions épistémologiques tout au long de son œuvre afin de produire la figure de l'" utraquisme ". Cette notion va se prêter, dans sa pensée, à établir une méthode de dialogue de la psychanalyse avec des savoirs qui lui sont étrangers - notamment la biologie -, envisageant de promouvoir l'élargissement du champ théorique psychanalytique. Cet élargissement va favoriser la création de concepts et, par conséquent, l'enrichissement des réflexions sur les modes de faire la clinique. En ces termes, l'utraquisme concrétise la prise de position épistémologique de Ferenczi, qui a consisté en un refus de s'allier de manière rigide à l'idéalisme ou au matérialisme - les courants philosophiques qu'il considère comme les deux attitudes fondamentales de l'homme, en ce qui concerne la connaissance. <![CDATA[The notion of armor in the work of Wilhelm Reich: publications from 1920 to 1933]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200134&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo investiga a noção de couraça nos primeiros 13 anos, de 1920 a 1933, da obra do analista Wilhelm Reich (1897-1957), período em que o autor esteve vinculado à International Psychoanalytical Association. A questão norteadora é: qual(ais) o(s) sentido(s) da couraça no pensamento de Reich? Foram pesquisados os escritos do então psicanalista de acordo com a sequência cronológica de publicação dos trabalhos. Encontrou-se que: a) a couraça é mencionada pela primeira vez em 1922, no artigo "Dois tipos narcisistas", para indicar uma defesa associada ao quadro das neuroses de caráter; b) a princípio, ela é concebida na esfera psíquica, mas, gradativamente, passa a ser considerada também no âmbito somático; c) destinada a exercer função protetora, a couraça constitui algo natural e inevitável, porém essa estrutura pode chegar a comprometer o contato com o meio interno e externo, além de afetar a regulação libidinal do sujeito.<hr/>This essay investigates the notion of armor in the first 13 years - from 1920 to 1933 - of the work of the analyst Wilhelm Reich (1897-1957), a period in which the author was connected to the International Psychoanalytical Association. The leading question was: what is (are) the meaning(s) of armor in Reich's thought? As to method, we have made a research in the writings of the then psychoanalyst according to the chronological sequence of his publications. Results: a) the armor is mentioned for the first time in 1922, in the essay "Two Narcissistic Types", in indication to a defense associated with character neurosis; b) at first, the armor was conceived in relation to the psychic field, but then slowly began to be addressed as part of the somatic field as well; c) aimed at having a protective function, the armor is something natural and inevitable, but as a structure it may end up harming the contact with the inside and the outside, besides affecting the subject's libidinal regulation.<hr/>L'étude examine la notion de cuirasse dans les 13 premières années, de 1920 à 1933, de l'œuvre du psychanaliste Wilhelm Reich (1897-1957), période pendant laquelle l'auteur était membre de l'International Psychoanalytical Association [Association Internationale de Pschyanalyse]. Question directrice: quel est/ quels sont le/les sens de cuirasse dans la pensée de Reich? Méthode: nous menons des recherches sur les écrits de Reich, psychanalyste à cette époque-là, conformément à la séquence chronologique de la publication des travaux. Résultats: a) la cuirasse est mentionnée pour la première fois en 1922, dans l'article Deux types narcissiques, pour indiquer une défense associée au cadre des névroses caractérielles; b) en príncipe, elle est conçue dans la sphère psychique, mais graduellement, elle en vient à être considérée dans le cadre somatique également ; c) destinée à exercer une fonction protectrice, la cuirasse constitue quelque chose de naturel et d'inévitable, cependant cette structure peut arriver à compromettre le contact avec le milieu interne et externe et elle affecte aussi la régulation libidinale du sujet. <![CDATA[Freudian concepts on the irruption of puberty and the etiology of neurose]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200144&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo apreender a nuance do conceito de puberdade ao longo da obra freudiana. Buscamos compreender como Freud, tendo por base a interface entre "determinismo do período da infância" e "contingência adolescente", articula a puberdade com o momento de irrupção da neurose. Problematizaremos a relevância do "período de latência" e do pressuposto de uma sexualidade "em dois tempos" na compreensão da puberdade e de suas possibilidades no âmbito da constituição do sujeito. Utilizaremos como recurso metodológico a retomada dos principais casos clínicos de Freud, dentre eles, Dora, Homem dos Lobos e a Jovem homossexual, buscando apreender a relevância do momento da irrupção da puberdade, suas possibilidades, seus percalços na causação/manifestação da neurose. Percebemos que Freud, mesmo não tomando a questão como foco de sua pesquisa, passa por ela ao longo de sua obra, permitindo-nos inferir e discutir suas concepções acerca do tema.<hr/>This work aims to outline the nuance of the concept of puberty throughout Sigmund Freud's studies. We intend to understand how Freud, based on the interface between 'determinism of childhood period' and 'teenagers contingency', articulates puberty in relation to the irruption of neurosis. We deal with the relevance of the 'latency period' and also with the assumption of sexuality 'in two stages', according to the understanding about puberty and its possibilities for the constitution of the subject. We use as a methodological resource some of the main clinical cases analyzed by Freud such as Dora, The Wolf Man and The Young Homosexual Woman. In this way, our purpose is to stablish the discussion on the relevance of the irruption of puberty, its possibilities and obstacles in the causation/manifestation of any neurosis. We realized that Freud, while not taking this issue as the focus of his research, explores it throughout his studies, allowing us to infer and discuss his point of views about this theme.<hr/>Ce travail vise à décrire la nuance du concept de la puberté à travers les études de Sigmund Freud. Nous avons l'intention de comprendre comment Freud, basé sur l'interface entre le "déterminisme de la période de l'enfance" et la "contingence adolescent", articule la puberté par rapport à l'irruption de la névrose. Nous nous occupons de la pertinence de la "période de latence" et également avec l'hypothèse d'une sexualité "en deux étapes", selon la compréhension de la puberté et de ses possibilités pour la constitution du sujet. Nous utilisons les ressources méthodologiques de certains des principaux cas cliniques analysés par Freud comme Dora, L'homme-aux-loups et La Jeune Homosexuelle. De cette façon, nous avons le but de discuter de la pertinence de l'irruption de la puberté, de ses possibilités et les obstacles dans la causalité/ manifestation d'une névrose. Nous avons réalisé que Freud, tout en ne prenant pas cette question comme l'objet de ses recherches, il l'a explorée au long de ses études, ce qui nous permet de considérer et de discuter de son point de vue sur ce thème. <![CDATA[Re-visiting the latency: Clinical and theoretical reflections about the ways of the sexuality]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200155&lng=en&nrm=iso&tlng=en A proposta deste trabalho é revisitar o período do desenvolvimento psicossexual denominado por Freud de latência. Pretendemos demonstrar a partir de reflexões teórico-clínicas que, longe de ser um momento de parada caracterizado pela ausência da sexualidade, este é um momento-chave para a organização psíquica do adolescente e do adulto, que exige um grande trabalho psíquico e que leva a grandes conquistas intelectuais, a um reordenamento da personalidade e a uma abertura para o mundo. Pretendemos também apontar como dificuldades na vivência desta fase de desenvolvimento aparecem em manifestações clínicas.<hr/>The purpose of this work is to revisit the psychosexual development period that Freud called latency. We intend to demonstrate based on clinical and theoretical reflections that, far from being a stop-time characterized by the absence of sexuality, this is a key moment for the teenager and adult psychological organization, which requires a great psychic work and leads to great intellectual achievements, a reordering of the personality and an openness to the world. We also intend to point out how the difficulties on the experience of this stage of development appear in clinical manifestations.<hr/>Ce travail revisite la période du développement psychosexuel que Freud appelle la latence. À partir de réflexions cliniques et théoriques, nous cherchons à démontrer que, loin d'être un temps d'arrêt caractérisé par l'absence de sexualité, il s'agit d'un moment-clé pour l'organisation psychique des adolescents et des adultes. Il nécessite un grand travail psychique et il conduira à grandes réalisations intellectuelles, puisque c'est une réorganisation de la personnalité et une ouverture sur le monde. Nous soulignions aussi comment les difficultés à vivre ce moment du développement apparaissent comme des manifestations cliniques. <![CDATA[Establishment of the concept of ego in Freudian metapsychology]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200162&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o processo de constituição do conceito de eu na metapsicologia freudiana, desde o Projeto de uma psicologia científica (1895), passando por seu "retorno" a partir dos trabalhos sobre o narcisismo e a releitura da tópica em O eu o isso (1923), em decorrência de Para além do princípio do prazer (1920). Tal divisão de sua obra indica as relações do conceito de eu com importantes pilares de sua metapsicologia, como a teoria pulsional e tópica. Assim, submetê-lo a uma investigação capaz de detectar seus princípios norteadores e condições de possibilidade constitui-se como uma importante ferramenta para a análise de algumas ambiguidades presentes no pensamento de Freud.<hr/>This article analyzes the establishment of the concept of ego in Freudian metapsychology in Project for a Scientific Psychology (1895), and then the "return" in his writings on narcissism and the topical reformulation in The ego and the id (1923), due to Beyond the pleasure principle (1920). This essay indicates the relations between the concept of ego and important theoretical fundaments, as topical and drives theories. Therefore, submitting the concept of ego to an investigation capable of detecting its guiding principles is an important tool for the purpose of analyzing some ambiguities in Freud's theory.<hr/>Cet article analyse le processus de la constitution du concept de moi dans la métapshycologie freudienne, en partant de Projet d'une psychologie (1895), ainsi que son &lt;&lt; retour &gt;&gt; à partir des essays sur le narcissisme et le reformulation de la topique dans Le moi et le ça (1923) grâce à Au-delá du principe de plaisir (1920). Cette division dans l'œuvre de Freud dénote les liaisons entre ce concept-là avec des notions-clés dans la métapsychologie, comme les théories topique et pulsionnelle. Donc, soumettre le concept de moi à une enquête capable de détecter ses principes directeurs est un moyen important d'analyser quelques ambiguïtés dans son œuvre. <![CDATA[Facebook: A new <em>locus</em> for the manifestation of a significant loss]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200172&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os objetivos deste estudo foram explorar a utilização da rede social Facebook pelos enlutados devido à morte de um ente querido e analisar o compartilhamento de conteúdos no perfil do falecido, postumamente mediada por esta plataforma. Trata-se de um estudo qualitativo no qual foi utilizado análise de conteúdo para tratamento dos dados. Ao total, foram analisados 195 comentários postados no perfil do falecido postumamente durante o primeiro mês da morte dele. Foi possível identificar categorias temáticas como comentários ao falecido, sentimentos, emoções, indicadores de estratégias de enfrentamento do luto, crenças religiosas e homenagens. As redes sociais virtuais impulsionam a manifestação de sentimentos usualmente retraídos e permitem a interação social de temas dificilmente tratados abertamente, favorecendo a elaboração do luto de pacientes, familiares e profissionais que enfrentam o processo de morte/morrer e luto.<hr/>The purpose of this study was to explore the use of the social network Facebook by users after the death of a loved one and analyse the sharing of contents of the deceased user profile. This is a qualitative study and content analysis was used for data treatment. 195 comments posted were analyzed in the deceased user profile during the first month after death. It was possible to identify thematic categories that include comments to the deceased, feelings, emotions, mourning coping strategies indicators, religious beliefs and tributes. Virtual social networks allow the manifestation of feelings usually retract and the interaction of social issues, that are hardly treated openly, favouring the elaboration of mourning by patients, families and professionals facing the death/dying and mourning process.<hr/>Les objectifs de cette étude étaient d'examiner l'utilisation du réseau social Facebook par des utilisateurs ayant perdu un être cher et d'analyser le partage de contenu dans le profil de la personne décédée à titre posthume modéré par cette plate-forme. Il s'agit d'une étude qualitative qui a utilisé l'analyse de contenu pour le traitement des données. 195 commentaires postés sur le profil à titre posthume pendant le premier mois après la mort ont été analysés. Il a été possible d'identifier des catégories thématiques des commentaires à la personne décédée; les sentiments, les émotions, les indicateurs des stratégies d'adaptation de deuil, les croyances et les honneurs religieux. Les réseaux sociaux virtuels impulsionnent l'expression des sentiments généralement rétractés et permettent que les questions difficiles d'interaction sociale soient traitées ouvertement en faveur de l'élaboration du deuil pour les patients, les familles et les professionnels qui confrontrent le processus de la mort / mourir et du deuil. <![CDATA[What is a story, a letter and a news article?" Text definition by children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200180&lng=en&nrm=iso&tlng=en O desenvolvimento da linguagem escrita envolve diferentes conhecimentos sobre textos, incluindo a capacidade de pensar sobre suas propriedades (consciência metatextual). A presente investigação teve por objetivo investigar a consciência metatextual em crianças a partir da análise dos critérios que adotam ao definir história, carta e notícia de jornal. Quarenta crianças de baixa renda (7-9 anos), alunas do Ensino Fundamental responderam a seguinte pergunta: "O que é história/carta/notícia de jornal?". As definições foram classificadas em função dos critérios adotados (convenções linguísticas, estrutura, conteúdo, funções, características materiais do portador) e da forma como considerados (isoladamente ou combinados). As crianças de 7 anos apresentavam dificuldades em definir textos e adotavam os critérios isolados; enquanto as de 9 anos forneciam definições baseadas em critérios precisos e articulados. Os critérios adotados variavam também em função das características dos textos. Os dados contribuem para a compreensão do desenvolvimento do conhecimento metatextual.<hr/>Knowledge about texts was examined using the definition method, investigating the criteria children use to define story, letter, and newspaper article. Forty working-class children (7-9 years old) attending the 2nd and the 4th grade of elementary school were asked the following question: "What is a story/letter/newspaper article?" The definitions were classified according to the criteria adopted (linguistic conventions, structure, content, functions, material aspects) and the way the criteria were considered (in isolation or in combination). The 2nd graders showed some difficulty in defining texts and used the criteria in isolation. The 4th graders, however, gave definitions based on precise criteria, used in combination. The criteria also varied according to the properties of the texts. The findings contributed to the understanding of the development of metatextual knowledge in children.<hr/>Le développement du langage écrit comporte des différentes connaissances sur les textes, cela inclut la capacité de penser sur ses propriétés (conscience métatextuelle). La présente investigation a eu pour objectif d'explorer la conscience métatextuelle des enfants a partir de l'analyse des critères qu'ils adoptent pour définir l'histoire, la lettre et l'article de journal. Quarante enfants, élèves de primaire (7-9 ans), issu d'une classe sociale basse, ont répondu à la question suivante : " Qu'est-ce que l'histoire/ la lettre/l'article de journal? ". Les définitions ont été classées en fonction des critères utilisés (conventions linguistiques, structures, contenus, fonctions, caractéristiques matérielles du porteur) et de la façon dont ils sont considérés (isolés ou combinés). Les enfants de 7 ans présentaient des difficultés à définir les textes et utilisaient les critères isolés ; alors que les enfants de 9 ans donnaient des définitions basées sur des critères précis et articulés. Les critères utilisés ont également varié en fonction des caractéristiques des textes. Les données ont contribué à la compréhension du développement de la connaissance métatextuelle. <![CDATA[Children's textual production of stories and their relationship with the skill of reading and writing words/pseudowords]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200189&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo descreve a produção escrita de histórias de crianças do 3º ano de escolas públicas e compara-a entre subgrupos por habilidades de leitura e escrita de palavras/pseudopalavras. As produções textuais foram enquadradas em uma de cinco categorias: 54,6% da amostra atingiram categorias intermediárias (III e IV), caracterizando-se por ausência de uma situação-problema ou apenas esboço desta. Há uma associação significativa entre as habilidades no nível da palavra e a produção de texto narrativo escrito. Crianças que são hábeis na leitura e escrita de palavras/pseudopalavras também são hábeis na produção escrita de textos. O inverso também é verdadeiro. O domínio das correspondências grafofonêmicas regulares na leitura e na escrita parece ser importante para produção escrita de texto narrativo. No entanto, a habilidade na leitura de palavras irregulares parece mais importante do que na escrita de palavras irregulares para a produção escrita de histórias.<hr/>The study describes the production of written stories by second grade children and compares them in subgroups classified by the skill of reading and writing words/pseudowords. The textual production of stories was classified in one of five categories. The results show that 54.6% of the sample reached intermediate categories (III and IV), characterized by the absence of a problem situation or only a sketch of it. There is a significant association between the word level skills and the narrative level of the text. Children who are skilled in reading and writing words/pseudowords are also skilled in producing written texts. The reverse is also true. The mastery of regular graph-phonemic correspondences in reading and writing seems to be important for the written production of narrative texts. However, irregular words reading skill seems more important than irregular written word skill to the textual production of stories.<hr/>L'étude décrit la production écrite d'histories par enfants avec trois années de scolarité dans écoles publiques et les compare entre sous-groupes de compétences em lecture et écriture de mots/pseudomots. Les productions textuelles ont été regroupés em cinq catégories: 54,6% de l'échantillon atteint catégories intermédiaires (III et IV), caractérisé par l'absence d'une situation problématique ou juste une esquisse de ça. Il existe une association significative entre les compétences dans le niveau de mot et la production de texte narratif écrit. Les enfants qui sont qualifiés dans la lecture et l'écriture de mots/pseudomots sont qualifiés dans la production de texte écrit aussi. L'inverse est également vrai. Le domaine des correspondances de graphèmes et phonèmes reguliérs em lecture et écriture semble être important pour la production écrite de texte narratif. Toutefois, le compétence en lecture de mots irréguliers semble être plus important que en le écriture de mots irréguliers par la production écrit de l'histoire. <![CDATA[Morphological awareness: what is its role in orthographic performance in orthography and reading comprehension?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200201&lng=en&nrm=iso&tlng=en A consciência morfológica diz respeito à habilidade para refletir sobre as menores unidades de sentido de uma língua e utilizá-las intencionalmente na estruturação e reconhecimento das palavras. São apresentados argumentos que apoiam a ideia de que no português, como em outras línguas alfabéticas, a consciência morfológica contribui tanto para a compreensão de leitura como para o desempenho. Participaram 72 alunos de 3º, 4º e 5º anos de uma escola pública (Curitiba-PR), separados em dois grupos de desempenho ortográfico para cada um dos anos letivos. A coleta de dados envolveu a aplicação de sete instrumentos de avaliação, sendo: um de ortografia, três de consciência morfológica e dois de compreensão de leitura de texto. A análise dos dados empíricos apresentados mostra que o desempenho nas tarefas de avaliação da consciência morfológica (flexional e derivacional) contribui significativamente para explicar a variância de desempenho dos participantes em ambas as habilidades, ou seja, compreensão de leitura e escrita ortográfica.<hr/>Morphological awareness refers to the ability of reflecting on the smallest units of meaning in a language and in using them intentionally in word structuring and recognition. In this study arguments are presented to support the idea that in Portuguese, as in other alphabetic languages​​, morphological awareness contributes to both reading comprehension and for orthographic performance. The participants were 72 students from 3rd through 5th grades in a Public School (Curitiba, Brazil), divided in two groups (for each grade) according to orthographic performance. The data collection involved the application of seven assessment tools, as follows: one for spelling, three for morphological awareness and two for reading comprehension. The analysis of empirical data shows that performance in the morphological awareness assessment tasks (inflectional and derivational) contributes significantly to explain the variance in the performance of the participants for both reading comprehension and orthographic writing.<hr/>La conscience morphologique est l'habileté à réflechir sur les plus petites unités de signification de la langue et à utiliser ces unités intentionnellement dans la construction et la reconnaissance des mots. Nous présentons dans cette recherche des arguments qui appuient l'idée qu'en portugais, comme dans d'autres langues alphabétiques, la conscience morphologique contribue à la compréhension en lecture et aux performances orthographiques. 72 enfants scolarisés en 3ème, 4ème et 5ème année dans une école publique (Curitiba, PR) et répartis en deux groupes en fonction de leurs performances orthographiques ont participé à cette étude. Les sujets ont été soumis à plusieurs instruments d'évaluation : une tâche de production orthographique, trois de conscience morphologique et deux de compréhension en lecture de texte. L'analyse de données empiriques montre que les performances aux tâches d'évaluation de la conscience morphologique (flexionnelle et dérivationnelle) contribuent aussi bien à la variance observée en compréhension en lecture qu'à celle observée en production orthographique. <![CDATA[Sempre a exclusão (e o preconceito, e a marginalização, e a discriminação) na sociedade e na escola!]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000200213&lng=en&nrm=iso&tlng=en A consciência morfológica diz respeito à habilidade para refletir sobre as menores unidades de sentido de uma língua e utilizá-las intencionalmente na estruturação e reconhecimento das palavras. São apresentados argumentos que apoiam a ideia de que no português, como em outras línguas alfabéticas, a consciência morfológica contribui tanto para a compreensão de leitura como para o desempenho. Participaram 72 alunos de 3º, 4º e 5º anos de uma escola pública (Curitiba-PR), separados em dois grupos de desempenho ortográfico para cada um dos anos letivos. A coleta de dados envolveu a aplicação de sete instrumentos de avaliação, sendo: um de ortografia, três de consciência morfológica e dois de compreensão de leitura de texto. A análise dos dados empíricos apresentados mostra que o desempenho nas tarefas de avaliação da consciência morfológica (flexional e derivacional) contribui significativamente para explicar a variância de desempenho dos participantes em ambas as habilidades, ou seja, compreensão de leitura e escrita ortográfica.<hr/>Morphological awareness refers to the ability of reflecting on the smallest units of meaning in a language and in using them intentionally in word structuring and recognition. In this study arguments are presented to support the idea that in Portuguese, as in other alphabetic languages​​, morphological awareness contributes to both reading comprehension and for orthographic performance. The participants were 72 students from 3rd through 5th grades in a Public School (Curitiba, Brazil), divided in two groups (for each grade) according to orthographic performance. The data collection involved the application of seven assessment tools, as follows: one for spelling, three for morphological awareness and two for reading comprehension. The analysis of empirical data shows that performance in the morphological awareness assessment tasks (inflectional and derivational) contributes significantly to explain the variance in the performance of the participants for both reading comprehension and orthographic writing.<hr/>La conscience morphologique est l'habileté à réflechir sur les plus petites unités de signification de la langue et à utiliser ces unités intentionnellement dans la construction et la reconnaissance des mots. Nous présentons dans cette recherche des arguments qui appuient l'idée qu'en portugais, comme dans d'autres langues alphabétiques, la conscience morphologique contribue à la compréhension en lecture et aux performances orthographiques. 72 enfants scolarisés en 3ème, 4ème et 5ème année dans une école publique (Curitiba, PR) et répartis en deux groupes en fonction de leurs performances orthographiques ont participé à cette étude. Les sujets ont été soumis à plusieurs instruments d'évaluation : une tâche de production orthographique, trois de conscience morphologique et deux de compréhension en lecture de texte. L'analyse de données empiriques montre que les performances aux tâches d'évaluation de la conscience morphologique (flexionnelle et dérivationnelle) contribuent aussi bien à la variance observée en compréhension en lecture qu'à celle observée en production orthographique.