Scielo RSS <![CDATA[Paidéia (Ribeirão Preto)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-863X20120001&lang=en vol. 22 num. 51 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Paidéia consagra-se como revista A1 no Qualis Periódico CAPES</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Paidéia</b>: <b>relatório de Gestão - 2011</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Multidimensional scale of attitudes toward lesbians and gay men</b>: <b>construction and preliminary validation</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O preconceito contra as pessoas não heterossexuais persiste e atualmente assume diversas formas. Este estudo teve por objetivo apresentar o processo de construção e validação de um instrumento multidimensional de avaliação de atitudes face a lésbicas e a gays. Partindo de uma revisão teórica sobre diversos aspectos do preconceito anti-homossexual, foram definidos três tipos de atitudes negativas. Selecionou-se, em seguida, um conjunto de escalas pré-existentes, tendo os seus itens sido categorizados de acordo com as atitudes previstas. Análises fatoriais exploratórias revelaram uma escala composta por três dimensões atitudinais negativas, duas de caráter mais tradicional (Rejeição da proximidade e Homopatologização) e uma de caráter mais atual (Heterossexismo moderno), assim como por uma atitude positiva (Suporte). Todas as dimensões apresentaram uma b oa consistência interna. Provas adicionais da validade de constructo do instrumento foram obtidas através de um estudo diferencial, em função do sexo dos participantes e do seu contato interpessoal com lésbicas e gays.<hr/>Prejudice against non-heterosexual individuals persists and currently assumes various forms. This study describes the process of developing and validating a multidimensional instrument to assess attitudes toward lesbians and gay men. Three types of negative attitudes were defined based on a literature review of the various aspects of antigay prejudice. Existing scales were selected and their items were categorized according to expected attitudes. Exploratory factor analysis revealed a scale composed of three negative attitudinal dimensions: two with a more traditional nature (Rejection of proximity and Pathologizing of homosexuality) and a more contemporary one (Modern heterosexism), as well as a positive dimension (Support). All dimensions showed good internal consistency. Additional evidence of the instrument’s construct validity was obtained through a differential study, based on the participants’ gender and their interpersonal contact with lesbians and gay men.<hr/>El prejuicio contra las personas no heterosexuales persiste, asumiendo diversas formas hoy día. Se presenta en este trabajo el proceso de construcción y validación de un instrumento multidimensional de evaluación de las actitudes hacia las lesbianas y los gays. Partiendo de una revisión teórica sobre diversos aspectos del prejuicio, fueron definidos tres tipos de actitudes negativas. Posteriormente fueron seleccionadas escalas de evaluación pre-existentes, siendo sus ítems categorizados de acuerdo con las actitudes propuestas. Análisis factoriales exploratorias revelaron una escala compuesta por tres dimensiones negativas, dos de carácter más tradicional (Rechazo de aproximación y Homopatologización) y una de carácter más actual (Heterosexismo moderno), así como por una actitud positiva (Soporte). Todas las dimensiones presentaron consistencia interna adecuada. Pruebas adicionales de validez de constructo fueron obtenidas a través de un estudio diferencial, en función del sexo de los participantes y de su contacto interpersonal con lesbianas y gays. <![CDATA[<b>Sternberg’s Triangular Love Scale national study of psychometric attributes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en A Escala Triangular do Amor de Sternberg (ETAS) vem sendo a cada dia mais utilizada em pesquisas no Brasil. No entanto, todos seus estudos ocorreram a nível estadual. Este artigo teve como objetivo conhecer os atributos psicométricos da escala a nível nacional. A ETAS foi aplicada em uma amostra de 1.549 participantes de 13 Unidades da Federação brasileiras. Os resultados sugerem que a ETAS é um excelente teste, com a estrutura de três fatores prevista pela teoria e um elevado nível de precisão (α = 0,98). A Teoria de Resposta ao Item mostrou que a ETAS possui itens bastante discriminativos, avaliando uma boa faixa da população, embora com baixa dificuldade. Sugere-se a manutenção dos itens complexos na escala, com a finalidade de ter-se uma medida válida e precisa do amor.<hr/>Even though Sternberg's Triangular Love Scale (STLS) has been increasingly used in Brazilian research, all the relevant studies have been conducted at a state level. The objective of this study was to investigate the psychometric attributes of the scale at a national level. The STLS was applied to a sample of 1,549 participants from 13 Brazilian states. The results suggest that STLS is an excellent test, with the three-factor structure predicted by the theory and a high level of reliability (α = 0.98). The Item Response Theory showed that STLS has highly discriminative items, assessing a large share of the population, although low difficulty was applied. We suggest keeping complex items in the scale in order to maintain a reliable and valid measure of love.<hr/>La Escala Triangular del Amor de Sternberg (ETAS) viene siendo a cada día más utilizada en investigaciones en Brasil. Sin embargo, todos sus estudios fueron a nivel estadual. El objetivo de este estudio fue investigar las propiedades psicométricas de la escala a nivel nacional. La ETAS fue aplicada a una muestra de 1549 participantes de 13 Unidades de la Federación brasileña. Los resultados sugieren que ETAS es una excelente prueba, con la estructura de tres factores prevista por la teoría y un alto nivel de precisión (α = 0,98). La Teoría de Respuesta al Ítem mostró que la ETAS tiene ítems muy discriminatorios, evaluando un buen nivel de la población, pero con dificultad baja. Sugiere-se el mantenimiento de los ítems complejos de la escala, con el propósito de tener una medida fiable y válida de amor. <![CDATA[<b>Socialization goals in different contexts</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Segundo a Psicologia Evolucionista, metas de socialização integram as etnoteorias parentais, prescrições que permitem a rápida adoção de estratégias de cuidado e socialização funcionais em um passado recente. Visando a explorar essa perspectiva, este estudo objetivou comparar metas de duas amostras de diferentes contextos. Setenta e seis mães brasileiras e 52 norueguesas foram entrevistas sobre metas de socialização. Descritores de metas foram selecionados por ordem de apresentação e submetidos ao programa Analyse d´évocations. Aproximadamente metade dos descritores que atingiram a frequência mínima foi compartilhada entre as duas amostras, indicando ideais compartilhados em sociedades urbanas, embora ocupando posições de prioridade diferentes. As maiores diferenças estiveram relacionadas aos valores individualismo/coletivismo, e são congruentes com as diferenças ecológicas entre os dois contextos. Esses resultados podem ser relacionados aos contrastes culturais entre sociedades com trajetórias diferentes, mas também às condições socioeconômicas vigentes, sendo compatíveis com a perspectiva evolucionista.<hr/>According to evolutionary psychology, socialization goals integrate the parental ethnotheories, requirements that enable the rapid adoption of care and socialization strategies which were functional in the recent past. Aiming to explore this approach, this study compared the goals of two different samples, living in different contexts. A total of 76 Brazilian and 52 Norwegian mothers were interviewed concerning socialization goals. Goal descriptors were selected in order of appearance and analyzed using the software Analyse d'évocations. Approximately half of the descriptors that reached minimum frequency were shared between the two samples, indicating that ideals are shared in urban societies, though descriptors were assigned different priorities. The most significant differences were related to individualism/collectivism and are congruent with ecological differences between the two contexts. These results may be related to the cultural contrasts between societies with different trajectories, also related to current socioeconomic conditions, compatible with the evolutionary perspective.<hr/>Según la Psicología Evolutiva, metas de socialización integran las etnoteorías de los padres, conocimientos que permiten la rápida adopción de estrategias para cuidado y socialización funcionales en el pasado reciente. Con el objetivo de explotar este enfoque, este estudio tuvo como objetivo comparar metas de dos muestras en diferentes contextos. Participaron 76 madres brasileñas y 52 noruegas, entrevistadas sobre metas de socialización. Descriptores fueron seleccionados por orden y tratados en el programa Analyse d'évocations. Aproximadamente la mitad de los descriptores fueron compartidos entre las muestras, con indicación de ideales compartidos en las sociedades urbanas, pero en posiciones diferentes de prioridad. Las mayores diferencias fueron relacionadas con valores de colectivismo individualismo, en congruencia con las diferencias ecológicas entre los dos contextos. Resultados pueden estar relacionados a contrastes culturales entre sociedades con diferentes ideales, pero también a condiciones socioeconómicas imperantes, y son compatibles con el punto de vista evolutivo. <![CDATA[<b>Experiential perspective of inner speech in a problem-solving context</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Trata-se de uma análise fenomenológica da conversa interna em duas condições: (a) desempenho de tarefa em voz alta contextualizada por parâmetros psicométricos, (b) experiência consciente da vida cotidiana. Participaram do estudo 23 estudantes universitários, com idade variando entre 17 e 28 anos. Três instrumentos foram utilizados: Teste Matrizes Progressivas de Raven, Questionário de Ruminação e Reflexividade, Entrevista Fenomenológica. Na análise destacou-se: a tríade estrutural de uma voz (eu) que fala a uma terceira parte (você) sobre um objeto (mim) conforme o modelo Peirce-Mead de Nobert Wiley, a intencionalidade bidimensional entre a tarefa e o self, as interferências da ruminação no desempenho do teste de Raven. As entrevistas fenomenológicas descreveram quando, para que, e como ocorre a conversa interna, e quando é inoportuna (pensamento circular) e oportuna (pensamento produtivo). A análise diferenciou a função de dados de terceira e de primeira pessoa na elucidação de um fenômeno cognitivo.<hr/>This study presents a phenomenological analysis of inner speech under two conditions: (a) the performance of a thinking-aloud task, contextualized by psychometric parameters, and (b) conscious experience of daily life. A total of 23 undergraduate students, aged between 18 and 28 years old, participated in the study. Three instruments were used: Raven Progressive Matrices, Rumination and Reflection Questionnaire, and a phenomenological interview. The following stood out: the structural triad of a voice (the Self) that talks to a third party (You) about an object (Me), according to the Peirce-Mead model of Norbert Wiley, the bi-dimensional intentionality that exists between the task and the self, and rumination disruptions during the performance of the Raven test. The phenomenological interviews revealed when, why and how inner dialogue occurs, as well as when it is inappropriate (circular thinking) or appropriate (productive and strategic thinking). This study also differentiated first and third person data in a cognitive phenomenon that was observed.<hr/>Se trata de un análisis fenomenológico de la conversación interna en dos condiciones: (a) el desempeño de tareas en voz alta contextualizada por parámetros psicométricos, y (b) la experiencia consciente de la vida cotidiana. Los sujetos fueron 23 estudiantes universitarios, con edades comprendidas entre 18 y 28 años. Se utilizaron tres instrumentos: Test de Matrices Progresivas de Raven; Cuestionario de Rumia y Reflexión; y entrevista fenomenológica. El análisis mostró que: la tríada estructural de una voz (Yo) habla con una tercera parte (Usted) acerca de un objeto (Me), según el modelo de Norbert Wiley, la intencionalidad de dos dimensiones existentes entre la tarea y el self, la interferencia de la rumia durante la ejecución del Raven. Las entrevistas fenomenológicas describieron cuando, por que y como ocurre la conversación interna, y cuando es inadecuada (pensamiento repetitivo) u oportuna (pensamiento productivo, estratégico). El estudio también diferenció la función de datos de la tercera y primera persona en la elucidación de un fenómeno cognitivo. <![CDATA[<b>The quality of motivation among elementary school students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en A falta de motivação para a aprendizagem é um problema educacional relevante. Este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade motivacional de 1.381 estudantes do ensino fundamental, média de idade de 11,2 anos, mediante a aplicação da Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental (EMEEF). Os resultados revelaram predominância de motivação autônoma entre os participantes. Na comparação entre as variáveis, descobriu-se que a desmotivação e a motivação controlada foram maiores entre os participantes do sexo masculino, quando comparados ao sexo feminino que obteve índices superiores na avaliação da motivação autônoma. Constatou-se que a desmotivação e a motivação controlada aumentaram conforme a progressão nas séries, ao passo que a motivação autônoma diminuiu. Foram também mais desmotivados e motivados por razões controladas externamente os estudantes da rede particular, comparados aos da rede pública de ensino. Estes últimos foram significativamente mais envolvidos na escola por razões autônomas. As implicações educacionais dos resultados são consideradas na discussão.<hr/>Lack of motivation in students to learn is a pressing educational problem. This paper presents the results of an assessment of the quality of motivation of 1,381 elementary school students, with an average age of 11.2 years, through the application of the Elementary School Motivation Scale (Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental). The results revealed that autonomous motivation predominated among the participants. The comparison among variables showed that a lack of motivation and controlled motivation were higher among the male participants in comparison to the females, who obtained higher rates in the evaluation of autonomous motivation. Controlled motivation and lack of motivation increased as students advanced in grades, while autonomous motivation decreased. Students at private schools were less self motivated and depended more on external control to become motivated when compared to students from the public system. The latter were significantly more involved in school for autonomous reasons. The educational implications of these findings are considered in the discussion session.<hr/>La falta de motivación para el aprendizaje es un problema educativo importante. La finalidad de este estudio fue evaluar la calidad de la motivación de 1.381 estudiantes de primaria, con edad promedia de 11,2 años, a través de la aplicación de la Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental (EMEEF). Los resultados revelaron el predominio de la motivación autónoma entre los participantes. En la comparación de las variables, se descubrió que la desmotivación y la motivación controlada fueron mayores entre los participantes masculinos en comparación con las estudiantes femeninas, que tenían tasas más altas en la evaluación de la motivación autónoma. Se encontró que la desmotivación y la motivación controlada aumentaron con la progresión de la serie, mientras la motivación autónoma disminuyó. Además, los estudiantes de escuelas privadas estaban más desmotivados y motivados por razones controladas externamente cuando comparados aquellos de la red pública de educación. Los últimos fueron significativamente más involucrados en la escuela por motivos autónomos. Las implicaciones educacionales de los resultados son consideradas en la discusión. <![CDATA[<b>Unfavorable evidence for personality assessment with a 10-item instrument</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo objetivou analisar a estrutura interna, a precisão e as diferenças de média por sexo e idade em uma escala de 10 itens para avaliação dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. Participaram 404 estudantes do ensino médio, com média de idade de 15,9 anos, do Estado de São Paulo. A escala Ten-Item Personality Inventory (TIPI) é composta por 10 itens, que são duplas de adjetivos e que representam os traços de personalidade respondidos em escala Likert de 1 a 7. Não foi possível recuperar a estrutura de cinco fatores por meio da análise dos componentes principais, mas sim uma estrutura de três fatores que englobaram conteúdos de desejabilidade social, problemas de ajustamento e estabilidade emocional, com precisões entre 0,41 e 0,63. Além disso, houve diferenças significativas de média associadas à idade. Os resultados são discutidos em termos das limitações do estudo bem como da escala utilizada.<hr/>This study analyzes the internal structure, precision and differences of averages by gender and age on a 10-item scale, designed to assess the Big Five Personality traits. A total of 404 high school students, with an average age of 15.9 years, from São Paulo, Brazil participated in the study. The Ten-Item Personality Inventory (TIPI) scale is comprised of pairs of adjectives representing personality traits arranged on a Likert scale varying from 1 to 7, measuring levels of agreement. It was not possible to identify the five-factor solution through analysis of the main components, but a three-factor structure was found that encompassed the content of social desirability, adjustment problems, and emotional stability, with the alpha varying from 0.41 to 0.63. Additionally, statistically significant differences associated with age were found. Results are discussed in terms of the study and scale limitations.<hr/>Este estudio tuvo objetivo analizar la estructura interna, precisión y las diferencias de acuerdo con género y edad en una escala de 10 ítems para evaluación de los cinco grandes factores de la personalidad. Participaron 404 estudiantes de la escuela secundaria, con una edad media de 15,9 años, del estado de São Paulo. La escala Ten-Item Personality Inventory (TIPI), conformada por 10 ítems, que son pares de adjetivos que representan los rasgos de la personalidad bajo en una escala tipo Likert de 1 a 7. No fue posible recuperar la estructura de cinco factores a través del análisis de componentes principales, pero sí una estructura de tres factores que abarca el contenido de la deseabilidad social, problemas de ajuste y la estabilidad emocional, con la precisión entre 0,41 y 0,63. Además, fueron encontradas diferencias de medias significativas asociadas con la edad. Los resultados se discuten en relación a las limitaciones del estudio y escala. <![CDATA[<b>Changes in training-clinic patients</b>: <b>evaluation of the results and processes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetivou avaliar mudanças em pacientes atendidos em clínica-escola e compreender possíveis fatores que influenciaram os resultados das psicoterapias. A amostra foi composta por nove participantes (oito mulheres e um homem), com idade igual ou superior a 33 anos, em fase de término de atendimento psicoterápico. Realizou-se entrevista individual semiestruturada para avaliar eficácia adaptativa, estágio de mudança e sintomas psicopatológicos. Utilizaram-se a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida (EDAO-R), a Escala de Estágios de Mudança (EEM) e a Escala de Avaliação de Sintomas (EAS-40). Os resultados sugerem ser possível esperar abrandamento dos sintomas psicopatológicos e progresso nos estágios de mudança. A qualidade da configuração adaptativa é mais resistente a melhoras. A aliança terapêutica positiva e a disposição do paciente como agente da própria mudança podem ter sido relevantes nos resultados das psicoterapias, ainda que não diretamente avaliados. São necessárias pesquisas longitudinais para o acompanhamento dos processos desde o início.<hr/>This study investigated changes in patients cared for in a Training-Clinic and sought to understand the factors influencing the results of psychotherapeutic practices. The sample was composed of nine participants (eight women and one man) aged 33 years old or older, after they had completed psychotherapy treatment. Semi-structured interviews were conducted to evaluate adaptive efficacy, stage of change, and psychopathological symptoms. The Scale for Efficacy of Adaptation (EDAO-R), the Stage of Change Scales (EEM), and the Symptom Assessment Scale 40 (EAS-40) were used. Data suggest that easing symptoms is possible, as is progressing in stage changes; adaptive efficacy, however, is more resistant to change. Positive therapeutic bonds and the willingness of patients to act as agents of their own change may have been relevant in the psychotherapies outcomes, even though these were not directly evaluated. Longitudinal studies are needed to monitor processes from their beginnings.<hr/>Se puso como objetivo evaluar los cambios en pacientes acogidos en clínica-escuela y comprender posibles factores que influenciaron en los resultados de las psicoterapias. La muestra abarcó a nueve participantes (ocho mujeres y un hombre), con edad igual o superior a 33 años, en fase final de atención psicoterápica. Fueron realizadas entrevistas individuales semi-estructuradas para evaluar la eficacia de adaptación, etapa de cambio y síntomas psicopatológicos. Fue utilizada la Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida (EDAO-R), la Escala Etapas de Cambio (EEM) y la Escala de Evaluación de Síntomas (EAS-40). Los resultados sugieren que es posible aguardar ablandamiento de los síntomas psicopatológicos y progreso en las etapas de cambio. La calidad de la configuración de la adaptación es más resistente a mejoras. La alianza terapéutica positiva y la disposición del paciente como un agente de su proprio cambio quizá fueron relevantes en los resultados de las psicoterapias, aunque no directamente evaluados. Se hacen necesarias investigaciones longitudinales para monitorear los procesos desde su inicio. <![CDATA[<b>Evaluation of the Computerized Strategic Reading Program applied to elementary school students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Estudos e avaliações nacionais realizadas no Brasil têm revelado que alunos do ensino fundamental apresentam, em sua maioria, dificuldades para compreender textos, apesar de esta competência ser imprescindível para o sucesso escolar. O presente estudo objetivou avaliar o Programa Informatizado de Leitura Estratégica (PILE) destinado a promover a compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 58 alunos de 5ª a 8ª séries, com idade de 12,52 anos, em média, 29 estudantes compuseram o grupo controle (GC) e 29 o de intervenção (GI). O Teste Cloze Básico-MAR foi utilizado como pré e pós-medida. O PILE foi administrado durante seis semanas, totalizando 19 encontros. Verificaram-se melhoras significativas, da pré para a pós-medida, para os níveis de compreensão em leitura de GI e GC. Constatou-se que GI sofreu grande efeito da intervenção, o que sugere que o PILE foi efetivo na implementação da compreensão em leitura desses estudantes.<hr/>Nationwide studies and evaluations performed in Brazil have shown that most elementary education students have difficulties in reading comprehension, despite the fact it is a skill that is essential for academic success. This study evaluates a Computerized Strategic Reading Program (Programa Informatizado de Leitura Estratégica - PILE) intended to improve reading comprehension of elementary school students. A total of 58 students attending from the 5th to 8th grades, with a mean age of 12.52 years, participated: 29 comprised the control group (CG) and 29 comprised the intervention group (IG). A Cloze test was used pre- and post-measurement. The PILE was administered for six weeks, totaling 19 meetings. There was significant improvement from the pre- to the post-measurements for levels of reading comprehension in both the IG and the CG. The IG experienced a greater impact from the intervention, suggesting that PILE was effective in improving reading comprehension among these students.<hr/>Estudios y evaluaciones realizadas en Brasil revelaron que alumnos de enseñanza primaria presentaron, en su mayoría, dificultades para comprender textos, aunque esta competencia sea imprescindible para el éxito escolar. Así, el objetivo de este estudio es evaluar el Programa Informatizado de Lectura Estratégica (Programa Informatizado de Leitura Estratégica-PILE) que tiene el propósito de promover la comprensión en lectura de alumnos de enseñanza primaria. Participaron 58 alumnos de 5º a 8º años, con promedio de 12,52 de edad. De ellos, 29 compusieron el grupo control (GC) y 29 el de intervención (GI). El Teste Cloze Básico-MAR fue utilizado como pre y post-medida. El PILE fue administrado durante seis semanas, totalizando 19 encuentros. Fueron verificadas mejoras significativas para los niveles de comprensión en lectura del GI y GC. El GI tubo gran efecto de la intervención, lo que sugiere que el PILE fue efectivo en la implementación de la comprensión en lectura de esos estudiantes. <![CDATA[<b>Communication and Involvement</b>: <b>what are the Possibilities of Interconnection between Family-school?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Família e escola são considerados contextos primordiais para o desenvolvimento humano, sendo desejável que haja um elo adequado entre esses espaços. Pautado nessa premissa, este artigo objetiva analisar as relações estabelecidas entre a escola e a família de crianças com baixo rendimento escolar, salientando que a escola pesquisada adota o regime de progressão continuada. O referencial teórico do estudo foi a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram da pesquisa seis crianças, seus respectivos responsáveis e professoras. A coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas e observações. Os dados foram coligidos em duas categorias: envolvimento e comunicação. Embora os resultados destaquem a comunicação como principal veículo de trocas entre os dois contextos, essa necessita ser aprimorada. A família e a escola compreendem que devem trabalhar em colaboração, mas tal relação precisa ser reconstruída, pois se mostra assimétrica e repleta de preconceitos.<hr/>Family and school are considered essential environments for human development and it is desirable that a close bond be established between them. Based on this premise, this study analyzes the relationships established between school and the families of children with low school performance in a context in which the school adopts the Continuous Progression system - an educational system that avoids holding students in the same grade at the end of the school year. Bronfenbrenner’s bio-ecological perspective is the theoretical framework used in this study. Six children, their parents or caretakers, and teachers participated in the study. Semi-structured interviews and observation were used for collecting data, which were then evaluated regarding two categories: involvement and communication. Even though the results highlight communication as the main means of exchange between both contexts, communication still needs to be improved. Families and schools understand they must collaborate with each other, but such a relationship needs to be re-constructed because it is currently asymmetrical and loaded with prejudice.<hr/>La familia y la escuela son consideradas dos contextos primordiales para el desarrollo humano y es deseable que haya un enlace adecuado entre esos dos ambientes. Partiendo de esa premisa, el objetivo de este estudio es analizar las relaciones establecidas entre la escuela y la familia de niños con bajo rendimiento escolar dentro de un contexto que adopta la progresión continua. La perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner es el referencial teórico utilizado en este estudio. Participaron de la encuesta seis niños, sus respectivos responsables y profesoras. Se utilizó para recolectar los datos entrevistas semiestructuradas y observaciones. Los datos fueron evaluados en relación a dos categorías: envolvimiento y comunicación. Los resultados destacan la comunicación como principal vía de cambio entre los dos contextos, aún necesitada de mejorías. La familia y la escuela comprenden que deben trabajar en colaboración, pero esta relación necesita ser re-construida, ya que actualmente se muestra asimétrica y contaminada por prejuicios. <![CDATA[<b>Paternal personality as a prognostic factor in the treatment for antisocial tendency</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en A maior parte dos estudos, sobre a importância do ambiente familiar no desenvolvimento emocional e no tratamento psicológico de crianças, busca associar as características da mãe à patologia da criança, em detrimento da figura do pai. Tendo isso em vista, este estudo teve como objetivo investigar as características de personalidade de pais de crianças com tendência antissocial, submetidas ao psicodiagnóstico interventivo, e sua possível relação com os resultados terapêuticos dos filhos. Seis pais de sete crianças foram avaliados pelo Teste de Rorschach, e o follow-up dos casos indicou a ocorrência de cinco sucessos e dois fracassos terapêuticos. As características paternas associadas ao sucesso foram ausência de comprometimentos severos no teste da realidade, controle pulsional e relacionamentos interpessoais, além de uma organização neurótica de personalidade. Sendo assim, os resultados mostram a importância de incluir informações sobre a personalidade paterna na realização de indicação terapêutica de crianças e na proposição de prognósticos.<hr/>Most studies addressing the importance of the family environment on children’s emotional development and psychological treatment associate the characteristics of the mother’s personality with the child’s pathology, disregarding the characteristics of the father’s personality. Therefore, this study’s objective was to investigate the personality characteristics of fathers of children with antisocial tendencies by means of the psychodiagnosis interventive method and to investigate the potential relationship of such characteristics to the treatment results obtained for children. Six fathers of seven children were evaluated by the Rorschach test. Follow-up of the cases indicated five therapeutic successes and two failures. The paternal personality characteristics associated with success included the absence of severe impairment in the test of reality, control of impulses, and interpersonal relationships, in addition to a neurotic organization of personality. The results show the importance of including information concerning the father’s personality when prescribing therapies and establishing prognoses.<hr/>La mayoría de los estudios sobre la importancia del ambiente familiar en el desarrollo emocional y en el tratamiento psicológico de niños busca asociar las características de la madre a la patología del niño, en detrimento del padre. Así, la finalidad de esta investigación fue analizar las características de personalidad de padres de niños con tendencia antisocial, sometidos al psicodiagnóstico de intervención, y su relación con los resultados terapéuticos de los hijos. Se evaluó a seis padres de siete niños por el Test de Rorschach. El seguimiento indicó la ocurrencia de cinco éxitos y dos fracasos terapéuticos. Las características paternas asociadas al éxito fueron ausencia de compromisos severos en el test de la realidad, control pulsional y relaciones interpersonales y una organización neurótica de personalidad. Los resultados muestran la importancia de incluir informaciones sobre la personalidad paterna en la realización de indicación terapéutica para niños y en la proposición de pronósticos. <![CDATA[<b>Parenthood and child psychological development</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa o conceito de parentalidade, fundamentado na perspectiva psicanalítica, que permite o estudo tanto da subjetividade dos pais quanto dos filhos. A hipótese é de que a parentalidade, caracteristicamente infiltrada pelo narcisismo dos próprios pais, pode constituir-se como fonte de tensão a partir da qual é possível compreender certas reações que o eu da criança desenvolve e que sinalizam para o maior ou menor sucesso na passagem do princípio de prazer para o princípio de realidade. Ademais, defende-se a importância do estudo dos efeitos causados na subjetividade dos pais por essa infiltração narcisista no amor parental. Este estudo contribui tanto para investigações sobre as psiconeuroses, dado o cotejamento que proporciona entre a clínica e a teoria psicanalítica, como também para a investigação de fenômenos sociais mais complexos como a violência e a desagregação das comunidades humanas.<hr/>This paper presents an analysis of the concept of parenthood based on the psychoanalytical perspective, which allows the study of both the subjectivity of parents and children. The hypothesis is that parenthood, characteristically infiltrated by the narcissism of parents themselves, can be a source of tension. Based on this premise, it is possible to understand certain responses in the development of a child’s ego and which signals success to a greater or lesser extent in the passage from the principle of pleasure to the principle of reality. We also stress the importance of studying effects of this narcissist infiltration of parental love on the subjectivity of parents. This study contributes both to investigations addressing psychoneurosis, based on a comparison provided between clinical practice and psychoanalytical theory, and to the investigation of more complex social phenomena such as violence and the disaggregation of human communities.<hr/>Este artículo analiza un concepto de parentalidad, basado en la perspectiva psicoanalítica, que permite el estudio de la subjetividad de los padres y de los hijos. La hipótesis es que la parentalidad, característicamente enraizada por el narcisismo de los propios padres, puede constituirse como punto de partida para la comprensión de algunas reacciones que el yo de los niños desarrolla y que apuntan al mayor o menor éxito en la transición del principio de placer al principio de la realidad. Además, destacamos la importancia del estudio sobre los efectos que la subjetividad de los padres causan por esa marca narcisista en el amor parental. Este estudio puede contribuir al estudio de las psiconeurosis, por la comparación que ofrece entre la clínica y la teoría psicoanalítica, y también a la investigación de los fenómenos sociales más complejos como la violencia y la desintegración de las comunidades humanas. <![CDATA[<b>Psychosocial impact of pediatric cancer on parents</b>: <b>a literature review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O diagnóstico de câncer infantil representa desafios para pacientes, familiares e profissionais de saúde. Os pais de uma criança ou adolescente em tratamento têm seu papel estendido, pois precisam administrar práticas parentais e exigências do tratamento. Este artigo objetiva realizar revisão integrativa da literatura relacionada a dificuldades vivenciadas pelos cuidadores pediátricos durante tratamento onco-hematológico. Foi realizada revisão da literatura publicada entre 1999 e 2009, a partir da busca em bases de dados Portal de Periódicos CAPES e Scientific Library Online (SciELO). Com base na literatura nacional e internacional recentemente publicada na área destacam-se temas importantes, como perturbações psicológicas vivenciadas pelos cuidadores, impacto profissional e financeiro associado ao tratamento, mudanças em práticas educativas, alterações na dinâmica familiar e influência de práticas culturais na vivência do tratamento. São apresentadas sugestões para pesquisas que possam subsidiar intervenções psicossociais eficientes para diminuir custos psicossociais vivenciados por cuidadores pediátricos ao longo do tratamento onco-hematológico.<hr/>A diagnosis of childhood cancer represents challenges for patients, family members, and health workers. The parents of a child or adolescent have to play an expanded role because they need to reconcile parental tasks and treatment demands. This study presents an integrative literature review concerning difficulties experienced by pediatric caregivers during onco-hematological treatment. The CAPES periodicals portal and the Scientific Library Online (SciELO) were searched for papers published between 1999 and 2009. Relevant themes are highlighted in Brazilian and international studies published in the field, such as psychological disorders experienced by caregivers, the professional and financial impact associated with treatment, changes in educative practices and family dynamics, and the influence of cultural practices on the experience of treatment. Suggestions for further research are presented to support efficient psychosocial interventions and minimize the psychosocial costs experienced by pediatric caregivers over the course of onco-hematological treatments.<hr/>El diagnóstico del cáncer en la infancia es desafío para enfermos, familia y profesionales de salud. Los padres del niño o adolescente en tratamiento tienen su papel extendido y necesitan asociar prácticas de paternidad a exigencias del tratamiento. Constituí objetivo de este artículo realizar revisión integrativa de literatura, con atención para dificultades vivenciadas por cuidadores pediátricos en tratamiento onco-hematológico. Fue realizada busca en la literatura publicada entre 1999 y 2009, Portal de Periódicos CAPES y Scientific Library Online (SciELO). La reciente literatura nacional y internacional ofrece temas importantes, como perturbaciones psicológicas experimentadas por los cuidadores, impacto profesional y financiero en razón del tratamiento, cambios en prácticas educativas y dinámica familiar y la influencia de prácticas culturales en la vivencia del tratamiento. Se presentan sugestiones para investigaciones, con fines de subsidiar intervenciones psicosociales eficaces para minorar los cuestos psicosociales experimentados por los cuidadores pediátricos a lo largo del tratamiento onco-hematológico. <![CDATA[<b>Fatherhood in the context of apecial needs</b>: <b>a systematic literature review</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en O papel do pai no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais tem sido enfatizado em estudos teóricos. Contudo, não estão claras quais são as implicações dessas contribuições para a pesquisa na área. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de publicações nacionais e internacionais, dos últimos 15 anos, na área de paternidade e crianças com necessidades especiais, enfocando a análise dos principais temas investigados e dos métodos utilizados nesses estudos. Foi realizada uma busca na base de dados internacional PsycINFO e em duas bases de dados nacionais, Index Psi e Banco de Teses CAPES, gerando um total inicial de 415 publicações. A análise feita possibilitou um panorama da produção científica nesse campo. Foram comparados os perfis dos estudos nacionais e internacionais. Parece haver uma mudança na configuração das pesquisas nesta área, impulsionada por contribuições teóricas, embora se perceba que o pai não ocupa o papel central das investigações.<hr/>The role of fathers in the development of children with special needs has been emphasized in theoretical studies. The implications of these contributions to research in the field, however, are not clear. This paper presents a review of Brazilian and international studies published in the last 15 years in the field of fatherhood and children with special needs, focusing on the analysis of the main topics of research and methods used. A search was conducted in the PsycINFO international database and two Brazilian databases, Index Psi and the database of Dissertations and Theses organized by CAPES, which generated an initial list of 415 publications. Analysis of the list enabled an overview of scientific production in the field. The profiles of Brazilian and international studies were compared. There is a change in the configuration of research in this field, driven by theoretical contributions, although the father is not the main focus of such studies.<hr/>El rol del padre en el desarrollo de niños con necesidades especiales ha sido destacado en estudios teóricos. Sin embargo, no queda claro cuales son las implicaciones de estas contribuciones a la investigación en el área. El objetivo de este trabajo fue realizar una revisión de publicaciones nacionales e internacionales, en los últimos 15 años, en el área de paternidad y niños con necesidades especiales, centrándose en el análisis de los principales temas de investigación y los métodos utilizados en estos estudios. Se realizó una búsqueda en la base de datos internacional PsycINFO y en dos bases de datos nacionales, Index Psi y el Banco de Tesis del CAPES, generando un total inicial de 415 publicaciones. El análisis permitió una visión general de la literatura científica en ese campo. Se compararon los perfiles de los estudios nacionales e internacionales. Parece que cambió la configuración de las investigaciones en el área, impulsada por los aportes teóricos, aunque se perciba que el padre no ocupa el papel central de las investigaciones. <![CDATA[<b>A história de uma pioneira da psicanálise brasileira</b>: <b>um estudo historiográfico sobre Virgínia Bicudo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en O papel do pai no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais tem sido enfatizado em estudos teóricos. Contudo, não estão claras quais são as implicações dessas contribuições para a pesquisa na área. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de publicações nacionais e internacionais, dos últimos 15 anos, na área de paternidade e crianças com necessidades especiais, enfocando a análise dos principais temas investigados e dos métodos utilizados nesses estudos. Foi realizada uma busca na base de dados internacional PsycINFO e em duas bases de dados nacionais, Index Psi e Banco de Teses CAPES, gerando um total inicial de 415 publicações. A análise feita possibilitou um panorama da produção científica nesse campo. Foram comparados os perfis dos estudos nacionais e internacionais. Parece haver uma mudança na configuração das pesquisas nesta área, impulsionada por contribuições teóricas, embora se perceba que o pai não ocupa o papel central das investigações.<hr/>The role of fathers in the development of children with special needs has been emphasized in theoretical studies. The implications of these contributions to research in the field, however, are not clear. This paper presents a review of Brazilian and international studies published in the last 15 years in the field of fatherhood and children with special needs, focusing on the analysis of the main topics of research and methods used. A search was conducted in the PsycINFO international database and two Brazilian databases, Index Psi and the database of Dissertations and Theses organized by CAPES, which generated an initial list of 415 publications. Analysis of the list enabled an overview of scientific production in the field. The profiles of Brazilian and international studies were compared. There is a change in the configuration of research in this field, driven by theoretical contributions, although the father is not the main focus of such studies.<hr/>El rol del padre en el desarrollo de niños con necesidades especiales ha sido destacado en estudios teóricos. Sin embargo, no queda claro cuales son las implicaciones de estas contribuciones a la investigación en el área. El objetivo de este trabajo fue realizar una revisión de publicaciones nacionales e internacionales, en los últimos 15 años, en el área de paternidad y niños con necesidades especiales, centrándose en el análisis de los principales temas de investigación y los métodos utilizados en estos estudios. Se realizó una búsqueda en la base de datos internacional PsycINFO y en dos bases de datos nacionales, Index Psi y el Banco de Tesis del CAPES, generando un total inicial de 415 publicaciones. El análisis permitió una visión general de la literatura científica en ese campo. Se compararon los perfiles de los estudios nacionales e internacionales. Parece que cambió la configuración de las investigaciones en el área, impulsada por los aportes teóricos, aunque se perciba que el padre no ocupa el papel central de las investigaciones.