Scielo RSS <![CDATA[Pro-Posições]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-730720160002&lang=pt vol. 27 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Literatura, infância e espaços escolares - uma instância para reflexão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Literatura infantil e pedagogia: tendências e enfoques na produção acadêmica contemporânea]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão do campo de estudos que articula literatura infantil e pedagogia, com base na análise de 69 artigos publicados em três revistas que focalizam a literatura infantil no Brasil: Leitura: Teoria &amp; Prática; Tigre Albino; Revista Emília. As análises buscam evidenciar as principais questões levantadas, nesses periódicos, no que tange às dimensões pedagógicas da literatura infantil. Antes dos resultados das análises, contudo, o artigo apresenta uma breve retrospectiva histórica das principais questões envolvendo literatura infantil e pedagogia. Os resultados das análises permitiram concluir que a maior parte dos artigos enfatiza a importância da literatura para a formação do sujeito, trazendo propostas e sugestões para que sejam salvaguardadas as dimensões lúdica e artístico-literária da literatura infantil na escola e em outros espaços de formação.<hr/>Abstract In this paper we present a review of the field of study that links children's literature and pedagogy, based on the analysis of 69 articles published in three journals that focus on children's literature in Brazil: Leitura: Teoria &amp; Prática; Tigre Albino; Revista Emília. Through the analysis, we seek to highlight the main issues raised in these journals regarding the pedagogical dimensions of children's literature. Before the results of the analysis, however, we present a brief historical retrospective of the main issues involving children's literature and pedagogy. The results showed that, on the one hand, most of the articles emphasize the importance of literature for the formation of the subject, on the other hand, they present suggestions to safeguard the playful, artistic and literary dimensions of children's literature in schools. <![CDATA[Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200047&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Em uma sociedade com profundas transformações tecnológicas e culturais, que modificam não apenas as relações entre as artes, mas também as relações que os indivíduos têm com o mundo simbólico, qual é o lugar do leitor? Como formar um leitor atualmente? Qual a razão para se continuar a ensinar literatura? Partindo de pressupostos teóricos da educação comparada, da teoria dos polissistemas e do letramento literário, buscar-se-á encontrar caminhos de respostas a essas questões, analisando duas configurações paradigmáticas da literatura infantil: as relações com a escola e o livro e, com eles, o processo de aprendizagem da escrita e da formação do leitor, com o objetivo de oferecer, a partir da posição ocupada pelo sistema literário infantil, um horizonte de reflexão sobre o ensino da literatura e a formação do leitor em nossa sociedade pós-literária.<hr/>Abstract In a society with deep technological and cultural transformations that change not only the relationship between the arts, but also the relationships that individuals have with the symbolic world, which is the place of the reader? How to educate a reader today? What is the reason to keep teaching literature? Starting from theoretical assumptions of comparative education, the theory of polysystem and the literary literacy, we will seek to find paths to answer these questions by analyzing two paradigmatic patterns of children's literature. The analysis will cover the school and the book and, within them, the learning process of writing and of reader's education with the purpose of offering, from the children's literary system location, a horizon of reflection on the teaching of literature and the reader's education in our post-literate society. <![CDATA[Ecos da poesia no leitor mirim]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200067&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo relata, a partir de pesquisa empírica, como estudantes de 4° ano do Ensino Fundamental configuram o poético, por meio do estudo orientado de poemas veiculados em obras selecionadas pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Parte de investigação maior, o artigo propõe procedimentos mediadores para o poema "O eco", de Cecília Meireles, problematizando o letramento poético. A investigação apoia-se principalmente em Huizinga e Kirinus. O problema posto justifica-se em virtude de a formação de leitores ser um desafio para o âmbito educacional e para a criação e a manutenção de políticas públicas. O artigo contribui para apresentar possibilidade de inserção escolar do acervo do PNBE e aponta caminhos para o desenvolvimento do poético, que tende a ser pouco explorado na escola.<hr/>Abstract This article aims to investigate, based on an empirical research, how fourth-grade students constitute the poetical value, through a mediated study of poems, presented in collections of the School Library National Program (PNBE). Part of a larger research, this article proposes certain mediation procedures to be applied to the poem "O eco", by Cecília Meireles, discussing the poetic literacy. This investigation is based mainly on Huizinga and Kirinus. As the process of reader formation is considered a challenge for the educational framework and for the creation and maintenance of public policy, this investigation is easily justified. This paper contributes to present a possibility of school insertion on PNBE collections, pointing ways to the poetic development, which tends to be insufficiently explored in schools. <![CDATA[Política de leitura na Educação Infantil: da gestão ao leitor]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo tem como objetivo investigar política de implantação, na Educação Infantil, do Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE. Adotando uma abordagem quanti-qualitativa, analisa-se o percurso do acervo de livros da gestão até o leitor. O corpus é constituído de 21 Centros Municipais de Educação Infantil da Rede de Ensino de Natal-RN, Brasil, de um universo de 69. Dados derivam de entrevista semiestruturada com gestores da Secretaria Municipal de Educação. Resultados indicam que a política descentralizadora de gestão do programa descompromete os atores de responsabilidade em sua implantação. Assim, a despeito de grande investimento, leitores, em rito iniciático, passam fome de leitura, ilhados por caixas de tesouros fechadas.<hr/>Abstract This article investigates the National Program Library in the School (Programa Nacional Biblioteca da Escola-PNBE) policy in early childhood education. It analyses the journey of the collection of books from the managers to the reader adopting a quantitative-qualitative approach. The corpus encompasses 21 Municipal Centers of Early Childhood Education Network out of 69 units, located in Natal - Rio Grande do Norte, Brazil. Data comes from semi-structured interviews with administrators of the Municipal Secretary of Education. Results indicate that decentralizing management of the Program releases the agents from their responsibilities' towards the implementation of the policy. Therefore, despite great investments, the readers in initial processes of reading have their needs neglected, surrounded by closed treasure boxes. <![CDATA[Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária.<hr/>Abstract It is intended in this article to demonstrate that in children's books, the dialogical relationship and intersemiotic fusion between verbal and iconic languages create a poetic atmosphere of real meaning that seems indispensable in aesthetic-literary formation of the pre-reading child. In fact, in the hermeneutical process of appropriation and construction of meanings, alone or by the hand of an adult-mediator, the child is a co-creator of the textual universe, engaging an enunciative journey of intense interpretative cooperation. It is also intended in this article to question the place of books in the kindergaten and their contribution to the cognitive, social and emotional development of children in preschool age, giving to the adult-mediator a decisive role in this construction process particularly through the use books of aesthetic and literary quality. <![CDATA[Encontros e desencontros de crianças e adultos na Educação Infantil: uma análise a partir de Martin Buber]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200135&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo apresenta pesquisa sobre práticas e interações em creches e pré-escolas, identificando convergências e divergências. O referencial teórico se baseia na filosofia do diálogo de Martin Buber, e o metodológico, na sociologia da infância, em que as contribuições de Corsaro e Ferreira possibilitam compreender interações e práticas de crianças e adultos em sete instituições de Educação Infantil. Os resultados evidenciaram nas creches: (i) positividades (escuta das crianças, relação dialógica, presença do outro; respeito às crianças; responsabilidade do adulto e preocupação com a qualidade); e (ii) ambiguidades (práticas repetitivas, intenção de ensinar). E nas pré-escolas: (i) alguma positividade (atividades de criação e diálogo); e (ii) negatividades (invisibilidade da criança, atividades instrucionais sem favorecer a expressão infantil; humilhação, constrangimento e anonimato das crianças).<hr/>Abstract This paper presents research focused on children and adults interactions in crèches and preschools, identifying similarities and contrasts. The theoretical framework is based on Martin Buber´s philosophy of dialogue and the methodology is based on Sociology of Childhood, specially Corsaro and Ferreira, and their contributions to comprehend the interactions between children and adults in the seven Early Childhood institutions. The crèches present (i) positive aspects (listening to the children, dialogical relationship, presence of the other; respect for the children; adult responsibility and concern for quality) and (ii) ambiguities (repetitive practice, intention to instruct. The pre-schools evidence: (i) positive aspects (creative activities and dialogue); and (ii) negative aspects (invisibility of the child, instructional activities without favoring child expression; humiliation, constraint and anonymity of the children). <![CDATA[L. S. Vigotski e o ensino de arte: "A educação estética" (1926) e as escolas de arte na Rússia 1917-1930]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Problematizam-se, neste artigo, as relações entre "A educação estética" (1926), de Lev S. Vigotski, e o contexto de reestruturação da educação e do ensino das artes após a Revolução Russa de outubro de 1917. Trata-se de pesquisa bibliográfica que operou um diálogo entre Vigotski e os historiadores que estudaram as escolas de arte anteriores e posteriores à Revolução de 1917. Orientaram as análises as seguintes questões: as ideias de Vigotski sobre estética estavam em consonância com as práticas estabelecidas nessas novas instituições? Como essas ideias se relacionavam com as políticas para o ensino de arte no período? Constatou-se que "A educação estética" foi forjada na experiência prática de Vigotski em diálogo com a arte e a ciência de sua época, pautada em pensamento independente dos encaminhamentos oficiais, mas cuja qualidade das reflexões e dos princípios garante a atualidade e a potência da obra para pensar o ensino de arte hoje.<hr/>Abstract This article discusses the relationship between "The Aesthetic Education" (1926) by Lev S. Vigotski and the context of restructuring education and teaching of the arts after the Russian Revolution of October 1917. This bibliographical study creates a dialogue between Vigotski and historians who have researched the art schools before and after the Revolution of 1917. The following issues guide the analysis: Were Vigotski's ideas on aesthetics consistent with established practices in these new institutions? Were these ideas related to policies for teaching art in the period? We concluded that "The Aesthetic Education" was forged on Vigotski´s practical experience in dialogue with the art and science of his time. The author remained independent of the official thinking, what keeps his work relevant and powerful to think about teaching arts today. <![CDATA[Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200177&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Com o objetivo de problematizar facetas das condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil e seu desenvolvimento profissional, utilizaram-se dados da pesquisa "Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica: configurações, impasses, impactos e perspectivas", realizada em 12 estados brasileiros e suas capitais. Analisaram-se os planos de carreira, no que se refere a: formação para o ingresso na profissão; jornada de trabalho; incentivos para a formação continuada; progressão na carreira. Verificou-se a necessidade de avanços no ingresso por concurso público, no estabelecimento de uma jornada de tempo integral e na regulamentação de licenças que permitam a formação continuada rumo à configuração de uma carreira que contribua para a necessária valorização política e social da profissão. Apesar da importância dos professores para a promoção de uma educação de qualidade, vários problemas ainda precisam ser enfrentados, a fim de garantir condições efetivas de trabalho aos docentes.<hr/>Abstract Aiming to discuss aspects of the working conditions of teachers of basic education in Brazil and their professional development we used data from the survey "Remuneration of public elementary schools teachers: settings, deadlocks, impacts and perspectives" held in twelve Brazilian states and their capitals. We analyzed the career plans, with regard to: level of training/formation to start the profession; weekly working hours; incentives for continuing training/formation; advancement/progression in the career. It was observed the need of improvements in three important aspects - the expansion of tenure track hiring , the establishment of a full-time working day and the regulation of leave of absences for continuing education - in order to establish a professional career that contribute to the necessary political and social value of the profession. Despite the importance of teachers to promote quality education, several issues still need to be addressed in order to ensure effective working conditions for teachers. <![CDATA[Apelo ao consenso e impossibilidades da retórica: o caso do XI governo constitucional português]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Neste artigo analisa-se como se formulou o apelo ao consenso no discurso pedagógico oficial do XI governo constitucional português, considerando os valores orientadores do processo de decisão e as crenças associadas ao impacto da política educativa e os seus resultados, em termos dos consensos alcançados na relação com os partidos políticos com representação parlamentar. Verificou-se ter sido uma construção retórica feliz do discurso, a desencadear, para além da concordância naturalmente pressuposta como consenso de base com o partido que apoiava parlamentarmente o governo, uma disposição para a ação dos outros partidos políticos com representação parlamentar. Tratou-se, contudo, de um consenso possibilitado pela ambivalência característica entre a convicção e a persuasão que se associa a qualquer consenso obtido por meios retóricos e não de decisões de motivação racional originadas por um discurso pedagógico oficial convincente.<hr/>Abstract In this article we analyse how the appeal to a consensus was made in the official pedagogic discourse of the 11th Portuguese constitutional government. We have taken into consideration the guiding values of the decision process and the beliefs associated with the impact of the educational policy, and its results in terms of the consensus reached in the relationship with the political parties represented in Parliament.We have found that it was a successful rhetoric construction of the discourse that triggered, besides the agreement naturally presupposed as the basis of consensus with the party that parliamentary supported the government, a willingness to act in the other political parties represented in Parliament. Nevertheless, this consensus was achieved by the typical ambivalence between conviction and persuasion that is associated with any consensus reached through rhetorical means and not by decisions of rational motivation that may have been prompted by a convincing official pedagogic discourse. <![CDATA[Ensino de Psicologia na formação de professores: uma aproximação com diálogos possíveis]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Diante da dimensão de cada ciência, se faz necessário elaborar propostas curriculares para o direcionamento do ensino desses campos científicos. Quais seleções foram realizadas para pensar a colaboração da psicologia na formação de professores? Com essa inquietação como norte, elaborou-se um estudo descritivo sobre as disciplinas de Psicologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio das ementas fornecidas pela secretaria da Faculdade. A análise dos documentos revelou a clara falta de sistematização, e a semelhança entre as formações em diferentes Licenciaturas foi apenas uma das questões abordadas na discussão do trabalho, que buscou tensionar as relações entre Psicologia e Educação, que, embora apresentem interesses mútuos, no diálogo institucional, parecem não se encontrar.<hr/>Abstract Due to the scope of each science, it is necessary to develop curriculum proposals for the direction of teaching these scientific fields. Which selections were made to make possible the use of Psychology in teacher training? Based on an exploratory study on the Psychology courses offered as part of the curriculum in the Faculty of Education of the Federal University of Rio Grande do Sul through the syllabus provided by the secretariat of the School. The documents show a clear lack of systematization and or even similarity between the curriculum of different degrees. Finally, the study seems to support the idea that the relations between Psychology and Education in this curriculum, although based on similar interests, do not seem to engage in an institutional dialogue. <![CDATA[Paul Ricoeur: a ética da solicitude questiona a educação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200235&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio busca apresentar a ética da solicitude de Paul Ricoeur como um questionamento para a educação. Ricoeur buscou em sua ética distinguir a moral da ética, priorizando essa, mas colocando a moral como núcleo dela. Para o autor, trata-se de visar à vida boa com o outro em instituições justas. O autor insere a questão ética no problema da identidade narrativa de si mesmo como um outro. Ricoeur caracteriza a ética como um aceitar o outro como um si mesmo, visto que, se posso me perceber como um outro, posso também aceitar o outro como a mim mesmo. Esse movimento implica na justiça, quando referido às instituições.<hr/>Abstract This essay presents Paul Ricoeur's ethics of solicitude as a challenge to education. Ricoeur proposes a distinction of ethics from moral, but including moral as the core of ethics. To him, the aim is a good life with the other, in fair institutions. Ricoeur engages the question of ethics in the self-narrative as a other. Ricoeur states that if it could be possible to see myself as another, it could be also possible to see the other like my self. According to him, this process implies justice, if it is related to institutions. <![CDATA[Da ponta da língua ao bico da pena à tela do computador: o manuscrito de Alice]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000200255&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio busca apresentar a ética da solicitude de Paul Ricoeur como um questionamento para a educação. Ricoeur buscou em sua ética distinguir a moral da ética, priorizando essa, mas colocando a moral como núcleo dela. Para o autor, trata-se de visar à vida boa com o outro em instituições justas. O autor insere a questão ética no problema da identidade narrativa de si mesmo como um outro. Ricoeur caracteriza a ética como um aceitar o outro como um si mesmo, visto que, se posso me perceber como um outro, posso também aceitar o outro como a mim mesmo. Esse movimento implica na justiça, quando referido às instituições.<hr/>Abstract This essay presents Paul Ricoeur's ethics of solicitude as a challenge to education. Ricoeur proposes a distinction of ethics from moral, but including moral as the core of ethics. To him, the aim is a good life with the other, in fair institutions. Ricoeur engages the question of ethics in the self-narrative as a other. Ricoeur states that if it could be possible to see myself as another, it could be also possible to see the other like my self. According to him, this process implies justice, if it is related to institutions.