Scielo RSS <![CDATA[Pro-Posições]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-730720170001&lang=es vol. 28 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[The influence of artistics, sportives and extracurricular activities in the academic success of students]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Apresentando a problemática “O exercício de atividades culturais e esportivas extracurriculares pode influir no rendimento acadêmico do aluno? ”, a presente pesquisa incumbiu-se de investigar a relação da prática de atividades culturais e esportivas extracurriculares no desenvolvimento do estudante. Confrontou-se a pesquisa bibliográfica realizada em plataformas nacionais e internacionais com os dados tabulados, obtidos em um questionário aplicado a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de São Paulo, presumindo que, ao ingressarem em um vestibular de alta concorrência, tiveram acesso a diversas atividades culturais e esportivas extracurriculares, e esse fator poderia relacionar-se com seu desempenho acadêmico. Concluiu-se que, com a realização de tais práticas, o indivíduo é beneficiado pela melhoria dos diferentes domínios do desenvolvimento, sejam no aspecto motor, afetivo, social e cognitivo, sejam na capacidade de correlacionar habilidades e competências.<hr/>Abstract Curetting the problematic “The exercise of extracurricular cultural and sports activities can influence the academic performance of the student?”, this research demands to study the relationship between the practice of cultural and sports activities (extracurricular activities) and the student development, considering hypothetically that it is characterized for improvement of different factors of development, on the motor aspect, affective, social and cognitive, furthermore the student’s capacity of correlate abilities and competencies, guiding on a value in qualitative way of the scholar experience, opposing of the grades quantitative system traditional. Is considered like extracurricular cultural and sports activities any exercise absences scholar routine enables the student to work the knowledge and development of own body, of personality, of affective, of socialization, of cognitive, in addition the acquisition and increase of knowledge and cultural repertory, may be music classes, drama classes, artistic expressions, lecture practices, sports practices, and other types. <![CDATA[Impacts of family practices on proficiency in Portuguese and Mathematics at Elementary Schools]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100033&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola<hr/>Abstract The goal is to investigate the impact of family resources and practices on the school performance of students from elementary schools. We selected 299 students who participated in the GERES 2005. We used a questionnaire with 145 questions. We applied quantitative methods: structural equation modeling. Among the main results, we highlight: four factors - objectified cultural capital, informational capital, family writing practices, and parent-child interaction - were impacted by socioeconomic status; family writing practices were the variable with the biggest impact on Portuguese performance, and informational capital was the factor with the greatest impact on Mathematics; significant advantage of private schools on students’ proficiency; Mathematics was more directly related to school type. <![CDATA[Implementation of Law 10.639/2003 - skills, abilities and research for social change]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100055&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A Lei 10.639/2003 institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos da Educação Básica no Brasil. Este estudo busca compreender as razões da dificuldade de sua implementação, por meio da análise das políticas públicas federais e das produções acadêmicas a ela relacionadas, durante seus primeiros dez anos de vigência. Concluiu-se que a coesão entre as diversas políticas educacionais é fator, entre outros, que corrobora a efetivação dessa legislação. Os problemas encontrados na execução da Lei 10.639/03 estão inseridos nas dificuldades estruturais do sistema educacional brasileiro e em suas bases ideológicas racistas.<hr/>Abstract The Law 10.639/2003 establishing the compulsory teaching of History and Culture and African Afro-Brazilian in the curricula of basic education in Brazil. This study aims to understand the reasons for the difficulty of its implementation, through analysis of federal public policy and academic productions related to it during its first ten years of operation. We concluded that the cohesion between the various educational policies is a factor, among others, which confirms the effectiveness of this legislation. The problems found in the execution of Law 10.639/03 are into the structural difficulties of Brazilian educational system and its racist ideological bases. <![CDATA[The obituaries and the education of children by their families in the province of Paraná (1853-1889)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100081&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou a educação da criança pela família no século XIX, na Província do Paraná (1853-1889). Adotando o método de pesquisa histórico-documental, o objetivo aqui é interrogar um tipo de fonte em particular - os necrológios publicados em jornais - visando construir uma definição dessa educação dada pelos pais aos seus filhos, no tempo da infância. As conclusões apontam que a educação da criança pela família parece ter sido uma prática social e cultural, para a aquisição de atitudes e comportamentos, ora caros à organização e às necessidades das famílias, ora vistos como baluarte para a sociedade em que elas viveram.<hr/>Abstract The article introduces part of the results of a doctoral research that investigated the education of children by their families during the 19th century in the Province of Paraná (1853-1889). It aims at questioning a particular type of source - obituaries published in newspapers - in order to build a definition of that education provided by parents to children during childhood. The first part introduces and theorizes the necrological testimony as a source. Then it describes one of the historical problems and the questions to which such evidence was submitted. The third part introduces some historical interpretations to the presented problem based on obituaries published in newspapers of the Province of Paraná. <![CDATA[Education and violence: a reflection from the ontology of social being]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100103&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A partir da leitura imanente de textos que compõem o aparato teórico da produção intelectual dos filósofos Marx, Lukács e Mészáros, em particular na perspectiva desse último, devido à sua atualidade, este artigo se propõe a contribuir com o debate em torno da educação e da violência, que é possibilitada e praticada pelas bases que estruturam a lógica da propriedade privada na sociedade de classes. Nos textos analisados, esses filósofos, e em particular Mészáros, explicitam a essência da violência no sistema do capital e a incidência dessa nos demais complexos sociais, como a educação, ao mesmo tempo em que apontam para as condições necessárias à superação da ordem produtora de violência rumo à emancipação humana. A leitura imanente dos textos matrizados por uma ontologia do ser social possibilita uma análise profícua do complexo social da violência que envolve a dimensão da política e da educação.<hr/>Abstract From the immanent reading texts that make up the theoretical apparatus of the intellectual production of Marx philosophers, Lukacs and Mészáros, this article aims to contribute to the debate around education and violence, which is made possible and practiced by the bases that structure the logic of private property in class society. In the evaluated, these philosophers explain the essence of violence in the capital system, and the incidence of other social complex as education, while pointing to the conditions necessary to overcome the producer of violence order towards human emancipation. The immanent reading of the texts matrices by an ontology of social being in provides a useful analysis of the social complex of violence involving the dimension of politics and education. <![CDATA[Philosophy and interdisciplinarity]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100125&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto pretende discutir alguns aspectos da interdisciplinaridade, tendo como fio condutor duas ideias centrais: primeiro, a importância do tema para os debates em torno da construção e da transmissão do conhecimento; segundo, a delimitação do campo de reflexão em que a contraposição à especialização ganha especial destaque. A intenção é questionar se a crítica à especialização não é contemporânea da própria consolidação do trabalho disciplinar e dos especialistas; e se essa crítica não teria aberto o caminho para os debates sobre a interdisciplinaridade. Nesse caso, escolheram-se três filósofos que parecem corroborar esse ponto de vista: Ortega y Gasset, Nietzsche e Adorno. Nos três casos, pode-se perceber a defesa da necessidade de abertura para um conhecimento mais amplo. Por fim, esboçam-se alguns pontos relevantes sobre a filosofia como uma disciplina e sobre o lugar que a crítica à especialização ocupa em sua reflexão, e conjectura-se sobre a abertura para o trabalho interdisciplinar.<hr/>Abstract This paper aims to discuss some aspects of interdisciplinarity, by a single thread two central ideas: first, the importance of the issue to questions relating to knowledge; second, the delimitation of the field of reflection in which opposition to the specialization gained special prominence. The intention is to question whether the criticism of specialization is not contemporary consolidation of own disciplinary work and specialists, and this criticism would not have opened the way for discussions on interdisciplinarity. In this case, we chose three philosophers who seem to corroborate this view: Ortega y Gasset, Nietzsche and Adorno. In all three cases, we can see a defense of the need for openness to a broader knowledge. Finally, we intend to outline some relevant points about philosophy as a discipline and the place that the criticism of specialization takes in its reflection and how it would be opening for interdisciplinary work. <![CDATA[Where there is a fairy, there is always a witch: revealed subject positions and scoping of children and teachers in the children literacy curriculum]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100141&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Fadas e bruxas estão presentes no universo da alfabetização em diferentes artefatos culturais. Ao investigar o currículo de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, foi possível verificar que bruxas e fadas estão presentes também no modo como uma professora e seus (suas) alunos(as) narram a si mesmos(as) e são narrados(as) pelos(as) outros(as). Este artigo analisa os modos de subjetivação colocados em funcionamento no currículo, quando se opera com esses seres mágicos, por meio da articulação e da disputa entre dois dispositivos: o da antecipação da alfabetização e o de infantilidade. Argumenta-se que, assim como fadas e bruxas são personagens ambíguos, as posições de sujeito disponibilizadas aos (às) infantis e à professora também são multifacetadas, produzindo modos de subjetivação diversos e conflitantes.<hr/>Abstract Fairies and witches are present in the universe of literacy. By investigating the curriculum of a 1st grade class of the Fundamental Education, it was found that witches and fairies are also present in the way a teacher and their students recount themselves and are recounted by the others. This article analyzes the modes of subjectivity set into action in the curriculum when dealing with these magical beings. The production of subjects takes place in the handling and dispute between two devices: the anticipation of literacy and childishness. It is argued that, since fairies and witches are ambiguous characters in the stories in which they appear, the subject positions available to children and the teacher are also multifaceted, producing diverse and conflicting modes of subjectivity. <![CDATA[“Ogres are like onions”: different subjectivations present in the Shrek character]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100169&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto constitui breve exposição de análise dos quatro filmes de animação da série Shrek - Shrek (2001), Shrek 2 (2004), Shrek Terceiro (2007), Shrek para Sempre (2010) - realizada com o objetivo de descrever e refletir sobre os processos de subjetivação que produzem a personagem Shrek. Pressupõe que os filmes, em sua capacidade pedagógica, oferecem e propõem alternativas de subjetivação, além de modelos e exemplos de modos de ser, pensar e agir. Apresenta a ideia de que a personagem do ogro sofre um processo de subjetivação, que o torna mais ou menos normalizado. Ao sujeito espectador, infante (ou não), os filmes da série Shrek oferecem uma ideia de humanização e de conformação às normas que regem socialmente o uso da sexualidade. Os processos que tornam a personagem Shrek normalizada, bem como, e de certa forma, humanizada, são tratados como ofertas exemplares e modelares de como cuidar de si.<hr/>Abstract This text is brief explanatory analysis of four animated films in the series Shrek - Shrek (2001), Shrek 2 (2004), Shrek the third (2007), Shrek forever after (2010) - in order to describe and reflect on the processes of subjectivation that produce the Shrek character. The assumption is that the films in their educational capacity, offer and propose alternative subjectivation in addition to models and examples of ways of being, thinking and acting. It presents the idea that the ogre character undergoes a process of subjectivation, which makes it more or less standardised. To the subject viewer, child (or not), the Shrek series films offer an idea of humanization and conformation to the rules governing the use of sexuality socially. The processes that make the Shrek character normalized as well, and in some ways, humanized, are treated as exemplary and offer models of how to care of self. <![CDATA[Rethinking the role of the teacher as transformation agent: parrhesia, care of the self and ethics in teacher education]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100193&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é propor uma breve análise do conceito de parresía nos últimos cursos de Michel Foucault no Collège de France para pensar o papel do professor e sua formação na atualidade. Seguindo o argumento de Foucault, analisa-se o conceito de parresía em contraste com o conceito de confissão como operadores na constituição do sujeito ético em dois distintos modos de subjetivação: nas escolas filosóficas da Antiguidade greco-romana e no dispositivo pastoral cristão. Nas escolas filosóficas helenísticas, a figura do mestre é central na formação do sujeito ético, como aquele que permite e promove a autonomia do discípulo. Na prática cristã de condução, em contrapartida, o objetivo é a mortificação da vontade e a subordinação perpétua a um guia de conduta. Essa análise permite compreender como as instituições e as práticas educacionais modernas e contemporâneas se ancoram ainda na hermenêutica de si cristã, que é correlativa a formas pastorais de condução e governo dos indivíduos. Para uma melhor compreensão da questão, recorre-se à distinção, estabelecida por Jacques Rancière, entre o professor como mestre emancipador e como cidadão. Considera-se também o problema do “desaparecimento” do professor nos discursos e nas práticas da “aprendizagem”, seguindo a análise de Gert Biesta. Por fim, são avaliadas algumas implicações da análise de Foucault para repensar os dilemas da teorização educacional crítica hoje e o papel do professor como intelectual específico na transformação das práticas educativas.<hr/>Abstract The purpose of this paper is to propose a brief analysis of the parrhesia concept in the last courses of Michel Foucault at the Collège de France to rethink the importance of teachers and their education today. Following Foucault’s argument, I analyze the concept of parrhesia in contrast to the concept of confession as operators in the constitution of the ethical subject in two distinct subjectivation modes: in the philosophical schools of Greco-Roman Antiquity and in the Christian pastoral dispositive. In the Hellenistic philosophical schools, the figure of the master is central in the formation of the ethical subject as that one who both allows and promotes the autonomy of the pupil. In the Christian practice of conducting, in contrast, the goal is the mortification of the will and the perpetual subordination to a conduct guide. This analysis allows us to understand how institutions and contemporary educational practices are still anchored in the Christian hermeneutics of the self, which is correlative to pastoral forms of conduct and government of individuals. In order to a better understanding of the issue, I turn to the distinction established by Jacques Rancière between the teacher as emancipatory master and the teacher as citizen. I also consider the “desapearance” of the teacher in the discourses and practices of “learning” following Gert Biesta’s analysis. Finally, I evaluate some implications of Foucault’s analysis for rethinking the dilemmas of critical educational theories today and the teacher's role as specific intelectual in the transformation of educational practices. <![CDATA[Remember to elaborate: reflections on the critical literacy of digital media]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100213&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Novas formas de esquecimento são produzidas na sociedade cujo acesso às redes sociais permite a lembrança imediata de tudo e de todos. Esse tipo de fenômeno ocorre na medida em que as informações acessadas online não são relacionadas entre si, produzindo-se, dessa forma, um tipo de fragmentação do pensamento que desconsidera os vínculos históricos que as entrelaçam. Fundamentados principalmente nos escritos de Adorno, Türcke, Kellner e Share, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, investigar o modo como a revitalização de conceitos, tais como indústria cultural e semiformação, torna-se fundamental para que seja possível a elaboração de pressupostos da alfabetização crítica da mídia digital. Conclui-se que, em tempos digitais, nos quais impera a semiformação pautada na concentração dispersa, faz-se absolutamente necessária a rememoração dos vínculos históricos das informações para que se possa fomentar a elaboração do pensamento crítico.<hr/>Abstract New forms of forgetfulness are produced in society whose access to social networks enables instant reminder of everything and everyone. This type of phenomenon occurs in so far as online information accessed are not related to each other, producing thereby a type of fragmentation thought that ignores the historical links which interlock them. Based mainly on the writings of Adorno, Türcke, Kellner and Share, the authors of this article have as main objective to investigate how the revitalization concepts such as cultural industry and semiformation it is essential to be possible the development of assumptions of the critical literacy of the digital media. It follows that, in digital times, in which reigns the semiformation guided by the dispersed concentration, it becomes absolutely necessary to recall the historical links of the information so that it can foster the development of critical thinking. <![CDATA[Agradecimentos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000100235&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Novas formas de esquecimento são produzidas na sociedade cujo acesso às redes sociais permite a lembrança imediata de tudo e de todos. Esse tipo de fenômeno ocorre na medida em que as informações acessadas online não são relacionadas entre si, produzindo-se, dessa forma, um tipo de fragmentação do pensamento que desconsidera os vínculos históricos que as entrelaçam. Fundamentados principalmente nos escritos de Adorno, Türcke, Kellner e Share, os autores deste artigo têm, como principal objetivo, investigar o modo como a revitalização de conceitos, tais como indústria cultural e semiformação, torna-se fundamental para que seja possível a elaboração de pressupostos da alfabetização crítica da mídia digital. Conclui-se que, em tempos digitais, nos quais impera a semiformação pautada na concentração dispersa, faz-se absolutamente necessária a rememoração dos vínculos históricos das informações para que se possa fomentar a elaboração do pensamento crítico.<hr/>Abstract New forms of forgetfulness are produced in society whose access to social networks enables instant reminder of everything and everyone. This type of phenomenon occurs in so far as online information accessed are not related to each other, producing thereby a type of fragmentation thought that ignores the historical links which interlock them. Based mainly on the writings of Adorno, Türcke, Kellner and Share, the authors of this article have as main objective to investigate how the revitalization concepts such as cultural industry and semiformation it is essential to be possible the development of assumptions of the critical literacy of the digital media. It follows that, in digital times, in which reigns the semiformation guided by the dispersed concentration, it becomes absolutely necessary to recall the historical links of the information so that it can foster the development of critical thinking.