Scielo RSS <![CDATA[Pro-Posições]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-730720130003&lang=pt vol. 24 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Apresentação do dossiê <i>"Bebês e crianças bem pequenas em contextos coletivos de educação"</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Como aceder ao desejo das crianças pequenas e como sustentá-lo?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pesquisas realizadas há mais de quarenta anos nas creches francesas permitem mapear, por meio das mudanças surgidas com as transformações da sociedade ou da instituição, de que forma pode advir o desejo das crianças pequenas. Mediante a produção de espaços-tempos e agenciamentos pode, então, ocorrer o que Félix Guattari denomina grupo-sujeito e, com Gilles Deleuze, agenciamentos coletivos de enunciação que, como sugerimos, constroem uma memória comum que anula o tempo, sempre pronta a se refazer.<hr/>Forty years researching daycare in France have led to mapping, through changes in society or in the institution, how small children's desire occurs. Through agency and the production of space-times, subject-groups, as defined by Felix Guattari, can occur, as well as collective enunciation, according to Giles Deleuze, could be put into practice, building a common memory that neutralizes time, and is always ready to reappear. <![CDATA[<b>Acolher o recém-nascido nas sociedades crioulas do Oceano Índico</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O contexto deste artigo situa-se no Oceano Índico. Trata-se de Mascarenhas, um arquipélago constituído por três ilhas: Reunião (departamento francês de além-mar), Maurício (Estado soberano) e Rodrigues (ilha com estatuto de região autônoma da Ilha Maurício). É possível identificar, nessas três ilhas, um tronco comum de comportamentos culturais associados ao nascimento e à primeira infância. Que costumes são esses? Como se modificam, por influência da sociedade ocidental contemporânea? Colocar-se-á, igualmente, a questão da interpretação dos dados de pesquisa numa sociedade crioula de origens pluriculturais em evolução extremamente veloz. Quais as armadilhas da interpretação? Como se constrói a tradição?<hr/>The Mascarene archipelago in the Indian Ocean consists of three islands: Reunion (Overseas French Department), Mauritius (sovereign) and Rodrigues (island with the status of an autonomous region of Mauritius). On the three islands, it is possible to identify a common core of cultural behavior associated with birth and childhood. What are these costumes? How do they change under the influence of contemporary Western society? The question of how to interpret fieldwork data obtained in a multicultural Creole society that evolves extremely fast is also discussed. What are the pitfalls of interpretation? How is tradition built? <![CDATA[<b>Participação e qualidade do cuidado e da educação na creche</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo explora o valor do conceito de participação como elemento-chave para definir qualidade na Educação Infantil e se apoia em resultados de uma experiência de acompanhamento informal de um conjunto de creches parisienses. Essa experiência, estimulada por trocas franco-italianas, foi desenvolvida no quadro da "Proposta para uma política europeia dirigida para crianças pequenas" formulada pela Rede Enfants d'Europe em 2008, particularmente nos seus princípios 4 e 10, que consideram participação e aprendizagem mútua como ingredientes centrais de qualidade. Neste texto, o foco se dirige para a participação de profissionais nesse processo, inclusive no interior e no exterior das creches. Mudanças paradigmáticas no que diz respeito ao envolvimento dos pais são analisadas e condições necessárias para tais mudanças são discutidas. O artigo identifica possibilidades e desafios que ambientes informais de coaprendizagem podem oferecer ao campo.<hr/>This article explores the value ascribed to participation as a key element for defining quality in early education and care. It draws on findings obtained through informal observations in a number of Parisian day-care centers. This experience, stimulated by French-Italian exchanges, was carried out within the frame of the Proposition for a European Policy for Young Children formulated by the Children in Europe Network in 2008, particularly of its principles 4 and 10. These principles consider participation and mutual learning as core ingredients of quality. In this article, the focus is on professionals' participation in this process as well as on participation inside and outside the day-care centers. Paradigmatic changes concerning parents' participation are analysed and conditions for changes are discussed. More generally, the article highlights possibilities and challenges that informal settings of co-learning can offer to the field. <![CDATA[<b>Cuidando ou tomando cuidado? agressividade, mediação e constituição do sujeito - um estudo de caso sobre um bebê mordedor em creche</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O desenvolvimento do bebê é entendido, neste estudo, como biologicamente cultural e constituído por processos de mediação, inicialmente externa. Uma situação de crise foi investigada. O estudo de caso de um bebê mordedor (Vítor, 12 meses) foi oriundo de um projeto que acompanhou bebês em creche. A análise microgenética foi conduzida em material empírico formado pelo entrelaçamento de videogravações e entrevistas, tendo como base pressupostos histórico-culturais. Verificaram-se processos de mediação relacionados tanto a períodos particulares como ao drama das relações. A mediação foi dirigida não só à criança em estudo, como às educadoras e às demais crianças. Inicialmente, valorizou-se a aproximação entre estas, promovendo vínculos. Posteriormente, como Vítor revelasse comportamentos agressivos, passou-se a tomar cuidado com ele. Apesar da sua idade, as práticas pautavam-se em concepções ligadas a crianças maiores e adolescentes. O comportamento do bebê foi entendido como inato ou como problema de personalidade, o que levou ao seu relativo isolamento. No entanto, por meio de um referencial histórico-cultural, buscou-se novo olhar: a mediação representou um processo dialógico, com construção conjunta de significações/papéis e participação da criança. Sinaliza-se, aqui, a necessidade de novas investigações, essa discussão sendo particularmente útil à Educação Infantil.<hr/>Development is understood as occurring through mediation processes, which initially are external. To study that, a crisis situation was investigated. The case study of a biting baby was developed within a project which consisted in observing babies in a day care center. A microgenetic analysis was conducted through videorecordings and interviews. Mediation processes were identified, related not only to specific events, as well as to relational dramas. Mediation was not only directed to the boy, but also to caregivers and other children. Initially, the boy's movements of approach toward other children were appraised as promoting bonds. Later on, when behaviors became perceived as aggresive, adults began to be careful with him. Despite his age, adult attitudes towards him were based in conceptions about older children and adolescents behavior. His behavior was perceived as innate or as an indicator of a personality problem, leading the adults to isolate the child. However, based on cultural-historical perspective, mediation is considered a dialogical process, with meaning/role co-constructions, with children participation. The study highlights the need for further investigations, since such discussions are important for childhood education. <![CDATA[<b>Do berço ao berçário:</b> <b>a instituição como morada e lugar de contato</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio aborda o sentido da instituição infantil a partir de uma perspectiva ético-estético-afetiva do viver humano. A abordagem ampara-se em perspectivas filosóficas sobre a existência humana. Os argumentos apresentam o berçário como morada, lugar do viver juntos, instituição que se faz em coletividade, nela e com ela, decorrente do encontro de bebês e adultos. Ao constituir-se como morada dos bebês, o berçário ritualiza e reatualiza a prática pedagógica como lugar de relação entre bebês e adultos, requerendo uma pedagogia do contato.<hr/>This paper aims to discuss the meaning of institutions for children education from an ethical-aesthetic-affective perspective about the human life. The approach is supported by philosophical perspectives on the human existence. The arguments present theday care as home, a living-together place, where things are done collectively, as a result of the encounter between babies and adults. When constituted as a home for the babies, the day care ritualizes and renews the pedagogical practice as a place of rela(c)tion between babies and adults, demanding a pedagogy of contact. <![CDATA[<b>Experiências de mídia-educação</b>: <b>estudando a fotografia no Ensino Médio</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relatam-se resultados de experimento com ensino da leitura crítica de fotografia para alunos do Ensino Médio. As atividades foram elaboradas a partir do conceito internacional de media literacy, que envolve leitura, produção de conteúdo, conhecimento técnico e habilidades para refletir sobre o próprio aprendizado. Foram realizadas quatro oficinas, onde os participantes analisaram imagens dos meios de comunicação, produziram e compartilharam fotos no site Flickr, aprenderam a usar editores de imagens e registraram o aprendizado em blogs individuais. Os resultados sugerem que os estudantes se engajam nas atividades, têm facilidade para aprender procedimentos técnicos necessários à produção de conteúdo, compreendem conceitos relacionados à leitura crítica, mas não conseguem aplicar o conhecimento na vida fora da sala da aula. Eles justificam essa dificuldade pelo fato de não terem oportunidades para se expressar, debater e usar a criatividade no cotidiano da escola. A experiência mostrou que a mídia-educação pode revolucionar práticas escolares desgastadas.<hr/>This paper reports the results of an experiment on critical reading of images for high school students. The activities were designed according to the international concept of media literacy, which involves reading, content production, technical knowledge and skills to reflect on self-learning. Four workshops were held in which participants analyzed photos published in the mainstream media, produced and shared photos on Flickr, learned how to use a cloud computing image editor and reported their learning experience on individual weblogs. The results suggest that students engage with the activities, easily learn technical procedures for media content, understand concepts related to critical reading, but seem not to be able to apply the knowledge in their life outside the workshop room. They justify this difficulty by not having many opportunities to express themselves, to discuss and use creativity in everyday school life. The experience has shown that media education can potentially help to transform worn out pedagogical practices. <![CDATA[<b>Copiar, colar e deletar</b>: <b>a Internet e a atualidade da semiformação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na chamada sociedade da revolução microeletrônica, é possível acessar e conservar indefinidamente as informações e as imagens produzidas, no cotidiano, pelos meios de comunicação de massa. Com efeito, a memória digital permite contactar os dados numa velocidade cada vez mais estonteante. Mas que implicações poderiam ser observadas na esfera educacional em decorrência desse fato? O acesso a tais informações e às imagens realizaria o que Theodor W. Adorno denominou como formação cultural? Diante de tal contexto, insere-se o objetivo deste artigo: refletir sobre a atualidade do conceito de semiformação, tal como foi elaborado por Adorno em meados do século 20, na sociedade cujo acesso às informações e às imagens é principalmente feito por meio da chamada "distração concentrada".<hr/>In the so-called society of the microelectronic revolution it is possible to access and maintain indefinitely information and images produced daily by the mass media. In fact, the digital memory allows contacting data in an increasingly fast speed. But what implications could be noticed within the educational dimension due to this fact? Could the access to this kind of information and these images result in the cultural formation, as named by Theodor W. Adorno? Within this context, the aim of this article is to reflect on how contemporary the concept of semiformation is , as elaborated by Adorno in the middle of the twentieth century, in a society whose way of information and images access is mainly made by the so-called concentrated distraction. <![CDATA[<b>Da pedagogia como arte às artes da pedagogia</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Interessa-nos discutir a condição própria da pedagogia de pretender dar forma ao atuar sobre os sujeitos. Focamos, sobretudo, uma das definições (contestadas) de pedagogia: a que a compreende como arte. Discutimos tal definição, evidenciando que, no tempo presente, com as transformações culturais, parece imperar, muito mais, a noção de artes da pedagogia. Tal noção pode indicar um refinamento que vem ocorrendo nas condições culturais contemporâneas para que os sujeitos se voltem sobre si mesmos, refinem suas artes e passem a operar incessantemente sobre si. Desponta, assim, esse deslocamento da pedagogia como arte (na qual há a necessidade de um educador-artista para dar forma aos sujeitos) para as artes da pedagogia, em que cada um se torna o mestre de si mesmo e atua sobre si, a fim de produzir formas díspares e variadas de vida.<hr/>We intend to discuss pedagogy's particular condition to act upon subjects. We focus on one of the (contested) definitions of pedagogy: the one that understands it as art. We discuss this definition by showing that now, with cultural changes, the notion of the arts of pedagogy seems to rule. This notion may reveal a refinement occurring in the contemporary cultural status for subjects to look at themselves, shape their arts and endlessly work on themselves. We argue that thus a displacement of pedagogy as art emerges - in which there is the need of a educator-artist to shape subjects - for the arts of pedagogy, where everyone becomes his/her own teacher and acts on him/herself to produce distinct ways of life. <![CDATA[<b>O Cine Debate promovendo encontros do cinema com a escola</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo da hipótese-cinema, de Alain Bergala (2008), reconhecemos o cinema como alteridade, pois a experiência com o cinema permite ser o outro, viver em outro território, flanar por diferentes espaços e tempos. Nesse processo, o cinema pode entrar na escola como potência criadora: promover o encontro dos(as) alunos(as) com diferentes experiências estéticas; provocar a dúvida, o questionamento, colocando em xeque o lugar-comum, os padrões socioculturais, as identidades fixas. A experiência com Cine Debate em escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, permitiu problematizar a produção cinematográfica, favorecer a aproximação do cinema com a escola, contribuir para a ampliação do número de filmes brasileiros assistidos, questionar o que consideramos "olhar". Por meio de uma pesquisa qualitativa, percebemos o desejo dos estudantes em aprofundar os temas discutidos, conhecemos seus gêneros cinematográficos preferidos e a frequência com que assistem a filmes. Esse resultado indica a continuidade da experiência com o Cine Debate.<hr/>Taking as its starting point the hypothesis cinema, by Alain Bergala (2008), we recognize cinema as otherness, because, from experience with the cinema, we can be the other, live in the other's territory, fly through different spaces and times. In this process, the cinema may enter the school as a creative potential; to promote the meeting of students with different aesthetic experiences, to provoke doubts and questioning the common-place, the social and cultural patterns, the fixed identities. The experience with cinema-debate in public schools in Rio de Janeiro and Niterói, allowed us to discuss cinematographic production, favor the convergence between cinema and school, contribute to increase the number of Brazilian films seen, question what we consider "to look". Through a qualitative research, we could see the students' desire to go deeper into this discussion, to learn about the film genres they prefer and, how often do they go to the movies. These results recommend the continuity of the experience with cinema-debate. <![CDATA[<b>O corpo como espaço de aprendizagem</b>: <b>reflexões a partir das vivências de um grupo de teatro formado por adultos na maturidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de reflexões sobre o lugar do corpo na sociedade, neste artigo é apresentado um estudo investigativo e descritivo sobre a relação entre a educação do corpo e a experiência teatral de 15 adultos na maturidade, entre setembro e dezembro de 2010. Avaliamos a influência de atividades que evidenciam o corpo em diferentes aspectos da vida desses indivíduos, utilizando-se o método etnográfico da observação participante e a técnica qualitativa grupo focal. Foram entrevistadas 13 mulheres e 2 homens, cujas idades variaram entre 60 e 85 anos. A maioria concluiu o ensino superior (65%); os demais se dividiram entre ensino médio e primário. Para analisar os depoimentos, optamos pela construção do discurso do sujeito coletivo e verificamos que essas atividades, que valorizam a expressão corporal, contribuem para o exercício da criatividade, estimulam o trabalho cooperativo, permitem a ampliação da rede de suporte social e favorecem a aprendizagem no seu sentido amplo.<hr/>Based on the discussion about the position of the body within society, this work presents an exploratory study concerning the relationship between the education of the body and the experiences of a drama group formed by 15 mature adults, during the period from September to December, 2010. We investigated the influence of activities which highlight the body on different aspects of these individuals' life by using the ethnographic method for participative observation and the focus group qualitative technique. 13 women and 2 men, whose ages ranged between 60 and 85 years, were interviewed. Most of them had completed Higher Education (65%), having the others completed high school and elementary school. The recorded statements were analyzed through the construction of the collective subject discourse and we could conclude that the activities which put the body in evidence contribute to creativity, encourage cooperative work, allow for the expansion of social network and favour the learning process in its broader sense. <![CDATA[<b>Apresentação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de reflexões sobre o lugar do corpo na sociedade, neste artigo é apresentado um estudo investigativo e descritivo sobre a relação entre a educação do corpo e a experiência teatral de 15 adultos na maturidade, entre setembro e dezembro de 2010. Avaliamos a influência de atividades que evidenciam o corpo em diferentes aspectos da vida desses indivíduos, utilizando-se o método etnográfico da observação participante e a técnica qualitativa grupo focal. Foram entrevistadas 13 mulheres e 2 homens, cujas idades variaram entre 60 e 85 anos. A maioria concluiu o ensino superior (65%); os demais se dividiram entre ensino médio e primário. Para analisar os depoimentos, optamos pela construção do discurso do sujeito coletivo e verificamos que essas atividades, que valorizam a expressão corporal, contribuem para o exercício da criatividade, estimulam o trabalho cooperativo, permitem a ampliação da rede de suporte social e favorecem a aprendizagem no seu sentido amplo.<hr/>Based on the discussion about the position of the body within society, this work presents an exploratory study concerning the relationship between the education of the body and the experiences of a drama group formed by 15 mature adults, during the period from September to December, 2010. We investigated the influence of activities which highlight the body on different aspects of these individuals' life by using the ethnographic method for participative observation and the focus group qualitative technique. 13 women and 2 men, whose ages ranged between 60 and 85 years, were interviewed. Most of them had completed Higher Education (65%), having the others completed high school and elementary school. The recorded statements were analyzed through the construction of the collective subject discourse and we could conclude that the activities which put the body in evidence contribute to creativity, encourage cooperative work, allow for the expansion of social network and favour the learning process in its broader sense. <![CDATA[<b>O inconsciente da escola</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de reflexões sobre o lugar do corpo na sociedade, neste artigo é apresentado um estudo investigativo e descritivo sobre a relação entre a educação do corpo e a experiência teatral de 15 adultos na maturidade, entre setembro e dezembro de 2010. Avaliamos a influência de atividades que evidenciam o corpo em diferentes aspectos da vida desses indivíduos, utilizando-se o método etnográfico da observação participante e a técnica qualitativa grupo focal. Foram entrevistadas 13 mulheres e 2 homens, cujas idades variaram entre 60 e 85 anos. A maioria concluiu o ensino superior (65%); os demais se dividiram entre ensino médio e primário. Para analisar os depoimentos, optamos pela construção do discurso do sujeito coletivo e verificamos que essas atividades, que valorizam a expressão corporal, contribuem para o exercício da criatividade, estimulam o trabalho cooperativo, permitem a ampliação da rede de suporte social e favorecem a aprendizagem no seu sentido amplo.<hr/>Based on the discussion about the position of the body within society, this work presents an exploratory study concerning the relationship between the education of the body and the experiences of a drama group formed by 15 mature adults, during the period from September to December, 2010. We investigated the influence of activities which highlight the body on different aspects of these individuals' life by using the ethnographic method for participative observation and the focus group qualitative technique. 13 women and 2 men, whose ages ranged between 60 and 85 years, were interviewed. Most of them had completed Higher Education (65%), having the others completed high school and elementary school. The recorded statements were analyzed through the construction of the collective subject discourse and we could conclude that the activities which put the body in evidence contribute to creativity, encourage cooperative work, allow for the expansion of social network and favour the learning process in its broader sense. <![CDATA[<b>Cultura, política y educación</b>: <b>dimensiones ineludibles de la realidad latinoamericana</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de reflexões sobre o lugar do corpo na sociedade, neste artigo é apresentado um estudo investigativo e descritivo sobre a relação entre a educação do corpo e a experiência teatral de 15 adultos na maturidade, entre setembro e dezembro de 2010. Avaliamos a influência de atividades que evidenciam o corpo em diferentes aspectos da vida desses indivíduos, utilizando-se o método etnográfico da observação participante e a técnica qualitativa grupo focal. Foram entrevistadas 13 mulheres e 2 homens, cujas idades variaram entre 60 e 85 anos. A maioria concluiu o ensino superior (65%); os demais se dividiram entre ensino médio e primário. Para analisar os depoimentos, optamos pela construção do discurso do sujeito coletivo e verificamos que essas atividades, que valorizam a expressão corporal, contribuem para o exercício da criatividade, estimulam o trabalho cooperativo, permitem a ampliação da rede de suporte social e favorecem a aprendizagem no seu sentido amplo.<hr/>Based on the discussion about the position of the body within society, this work presents an exploratory study concerning the relationship between the education of the body and the experiences of a drama group formed by 15 mature adults, during the period from September to December, 2010. We investigated the influence of activities which highlight the body on different aspects of these individuals' life by using the ethnographic method for participative observation and the focus group qualitative technique. 13 women and 2 men, whose ages ranged between 60 and 85 years, were interviewed. Most of them had completed Higher Education (65%), having the others completed high school and elementary school. The recorded statements were analyzed through the construction of the collective subject discourse and we could conclude that the activities which put the body in evidence contribute to creativity, encourage cooperative work, allow for the expansion of social network and favour the learning process in its broader sense. <![CDATA[<b>Educação infantil e PNE</b>: <b>questões e tensões para o século XXI</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de reflexões sobre o lugar do corpo na sociedade, neste artigo é apresentado um estudo investigativo e descritivo sobre a relação entre a educação do corpo e a experiência teatral de 15 adultos na maturidade, entre setembro e dezembro de 2010. Avaliamos a influência de atividades que evidenciam o corpo em diferentes aspectos da vida desses indivíduos, utilizando-se o método etnográfico da observação participante e a técnica qualitativa grupo focal. Foram entrevistadas 13 mulheres e 2 homens, cujas idades variaram entre 60 e 85 anos. A maioria concluiu o ensino superior (65%); os demais se dividiram entre ensino médio e primário. Para analisar os depoimentos, optamos pela construção do discurso do sujeito coletivo e verificamos que essas atividades, que valorizam a expressão corporal, contribuem para o exercício da criatividade, estimulam o trabalho cooperativo, permitem a ampliação da rede de suporte social e favorecem a aprendizagem no seu sentido amplo.<hr/>Based on the discussion about the position of the body within society, this work presents an exploratory study concerning the relationship between the education of the body and the experiences of a drama group formed by 15 mature adults, during the period from September to December, 2010. We investigated the influence of activities which highlight the body on different aspects of these individuals' life by using the ethnographic method for participative observation and the focus group qualitative technique. 13 women and 2 men, whose ages ranged between 60 and 85 years, were interviewed. Most of them had completed Higher Education (65%), having the others completed high school and elementary school. The recorded statements were analyzed through the construction of the collective subject discourse and we could conclude that the activities which put the body in evidence contribute to creativity, encourage cooperative work, allow for the expansion of social network and favour the learning process in its broader sense. <![CDATA[<b>Nietzsche, cultura e educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072013000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de reflexões sobre o lugar do corpo na sociedade, neste artigo é apresentado um estudo investigativo e descritivo sobre a relação entre a educação do corpo e a experiência teatral de 15 adultos na maturidade, entre setembro e dezembro de 2010. Avaliamos a influência de atividades que evidenciam o corpo em diferentes aspectos da vida desses indivíduos, utilizando-se o método etnográfico da observação participante e a técnica qualitativa grupo focal. Foram entrevistadas 13 mulheres e 2 homens, cujas idades variaram entre 60 e 85 anos. A maioria concluiu o ensino superior (65%); os demais se dividiram entre ensino médio e primário. Para analisar os depoimentos, optamos pela construção do discurso do sujeito coletivo e verificamos que essas atividades, que valorizam a expressão corporal, contribuem para o exercício da criatividade, estimulam o trabalho cooperativo, permitem a ampliação da rede de suporte social e favorecem a aprendizagem no seu sentido amplo.<hr/>Based on the discussion about the position of the body within society, this work presents an exploratory study concerning the relationship between the education of the body and the experiences of a drama group formed by 15 mature adults, during the period from September to December, 2010. We investigated the influence of activities which highlight the body on different aspects of these individuals' life by using the ethnographic method for participative observation and the focus group qualitative technique. 13 women and 2 men, whose ages ranged between 60 and 85 years, were interviewed. Most of them had completed Higher Education (65%), having the others completed high school and elementary school. The recorded statements were analyzed through the construction of the collective subject discourse and we could conclude that the activities which put the body in evidence contribute to creativity, encourage cooperative work, allow for the expansion of social network and favour the learning process in its broader sense.