Scielo RSS <![CDATA[Paidéia (Ribeirão Preto)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-863X20170001&lang=pt vol. 27 num. 66 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Paidéia: Relatório de Gestão - 2016]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A Internacionalização dos Periódicos de Psicologia no Brasil: Uma Análise Bibliométrica Baseada em Quatro Índices]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: There is considerable variability among psychology journals in Brazil, in terms of presence on the international stage. However, research as to why is very scarce. This study empirically examined the relationship between several indices of internationalization and real-world internationalization, among these journals. 661 articles from the top-17 psychology journals in Brazil were coded for: English-language text, editorial board makeup, lead author institution, and article type. Analyses revealed that successful internationalization was associated with: (i) lead author institution from a native English-speaking country; (ii) empirical articles; and (iii) editorial board members from a native English-speaking country. Use of English-language text was not associated with successful internationalization. These findings suggest that the path to internationalization for psychology journals in Brazil may depend on increased publishing of findings from English-speaking countries; or at the very least: increased collaboration between Brazilian and native English-speaking scholars.<hr/>Resumo: Há uma variação considerável na presença internacional entre os periódicos de psicologia no Brasil. No entanto, a investigação a respeito do porquê é muito escassa. Este estudo examinou empiricamente a relação entre vários índices de internacionalização e a internacionalização real entre essas revistas. 661 artigos provenientes das 17 melhores revistas de psicologia foram codificados para: texto em Inglês, composição do conselho editorial, instituição do autor principal e tipo de artigo. As análises revelaram que a internacionalização foi associada a:(i) instituição do autor principal de um país nativo de língua inglesa; (ii) artigos empíricos; e (iii) membros do conselho editorial nativos de um país de língua inglesa. Não foi encontrada associação entre o uso do texto na língua inglesa e a internacionalização bem sucedida. Estes achados sugerem que o caminho para a internacionalização de periódicos de psicologia no Brasil pode depender do aumento da publicação de resultados de países de língua inglesa; ou, pelo menos, uma maior colaboração entre estudiosos brasileiros e nativos de língua inglesa.<hr/>Resumen: Existe una considerable variabilidad en la internacionalización de las revistas de psicología en Brasil, pero la investigación de por qué es muy escasa. Este estudio examinó la relación entre varios índices de internacionalización y la internacionalización real. 661 artículos de las 17 mejores revistas de psicología fueron codificados para: texto en inglés, composición del comité editorial, institución del autor, y el tipo de artículo. Los análisis revelaron que la internacionalización se asoció con: (i) la institución del autor en un país de lengua inglesa; (ii) los artículos empíricos; y (iii) los miembros de la comité editorial de un país de lengua inglesa. El uso del idioma inglés no se asoció con la internacionalización. Estos hallazgos sugieren que la internacionalización de las revistas de psicología en Brasil podría depender del aumento en la publicación de resultados de los países de lengua inglesa; o almenosuna mayor colaboración entre los estudiosos brasileños y los estudiosos nativos de lengua inglesa. <![CDATA[Validade do Reading the Mind in the Eyes Test em uma Amostra Brasileira]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The Reading the Mind in the Eyes Test (RMET) is internationally used to assess emotional perception, but there are few validity studies with Brazilian samples. The test was answered by 1440 participants, along with the Computerized Test of Primary Emotions Perception (PEP), and abstract (AR) and verbal reasoning (VR) tasks. RMET items were studied with Rasch model. Results indicate that its items are concentrated at a lower level of difficulty, lacking difficult items to assess higher levels of emotional perception. Both RMET and PEP showed significant correlations with AR and VR, corroborating other studies showing emotional perception is related to other types of intelligence. However the correlation between RMET and PEP was lower than expected (r = .43), suggesting perception of emotions in the eyes is only partially related to perception in the whole face.<hr/>Resumo: O Reading the Mind in the Eyes Test (RMET) é utilizado internacionalmente para avaliação da percepção emocional, mas são poucos os estudosde validade com amostras brasileiras. O teste foi respondido por 1440 participantes, juntamente com o Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias (PEP) e provas de raciocínio abstrato (RA) e verbal (RV). Os itens do RMET foram estudados com modelo de Rasch. Os resultados indicaram que os itens estão concentrados em um nível menor de dificuldade, com falta de itens difíceis para avaliar níveis mais altos de percepção emocional. Tanto o RMET quanto o PEP mostraram correlações significativas com RA e RV, corroborando estudos que mostram que percepção emocional está relacionada a outros tipos de inteligência. Contudo a correlação entre RMET e PEP foi menor do que esperada (r=0,43), sugerindo que percepção de emoção nos olhos está apenas parcialmente relacionada a percepção na face inteira.<hr/>Resumen: La Reading the Mind in theEyes Test (RMET) se utiliza internacionalmente para evaluar la percepción emocional, pero son pocos los estudios de validez con muestras brasileñas. La prueba fue respondida por 1440 participantes, junto con la Prueba Computarizada de Percepción de Emociones Primarias (PEP), y tareas de razonamiento abstracto (RA) y verbal (RV). Los ítems de la RMET fueron estudiados con el modelo de Rasch. Los resultados indicaron que sus elementos se concentran en un nivel inferior de dificultad, corto de ítems difíciles de evaluar niveles superiores de percepción emocional. Tanto RMET como PEP mostraron correlaciones significativas con RA y RV, corroborando otros estudios que muestran que la percepción emocional está relacionada con otros tipos de inteligencia. Sin embargo, la correlación entre RMET y PEP fue menor que lo esperado (r = 0,43), lo que sugiere que percepción de emociones en los ojos está sólo parcialmente relacionada con percepción en toda la cara. <![CDATA[A Relação Entre a Habilidade Perceptomotora e Atenção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Although the relationship between perceptual motor skills and attention is reported in the literature, few studies have empirically explored this association. Thus, the objective of this study was to investigate the relationship between these constructs, using the Bender-Gestalt Test: Gradual Scoring System (B-SPG) and the Psychological Battery for Attention Assessment (BPA). The participants were 320 children from four public schools in a city located in the South of the state of Minas Gerais, with ages ranging from seven to 10 years (M = 8.39, SD = 1.10) and 196 (55.9 %) female. The results showed negative, moderate and significant correlations between the total scores of the instruments, indicating the relationship between the constructs. Although the data has confirmed the existence of a relationship between perceptual motor skills and attention, further studies with samples from other regions are necessary.<hr/>Resumo: Embora seja apontada na literatura a relação entre a habilidade perceptomotora e a atenção, poucos estudos exploraram empiricamente essa associação. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar a relação entre esses construtos, por meio dos instrumentos Teste Gestáltico Visomotor de Bender: Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) e a Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA). Os participantes foram 320 crianças de quatro escolas públicas de uma cidade situada no sul do estado de Minas Gerais, com idades que variaram entre sete e 10 anos (M = 8,39; DP = 1,10), sendo 196 (55,9 %) do sexo feminino. Os resultados evidenciaram correlações negativas, moderadas e significativas entre os escores totais dos instrumentos, indicando a relação entre os construtos. Embora os dados tenham corroborado a existência de relação entre a habilidade perceptomotora e a atenção, considera-se necessária a realização de novos estudos com amostras de outras regiões.<hr/>Resumen: Aunque la literatura informe sobre la relación entre la habilidad perceptomotora y la atención, pocos estudios han explorado empíricamente esta asociación. El objetivo de este trabajo fue investigar la relación entre esos constructos, a través de los instrumentos Test Gestáltico de Bender: Sistema de Puntuación Gradual (B-SPG) y la batería de Psicología para la Evaluación de la Atención (BPA). Los participantes fueron 320 niños de cuatro escuelas públicas de una ciudad situada en el sur del estado de Minas Gerais, con edades que variaron de siete a 10 años (M = 8,39, DE = 1,10), siendo 196 (55,9 %) niñas. Los resultados mostraron correlaciones negativas, moderadas y significativas entre las puntuaciones totales de los instrumentos, lo que indica la relación entre los constructos. Aunque los datos han confirmado la existencia de relación entre habilidad perceptomotora y atención, se considera necesario realizar nuevos estudios con muestras de otras regiones. <![CDATA[Tradução e Adaptação Transcultural da Versão Brasileira do Questionário de Alimentação da Criança]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The Child Feeding Questionnaire (CFQ) assesses parental attitudes, beliefs and practices about child feeding and obesity proneness. This research aimed to translate and to test the reliability of the CFQ and to evaluate this instrument in Brazilian families. The participants were 300 mothers and 300 children, aging from 2 to 11 years old, of both sexes. The translation, synthesis, back-translation, evaluation by an expert committee and pre-test were performed. Besides the application of questionnaire to mothers, data regarding anthropometric measurements in mothers and children was collected. The indexes of content validity index, test-retest reliability and internal consistencies were good. The parental factors Perceived parent weight, Perceived child weight, Concern about child weight, Restriction, Pressure to eat and Monitoring on child feeding were associated with overweight in childhood. In conclusion, these results highlight the validity and utility of the Brazilian version of the CFQ.<hr/>Resumo: O Questionário de Alimentação da Criança (QAC) avalia as crenças, atitudes e práticas dos pais em relação a alimentação e a propensão à obesidade dos filhos. Este estudo objetivou traduzir e testar a fidedignidade do QAC e avaliar este instrumento em famílias brasileiras. Os participantes foram 300 mães e 300 crianças, de 2 a 11 anos, de ambos os sexos. Realizou-se a tradução, síntese, retro-tradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste.Para além da aplicação do questionário às mães, foram também recolhidos dados realtivos à avaliação antropométrica das mães e filhos. Os índices de validade de conteúdo, confiabilidade teste-reteste e consistência interna foram adequados. Os fatores Percepção do peso dos pais, Percepção do peso da criança, Preocupação com o peso da criança, Restrição, Pressão para comer e Monitoramento mostraram-se associados com a obesidade infantil. Em conclusão, esses resultados destacam a validade e a utilidade da versão brasileira do CFQ.<hr/>Resumen: El Cuestionario de Alimentación Infantil (acrónimo en inglés CFQ) evalúa las creencias, actitudes y prácticas de los padres con relación al poder y la propensión a la obesidad de los niños. Este estudio tuvo como objetivo traducir y poner a prueba la fiabilidad del CFQy evaluar este instrumento en las familias brasileñas. Los participantes fueron 300 madres y 300 niños, 2-11 años, de ambos géneros. La traducción, síntesis, retro traducción, evaluación por el comité de expertos y pre-test se llevaron a cabo. Además de la aplicación del cuestionario, también fueron recolectados datos relativos a la evaluación antropométrica de las madres y los niños. Los índices de validez de contenido, fiabilidad test-retest y consistencia interna fueron adecuados. Los factores Percepción del peso de los padrea, Percepción del peso del hijo, Preocupación con el peso del niño, Restricción, Presión para comer y Monitoreo estaban asociados con la obesidad infantil. En conclusión, estos resultados ponen de manifiesto la validez y utilidad de la versión brasileña del CFQ. <![CDATA[O Zulliger-SC com Idosos em Hemodiálise e a Relação Entre Variáveis Externas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100043&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The use of reliable instruments is an ethical condition to exert psychological evaluation. The aim of the study was to investigate the validity of the Zulliger test in the evaluation of elderly with chronic kidney disease (CKD) with focus on cognitive constructs and interpersonal relationships of elderly with Chronic Kidney Disease; and investigate the relationship with external variables. The 60 participants, 30 from the Clinical Group (CG) and 30 from the Non-Clinical Group (NCG), answered a socio-demographic protocol, the Mini-Mental State Examination and the Zulliger test in the Comprehensive System. The CG presented decrease of variables Xu% (p = .031,d = .58), R (p = .002,d = .78), Fd (p = .021,d = .65) and isolation (p = .006,d = .61), rise in X-%, and PHR&gt;GHR. There was a positive association between time since diagnosis and family support (rho = .403,p = .027). Findings confirm the relevance of the Zulliger test and family support as a health potentiator.<hr/>Resumo: O uso de instrumentos confiáveis é condição ética para o exercício da avaliação psicológica. O objetivo deste estudo foi investigar a utilidade do Zulliger para avaliar idosos com Doença Renal Crônica (DRC), focalizando os construtos cognitivos e de relacionamento interpessoal, bem como verificar a relação com variáveis externas. Os 60 participantes, 30 do Grupo Clínico (GC) e 30 do Grupo Não Clínico (GNC), responderam a um protocolo sociodemográfico, o Miniexame do Estado Mental e oZulliger no Sistema Compreensivo. O GC apresentou rebaixamento de Xu% (p = 0,031, d = 0,58), R (p = 0,002, d = 0,78), Fd (p = 0,021, d = 0,65), e de isolamento (p = 0,006, d = 0,61),elevação emX-% e PHR&gt;GHR. Houve associação positiva entre o tempo de diagnóstico e o suporte familiar (rho= 0,403, p = 0,027).Os achados ratificam a relevância do Zulliger,apontando o apoio familiar como potencializador de saúde.<hr/>Resumen: El uso de instrumentos seguros es condición ética para el ejercicio de la evaluación psicológica. Se buscó evidenciar la utilidad delZulliger para evaluar ancianos con enfermedad renal crónica (ERC); y verificar la relación con variables externas. Los 60 participantes, 30 del grupo clínico (GC) y 30 del grupo no clínico (GNC), contestaron un protocolo sociodemográfico, el Mini Examen del Estado Mentaly el Zulliger enel Sistema comprensivo. El GC presentó caída de las variables Xu% (p = 0,031,d = 0,58), R (p = 0,002,d = 0,78), Fd (p = 0,021,d = 0,65) y aislamiento (p = 0,006,d = 0,61), elevación de X-% y PHR&gt;GHR. Hubo asociación positiva entre tiempo del diagnostico y apoyo familiar (rho = 0,403,p = 0,027). Se ratifica la relevancia del Zulliger y apoyo familiar como potenciador de salud. <![CDATA[Eventos de Vida Estressores e a Saúde Mental da Mulher na Gestação e no Puerpério]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Stressful events can affect the mental health of women during pregnancy and the postpartum period. This study investigated the relationship between sociodemographic variables, stressors during pregnancy and women's mental health during pregnancy and postpartum. Seventy-nine pregnant women responded to the Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) and, in the first month of the baby's life, to the Stressful Life Events Inventory and the Beck Depression Inventory (BDI-I). Regression analysis revealed that: (a) the score of common mental disorders in pregnancy was the only significant predictor of postpartum depression; (b) when the effects of postpartum depression on the perception of stressful life events were controlled, the impact of stressful life events on the variance in common mental disorders during pregnancy disappeared, and only the income remained as a significant predictor. These findings indicate the stability of the symptoms of mental disorders from pregnancy to the postpartum period.<hr/>Resumo: Eventos estressores podem afetar a saúde mental da mulher durante a gestação e o puerpério. Este estudo investigou relações entre variáveis sociodemográficas, estressores durante a gestação e a saúde mental da mulher na gestação e no puerpério. Setenta e nove gestantes responderam ao Self Reporting Questionnaire (SRQ-20), e no primeiro mês de vida do bebê, responderam ao Inventário de Eventos de Vida Estressores (ISLE) e ao Inventário Beck de Depressão (BDI-I). Análises de regressão revelaram que: (a) o escore de transtornos mentais comuns na gestação foi o único preditor significativo da depressão pós-parto; (b) quando o efeito da depressão pós-parto sobre a percepção dos eventos estressores foi controlado, o impacto dos eventos estressores sobre a variância nos transtornos mentais comuns na gestação desapareceu, e apenas a renda permaneceu como preditor significativo. Esses achados indicam a estabilidade dos sintomas de transtornos mentais da gestação para o puerpério.<hr/>Resumen: Los eventos estresantes pueden afectar la salud mental de las mujeres durante el embarazo y el puerperio.Este estudio investigó la relación entre variables sociodemográficas, estresores y la salud mental de mujeres durante el embarazo y el postparto. Setenta y nueve mujeres embarazadas contestaron al Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) y, en el primer mes de vida del bebé, al Inventario de Eventos Estresores de la Vida y el Inventario Beck de Depresión (BDI-I). Análisis de regresión revelaron que: (a) el escore de trastornos mentales comunes en el embarazo fue el único predictor significativo de la depresión postparto; (b) cuando se controlaron los efectos de la depresión postparto en la percepción de los estresores, el impacto de los estresores en la varianza en los trastornos mentales comunes durante el embarazo desapareció, y sólo el ingreso familiar fue un predictor significativo. Estos hallazgos indican la estabilidad de los síntomas de trastornos mentales del embarazo al postparto. <![CDATA[Estresse e Expectativas de Futuro na Percepção de Adolescentes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100060&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Adolescence has been described as a developmental phase marked by challenges, tensions, and uncertainties that can generate stress and lower adolescents' future expectations. This study aims to describe adolescent perceptions of stress and future expectations.It is a mixed-methods study of 17 high school students, selected from a sample of 295 adolescents, aged 14 to 18 years, who are pupils in a private school system in the metropolitan region of Belém do Pará. The Stress Scale for Adolescents was used, in addition to focus groups. The results indicated higher stress levels in female adolescents. The participants who had no stress had good family relationships and well-defined future expectations. However, the adolescents who had stress associated their family context with stressors and had no expectations for the future.<hr/>Resumo: A adolescência tem sido descrita como uma fase do desenvolvimento marcada por desafios, tensões e incertezas que podem gerar, além de estresse, o rebaixamento das expectativas futuras no adolescente. Este estudo tem por objetivo descrever a percepção do estresse e as expectativas de futuro por adolescentes. É um estudo misto realizado com 17 estudantes do Ensino Médio, selecionados de uma amostra de 295 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, alunos de uma rede particular de ensino, na região metropolitana de Belém do Pará. Foi utilizada a Escala de Estresse para Adolescentes e um grupo focal.Os resultados indicaram níveis de estresse mais alto em adolescentes do sexo feminino. Os participantes que não apresentaram estresse revelaram possuir um bom relacionamento familiar e expectativas de futuro bem definidas. No entanto, os adolescentes que apresentaram estresse associaram ocontexto familiar afatores estressores, bem como revelaram ausência de expectativas quanto ao futuro.<hr/>Resumen: La adolescencia ha sido descrito como una fase de desarrollo marcada por desafíos, tensiones e incertidumbres que podríangenerar, además de estrés, disminución de las expectativas futuras adolescentes. Este estudio tiene como objetivo describir la percepción del estrés y las expectativas futuras para los adolescentes. Se trata de un estudio cuantitativo / cualitativo de diecisiete estudiantes de escuela secundaria, seleccionados a partir de una muestra de 295 adolescentes de edades comprendidas entre 14 y 18 años, que frecuentaban un sistema escolar privado en la región metropolitano de Belém do Pará. La Escala de Estrés para Adolescentes fueutilizada y se llevó a cabo un grupo de enfoque.Los resultados indicaron mayor estrés en mujeres adolescentes.Los participantes que no tenían estrés demostraron que tienen buenas relaciones familiares y expectativas futuras bien definidas. Sin embargo, adolescentes estresados asocian los antecedentes familiares a los factores de estrésy revelaron que no tienen expectativas sobre el futuro. <![CDATA[Resiliência em Jovens LGB: Uma Revisão Sistemática de Mecanismos de Proteção]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100069&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Given the mental health disparities among LGB and heterosexual youth, literature has increasingly emphasized the need to identify the mechanisms that promote resilience among sexual minorities. This systematic review sought to answer the question: what are the protection mechanisms against homophobia among LGB youth? Of the 147 references located in the search, 13 studies were analyzed. The identified protection mechanisms were organized by two criteria: specific to sexual orientation or general, and considered to be at the personal, relational and contextual level. Most of the mechanisms revealed to solely promote the positive adjustment in the presence of risk. General protective mechanisms frequently revealed to be more compensatory of the risks than those specific to sexual orientation.<hr/>Resumo: Considerando as disparidades observadas em diversos indicadores de ajustamentoentre jovens lésbicas,gay e bissexuais (LGB) e jovens heterossexuais, revelou-se importante de identificar os mecanismos que promovem a resiliência das minorias sexuais. Por meio de uma revisão sistemática, procurou-se responder à questão: quais são os mecanismos de proteção perante a homofobia junto dos jovens LGB? Das 147 referências localizadas na pesquisa sistemática, 13 estudos foram analisados. Os mecanismos de proteção identificados foram organizados de acordo com dois critérios: especificidade (serem gerais ou específicos à orientação sexual) e nível (pessoais, relacionaisou contextuais). Os resultados demonstram que a maioria destes mecanismos são unicamentepromotores do ajustamento positivo na presença do risco. Os mecanismos gerais revelaram-se mais frequentemente compensatórios dos riscos, do que os específicos.<hr/>Resumen: Considerando las disparidades observadas en varios indicadores de ajuste entre jóvenes gais, lesbianas y bisexuales y jóvenes heterosexuales, ha sido enfatizada en la literatura la necesidad de identificar los mecanismos que promueven la resiliencia entre las minorías sexuales. Esta revisión sistemática trató de responder la pregunta: ¿cuáles son los mecanismos de protección contra la homofobia entre los jóvenes LGB? De las 147 referencias localizadas en la búsqueda sistemática, 13 estudios fueron analizados. Los mecanismos de protección identificados fueron ordenados según dos criterios: específicos a la orientación sexual o generales, y considerando su nivel de expresión, personales, relacionales o contextuales. Los resultados demuestran que la mayoría de estos mecanismos son exclusivamente promotores del ajuste positivo en la presencia del riesgo. Los mecanismos de protección generales se revelan más a menudo compensatorios de los riesgos que los específicos. <![CDATA[Docentes e Competência Midiática: Uma Experiência de Cidadania em Colômbia e Equador]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100080&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: In an increasingly saturated information and infoxicated world, Media Literacy emerges as a necessity for effective filtering of the vast amount of information we consume. The present research aims to quantitatively analyze the level of media competencies of Colombian(Medellin) and Ecuadorian (Loja and Zamora) teachers by means of the application of an adaptation of the taxonomy from the media competencies model, which consists of 6 dimensions and a total of 12 indicators. The total analyzed sample was comprised of 654 teachers from 81 public and private institutions. A data-gathering instrument was used with the aim of determining their level of media competencies from each of the dimensions. The results showed a low to medium level of media competency knowledge, which illustrated the need for priority interventions based on local, regional and international works, namely those that mobilize scientific, academic and political collaboration to improve the performance of a population that should lead the general training of citizens in media competencies.<hr/>Resumo: Em um mundo cada vez mais saturado e infoxicado, a literacia mediática emerge como uma necessidade de filtragem eficiente da vasta quantidade de informação que consumimos. A presente pesquisa tem como objetivo analisar qualitativamente o grau de competência midiática dos docentes colombianos (cidade de Medellín) e equatorianos (cidades de Loja e Zamora) através da aplicação de uma taxonomia adaptada do modelo de competências mediáticas, que é constituído por seis dimensões e 12 indicadores. A mostra analisada foi composta por 654 docentes de 81 instituições públicas e privadas. Foi aplicado um instrumento de levantamento de dados com a finalidade de determinar o nível de competência midiática dos docentes por cada dimensão. Os resultados obtidos expressam um grau baixo e mediano de competência mediática, o que evidencia a necessidade de intervenções prioritárias a partir de trabalhos locais, regionais e internacionais que mobilizem cooperação científica, acadêmica e política para melhorar o desempeno de um grupo que deveria liderar a formação geral da cidadania.<hr/>Resumen: En un mundo cada vez más sobresaturado de información e infoxicado, las competencias mediáticas emergen como una necesidad para el filtrado efectivo de la ingente cantidad de informaciones que consumimos.La presente investigación tiene como objetivo analizar cuantitativamente el grado de competencias mediáticas de docentes colombianos (ciudad de Medellín) y ecuatorianos (ciudades de Loja y Zamora), a través de la aplicación de una adaptación de la taxonomía del modelo de competencias mediáticas, contentivo de 6 dimensiones y 12 indicadores totales. La muestra total analizada se compuso de 654 docentes de 81 instituciones públicas y privadas, a los que se les aplicó un instrumento de recogida de datos con el fin de determinar su nivel de competencia mediática por cada una de las dimensiones. Los resultados expresan un bajo y mediano nivel de competencias, lo que hace evidente la demanda de intervenciones prioritarias desde trabajos locales, regionales e internacionales que movilicen cooperación científica, académica y política para mejorar el desempeño de una población quedebería liderar la formación general de la ciudadanía en competencias mediáticas. <![CDATA[Analise de Competências de Igualdade de Gênero Presentes em Posicionamentos Culturais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100090&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Articulating the gender dimension in organizations is not easy because their members have to be trained to adopt positions that facilitate the implementation of solutions that help to combat inequalities. The aim of this article was to identify the gender equality competence present in the three types of cultural positions Castells proposed in members of a City CouncilinSevilla-Spain, who wanted to implement gender mainstreaming. The participants were 27 people (16 women and 11 men). The method used was discourse analysis. The obtained results show that, while all competences were present in the project position,in the resistance position, there was none. In the legitimizers, we observed inconsistency in the discourse presented. This arouses considerations on the importance of knowing the gender equality competences in order to implement gender mainstreaming in organizations.<hr/>Resumo: Articular a dimensão de gênero nas organizações é difícil, pois seus membros devem estar capacitados para adquirir posicionamentos que facilitem a possibilidade de soluções que combatam desigualdades. O objetivo deste artigo foi identificar as competências da igualdade de gênero presentes nos três tipos de posicionamentos culturais propostos por Castells em membros de uma prefeitura de Sevilha-Espanha, que pretendiam implementar o mainstreaming de gênero. Participaram um total de 27 pessoas (16 mulheres e 11 homens). Na metodologia foi utilizada a análise do discurso. Os resultados indicaram que, enquanto no posicionamento projeto todas as competências estavam presentes, no de resistência, não havia nenhuma delas. No caso dos legitimadores, observamos incompatibilidade nos discursos apresentados. Isso nos convida a pensarmos na importância de conhecermos as competências de igualdade de gênero, com a finalidade de implementar o mainstreaming nas organizações.<hr/>Resumen: Articular la dimensión de género en las organizaciones es difícil, pues sus miembros deben estar capacitados para adoptar posicionamientos que faciliten la implementación de soluciones que combatan desigualdades. El objetivo del artículo fue identificar las competencias de igualdad de género presentes en los tres tipos de posicionamientos culturales propuestos por Castells en miembros de un Ayuntamiento de Sevilla-España, que pretendían implementar el mainstreaming de género. Participaron un total de 27 personas (16 mujeres y 11 hombres). En la metodología fue utilizado el análisis del discurso. Los resultados apuntaron que mientras en el posicionamiento proyecto estaban presentes todas las competencias, en el de resistencia no había ninguna de ellas. En los legitimadores observamos incongruencia en los discursos presentados. Esto nos invita a pensar en la importancia de conocer las competencias de igualdad de género, con la finalidad de implementar el mainstreaming en las organizaciones. <![CDATA[Semelhança Entre Mães e Filhos em Inteligência e sua Relação com o Nível Socioeconômico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100098&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Kinship studies have shown that most cognitive ability variances are attributable to genotypic variance. Additionally, kinship correlations are generally increased when tasks that are highly g loaded are considered, a result known as the "Jensen effect". Alternatively, some studies have suggested socioeconomic status as an important factor for explaining differences in cognition. The present study investigated these premises in a sample of 141 mothers (mean age = 36.6; SD = 6.0) and their offspring (53.2% girls; mean age = 11.0; SD = 2.1). The Standard Progressive Matrices of Raven (mothers and offspring) and six other cognitive measures (offspring only) were administered. The findings suggested evidence of g heritability (Jensen effect), which is consistent with published literature on intelligence. However, kinship correlation coefficients were lower (.041 to .177) when compared to other published findings. Finally, the difference between the mother's IQ score and that of her child was influenced by SES and mother's education level.<hr/>Resumo: Estudos familiares demonstram que grande parte da variância das habilidades cognitivas é atribuída à variância genotípica. Além disso, correlações de parentesco possuem, geralmente, maiores valores quando as tarefas são altamente carregadas de g, fenômeno conhecido como "efeito Jensen". No entanto, em outra linha de investigação, estudos sugerem que o nível socioeconômico é um fator importante para explicar as diferenças cognitivas. O presente estudo investigou essas premissas em uma amostra de 141 mães (idade media = 36,6; DP = 6,0) e seus filhos (53,2% meninas;idade média = 11,0; DP = 2,1). Administrou-se as Matrizes Progressivas de Raven (em mães e filhos) e seis outras medidas cognitivas (nos filhos). Os resultados sugeriram uma evidência de herdabilidade em g (efeito Jensen). No entanto, os coeficientes de correlações familiares foram menores (0,041 a 0,177) a outros comumemente publicados. Por outro lado, a diferença entre os scores de QI das mães e de seus filhos foi influenciada pelo nível socioeconômico (NSE) e pelo nível de escolaridade da mãe. No geral, advoga-se por uma interação gene x ambiente das diferenças de habilidades cognitivas dependente do contexto socio-econômico.<hr/>Resumen: Los estudios familiares han mostrado que gran parte de la varianza de las habilidades cognitivas es dada por la varianza genotípica. Además, las correlaciones de parentesco generalmente tienen mayor valor cuando las tareas demandan alto g, fenómeno conocido como "efecto Jensen". Sin embargo, considerando otra línea de investigación, los estudios sugieren que el nivel socioeconómico es un factor importante para explicar las diferencias cognitivas. El presente estudio investigó estas premisas en una muestra de 141 madres (edad media = 36,6; DT = 6,0) y sus hijos (53,2% niñas; edad media = 11,0; DT = 2,1). Fue administrado las Matrices Progresivas de Raven (en madres y niños) y otras seis medidas cognitivas (en niños). Los resultados sugieren evidencia de herdabilidad en g (efecto Jensen), hallazgo consistente con la literatura. Con todo, los coeficientes de correlación de parentesco fueron inferiores (0.041 a 0.177) en comparación con otras publicaciones. Finalmente, la diferencia entre las puntuaciones de CI de madres y sus hijos fue influenciado por el nivel socioeconómico (SES) y el nivel educativo de la madre. <![CDATA[Escala de Coping Religioso para Crianças: Adaptação e Propriedades Psicométricas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Religious coping refers to the use of strategies related to religious faith in coping with stressful situations. This study presents the adaptation of the Children's Religious Coping scale (CRC) for Brazilian children and verifies its psychometric properties. Participants are 1,612 children (54.71% girls) between 8 and 13 years old (M = 10.19, SD = 1.47). Principal component and confirmatory factor analyses indicated that the CRC was composed of two dimensions: Positive Religious Coping, with 17 items in three factors (Belief in God's support, Seeking the religious institution, Intercession), and Negative Religious Coping, consisting of 11 items in three factors (Dissatisfaction with God or others, Negative reappraisal of meaning, Punishing reappraisal). The instrument showed adequate reliability, multigroup confirmatory factor analyses indicated that the items factor weights are similar by sex. The scale showed good fit indices for this sample, demonstrating that it can be a promising instrument for future research.<hr/>Resumo: Coping religioso se refere ao uso de estratégias relacionadas à fé religiosa para lidar com situações estressantes. Esse estudo apresenta a adaptação da escala de Coping Religioso para Crianças (CRC) para crianças brasileiras e verifica suas propriedades psicométricas. Participaram 1.612 crianças (54,71% meninas) entre 8 e 13 anos (M = 10,19, DP = 1,47). Análises de componentes principais e fatoriais confirmatórias indicaram que a CRC é composta por duas dimensões: Coping Religioso Positivo, com 17 itens em três fatores (Crença no suporte de Deus, Busca à instituição religiosa, Intercessão), e Coping Religioso Negativo, composto por 11 itens em três fatores (Descontentamento com Deus ou com outros, Reavaliação negativa do significado, Reavaliação de punição). O instrumento apresentou confiabilidade adequada. Análises fatoriais multigrupo indicaram que as cargas fatoriais dos itens são semelhantes por sexo. A escala apresentou bons índices de ajuste para essa amostra, demonstrando ser um instrumento promissor para futuras pesquisas.<hr/>Resumen: Coping religioso se refiere a la utilización de estrategias relacionadas a la fe religiosa para hacer frente a situaciones de estrés. Este estudio presenta la adaptación de la escala de Afrontamiento Religioso para Niños (CRC) y verifica sus propiedades psicométricas para brasileños. Participaron 1.612 niños (un 54.71% niñas) entre 8 y 13 años (M = 10.19, DE = 1.47). Análisis de componentes principales y factoriales confirmatorios indicaron que la CRC está compuesta de dos dimensiones: Afrontamiento religioso positivo, con 17 ítems en tres factores (Creencia en apoyo de Dios, Busca por establecimiento religioso, Intercesión) y Afrontamiento religioso negativo, compuesta de 11 ítems en tres factores (Insatisfacción con Dios, Revaluación negativa de significado, Revaluación de punición). El instrumento presentó fiabilidad adecuada, análisis confirmatorios multigrupo indicaron que los pesos factoriales de los ítems son similares por sexo. La escala presentó buenos índices de ajuste, y es un instrumento promisor para estudios futuros. <![CDATA[Preditores da Conclusão da Graduação: Habilidades Sociais, Saúde Mental, Características Acadêmicas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000100117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Not completing the undergraduate course in the time expected in the curricula can put the universities and students at a disadvantage, with a delay to enter the labor market. The aim was to identify predictors of graduation, considering social skills, mental health, initial academic performance and socio-demographic and academic characteristics. In total, 287 students participated, of both genders and from the humanities, exact and biological areas, who answered the instruments: Social Skills, Behaviors and Context Assessment Questionnaire for University Students, Short version of the Social Phobia Inventory, Beck Depression Inventory, and Structured Clinical Interview for DSM-IV. Predictors were: female, humanities area and average or above-average initial academic performance. The social skills and mental health differentiated the groups in the univariate analyses. This data suggests a need for attention to academic performance in the initial stages of the course, and preventive measures for male students of the exact and biological areas.<hr/>Resumo: Não concluir a graduação no tempo previsto pode trazer ônus para as universidades e estudantes, com atraso na inserção no mercado profissional. Objetiva-se identificar variáveis preditoras da conclusão da graduação, considerando habilidades sociais, saúde mental, desempenho acadêmico inicial e características sociodemográficas e acadêmicas.Participaram 287 universitários, de ambos os sexos,das áreas de humanas, exatas e biológicas, os quais responderam aos instrumentos: Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários, Versão reduzida do Inventário de Fobia Social, Inventário de Depressão de Beck e Entrevista Clínica Estruturada - DSM-IV. Foram preditores da conclusão da graduação: sexo feminino, área de humanas e desempenho acadêmico inicial na média ou acima da média. As habilidades sociais e saúde mental diferenciaram os grupos nas análises univariadas. Tais dados sugerem a necessidade de atenção ao desempenho acadêmico nas fases iniciais dos cursos e medidas preventivas para os universitários homens, das áreas de exatas e biológicas.<hr/>Resumen: No concluir el curso de pregrado dentro del tiempo previsto puede causar perjuicios para las universidades y los estudiantes, retrasando la incorporación al mercado de trabajo. La finalidad es identificar variables predictivas dela conclusión del pregrado, considerando habilidades sociales, salud mental, desempeño académico inicial y características sociodemográficas y académicas. Participaron 287 universitarios, de ambos sexos y en las áreas de ciencias exactas, biológicas y humanas, que contestaron los instrumentos: Cuestionario de Evaluación de Habilidades Sociales, Comportamientos y Contextos para Universitarios, Versión reducida del Inventario de Fobia Social, Inventario de Depresión de Beck y Entrevista Clínica Estructurada para el DSM-IV. Fueron predictivos de la conclusión del curso de pregrado dentro del tiempo previsto: sexo femenino, área de humanas y desempeño académico inicial dentro del promedio o superior al promedio, siendo que habilidades sociales y salud mental distinguieron los grupos en los análisis univariados. Tales datos sugieren la necesidad de atención al desempeño académico en las fases iniciales del curso, y medidas preventivas para los universitarios masculinos de las áreas de exactas y biológicas.