Scielo RSS <![CDATA[Psicologia USP]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-656420140001&lang=pt vol. 25 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Da rivalidade à responsabilidade</b>: <b>reflexões sobre a justiça restaurativa a partir da psicanálise</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Várias modalidades de intervenção têm incluído as relações horizontais, que apostam na circulação da palavra como condição de inscrição de uma distância capaz de aproximar e produzir um laço com o outro. Neste trabalho, iremos contemplar as funções do outro, abordar a relação com o semelhante, destacando os elementos levantados por Lacan em Hamlet, demonstrando que é para além da rivalidade com o semelhante que entra em jogo a realização do desejo de Hamlet (Lacan, 1959/86). Nossa estratégia será pela apresentação de duas cenas de intervenção junto a adolescentes em conflito com a lei, uma delas em um processo de Justiça Restaurativa. Vamos tirar consequências desta análise no que se refere à possibilidade de condições da horizontalidade nas relações, particularmente nas intervenções junto a adolescentes em conflito com a lei, tendo em vista a responsabilidade como uma construção que se opera no encontro com o outro.<hr/>A number of interventions have included horizontal relationships betting on the circulation of the word as a condition for inscribing a distance able to produce a closer bond with the other. This article considers the functions of the other, addresses the relationship with similar others by highlighting the elements raised by Lacan in Hamlet and demonstrating that it is beyond the rivalry with similar others that the fulfilment of Hamlet's desire (Lacan, 1959/86) enters the game. Our strategy will be the presentation of two scenes of intervention with adolescents in conflict with the law, one of whom in a process of restorative justice. We shall take the consequences of this analysis regarding the possibility and conditions of horizontality in the relations, particularly in interventions with adolescents in conflict with the law, aiming at responsibility as a construction which operates in the encounter with the other.<hr/>Plusieurs modalités d'intervention incluent les relations horizontales qui de son côté investissent à la circulation de la parole comme condition d'inscription d'une distance capable d'approcher et de produire des liens avec l'autre. Dans ce travail nous allons aborder les fonctions de l'autre, la relation avec le semblable, soulevant les éléments travaillés par Lacan dans Hamlet, pour démontrer que c'est au-delà de la rivalité au semblable qui se joue la réalisation du désir dans Hamlet (Lacan, 1959/86). Dans ce sens, la stratégie se déroulera par la présentation de deux scènes d'intervention auprès des adolescents en conflit avec la loi, dont une est en processus de Justice Réparatrice. Les conséquences de cette analyse seront basées par les possibilités et les conditions d'horizontalité dans les relations, particulièrement dans les interventions auprès des adolescents en conflit avec la loi, étant donné la responsabilité comme une construction qui opère dans la rencontre avec l'autre.<hr/>Varios tipos de intervención han incluido las relaciones horizontales que apostan en la circulación de la palabra como condición para la inscripción de uma distancia capaz de producir una unión más estrecha com el otro. En este trabajo, consideramos las funciones del otro, abordamos la relación con otros semejantes destacando los elementos planteados por Lacan en Hamlet, y demonstrando que más allá de la rivalidad con otros semejante entra en el juego el cumplimento del deseo de Hamlet (Lacan, 1959/86 ). Nuestra estrategia será la presentación de la intervención de dos escenas con adolescentes en conflicto con la ley, uno de los quales en un proceso de justicia restaurativa. Tomaremos las consecuencias de este análisis considerando la posibilidad y las condiciones de las relaciones horizontales, sobre todo en las intervenciones con adolescentes en conflicto con la ley, en vista de la responsabilidad como una construcción que opera en el encuentro con el otro. <![CDATA[<b>Cuidando de quem não tem família</b>: <b>percepção de mães acolhedoras sobre esta experiência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivou-se apreender os sentimentos de mães em relação à experiência de acolher temporariamente uma criança no seio familiar e as mudanças ocorridas em decorrência desta experiência. Trata-se de estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado com sete mães acolhedoras. Os dados foram coletados em junho de 2012 por meio de entrevistas semi-estruturadas e submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que a experiência de acolher uma criança é decorrente da conscientização sobre a importância desta atividade, que o vínculo com a mesma surge naturalmente, toda a família é envolvida em seu cuidado e a rotina familiar é adaptada às suas necessidades. As famílias experimentam sentimentos de alegria e satisfação decorrente da convivência com a criança e preocupação e tristeza quando ela vai embora. Conclui-se que acolher traz benefícios para as crianças e também famílias, entretanto, estas necessitam de acompanhamento profissional para que esta atividade não prejudique a saúde da unidade familiar.<hr/>This study aimed to capture the feelings of mothers in relation to the experience of temporarily host a child in the family and changes as a result of this experience. Descriptive study of a qualitative nature, performed with seven cozy mothers. Data were collected in June 2012 using semi-structured and subjected to content analysis interviews. The results show that the experience of welcoming a child is due to the awareness of the importance of this activity, the bond with the same naturally arises, the whole family is involved in your care and family routine is tailored to your needs. Families experience feelings of joy and satisfaction resulting from living with the child and worry and sadness when she leaves. We conclude that host brings benefits to children and families also, however, these need professional support for this activity will not endanger the health of the family unit.<hr/>L'objectif était de comprendre les sentiments des mères accueillantes par rapport à l'expérience de l'hôte temporairement un enfant dans les changements familiaux et perçus dans la routine de la famille à la suite de cette expérience. Étude descriptive de nature qualitative, réalisée avec sept mères confortables. Les données ont été recueillies en Juin 2012 à l'aide de semi-structuré et soumis au contenu des entrevues d'analyse. Les résultats montrent que l'expérience d'accueillir un enfant est due à la prise de conscience de l'importance de cette activité, la liaison avec le même se pose naturellement, toute la famille est impliquée dans vos soins et de la routine familiale est adaptée à vos besoins. Familles éprouvent des sentiments de joie et de satisfaction résultant de vivre avec l'enfant et de l'inquiétude et de tristesse quand elle quitte. Nous concluons que l'hôte présente des avantages pour les enfants et les familles aussi, cependant, ceux-ci ont besoin de soutien professionnel pour cette activité ne sera pas en danger la santé de l'unité familiale.<hr/>El objetivo era entender los sentimientos de las madres de acogida en relación con la experiencia de acoger temporalmente a un niño en la familia y percibidos los cambios en la rutina de la familia como resultado de esta experiencia. Estudio descriptivo de carácter cualitativo, realizado con siete madres acogedoras. Los datos fueron recolectados en junio de 2012 el uso de semi-estructurados y sometidos a análisis de contenido de las entrevistas. Los resultados muestran que la experiencia de recibir a un niño se debe a la conciencia de la importancia de esta actividad, el vínculo con la misma surge de manera natural, toda la familia está involucrada en su cuidado y la rutina de la familia se adapta a sus necesidades. Las familias experimentan sentimientos de alegría y satisfacción que resulta de vivir con el niño y la preocupación y la tristeza cuando ella se va. Se concluye que la anfitriona trae beneficios para los niños y las familias también, sin embargo, éstos necesitan apoyo profesional para esta actividad no ponga en peligro la salud de la unidad familiar. <![CDATA[<b>Assumir o papel do Pai!</b>: <b> intervenção psicoterapêutica na adolescência</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo de caso aborda a vivência de um adolescente de 15 anos de idade, destacando a angústia e a ansiedade de separação face à figura paterna, recentemente reclusa por motivo de parricídio. O processo deu início com uma atitude defensiva, relutante e desconfiada por parte do paciente, verificando-se um sofrimento significativo na gestão interna das vivências passadas e um sentimento de estigmatização interna e externa. A avaliação realizada traduz um jovem adolescente resiliente e bem adaptado, contrariamente ao que seria de esperar diante das recentes vivências. Todavia, ressaltam alguns sinais de vivência depressiva, nomeadamente de abulia, astenia e anedonia, acrescidos a sentimentos de preocupação e desesperança face ao futuro. É proposta uma intervenção psicológica por meio de psicoterapia breve de orientação psicodinâmica por forma a permitir resolver conflitos internos que podem comprometer o desenvolvimento da personalidade e estabelecimento de relações interpessoais. Além da diminuição da sintomatologia, pretendeu-se clarificar, organizar e transformar os conflitos internos em elementos sustentáveis. O processo de psicoterapia, em paralelo com as mudanças na dinâmica relacional do jovem permitiram que ocorressem mudanças significativas, destacando-se uma atitude menos defensiva e capacidade para pensar sobre si, tolerar e elaborar seus sentimentos e suas emoções.<hr/>In this case study, the life experience of a 15 year old adolescent is addressed, specially the anguish and separation anxiety concerning the father figure, recently arrested due to parricide. The process began with a defensive, reluctant and suspicious attitude by the patient, with the verification of significant suffering related to the internal management of past experiences and a feeling of internal and external stigmatization. The evaluation reflects a resilient and adaptive adolescent, contrary to what would be expected in view of his recent experiences. However, some signs of depressive behavior were evident, including abulia, asthenia, and anhedonia, in addition to feelings of uneasiness and hopelessness for the future. A proposal of psychological intervention through brief psychotherapy of psychodynamic orientation in order to allow the resolution of internal conflicts that can compromise personality development and establishment of interpersonal relationships. In addition to diminishing symptoms, the intention was to clarify, organize and transform the internal conflicts in sustainable elements. The psychotherapy process, in parallel with the changes in the adolescent's relational dynamics allowed the occurrence of significant changes, specially a less defensive attitude and the ability to think about himself, tolerate and develop his feelings and emotions.<hr/>Cette étude de cas examine l'expérience d'un jeune de 15 ans, en soulignant l'anxiété et l'angoisse de séparation dans le visage de la figure du père, récemment recluse à cause de parricide. Le processus a commencé par une attitude défensive, réticents et méfiants par le patient, en pouvant vérifier une détresse sur la gestion interne des expériences passées et d'un sentiment de stigmatisation interne et externe. L'évaluation reflète un jeune adolescent résiliente et adapté, contrairement à ce qu'on pourrait attendre compte tenu des expériences récentes. Cependant, en évidence des signes de l'expérience dépressive se démarquer, natamment l'apathie, l'asténie e l'anhédonie, avec des sentiments d'inquiétude et de désespoir pour l'avenir. Été proposé une psychothérapie brève de orientation psychodynamique pour permettre de résoudre les conflits interne qui pourraient compromettre le développement de la personnalité et de l'établissement des relations interpersonnelles. En plus de réduire les symptômes ont cherché à organiser et transformer les conflits interne dans les éléments durables. Le processus de la psychothérapie, en parallèle des changements dans la dynamique relationnelle, a permis aux jeunes mettant en évidence des changements significatifs, en soulignant une attitude moins défensive et la capacité de penser à vous, à tolérer et à développer leurs sentiments et leurs émotions.<hr/>Este estudio de caso describe la experiencia de un joven de 15 años, destacando la angustia y la ansiedad por la separación de la figura de su padre, recientemente recluso por parricidio. El proceso comenzó con una actitud defensiva, renuente y suspicaz por el paciente, comprobándose señales de sufrimiento en la gestión interna de las experiencias del pasado y un sentimiento de estigmatización interna y externa. La evaluación refleja un joven adolescente resistente y adaptable, en contra de lo que cabría esperar a la vista de las experiencias recientes. Sin embargo, destacan algunos signos de experiencia depresiva, como apatía, anhedonia y astenia, más la sensación de preocupación y desesperanza en el futuro. Se propone una intervención psicológica por vía de la psicoterapia de orientación psicodinámica breve con la finalidad de resolver los conflictos internos que puedan comprometer la formación de la personalidad y el establecimiento de relaciones interpersonales. Además de la disminución de los síntomas, se pretendió aclarar, organizar y transformar los conflictos internos en elementos sostenibles. El proceso de psicoterapia, en paralelo con los cambios en las dinámicas relacionales del joven produjeron cambios significativos que permiten poner en relieve una actitud menos defensiva y su capacidad para pensar en si mismo, tolerar y desarrollar sus sentimientos y emociones. <![CDATA[<b>Perspectivas psicossociais para o estudo do cotidiano de trabalho</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve por objetivo analisar o debate e o aprofundamento teórico e metodológico desenvolvido nos estudos sobre a vida cotidiana no trabalho. A investigação partiu do diálogo interdisciplinar entre a antropologia do trabalho, a ergologia e a psicologia social do trabalho e sistematizou as contribuições mútuas entre esses campos científicos, suas aproximações e seus afastamentos da tematização e da apropriação da atividade humana no trabalho sob a perspectiva do cotidiano. A análise comparativa destacou eixos que diferenciam as formas de aproximação ao objeto, que se referem às relações estabelecidas entre saberes práticos e técnico-científicos e aos modos de intervenção sobre as situações de trabalho. As abordagens comparativas compartilham o interesse em conhecer o trabalho real, o valor conferido aos conhecimentos dos trabalhadores e a sensibilidade às dimensões micropolíticas do cotidiano. Conclui-se que a localização em cada um desses eixos depende da maior ou menor filiação às tradições da antropologia ou da ergonomia.<hr/>This study aimed to analyze the debate and the theoretical and methodological deepening of studies on daily life work. The investigation started from the interdisciplinary dialogue among anthropology of work, ergology, and social psychology of work and it systematized the mutual contributions among these scientific fields, their approximations and their departures from the thematization and appropriation of human activity at work from the perspective of daily life. The comparative analysis highlighted axes which differentiate the ways for approaching the object, that refer to the relations established between practical and technical-scientific kinds of knowledge and the modes of intervening on work situations. Comparative approaches share the interest in knowing the real work, the value attributed to workers' knowledge and sensitivity to the micropolitical dimensions of daily life. One concludes that the location in each of these axes depends on the greater or lesser affiliation to the traditions of anthropology or ergonomics.<hr/>Cette étude visait à analyser le débat et l'approfondissement théorique et méthodologique développé dans les études sur la vie quotidienne au travail. L'investigation a démarré à partir du dialogue interdisciplinaire entre l'anthropologie du travail, l'ergologie et la psychologie sociale du travail et il a systématisé les contributions mutuels entre ces domaines scientifiques, leurs approches et leurs départs de la thématisation et l'appropriation de l'activité humaine au travail sous la perspective du quotidien. L'analyse comparative a mis en évidence des axes qui différencient les manières pour approcher l'objet, qui se réfèrent aux relations établies entre savoirs pratiques et technico-scientifiques et aux manières d'intervention sur les situations de travail. Les approches comparatives partagent l'intérêt de connaître le vrai travail, la valeur attribuée à les savoirs des travailleurs et la sensibilité aux dimensions micropolitiques du quotidien. On en conclut que la localisation dans chacun de ces axes dépend d'une plus grande ou plus petite affiliation à les traditions d'anthropologie ou d'ergonomie.<hr/>Este estudio tuvo como objetivo analizar el debate y la profundización teórica y metodológica desarrollada en los estudios acerca de la vida cotidiana en el trabajo. La investigación partió del diálogo interdisciplinario entre la antropología del trabajo, la ergología y la psicología social del trabajo y sistematizó las contribuciones mutuas entre eses campos científicos, sus aproximaciones y sus alejamientos de la tematización y la apropiación de la actividad humana en el trabajo bajo la perspectiva del cotidiano. El análisis comparativo destacó ejes que diferencian las formas de aproximación al objeto, que se refieren a las relaciones establecidas entre saberes prácticos y técnico-científicos y a los modos de intervención en las situaciones de trabajo. Los abordajes comparativos comparten el interés en conocer el trabajo real, el valor dado a los conocimientos de los trabajadores y la sensibilidad a las dimensiones micropolíticas del cotidiano. Se concluye que la localización en cada uno de eses ejes depende de la mayor o menor filiación a las tradiciones de la antropología o de la ergonomía. <![CDATA[<b>Breve inventário francês do sofrimento social</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma contextualização da emergência da categoria política de sofrimento social na França, destacando a transição da agenda dos debates nas últimas duas décadas, sobretudo a partir do primado da doutrina neoliberal de reforma do Estado.<hr/>This article presents the context of the arising of the political category of social suffering in France, highlighting the changes in the agenda of discussions over the past two decades, especially since the primacy of neoliberal doctrine of state reform.<hr/>Cet article présente le contexte de l'émergence de la catégorie politique de la souffrance sociale en France, en soulignant l'agenda de la transition de discussions au cours des deux dernières décennies, en particulier depuis la primauté de la doctrine néolibérale de la réforme de l'État.<hr/>En este trabajo se presenta un contexto de la aparición de la categoría política de sufrimiento social en Francia, destacando la agenda de transición de las discusiones en las últimas dos décadas, especialmente desde la primacía de la doctrina neoliberal de la reforma del Estado. <![CDATA[<b>Cuidado às mulheres em situação de violência conjugal</b>: <b>importância do psicólogo na Estratégia de Saúde da Família</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A violência conjugal compromete a saúde mental das mulheres, estando associada à baixa autoestima e depressão. No fomento de ações para enfrentamento desse agravo, destaca-se a atuação dos psicólogos. Objetivou-se compreender o significado do apoio psicológico à mulher em situação de violência conjugal, no âmbito da Estratégia de Saúde da Família. Foram realizadas entrevistas com 52 profissionais que atuam em unidades de saúde em Santa Catarina, Brasil. A coleta e análise de dados basearam-se na Teoria Fundamentada nos Dados. Os profissionais de saúde significam que as mulheres em vivência de violência conjugal necessitam de apoio psicológico e as referenciam para o psicólogo, por considerá-los mais bem preparados para o empoderamento da mulher no sentido de romper com a situação de violência. Todavia, queixam-se do número limitado de psicólogos, considerando a demanda na comunidade. Sinaliza-se para a necessidade de repensar as ações em saúde no âmbito da Atenção Primária à Saúde, a partir da integração e articulação intersetorial a fim de que seja assegurado às mulheres o apoio psicológico necessário para o enfrentamento da violência conjugal.<hr/>Domestic violence damages the mental health of women and is associated with low self-esteem and depression. In promoting actions to deal with this injury, there is the work of psychologists. This study aimed to understand the meaning of psychological support to women in situations of domestic violence within the Family Health Strategy. It was held interviews with 52 professionals working in health units in Santa Catatina, Brazil. The collection and analysis of data were based on Grounded Theory. Health professionals mean that women experience of domestic violence need psychological support and refer to the psychologist, considering them better prepared for the empowerment of women in order to break with the violence. However, complain about the limited number of psychologists, considering the demand in the community. Signals to the need to rethink health actions in the context of Primary Health Care, from the integration and intersectoral processes so that women needed psychological support for coping with domestic violence is ensured.<hr/>La violence domestique compromet la santé mentale des femmes et est associée à une faible estime de soi et à dépression . Pour Promouvoir des actions que font face à cette question , il est important de mettre en évidence la performance des psychologues . Cette étude a eu l'objectif de comprendre la signification d'un soutien psychologique aux femmes dans les situations de violence domestique dans le contexte de la Stratégie de la santé de la famille. Des Entrevues ont été faites avec 52 professionnels qui travaillent dans les établissements de santé à Santa Catatina, une vile au sud du Brésil . La collecte et l'analyse des données ont été basées sur la théorie enracinée . Les Professionnels de la santé croient que les femmes qui ont passé pour une expérience de violence domestique ont besoin de soutien psychologique et ils leur ont orientées au psychologue , par penser que ce professionnel est mieux préparé pour habiliter les femmes afin de rompre avec la violence . Cependant , ils se plaignent du nombre limité de psychologues compte tenu de la demande de la communauté . Donc, cette étude souligne pour la nécessité de repenser les actions de santé dans le contexte des soins primaires , de l'intégration et des processus intersectoriels afin d`assurrer que les femmes aient le soutien psychologique indispensable pour affronter la violence domestique.<hr/>La violencia doméstica pone en peligro la salud mental de las mujeres y se asocia con una baja autoestima y depresión. En la promoción de acciones para hacer frente a esta lesión, es el trabajo de los psicólogos. Este estudio tuvo como objetivo comprender el significado del apoyo psicológico a las mujeres en situaciones de violencia doméstica dentro de la Estrategia de Salud de la Familia. Las entrevistas se celebraron con los 52 profesionales que trabajan en centros de salud en Santa Catatina, Brasil. La recopilación y análisis de los datos se basan en la Teoría Fundamentada. Profesionales de la salud significán que las mujeres que sufren de violencia doméstica necesitan apoyo psicológico y se refieren a la psicóloga, considerándolos mejor preparados para el empoderamiento de las mujeres con el fin de romper con la violencia. Sin embargo, se quejan del limitado número de psicólogos, teniendo en cuenta la demanda de la comunidad. Las señales a la necesidad de replantear las acciones de salud en el contexto de la Atención Primaria de la Salud, de la integración y los procesos intersectoriales para que las mujeres necesitan apoyo psicológico para hacer frente a la violencia doméstica está asegurada. <![CDATA[<b>O estilo em psicanálise</b>: <b>o discurso do analista como arte do bem dizer</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo circunscreve sua problemática na relação entre campo estético e os processos de subjetivação; de forma mais específica, objetiva analisar os possíveis efeitos estilísticos do discurso psicanalítico na subjetividade, tanto daquele que o pronuncia, como de quem o escuta. Para tanto, toma a análise, discurso do analista sistematizado por Lacan, como estratégia para compreender a questão do estilo em psicanálise. Desvelando a estrutura do discurso analítico, entendido como discurso do analista, é possível identificar que, pela via do estilo, emerge a possibilidade de inscrição do objeto a, como marca do real na ordem simbólica regida pela falta.<hr/>This article circumscribes its problem as concerning the relationship between the aesthetical field and the subjectivation processes; more specifically it aims to analyze the possible stylistic effects of the psychoanalytical discourse on the subjectivity of both speaker and listener. To do so, it takes the analysis of the analyst's discourse, systemized by Lacan as a strategy to understand the matter of style in psychoanalysis. Unveiling the structure of the analytical discourse, understood as the analyst's discourse, it is possible to identify that, through style, emerges the possibility of inscription of the object a, as a mark of the real on the symbolical order reigned by loss.<hr/>Cet article délimite sa problématique dans la relation entre le champ esthétique et les processus de subjectivation; de manière plus spécifique, cet article a pour objectif d'analyser les possibles effets stylistiques du discours psychanalytique dans la subjectivité, aussi bien par ceux qui le prononce , que de ceux qui l'écoute. De ce fait, l'analyse du discours analytique systématisé par Lacan est considéré comme une stratégie afin de comprendre la question de style en psychanalise. Dévoilant la structure du discours analytique , compris comme le discours de l'annaliste, il est possible d'identifier que par la voie du style, emmerge la possibilité de description de l'objet a, comme une marque de la réalité dans l'ordre symbolique régit par la faute.<hr/>Este artículo circunscribe su problemática a la relación entre la estética y los procesos de subjetivación, más específicamente, objetiva analizar los posibles efectos del estilo del discurso en la subjetividad, tanto del que habla como de quien escucha. Para eso, toma el análisis del discurso analítico sistematizado por Lacan como uma estrategia para la comprensión de la cuestión del estilo en el psicoanálisis. Revelando la estructura, del discurso analítico entendida como discurso del analista, es posible identificar que a través del estilo, surge la posibilidad de inscripción del objeto a, como una señal de lo real en el orden simbólico regido por la falta. <![CDATA[<b>Estrutura e personalidade na neurose</b>: <b>da metapsicologia do sintoma à narrativa do sofrimento</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, originalmente uma aula para concurso de professor titular junto ao Instituto de Psicologia da USP, são examinadas as noções de personalidade e de estrutura em sua aplicação ao diagnóstico de neurose, em psicopatologia de extração psicanalítica. Examina-se a consistência das relações de ordem, classe e gênero, que, por hipótese, ao lado da concepção de causalidade, subsidiam a força e pertinência de uma categoria diagnóstica. Discute-se o valor da exceção e a potência normativa de conformação da experiência clínica à racionalidade diagnóstica. Os resultados deste exame epistemológico preliminar nos levam a propor a tese crítica de que há menos homogeneidade no emprego da noção freudiana de neurose do que a recepção corrente vem admitindo. Argumenta-se que cada modelo metapsicológico, no qual emergem redefinições de neurose, corresponde a uma valência narrativa e uma forma de sofrimento distinto, sendo a exclusão da narrativa de sofrimento uma dimensão relevante para reconsiderar a noção de personalidade e de estrutura na diagnóstica psicanalítica.<hr/>This article is a modificated version of the given class from the author in the concourse to Full Professor at Psychology Institute in University of São Paulo. The notions of personality and structure are examined in relation to the diagnosis of neurosis, considering psychoanalytical psychopathology. The categories of order, class and genre, as taken hypothetically, along with the notion of causality, as the subsidize force to evaluate the consistence of a diagnostic category. The article discusses the value of exceptions and the constrain of normativity in order to conform clinical experience into a given diagnostic rationality. The preliminary results of this epistemological evaluation leads us to propose the thesis that we have much less consistency in the Freudian category of neurosis then the historically reception could admit. We propose the idea that each methapsychological model, within emerged neurosis definition, is embedded in specific narratives of suffering. This is an important dimension to be taken in order to reconsider the clinical use of structure and personality in psychoanalytical diagnostic.<hr/>Dans cet article, à l'origine un collectif pour contester un professeur titulaire à l'Institut de psychologie de l'USP, examine les notions de structure de la personnalité et de son application au diagnostic de la névrose, de l'extraction de la psychopathologie psychanalytique. Examine la cohérence des relations d'ordre, classe et sexe, qui, par définition, une partie de la conception de la causalité, subventionnent la force et la pertinence d'une catégorie de diagnostic. Il traite de la valeur de l'exception et le pouvoir normatif conformation de l'expérience clinique de raisonnement diagnostique. Les résultats de cet examen préliminaire épistémologique nous conduit à proposer la thèse critique qu›il ya moins de cohérence dans l›utilisation de la notion freudienne de la névrose de la réception actuelle est d›admettre. Il fait valoir que chaque modèle métapsychologique, dans lequel émergent réinitialise névrose correspond à une souffrance distincte de la mode narratif et valence, à l›exclusion du récit de la souffrance, une dimension pertinente à reconsidérer la notion de personnalité et la structure en diagnostic psychanalytique.<hr/>En este artículo, originalmente una lección de un concurso de profesor titular del Instituto de psicología de la USP, se examinan los conceptos de personalidad y la estructura en su aplicación al diagnóstico de neurosis, en psicopatología psicoanalítica de extracción. En el informe se examinan la coherencia de las relaciones de poder, de clase y de género, que, por hipótesis, junto a la concepción de la causalidad, subsidia la fuerza y la pertinencia de la categoría de diagnóstico. <![CDATA[<b>Entre o Hospício e a Cidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, originalmente uma aula para concurso de professor titular junto ao Instituto de Psicologia da USP, são examinadas as noções de personalidade e de estrutura em sua aplicação ao diagnóstico de neurose, em psicopatologia de extração psicanalítica. Examina-se a consistência das relações de ordem, classe e gênero, que, por hipótese, ao lado da concepção de causalidade, subsidiam a força e pertinência de uma categoria diagnóstica. Discute-se o valor da exceção e a potência normativa de conformação da experiência clínica à racionalidade diagnóstica. Os resultados deste exame epistemológico preliminar nos levam a propor a tese crítica de que há menos homogeneidade no emprego da noção freudiana de neurose do que a recepção corrente vem admitindo. Argumenta-se que cada modelo metapsicológico, no qual emergem redefinições de neurose, corresponde a uma valência narrativa e uma forma de sofrimento distinto, sendo a exclusão da narrativa de sofrimento uma dimensão relevante para reconsiderar a noção de personalidade e de estrutura na diagnóstica psicanalítica.<hr/>This article is a modificated version of the given class from the author in the concourse to Full Professor at Psychology Institute in University of São Paulo. The notions of personality and structure are examined in relation to the diagnosis of neurosis, considering psychoanalytical psychopathology. The categories of order, class and genre, as taken hypothetically, along with the notion of causality, as the subsidize force to evaluate the consistence of a diagnostic category. The article discusses the value of exceptions and the constrain of normativity in order to conform clinical experience into a given diagnostic rationality. The preliminary results of this epistemological evaluation leads us to propose the thesis that we have much less consistency in the Freudian category of neurosis then the historically reception could admit. We propose the idea that each methapsychological model, within emerged neurosis definition, is embedded in specific narratives of suffering. This is an important dimension to be taken in order to reconsider the clinical use of structure and personality in psychoanalytical diagnostic.<hr/>Dans cet article, à l'origine un collectif pour contester un professeur titulaire à l'Institut de psychologie de l'USP, examine les notions de structure de la personnalité et de son application au diagnostic de la névrose, de l'extraction de la psychopathologie psychanalytique. Examine la cohérence des relations d'ordre, classe et sexe, qui, par définition, une partie de la conception de la causalité, subventionnent la force et la pertinence d'une catégorie de diagnostic. Il traite de la valeur de l'exception et le pouvoir normatif conformation de l'expérience clinique de raisonnement diagnostique. Les résultats de cet examen préliminaire épistémologique nous conduit à proposer la thèse critique qu›il ya moins de cohérence dans l›utilisation de la notion freudienne de la névrose de la réception actuelle est d›admettre. Il fait valoir que chaque modèle métapsychologique, dans lequel émergent réinitialise névrose correspond à une souffrance distincte de la mode narratif et valence, à l›exclusion du récit de la souffrance, une dimension pertinente à reconsidérer la notion de personnalité et la structure en diagnostic psychanalytique.<hr/>En este artículo, originalmente una lección de un concurso de profesor titular del Instituto de psicología de la USP, se examinan los conceptos de personalidad y la estructura en su aplicación al diagnóstico de neurosis, en psicopatología psicoanalítica de extracción. En el informe se examinan la coherencia de las relaciones de poder, de clase y de género, que, por hipótesis, junto a la concepción de la causalidad, subsidia la fuerza y la pertinencia de la categoría de diagnóstico.