Scielo RSS <![CDATA[Pro-Posições]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-730720140001&lang=en vol. 25 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Apresentação do dossiê <i>"Catolicismo e Formação Cultural"</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>The Romanization of the Catholic Church in Latin America</b>: <b>a long-term political-religious strategy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Desde mediados del siglo XIX la Iglesia católica ha adelantado un proceso de romanización, es decir, su centralización y unificación institucional según las directivas de la Curia romana, con miras a integrar a todos los católicos del mundo en torno a la figura del Papa. En Iberoamérica ese proceso de romanización corresponde al final del Patronato o Padroado, que había convertido a los reyes de España y de Portugal (y luego al emperador del Brasil) en «patronos» de la Iglesia. La romanización - animada por un catolicismo «integral» y aun «integrista» - logró en las Iglesias latinoamericanas una renovación y reestructuración de las estructuras eclesiásticas y de la vida eclesial. En ese proceso de romanización, del que se analiza el porqué y el cómo, el Concilio Plenario de América Latina (Roma, 1899) fue un acontecimiento importante y la Iglesia católica brasileña es un ejemplo significativo.<hr/>From the mid-Nineteenth century on, the Catholic Church has undergone a process of romanization, ie, the institutional centralization and unification according to the directives of the Roman Curia, in order to integrate all the world's Catholics around the figure of the Pope. In Latin America the process of Romanization meant the end of the regime of Padroado, which had turned the kings of Spain and Portugal (and later the emperor of Brazil) into "patrons" of the Church. The process of Romanization - animated by a "comprehensive" and even "fundamentalist" Catholicism - has promoted a renewal in the ecclesiastical structures and the ecclesial life in Latin American Churches. In this process - whose causes and forms are here analyzed -, the Plenary Council of Latin America (Rome, 1899) was an important event and the Brazilian Catholic Church is a significant example. <![CDATA[<b>Catholic womens congregations and the diffusion of a french school model</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se, neste artigo, de mostrar a riqueza das recentes pesquisas envolvendo a missão civilizatória das congregações francesas, quando, nos séculos XIX e XX, se lançaram na fundação de escolas para moças no estrangeiro. Tais trabalhos mostram a transferência dos modelos escolares franceses em territórios coloniais ou outros e analisam as coibições políticas que explicam certas iniciativas terem logrado mais êxito que outras. Cruzando os conhecimentos trazidos da história missionária, da história colonial e da história do gênero, o artigo se debruça sobre os estudos e as fontes que permitem considerar uma história transnacional das educadoras religiosas, quando se implantam no estrangeiro.<hr/>The article explores a spate of recent publications on the "civilizing mission" that French teaching orders undertook in the 19th and 20th centuries, opening girls' schools in foreign countries. This scholarship addresses the transfer of French educational models to both colonial and non-colonial situations, while highlighting how specific political and national contexts constrained or facilitated the action of French orders. Through an analysis of studies in missionary, colonial and gender history, the article emphasizes how this scholarship in combination with a series of published sources lays the groundwork for a transnational history of teaching nuns operating on foreign soils. <![CDATA[<b>Our Lady of Zion's Congregations</b>: <b>male dominance and women subordination within the Catholic Church</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en As duas congregações de Notre-Dame de Sion, fundadas na França por Théodore Ratisbonne com dez anos de intervalo, possuem uma comunidade de nome e objetivo, assim como uma regra bastante análoga. Seu desenvolvimento foi, entretanto, bastante diferente. Segundo os critérios da época, a obra de conversão dos judeus não poderia ser exclusivamente feminina. Os padres de Sion foram, então, criados para se dedicar ao apostolado direto do carisma congregacional, mas se desenvolveram com dificuldade a partir de 1925 e adotaram uma orientação conversionista. Já a congregação feminina se afastou progressivamente desse carisma, consagrando-se, com a anuência do fundador, ao ensino das elites. Enquanto as irmãs se submeteram às determinações da hierarquia católica, que as destinavam ao apostolado indireto, as relações entre as congregações decorreram harmoniosamente. O conflito entre elas estalou nos anos 1960, quando as irmãs decidiram investir no campo intelectual e teórico, tradicionalmente reservado ao sexo masculino durante séculos.<hr/>The two congregations of Our Lady of Zion, founded in France by Théodore Ratisbonne with a ten years intermission, have a community of name and objective, as well as a most similar rule. Their development is nevertheless quite different. According to the epoch's criteria, women only could not operate the conversion of Jews. The Zion's priests are then founded to put forth a direct apostolate, but their development is quite strenuous, which begins in 1925 with a conversionist emphasis. As for the women's congregation, it moves progressively away from this charisma and consecrates itself to feminine elite education. While the sisters submit to the determinations of the Catholic hierarchy, which vows them to an indirect apostolate, the relationships between the two congregations progress harmoniously. The struggle between them takes place in the 1960's, when the sisters invest the intellectual and theoretical field, traditionally reserved for centuries to the male gender. <![CDATA[<b>The magazine, the sanctuary, the school</b>: <b>questions for the study of the saletinos catholic congregation and its role in Brazilian education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo parte do pressuposto de que não é possível entender a atuação de uma congregação religiosa estrangeira na educação brasileira sem compreender sua criação, as motivações que a trouxeram ao País e os interesses envolvidos em sua instalação e em suas obras ao longo do tempo. Ao pesquisarmos a ação dos saletinos no Brasil, foi possível perceber esses processos extremamente imbricados em torno da construção de uma devoção "importada" da França para o Brasil. Assim, criaram primeiramente uma revista, empenharam-se na construção de santuários e fundaram escolas. Ao analisar a instituição da congregação na França, sua vinda para o Brasil e a revista O Mensageiro de Nossa Senhora da Salette, levantamos algumas questões para a compreensão do seu papel na educação e na sociedade brasileira.<hr/>This article assumes that one cannot understand the actions of a foreign religious congregation in the field of education in Brazil without understanding its creation, the motivations that brought them to the country as well as the interests involved in its installation and in its works over time. While studying the action of the Saletinos in Brazil, it was possible to grasp these extremely interwoven processes around the construction of a devotion "imported" from France. The Saletinos created a magazine, built a sanctuary and founded some schools. The magazine The Messenger of Our Lady of la Salette was an important vehicle through which they developed the devotion in the country. In this magazine, the priests forged a memory of the congregation and also erased disputes and tensions about their own origins in France, creating a bond with Brazilian culture and structuring the articles in a didactic sequence. <![CDATA[<b>The book and the label</b>: <b>catholic publishers in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste artigo, estuda-se o livro católico, partindo de uma pesquisa exploratória nos sites das mais conhecidas editoras e de entrevistas com editores. Tem-se, como finalidade, examinar os efeitos da circulação internacional das congregações religiosas na produção editorial no Brasil, buscando compreender as estratégias e os investimentos do clero e de leigos dedicados à produção de livros, revistas e jornais católicos. E, assim, seguir os movimentos de diferentes grupos, dentro das fileiras católicas, que têm se interessado pela produção de livros, procurando definir os espaços por eles ocupados na sociedade; interpretar seus vínculos, suas redes de solidariedade e suas redes sociais; comparar políticas, investimentos e estratégias com os momentos históricos da Igreja e da própria sociedade onde se inserem. Isto, sem perder de vista as relações das editoras católicas com o mercado do livro, suas inovações e seus desafios.<hr/>In this paper we aim at studying the edition of Catholic books through an exploratory survey on publishers' websites as well as through interviews with book editors. We examine the effects of the international circulation of religious congregations in the editorial production in Brazil during the 20th century. We intend to understand the strategies and investments made by the clergy and the laymen involved in the production of Catholic books, magazines and journals, by following the movements of different groups within the Catholic ranks. We specifically try to: define the places these groups occupy in the society; interpret their bonds, their solidarity and social networks; compare policies, investments and strategies to the historical moments of the Church and the society in which they are present. This perspective also includes the study of the relationships between the Catholic publishers and the book market as well as the innovations and challenges posed by the competition among the different Catholic lines or between Catholicism and other religions. <![CDATA[<b>Hegemony and confrontation in the production of the second LDB</b>: <b>the religious education in the public schools</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo identifica os posicionamentos de grupos político-ideológicos sobre a questão do ensino religioso nas escolas públicas durante o processo de produção da segunda Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional promulgada em dezembro de 1996. As fontes foram os Diários do Senado e da Câmara dos Deputados no período entre 1948 e 1962, arquivos públicos e privados, bem como a bibliografia geral. Constatou-se que, durante os oito anos de discussões do projeto no Congresso Nacional, vários grupos de pressão imprimiram suas marcas: de um lado, a Igreja Católica, a única organização manifestamente comprometida com sua oferta; de outro lado, uma aliança inorgânica, que, sem condições políticas de defender um projeto laico, limitou-se a resistir ao avanço do confessionalismo. No final das contas, nenhum dos dois lados foi capaz de fazer valer completamente suas demandas, de modo que a lei promulgada e sancionada resultou num produto híbrido.<hr/>This article deals with religious education in public schools, trying to identify the position of political-ideological groups around this issue during the process of production of the second Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Law of Directives and Bases for National Education), which was promulgated on December 1996. The analysis took as its source the Diários do Senado e da Câmara dos Deputados (Annals of the Senate and the House of Representatives) in the period between 1991 and 1996, public and private archives documents, and general bibliography as well. It was observed that during the eight years of the discutions inside the Congresso Nacional (National Congress), various pressure groups left their marks on the LDB: on the one hand the Catholic Church, the single organization openly committed to its offer; on the other hand, a wide ranging, albeit unsystematic, alliance which, lacking the political strength to defend a secular project for public education, was limited to try and resist the surge of confessionalism. At last, none of the sides was able to implement their demands in full, so that the law promulgated and sanctioned resulted in a hybrid product. <![CDATA[<b>Confronting the emptiness in the culture of image - between clinic and education</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo propõe-se a discutir os limites e as possibilidades educativas de enfrentamento do vazio existencial que assola as paisagens humanas contemporâneas, na forma de uma cultura da imagem. A constituição de novas territorialidades concebidas aqui como outros modos possíveis de existir e conviver assinala a aposta em práticas educativas que reafirmem o cuidado e a produção de sentido como opções éticas e políticas capazes de contribuir com a expansão da vida em sua potência de invenção e responsabilidade com o coletivo, a partir de Martin Heidegger e Donald Winnicott.<hr/>This article intends to discuss the limits and educational possibilities of confronting the existential emptiness that devastates the contemporary human landscapes in the form of an image culture. Drawing on Martin Heidegger's and Donald Winnincott' work, the constitution of new territorialities conceived here as other possible ways of being and coexisting points out the commitment to educational practices that reaffirm the care and production of meaning as ethical and political choices that contribute to the expansion of life in its power of invention and responsibility to the collective. <![CDATA[<b>The language of body culture in the views of early education teachers</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo versa sobre a possibilidade de reconhecer a cultura corporal como sistematizadora da linguagem do corpo, e essa, como fonte de produção do gesto e da expressão na Educação Infantil. O objetivo principal da pesquisa é identificar o entendimento de professores acerca da cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física para a Educação Infantil. A metodologia seguiu o caminho da pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Os resultados apontam que as práticas corporais são contempladas na Educação Infantil, porém nem sempre sob a chancela da Educação Física. Pautados pela historicidade esportiva da Educação Física, os professores entrevistados compreendem essa disciplina como desfavorável para estar na Educação Infantil. Diante disso, vislumbra-se a necessidade de apresentar e de ressignificar aos professores de Educação Infantil uma Educação Física contemporânea que compreenda a cultura corporal como sistematizadora da linguagem corporal.<hr/>The article discusses the possibility of accepting the body culture as systematization of the body language, and the later as source of gesture and expression in childhood education. The main purpose of the research was to identify the teachers understanding of the body culture as an object of study of Physical Education for children. The methodology used was descriptive qualitative research. The results indicate that body practices are contemplated in childhood education, but not always under the auspices of Physical Education. The interviewed teachers, who tend to take into account only the Physical Education past concern with sports, perceive it as not suitable for childhood education. We thus see the need to reframe and present to the teachers of childhood education the meanings of the contemporary Physical Education, which understands the body culture as a systematization of the body language. <![CDATA[<b>Novice teachers</b>: <b>formation, experience and professional development</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo aborda a formação docente, tendo em vista o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. Busca explicitar a influência, no desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas, de aspectos originados da experiência que se caracterizaram, em sentido amplo, como formativos. Desenvolveu-se um estudo de caso qualitativo de matriz crítico-dialética. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados o grupo focal, a entrevista semiestruturada e a observação participante. O estudo evidenciou que o desenvolvimento profissional das professoras pesquisadas é marcado por múltiplos intervenientes formativos gerados pela experiência vinculada à sua história pessoal, especialmente envolvendo a influência materna e as suas vivências como alunas dos anos iniciais de escolarização.<hr/>This article focuses on the professional development of novice teachers. It presents the results of a dialectical-critical qualitative study based on focal groups, semi-structured interviews and participant observation with a group of teachers that tried to understand the formative influence of experience in their professional development. The study showed that the professional development of the teachers was marked by multiple influences linked to their personal history. The influence of their mothers and their childhood school experiences seemed to be of particular significance. <![CDATA[<b>"Practices of thought" and curricular debate</b>: <b>contributions from Foucault-Cortázar</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en No âmbito educacional, questões relativas aos fundamentos e aos processos de conhecimento têm sido historicamente discutidas no campo do currículo. O artigo visa discutir essa centralidade da questão do conhecer, propondo um deslocamento da problematização do conhecimento para a do pensamento. Para tal, propõe a problematização do estatuto do conhecer por meio de investigações de "práticas de pensamento". Metodologicamente, o estudo constrói um território de exterioridade tensionado entre educação, filosofia e literatura. A partir da filosofia, resgata o pensamento de Michel Foucault; a partir da literatura, focaliza o escritor Julio Cortázar. Alinhada às vertentes de crítica da linguagem, a análise aponta contribuições para o debate educacional, propondo outras hipóteses de trabalho de pesquisa curricular, ancoradas na necessidade ético-política de produzir genealogias de práticas de pensamento. Conclui, por meio da articulação Foucault-Cortázar, sobre a necessidade de problematização das práticas de pensamento no interior de nossos próprios campos de pesquisa.<hr/>In education, issues related to knowledge processes have historically been discussed by curriculum studies. The article aims to discuss the question of knowing, through an investigation of the "practices of thought". Methodologically, the study builds a territory of exteriority stretched among education, philosophy (Michel Foucault) and literature (Julio Cortázar). The analysis aims to contribute to the educational debate by proposing working hypotheses for curriculum research anchored in the ethical-political need of producing genealogies of "practices of thought". It concludes, by articulating Foucault-Cortázar, to discuss the need of questioning the practices of thought in our own research areas. <![CDATA[<b>Apresentação de "Observações preliminares sobre a percepção social do corpo"</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en No âmbito educacional, questões relativas aos fundamentos e aos processos de conhecimento têm sido historicamente discutidas no campo do currículo. O artigo visa discutir essa centralidade da questão do conhecer, propondo um deslocamento da problematização do conhecimento para a do pensamento. Para tal, propõe a problematização do estatuto do conhecer por meio de investigações de "práticas de pensamento". Metodologicamente, o estudo constrói um território de exterioridade tensionado entre educação, filosofia e literatura. A partir da filosofia, resgata o pensamento de Michel Foucault; a partir da literatura, focaliza o escritor Julio Cortázar. Alinhada às vertentes de crítica da linguagem, a análise aponta contribuições para o debate educacional, propondo outras hipóteses de trabalho de pesquisa curricular, ancoradas na necessidade ético-política de produzir genealogias de práticas de pensamento. Conclui, por meio da articulação Foucault-Cortázar, sobre a necessidade de problematização das práticas de pensamento no interior de nossos próprios campos de pesquisa.<hr/>In education, issues related to knowledge processes have historically been discussed by curriculum studies. The article aims to discuss the question of knowing, through an investigation of the "practices of thought". Methodologically, the study builds a territory of exteriority stretched among education, philosophy (Michel Foucault) and literature (Julio Cortázar). The analysis aims to contribute to the educational debate by proposing working hypotheses for curriculum research anchored in the ethical-political need of producing genealogies of "practices of thought". It concludes, by articulating Foucault-Cortázar, to discuss the need of questioning the practices of thought in our own research areas. <![CDATA[<b>Notas provisórias sobre a percepção social do corpo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en No âmbito educacional, questões relativas aos fundamentos e aos processos de conhecimento têm sido historicamente discutidas no campo do currículo. O artigo visa discutir essa centralidade da questão do conhecer, propondo um deslocamento da problematização do conhecimento para a do pensamento. Para tal, propõe a problematização do estatuto do conhecer por meio de investigações de "práticas de pensamento". Metodologicamente, o estudo constrói um território de exterioridade tensionado entre educação, filosofia e literatura. A partir da filosofia, resgata o pensamento de Michel Foucault; a partir da literatura, focaliza o escritor Julio Cortázar. Alinhada às vertentes de crítica da linguagem, a análise aponta contribuições para o debate educacional, propondo outras hipóteses de trabalho de pesquisa curricular, ancoradas na necessidade ético-política de produzir genealogias de práticas de pensamento. Conclui, por meio da articulação Foucault-Cortázar, sobre a necessidade de problematização das práticas de pensamento no interior de nossos próprios campos de pesquisa.<hr/>In education, issues related to knowledge processes have historically been discussed by curriculum studies. The article aims to discuss the question of knowing, through an investigation of the "practices of thought". Methodologically, the study builds a territory of exteriority stretched among education, philosophy (Michel Foucault) and literature (Julio Cortázar). The analysis aims to contribute to the educational debate by proposing working hypotheses for curriculum research anchored in the ethical-political need of producing genealogies of "practices of thought". It concludes, by articulating Foucault-Cortázar, to discuss the need of questioning the practices of thought in our own research areas. <![CDATA[<b>Bebês e adultos no contexto da creche</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en No âmbito educacional, questões relativas aos fundamentos e aos processos de conhecimento têm sido historicamente discutidas no campo do currículo. O artigo visa discutir essa centralidade da questão do conhecer, propondo um deslocamento da problematização do conhecimento para a do pensamento. Para tal, propõe a problematização do estatuto do conhecer por meio de investigações de "práticas de pensamento". Metodologicamente, o estudo constrói um território de exterioridade tensionado entre educação, filosofia e literatura. A partir da filosofia, resgata o pensamento de Michel Foucault; a partir da literatura, focaliza o escritor Julio Cortázar. Alinhada às vertentes de crítica da linguagem, a análise aponta contribuições para o debate educacional, propondo outras hipóteses de trabalho de pesquisa curricular, ancoradas na necessidade ético-política de produzir genealogias de práticas de pensamento. Conclui, por meio da articulação Foucault-Cortázar, sobre a necessidade de problematização das práticas de pensamento no interior de nossos próprios campos de pesquisa.<hr/>In education, issues related to knowledge processes have historically been discussed by curriculum studies. The article aims to discuss the question of knowing, through an investigation of the "practices of thought". Methodologically, the study builds a territory of exteriority stretched among education, philosophy (Michel Foucault) and literature (Julio Cortázar). The analysis aims to contribute to the educational debate by proposing working hypotheses for curriculum research anchored in the ethical-political need of producing genealogies of "practices of thought". It concludes, by articulating Foucault-Cortázar, to discuss the need of questioning the practices of thought in our own research areas.