Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-026X20160002&lang=es vol. 24 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200411&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Women Participation in Politics in Latin America: the impact of quotas and closed list]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200417&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente estudo analisa a participação política de mulheres na América Latina a partir da presença delas nos legislativos nacionais. São privilegiados fatores institucionais, destacadamente duas variáveis: existência ou não de cotas de gênero e formato de lista eleitoral (aberta ou fechada). Objetiva-se responder se a combinação de lista fechada e existência de cotas potencializa a eleição de mulheres nas câmaras baixas ou únicas de 14 países latino-americanos. São levantados dados históricos da presença de mulheres, os quais permitiram agrupar os casos em três conjuntos, posteriormente analisados de forma qualitativa. O estudo permitiu confirmar a hipótese do efeito cumulativo, tendo os países que apresentam as duas variáveis demonstrado os melhores resultados; ao mesmo tempo, questioná-la, em parte, ao identificar países como o Equador, o qual está entre os que possuem maior porcentagem e apresenta somente uma das variáveis.<hr/>Abstract: The present article analyzes women political participation in Latin America through their presence in national legislative chambers. Institutional elements are privileged, focusing on two variables: presence or absence of gender quotas and electoral (open or closed) list system. It aims to answer whether the combination of closed list system and quotas existence potentiates women election to the 14 Latin American lower or sole legislative chambers. Historical data on women's presence were analyzed, allowing for the creation of three groups, which were later analyzed qualitatively. The study allowed us to confirm the hypothesis on the cumulative effect as the countries with both variables showed the best results; and, at the same time, question it partially, by identifying countries such as Ecuador, which is among the ones with the greatest percentages and shows only one of the variables. <![CDATA[The Use of Psychoactive Substances by Women: the Importance of a Gender Perspective]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200443&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo do artigo é promover, através de pesquisa teórica bibliográfica, uma reflexão sobre os usos de substâncias psicoativas por mulheres. Reconhecer a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, mas investir nos aspectos socioculturais relativos a tais práticas é o foco. O gênero, enquanto um determinante sociocultural, é priorizado. Homens e mulheres - enquanto diferentes atores sociais/culturais - conservam envolvimentos distintos com o consumo de substâncias psicoativas. Assim, considera que as mulheres constituem um segmento diferenciado de usuárias, com características e necessidades particulares, que devem ser consideradas pelas políticas públicas. As próprias mulheres, porém, não constituem um grupo homogêneo. Portanto, uma abordagem aos seus consumos de substâncias psicoativas deve ser feita integralmente, levando em conta os seus contextos e particularidades, e pautada em uma perspectiva de Redução de Danos.<hr/>Abstract: The objective of this article is to promote, through literature theoretical research, a discussion on women's use of psychoactive substances. It recognizes the need for an interdisciplinary approach, but invests in socio-cultural aspects of such practices. Gender, as a socio-cultural determinant, is prioritized. Men and women - as different social / cultural actors - retain distinct involvements with the consumption of psychoactive substances. So, this work believes that women are a differentiated segment of users, with particular characteristics and needs that should be considered by public policies. However, women themselves are not a homogeneous group. Therefore, an approach to their psychoactive substance consumption should be fully made, considering their contexts and particularities and based on a perspective of harm reduction. <![CDATA[Relations of gender, science and technology in the curriculum of animated films]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200463&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Invenções, tecnologias, experimentos, livros e ferramentas são elementos que fazem parte das tramas de Tá chovendo hambúrguer I e II. O presente artigo tem o objetivo de analisar as relações de gênero em tais filmes de animação que apresentam como pano de fundo invenções e verdades científicas e tecnológicas, permeadas por demandas generificadas. Desse modo, argumento que, nos filmes analisados, são produzidas posições de sujeito diferenciadas para homens e mulheres por meio do discurso científico-tecnológico. Nos artefatos culturais analisados, alguns sujeitos são próprios do fazer científico, do racional, da inventividade tecnológica. Outros possuem papel secundário, coadjuvante e de assistência. Isso contribui para a produção de sujeitos generificados na ciência. Assim, em meio a hambúrgueres, queijos e molhos, chovem discursos e demandas para o governo daqueles/as que os assistem.<hr/>Abstract: Inventions, technologies, experiments, books and tools are elements that are part of the plots of Cloudy with a Chance of Meatballs I and II. This article aims to analyze gender relations in such animated films that present the background and scientific inventions and technological truths permeated by gendered demands. Thus, I argue that, in the films analyzed, different subject positions for men and women are produced through the scientific-technological discourse. In the cultural artifacts analyzed, some subjects are part of the scientific doings, of the rational, of the technological inventiveness; others have secondary, supporting and assisting role. This contributes to the production of gendered subjects in science. Therefore, in the midst of hamburgers, cheese and sauces, many discourses and demands pour for the ones who watch them. <![CDATA[Las madres bricoleurs. Estrategias, prácticas y modelos maternales contemporáneos]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200485&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Basándose en varios estudios referidos a la maternidad, la evolución de la familia, y las estrategias reproductivas en el País Vasco (España), el artículo reflexiona sobre cómo las mujeres deciden ser madres en el contexto actual, sobre cómo ejercen la maternidad o desarrollan su rol maternal y el papel que juega en todo ello la emergencia de nuevos modelos de ser madres y padres que suponen las nuevas parentalidades. Frente al modelo hegemónico de maternidad, estas parentalidades que están obteniendo reconocimiento y visibilidad en la actualidad tienen la capacidad de convertirse en ejemplos para las mujeres a la hora de definir su propia maternidad.<hr/>Abstract: Based on various studies on motherhood, family evolution, and reproductive strategies in the Basque country, this paper examines how Basque women decide to become mothers, as well as how they develop and exercise their maternal role in the current context. It also looks at the ways their choices and practices are possibly influenced by the emergence of new forms of motherhood and fatherhood. It shows that, despite the dominant model of motherhood, these new forms of parenthood, which are increasingly more visible, accepted and acknowledged, have the capacity to become new examples for women who have to define their own motherhood. <![CDATA[Professors of Anthropology in Minas Gerais: notes on the conditions of the margin]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200499&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo considera a história profissional de algumas mulheres que ensinaram Antropologia na Universidade Federal de Minas Gerais, a partir dos anos 60, para argumentar que o lugar de professora em um ambiente intelectual a caminho da especialização produziu a exclusão ou a marginalização dessas mulheres no cenário local e nacional. Reflete-se sobre a condição de mulheres que estão à parte dos circuitos prestigiados da Antropologia brasileira, pois a situação da Antropologia, em Minas Gerais, também pode ser tomada por periférica em relação as outras Ciências Sociais e a outros centros de ensino e pesquisa em Antropologia. Desse modo, proponho que a história da disciplina deve compreender as carreiras outsiders, de mulheres e homens, em termos dos processos de diferenciação fundados em aspectos de gênero, classe social e modos de formação profissional.<hr/>Abstract: The article approaches the professional history of some women who lectured Anthropology in Universidade Federal de Minas Gerais as from the 1960s, to discuss that their position as a professor in an intellectual environment, on the way to specialization led to their exclusion or marginalization in the local and national scenario. The article discusses the situation of women who are left out of the prestigious circuits of Anthropology in Brazil, as the situation of Anthropology in Minas Gerais can also be deemed as peripheral when compared to other Social Sciences and to other education and research Anthropology centers. So, I propose that the history of the discipline should comprehend men's and women's "outside" careers, in terms of the processes of differentiation based on aspects of gender, social class and modes of professional qualification. <![CDATA[Domestic Violence and the Maria da Penha Law: Profile of Aggression in Women Sheltered in a Social Unit of Protection]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200521&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A violência baseada no gênero tem se constituído em um fenômeno social que influencia sobremaneira o modo de viver, adoecer e morrer das mulheres. Este estudo visa conhecer as diferenças antes e após a criação da Lei Maria da Penha (LMP) nas agressões sofridas pelas mulheres que foram atendidas na Unidade de Proteção Especial do Estado do Ceará. Trata-se de um estudo seccional, exploratório-descritivo e documental. A amostra foi composta por 197 prontuários das mulheres atendidas em uma Unidade de Proteção Especial do Estado do Ceará entre os anos de 2001 e 2012. Os dados foram analisados através do SPSS(r) versão 20. As questões éticas deste estudo foram alicerçadas na Resolução n.º 466/12. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (COMEPE) da Universidade Federal do Ceará, por meio do protocolo nº 369.332. Os resultados apontam que as mulheres agredidas são jovens (53,5%), pardas (47,2%), sem união estável (68,0%), com baixa escolaridade (91,4%), sem renda mensal fixa (30,5%), que residem em casa própria (35,5%) com familiares (13,7%), são beneficiárias de algum programa de transferência de renda (26,9%) e não possuem trabalhos formais (69,1%). Os agressores são jovens (71,7%, p=0,862), desenvolvem trabalho manual (41,5%, p=0,976), consomem álcool (86,8%, p=0,814), drogas ilícitas (54,7%, p=0,249) e cigarro (54,7%, p=0,931). Após a implantação da LMP, os agressores possuem mais antecedentes criminais (58,5%, p=0,000); a agressão tem ocorrido mais de uma vez, com maior número de denúncias e número de boletim de ocorrência, sendo o uso de substâncias psicoativas (22,6%, p=0,032) ou ciúme (18,9%, p=0,032) o fator desencadeante através de força física (45,3%, p=0,619), representada em hematomas (13,2%, p=0,726) ou não deixando marcas perceptíveis (22,6%, p=0,726) localizadas na cabeça, rosto e pescoço (28,3%, p=0,031). O perfil da violência doméstica se modificou com a promulgação da Lei Maria da Penha e este cenário demanda o desenvolvimento de ações sociais e de saúde voltadas para erradicação/controle e assistência efetiva deste grave problema social e de saúde pública.<hr/>Abstract: The violence based on gender has been constituted as a social phenomenon which influences the way of life, illness and death of women. This study analyzes the profile of assaults suffered by women victims of domestic violence before and after the creation of the Maria da Penha Law (LMP). It is a cross-sectional, descriptive exploratory search through archival study. The sample consisted of 197 medical records of women who were attended at a Special Protection Unit of the state of Ceará in the years between 2001 and 2012. Data were analyzed using SPSS version 20. The ethical issues of this study were based on Resolution n.º 466/12. The project was approved by the Federal University of Ceará Research Ethics Committee (COMEPE) protocol 369.332. The results show that battered women are young (53.5%), brown (47.2%), without stable union (68.0%), with low education (91.4%), no fixed monthly income (30.5%), reside at home (35.5%) with family members (13.7%), are beneficiaries of any program income transfer (26.9%) and do not have formal jobs (69.1%). The attackers are young (71.7%, p=0.862), develop manual work (41.4%, p=0.976), consume alcohol (86.8%, p=0.814), illicit drugs (54.7%, p=0.249) and tobacco (54.7%, p=0.931). After the implementation of LMP, the attackers have more criminal history (58.7%, p=0.000); aggression has occurred more than once, with the largest number of complaints and the number of police occurrence report, and the use of psychoactive substances (22.6%, p=0.032) or jealousy (18.9%, p=0.032) triggering factors through physical (45.3%, p=0.619) force represented in leaving (13.2%, p=0.726) no noticeable bruises (22.6%, p=0.726) or marks located on the head, face and neck (28.3%, p=0.031). The profile of domestic violence has changed with the enactment of Law Maria da Penha and this scenario requires the development of social and health actions aimed at eradication / control, and effective assistance of this serious social problem and public health. <![CDATA[Beyond heteronormativity: subjectivation and the construction of sexual identities]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200541&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo explora a construção da identidade sexual que não se enquadra na heteronorma a partir de um quadro teórico que articula três dimensões da experiência sexual: integração, estratégia e subjetivação. Argumenta-se que a formação destas identidades pode ser mais bem compreendida segundo o eixo da subjetivação e, mais particularmente, na tensão que se estabelece entre este e o da integração. Isto acontece porque, entre os indivíduos que vivem para além dos limites convencionais da heteronorma, a experiência sexual constrói-se, inevitavelmente, em confronto com a mesma, gerando uma reflexividade que contribui para operar um distanciamento do indivíduo face a papéis e valores convencionais, problematizando-os ou, mesmo, adotando modelos alternativos.<hr/>Abstract: This article explores the social construction of non-heteronormative sexual identities using as a theoretical framework the articulation of three dimensions of sexual experience: integration, strategy and subjectivation. It is argued that the formation of non-heteronormative identities can be better understood as a result of sexual subjectivation and, more particularly, of the tension between it and another important logic of sexual experience, integration. This happens because individuals that live beyond the conventional boundaries of heteronormativity build their sexual experience inevitably in conflict with such hegemonic norms, entailing a process of reflexivity that contributes to produce a distance between the Self and conventional roles and values, questioning them or even adopting alternative models. <![CDATA[Programas de Transferencia de Renta. Apostando a la familia tradicional]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200563&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En el presente artículo pretendemos analizar la relación entre las Políticas de Transferencia de Renta Condicionada y los conceptos de familia y género. La tesis que sostenemos es que este tipo de programas apuesta a una familia heteronormativa y tradicional, en contradicción con los discursos académicos y políticos en torno a la diversidad familiar y papeles de género igualitarios. Pretendemos, a partir de una lectura latinoamericana, indicar que este tipo de programas no ha significado avances sustantivos con relación a tales tópicos.<hr/>Abstract: In this paper we analyze the relationship between political Conditional Cash Transfer and concepts of family and gender. The thesis that we sustain is such programs betting on a heteronormative and traditional family, contrary to academics and politicians speeches about family diversity and equal gender roles. We intend, from a Latin American reading, indicate that such programs have not led to substantial progress in relation to such topics. <![CDATA[A world of women in Florianópolis: an interview with Caroline Andrews]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200581&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En el presente artículo pretendemos analizar la relación entre las Políticas de Transferencia de Renta Condicionada y los conceptos de familia y género. La tesis que sostenemos es que este tipo de programas apuesta a una familia heteronormativa y tradicional, en contradicción con los discursos académicos y políticos en torno a la diversidad familiar y papeles de género igualitarios. Pretendemos, a partir de una lectura latinoamericana, indicar que este tipo de programas no ha significado avances sustantivos con relación a tales tópicos.<hr/>Abstract: In this paper we analyze the relationship between political Conditional Cash Transfer and concepts of family and gender. The thesis that we sustain is such programs betting on a heteronormative and traditional family, contrary to academics and politicians speeches about family diversity and equal gender roles. We intend, from a Latin American reading, indicate that such programs have not led to substantial progress in relation to such topics. <![CDATA[Presentation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200587&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En el presente artículo pretendemos analizar la relación entre las Políticas de Transferencia de Renta Condicionada y los conceptos de familia y género. La tesis que sostenemos es que este tipo de programas apuesta a una familia heteronormativa y tradicional, en contradicción con los discursos académicos y políticos en torno a la diversidad familiar y papeles de género igualitarios. Pretendemos, a partir de una lectura latinoamericana, indicar que este tipo de programas no ha significado avances sustantivos con relación a tales tópicos.<hr/>Abstract: In this paper we analyze the relationship between political Conditional Cash Transfer and concepts of family and gender. The thesis that we sustain is such programs betting on a heteronormative and traditional family, contrary to academics and politicians speeches about family diversity and equal gender roles. We intend, from a Latin American reading, indicate that such programs have not led to substantial progress in relation to such topics. <![CDATA[El progreso de las mujeres en el mundo 2015-2016. Transformar las economías para realizar los derechos. Resumen]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200589&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En el presente artículo pretendemos analizar la relación entre las Políticas de Transferencia de Renta Condicionada y los conceptos de familia y género. La tesis que sostenemos es que este tipo de programas apuesta a una familia heteronormativa y tradicional, en contradicción con los discursos académicos y políticos en torno a la diversidad familiar y papeles de género igualitarios. Pretendemos, a partir de una lectura latinoamericana, indicar que este tipo de programas no ha significado avances sustantivos con relación a tales tópicos.<hr/>Abstract: In this paper we analyze the relationship between political Conditional Cash Transfer and concepts of family and gender. The thesis that we sustain is such programs betting on a heteronormative and traditional family, contrary to academics and politicians speeches about family diversity and equal gender roles. We intend, from a Latin American reading, indicate that such programs have not led to substantial progress in relation to such topics. <![CDATA[Gender Equality and Macroeconomics Policies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200617&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar uma leitura crítica do relatório da ONU-Mulher intitulado Progress of the World's Women 2015-2016. Transforming Economies, Realizing Rights. Após argumentar que o documento se distingue por ter como referência analítica as ricas contribuições dos estudos feministas na discussão das desigualdades de gênero, procura-se identificar algumas lacunas no documento, notadamente, a ausência de debate sobre as migrações internacionais e a mobilidade urbana que incidem sobre as desigualdades de classe e gênero.<hr/>Abstract: This article aims to make a critical reading of the report Progress of the World's Women 2015-2016. Transforming Economies, Realizing Rights of UN-Women. After arguing that the report is distinguished by having as analytical reference the rich contributions of feminist studies in the discussion of gender inequalities, it tries to point out some shortcomings, namely, the absence of debate on international migration and urban mobility that severely affect class and gender inequalities. <![CDATA[It's the Macroeconomy, stupid!]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200621&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Esse artigo debate alguns pontos desenvolvidos no mais recente relatório das Nações Unidas intitulado Avanços do Mundo das Mulheres 2015-2016 - Transformando as Economias, Implementando Direitos, que trata da persistência das desigualdades de gênero no mundo contemporâneo. Explora notadamente aspectos ligados às consequências das políticas macroeconômicas ortodoxas na reprodução dessas desigualdades por restringir o gasto público e as políticas universais.<hr/>Abstract: This articles aims at discussing some concerns addressed by the recent UN Report named Progress on the World´s Women 2015-2016 - Transforming Economies, Realizing Rights. The UN Report rightly draws attention to the persistence of gender asymmetries in our contemporary world. Moreover, it examines how orthodox macroeconomic policies reinforce gender inequalities by promoting cutbacks in public spending as well as by narrowing the scope of universal policies. <![CDATA[The challenges of gender equality in the twenty-first century]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200629&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é discutir as limitações e os avanços nas relações de gênero ocorridas no Brasil e no mundo nos 70 anos desde a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial, desde a VI Conferência Mundial das Mulheres ocorrida em 1995, com base no relatório El Progreso de las Mujeres en el Mundo 2015-2016: Transformar las Economías para Realizar los Derechos elaborado pela ONU Mulheres, em 2015. Os dados, de modo geral, revelam conquistas substantivas das mulheres nas últimas sete décadas. Mas também mostram a existência de uma revolução incompleta, com manutenção da divisão sexual entre trabalho produtivo e reprodutivo, o que limita a autonomia e o empoderamento das mulheres na família e na sociedade.<hr/>Abstract: The objective of this paper is to discuss the limitations and advances in gender relations that took place in Brazil and in the World in the last 70 years, since the creation of the United Nations Organization (UN) and, specially, since the Fourth World Conference on Women carried out in 1995, based on the report entitled Progress of The World's Women 2015-2016 Transforming Economies, Realizing Rights, elaborated by the UN Women in 2015. The data generally reveal substantive achievements of women in the last seven decades. But also show an incomplete revolution, maintaining the sexual division between productive and reproductive work, which limits the autonomy and empowerment of women in family and society. <![CDATA[Substantive Equality and New Challenges in Gender Relations in Work]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200639&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Em recente documento a UN Women sublinha a importância de se ultrapassar a demanda pela mera igualdade formal e assume que a meta da igualdade substantiva é o caminho para se conciliar política econômica e direitos humanos. Neste texto, comento os desafios que são apontados para este movimento, a partir da observação do trabalho de cuidado e tomando o Brasil como realidade empírica de referência.<hr/>Abstract: In a recent document UN Women stressed the importance of overcoming the demand for mere formal equality, and assumed that the goal of substantive equality is the way to reconcile economic policy and human rights. In this text, I comment on the challenges posed to this move, observing its recent tendencies from the point of view of care work and gender inequalities, taking Brazil as an empirical reference. <![CDATA[Equality for All: Strategies for Public Policy and Social Movement Actions]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200645&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities. <![CDATA[A contrassexualidade como superação das dicotomias de gênero e sexo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200653&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities. <![CDATA[Sanhas de poder]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200657&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities. <![CDATA[Transhomens: masculinidades, políticas e vivências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200661&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities. <![CDATA[Gênero e esporte: masculinidades e feminilidades na escola]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200665&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities. <![CDATA[O Ideal Romântico do Sadomasoquismo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200669&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities. <![CDATA[Os percursos da etnomusicologia feminista nas últimas quatro décadas: uma visão de dentro por Ellen Koskoff]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200673&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities. <![CDATA[Transversalidades: gênero e feminismos em diversidade e movimento]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000200677&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As políticas públicas para o enfrentamento às desigualdades de gênero tendem a ser mais efetivas, segundo a ONU Mulheres, quando se utilizam da estrutura de direitos humanos para relacionar a política e a economia, ampliar a noção de trabalho e resgatar o princípio da universalidade. Ainda que essa estratégia possa funcionar para instituições multilaterais e Estados ela é insuficiente para a construção de agendas desde os movimentos feministas. Ao se utilizarem de referências como a economia feminista e ecológica na realização de alternativas coletivas, estes movimentos feministas constituem sujeitos políticos que co-constroem as políticas públicas que revertem as desigualdades.<hr/>Abstract: According to UN Women, public policies aimed at reducing gender inequalities tend to be more effective when based on the human rights framework, with a view to linking politics and economy, widening the concept of work and rescuing the principle of universality Although this strategy can potentially function for multilateral institutions and States, it is insufficient for the construction of feminist movement agendas. Using references such as feminist and ecological economics in the construction of collective alternatives, these feminist movements constitute political subjects that co-construct political policy with the aim of reverting inequalities.