Scielo RSS <![CDATA[Pro-Posições]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-730720160003&lang=pt vol. 27 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Teacher formation: reflection from the curriculum and subjective body (body leib)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen En el siguiente ensayo se ubican algunas consideraciones de lo educativo en Latinoamérica, los sueños y las emergencias que se develan a partir de lo que está aconteciendo en este escenario. Partiendo de allí, se exponen consideraciones sobre la formación de maestros y el tránsito entre el modelo técnico y el modelos reflexivo, en tal cuestión se soporta la concepción de didáctica y como esta, en su avance teórico y experimental está sujeta al modelo cognitivo de racionalidad técnica. También se hacen apreciaciones sobre lo denominado como cuerpo subjetivo y las posibles consideraciones para aportar en la didáctica y la formación del maestro si se está pensando en procesos educativos identitarios desde lo latinoamericano.<hr/>Abstract: In the following essay some of the educational realities in Latin America, dreams and emergencies that are revealed from what is happening in this scenario, starting from there are located, some considerations on the teachers of formation and their path is exposed between the technical model and reflective model in the design of such an issue is supported teaching and how this, in its theoretical and experimental progress is subject to the cognitive model of technical rationality. Assessments of what termed as subjective body (body leib) and make possible considerations for both teaching and teacher formation if you are thinking of identity from the Latin American educational processes are also made. <![CDATA[Percepção e conhecimento de futuros professores sobre seus processos de aprendizagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este trabalho objetivou levantar os conhecimentos que os futuros professores tinham a respeito de suas estratégias de aprendizagem. Participaram 62 estudantes, de cursos de Pedagogia e Matemática, de uma universidade pública e outra particular de dois estados brasileiros. Os dados foram coletados por meio do Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor e examinados pela análise de conteúdo. Os resultados mostram não só que os estudantes que aspiram ser professores refletem sobre sua aprendizagem e se preocupam em processar a informação de maneira mais profunda, mas também que o autoconhecimento se constitui em instrumento importante para ajudar alunos a aprender a aprender. Do total de participantes, 70% declararam utilizar estratégias cognitivas, enquanto somente 30% mencionaram as metacognitivas. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional de formação do professor.<hr/>Abstract This study was targeted at assessing the knowledge of future teachers about their own learning strategies. The sample was composed of 62 students from pedagogy and mathematics courses, of public and private universities of two Brazilian states. Data was collected using the Future Teacher Self-reflection of Learning and Metacognition Activation Protocol and examined by content analysis. Results showed not only that the students reflect on their learning and are concerned with deep processing of information, but also that self-reflection can be an important tool to help students learn how to learn. Of the total sample, 70% reported using cognitive strategies while only 30 % mentioned the metacognitive ones. It can be inferred that there is lack of adequate instruction regarding the use of learning strategies in the context of teacher education.<hr/>Resumen Este trabajo objetivó plantear los conocimientos que los futuros profesores tenían respecto a sus estrategias de aprendizaje. Participaron 62 estudiantes de cursos de pedagogía y matemáticas, de una universidad pública y otra particular de dos estados brasileños. Se recogieron los datos a través del Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem do Futuro Professor, que fueron examinados por el análisis de contenido. Los resultados mostraron que los estudiantes que aspiran ser profesores reflexionan sobre su aprendizaje y se preocupan en procesar la información con mayor profundidad y que creen que el autoconocimiento es una herramienta importante para ayudar a los alumnos a aprender cómo aprender. De los de participantes, 70% reportaron utilizar estrategias cognitivas y solamente el 30% mencionaron las metacognitivas. Se sugiere que haya falta de instrucción adecuada cuanto al uso de estrategias de aprendizaje en el contexto educacional de formación del profesorado. <![CDATA[Avaliação em Dança: o caso dos festivais universitários da Educação Física]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O presente artigo versa sobre a possibilidade de ampliar o foco avaliativo dos cursos de Educação Física na disciplina de Dança, trazendo os festivais como uma ferramenta neste processo, para possibilitar ao aluno uma visão sistêmica desse componente curricular. O objetivo principal é verificar com 57 graduandos envolvidos na disciplina "Fundamentos da Dança", em um curso de Bacharelado em Educação Física alocado em uma universidade federal, a sua visão como participantes de um festival de dança, vinculado a um sistema avaliativo. A metodologia seguiu o caminho da pesquisa qualitativa do tipo transversal e descritiva. A coleta de dados ocorreu pela entrevista estruturada e a análise, pela Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os alunos reconhecem ser o festival um importante e atraente instrumento de avaliação, pois possibilita aprendizagens para além das competências técnicas, mas ressaltam a questão da obrigatoriedade de sua participação, bem como a exposição dos alunos nas apresentações coreográficas do evento.<hr/>Abstract The purpose of this article is to enlarge the discussion about assessment in Physical Education undergraduate trough the dance class, defending dance festivals as a tool of the education by proposing to the students a systemic view of this curricular component. The main objective is to check with the 57 students involved in the dance class in a Physical Education Graduate, located in a federal university, their vision as participants of a dance festival and its connection to an assessment system. The methodology followed the path of cross and descriptive qualitative research. The data was collected using interview and the analyses by Content Analyses. The results show that students recognize the festival as an important and attractive assessment tool that enables learning in addition to technical skills, but stressed the issue of obligation to their participation, as well as exposure of students in choreographic presentations of the event. <![CDATA[Expansões e desigualdades no acesso e egresso dos alunos para o ensino superior na Argentina]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300081&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen El presente artículo analiza los cambios en la composición social de la matrícula de educación superior operados en el período 2004-2012 en la Argentina, con especial énfasis en la caracterización socioeconómica de la población estudiantil. Por una parte explora las relaciones entre educación universitaria y no universitaria (terciario) y por otra, entre las dinámicas de expansión del nivel medio y superior. La estrategia metodológica de la investigación es de corte cualitativa complementada por el uso de fuentes estadísticas. La hipótesis del trabajo plantea que los sistemas "amplios" de acceso a la educación superior, como los de la Argentina, configuran dinámicas de expansión y selectividad para el acceso a la misma que se relacionan fuertemente con las lógicas de ampliación de la matrícula en el nivel secundario y con la conformación de circuitos de educación diferenciados según los ingresos.<hr/>Resumo Este artigo analisa as mudanças na composição social das matrículas no ensino superior operados no período 2004-2012, na Argentina, com especial ênfase na caracterização socioeconômica da população estudantil. Por uma parte, explora a relação entre educação universitária e não universitária (ensino terciario), e por outra parte, a dinâmica de expansão entre Ensino Médio e Ensino Superior global (universitária e não universitária). A estratégia metodológica da pesquisa é de tipo qualitativo, complementada com fontes estatísticas. A hipótese de trabalho propõe que os sistemas de acesso "mais abertos" de Ensino Superior, como na Argentina, têm uma dinâmica de expansão e seletividade no acesso que se relacionam fortemente com a lógica da expansão do Ensino Médio e a configuração de circuitos de educação diferenciada de acordo aos níveis de renda.<hr/>Abstract This article analyzes the changes in the social composition of enrollment in Higher Education operated in the period 2004-2012 in Argentina, with special emphasis on the socio-economic characterization of the student population. On the other hand, explores the relationship between university and tertiary education on the one hand and between the dynamic expansion of secondary and higher The methodological strategy is qualitative research complemented by cutting the use of statistical sources. The working hypothesis states that the "large" systems of access to Higher Education, such as Argentina, configure dynamic expansion and selectivity for access to Higher Education that relate strongly with the logic of expanding enrollment in the secondary level and the circuit configuration of differentiated education based on income. <![CDATA[O deslize do alternativo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este ensaio procura fazer a ideia de "alternativo" deslizar sobre a cadeia significante: ao buscar os seus limites, quer ventilar novos sentidos, dar vazão aos seus acontecimentos e devires vivos. Sendo fomentada no con-texto da contracultura e institucionalizada na educação por meio das "escolas alternativas", pretende-se pensá-la nos seus movimentos, como um movimento, não uma escola. O "alternativo" seria, assim, uma linha de fuga aos processos educativos institucionalizados que retêm as suas potências expressivas numa dimensão programática - quando o mecânico toma o lugar do maquínico. É testada, no limite, a hipótese de uma pedagogia potencial, alimentada eticamente pelos bons encontros e na força da liberdade, aquilo que afete o pensamento e desencadeie a capacidade de agir dos sujeitos pré-larvares, inacabados, em equilíbrio metaestável.<hr/>Abstract This essay tries to make the idea of "alternative" slip over the significant chain: by searching its limits, it wants to ventilate new meanings giving flow to its happenings and alive becomings. Being feed in the con-text of counterculture and being institutionalized in education through "alternative schools", the "alternative" is rethought there by its movements, as a movement, not as a "school". The "alternative" would be then a line of flight escaping from the institutionalized educational processes that arrest the expressive potencies into a programmatic dimension - when the mechanic takes over the machinery. Therefore, the hypothesis of a pedagogy of potency, ethically feed by good encounters and power of liberty, is proved at its very limit, a kind of pedagogy capable of affect thought and unchain the capacity of acting of pre-larval subjects, unfinished, in metastable equilibrium. <![CDATA[Memórias de um Sargento de Milícias Educação primária e trabalho livre no tempo d'el-rei]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300121&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo, por intermédio da releitura do romance-folhetim Memórias de um sargento de milícias (1852-1854), de Manuel Antonio de Almeida, e de um diálogo circunstanciado com o célebre ensaio "Dialética da malandragem" (1970), de Antonio Candido, busca analisar e interpretar a situação da escola e dos ofícios representados ironicamente no romance-folhetim. Tomando a ironia como gênero moral e defensivo, considera-se que a crítica peculiar dirigida à educação e ao trabalho no tempo d'el-rei se constrói dentro de uma perspectiva moralizante e não dentro da lógica do "mundo sem culpa", característico da dialética da malandragem.<hr/>Abstract Through the review of the feuilleton "Memórias de um sargento de milícias (1852-1854), by Manuel Antonio de Almeida, and a dialogue established with the celebrated essay "Dialectic of Malandroism" (1970), by Antonio Candido, this article aims to analyze and interpret the situation of both the school and the crafts ironically represented in the feuilleton. Taking irony as a moral and defensive genre, the peculiar criticism towards education and labor at the king's time is perceived as built within a moralizing perspective, rather than in the "guiltless world" logic, characteristic of the dialectic of malandroism. <![CDATA[Migração de classe e vergonha cultural: trajetórias ascendentes entre a crítica e o reconhecimento das hierarquias simbólicas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300153&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo discute certas formas de violência simbólica que acometem indivíduos em migração de classe, marcados por critérios de julgamento inconciliáveis. Tendo como fonte principal 30 entrevistas com membros das classes altas de São Paulo - realizadas no âmbito de uma pesquisa maior que coletou manuais de etiqueta, material de imprensa, críticas e estatísticas culturais -, ele analisa trajetórias e atributos que ensejam experiências de vergonha cultural, argumentando que o percurso ascensional não se faz acompanhar apenas pela deferência dispensada aos que "sobem na vida", mas também por algumas das modalidades mais universais de sofrimento social, tais como a percepção do baixo valor atribuído a si (e aos seus) no universo de destino, a evocação de uma herança cultural negativa, a interiorização de disposições dominantes e o desaparecimento progressivo dos usos corporais conciliados com os códigos culturais predominantes nas classes populares.<hr/>Abstract The article discusses some forms of symbolic violence that affect individuals during class migration that are marked by irreconcilable judgment criteria. Its sources are mainly thirty interviews with members of the upper classes of São Paulo - conducted within a larger research that collected etiquette manuals, press material, cultural critics and statistics. It analyses trajectories and attributes that lead to cultural shame, arguing that social ascension is not accompanied only by the deference given to those who experience upward mobility, but also by some of the most universal forms of social suffering. The latter can be the perception of low value attributed to oneself (and to one's family) in the universe of destination, the evocation of a negative cultural heritage, the internalization of dominant dispositions and simultaneous rejection of dominated dispositions. <![CDATA["Actos que a decência manda calar": aspectos da relação entre escola, magistério e sexualidade no século XIX]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Estudos apontam que a escolarização no século XIX foi marcada por experiências diversificadas, como o enfrentamento de desafios resultantes da atuação de professores, das relações estabelecidas entre eles e seus alunos, do espaço físico em que se realizava o ensino e dos princípios morais e culturais defendidos naquele tempo. Com base em documentos oficiais da Instrução na capital do Império Brasileiro, este artigo procurou refletir acerca de algumas experiências vividas nos espaços escolares, relacionadas a princípios morais, sexualidade e magistério. Desta feita, foram analisados os procedimentos arrolados na apuração de supostos crimes, as autoridades envolvidas e as legislações em vigor. Considerando o protagonismo dos docentes, o estudo propôs refletir acerca daquilo que se entendia como modelo ideal do magistério e, da mesma forma, sinalizar para importância de maior alargamento dos temas e dos interesses da historiografia da educação.<hr/>Abstract Studies show us that Education in the nineteenth century was marked by diverse experiences like facing challenges resulting from the performance of teachers, the relationships established between them and their students, the environment and principles that was sustained. Based on Instruction of official documents in the Brazilian Empire's capital, this article aims to reflect on some experiences in school environments, related to morals, sexuality and teaching. The procedures listed were analyzed in the investigation of alleged crimes, the authorities involved and the laws in force. Considering the role of teachers, the study aimed to reflect on what was understood as an ideal model of teaching and, similarly, signal for further enlargement of the topics and historiography of the interests of Education. <![CDATA[Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação.<hr/>Abstract In this article, the preservationist practices of the Centre for the Memory of Education of the Education College in the University of Campinas (CME/FE-Unicamp) is analyzed. The purpose of this study is dual. It proposes an exploration, on the one hand, the memory as theme of historiography study. It seeks, on the other hand, to analyze the CME/FE-Unicamp purpose transformations between 2001 and 2015. We argue that, in its specific historical configuration, the CME/FE-Unicamp may be productive path for educational memory studies. In this approach, the CME/FE-Unicamp will be presented as one of the institutions that have positively contributed to the thinking of some of the dilemmas between memory and education. <![CDATA[Um olhar sobre desafios da gestão didático-pedagógica no Ensino Superior]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300221&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Tratar da gestão na Educação Superior remete a considerar princípios que vêm fundamentando políticas no âmbito da relação de indissociabilidade institucional-pedagógica nesse nível de ensino. Nessa direção, o presente texto versa sobre a possibilidade de um lugar de ensino sistematizado que leve em conta questões de ordem didático-pedagógica na gestão no Ensino Superior, refletindo sobre a relação institucional-pedagógica nesse cenário. O estudo tem como foco a compreensão de que uma gestão democrática se concretiza a partir das tensões e dos conflitos presentes no cotidiano. Por um lado, a gestão nesse contexto evidencia demandas apresentadas aos docentes que atuam no setor público, decorrentes de exigências dos processos avaliativos que trazem como consequência ações de produtividade as quais vêm acarretando a intensificação do trabalho docente. E, por outro lado, ela indicia possibilidades de alargar uma atuação colegiada nos processos decisórios dos rumos da gestão no Ensino Superior.<hr/>Abstract Dealing with management in higher education refers to consider principles that are justifying politics within the institutional and pedagogical inseparability relation in Higher Education. In addition, the present research deals with the outline of a place for didactic and pedagogical order issuesin the management of higher education, reflecting about the institutional and pedagogical relation of management in this scenario. Moreover, it focuses on the comprehension that a democratic management comes true in the tensions and conflicts present in daily life. On one hand, contextualizing demands presented to professors that work in the public sector thanks to the evaluation processes requirements that brings as a consequence the productive actions, which are resulting in an intensification of the teaching work. And, on the other hand, indicating possibilities to widen a collegiate action in the decision processes of the higher education management paths. <![CDATA[Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300237&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo discute, com base na análise da alocação de alunos em um polo de matrícula, a distribuição de oportunidades educacionais e a existência de possíveis mecanismos de segregação escolar em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. O objetivo é compreender a distribuição dos alunos entre escolas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, analisando as ações das famílias e da direção das escolas. O estudo combinou análises quantitativas e qualitativas. Utilizou-se a base de dados da Secretaria Municipal de Educação para análise dos padrões de envio de alunos. Realizaram-se entrevistas com 30 famílias e 3 diretores, para compreender os critérios das famílias para escolha de escolas, as estratégias para acessá-las e os procedimentos de matrícula adotados pelos gestores. Os resultados apontam a existência de padrões para envio de alunos a escolas com características semelhantes e mostram que as famílias seguem caminhos distintos para conseguir vagas nas escolas e que a direção das escolas tem papel ativo na seleção do alunado.<hr/>Abstract This work discusses the distribution of educational opportunities and the existence of mechanism related to school segregation in the city of Rio de Janeiro educational system. In order to do so, it relies on student distribution analysis in a set of schools. The aim is to understand the distribution of pupils among schools in the transition from the fifth to sixth grade of elementary education by analyzing families and school administration`s actions. The study has combined quantitative and qualitative analysis. The analyses of the patterns of pupils exchange among schools were conducted using Local Educational Bureau datasets. We have conducted interviews with 30 families and three school principals to apprehend families´ criteria to choose and strategies to access schools and the enrollment procedures adopted by school principals. The results suggest patterns of pupils exchange between schools that bear similar profiles. They show that families follow distinctive paths to reach the places at schools and that principals play an active role in pupils' selection. <![CDATA[ALESSI, Viviane Maria. Rodas de conversa: uma análise das vozes infantis na perspectiva do círculo de Bakhtin. Curitiba: Editora UFPR, 2014. 198p.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072016000300265&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este estudo discute, com base na análise da alocação de alunos em um polo de matrícula, a distribuição de oportunidades educacionais e a existência de possíveis mecanismos de segregação escolar em escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. O objetivo é compreender a distribuição dos alunos entre escolas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, analisando as ações das famílias e da direção das escolas. O estudo combinou análises quantitativas e qualitativas. Utilizou-se a base de dados da Secretaria Municipal de Educação para análise dos padrões de envio de alunos. Realizaram-se entrevistas com 30 famílias e 3 diretores, para compreender os critérios das famílias para escolha de escolas, as estratégias para acessá-las e os procedimentos de matrícula adotados pelos gestores. Os resultados apontam a existência de padrões para envio de alunos a escolas com características semelhantes e mostram que as famílias seguem caminhos distintos para conseguir vagas nas escolas e que a direção das escolas tem papel ativo na seleção do alunado.<hr/>Abstract This work discusses the distribution of educational opportunities and the existence of mechanism related to school segregation in the city of Rio de Janeiro educational system. In order to do so, it relies on student distribution analysis in a set of schools. The aim is to understand the distribution of pupils among schools in the transition from the fifth to sixth grade of elementary education by analyzing families and school administration`s actions. The study has combined quantitative and qualitative analysis. The analyses of the patterns of pupils exchange among schools were conducted using Local Educational Bureau datasets. We have conducted interviews with 30 families and three school principals to apprehend families´ criteria to choose and strategies to access schools and the enrollment procedures adopted by school principals. The results suggest patterns of pupils exchange between schools that bear similar profiles. They show that families follow distinctive paths to reach the places at schools and that principals play an active role in pupils' selection.