Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-026X20140001&lang=es vol. 22 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Concept of freedom as non-domination under the feminist perspective</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O ponto central da teoria de Philip Pettit, referência fundamental no chamado novo republicanismo, é o conceito de liberdade como não dominação: uma pessoa livre é aquela que não vive sob desejo arbitrário ou dominação de outros. Para ele, esse conceito crucial unifica os autores neorrepublicanos, a despeito de suas variações analíticas, e pode articular preocupações de vários movimentos contemporâneos, como o feminista. Esse trabalho analisa os pontos de aproximação e tensão existentes entre o republicanismo de Pettit e algumas das preocupações presentes no campo plural e heterogêneo da teoria feminista. Defendemos o argumento de que, se tratado como um regulador político, o ideal de liberdade como não dominação pode ser bastante útil às feministas.<hr/>The central point of Philip Pettit's theory, fundamental reference in the so-called neorepublicanism, is the concept of freedom as non-domination: a free person is one who does not live under arbitrary will or domination of others. For him, this crucial concept unifies new republican's authors, despite their analytical variations, and can articulate concerns of several contemporary movements such as the feminist. This paper analyzes the closeness and tension between Pettit's republicanism and some of the concerns present in the plural and heterogeneous field of feminist theory. We advocate the argument that, if treated as a political regulator, the ideal of freedom as non-domination can be very useful to feminists. <![CDATA[<b>Vendedoras</b>: <b>género y trabajo en el sector comercial (Buenos Aires, 1910-1950)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es En la Argentina, y muy especialmente en la ciudad de Buenos Aires, la modernización capitalista dio lugar a la participación de las mujeres en una amplia gama de actividades asalariadas de los sectores secundario y terciario de la estructura productiva. La presencia de las vendedoras o "empleadas de mostrador" se destacó en el sector comercial. Los principios de género dominantes, bajo las premisas de un "contrato sexual" - en palabras de Carol Pateman - concibieron al trabajo femenino como una actividad adversa. La tríada necesidad, transitoriedad y complementariedad le otorgaron un carácter excepcional. Sin embargo, la ocupación de vendedora combinó las concepciones de adversidad con elementos de respetabilidad que les otorgaron a las mujeres un relativo prestigio social. Este artículo aborda el mundo de las vendedoras de manera a reconstruir el universo que estas ocupaciones ofrecieron a las mujeres de las clases trabajadoras que aspiraban a la movilidad social ascendente. Para ello, recorre los significados hacia el trabajo femenino, los aspectos cuantitativos de la ocupación de vendedora, así como también sus características particulares de respetabilidad y adversidad, junto con los impactos en las biografías de las asalariadas. El escrito se apoyará en un corpus documental heterogéneo que hilvana historias de vida con censos de población, avisos clasificados, publicidades, columnas periodísticas e informes feministas.<hr/>The capitalist modernization in Argentina - mainly in the city of Buenos Aires- originated the participation of women in a wide range of salaried activities within the second and third levels of the production structure. There was an outstanding presence of women performing "over the counter" tasks. The mandatory gender principles viewed as a sexual contract - as stated by Carol Pateman - considered the feminine work an adversity. Necessity, temporariness, complementary, gave this triad an exceptional character. Nevertheless, the sales tasks combined both concepts - adversity and respectability, which granted women some social prestige. This article refers to the world of the saleswomen trying to recover the universe which these tasks offered to the working class women in their search for a better social position. It is the reason why it refers to the different meanings of feminine work, the quantitative side of the sales tasks as well as the particular reasons of respectability and adversity besides the influence in their private lives. This document is supported by an heterogeneous corpus of documentation linking life stories with census data, newspaper advertisements, publicity, journalists writings and feminist reports. <![CDATA[<b>Limits and possibilities of political activism in a social movement of rural women</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em um contexto de lutas de gênero, nas últimas três décadas, diferentes movimentos sociais rurais de mulheres contribuíram para a produção e reconhecimento da trabalhadora rural como sujeito político de direitos. Neste artigo, com o objetivo de analisar limites e possibilidades da militância política em um movimento social rural de mulheres, articulam-se os temas lutas de gênero e subjetividades. Para tanto, são retomadas e ampliadas reflexões apresentadas em pesquisa que fundamentou a tese de doutorado, realizada no período de 2006-2010. As informações empíricas que possibilitaram a elaboração da referida pesquisa foram obtidas por meio das pesquisas documental e etnográfica, com a realização de entrevistas, o acompanhamento e a observação de atividades desenvolvidas por um movimento social rural de mulheres em três municípios da Região Sul de Santa Catarina. O processo de envelhecimento feminino e a aposentadoria, os modelos locais de agricultura, o êxodo expressivo de parcelas da população rural, a não inserção e a participação restrita de mulheres mais jovens em atividades locais do movimento se apresentam como condições de possibilidade na análise dos limites da militância política.<hr/>In a context of gender struggles in the last three decades, various rural social movements of women contributed to the production and recognition of the rural worker as a political subject of rights. In this article, in order to analyze the limits and possibilities of political activism in a social movement of rural women, we articulate the issues and struggles of gender subjectivities. For that, we resume and broaden some reflections presented in the research that founded doctorate thesis, carried out from 2006-2010. The empirical information that enabled the compilation of this research was obtained by means of documentary and ethnographic research, with interviews, observation and monitoring of activities undertaken by a social movement of women in three rural municipalities in southern Santa Catarina. The process of female aging and retirement, the local models of agriculture, the significant exodus of part of the rural population, the exclusion and limited participation of younger women in local activities of the movement are presented as conditions of possibility in the analysis of the limits of political activism. <![CDATA[<b>The organization of extractivist women in southwestern Mato Grosso, Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Culturalmente a região Sudoeste mato-grossense é diversa, podendo ser atribuída à existência de populações migrantes e às comunidades tradicionais. Objetivou-se discutir a organização das mulheres do campo na região Sudoeste mato-grossense, que obtêm sua remuneração e contribuem para o aumento da renda familiar através do extrativismo sustentável de frutos nativos do Cerrado (Savana). O delineamento utilizado foi o estudo de caso. Os recursos financeiros obtidos pelas mulheres são expressivos e têm contribuído de maneira significativa para a sobrevivência do grupo familiar, como também para o reconhecimento de sua força de trabalho e na conquista de cidadania. Entretanto, as políticas públicas precisam ser ajustadas de modo a valorizar o trabalho das mulheres para a produção e reprodução familiar no campo e sua contribuição social no desenvolvimento regional.<hr/>Culturally the southwestern region of Mato Grosso is diverse, which can be attributed to the existence of migrant populations and traditional communities. The aim of this case study is to discuss the organization of rural women in southwestern Mato Grosso, who get their salary and help to increase family income through sustainable harvesting of native fruits of the cerrado (the savannah). The money obtained by women is expressive and has contributed significantly to the survival of the family group, as well as for the recognition of their work force and citizenship. However, public policies need to be adjusted in order to enhance the work of women in the production and reproduction of the rural family and its social contribution to regional development. <![CDATA[<b>Mujeres cuidadoras en contextos de pobreza</b>: <b>el caso de los Programas de Transferencias Condicionados en Argentina</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es El artículo analiza el caso de los programas de transferencias condicionadas (PTC) en Argentina, desde un enfoque de género, prestando particular atención al vínculo de estas políticas con el trabajo de cuidado que realizan las mujeres en contextos de pobreza. En primer lugar, se propone efectuar una descripción de las concepciones subyacentes en torno a las mujeres en el diseño de estos programas, tomando como referencia dos casos emblemáticos de Argentina: el Plan Jefes y Jefas de Hogar Desocupados y el Programa Familias por la Inclusión Social. Luego, se propone explorar las estrategias de cuidado que llevan adelante las mujeres que recibieron PTC. Finalmente, se analiza la modalidad bajo la cual organizaciones comunitarias proveen de servicios de cuidado a amplios sectores de la población y se explora cómo las mujeres "beneficiarias" y cuidadoras experimentan diferentes aspectos relativos al cuidado infantil que efectúan en dicho ámbito.<hr/>This paper analyses conditional cash transfer programs from a gender perspective considering the relations between these policies and caregiving labor that women realize in poverty contexts. First, the article proposes a description of the underlying conceptualizations of women when these programs are designed, by taking references from two emblematic cases in Argentina: the programs Jefes y Jefas de Hogar Desocupados and Familias por la Inclusión Social. Then, the paper explores the strategies of care that women receiving conditional cash transfers take along. Finally, we analyze the way civil society organizations provide with care services to many sectors of the population and explore how caregivers experience many aspects of childcare. <![CDATA[<b>Mixed marriages</b>: <b>new sociability and collective frames. Aspects of the brazilian women immigration in Italy</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa aspectos da imigração de brasileiras para a Itália dando ênfase para as uniões conjugais com italianos; localiza o horizonte do trabalho no interior das famílias italianas como um cenário que viabiliza essa possibilidade e demonstra que os casamentos mistos revelam múltiplos horizontes subjetivos, preconceitos, redes de sociabilidades étnicas, integrações transfronteiriças e reconfigurações de famílias.<hr/>This paper examines aspects of Brazilian women immigration to Italy with a focus on their marriages to Italian people. It also analizes the labour expectation inside Italian families, as a scenario that allows its possibility. Furthermore, this investigation intends to demonstrate that mixed marriages reveal multiple subjective horizons, discrimination, ethnical social networks, cross-border integrations and family reconfigurations. <![CDATA[<b>Directoras asiáticas en acción</b>: <b>Aparna Sen (1945)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es La obra cinematográfica de la directora bengalí Aparna Sen, a pesar de su alta calidad técnica y estética, es prácticamente desconocida en Latinoamérica y en Europa. En su larga trayectoria cinematográfica, la cineasta presenta obras en las que, partiendo de hechos cotidianos (relaciones de familia y de pareja), se exponen temas que hacen referencia a las diferencias de género dentro de un panorama que aborda los conflictos étnicos o religiosos o la destrucción del medio ambiente. Conocer y difundir su obra permite dar voz a una generación de mujeres directoras nacidas en la India que, a través de sus cámaras, no solo ha criticado las relaciones de poder, sino que también ha mostrado la importancia de la solidaridad entre generaciones para conseguir un mundo más justo.<hr/>The cinematographic work of the bengali director Aparna Sen, despite its high techmical and asthetic quality, is virtually unknown in Latin America and Europe. In her long career as filmmaker, she presents works based on daily events (relationships among families and couples) which enables to treat issues that relate to gender differences within an audiovisual landscape that addresses ethnic or religious conflicts as well as environmental destruction. To know and to publicize her work allows to give voice to a generation of Indian women directors who, through their cameras, have not only criticized power relationships, but also shown the importance of solidarity among generations in order to make the world a fairer place. <![CDATA[<b>(Obs)cene</b>: <b>the place for female desire in Gustav Klimt and Clarice Lispector</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo sublinha o lugar da (obs)cena para onde se desloca persistentemente o desejo feminino. Põe em diálogo a linguagem pictórica e a literária, voltando-se para a economia composicional da tela de Klimt "As três idades da mulher" e do conto clariceano "Ruído de passos". Considera os horizontes de sentidos agregados pela circulação e recepção de ambos os objetos, especialmente no que diz respeito à autonomia do detalhe na tela de Klimt. A discussão sugere ainda efeitos do deslocamento da crítica específica de gênero à luz da crítica cultural contemporânea, voltada para agendas mais diluídas sobre inclusão. Sustenta-se, finalmente, que a perspectiva de gênero ilumina decisivamente o ato interpretativo e se prova crucial no enriquecimento de contribuições filosóficas notórias de teóricos do discurso como Bakhtin.<hr/>This article underlines the place of (obs)cene into which female desire is persistently displaced. It sets up a dialogue between pictorial and literary language, taking account of the compositional economy in Gustav Klimt's "The three ages of the woman" and of Clarice Lispector's short story "Ruído de passos" (Sound of steps). It contemplates the horizons of senses, aggregated by the circulation and reception of both objects, especially when it comes to the autonomy of the detail in Klimt's painting. The discussion further suggests effects of gender-specific displacements in contemporary cultural criticism, in view of open-ended agendas on inclusion. It is sustained that gender perspectives shed decisive light upon the interpretive act and prove crucial to the development of notorious philosophical contributions by discourse theoreticians like Bakhtin. <![CDATA[<b>Not all want to be Madonna</b>: <b>social representations of the carioca woman over 50 years of age</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do presente trabalho é refletir sobre as representações sociais da mulher com 50 anos ou mais na cultura midiática. Se, por um lado, a cantora Madonna é celebrada como um dado modelo típico ideal de juventude e corpo para a sua idade, por outro, o que se encontra no discurso das cariocas de 50 anos consideradas "enxutas" nem sempre vai ao encontro desse imaginário social hegemônico e globalizado. Inspirada pelas relações entre as forças do contexto local e da homogeneização global, atuantes na construção simbólica das sociedades moderno-contemporâneas, empreende-se a uma comparação, respectivamente, entre a jovialidade da "garota de Ipanema" e o rejuvenescido "corpo de Madonna". Metodologicamente, a escolha por um estudo antropológico, combinado com a análise do discurso midiático, busca explorar, entre outras questões, o entendimento da expressão "tenho idade, mas não sou velha" ou de como vêm a se autorreferenciar as mulheres rotuladas como "cinquentonas" e, ao mesmo tempo, "ageless". Pretende-se, em suma, discutir o que é "ser jovem" na sociedade contemporânea, dentro da perspectiva de gênero, considerando-se, para tanto, dois modelos construídos a partir de representações locais e globais.<hr/>The objective of our current research is to reflect on the social representations of women over 50 in modern media. On the one hand, the singer Madonna is celebrated as a role model of youth and body for a woman her age and yet, on the other, the rhetoric revolving around Carioca women over 50 who are considered 'fit' does not always agree with this hegemonic and globalised perception. Inspired by the interplay between the local context and global homogenisation at work in the symbolic construction of modern-contemporary societies, we embark on a comparison between youthful "girl from Ipanema" and Madonna's rejuvenated body. Methodologically, the choice for an anthropological study combined with the analysis of media discourse seeks to explore, among other themes, the understanding of the expression "I have age, but am not old" as well as the self-understanding of women labeled both 'middle aged' and 'ageless'. Summing up, the goal of our research is to discuss just what it means to "be young" within the perspective of gender in contemporary society, through our analysis of two constructed models based on local and global representations. <![CDATA[<b>Telling stories and inventing methodologies to discuss violence against women</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo discorro sobre a importância de se criar metodologias alternativas para trabalhar com a violência contra as mulheres dentro do campo da psicologia. Produções artísticas como a literatura, o teatro, a contação de histórias, entre outras, possibilitam o questionamento de identidades fixas e binárias na regulação de gênero e podem permitir a reconstrução de normas identitárias por meio de enunciados e gestos inéditos, ensejadores de novos mapas que abarquem as diferenças e refutem as normalizações. Trago a possibilidade de pensar a inserção do/a psicólogo/a nesse debate, amparada em dispositivos artísticos como estratégias de resistência e construção de subjetividades dissidentes, e exemplifico essa narrativa trazendo a estória de Branca e José Pássaro Volante, personagens da obra de Lídia Jorge em "O dia dos prodígios".<hr/>In this article I write about the importance of creating alternative methodologies to work with violence against women in the field of psychology. Artistic productions like literature, theatre and storytelling, among others, make it possible to question fixed binary identities in gender regulation and may enable the reconstruction of identitary rules by means of original enunciations and gestures, which give occasion to new maps that can embrace differences and refute normalizations. I bring the possibility of thinking the insertion of the psychologist in this debate, supported by artistic devices as resistance strategies and construction of dissident subjectivities, and I illustrate this narrative bringing the story of Branca and José Pássaro Volante, characters of Lídia Jorge's work "O dia dos prodígios" (The day of the prodigies). <![CDATA[<b>Conditions and possibilities of a gender/sexuality technopolitics</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo apresentamos uma análise genealógica acerca da composição de movimentos que se propõem a pensar a cibercultura enquanto ferramenta política usada para abrir espaços para modos de vida não misóginos e não heteronormativos; tal contexto é denominado aqui como tecnopolítica de gênero/sexualidade. Tendo como principal foco os jogos digitais e buscando entender as condições que possibilitaram a emergência de uma parada LGBT em um deles, abordamos os movimentos Cyberpunk, Ciberfeminsta, Girl Games Movement e Cyberqueer, refletindo acerca das potências contingentes aos ambientes ciberculturais e de seu estatuto diferencial na constituição de outras vivências e construções de gênero/sexualidades.<hr/>In this article, we present a genealogical analysis about the shaping of movements which propose to think about cyberculture as a political tool to find spaces for non-misogynists and non-heteronormative ways of living; we call this context gender / sexuality technopolitics. Focusing mainly on digital gaming, and seeking to understand the conditions that made possible the emergence of a LGBT pride parade in one of those, we discuss the Cyberpunk, Cyberfeminist, Girl Games and Cyberqueer movements, reflecting about the contingent power of cybercultural environments, and its differential statute in the gender / sexuality construction and experience. <![CDATA[<b>Gender norms at a school curriculum</b>: <b>the dichotomous production of bodies and subject positions of boy-students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho resulta de uma pesquisa desenvolvida com os objetivos de observar e analisar a produção de corpos e posições de sujeito meninos-alunos em um currículo escolar. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma turma de quarto ano do ensino fundamental de uma escola pública, por meio de procedimentos etnográficos de coleta de informações e análise queer das informações coletadas. Foram utilizados, como referenciais teóricos, os estudos queer e a vertente pós-estruturalista dos estudos culturais. Analisa-se, neste trabalho, a atuação de normas de gênero na constituição dicotômica de corpos masculinos e femininos, no currículo pesquisado. Corpos meninos-alunos são produzidos como opostos aos corpos tidos como meninas-alunas, mas, também, como o polo oposto normal dos considerados anormais: menino-aluno-bichinha e menino-aluno-mulherzinha.<hr/>This work results from a research developed with the goals of observing and analyzing the production of bodies and subject positions of boy-students in a school curriculum. The research was developed with a fourth-year elementary class of a public school through ethnographic procedures involving the collection of information and then the application of queer analysis to such information. Queer studies and the poststructuralist branch of cultural studies were used as theoretical references. This work analyses the action of gender norms in the dichotomous constitution of male and female bodies in the researched curriculum. Boy-student bodies are produced as opposites to those considered girl-student bodies, but also as normal bodies in opposition to those considered faggot-boy-student and sissy-boy-student bodies, seen as abnormal. <![CDATA[<b>Las políticas reparativas del movimiento LGBT peruano</b>: <b>narrativas de afectos <i>queer</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artículo¹ explora la producción de políticas reparativas en el movimiento de lesbianas, gays, bisexuales y trans en el Perú. Otorgando un protagonismo muchas veces negado al lugar de los afectos, se sostiene que las políticas reparativas son necesarias para la supervivencia de activistas y activismos LGBT. Además, se postula que las políticas reparativas habilitan posibilidades y alianzas inimaginables por las normas hegemónicas, radicalizando así el compromiso colectivo del movimiento LGBT por justicia social.<hr/>This article explores the production of reparative politics in the lesbian, gay, bisexual and transgender movement in Peru. Paying close attention to the often ignored site of affections, it argues the necessity of reparative politics for the survival of both LGBT activists and activisms. Furthermore, it argues that reparative politics hold open the possibility for creating alliances previously unimaginable by hegemonic norms, thus radicalizing the LGBT movement's collective commitment to social justice. <![CDATA[<b>From Goiânia to 'Gayânia'</b>: <b>notes on the emergence of the "GLS" market in the capital of the cerrado (Brazilian Savannah)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho parte de uma investigação realizada no Ser-Tão (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade), da Universidade Federal de Goiás, que buscou interpretar antropologicamente o contexto de surgimento do mercado comumente denominado 'GLS' (gays, lésbicas e simpatizantes) na capital goiana. O pressuposto, como evidenciam pesquisas socioantropológicas já realizadas em outros contextos metropolitanos no Brasil, é o de que a interpretação dos processos de constituição de categorias classificatórias em torno das homossexualidades pode ser complexificada ao se levar em consideração as dinâmicas relativas ao mercado segmentado. Neste trabalho, portanto, são apresentadas análises preliminares das memórias relativas ao surgimento do mercado de lazer e sociabilidade 'GLS' na cidade de Goiânia, a partir das falas de seus/suas empresários/as e frequentadores/as, para se pensar nas relações entre a produção de lugares e de um senso de 'comunidade' ou pertencimento local.<hr/>This paper presents an investigation conducted in Ser-Tão, Center for Studies and Research on Gender and Sexuality, at the Federal University of Goiás, which sought to interpret anthropologically the context of the emergence of a market commonly called "GLS" (gays, lesbians and supporters) in the capital of Goiás. The assumption, as evidenced by socio-anthropological research already carried out in other metropolitan contexts in Brazil, is that the interpretation of the processes of formation of classificatory categories around homosexualities can be complexified by taking into account the dynamics related to this segmented market. This paper, therefore, presents a preliminary analysis of the memories related to the emergence of the market for leisure and sociability "GLS" in the city of Goiânia, from the speech of its entrepreneurs and regulars, to think about the relationships between the production of places and a locally sense of "community" or belonging. <![CDATA[<b>Security public policies for LGBT population in Brazil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, apresenta-se uma análise crítica de ações, planos e programas governamentais, no campo da segurança pública, voltados para a população LGBT, no Brasil. A despeito da identificação de muitas propostas e de algumas iniciativas em curso, parte delas elaborada em espaços de discussão pública envolvendo governo e sociedade civil, o balanço final aponta absoluto desequilíbrio entre a violência homofóbica e a atuação do governo brasileiro para mudar este quadro. Tal constatação auxilia na compreensão da desconfiança de pessoas LGBT em relação ao Estado e a suas/seus representantes, em vários âmbitos da vida social em que direitos civis lhes são negados, mas especialmente na esfera da segurança pública, em que o nexo entre questionamento da norma heterossexual e violência ainda é recorrente.<hr/>In this article, we present a critical analysis of governmental actions, plans, and programs, regarding public security, directed toward the LGBT population in Brazil. Despite the identification of many proposals and certain ongoing initiatives, some of them planned during public discussions involving the government and the civil society, the final outcome shows an absolute imbalance between homophobic violence and Brazilian governmental actions to change this scenery. This finding helps understand why LGBT people regard the State and its representatives with distrust, in several fields of social life where their civil rights are denied, but especially in the public security sphere, where the nexus between questioning the heterosexual norm and violence is still recurrent. <![CDATA[<b>The well-behaved feminism of Heleieth Saffioti (the presence of marxism)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Nicole-Claude Mathieu</b>: <b><i>Elle n'est plus</i></b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Estudos de gênero e o cinema francês</b>: <b>entrevista com Geneviève Sellier</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>A potencialidade do <i>Gênero</i></b>: <b>feminismos e filosofias na leitura de Chanter</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100020&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Masculinidades subversivas nos romances de Manuel Puig, Caio Fernando Abreu e Jaime Bayly</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Pelo direito à indiferença</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Movimientos de Mujeres en el mundo</b>: <b>horizontes y dilemas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100023&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Produção de sujeitos, sexualidades e mercadorias no BDSM</b>: <b>as técnicas e os circuitos SM em San Francisco na etnografia de Margot Weiss</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100024&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>O ato de escrever entre as paredes</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100025&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Uma teoria feminista-vegana</b>: <b>a política sexual da carne</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100026&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Textos, tessituras e filamentos</b>: <b>as escritoras de si</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100027&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan. <![CDATA[<b>Gênero no consultório médico</b>: <b>as contribuições da <i>fala-em-interação</i> para a humanização da atenção à saúde da mulher</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2014000100028&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, gostaria de eleger um momento da vida de Heleieth Saffioti, aquele que reputo seu ato de maior coragem: sendo uma socióloga marxista, tendo Florestan Fernandes como orientador, ter decidido escrever um trabalho de livre-docência sobre a mulher no Brasil, na década de 1960. É a partir desses encontros que será analisado o casamento entre o marxismo e o feminismo que Heleieth realizou em seu livro inaugural. Este artigo está dividido em duas partes: na primeira, apontarei as principais questões discutidas por Heleieth Saffioti em seu livro; na segunda, tratarei de um inimigo comum que aproxima Saffioti de duas mulheres centrais do feminismo da época, Simone de Beauvoir e Betty Friedan: Dr. Freud.<hr/>In this text, I focus on a moment in Heleieth Saffioti's life which I deem as the one of her most courageous: to choose, as a Marxist sociologist, advised by Florestan Fernandes, the subject of women in Brazil for her Habilitation (Livre Docência) thesis in the 1960s. This combination establishes the point of view from which I will analyze the marriage between Marxism and feminism that Heleieth arranged in her first book. The article is divided in two parts: in the first one, I will point out the main issues discussed by Saffioti in her book; in the second part, I will be concerned with a common enemy, Dr. Freud, who put together Saffioti, and two key feminist women at the time, Simone de Beauvoir and Betty Friedan.