Scielo RSS <![CDATA[Revista Estudos Feministas]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0104-026X20160001&lang=es vol. 24 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Editorial]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The Women Practicing Science in Brazil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: As mulheres vêm aumentando sua participação em diferentes áreas da sociedade, mas ainda enfrentam obstáculos, inclusive para sua inserção no mundo da ciência. Buscando uma melhor compreensão sobre esse fenômeno, realizou-se uma pesquisa que mapeou a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas no Brasil, a partir da análise dos currículos Lattes de 4.970 mulheres que defenderam suas teses de doutorado entre os anos de 2000 e 2013. Em relação aos procedimentos técnicos, foi utilizada uma pesquisa documental, cuja coleta de dados se deu no período de dezembro de 2013 a julho de 2014. Os resultados mostram que as mulheres conseguiram muitos avanços nessa área, mas que a desigualdade de papéis entre mulheres e homens ainda persiste dentro da ciência.<hr/>Abstract: The woman participation in different areas of society has been increasing, but she still faces obstacles, including her integration in the world of science. Seeking a better understanding of this phenomenon, it was carried out a survey that mapped the female participation in research development in Brazil, from the analysis of the Lattes curricula of 4,970 women who presented their doctoral dissertations between 2000 and 2013. In regarding to technical procedures, it was used the documentary research, which data collection took place from December 2013 to July 2014. The results show that women have made many advances in this area, but that inequality of roles between women and men persists within the science. <![CDATA[Las bases epistémicas de la concepción feminista de la ciudadanía]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100031&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: La crítica desde la teoría política feminista hacia el concepto de ciudadanía puede comprenderse desde una concepción amplia de la epistemología como gnoseología en general. Desde esta perspectiva, el eje de la crítica se dirige al concepto de individuo ciudadano universal, sustentado desde la teoría contractualista, al argumentar que está constituido desde un universalismo restringido que revela un sesgo de género. De este modo, el artículo propone que el sustento epistémico del análisis feminista a la noción de ciudadanía versa sobre un cuestionamiento a la categoría de un sujeto de derecho universal, planteando este reconocimiento como clave para la obtención de la emancipación de las mujeres de las relaciones de dominación, argumentando en base a ello que la división entre el espacio de lo público y el ámbito de lo privado es una ficción. Desde ahí, surge el cuestionamiento por el tipo de sujetos que deben sustentar el modelo de la ciudadanía, desde el cual el feminismo ha erguido parte importante de su propuesta para transformar la concepción de la política como un espacio que reconoce la diferencia de género y sostiene la equidad.<hr/>Abstract: The criticism from feminist political theory toward the concept of citizenship can be understood from a broad conception of epistemology and gnoseology in general. From this perspective, the axis of the feminist criticism is directed to the conception of the individual as universal citizen, based on the contractualist theory, arguing that it is has been built from a restricted universalism that unveils a gender bias. Thus, the article suggests that the epistemic support of the feminist analysis to the notion of citizenship concerns a challenge to the category of a subject of universal rights, proposing this recognition as a key to obtain the emancipation of women in relations of domination, arguing, on this basis, that the division between the public space and the private sphere is a fiction. From there, emerges the questioning by the type of subjects that should underpin the model of citizenship, from which feminism has based an important part of its proposal to transform the conception of politics as a space that recognizes the gender gap and sustains equity. <![CDATA[Women who Love too Much: Conjugalities and Narratives of Experience of Suffering]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100045&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo apresenta um estudo antropológico sobre integrantes dos grupos de ajuda mútua "Mulheres que amam demais anônimas", sediados na cidade do Rio de Janeiro. As entrevistadas apresentam um perfil social heterogêneo; autodenominam-se heterossexuais; e se concentram na faixa etária entre 40 e 50 anos. As narrativas assinalaram: dedicação intensa ao relacionamento; necessidade de controle do parceiro; medo da solidão; e sentimento de "baixa autoestima". A interação conjugal é marcada por competição e conflitos acerca da reciprocidade de atenção e cuidados. Essas mulheres parecem reatualizar um modelo de comportamento feminino tradicional, apesar de sua familiaridade com a proposta igualitária de conjugalidade.<hr/>Abstract: The article presents an anthropological study of members of mutual aid groups "Women who love too much anonymous", based in the city of Rio de Janeiro. The interviewees have a heterogeneous social profile; declared themselves heterosexual; and focus on the age group between 40 and 50 years. The narratives indicated: intense dedication to the relationship; the need to control the partner; fear of loneliness; and sense of "low self-esteem". Marital interaction is characterized by competition and conflict over reciprocal attention and care. These women seem to update a model of traditional female behavior, despite their familiarity with the egalitarian conjugal proposal. <![CDATA[Migrants for Love? Life Course, Gender and the Decision of Migrating at Different Stages of Life]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100063&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo mostra a importância do curso de vida, entrelaçado à perspectiva de gênero, para analisar os processos de tomada de decisão de mulheres brasileiras sobre migrar (ou não) para a Holanda para viverem com seus companheiros holandeses. Segundo as interlocutoras de uma pesquisa etnográfica realizada entre 2012 e 2013, a idade é um importante fator a ser considerado para ponderar os riscos, vantagens e desvantagens da migração. Além da faixa etária, outros marcadores do curso de vida, como ter filhas/os, o nascimento das/os netas/os e a idade destes indivíduos também são considerados em suas decisões. O artigo também traz as considerações das interlocutoras da pesquisa sobre o amor, que, segundo elas, difere a cada fase da vida. Mais do que o amor por seus companheiros holandeses, elas evidenciam e reificam a idealização do amor materno.<hr/>Abstract: This article shows the importance of the life course, intertwined with gender perspective to analyze the processes of decision-making of Brazilian women about migrate (or not) to the Netherlands to live with their Dutch partners. According to interlocutors of ethnographic research conducted between 2012 and 2013, age is an important factor to be considered to analyse the risks, advantages and disadvantages of migration. Besides age, other markers of life course, like having children, the birth of grandchildren and the children age are also considered in their decision-making processes. The article also provides the considerations of the interlocutors of research on love, which, according to them, differs at every stage of life. More than love for the Dutch boyfriend or husband, they emphasize and reify the idealization of maternal love. <![CDATA[Low Income Families and Schooling: Presence of Families in the School Daily Life and Parents' Projects for Sons and Daughters]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100081&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Com o objetivo de compreender a influência da socialização familiar nas diferenças entre o desempenho escolar de meninas e meninos, foi realizado estudo qualitativo junto a oito famílias de setores populares na cidade de São Paulo. Este artigo enfoca a presença dos responsáveis no cotidiano escolar e os projetos de futuro traçados por adultos e crianças. A mobilização das famílias na escolha da escola não apresentava diferenças conforme o sexo do filho/a, mas pais e mães acompanhavam mais estritamente a escolarização dos meninos. Havia a expectativa de que os meninos entrassem para o mercado de trabalho em torno dos 16 anos e, paralelamente, as meninas eram responsabilizadas desde antes dos 10 anos por tarefas domésticas. E havia diferenças sutis nas expectativas parentais de profissão e escolarização, mais altas para os filhos, apesar de suas irmãs apresentarem melhor desempenho na escola e traçarem planos profissionais mais ambiciosos.<hr/>Abstract: In order to understand the influence of family socialization in academic achieve differences between girls and boys, a qualitative study was conducted involving eight families of low income in the city of São Paulo. This article focuses on the presence of families in the school daily life and the future projects outlined by adults and children. The mobilization of families in the school choice showed no differences according to the sex of the child, but parents followed more closely the education of boys. There was the expectation that the boys enter the labor market for around 16 years old and, in parallel, the girls were involved in household chores since before age 10. And there were subtle differences in parents' expectations, higher for boys' education and profession, although their ​​sisters were more successful at school and had most ambitious professional plans. <![CDATA[La gineco-obstetricia en México: entre el "parto humanizado" y la violencia obstetrica]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100101&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Al mismo tiempo que la gineco-obstetricia se feminiza, aumenta la problematización de la violencia obstétrica. Es a partir de estos dos fenómenos que el artículo se propone describir las diferentes posturas que los actores han tomado en torno de la introducción de prácticas de ʽparto humanizadoʼ - clasificadas como ʽabiertasʼ, ʽintermediasʼ y de ʽresistenciaʼ-, en tanto y en cuanto éstas buscan disminuir la violencia obstétrica. En especial, se subrayan las explicaciones y reacciones de las mujeres gineco-obstetras ante la violencia obstétrica. El análisis busca mostrar cómo el género como construcción y la antropología como método y enfoque contribuyen a entender el fenómeno y hacer inteligible esta aparente paradoja. Como conclusión, se plantea que establecer relaciones entre la feminización de la ob-gyn y la problematización de la violencia obstétrica nos permiten una entrada a la comprensión de los alcances y limitaciones del proceso de feminización de la profesión médica.<hr/>Abstract: While the ob-gyn becomes feminized, the problematization of obstetric violence increases. From these two phenomena, the article aims to describe the different positions the actors have taken on the introduction of humanized birth. These positions are ʽopenʼ, ʽintermediateʼ and ʽresistanceʼ and aim to reduce the obstetrics violence. In particular, we emphasize the explanations and reactions of the ob-gyn women when they have to face violence obstetric. The analysis seeks to show how gender and anthropology construction as a method and approach contribute to understand the phenomenon and to make intelligible this apparent paradox. In conclusion, we propose that to establish relations between the feminization of the ob-gyn and the problematization of the obstetric violence allow us an entry to understand the scope and limitations of the process of feminization of the medical profession. <![CDATA[Illusions of choice: experiencing prenatal testing]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100119&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Os testes pré-natais para anomalia fetal fazem o que a medicalização frequentemente pratica: individualiza os problemas sociais, e coloca a responsabilidade de gerenciá-los sobre os ombros de mulheres individuais. Quando o diagnóstico revela que a criança nascerá com algum tipo de deficiência, recai sobre a mulher a responsabilidade da "escolha": interromper a gestação ou arcar com as responsabilidade de ter uma criança que não terá nenhum tipo de apoio e assistência para garantir a qualidade de vida desta criança.<hr/>Abstract: Prenatal testing for fetal anomaly does what medicalization often does: it individualizes social problems, and places the responsibility for managing them on the shoulders of individual women. If as a society we do not provide the services and assistance that families of disabled children require, we leave women in the impossible position of terminating otherwise wanted pregnancies, and asking them to see that as a moment of 'choice'. <![CDATA[Loves and vapors: sauna, race and virile prostitution in São Paulo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100133&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo busca se aproximar da economia do desejo em seus íntimos vínculos com as relações raciais que marcam as saunas de michê em São Paulo. Depois de descrever algumas características de uma etnografia nas saunas de michê e indagar sobre suas especificidades, o texto passa a analisar a dupla inserção do corpo negro (como objeto de desejo e, simultaneamente, como objeto de repulsa) nesses espaços, bem como a refletir sobre a categoria "moreno". O artigo finaliza sugerindo que as saunas apresentam um desejo racializado.<hr/>Abstract: This article seeks to address the economy of desire in its intimate ties with race relations that mark the male hustler saunas in São Paulo. After describing certain characteristics of an ethnography of hustler saunas and inquiring into their specificities, the text goes on to analyze the double insertion of the black body (as object of desire and, simultaneously, as object of disgust) in these spaces, as well as inquiry concerning the category "moreno". The article concludes by suggesting that saunas present a racialized desire. <![CDATA[Voice of Nature and Women in Resex/BA: Environmental and Gender Sustainability Based on Ecofeminism]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100155&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pobreza, evidenciada pela desigualdade, é observada como uma propensão à insustentabilidade. Constata-se essa conjuntura controversa na assimetria que rege as relações sociais entre homens e mulheres. Do ponto de vista do ecofeminismo, visou-se estabelecer uma análise da figura da mulher e da natureza na Reserva Extrativista de Canavieiras - BA, tomando-se por base experiências de natureza etno-metodológica. De acordo com os levantamentos realizados, a unidade de conservação estudada possui grande tendência à insustentabilidade, seja na performance de suas atividades extrativistas junto à natureza, seja no tratamento com as mulheres, isto é, ao 'silenciamento'. Todavia, analisa-se, também, a maneira peculiar como esta situação tem sido transcendida, por meio do empoderamento feminino das extrativistas da reserva em consonância com a extensão da universidade.<hr/>Abstract: Poverty, highlighted by inequality, is observed as a tendency to unsustainability. This aspect can be seen also in the social structure which runs relationships between men and women worldwide. Based on academic and empirical experiences on ecofeminism, this article aimed to establish analysis about how women and nature have been represented in the human context of the Reserva Extrativista de Canavieiras, Bahia, Brazil. This paper shows that there is a leaning to unsustainability on extractive and economical activities performed where the reserve is located, as well as on treatment to women which can been classified as attempt of silencing them up. However, at the end, this article also presents how women there have been overcoming their situation with some educational help from the university outreach. <![CDATA[Zahidé Lupinacci Muzart]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100181&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pobreza, evidenciada pela desigualdade, é observada como uma propensão à insustentabilidade. Constata-se essa conjuntura controversa na assimetria que rege as relações sociais entre homens e mulheres. Do ponto de vista do ecofeminismo, visou-se estabelecer uma análise da figura da mulher e da natureza na Reserva Extrativista de Canavieiras - BA, tomando-se por base experiências de natureza etno-metodológica. De acordo com os levantamentos realizados, a unidade de conservação estudada possui grande tendência à insustentabilidade, seja na performance de suas atividades extrativistas junto à natureza, seja no tratamento com as mulheres, isto é, ao 'silenciamento'. Todavia, analisa-se, também, a maneira peculiar como esta situação tem sido transcendida, por meio do empoderamento feminino das extrativistas da reserva em consonância com a extensão da universidade.<hr/>Abstract: Poverty, highlighted by inequality, is observed as a tendency to unsustainability. This aspect can be seen also in the social structure which runs relationships between men and women worldwide. Based on academic and empirical experiences on ecofeminism, this article aimed to establish analysis about how women and nature have been represented in the human context of the Reserva Extrativista de Canavieiras, Bahia, Brazil. This paper shows that there is a leaning to unsustainability on extractive and economical activities performed where the reserve is located, as well as on treatment to women which can been classified as attempt of silencing them up. However, at the end, this article also presents how women there have been overcoming their situation with some educational help from the university outreach. <![CDATA[On "peineta" and "cuero": interview with Oscar Guasch]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100183&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pobreza, evidenciada pela desigualdade, é observada como uma propensão à insustentabilidade. Constata-se essa conjuntura controversa na assimetria que rege as relações sociais entre homens e mulheres. Do ponto de vista do ecofeminismo, visou-se estabelecer uma análise da figura da mulher e da natureza na Reserva Extrativista de Canavieiras - BA, tomando-se por base experiências de natureza etno-metodológica. De acordo com os levantamentos realizados, a unidade de conservação estudada possui grande tendência à insustentabilidade, seja na performance de suas atividades extrativistas junto à natureza, seja no tratamento com as mulheres, isto é, ao 'silenciamento'. Todavia, analisa-se, também, a maneira peculiar como esta situação tem sido transcendida, por meio do empoderamento feminino das extrativistas da reserva em consonância com a extensão da universidade.<hr/>Abstract: Poverty, highlighted by inequality, is observed as a tendency to unsustainability. This aspect can be seen also in the social structure which runs relationships between men and women worldwide. Based on academic and empirical experiences on ecofeminism, this article aimed to establish analysis about how women and nature have been represented in the human context of the Reserva Extrativista de Canavieiras, Bahia, Brazil. This paper shows that there is a leaning to unsustainability on extractive and economical activities performed where the reserve is located, as well as on treatment to women which can been classified as attempt of silencing them up. However, at the end, this article also presents how women there have been overcoming their situation with some educational help from the university outreach. <![CDATA[Almanac of Representations]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100199&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pobreza, evidenciada pela desigualdade, é observada como uma propensão à insustentabilidade. Constata-se essa conjuntura controversa na assimetria que rege as relações sociais entre homens e mulheres. Do ponto de vista do ecofeminismo, visou-se estabelecer uma análise da figura da mulher e da natureza na Reserva Extrativista de Canavieiras - BA, tomando-se por base experiências de natureza etno-metodológica. De acordo com os levantamentos realizados, a unidade de conservação estudada possui grande tendência à insustentabilidade, seja na performance de suas atividades extrativistas junto à natureza, seja no tratamento com as mulheres, isto é, ao 'silenciamento'. Todavia, analisa-se, também, a maneira peculiar como esta situação tem sido transcendida, por meio do empoderamento feminino das extrativistas da reserva em consonância com a extensão da universidade.<hr/>Abstract: Poverty, highlighted by inequality, is observed as a tendency to unsustainability. This aspect can be seen also in the social structure which runs relationships between men and women worldwide. Based on academic and empirical experiences on ecofeminism, this article aimed to establish analysis about how women and nature have been represented in the human context of the Reserva Extrativista de Canavieiras, Bahia, Brazil. This paper shows that there is a leaning to unsustainability on extractive and economical activities performed where the reserve is located, as well as on treatment to women which can been classified as attempt of silencing them up. However, at the end, this article also presents how women there have been overcoming their situation with some educational help from the university outreach. <![CDATA[Intimate Pragmatics Language: Subjectivity and Gender]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100205&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo discute entendimentos metapragmáticos e psicanalíticos de linguagem, gênero e desejo. Discute o desafio que cada abordagem disciplinar sobre linguagem, gênero e desejo coloca uma para a outra. Argumenta que uma teoria robusta de linguagem e gênero precisa que a subjetividade seja vista como uma ordem de fenômeno distinta das ordens semântica e pragmática do fenômeno linguístico. O artigo sugere duas propostas modestas como uma maneira de começar a entender a inter-relação entre linguagem e subjetividade. Começa com um breve panorama das abordagens linguístico-antropológicas para gênero e sexualidade. Então descreve a pragmática íntima do sujeito falante articulando trabalhos recentes sobre metapragmática e gênero com uma abordagem de inspiração psicanalítica sobre subjetividade e desejo.<hr/>Abstract: This paper discusses metapragmatic and psychoanalytic understandings of language, gender and desire. It discusses the challenge each disciplinary approach to language, gender and desire poses to the other. It argues that a robust theory of language and gender necessitates we view subjectivity as an order of phenomenon distinct from semantic and pragmatic orders of linguistic phenomena. The paper suggests two modest proposals as a way of beginning to understand the interrelationship between language and subjectivity. It begins with a very brief overview of contemporary linguistic anthropological approaches to gender and sexuality. It then describes the intimate pragmatics of speaking-subjects by articulating recent work in metapragmatics and gender with a psychoanalytically inspired account to subjectivity and desire. <![CDATA[Women and public life in Porto Alegre in the 19th century]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100239&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo analisa os embates vividos pelos membros da Sociedade Parthenon Literario, associação cultural fundada em Porto Alegre na segunda metade do século XIX, na tentativa de empreender a instrução das mulheres na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Entende-se que essa Sociedade foi um espaço onde se cruzaram diferentes interesses no que concerne a esse assunto, onde diferentes possibilidades e projetos de futuro entravam em conflito. Nesse jogo de forças em que se disputava modelos culturais e políticos, pode-se entrever as estratégias das partes envolvidas, mais fracas ou mais fortes, para acomodar suas ideias no seio da instituição. As fontes utilizadas são, principalmente, os textos da Revista da Sociedade, as atas do grupo e os livros de memórias escritos por seus membros.<hr/>Abstract: This article analyses the confrontations experienced by the members of the Sociedade Parthenon Literario, cultural association established in Porto Alegre in the second half of the 19th century, as an attempt to undertake the women's instruction in the São Pedro Province. The Society was a space where different interests concerning such matter converged, where different possibilities and projects for the future conflicted. In this power game in which cultural and political models were disputed, we can glimpse the strategies of the stronger or weaker parts involved to accommodate their ideas on the heart of the institution. The main sources used are the texts from the Society Magazine, the minutes of the group and the books of memories written by its members. <![CDATA[The Feminine Press in the Rio de Janeiro in the Final Decades of 19th Century]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100261&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e analisar três jornais escritos por mulheres e que circularam na cidade do Rio de Janeiro no final do Oitocentos: O Sexo Feminino (1873-1889) ‒ o qual, após a República passou a se chamar O Quinze de Novembro do Sexo Feminino (1889-1890) ‒, Echo das Damas (1879-1888) e A Familia (1888-1894). Com relação ao O Sexo Feminino, seu tema central foi a educação feminina como necessária para o aperfeiçoamento da sociedade. O Echo das Damas teve na defesa da educação feminina seu principal tema. Já em A Familia, as temáticas mais frequentes foram a educação, o trabalho e o voto femininos. Posto isso, incialmente serão apresentadas as três publicações: materialidade, periodicidade, seções, colaboradoras, principais temas abordados, etc. Em seguida, focarei nas principais propostas apresentadas por esses periódicos.<hr/>Abstract: The objective of this article is to present and analyze three newspapers written by women, which circulated in the city of Rio de Janeiro at the end of the nineteenth century: O Sexo Feminino (1873-1889) - which, after the Republic, was renamed O Quinze de Novembro do Sexo Feminino (1889-1890); Echo das Damas (1879-1888) and A Familia (1888-1894). O Sexo Feminino defended mainly that women's education was necessary for the betterment of society. In Echo das Damas the main theme was the defense of women's education. Yet in A Familia, the most frequent themes were education, labor and women's suffrage. That said, I will initially present the three publications: materiality, periodicity, sections, collaborators, main themes approached, etc. Then, I will focus on the main proposals presented by these newspapers. <![CDATA["Las mujercitas" del franquismo": cómo enseñar y aprender un modelo de feminidad (1936-1960)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100281&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En este trabajo nos proponemos realizar un análisis del rol de la dictadura franquista, y fundamentalmente el nacionalcatolicismo, en la transmisión de un particular modelo de feminidad que constituyó una pieza fundamental en su política de dominio económico y social, vertebrada desde el ámbito familiar, educativo y comunitario. Dicho análisis se ha realizado desde aquellas lecturas, consejos, discursos y reflexiones hechas por y para las mujeres, con el fin de ofrecer herramientas de reflexión sobre las pervivencias ideológicas, culturales y mentales de dicho modelo en la sociedad española actual.<hr/>Abstract: In this paper we intend to analyze the role played by Franco's dictatorship in Spain, chiefly by the national-Catholicism, in the transmission of a particular model of femininity which constituted a fundamental part of its policy of economic and social power, based on family, education and community. This analysis has been performed based on those readings, advices, speeches and reflections made by and for women, in order to provide tools for reflection on the ideological, cultural and mental survival of such model in the current Spanish society. <![CDATA[The "Hero Girls" in Capricho Magazine Photo Novels]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100295&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as maneiras como as mulheres são representadas nas fotonovelas publicadas na revista Capricho entre os anos de 1950 e 1960. As décadas citadas foram o auge das fotonovelas no Brasil. Sua leitura, assim como a de outras revistas femininas, ajudava a integrar as mulheres na sociedade urbana, divulgando modos e modas a serem seguidos e copiados. Para tanto, foram analisadas vinte fotonovelas publicadas na revista citada destacando a construção da imagem de heroínas/mocinhas que serviram de "modelo" e inspiração para muitas mulheres leitoras da Capricho. Dessa forma, busco abordar a participação das fotonovelas na construção de subjetividades e de determinados modos de ser homem e de ser mulher.<hr/>Abstract: This article aims to discuss the ways in which women are represented in photo novels published by Capricho magazine between 1950 and 1960, the heyday decades of photo novels in Brazil. The reading of this as well as other women's magazines helped to integrate women in urban society, promoting ways and trends to be followed and copied. To this end, I analyzed twenty photo novels published in Capricho magazine, underscoring the construction of the image of heroes / girls that served as a "models" and inspiration for many women readers of Capricho. Thus, this discussion addresses the participation of the photo novels in the construction of subjectivities and certain ways of being a man and being a woman. <![CDATA[Entre Lilith y Eva: Björk canta E. E. Cummings]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100315&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El artículo considera la adaptación de poemas de E. E. Cummings que Björk ha realizado en varias de sus canciones y, en especial, la apropiación de imágenes características del poeta norteamericano en Sun In My Mouth y el resto de composiciones de Vespertine. Frente a la inequívoca exaltación del héroe solar de Cummings, Björk utiliza una mirada femenina que duda entre los referentes de Lilith, la mujer que encuentra su libertad fuera de la sociedad, y Eva, aquella cuya sumisión es socialmente productiva. El resultado es un discurso de gran valor artístico, pero sujeto, en lo ideológico, a las limitaciones que imponen los motivos de partida.<hr/>Abstract: This article considers the way in which Björk has adapted poems by E. E. Cummings in several of her songs, and, especially, her appropriation of some of his typical motives in Sun In My Mouth and the rest of the songs in Vespertine. While Cummings celebrates the solar hero unambiguously, Björk adopts a feminine point of view that hesitates between the role models of Lilith, the woman who finds her freedom outside society, and Eve, the woman whose submissiveness is regarded as socially productive. As a result, Vespertine generates a discourse which has a great value in aesthetic terms, but which is ideologically limited because of the motives it is based upon. <![CDATA[Del príncipe azul al exitoso millonario: Cincuenta sombras de Grey]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100331&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Este trabajo de investigación conforma un estudio de género basado en la novela Cincuenta sombras de Grey de E. L. James (2012), dada su gran repercusión como fenómeno de masas a nivel mundial incidiendo, en mayor medida, en el colectivo femenino. Dado que esta novela realiza una apología de la violencia de género, este estudio pretende analizar las claves de su éxito donde se valore la desigualdad de género existente en la sociedad a partir de la aceptación de los mitos del amor romántico y los micromachismos representados en esta obra; y, a su vez, contrastar si existe una correlación entre este éxito y una tendencia de fantasías sexuales sadomasoquistas que se hayan podido despertar a través de dicha novela. Con una muestra de 102 sujetos, los resultados desvelaron que estos mitos y micromachismos existentes en la sociedad son identificados en la teoría, pero aceptados en la práctica cotidiana; y que el sadomasoquismo no supuso un ingrediente de éxito para la repercusión de Cincuenta sombras de Grey.<hr/>Abstract: This research forms a gender study based on the novel Fifty Shades of Grey by E.L. James (2012), due to its major impact as a mass phenomenon worldwide, which influences, above all, the female group. As this novel exalts gender violence, this study aims to analyze the keys to its success through an explanatory research in which gender inequality in society is valued from the acceptance of the myths of romantic love and instances of accepted everyday machismo, also known as micromachismos, which are represented in this novel. At the same time, it aims to contrast whether there is a correlation between this success and a tendency to sadomasochistic sexual fantasies which may have been awaken in the reader community through this novel. With a sample of 102 subjects, results of the research revealed that these myths and micromachismos existing in society are, in many cases, identified in theory but accepted in daily practice. They also revealed that sadomasochism was not a successful ingredient in the impact of Fifty Shades of Grey. <![CDATA["And Beauty danced...": subverting the notion of beauty in fairy tales]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100351&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).<hr/>Abstract: This paper aims to demonstrate how Barbara G. Walker and Angela Carter subvert, in a very unconventional way, from a new critical perspective, the typical concept of female beauty found in fairy tales, as they reread the canonical version of Madame Jeanne-Marie Leprince Beaumont's tale "The Beauty and the Beast", in their works "Ugly and the Beast" and "The Tiger's Bride", respectively. This discussion evaluates both the revisionist impact of the use of narrative strategies such as inversions and parodic contrasts, and the degree of disruption achieved in the re-readings, regarding the question of beauty. Furthermore, this analysis considers how revisionism elaborates the unusual in these fictions by means of the meta-empirical, or supernatural, element. <![CDATA[Las distintas y olvidadas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100365&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).<hr/>Abstract: This paper aims to demonstrate how Barbara G. Walker and Angela Carter subvert, in a very unconventional way, from a new critical perspective, the typical concept of female beauty found in fairy tales, as they reread the canonical version of Madame Jeanne-Marie Leprince Beaumont's tale "The Beauty and the Beast", in their works "Ugly and the Beast" and "The Tiger's Bride", respectively. This discussion evaluates both the revisionist impact of the use of narrative strategies such as inversions and parodic contrasts, and the degree of disruption achieved in the re-readings, regarding the question of beauty. Furthermore, this analysis considers how revisionism elaborates the unusual in these fictions by means of the meta-empirical, or supernatural, element. <![CDATA[Clínica dos gêneros não inteligíveis: Judith Butler e psicanálise]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100369&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).<hr/>Abstract: This paper aims to demonstrate how Barbara G. Walker and Angela Carter subvert, in a very unconventional way, from a new critical perspective, the typical concept of female beauty found in fairy tales, as they reread the canonical version of Madame Jeanne-Marie Leprince Beaumont's tale "The Beauty and the Beast", in their works "Ugly and the Beast" and "The Tiger's Bride", respectively. This discussion evaluates both the revisionist impact of the use of narrative strategies such as inversions and parodic contrasts, and the degree of disruption achieved in the re-readings, regarding the question of beauty. Furthermore, this analysis considers how revisionism elaborates the unusual in these fictions by means of the meta-empirical, or supernatural, element. <![CDATA[Uma crítica lésbico-feminista ao discurso transgênero]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100373&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).<hr/>Abstract: This paper aims to demonstrate how Barbara G. Walker and Angela Carter subvert, in a very unconventional way, from a new critical perspective, the typical concept of female beauty found in fairy tales, as they reread the canonical version of Madame Jeanne-Marie Leprince Beaumont's tale "The Beauty and the Beast", in their works "Ugly and the Beast" and "The Tiger's Bride", respectively. This discussion evaluates both the revisionist impact of the use of narrative strategies such as inversions and parodic contrasts, and the degree of disruption achieved in the re-readings, regarding the question of beauty. Furthermore, this analysis considers how revisionism elaborates the unusual in these fictions by means of the meta-empirical, or supernatural, element. <![CDATA[Provocación y fuerza a través del cuerpo femenino: la lucha de FEMEN]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100377&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).<hr/>Abstract: This paper aims to demonstrate how Barbara G. Walker and Angela Carter subvert, in a very unconventional way, from a new critical perspective, the typical concept of female beauty found in fairy tales, as they reread the canonical version of Madame Jeanne-Marie Leprince Beaumont's tale "The Beauty and the Beast", in their works "Ugly and the Beast" and "The Tiger's Bride", respectively. This discussion evaluates both the revisionist impact of the use of narrative strategies such as inversions and parodic contrasts, and the degree of disruption achieved in the re-readings, regarding the question of beauty. Furthermore, this analysis considers how revisionism elaborates the unusual in these fictions by means of the meta-empirical, or supernatural, element. <![CDATA[Contribuições e subversões feministas à teoria política]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100381&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).<hr/>Abstract: This paper aims to demonstrate how Barbara G. Walker and Angela Carter subvert, in a very unconventional way, from a new critical perspective, the typical concept of female beauty found in fairy tales, as they reread the canonical version of Madame Jeanne-Marie Leprince Beaumont's tale "The Beauty and the Beast", in their works "Ugly and the Beast" and "The Tiger's Bride", respectively. This discussion evaluates both the revisionist impact of the use of narrative strategies such as inversions and parodic contrasts, and the degree of disruption achieved in the re-readings, regarding the question of beauty. Furthermore, this analysis considers how revisionism elaborates the unusual in these fictions by means of the meta-empirical, or supernatural, element. <![CDATA[Quando escrever e bordar são práticas políticas: as mulheres das Minas Gerais]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2016000100385&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este trabalho pretende demonstrar como Barbara G. Walker e Angela Carter subvertem, de forma nada convencional, noções de beleza feminina, típicas dos contos de fadas, ao relerem a versão canônica do conto "A Bela e a Fera", de Madame Jeanne-MarieLeprince de Beaumont em "Uglyand The Beast" e em "The Tiger's Bride", respectivamente, a partir de uma nova direção crítica. Na discussão, avaliam-se o impacto revisionista do emprego de táticas narrativas (como as inversões), os contrastes paródicos e também o grau de ruptura alcançado nas releituras investigadas, no que concerne à questão da beleza, e considera-se também como o revisionismo elabora o trabalho ficcional com o insólito por intermédio do elemento metaempírico (sobrenatural).<hr/>Abstract: This paper aims to demonstrate how Barbara G. Walker and Angela Carter subvert, in a very unconventional way, from a new critical perspective, the typical concept of female beauty found in fairy tales, as they reread the canonical version of Madame Jeanne-Marie Leprince Beaumont's tale "The Beauty and the Beast", in their works "Ugly and the Beast" and "The Tiger's Bride", respectively. This discussion evaluates both the revisionist impact of the use of narrative strategies such as inversions and parodic contrasts, and the degree of disruption achieved in the re-readings, regarding the question of beauty. Furthermore, this analysis considers how revisionism elaborates the unusual in these fictions by means of the meta-empirical, or supernatural, element.