Scielo RSS <![CDATA[Paidéia (Ribeirão Preto)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-863X20170002&lang=pt vol. 27 num. 67 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Sintomas Depressivos e Relação entre os Gêneros: Diferenças em Adultos Jovens de um Ensaio Clínico Randomizado]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Depression has a high prevalence in the general population, especially among women. There is no consensus in the scientific literature about differences between men and women in the manifestations of depressive symptoms, nor about psychotherapy indications according to gender. This research aimed to verify differences in depressive symptoms and symptoms improvement between young adult men and women with current Major Depressive Disorder and to identify differences between two brief Cognitive Psychotherapy models. Randomized clinical trial in which participants were randomized between: Cognitive Behavioral Therapy and Narrative Cognitive Therapy. Depressive symptoms pre and post-intervention were evaluated using the Hamilton Depression Rating Scale. The sample was composed of 25 men and 95 women. Genital symptoms and insight were significantly different between genders. Concerning improvement in symptoms according to the psychotherapy model, CBT presented a trend toward being more effective in men. Therefore, the symptoms and improvement in depressive symptoms are manifested differently between genders.<hr/>Resumo: A depressão apresenta elevada prevalência na população geral, especialmente entre as mulheres. Não existe consenso na literatura científica a respeito de diferenças das manifestações de sintomas depressivos entre homens e mulheres, bem como, quanto à indicações de psicoterapias conforme o gênero. O objetivo deste estudo foi verificar as diferenças na sintomatologia depressiva e melhora dos sintomas em homens e mulheres adultos jovens com Transtorno Depressivo Maior e identificar as diferenças entre dois modelos de Psicoterapia Cognitiva. Em ensaio clínico, os participantes foram randomizados entre: Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Psicoterapia Cognitiva Narrativa. A sintomatologia depressiva pré e pós intervenção foi avaliada pela Hamilton Depression Scale. Participaram do estudo 25 homens e 95 mulheres. Os sintomas genitais e de consciência foram significativamente diferentes entre os gêneros. Quanto à melhora dos sintomas de acordo com o modelo psicoterapêutico, a PCC apresentou uma tendência a ser mais eficaz entre os homens. Sendo assim, é possível observar que a sintomatologia e a melhora dos sintomas depressivos manifestam-se diferentemente entre os gêneros.<hr/>Resumen: La depresión tiene una alta prevalencia en la población general, especialmente entre las mujeres. No hay consenso en la literatura científica sobre las diferencias en las manifestaciones de síntomas depresivos entre hombres y mujeres, ni sobre las indicaciones de las psicoterapias según el género. Este estudio tuvo como objetivo determinar las diferencias en los síntomas depresivos y la mejora de los síntomas en hombres y mujeres jóvenes adultos con Trastorno Depresivo Mayor actual y comprobar las diferencias entre los dos modelos de psicoterapia cognitiva. En este ensayo clínico, los participantes fueron asignados aleatoriamente entre: Psicoterapia Cognitivo Comportamental y Psicoterapia Cognitiva Narrativa. Los síntomas de depresión pre y post intervención se evaluaron mediante la Escala de Depresión de Hamilton. La muestra estuvo constituida por 25 hombres y 95 mujeres. Síntomas genitales y de conciencia fueron significativamente diferentes entre los géneros. En cuanto a la mejoría de los síntomas de acuerdo con el modelo psicoterapéutico, el PCC tuvo una tendencia a ser más eficaz entre los hombres. Es posible observar que la sintomatología y la mejora en los síntomas depresivos se manifiestan de forma diferente entre géneros. <![CDATA[Enfrentamento Materno da Hospitalização do Bebê na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Coping is defined by actions of self-regulation of emotions, cognitions, behaviors, and motivational orientation under stress. This study analyzed the maternal coping with hospitalization of premature and low birth weight infants at the Neonatal Intensive Care Unit (NICU), using the Motivational Theory of Coping. A questionnaire, a scale and an interview were applied to 25 mothers three times between birth and hospital discharge. The results showed that the mothers’ first visit to the NICU had strong emotional impact; longer hospitalization periods were linked to the decrease in Delegation coping strategies. There was more Support Seeking after the hospital discharge. Multiparous mothers and those who had a job appeared to be more vulnerable to stress. Predominantly adaptive coping responses were identified, even among two mothers whose babies had died, including Self-Reliance strategies, which were mediated by religious beliefs.<hr/>Resumo: O coping é definido por ações de autorregulação emocional, cognitiva, comportamental e motivacional sob condições de estresse. Este estudo analisou, segundo a Teoria Motivacional do Coping, o processo de enfrentamento materno da hospitalização de bebês prematuros e com baixo peso, internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Aplicou-se em 25 mães questionário, escala e entrevista, em três momentos, do nascimento até após a alta hospitalar. Os resultados mostraram que a primeira visita materna à UTIN teve grande impacto emocional. Um maior número de dias de internação se correlacionou com a diminuição no enfrentamento por Delegação. E, após a alta hospitalar, houve aumento na Busca de Suporte. Mães multíparas e aquelas que trabalhavam fora de casa apresentaram maior vulnerabilidade ao estresse. Houve predomínio de respostas adaptativas de coping, mesmo entre as duas mães cujos bebês morreram, com a presença de estratégias de Autoconfiança, mediadas por crenças religiosas.<hr/>Resumen: Enfrentamiento son las acciones de autorregulación de la emoción, de la cognición, del comportamiento y de la orientación motivacional en condiciones de estrés. Este estudio analizó el proceso de enfrentamiento materno de la hospitalización de bebés prematuros y con bajo peso internados en Unidad de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Fueron aplicados un cuestionario, una escala y una entrevista a 25 madres en tres momentos, del nacimiento hasta después del alta hospitalaria. Los resultados mostraron que la primera visita materna a la UTIN tuvo gran impacto emocional. Un mayor número de días de internación se correlacionó con la disminución en la Delegación. Y tras el alta, aumentó la Búsqueda de Soporte. Madres multíparas y que trabajaban fuera de casa presentaron mayor vulnerabilidad al estrés. Predominaron respuestas adaptativas de enfrentamiento, incluso entre las dos madres cuyos bebés fallecieron, con la presencia de estrategias de Autoconfianza, mediadas por creencias religiosas. <![CDATA[Bloqueio de Respostas de Evitação e Fuga: Relações com os Comportamentos Clinicamente Relevantes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The current study aims to evaluate the possible effects of interrupting problematic clinically relevant behaviors on the percentage of these responses and of clinical improvement-related responses. Two clients were treated with Functional Analytic Psychotherapy (FAP), alternating two conditions (ABAB). On condition A, procedures to the therapist consisted of responding to the clinical improvement responses, and to description of outside of therapeutic setting behaviors, but therapists were advised to ignore problem behaviors emitted in session. During condition B, therapists followed the same procedures, but they were oriented to block (interrupt) problematic responses emitted in session. Results suggest increase in the percentage of problem behaviors during condition B. Results are discussed, highlighting the viability of planning the contingent response the therapist emits to clinically relevant behaviors.<hr/>Resumo: O presente estudo visa avaliar possíveis efeitos de procedimentos de interrupção de comportamentos clinicamente relevantes problemáticos nas porcentagens de sua emissão e nas de comportamentos de melhora durante a sessão. Duas clientes foram tratadas com a Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), alternando duas condições (ABAB). Na condição A, os procedimentos consistiam em responder aos comportamentos de melhora na interação com o terapeuta e aos relatos sobre os comportamentos na vida diária, ignorando os comportamentos problemáticos no contexto da sessão. Na condição B, os procedimentos foram mantidos, mas os comportamentos problemáticos foram interrompidos em vez de ignorados. Os resultados sugerem aumento na porcentagem de comportamentos problemáticos na condição B. Os resultados são discutidos destacando a viabilidade do planejamento de responder do terapeuta contingentemente ao comportamento do cliente.<hr/>Resumen: El estudio tiene como objetivo evaluar los posibles efectos de la interrupción de las conductas clínicamente relevantes problematicas en los porcentajes de emisión y de conductas de mejora durante la sesión. Dos clientes fueron tratados con la Psicoterapia Analítica Funcional (FAP), alternando dos condiciones (ABAB). En la condición A del tratamiento, los procedimientos consistían en responder a las conductas de mejora en la interacción con el terapeuta y a los informes sobre las conductas en la vida diaria, haciendo caso omiso de los problemas de comportamiento en el contexto de la sesión. En la condición B, los procedimientos se mantuvieron, pero los problemas de conducta fueron interrumpidos en lugar de ignorados. Los resultados sugieren un aumento en el porcentaje de comportamientos problemáticos en la condición B. Los resultados son discutidos, destacando la viabilidad de la planificación del terapeuta de responder de forma contingente al comportamiento del cliente. <![CDATA[Parentalidade e Envolvimento Parental no Ensino Secundário: Grupos Focais com Pais de Adolescentes]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Parental role in the adolescents’ development is widely described as challenging, particularly regarding their involvement in school education. With the aim of examining parents’ perceptions about parenting role, parental involvement and family-school partnership in the secondary school, two focus groups were conducted with parents in two public schools. Results, overall, indicate that the establishment of rules, monitoring and support were very challenging and important to the adolescents’ development. Parental involvement change throughout school and several reasons were pointed out to the changes observed in secondary school: the demands of the level of education, the lack of time, adolescents’ autonomy, , and teachers’ communication style. Regarding family-school relations, the parents shared different experiences about the way the partnership was promoted and developed.<hr/>Resumo: O papel dos pais no desenvolvimento dos adolescentes é amplamente descrito como sendo desafiante, em particular quanto ao seu envolvimento na educação escolar. Com o objetivo de analisar as perceções de pais de adolescentes sobre o papel parental, o envolvimento parental e a parceria família-escola no ensino secundário foram conduzidos dois grupos focais em duas escolas públicas. Os resultados, globalmente, indicam que o estabelecimento de regras, a monitorização e o apoio são funções parentais desafiantes e importantes no desenvolvimento dos adolescentes. O envolvimento parental altera-se durante a escolaridade e várias razões foram apontadas para as mudanças no ensino secundário: as exigências deste nível de escolaridade, a falta de tempo, a autonomização dos adolescentes e o estilo de comunicação dos professores. Quanto às relações família-escola, os pais partilharam experiências diferenciadas sobre a promoção e desenvolvimento desta parceria.<hr/>Resumen: El papel de los padres en el desarrollo de los adolescentes es ampliamente descrito como desafiante, especialmente su participación en la educación escolar. Con objeto de analizar la percepción de los padres sobre la responsabilidad parental, el envolvimiento de los padres y la colaboración familia-escuela en la educación secundaria, se realizaron dos grupos focales en dos escuelas publicas. Los resultados globalmente indican que el establecimiento de normas, la supervisión y el apoyo son funciones parentales desafiantes e importantes en el desarrollo de los adolescentes. El involucramiento parental se altera durante la escolarización y varias razones fueron apuntadas para los cambios en la educación secundaria: las exigencias de este nivel de educación, la falta de tiempo, la autonomía de los adolescentes y el estilo de comunicación de los profesores. Respecto a las relaciones familia-escuela, los padres compartieron diferentes experiencias en la promoción y desarrollo de esta alianza. <![CDATA[Eficácia de um Programa de Intervenção para o Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The importance of language and its formal instruction during the initial school phase has stimulated studies that seek options to implement them successfully. From this perspective, this study aimed to verify the effects of an intervention program on the language skills assessed. The participants were sixth-grade elementary school students evaluated in reading comprehension, spelling, word recognition and metatextual awareness. The intervention program was performed with 103 students, divided into experimental (EG) and control groups (CG). The experimental group attended 10 sessions, which included the use of gradual Cloze technique in texts of various textual genres, which were intended to develop the reading comprehension and the development of metatextual awareness. Analyses indicated the superiority of EG over the CG in the post-test. New studies are needed to permit the generalization of the results.<hr/>Resumo: A importância da linguagem e de seu ensino formal durante a fase escolar inicial tem motivado estudos que procuram alternativas para implementá-las com sucesso. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de intervenção sobre as habilidades linguísticas avaliadas. Os participantes foram alunos do 6o ano do ensino fundamental, avaliados quanto à compreensão de leitura, à grafia, ao reconhecimento de palavras e à consciência metatextual. Foi realizado um programa de intervenção com 103 deles, separados em grupo experimental (GE) e de controle (GC). O grupo experimental participou de 10 sessões, usando a técnica de Cloze gradual em textos de gêneros textuais diversos, por meio dos quais pretendeu-se, além do desenvolvimento da compreensão de leitura, também o desenvolvimento da consciência metatextual. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC no pós-teste. Sugere-se a realização de novos estudos para permitir a generalização dos resultados.<hr/>Resumen: La importancia del lenguaje y de su enseñanza formal durante la fase escolar inicial ha motivado estudios que buscan alternativas para implementarlas con éxito. Bajo esa perspectiva, este estudio tuvo como objetivo verificar los efectos de un programa de intervención en las habilidades lingüísticas evaluadas. Participaron estudiantes del sexto grado de la escuela primaria, evaluados respecto a la comprensión de lectura, la grafía, el reconocimiento de palabras y la consciencia metatextual. Se llevó a cabo un programa de intervención con 103 de ellos, divididos en grupos experimentales y de control. Los grupos experimentales participaron de 10 sesiones, que incluyeron el uso de la técnica de Cloze gradual en textos de géneros textuales diversos, con los que se pretendió, además del desarrollo de la comprensión lectora, también el desarrollo de la consciencia metatextual. Los análisis indicaron la superioridad del GE en comparación con el GC en el post-test. Se sugiere llevar a cabo nuevos estudios para permitir la generalización de los resultados. <![CDATA[Características Sociodemográficas, Problemas Comportamentais, Preocupações e Qualidades das Crianças relatadas por Pais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200046&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Parental report is essential to understand adaptive difficulties in childhood. The aim of the study was to identify concerns of parents and qualities of children reported by parents, as well as the association of these variables with sociodemographic factors and child behavior problems. Parents of 353 schoolchildren from three public schools and one private school took part in the study. Assessment of behavior problems and parental reports about concerns and children’s strengths were obtained from the Child Behavior Checklist - CBCL. We submitted parents’ answers to the open-ended questions in the CBCL to a lexical analysis with the IRAMUTEQ software. Results concerning ‘strengths’ were related to affective and social interaction, while ‘concerns’ were related to academic performance and prevention of behavior problems. We concluded that parent concerns are targets of preventive interventions in childhood, while child strengths reported by parents are skills that need to be developed, as they help in adaptive functioning.<hr/>Resumo: O relato de pais é essencial na compreensão de dificuldades adaptativas na infância. O objetivo do estudo foi identificar preocupações dos pais e qualidades dos filhos, relatadas pelos pais, bem como a associação dessas variáveis com fatores sociodemográficos e problemas de comportamento das crianças. Participaram 353 pais de alunos de três escolas públicas e uma escola privada. A avaliação de problemas de comportamento dos filhos e o relato dos pais sobre preocupações e qualidades foram obtidos com o Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes - CBCL. As respostas às questões abertas do CBCL foram submetidas à análise lexical no software IRAMUTEQ. Resultados sobre qualidades da criança foram relacionados à interação afetiva e social. As preocupações foram relacionadas a desempenho acadêmico e prevenção de problemas de comportamento. Concluímos que as preocupações relatadas são indicativas de alvos para intervenções preventivas e as qualidades, se desenvolvidas, poderão auxiliar no funcionamento adaptativo.<hr/>Resumen: El relato de padres es esencial para la comprensión de dificultades adaptativas de niños. Los objetivos de este estudio fueron identificar preocupaciones y cualidades relatadas por padres y verificar sus asociaciones con fatores sociodemográficos y problemas de conducta. Fueron participantes 353 padres de alumnos de cuatro escuelas públicas y una privada. La evaluación de problemas de comportamiento de los hijos y el relato de los padres sobre preocupaciones y cualidades fueron obtenidos con la Lista de Comportamientos para Niños y Adolescentes (CBCL). Conducimos un análisis lexical de las respuestas a las preguntas abiertas de la CBCL mediante el software IRAMUTEQ. Los resultados sobre las cualidades del niño fueron relacionados con la interacción afectiva y social. Las preocupaciones estuvieron relacionadas al desempeño académico y la prevención de problemas de comportamiento. Concluimos que las preocupaciones de los padres indican metas para intervenciones preventivas en la infancia, mientras que las cualidades, si desarrolladas, podrán auxiliar el funcionamento adaptativo. <![CDATA[Práticas Docentes para Criatividade na Universidade: Estudo em Portugal e no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200056&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Creativity is nowadays seen as an essential feature in higher education. Nevertheless, there is a discrepancy between the need for creativity and what higher education classrooms provide. This study assessed the perceptions of 1599 higher education students from two countries (1059 Brazilian and 540 Portuguese students), from two academic domains (Sciences and Technologies - Sc&amp;T; Social Sciences, Arts, and Humanities - SScA&amp;H), about the presence of creativity in their teachers’ instruction and evaluation practices. The study’s findings evidence interactive effects between the variables country and academic domain for most of the assessed factors: encouragement of new ideas, climate for the expression of ideas, and interest in students’ learning. Brazilian Sc&amp;T students presented more negative perceptions of their classroom environments when compared to SScA&amp;H students; Portuguese students showed opposite patterns of results. Some hypothetical explanations are discussed and future directions for research are presented.<hr/>Resumo: Criatividade é atualmente tomada como aspecto essencial na Educação Superior. Há, contudo, discrepância entre a necessidade de criatividade e o que a universidade proporciona. Este estudo avaliou percepções de 1599 alunos universitários de dois países (1059 brasileiros e 540 portugueses), de duas áreas curriculares (Ciências e Tecnologias - Sc&amp;T; Ciências Sociais, Artes e Humanidades - SscA&amp;H) sobre a presença de criatividade nas práticas docentes, instrucionais e avaliativas, de que são alvo. Os resultados mostraram efeitos interativos significativos entre as variáveis país e área curricular para a maioria dos fatores avaliados: encorajamento de novas ideias, clima para expressão de ideias e interesse pela aprendizagem dos alunos. Os estudantes brasileiros de Sc&amp;T mostraram percepções mais negativas da sala de aula, comparados com os de SScA&amp;H; os alunos portugueses obtiveram padrões opostos nos resultados. Algumas hipóteses explicativas são discutidas e são apresentadas orientações para pesquisa futura.<hr/>Resumen: La creatividad está actualmente considerada como aspecto esencial en la Educación Superior. Sin embargo, existe discrepancia entre la necesidad de creatividad y lo que la universidad ofrece. Este estudio evaluó percepciones de 1.599 estudiantes universitarios (1.059 de Brasil y 540 de Portugal) de dos áreas curriculares (Ciencia y Tecnología - Sc&amp;T; Ciencias Sociales, Artes y Humanidades - SscA&amp;T) acerca de la presencia de creatividad en las prácticas docentes, instructivas y evaluativas dirigidas a ellos. Los resultados mostraron efectos de interacción significativos entre las variables país y área curricular para la mayoría de los factores evaluados: fomento de nuevas ideas, entorno para la expresión de ideas e interés en el aprendizaje del estudiante. Los estudiantes brasileños de Sc&amp;T mostraron percepciones más negativas de la clase en comparación con los de SSCA&amp;H; los estudiantes portugueses obtuvieron patrones opuestos en los resultados. Algunas hipótesis explicativas se discuten y se presentan directrices para investigación futura. <![CDATA[Efeitos dos Valores Organizacionais Sobre a Qualidade de Vida no Trabalho]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200065&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Quality of work life (QWL) is a topic studied globally due to its relevance for workers’ health and organizational results. This study investigated the effects of person-organization fit (POF) with regard to workers’ perceived and desired organizational values (OV) on QWL. The sample consisted of 213 Brazilians working in companies of different sizes and from different sectors. The quadratic polynomial regression model with surface analysis charts was used. The hypothesis that QWL is affected by satisfaction with OV was confirmed. The surface analysis charts revealed that some of the relationships between variables are non-linear. The conclusion is that these findings can help organizations to reflect on declared values and those actually put into practice in order to develop strategies intended to promote greater congruence from the perspective of employees, positively affecting QWL.<hr/>Resumo: A qualidade de vida no trabalho (QVT) é estudada globalmente por sua importância para a saúde do trabalhador e para os resultados organizacionais. Este estudo investiga os efeitos da compatibilidade pessoa organização (POF) no que diz respeito aos valores organizacionais (VO) percebidos e desejados pelos trabalhadores sobre a QVT. Participaram 213 trabalhadores brasileiros de empresas de diferentes portes e setores. Utilizou-se o modelo de regressão polinomial quadrática com análise de gráficos de superfície. Comprovou-se a hipótese de que a QVT é impactada pela satisfação com os VO. A análise de gráficos de superfície permitiu compreender que alguns dos relacionamentos entre as variáveis são curvilíneos. Conclui-se que os achados podem contribuir para que as organizações reflitam sobre seus valores declarados e praticados, desenvolvendo estratégias que possam promover maior congruência na visão de seus funcionários, impactando positivamente na QVT.<hr/>Resumen: Se estudia la calidad de la vida laboral (CVL) por su importancia para la salud de los trabajadores y para los resultados organizacionales. Fueran investigados los efectos de la compatibilidad persona organización con respecto a los valores organizacionales (VO) percibidos y deseados por los trabajadores en la CVL. La muestra fue de 213 trabajadores brasileños de empresas de diferentes tamaños y sectores. Se utilizó el modelo de regresión polinómica de segundo grado con el análisis de los gráficos de superficie. Se comprobó la hipótesis que CVL se ve afectada por la satisfacción con los VO. Se entendió que algunas de las relaciones entre las variables son curvilíneas. Los hallazgos pueden ayudar a las organizaciones a reflexionar sobre sus valores declarados y practicados, y a desarrollar estrategias para promover una mayor coherencia en la visión de sus empleados, impactando positivamente en CVL. <![CDATA[Por Que Não Buscar Terapia? O Papel do Estigma e Sintomas Psicológicos em Universitários]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200076&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The decision to seek therapy can reduce psychological distress and factors like public stigma, self stigma, fear of self exposure to therapist, among others, may constitute barriers in this process. This study investigated: how is the group of variables described in the literature as predictors of seeking therapy, and the relationship of variables associated with stigma and depressive symptoms, anxiogenic symptoms and stress with this search. For this purpose, 272 students responded scales that assessed these variables. The principal component analysis indicated four clusters of variables (symptoms of depression, anxiety and stress; feelings of shame, inadequacy and inhibition; perception of benefits to seek therapy; self stigma and stigma by the others). These components are hierarchically inserted into the multiple regression, indicating that the symptoms have little importance compared to the attitude of seeking therapy and stigmas.<hr/>Resumo: A decisão por buscar terapia pode reduzir o sofrimento psicológico e fatores como estigma público, autoestigma, medo da autoexposição ao terapeuta, dentre outros, podem constituir barreiras neste processo. Este estudo investigou como ocorre o agrupamento de variáveis descritas na literatura como preditoras de busca por terapia, e a relação das variáveis associadas à estigmatização e de sintomas depressivos, ansiogênicos e de estresse com essa busca. Para isto 272 universitários responderam escalas que avaliavam estas variáveis. A análise de componentes principais indicou quatro agrupamentos de variáveis (sintomas de depressão, ansiedade e estresse; sentimentos de vergonha, inadequação e inibição; percepção de benefícios ao buscar terapia; auto e hetero estigmas). Estes componentes foram hierarquicamente inseridos na regressão múltipla indicando que a sintomatologia é pouco relevante se comparada à atitude de busca por terapia e os estigmas.<hr/>Resumen: Buscar la terapia puede reducir la angustia psicológica y factores como el estigma público, auto-estigma, miedo de la auto-exposición a la terapeuta, entre otros, pueden constituir barreras en este proceso. Este estudio investigó: cómo ocurre el agrupamiento de variables descritas en la literatura como predictores de la búsqueda de la terapia, y la relación de variables asociadas con el estigma y los síntomas depresivos, ansiogénicos y el estrés con esta búsqueda. Para este propósito, 272 estudiantes contestaron escalas que evaluaron estas variables. El análisis de componentes principales indicó cuatro grupos de variables (síntomas de la depresión, la ansiedad y el estrés, sentimientos de vergüenza, insuficiencia y la inhibición, la percepción de los beneficios que buscan terapia, de auto y hetero estigmas). Estos componentes fueron jerárquicamente insertan en la regresión múltiple, que indica que los síntomas son de poca importancia en comparación con la actitud de buscar terapia y estigmas. <![CDATA[A Utilização de Modelos Teóricos na Terapia Familiar: Foco no Construcionismo Social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200084&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: In the field of family therapy (FT), theoretical and methodological perspectives coexist. This article aims to comprehend how family therapists use different theories, especially social constructionism. We describe a qualitative study, carried out through semi-structured and individual interviews with 14 Brazilian family therapists, men and women. Our analysis and discussion present four types of discourse by which the participants combine theoretical perspectives: conciliatory-constructionist, conciliatory-reflexive, conciliatory-descriptive and eclectic. The analysis presents features that characterize and differentiate each discourse, and implications they have on the participants’ practice. We conclude that the combination of theories is an effort to enhance clinical practice, at the same time as it creates tensions in the FT field. This article invites family therapists to construct practices based on an epistemological investigation, by which they will be able to identify theoretical premises that guide their actions, as an effort to achieve congruence between practices and the theories behind them.<hr/>Resumo: No campo da terapia familiar (TF) coexistem perspectivas teóricas e metodológicas. O objetivo deste artigo é compreender como terapeutas familiares utilizam diferentes teorias da TF, especialmente, o construcionismo social. Este estudo possui natureza qualitativa, e foi realizado a partir de entrevistas individuais semi-estruturadas, com 14 terapeutas familiares brasileiros, homens e mulheres. A análise e discussão apresentam quatro discursos pelos quais os terapeutas combinam perspectivas teóricas: conciliatório-construcionista, conciliatório-reflexivo, conciliatório-explicativo e eclético. A análise apresenta aspectos que os caracterizam e diferenciam, e implicações que possuem na prática dos terapeutas. Concluímos que a combinação de teorias busca enriquecer a prática clínica, ao mesmo tempo em que gera tensões no campo da TF. O artigo convida os terapeutas a construírem práticas orientadas por uma investigação epistemológica, por meio das quais podem identificar os pressupostos teóricos que norteiam suas ações, em busca de congruência entre as práticas empregadas e as teorias que as embasam.<hr/>Resumen: En el campo de la terapia familiar (TF) coexisten perspectivas teóricas y metodológicas. El objetivo de este artículo es comprender cómo los terapeutas familiares utilizan teorías de la TF, especialmente, el construccionismo social. Es un estudio cualitativo, realizado a partir de entrevistas semiestructuradas, con 14 terapeutas familiares brasileños, hombres y mujeres. El análisis y discusión presentan cuatro discursos en que terapeutas combinan teorías: conciliatorio-construccionista, conciliatorio-reflexivo, conciliatorio-explicativo e ecléctico. El análisis presenta aspectos que los caracterizan y diferencian, e implicaciones en la práctica de los terapeutas. Concluimos que la combinación de teorías busca enriquecer la práctica clínica y genera tensiones en el campo de la TF. El artículo invita terapeutas a la construcción de prácticas orientadas por una investigación epistemológica, a través de las cuales puedan identificar presupuestos teóricos que guían sus acciones, buscando congruencia entre las prácticas adoptadas y las teorías que las fundamentan. <![CDATA[Adaptação e Validação Brasileira das Escalas DASE e TUD para Usuários de Cocaína/Crack]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200093&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Self-efficacy for abstinence and temptation to use illicit drugs are demonstrably key elements of changing addictive behaviors. This study’s aim was to analyze the psychometric evidence for the Brazilian adaptation of the scales Drug Abstinence Self-efficacy Scale (DASE) and Temptation to Use Drugs Scale (TUD). The sample was composed of 300 men treated for cocaine and crack addiction. Análise Factorial Exploratory and internal consistency demonstrated the existence of four factors in the DASE that explained 54% of the total variation in the 24 items, and four factors in the TUD that explained 56% of the total change in the variation. The Cronbach’s alpha coefficient was at DSE .920 and TUD .927. The Brazilian adaptation of the scales showed appropriate evidence of validity in the sample of hospitalized individuals addicted to cocaine and crack.<hr/>Resumo: Autoeficácia para abstinência e a tentação para uso de drogas são importantes elementos na mudança dos comportamentos aditivos. O objetivo do estudo foi analisar as evidências psicométricas da validação e adaptação brasileira das escalas Drug Abstinence Self-efficacy Scale (DASE) e Temptation to Use Drugs Scale (TUD). A amostra foi de 300 homens em tratamento pela dependência de cocaína e crack. A análise fatorial exploratória e de consistência interna demonstraram a existência de quatro fatores na DASE, explicando 54% da variação total dos 24 itens e quatro fatores na TUD explicando 56% da variação total. O coeficiente alpha de Cronbach na DASE foi 0,920 e na TUD 0,927. A adaptação brasileira das escalas mostrou evidências de validade adequadas na amostra de dependentes de cocaína e crack internados.<hr/>Resumen: Autoeficacia para abstinencia y la tentación para el consumo de drogas han sido elementos importantes en el cambio de las conductas adictivas. El objetivo del estudio fue analizar las evidencias psicométricas de la validación y adaptación brasileña de las escalas: Escala de Autoeficacia para Abstinencia de las Drogas (DASE) y Escala de Tentación de Utilizar Medicamentos (TUD). La muestra consistió en 300 hombres que reciben tratamiento para la adicción a la cocaína y el crack. El análisis factorial exploratorio y de consistencia interna mostraron la existencia de cuatro factores en la DASE, que explican el 54% de la variación total de los 24 artículos; y cuatro factores que explican el 56% de la variación total en la TUD. El coeficiente alfa de Cronbach fue 0,920 en la DASE y 0,927 en la TUD. La adaptación brasileña de las escalas muestra evidencias de validez adecuadas en la muestra de dependientes de la cocaína y el crack admitidos. <![CDATA[Toronto Alexithymia Scale: Adaptação da Versão Brasileira para Adultos de Baixa Escolaridade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: For the purpose of studying Alexithymia in low-educated adults, we intend to adapt the Brazilian version of the Toronto Alexithymia Scale (TAS-26) and to verify its internal consistency. With that aim, we translated the original TAS-26 (English) to Portuguese, adopting a colloquial language, without content distortion. An exploratory qualitative study interviewed 50 women (38-65 years, education &lt;9 years) and identified comprehension difficulties in 22 items, that needed adaptation. A professional translator performed the back-translation of the adapted TAS-26, that was applied to a new sample of women (90 with chronical pain and 90 without pain, 38-65 years, education &lt;9 years) to evaluate its internal consistency. Only four items (1/2/3/16) of the pre-existing Brazilian version (appropriate to university students) did not require modification. The internal consistency (Cronbach’s alpha) was satisfactory for total score (0.65) and elevated for factor 1 (0.87). The adapted Brazilian version of TAS-26 is appropriate to low-educated adults.<hr/>Resumo: Com objetivo de estudar a alexitimia em indivíduos adultos de baixa escolaridade, decidimos adaptar a versão brasileira da Toronto Alexithymia Scale (TAS-26) e verificar sua consistência interna. Para isso, traduzimos a TAS-26 original (inglês) para o português, com linguagem coloquial, sem alteração de conteúdo. Em estudo exploratório qualitativo foram entrevistadas 50 mulheres (38-65 anos, escolaridade &lt;9 anos) e identificamos dificuldade de compreensão em 22 itens, que necessitaram de adaptação. Após retro-tradução feita por tradutor profissional, a TAS-26 adaptada foi então aplicada a nova amostra de mulheres (90 com dor crônica e 90 sem dor, 38-65 anos, escolaridade &lt;9 anos) para avaliar sua consistência interna. Apenas quatro itens (1/2/3/16) da versão brasileira pré-existente (apropriada a universitários) não sofreram modificação. A consistência interna (alfa de Cronbach) foi satisfatória na pontuação total (0,65) e elevada no fator 1 (0,87). A versão brasileira da TAS-26 adaptada é adequada a indivíduos adultos de baixa escolaridade.<hr/>Resumen: Con objeto de estudiar la Alexitimia en adultos con bajo nivel de educación, buscamos adaptar la versión brasileña de la Escala de Alexitimia de Toronto (TAS-26) y comprobar su consistencia interna. Para esto, traducimos la TAS-26 original (inglés) al portugués, con la adopción de un lenguaje sencillo, sin cambiar el contenido. Una encuesta cualitativa entrevistó a 50 mujeres (38-65 años, escolaridad &lt;9 años) e identificamos dificultad de comprensión sobre 22 puntos, que demandaron adaptaciones. Tras la retro-traducción por un traductor profesional, la TAS-26 adaptada fue aplicada a una nueva muestra de mujeres (90 con dolor crónico y 90 sin dolor, 38-65 años, escolaridad &lt;9 años) para evaluar su consistencia interna. Sólo cuatro ítems (1/2/3/16) de la versión brasileña preexistente (apropiada para universitarios) no fueron cambiados. La consistencia interna (alfa de Cronbach) fue satisfactoria en la puntuación total (0,65) y alta en el factor 1 (0,87). La versión brasileña de la TAS-26 adaptada es adecuada para adultos con bajo nivel de escolaridad. <![CDATA[Escala de Insatisfação e Checagem Corporal nos Esportes: Uma Nova Medida para Atletas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2017000200110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: After performing searches in the main scientific articles database, no specific psychometric scale was found that analyzes body dissatisfaction and body checking to athletes. The aim of the study was to analyze the psychometric properties of the Dissatisfaction and Body Checking in Sports Scale (DBCS) - male and female versions - in Brazilian athletes. The researchers built the DBCS. Participants were 1,197 athletes. The exploratory factor analysis showed a factor structure that explained more than 40% of the variance in both versions of the DBCS. The results showed a statistically significant relationship between the DBCS - male and female versions - and questionnaires used for concurrent validity (p &lt; .001). No difference was found in mean DBCS scores when applied two weeks apart (p &gt; .05). The findings indicated difference in DBCS scores according to body fat (p = .01). The results showed a positive relationship between DBCS and Eating Attitudes Test scores (p = .001). It was concluded that the DBCS - male and female versions - demonstrated satisfactory concurrent, discriminant, predictive validity and reproducibility.<hr/>Resumo: Após realizar buscas nas principais bases de dados de artigos científicos, não foi encontrada escala psicométrica específica que avalie insatisfação e checagem corporal em atletas. O objetivo foi analisar as propriedades psicométricas das versões feminina e masculina da Escala de Insatisfação e Checagem Corporal nos Esportes (EICCE) em atletas brasileiros. A EICCE foi construída pelos próprios pesquisadores. Participaram 1.197 atletas de ambos os sexos. Os resultados demonstraram estrutura fatorial que explicou mais de 40% da variância de ambas as versões da EICCE. Os achados indicaram relação estatisticamente significativa entre as versões da EICCE e os questionários utilizados para a validade concorrente (p &lt; 0,001). Não se revelou diferença das médias dos escores da EICCE no teste-reteste (p &gt; 0,05). Os achados demonstraram diferença dos escores da EICCE em função da adiposidade corporal (p = 0,01). Os resultados apontaram relação positiva entre a EICCE e os escores do Eating Attitudes Test (p = 0,001). Concluiu-se que as versões feminina e masculina da EICCE demonstraram validade concorrente, discriminante, preditiva e reprodutibilidade satisfatórias.<hr/>Resumen: Tras búsquedas en las principales bases de datos de artículos científicos, no fue encontrada escala psicométrica para evaluar la insatisfacción corporal y el chequeo corporal en los atletas. El objetivo fue analizar las propiedades psicométricas de la Escala de Insatisfacción y Chequeo Corporal en los Deportes (EICCE) en atletas brasileños. La EICCE fue construido por los investigadores. Participaron 1.197 atletas de ambos sexos. Los resultados demostraron que la estructura factorial explica más del 40% de la varianza de ambas versiones de la EICCE. Los resultados indicaron una relación estadísticamente significativa entre la EICCE y cuestionarios utilizados para la validez concurrente (p &lt; 0,001). No se encontraron diferencias en las puntuaciones medias del EICCE en la fiabilidad test-retest (p &gt; 0,05). Los hallazgos demostraron diferencia en las puntuaciones del EICCE en función de la adiposidad corporal (p = 0,01). Los resultados mostraron una relación positiva entre EICCE y las puntuaciones del Eating Attitudes Test (p = 0,001). Se concluyó que ambas versiones de la EICCE demostraron validez concurrente, discriminante, predictivo y reproducibilidad satisfactorias.